Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

23 Ago 2013 - 18:25h

Amanhã, sábado (24) será o dia D da mobilização nacional para a campanha de vacinação infantil. Em Brumado, os postos de saúde estarão vacinando todas as crianças menores de 5 anos contra diversas doenças. As vacinas oferecidas serão: BCG, hepatite B", pentavalente, rotavírus, poliomielite, meningite meningocócica C, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano e coqueluche. É importante lembrar que os pais devem levar as cadernetas de vacinação de seus filhos. A campanha vai até dia 30 de agosto.

23 Ago 2013 - 17:33h

O Hotel 3º Milênio irá lançar um novo empreendimento em Brumado. O novo hotel da rede está sendo construído na BR-030, Km 4, no anel rodoviário. O Hotel 3º Milênio II terá área de lazer com piscina, sauna, parque infantil, restaurante, bar, academia, sala de eventos climatizada e muito mais. Os hóspedes terão a garantia de qualidade dos serviços prestados, um excelente atendimento, conforto e segurança, e muito mais opções de lazer para dias de descanso e tranquilidade. Tudo em um espaço amplo, com infraestrutura que promete satisfazer todas as necessidades dos clientes em um só ambiente. O novo empreendimento da rede hoteleira 3º Milênio será inaugurado em dezembro. Em Brumado, o Hotel 3º Milênio I funciona na Avenida Centenário, 1201, no Bairro Rodoviário, com absoluto sucesso de público.

23 Ago 2013 - 17:00h

Quem já foi no Axé Brumado uma vez sabe que a festa é boa e não quer perder por nada, ainda mais quando você pode ir de graça. É isso mesmo! O Axé Brumado lançou uma ótima promoção: Plote seu carro com a marca oficial da festa e concorra a uma camisa do camarote e uma pista. O evento será animado pelas bandas Chiclete com Banana e os Filhos de Jorge. Para participar vá até a Rua Cassimiro Pinheiro Azevedo, número 350 (em frente à União Recreativa), em Brumado e coloque o adesivo do Axé Brumado. O sorteio do vencedor será dia 13 de setembro. Mais informações pelo telefone (77) 9997-3044, falar com Totõe.

23 Ago 2013 - 16:18h

Parece que Eduardo Vasconcelos (sem partido), ex-prefeito de Brumado, já está de malas prontas para se filiar ao Partido Social Liberal (PSL). Vasconcelos vai entrar na sigla para candidatar-se ao cargo de deputado federal e, segundo o presidente do Diretório Estadual do PSL, Toninho Olívio, ele tem chances de se eleger. Ao que tudo indica, o ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, que vai se filiar ao partido, também deve concorrer a uma das vagas na Câmara dos Deputados, algo benéfico para o ex-alcaide municipal. “Ele [Eduardo Vasconcelos] quer sair candidato a deputado federal e no PSL tem chance, porque provavelmente João Henrique vai ser candidato e vai ter uma expressiva votação, puxando junto pelo menos mais dois. Inclusive a vinda de Eduardo para o partido e a sua candidatura está em comum acordo com Dr. Alessandro [atual presidente do PSL em Brumado]”, comentou Toninho em entrevista ao site Brumado Notícias. Sobre uma possível troca de comando no Diretório Municipal do PSL – sairia o presidente da Câmara, Alessandro Lôbo, e iria para o prefeito municipal Aguiberto Lima Dias, Toninho Olívio declarou que existe essa probabilidade. “Um amigo me procurou e falou sobre essa possibilidade. Então tudo é possível, tudo depende de conversa. Agora, o Diretório Estadual não vai se envolver com essa questão. Quem vai decidir é Alessandro, Aguiberto e Eduardo”, enfatizou. Ao final da entrevista, Toninho ainda quis ressaltar que o Diretório Municipal tem total autonomia para resolver suas questões.

23 Ago 2013 - 14:42h

Um tumulto tomou conta dos passageiros do ônibus 801811, da empresa Viação Novo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (23). A maioria dos ocupantes do veículo, que saiu de Barreiras às 21 horas com destino a Ilhéus, estava indo para curtir o Festival de Inverno Bahia em Vitória da Conquista. Mas quando passava entre os municípios de Cristópolis e Javí, o ônibus teve uma pane elétrica e começou a pegar fogo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista conseguiu apagar as chamas com o uso de um extintor de incêndios. Por causa do incidente o veículo precisou ser trocado para os passageiros seguirem viagem. Não houve feridos, entretanto todos ficaram esperando socorro por duas horas.

