Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
Cinco homens são presos e mais de 300 pés de maconha apreendidos em Condeúba Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas e homicídios foram presas em Condeúba, a 107 km de Brumado, durante uma operação policial, na segunda-feira (24). Na ação, mais de 300 pés de maconha foram apreendidos. As informações são do G1. De acordo com a polícia, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na terceira fase da operação “Condeúba em paz”. Um homem apontado com chefe de um grupo criminoso que atua com tráfico de droga e homicídios foi preso. O nome dele não foi divulgado. A polícia informou que o homem é suspeito de matar um ex-diretor de tributos da Prefeitura de Condeúba e planejava, atualmente, matar um investigador da Polícia Civil. Com ele, foram apreendidos revólver, munições e maconha. Um outro homem foi preso em flagrante, na zona rural do município, por cultivar os mais de 300 pés de maconha. A identidade dele também não foi divulgada. Segundo a polícia, um terceiro homem, autor de roubo e furtos e que é foragido da Justiça de São Paulo, também foi preso na ação. Ainda foram presos dois suspeitos de receptação de carros e motos roubadas. Eles foram flagrados com cinco carros e duas motos. Todos os presos na ação foram levados para a Delegacia de Condeúba e estão à disposição da Justiça.

Covid-19: Pernambuco tem 1ª morte de criança com síndrome rara

Pernambuco confirmou, na tarde desta terça-feira (25), a primeira morte de criança com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica e que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. O menino que foi a óbito tinha 11 anos e morava no Recife. Entre os sintomas da síndrome, estão febre persistente acompanhada de um conjunto de manifestações, como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, entre outros sinais. De acordo com o Correio, o secretário ainda informou que Pernambuco tem nove casos notificados. Entre eles, estão o óbito, sete crianças que tiveram alta hospitalar e uma que permanece internada em leito de enfermaria. No dia 6 de agosto, o Estado divulgou os dois primeiros casos da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica em decorrência da covid-19.

Caetanos: Jovem de 20 anos é preso suspeito de sequestrar ex-namorada de 13 Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem de 20 anos e um comparsa foram presos na terça-feira (25), suspeitos de sequestrar a ex-namorada de um deles, que tem 13 anos, na cidade de Caetanos, a 100 km de Brumado. Segundo familiares da vítima, ela foi tirada de casa e passou quase 24 horas com os suspeitos. A família acredita que o sequestro aconteceu por causa do fim do relacionamento dos dois, que durou cerca de um ano e meio. De acordo com o G1, a adolescente está bem fisicamente, mas abalada. De acordo com a polícia, o caso começou por volta das 15h30 de segunda-feira, no distrito de Riachão das Vargens, em Caetanos. A família da adolescente contou à polícia que o ex-namorado dela, identificado como Aílson Silva Souza, de 20 anos, e o comparsa, Fabrício Rebouças, foram até a casa da garota, onde ela estava com a tia. Conforme a polícia, a tia contou que tentou impedir o sequestro, mas o jovem estava armado, empurrou ela no chão e a dupla levou a adolescente em uma motocicleta. Durante a madrugada desta terça, equipes da Polícia Militar e Civil prenderam Fabrício Rebouças junto com a motocicleta. A polícia informou que Aílson Souza foi preso por volta das 12h30, com a vítima, no distrito de Gaviões, que fica na zona rural do município.

Sest/Senat e SMTT concluem capacitação atingindo 100% dos taxistas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após uma parceria entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o Sest/Senat, Brumado passa a ter 100% da sua frota de taxistas capacitada. As aulas à distância da última turma foram iniciadas nesta terça-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo disse que a sensação é de orgulho e dever cumprido. “Hoje, iniciamos a conclusão da totalidade do curso de capacitação dos taxistas da região. Brumado terá 100% de seus taxistas com curso de qualificação na área. Isso é muito importante”, pontuou. Segundo ele, hoje, dispõe de uma das melhores frotas de taxistas do sudoeste baiano. Representando a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Capitão Mota ressaltou que toda capacitação que envolve condutores é de extrema importância para garantir a segurança no trânsito. “O cidadão e a sociedade só têm a ganhar. Nós que trabalhamos com o trânsito nas rodovias também temos a ganhar, porque teremos motoristas mais qualificados. Espero que isso reflita na redução dos acidentes nas estradas”, resumiu.

