Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2020
fechar

STF determina reabertura do comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatar o pedido da Defensoria Pública Estadual (DPE) e determinar o fechamento do comércio não essencial, na cidade de Brumado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, derrubou a decisão do poder juduciário baiano, nesta quarta-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a prefeitura de Brumado impetrou com um Pedido de Suspensão de Tutela Provisória, que foi acatado pelo STF e com isso, o comércio poderá abrir as portas normalmente nesta quinta-feira (02). 

Câmara dos Deputados aprovam em 1º turno texto-base da PEC que adia as eleições municipais Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, em primeiro turno, por 402 votos a 90, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar também registrou 4 abstenções. Falta votar destaques que podem alterar pontos do texto. Conforme a proposta, os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa medidas para assegurar o pleito com garantias à saúde. “A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, disse o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos períodos dos mandatos”, continuou. De acordo com a Agência Câmara Notícias, o relator destacou ainda que as mudanças sugeridas resultaram de debates entre Câmara, Senado e TSE, além de representantes de entidades, institutos de pesquisa, especialistas em direito eleitoral, infectologistas, epidemiologistas e outros profissionais da saúde. A PEC 18/20 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Durante as discussões nesta tarde, os deputados Hildo Rocha (MDB-MA) e Bia Kicis (PSL-DF) criticaram o texto. Para Rocha, o adiamento favorecerá os atuais prefeitos e vereadores. “Os governantes poderão fazer mais propaganda, ferindo a isonomia”, afirmou. Kicis alertou para possível aumento dos gastos públicos.

Após três meses fechado, aeroporto de Vitória da Conquista é reaberto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi reaberto nesta quarta-feira (1º). O terminal aéreo estava fechado desde março, quando as companhias aéreas suspenderam os voos por causa da pandemia do novo coronavírus (veja aqui). As atividades serão retomadas gradativamente e com adoção de medidas de higienização. Serão sete voos semanais, para Salvador e Guarulhos. O aeroporto foi inaugurado no ano passado e, desde então, recebe uma média 1146 passageiros, distribuídos em 16 voos - entre embarque e desembarque.

Abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras será interrompido nesta quinta (2) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em comunicado, a Embasa informou que, para possibilitar serviço de melhoria na captação da Barragem de Cristalândia, visando maior segurança operacional, o abastecimento de água será temporariamente interrompido às 8h desta quinta-feira (02), nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. A previsão é de o que o serviço seja concluído no final do dia, quando o fornecimento começará a ser restabelecido gradativamente nas áreas eventualmente afetadas. Durante o período, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Pesquisas criam tecidos que inativam vírus da Covid-19 Foto: Divulgação/Nanox

Nos últimos meses, diversos pesquisadores vêm desenvolvendo tecidos capazes de inativar a quantidade de Sars-Cov-2, vírus responsável por causar a Covid-19, em suas superfícies. No início de junho, uma pesquisa brasileira ganhou destaque pela eficácia. A Nanox, uma Startup que já produzia tecidos que evitam a proliferação de fungos e bactérias, desenvolveu um tecido composto por poliéster, algodão e duas micropartículas de prata em busca de combater o vírus. O produto foi mandado para testes ao Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e, em parceria com a Universitat Jaume I, da Espanha, e com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi comprovado que a composição do tecido inativa até 99,9% de SARS-CoV-2 em dois minutos de contato. De acordo com o G1, na Suíça, um estudo semelhante ao realizado em São Paulo comprovou a mesma eficácia no início de junho em testes com máscaras faciais.

Educação: Municípios de Jacaraci e Licínio de Almeida recebem sele 'Bom Percurso'

As redes municipais de ensino de Jacaraci e Licínio de Almeida foram certificadas com o selo “Bom Percurso”, concedido pelo projeto “Educação que Faz a Diferença”. De acordo com o estudo, as redes ainda não estão em um patamar de excelência, mas apresentam trajetórias bastante positivas, com avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. Os dados foram divulgados durante o lançamento do projeto, na última quinta-feira (25). Na oportunidade, 118 redes municipais do país, identificadas por sua excelência no estudo, foram distinguidas com um selo de qualidade, por terem apresentado bons resultados no Ensino Fundamental. O projeto é uma iniciativa do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em que o representante do TCM é o conselheiro Raimundo Moreira. O objetivo é identificar práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outras redes de ensino.