23 Ago 2013 - 11:43h

Em recente visita a região de Arrecife a Vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), acompanhada da liderança local José de Souza Nascimento, conhecido como Souza, ouviu dos moradores o clamor por ações para amenizar a seca nas comunidades. Como forma de atender ao apelo da população, Liu fez uma indicação ao Poder Executivo solicitando a limpeza de cacimbas e aguadas nas localidades do Distrito de Arrecife. Pedindo urgência, a vereadora explicou que os carros pipa do Exército Brasileiro que lá chegam apenas suprem as necessidades do consumo humano. “Caso o Prefeito acate esta indicação poderá resolver em parte a problemática da seca, pois os locais estão bastante assoreados e quando dos meses das chuvas com a realização das limpezas irá armazenar um volume maior de água”, acrescentou, lembrando que a Prefeitura Municipal recebeu a doação de máquinas do Governo Federal para esse fim.

23 Ago 2013 - 11:10h

Por volta das 23 horas da última quinta-feira (22), vândalos tentaram atear fogo em um ônibus que estava estacionado em frente a uma residência na Avenida Dr. Antônio Rizério Leite, Bairro Jardim Brasil em Brumado. Os moradores viram o momento em que três pessoas se aproximaram do veículo com a intenção de por fogo em uma garrafa com álcool e jogar no mesmo. Os residentes à Avenida gritaram e espantaram os suspeitos, os quais, segundo testemunhas, pareciam ser menores de idade por causa da estatura. A polícia foi acionada e quando chegou ao local encontrou a garrafa com uma caixa de fósforos ao lado, objetos que seriam utilizados para provocar o incêndio. A guarnição realizou uma busca nas mediações do bairro, mas não encontrou os infratores.

23 Ago 2013 - 10:26h

No dia 16 de agosto último, o vereador do município de Carinhanha, José Ricardo Pereira da Costa (PSB), o Ricardinho dos Teclados, perdeu uma filha recém-nascida em função de complicações decorrentes de um parto prematuro realizado a caminho do Hospital de Guanambi. A criança morreu aguardando uma vaga em uma UTI neonatal. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar disse que pretende abrir uma sindicância para apurar as circunstâncias que envolveram a morte da filha. Segundo José Ricardo, apesar de ter feito o pré-natal no Posto de Saúde da Família (PSF) da comunidade Agrovila 16, a sua esposa não passou por nenhuma consulta com um médico. Para ele, houve erro de procedimento do PSF. Além da suposta falha no Posto de Saúde comunitário, Ricardinho acusa o Hospital de Carinhanha de retardar o encaminhamento da criança para um hospital em que houvesse uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O vereador também apontou diversas irregularidades no atendimento à criança, como a falta de isolamento da mesma e a não utilização de máscaras por parte das enfermeiras. “Faltou mobilização da direção do Hospital, da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio prefeito”, afirmou o vereador, que considera o caso uma omissão de socorro. Com a sindicância, o parlamentar espera melhorar as condições de saúde do município, que, segundo ele, são precárias. A cidade do Vale do São Francisco é administrada pelo petista Paulo Elísio Cotrim.

23 Ago 2013 - 09:22h

Após auditoria nos registros e controle dos bens permanentes do acervo municipal – encomenda pelo atual prefeito, Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), o município de Livramento de Nossa Senhora pediu a condenação do ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD) por atos de improbidade administrativa. O atual gestor alegou que o pedido de análise dos registros foi por ter encontrado o município em “situação calamitosa”. Em uma denúncia crime foi explicitado que no período entre 2009 e 2012 houve inúmeras condutas irregulares na administração pública. Entre as irregularidades citadas no documento estão: ausência de almoxarifado e inventário de bens de consumo, ausência de repasse de informações e documentos aos representantes da nova administração, ausência de escritura de imóveis contabilizados, bens inventariados e não encontrados, bens permanentes sucateados, estado de conservação precária do hospital municipal e dos veículos e ausência dos livros contábeis. A auditoria verificou ainda que um veículo adquirido pela Prefeitura estava com o Renavam em nome de terceiros. Na análise, segundo a denúncia, foram encontradas também diferenças entre os valores do inventário e balanço patrimonial – mais de R$ 365 mil e diferença entre bens adquiridos e registrados no inventário – ausência de registro no inventário de mais de R$ 67 mil dos bens efetivamente adquiridos e registrados. 