Piauí: Pai monta barraca de palha na mata para filho ter sinal de internet e assistir a aulas Foto: Reprodução/TV Clube

Com o início das aulas online para o ensino público no Piauí, muitos alunos tiveram que adaptar sua rotina para acompanhar o ano letivo. O estudante José Caique, 13 anos, que faz o 7º ano do ensino fundamental, mudou o seu cantinho de estudos, que antes era um cômodo da casa, para uma barraca de palha no meio da mata, único lugar com internet acessível na zona rural de Olho D'Água, cidade a 95 km de Teresina. Por mais inusitada que pareça, a ideia de Francisco Sobral incentivou o filho a continuar estudando. As aulas do garoto acontecem online entre 13h e 15h e o único lugar na Localidade Pé da Serra onde a internet é o bastante para uma aceitar uma chamada de vídeo fica a 500m de casa, no meio da mata. De bicicleta, antes das 13h, Caique pedala até o local onde o pai fez a "construção" para abrigar o filho do sol e do calor. “Ele é um guerreiro. Eu não consegui estudar, tive quer ir para roça. Ele se esforça muito”, declarou o pai. De acordo com o G1, a preocupação sobre os estudos do filho começou no início de agosto. A mãe Benedita Pereira recebeu um comunicado da escola informando que as aulas presenciais não seriam retomadas. “Vai ter que ser online, mas não tenho celular moderno com internet”, lembrou.

Igaporã: Aglomerações marcam primeiro final de semana de reabertura de bares e restaurantes Foto: Oxente Bahia

O primeiro final de semana após reabertura dos bares, lanchonetes e similares em Igaporã, a 149 km de Brumado, foi marcado por intenso movimento, aglomeração e inobservância às medidas de segurança determinadas pela prefeitura. De acordo com o Oxente Bahia, ainda que os comerciantes tenham observado ao máximo as orientações das autoridades competentes, como estímulo à higiene das mãos e distanciamento na disposição das mesas, a população fez pouco caso. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas em grandes rodas de conversa, sem a distância necessária e negligenciando as orientações básicas de segurança. Populares também denunciaram a ocorrência de festas particulares ao longo da noite do domingo (23), em uma casa abandonada no Bairro Alto da Varginha. Segundo a denúncia, um público aparentemente jovem se reuniu supostamente para beber. Outros registros quanto a realização de festas e eventos particulares, em meio à pandemia, vêm sendo observados há vários dias. 

Lava Jato: Sérgio Cabral é condenado pela 'Farra dos Guardanapos', e penas somam 294 anos Foto: Divulgação

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi condenado pela 14ª vez na Lava Jato, agora a 11 anos e 10 meses de prisão. Desta vez, na Operação C'est Fini — que significa “É o fim”, em francês, em alusão à Farra dos Guardanapos. A pena de Sérgio Cabral ultrapassa 294 anos. De acordo com o G1, a Farra dos Guardanapos foi como ficou conhecido um jantar em Paris do qual participaram ex-secretários do Rio, empresários e o ex-governador Sérgio Cabral. Em fotos tiradas durante o jantar, eles usavam guardanapos na cabeça. O empresário George Sadala, o ex-secretário de Governo Wilson Carlos e o operador financeiro Luiz Carlos Bezerra também foram condenados nesse processo. Sadala é um dos empresários que aparece na foto da “Farra dos Guardanapos” e era sócio de empresas que administrava o serviço Rio Poupa Tempo. Ele também era representante de um banco que fazia empréstimos consignados para servidores públicos.