Uesb: Pesquisa busca remédio contra a Covid-19 em compostos naturais Foto: Divulgação/Uesb

Em meio a uma base de dados composta por 50 mil moléculas, um grupo de pesquisadores de diversos países busca a solução para combater a ação do vírus que mudou todo o mecanismo social do mundo nos últimos meses: o SARS-CoV-2 ou Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2. A proposta é encontrar a composição capaz de bloquear a replicação viral do causador da Covid-19 no corpo humano. Para isso, pesquisadores da Uesb e de outras instituições têm utilizado ferramentas computacionais capazes de comparar as moléculas das drogas antivirais com moléculas naturais. A partir desse comparativo, é possível detectar as combinações mais parecidas que conseguirão combater a principal enzima do vírus em estudo, a Mpro. “A pesquisa com a Covid-19 vem da necessidade e do dever de ajudar a ciência dentro da nossa linha de pesquisa. Assim que os primeiros casos surgiram no Brasil, nós começamos a trabalhar nesse projeto e, hoje, já temos vários outros trabalhos em curso”, conta o coordenador da pesquisa, Bruno Andrade, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Uesb. Segundo ele, não é possível dissociar o uso da Bioinformática quando se busca encontrar novos fármacos: “todos os programas e técnicas são validados e extremamente confiáveis, inclusive são os mesmos utilizados pelas grandes indústrias farmacêuticas para o desenvolvimento de drogas”, esclarece. Em andamento, o estudo já reduziu muito esse número e finaliza a primeira etapa com 12 moléculas que apresentam maior potencial para testes in vitro e in vivo – testes laboratoriais e em células vivas, respectivamente. Agora, o estudo segue para a etapa dos testes computacionais adicionais com as moléculas. “Vamos sugerir os testes delas em células e em animais para que possam passar para as etapas com humanos”, conta Andrade. Os testes in vitro serão feitos no Laboratório de Virologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e os primeiros resultados devem ser obtidos a partir do segundo semestre deste ano.

Guanambi: Tenente Coronel exalta ação do 17º BPM na apreensão de armas e drogas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu grande quantidade de drogas em ação realizada na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM, relatou que o setor de inteligência já vinha acompanhando os passos do traficante responsável pela guarda dos entorpecentes. “No local indicado por ele, encontramos 13 kg de maconha, 120 comprimidos de LSD, uma pistola importada de uso restrito, além de duas armas nacionais, de uso permitido. A gente deu um baque financeiro e estrutural forte com essa prisão de ontem”, avaliou. Segundo o Tenente, a droga apreendida seria comercializada e pulverizada na própria cidade em cerca de poucos dias. Com relação às armas, o comandante contou que as facções criminosas conseguem o material bélico no Paraguai a fim de demonstrar o seu poder de fogo. 

Caculé: Homem é preso em flagrante se masturbando em via pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (29), policiais militares prenderam em flagrante, por prática de ato obsceno em via pública, um homem de 36 anos que não teve a identidade divulgada.  O flagra aconteceu na Avenida Cônego Miguel Monteiro, no centro da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia, o indivíduo estava parcialmente nu dentro de um veículo. Ao ser abordado, ele confessou que estava se masturbando. O home foi conduzido e apresentado na delegacia, onde foi ouvido e liberado em seguida.

Sair de casa sem máscara tem multa de R$ 500 em São Paulo Foto: Kaio Lakaio/Veja

O governador do estado de São Paulo João Doria anunciou nesta segunda-feira, 29, a aplicação de multa no valor de 500 reais para pessoas que estiverem em áreas públicas sem máscara. Estabelecimentos comerciais que forem flagrados com pessoas sem máscara também serão multados no valor de 5.000 reais por pessoa cada vez que isso acontecer. A medida vale a partir de quarta-feira, 1º de julho, para todo o estado e a fiscalização ficará a cargo das vigilâncias sanitárias estadual e municipal. O dinheiro recebido por essas penalidades será revertido ao programa Alimento Solidário. Ainda segundo Doria, o objetivo é alcançar uma taxa de 100% no uso de máscara no estado. Atualmente, o índice de uso de máscaras está em 97% na capital paulista e em 93% no estado. “Quero lembrar que o uso de máscara passará, desde essa pandemia, a ser algo cotidiano nas nossas vidas, como vestir um par de sapatos, uma camisa, uma indumentária. As pessoas terão que usar máscaras até que tenhamos a vacinação feita na totalidade da população brasileira”, disse o governador durante coletiva de imprensa. O uso de máscaras é obrigatório no estado de São Paulo desde o início de maio. O decreto já previa a aplicação de punições como multas que poderiam variar entre 276 reais e 276.000 reais e até mesmo detenção de um a quatro anos. No entanto, neste período, nenhum estabelecimento ou pessoa foi multado. Houve apenas orientação por parte dos fiscais.