Outro dado citado é inexistência de requisição dos materiais de consumo dos setores solicitantes e fragilidade no recebimento e guarda dos bens. Consta nos documentos auditados que foram gastos com material de consumo mais de seis milhões de reais, entretanto não se sabe o que foi solicitado nem o que foi recebido – considerado pelo autor da denúncia como malversação do dinheiro público. Com base no exposto, o município solicitou que à Vara Crime da Comarca de Livramento de Nossa Senhora suspendesse os direitos políticos do ex-prefeito Carlão, como é conhecido, pelo tempo de 8 a 10 anos, ressarcimento do valor a ser apurado em liquidação de sentença, como danos morais, além de multa civil de até três vezes o valor desviado do erário. Já na Vara dos Efeitos relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Fazenda Pública, Registros Públicos e Acidentes do Trabalho, da mesma comarca, a atual a administração municipal entrou com uma ação civil pública e o pedido de liminar para o bloqueio de bens e ativos financeiros cumulada com obrigação de prestação de contas. A justificativa dada para o pedido é o fato de o ex-prefeito “poder dilapidar o patrimônio particular para não pagar os danos causados à administração”. A denúncia e ação foram feitas no último dia 20 de agosto e o ex-prefeito Carlos Batista deve ser notificado pela justiça local.

23 Ago 2013 - 08:34h

O secretário de Administração Penitenciaria e Ressocialização do Estado, Nestor Duarte, garantiu ao prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), que o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município vai começar a ser construído no final do mês de setembro ou no início de outubro. Segundo o secretário, o recurso para as obras já está assegurado e que no momento só é preciso esperar o cumprimento de alguns trâmites importantes. Para o Centro – indicação do deputado estadual João Bonfim (PDT) ao governador Jaques Wagner (PT) – serão investidos mais de 20 milhões de reais. A entrega da obra finalizada está prevista para o primeiro semestre de 2014. “O CDP será um grande avanço para a segurança em nosso município, já que traz consigo uma série de ações muito importantes, além de resolver um dos problemas mais crônicos da nossa cidade que é a superlotação do setor de carceragem da 20ª Coorpin”, declarou o prefeito Aguiberto. Na busca por mais ações visando à segurança de Brumado, o gestor municipal irá participar de uma audiência na Secretaria de Segurança Publica da Bahia (SSP-BA) na próxima semana. “Garantir a segurança do povo brumadense é uma prioridade do meu governo e não vou medir esforços no sentido de permitir que a população possa viver com mais tranquilidade”, afirmou Dias.

23 Ago 2013 - 06:59h

Na madrugada desta sexta-feira (23), as Polícias Civil e Militar de Brumado e Cipe/Sudoeste (Caesg) realizaram mais uma ação conjunta de busca e apreensão de criminosos, que resultou em tiroteio. Cumprindo o mandado expedido pelo juiz da Vara Crime de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, os policiais foram atrás de um jovem, de prenome Lucas, na Rua São Sebastião, Bairro São Félix. O rapaz resistiu à prisão atirou contra as guarnições, utilizando um revólver calibre 38. A polícia revidou e Lucas acabou sendo alvejado por vários tiros. O jovem foi levado para o Hospital Professor Magalhães Neto, entretanto não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia aponta que Lucas era suspeito de ter participado do bando que invadiu o CAIC e ateou fogo em um veículo na ultima quarta-feira (21). As guarnições continuam em ação no município no intuito de cumprir mais mandados de busca e apreensões expedidas pela Justiça.

22 Ago 2013 - 21:53h

A convite do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), o ex-assessor parlamentar e sargento aposentado da Polícia Militar, Clidemar Amorim Risério deverá assumir o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU). O órgão era dirigido por Alcir Xavier, que pediu exoneração do cargo recentemente. Clidemar atuava no gabinete de Castilho Viana (PSB), um dos vereadores da base de sustentação da atual administração. O ex-assessor também chegou a conversar com o ex-vice-governador Edmundo Pereira (PT), esposo da ex-candidata à prefeitura municipal nas últimas eleições, Marizete Pereira (PT). Ambos são considerados os principais opositores do grupo situacionista. Na justiça eleitoral de Brumado, três ações foram impetradas contra o chefe do executivo brumadense, que foi acusado pela petista de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral de 2012. Ao site Brumado Notícias, Amorim confirmou o convite, mas assegurou que ainda irá conversar mais detalhes com o gestor municipal.