Brumado: Tiro de Guerra lembra o dia do soldado e Subtenente parabeniza recrutas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesse dia 25 de agosto, é celebrado o Dia do Soldado e, em Brumado, o Tiro de Guerra (TG) preparou uma celebração simbólica para a data. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo lamentou que, neste ano, em virtude da pandemia, o pátio do TG não pode ser abrilhantado com um evento grandioso, com a presença dos recrutas e de suas famílias. O Subtenente também falou a respeito do orgulho de ser soldado. “Do general mais antigo dentro do Exército ao soldado mais recruta, nós ombreamos lado a lado está farda e nos orgulhamos de ser soldados. Nós passamos bons exemplos para as crianças, os futuros jovens. Quero dizer que se sintam orgulhosos de envergarem essa farda verde oliva”, destacou. Para garantir a segurança dos recrutas, o quadro de instruções do Tiro de Guerra foi reduzido - de 15 a 20 soldados por dia nas salas e, no pátio, no máximo, 30. 

Chapada Diamantina: Casal de turistas franceses desaparece em trilha e um deles é achado morto Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um turista francês foi encontrado morto e outra foi resgatada com vida, após terem desaparecido em uma trilha da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, uma das principais regiões turísticas da Bahia. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate do corpo, que ocorreu na segunda-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher desapareceram no sábado (22), em trilha do parque Riachinho. O casal estava na região há cerca de seis meses e teria sido orientado, inicialmente, por um guia, que conduziu eles até determinado ponto da trilha. Depois, o casal seguiu sozinho. Informações iniciais apontam que as vítimas caíram de uma parte alta da trilha. Como demoraram para aparecer, o guia então acionou ajuda e, com outros guias, conseguiu encontrar a mulher ainda no sábado. Ela foi levada para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que fica a cerca de 36 km de Palmeiras. Ela está bem, mas segue internada e com previsão de transferência para Salvador. O homem foi encontrado na segunda-feira, sem vida. Equipes do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM/Itaberaba) e do 2° SGBM/Lençóis resgataram o corpo do turista. Guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) também participaram da operação. De acordo com o G1, o corpo do homem foi encaminhado para uma unidade do Departamento de Polícia Técnica e entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Palmeiras lamentou a morte do turista. Informou ainda que os parques da região estão fechados, devido ao isolamento social necessário diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, os turistas invadiram o parque Riachinho, onde ocorreu o acidente.

TCM pune presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em sessão realizada por meio eletrônico, julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), em razão da contratação irregular da empresa “Kayros Tecnologia, Contabilidade, Auditoria, Eventos e Cursos Ltda”, no exercício de 2020. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o gestor em R$1 mil. O contrato tinha por objeto a prestação de serviços especializados para capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de servidores envolvidos nas áreas de licitação e contratos administrativos, controle interno e processo e técnica legislativa municipal, no valor total de R$124.000,00. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a realização de pagamento antecipado de R$62 mil sem a efetiva prestação dos serviços e o cancelamento da contratação sem qualquer “determinação quanto à eventual restituição dos valores indevidamente pagos à contratada”, se caracteriza como uma irregularidade. Em sua defesa, o gestor reconheceu a antecipação de 50% dos valores contratados, indicando ainda que a prática vem sendo adotada em processos semelhantes há muito tempo, em gestões anteriores. Todavia, de acordo com relator, isso não traz legalidade ao ato. O relator destacou que o pagamento pelo Poder Público só deve ocorrer após o cumprimento pelo contratado da sua obrigação, sendo o pagamento antecipado uma exceção prevista no art. 40 da Lei nº 8.666/93, que visa ampliar a competitividade. Todavia, não foram apresentados documentos que indiquem benefício econômico para a Câmara Municipal, em decorrência da antecipação de valores, tampouco a existência de garantias pela empresa contratada, de modo a prevenir o risco de prejuízos para a Administração. Apesar de ter sido verificada a rescisão do contrato e a devolução integral do valor antecipado à empresa contratada, a relatoria verificou que tal fato decorreu, tão somente, em virtude da impossibilidade de realização de cursos, por conta da pandemia da Covid-19, como ressaltado pelo gestor, não descaracterizando a irregularidade identificada. Cabe recurso da decisão.