Vereadores do município de Caetité recebem reajuste salarial de 40% desde janeiro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Justiça liberou o reajuste de 40% no salário dos vereadores do município de Caetité, a 100 km de Brumado, o qual estava travado desde outubro de 2016 devido a uma Ação Popular proposta pelos advogados Leonardo Monteiro e Fabiano Cotrim. Com isso, a remuneração dos parlamentares no mês de março passou de R$ 6.824,72 para R$ 10.128,00. Anualmente, o legislativo municipal pagará em salários, somente para os vereadores, R$ 1.823.040,00. Além do aumento, eles também receberão retroativamente os valores do aumento referente aos anos de 2017, 2018 e 2019. A mudança segue a Constituição Federal, mas gera polêmica em meio à crise econômica e à queda de arrecadação na cidade. A população cobra atenção a outros problemas enfrentados pelo município. Conforme Leonardo Monteiro, apesar da disponibilização dos valores, a ação popular ainda está em trâmite e o recurso não foi julgado. O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Montenegro, informou, no entanto, que o pagamento do reajuste está sendo feito desde janeiro deste ano.

Covid-19: Laboratório define quanto custará o tratamento com o medicamento remdesivir Foto: Ulrich Perrey/POOL/AFP

A Gilead Sciences, laboratório responsável pelo desenvolvimento do medicamento antiviral remdesivir, anunciou na segunda-feira, 29, os valores a serem praticados para doses da droga nos Estados Unidos. De acordo com um comunicado da empresa, o fármaco terá o custo de 390 dólares por frasco, algo em torno de 2 119 reais na cotação atual. De acordo com a Veja, considerando os padrões atuais, é esperado que a maioria dos pacientes receba um tratamento ministrado em cinco dias, onde serão utilizados seis frascos do produto injetável, o que totalizaria 2340 dólares (12.716 reais, na cotação atual). Este valor aplica-se a entidades governamentais. Para venda em outros canais e para o seguro particular estadunidense, o preço deve ficar em aproximadamente 520 dólares por dose, 3120 dólares para todo o tratamento. O comunicado ressalta que a empresa reduziu o valor a um nível acessível para países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos, onde a droga é estudada. Em relação aos países em desenvolvimento, a Gilead diz que fará parcerias com empresas de medicamentos genéricos para oferecer o produto a um custo mais baixos. “Essas soluções alternativas são projetadas para garantir que todos os países do mundo possam fornecer acesso ao tratamento”, diz o comunicado. O remdesivir está na vanguarda da luta contra o novo coronavírus desde que a droga ajudou a reduzir o tempo de recuperação hospitalar em um ensaio clínico com pacientes graves.

Igaporã confirma primeiro caso de coronavírus Foto: Dênis Santana

Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Saúde de Igaporã, a 144 km de Brumado, confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade. Trata-se de um homem que reside no centro do município. Ele está internado em Vitória da Conquista. A pasta frisou que todos os familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. A secretaria ainda reforçou os apelos em favor do isolamento social e em prol da utilização da máscara.

Um bebê de quatro meses morreu com Covid-19 na cidade de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança deu entrada no hospital municipal no sábado (27), já em estado de óbito, após sofrer um “desconforto respiratório”. Um exame foi feito para determinar se o bebê estava com o coronavírus, e o diagnóstico foi positivo. Não há detalhes sobre o enterro do corpo da criança. Até o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na segunda-feira (29), a cidade de Medeiros Neto tinha 86 casos confirmados e uma morte.

Secretário de saúde diz que Brumado agiu no tempo certo em seu primeiro isolamento social Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Em áudio que circula nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT) citou que alguns municípios decretaram medidas rígidas de isolamento social prematuramente e, agora, estão sofrendo com o desgaste da quarentena, justamente quando a mesma é fundamental, dada a interiorização do avanço da doença. Questionado pelo site Achei Sudoeste se Brumado se encaixa nesse perfil, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, argumentou que a cidade foi uma das primeiras da região sudoeste a apresentar casos da Covid-19 e, por orientação do próprio Governo do Estado, decidiu decretar o fechamento do comércio. “Fomos um dos primeiros a decretar medidas restritivas na época, no mês de março. Passados os primeiros 30 dias, o comitê de discussão e enfrentamento ao coronavírus decidiu pela reabertura do comércio paulatinamente. Todo esse trabalho foi muito bem pensado, com muita segurança”, afirmou. O secretário reforçou que o Município agiu no tempo certo, levando em consideração as circunstâncias vividas na cidade, no início da pandemia.