22 Ago 2013 - 17:51h

Pela primeira vez, a cidade de Brumado entra no circuito sede do jiu-jítsu. No próximo domingo (25), a cidade sediará a 7ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, que será realizado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro a partir da 9 horas da manhã. Recentemente, o município conquistou o título de vice-campeão mundial na categoria peso pena com a atleta Alexandra Cardoso. Os organizadores do evento decidiram transferir a realização da etapa da cidade de Vitória da Conquista para Brumado após a apresentação de um mapa logístico do município, idealizado pelo professor de Jiu-jitsu, César Leite. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o professor destacou que nos últimos meses os treinos foram intensificados na academia com o intuito de aprimorar o desempenho dos atletas que entrarão na disputa. Leite apontou que a realização da sétima etapa do campeonato em Brumado é uma maneira de homenagear a atleta Alexandra Cardoso pela conquista da medalha de prata no mundial. Durante o bate papo, o professor ainda falou sobre a expectativa para o evento e os frutos que acredita colher após sua promoção. “É sempre um prazer disputar uma etapa do campeonato baiano. Com essa etapa em nossa cidade a adrenalina fica ainda mais intensa para nós. Sabemos do que vem pela frente, pois o nível dos atletas baianos é muito forte, mas vamos nos dedicar ao máximo no tatame para termos bons resultados. Acredito que essa etapa servirá de vitrine para que surjam novos adeptos do jiu-jitsu em Brumado”, disse. Ao lado dos atletas da Academia Aranha Team, o professor promete surpreender os adversários.

22 Ago 2013 - 16:30h

Uma ambulância que presta serviço para a Prefeitura Municipal de Brumado envolveu-se em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira (22), ao lado da Igreja Matriz, em Brumado. A colisão aconteceu com um carro da cidade de Tanhaçu, dentro do qual havia três ocupantes do Distrito de Sussuarana. Os jovens viajavam de volta para o município de origem. A batida impediu a passagem de outros veículos pela Rua Marcolino Moura e o Departamento de Trânsito foi acionado para liberar o trecho e fazer o levantamento da ocorrência. Ninguém se feriu no acidente.

22 Ago 2013 - 15:52h

Um motorista perdeu o controle da direção do seu veículo na entrada da rótula do anel viário da BR-030, próximo a Magnesita, em Brumado e acabou colidindo com uma placa de sinalização no local. A placa sinalizava a travessia da linha férrea. O carro ficou totalmente destruído e o motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Como estava sem o cinto de segurança, o condutor se chocou com o volante e teve um forte trauma na região do tórax. A entrada da rótula da BR-030 é conhecida pela quantidade alta de acidentes registrados no local.

22 Ago 2013 - 15:08h

Dois rapazes de identidades ainda não reveladas pela polícia foram detidos em flagrante no início da tarde desta quinta-feira (22) ao tentarem arremessar uma sacola com vários itens para os presos. A sacola foi batizada pela polícia como ‘kit cadeião’. Para o azar da dupla, um policial civil estava na porta da escola que fica ao lado da delegacia e, no momento da ação, o mesmo sacou a arma e deu voz de prisão para os dois rapazes, que já estavam prontos para arremessar os objetos. Além de drogas e celulares, o kit também continha duas tesouras, uma navalha e um pente, que deveria ser utilizado no corte de cabelo dos detentos. “Esse kit veio mais completo, pois até estojo de cabeleireiro apareceu. Além de ousados, os presos estão ficando mais vaidosos”, ironizou o policial que efetuou a prisão da dupla.