Lava Jato denuncia ministro do TCU por corrupção e lavagem Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro pela força-tarefa da Operação Lava Jato por recebimento de propina enquanto era senador e presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Ele teve R$ 4 milhões em bens bloqueados em uma nova fase da operação, deflagrada na manhã desta terça-feira (25). Segundo a denúncia do MPF, Vital do Rêgo recebeu R$ 3 milhões de Leo Pinheiro, então presidente da OAS, para que os executivos da empreiteira não fossem convocados para depor na CPMI e na CPI do Senado, em 2014. De acordo com o MPF, a CPI no Senado teve 11 reuniões e ouviu 16 pessoas, e a CPMI teve 26 reuniões e 12 depoimentos. Nenhum empreiteiro foi convocado ou ouvido. As propinas, segundo o MPF, foram pagas por meio de repasses a intermediários e empresas sediadas na Paraíba, por meio de contratos fictícios fechados entre a OAS e estas empresas. O MPF também investiga a doação, na mesma época, de R$ 1 milhão feita pela empreiteira ao PMDB. Vital do Rêgo é ministro do TCU desde fevereiro de 2015. A denúncia foi apresentada à Justiça Federal em Curitiba porque ele não tem foro privilegiado. Segundo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros do Tribunal de Contas só têm foro privilegiado para fatos investigados que ocorreram durante o exercício do cargo como ministro. Na época, Vital do Rego era senador e não foi reeleito. Em nota, Vital do Rêgo afirmou que foi surpreendido com a denúncia. Ele afirmou que o inquérito tramita há 5 anos e que dois procuradores-gerais da República, Rodrigo Janot e Raquel Dodge, não vislumbraram elementos para formalizar o pedido de ação penal. “Causa estranheza e indignação o fato de que a denúncia nasceu de um inquérito, aberto sem autorização do Supremo Tribunal Federal, Corte esta que ainda examina recurso contra a remessa da investigação para Curitiba, em uma clara usurpação da competência do STF”, disse.

Brumado: Inscrições gratuitas para o curso de Biblioteconomia vão até o dia 31 agosto na UAB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As inscrições para o curso de Biblioteconomia estão abertas na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado. Gratuitas, as inscrições serão encerradas no dia 31 deste mês. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Elielson Teixeira, diretor e coordenador da UAB no município, disse que o curso é ofertado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no sistema da UAB. Segundo ele, no total, são 50 vagas disponíveis na unidade para o público em geral. “O curso não está restrito para professores. É extremamente interessante. Hoje, o curso tem uma série de possibilidades de atuação. O curso é inteiramente gratuito e à distância, com encontros presenciais em Brumado, no polo da UAB”, destacou. Para acessar o edital e se inscrever, os interessados devem clicar em www.ingresso.ufba.br/ead. O processo seletivo se dará através da nota do Enem. 

Brumado: Líder do prefeito fala dos casos de coronavírus no legislativo e defende suspensão dos trabalhos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após serem registrados casos confirmados e suspeitos de coronavírus entre servidores, colaboradores e o próprio presidente da Casa Legislativa, os trabalhos foram suspensos na Câmara Municipal de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, líder do prefeito no Legislativo, disse que a Câmara está em estado de alerta. “Estamos muito preocupados com essa situação. Precisamos nos precaver e ter cuidado. Esse cuidado parte do princípio de que a vida é mais importante nessa hora”, afirmou. Para o parlamentar, a suspensão foi a melhor decisão, tendo em vista que o Legislativo é um local de grande circulação de pessoas. Na próxima sexta-feira (28), depois de divulgado o resultado do teste de laboratório do presidente da Casa, Santinho adiantou que os vereadores irão se reunir novamente para estabelecer novas diretrizes quanto aos trabalhos legislativos. “Acho difícil voltarmos à normalidade na sessão da próxima segunda-feira”, avaliou.