Vitória da Conquista: Em fiscalizações em ônibus, PRF prende 3 pessoas e apreende 31 kg de drogas Foto: Divulgação/PRF

Dois homens e uma mulher foram presos com 31 kg de drogas em fiscalizações distintas a ônibus na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As apreensões aconteceram no domingo (28), no km 830. As drogas estavam sendo transportadas por passageiros que seguiam em um ônibus com destino a municípios pernambucanos. O primeiro flagrante ocorreu por volta das 9h30, quando os agentes encontraram 7 kg de maconha no banheiro de um ônibus que seguia de São Paulo para Caruaru (PE). Após identificar e questionar a responsável pela droga, uma mulher de 28 anos, ela informou que levaria a maconha até a cidade de Fortaleza (CE), onde receberia a quantia de R$ 3 mil pelo transporte. No início da tarde, às 14h30, o segundo flagrante aconteceu em outro ônibus que fazia a linha São Paulo x Garanhuns (PE), onde os policiais encontraram 20 kg de maconha. O responsável pela droga, um homem de 48 anos, relatou que havia adquirido a droga pelo valor de R$ 22 mil e que a transportaria até a cidade de Caetés (PE), para comercialização. Já por volta das 22h40 da noite, os agentes iniciaram as verificações em outro ônibus, que seguia de São Paulo para Petrolina (PE), e notaram que um dos passageiros apresentava uma história desconexa sobre os motivos de sua viagem. Em seguida, os policiais encontraram 4 kg de cocaína no interior de uma das bagagens dele. O homem de 21 anos confessou que adquiriu a droga em São Paulo e levaria para Petrolina (PE), onde receberia o valor de R$ 1,5 mil pelo transporte. Os três envolvidos foram presos e encaminhados com os entorpecentes apreendidos à Delegacia de Polícia Judiciária local.

Cipe Sudoeste recebe novo material bélico para reforçar o combate ao crime Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Cipe Sudoeste recebeu do Governo do Estado um novo lote de material bélico para reforçar o combate ao crime na região sudoeste. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Edson Mascarenhas, comandante da companhia, destacou que o material irá suprir a necessidade de reformulação no armamento da Cipe. “Temos hoje o melhor equipamento do mundo no combate à criminalidade. São armas de modelo austríaco, que foram testadas antes de serem compradas a fim de que a gente possa dar ao nosso policial o melhor armamento para que ele preste o melhor serviço e segurança à sociedade”, afirmou. Com as novas armas, o comandante frisou que o poder de fogo dos policiais aumenta e passa a ter maior qualidade. “Esse armamento não apresenta defeitos no momento do disparo. Assim, a gente melhora a condição de segurança do policial. Efetivamente, essas armas vão nos dar um grande ganho no poder de ação”.

Brumado: Com feriado já cumprido, comércio essencial funcionará no dia 02 de Julho, informa a CDL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Fernando Coelho, informou que o comércio essencial funcionará normalmente neste dia 2 de julho, dia da Independência da Bahia. Ele lembrou que o feriado foi antecipado para o dia 25 de maio, por recomendação do Governo do Estado, para conter o avanço do coronavírus. “O 2 de julho será um dia útil como outro qualquer. O comércio considerado essencial vai funcionar normalmente. Já os outros setores que estão impossibilitados de funcionar normalmente, por decisão judicial, vão funcionar por sistema on-line e de delivery”, explicou. A CDL espera que, a qualquer momento, possa sair uma decisão favorável com relação à liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), restabelecendo a reabertura do comércio.

Medidas de enfrentamento a Covid-19 mantêm Brumado dento de uma margem de segurança, frisa secretário Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

No início da pandemia, quando o município de Brumado registrou 8 casos do novo coronavírus, a prefeitura decretou o fechamento do comércio para conter o avanço da doença. Hoje, no entanto, com 186 casos confirmados, o Município defende que o comércio deve se manter aberto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, em março, a pandemia era algo muito novo e não se sabia como a doença se comportaria na cidade. Por isso, segundo ele, as medidas foram mais restritivas. “Dos 186 casos, mais de 130 já foram curados. Atualmente, temos 52 pacientes em tratamento. É nesse número que temos que trabalhar. Isso está dentro de um controle”, ponderou. Apesar dos 3 óbitos e de 1 hospitalização, o secretário enfatizou que a pasta tem conseguido atender os pacientes contaminados em domicílio, atuando dentro de uma margem de segurança. “Estamos com certa tranquilidade em garantir um atendimento aos pacientes. A cada dia temos novos casos, mas também temos pacientes se curando. Estamos dentro de um equilíbrio”, garantiu. 

Arquivo