22 Ago 2013 - 14:57h

Após entrarem com uma ação na justiça, os professores de Iuiú ganharam o direito de que seja acrescentado em seus salários 7,97% do índice de reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2013. O município é administrado pelo petista Carlos Vagner Frota Lopes, o Dr. Vaguinho. A decisão foi concedida em caráter liminar pelo juiz José Eduardo das Neves Brito, que levou em consideração a Lei Municipal 232/2009, que instituiu o Plano de Carreira do Magistério do Município de Iuiú. Em seu artigo 52, a Lei prevê que o vencimento nunca deverá ser inferior ao Piso Salarial Nacional da categoria (Lei 11.738/2008) e deve ser reajustado anualmente. Na sentença, o magistrado determinou que seja implementado “na próxima folha de pagamento, após a intimação da decisão, o reajuste de 7,97% sobre os vencimentos dos Autores, em conformidade com a Lei Federal 11.738/2009 e a Lei Municipal 232/2009 em seu art. 52”. Caso a decisão não seja acatada, o prefeito poderá ser multado em um salário mínimo por dia. A multa ainda pode ser revertida para os cofres públicos municipais, correspondendo a cinco salários mínimos, diariamente, se não for cumprido o ordenado. O Sindicato da categoria ainda informou que já havia tentado por diversas vezes um acordo com a prefeitura, mas sem êxito.

22 Ago 2013 - 14:11h

Na manhã desta quinta-feira (22), o site Brumado Notícias registrou o momento em que o administrador do Mercado Municipal em Brumado, Manoel Gonçalves, anunciava aos feirantes que atuam no fundo da Cesta Povo que a prefeitura começará as obras de construção de uma praça de estacionamento no local. Com isso, os comerciantes cadastrados serão removidos para outro lugar. O administrador conversou com mais de 50 comerciantes cadastrados para remoção anunciando o início das obras, que, segundo a Secretaria de Infraestrutura, irão começar na próxima segunda-feira (26). “O aviso está sendo dado com antecedência para ninguém dizer que foi pego de surpresa, pois todos já estão cientes de que a obra será executada. Os feirantes estão sendo realocados para a área de hortifruti e para os antigos pontos onde funcionavam os açougues dentro do mercado”, explicou Gonçalves. Mesmo com o aviso antecipado, alguns feirantes ainda mostram resistência e dizem que serão prejudicados com a remoção. Por outro lado, os feirantes que não tiveram seus nomes cadastrados para a devida remoção alegam que irão buscar seus direitos de comercialização.

22 Ago 2013 - 13:27h

A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (SUPREV) está promovendo a 35ª edição do Balcão Previdenciário nas cidades de Brumado e Vitória da Conquista. O evento oferece atendimento individualizado a todos os servidores estaduais, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre qualquer assunto da vida funcional do servidor que tenha relação com o tempo de serviço. Entre os serviços oferecidos estão o esclarecimento sobre descontos previdenciários ao FUNPREV e BAPREV; informação sobre aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão; simulador de aposentadoria (via internet); tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; abono de permanência – cabimento e orientação sobre aposentadoria compulsória. Segundo a SUPREV, o conhecimento dos seus direitos previdenciários leva ao servidor a oportunidade de usufruir todos os benefícios previdenciários e evita dificuldades futuras no momento da aposentadoria pelo desconhecimento de providências que deveriam ter sido observadas desde o início do cumprimento do tempo de serviço. Em Brumado, o Balcão Previdenciário acontece na 19ª Direc, na Rua Marechal Deodoro, 225, na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto. O atendimento ao público se inicia às 08h30 e se encerra às 11h30.

22 Ago 2013 - 11:33h

O prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (PV), o Dinho, protocolou na última quinta-feira (15) através dos seus procuradores um incidente de Exceção de Suspeição contra o juiz Egildo Lima Lopes, da 164ª Zona Eleitoral. A ação tem por objetivo por em pauta a imparcialidade do juiz em questão. Segundo a assessoria do prefeito, o juiz não estaria sendo imparcial nas ações judiciais relacionadas ao partido. De acordo com o Código de Processo Civil, após o recebimento da Exceção de Suspeição, o juiz tem de apresentar a sua defesa ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), órgão competente para julgar se a acusação é procedente ou não. Até o julgamento do TRE, todos os atos do processo ficariam suspensos. No entanto, segundo os advogados do gestor, o juiz Egildo Lopes teria descumprido a lei ao realizar duas audiências na última terça-feira (20), inclusive sem a presença do prefeito, seus procuradores e testemunhas. Diante do ocorrido, a Assessoria Jurídica do prefeito impetrou um Mandado de Segurança a fim de anular todos os atos realizados em desacordo com a Lei e solicitar o prosseguimento da Exceção de Suspeição. A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago deferiu o Mandado de Segurança em caráter liminar e o juiz está impedido de praticar qualquer ato nos processos eleitorais até a decisão final do TRE.