Idoso de 83 anos é primeira vítima fatal do coronavírus em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, confirmou a primeira morte por Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Gerardo Júnior, informou que se trata de um homem de 83 anos, que fazia tratamento contra um câncer. No dia 10 de agosto, ele foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com os sintomas característicos da infecção pelo novo coronavírus. Após oito dias, o idoso foi transferido para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, onde faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na segunda-feira (24), devido à insuficiência respiratória aguda. “É lamentável. Nos solidarizamos com a família que perdeu o seu ente querido nesse momento de pandemia”, disse. Atualmente, Livramento possui 15 casos ativos, todos acompanhados em domicílio. 

Brumado chega a 812 casos confirmados de coronavírus e 109 pacientes em tratamento

Nesta terça-feira, 25 de agosto, o município de Brumado registra 812 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,74% do total de 3571 notificações. Entre os diagnósticos: 6 internações, 9 óbitos, 109 pacientes em tratamento e 694 recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 1325 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Secretaria de Educação disponibiliza matrículas para crianças de 2 a 5 anos Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Brumado (Semec) está ofertando matrículas para crianças de 2 a 5 anos para que, com ajuda de professores ou cuidadores, possam desenvolver diversas atividades de cunho pedagógico em casa. A etapa da educação infantil tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escola direcionada à primeira infância não é um espaço exclusivo para brincadeiras ou, ainda, um depósito de alunos. As experiências que as crianças vivenciam na escola, na fase inicial de suas vidas, influenciam diretamente no desenvolvimento delas. A Semec aguarda as solicitações de matrículas e está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Brumado: TCM determina anulação de licitação para a prestação de abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinaram que o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anule a concorrência pública que tinha por objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em regime de concessão. O contrato, orçado em valor superior a R$142 milhões, teria vigência de 35 anos. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, já havia concedido liminar para a suspensão do processo licitatório e, na sessão desta terça-feira (25), realizada por meio eletrônico, julgou parcialmente procedente o mérito da denúncia. A Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa), que apresentou a denúncia ao TCM, contestou a legalidade do edital do certame, em razão da inobservada de Lei Complementar Estadual que institui “Microrregiões de Saneamento Básico no Estado da Bahia”. Também se manifestou contra a ausência de critério de validade para promoção do certame pela inexistência de Plano Municipal de Saneamento Básico e ausência de previsão de indenização da Embasa pelo município de Brumado, onde exerce as suas atividades prestando serviços de saneamento desde 1997, por meio de contrato com vigência de 20 anos, prorrogado automaticamente até outubro de 2037. Cabe recurso da decisão.

Universitários são alvo de operação da Polícia Civil baiana contra tráfico de drogas sintéticas Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Uma operação da Polícia Civil foi iniciada na manhã desta terça-feira (25), para combater o tráfico de drogas sintéticas e haxixe em Salvador, região metropolitana e interior da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os suspeitos são estudantes universitários. De acordo com o G1, os mandados são de prisão e de busca e apreensão. A SSP não detalhou em quais cidades do interior a operação foi deflagrada, nem quantos mandados foram expedidos. A operação é do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado. Além do Draco, a operação também tem apoio de equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE).

Incêndio atinge área de vegetação na cidade de Érico Cardoso Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Nesta segunda-feira (24), um incêndio atingiu uma área de vegetação na cidade de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado. Sete agentes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) atuam no combate ao fogo, que está controlado. Ainda não há informações das causas e nem sobre a extensão do fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma viatura é utilizada na ação, além de mochilas costais e ferramentas próprias para combate a incêndios florestais, como pás e enxadas. Algumas áreas já estão sendo monitoradas, mas a situação requer acompanhamento para plena extinção.

Secretário de Saúde do Distrito Federal é preso em investigação sobre compra de testes para Covid-19 Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O secretário de saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (25), em uma operação que investiga supostas irregularidades na compra de testes para detecção da Covid-19. De acordo com o G1, ele foi detido no apartamento onde mora, no Noroeste. Trata-se da segunda fase da operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do DF. Ao todo, foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva. Há ainda um mandado de prisão contra o subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde, Iohan Andrade Struck. Ele não foi encontrado pelos investigadores e é considerado foragido. A decisão que autorizou a operação está em sigilo e é do desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, do Tribunal de Justiça do DF. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em outros oito estados, onde estão as empresas fornecedoras dos testes.

Brumado: Secretaria de Educação ainda não tem data para retomada das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (24), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o procurador municipal, Acioli Viana, a secretária de educação, Ednéia Ataíde, e o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, voltaram a se reunir para debater a possibilidade de retorno das aulas presenciais em Brumado. Na oportunidade, também foi discutido o protocolo de segurança que será adotado nas escolas em virtude da pandemia. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, apesar do encontro, ainda não foi definida uma nova data para essa retomada.

Brumado: Moradores acompanham avanços em obras da ponte e cobram mais ações para os bairros São Jorge e Brisas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras da ponte que liga o Bairro Dr. Juracy ao São Jorge e Brisas I, II, III e IV, em Brumado, estão em pleno andamento. A prefeitura já instalou o corrimão da ponte duplicada, bem como cobriu um cano que estava descoberto no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Márcia Vieira disse que, embora diversas melhorias ainda precisem ser feitas, a obra já tem causado um impacto positivo na região. “É devagar, por isso temos que ter paciência. Mas vamos cobrar porque é um direito nosso”, afirmou. No momento, os operários trabalham na iluminação do trecho. Para a moradora, a comunidade é carente de muitas melhorias estruturais, a exemplo da questão do esgotamento. “Tivemos de reclamar muito para fazerem essa ponte. Por isso, a gente tem que falar e cobrar”, destacou.

Tratamento da Covid-19 com plasma ainda é experimental, alerta OMS Foto: Khaled Desouki/AFP

A cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, alertou nesta segunda-feira (24) que o tratamento da Covid-19 com plasma convalescente (material com anticorpos retirado do sangue de pacientes que já se recuperaram da doença) ainda é experimental. “Os resultados têm sido inconclusivos”, afirmou Swaminathan, reforçando que o uso da substância só deve ser feito dentro de ensaios clínicos. “O que envolve é coletar plasma de pessoas que se recuperaram da Covid e usar para transfundir em alguém que está doente. Geralmente, é usado em pacientes gravemente doentes, hospitalizados”, explicou a cientista. “No plasma convalescente, um dos desafios é cada indivíduo pode ter concentrações diferentes de anticorpos neutralizantes, e é muito difícil realmente testar e padronizar isso. Não é uma terapia padrão, porque o sangue está sendo retirado de diferentes pacientes e sendo transfundido”, continuou Swaminathan.

Pais de alunos reclamam de biscoito mofado distribuído pela prefeitura de Caetité Foto: Reprodução/Agência Sertão

Pais de alunos da rede municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, denunciaram, através das redes sociais, que receberam biscoitos estragados no kit de merenda escolar. De acordo com a Agência Sertão, a denúncia refere-se ao segundo lote do kit, que está sendo disponibilizado pela prefeitura desde o início da semana passada. Segundo eles, alguns pacotes de biscoitos apresentam grande quantidade de mofo. A empresa responsável pela fabricação dos alimentos emitiu nota afirmando que os produtos são fabricados na mesma semana em que é feita a distribuição. Disse ainda que o produto tem validade de 60 dias. Cada kit é composto por: arroz, feijão, açúcar, flocão de milho, biscoito cream cracker, biscoito de leite, café e macarrão. A ação beneficia aproximadamente 8 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem o intuito de reduzir os impactos causados pela pandemia. Até o momento, a prefeitura não pronunciou sobre o ocorrido.

Arquivo