Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

27 Ago 2020 - 10:00h

Mais uma etapa de uma pesquisa Ibope será realizada na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de saúde, Manoel Paulo. Segundo ele, 250 pessoas pré-selecionadas pelo instituto serão testadas para a doença. “O intuito da pesquisa é fazer a estimativa da proporcionalidade dos casos da Covid-19, o novo coronavírus. Guanambi foi selecionado entre 137 cidades brasileiras”, destacou o secretário. A pesquisa, promovida entre os dias 27 e 29 de agosto, seguirá requisitos éticos e de segurança, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os entrevistadores são testados a cada 48h e os profissionais de saúde testados antes de ir a campo e sete dias após a finalização da pesquisa.

27 Ago 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

27 Ago 2020 - 09:00h

O capoeirista Rafael Almeida está ministrando no Bairro Irmã Dulce e adjacências, em Brumado, um curso de capoeira para crianças e adolescentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o projeto social Viva + tem o objetivo de afastar esses jovens da periferia do mundo das drogas. “O projeto nasceu no coração de três jovens por causa da grande taxa de mortes de jovens no nosso município. A maioria por envolvimento com o tráfico. A gente perdeu muitos amigos para essa vida errada. Nesses bairros mais afastados a gente vê muitas crianças na rua, sem nenhuma atividade. A gente usa o esporte como uma forma de levar cultura, educação e lazer para as crianças”, destacou. Segundo ele, as aulas estão sendo ministradas por três professores na quadra poliesportiva do bairro. A receptividade dos moradores do bairro e da região tem sido alta, bem como os resultados têm sido significativos em afastar esses jovens das drogas. “Não tivemos nenhum apoio da iniciativa pública. É difícil conseguir apoio dos empresários porque se trata de um bairro de periferia. Nosso apoio maior é dos moradores”, pontuou. Hoje, cerca de 70 alunos fazem parte do projeto.

27 Ago 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

27 Ago 2020 - 08:00h

O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar (PTB), é alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual após ele promover eventos e provocar aglomerações na cidade. Na ação, a promotora de Justiça Maria Salete Jued Moysés solicita à Justiça concessão de medida liminar que obrigue o gestor municipal a não incitar, organizar, realizar e/ ou participar de qualquer tipo de manifestação em espaços públicos ou privados, com a presença de pessoas e a formação de aglomeração enquanto durar a pandemia do coronavírus e estiverem vigentes as normas federais, estaduais e municipais de distanciamento social. Devem ser incluídas na proibição as passeatas, carreatas e manifestações públicas presenciais de qualquer gênero, destaca a promotora. Segundo Maria Salete, diversas notícias chegaram à Promotoria de Justiça sobre a realização de eventos e encontros, com aglomeração de pessoas que, em sua maioria, não usam quaisquer equipamentos de proteção individual. Tal situação, salienta ela, coloca e em risco, de forma difusa, toda a coletividade no enfrentamento da pandemia do coronavírus, na medida que a autoridade municipal descumpre e ainda incentiva o descumprimento das regras gerais ditadas por todos os órgãos envolvidos no combate à Covid-19. “O comportamento do prefeito em incitar aglomeração de pessoas fere cabalmente o decreto expedido por ele mesmo, de maneira que, de nenhum modo, é justificável que estes representantes do povo estejam diretamente ligados à realização de perigosas aglomerações, contrariando os decretos, sejam estes de âmbito estadual e/ou municipal, e o próprio bom senso, ante a pandemia vivenciada, buscando unicamente a promoção pessoal”, complementa. O Ministério Público tomou conhecimento da maratona de eventos do prefeito após os seus acontecimentos e, segundo a promotora de Justiça, não houve tempo hábil para a adoção de providências relacionadas ao seu impedimento. Em contrapartida, o MP editou Recomendação no último dia 20 e orientou ao Município de Ibicoara que suspendesse todos os eventos públicos de que participem mais de cinco pessoas em ambientes fechados ou dez em ambientes abertos. Além disso, que suspendesse viagens de servidores municipais, a serviço, pelo período de 30 dias, ressalvadas situações de extrema urgência; e não autorizasse, permitisse ou promovesse a realização de eventos, encontros, qualquer tipo de festividade, públicos ou privados, que gerassem aglomeração de pessoas.  No entanto, nos últimos dias 22 e 23, mais uma vez o prefeito promoveu evento com finalidades eleitorais, afirma a promotora, destacando que ele “desprezou o sacrifício que está sendo feito pelo restante da sociedade civil, que tem aderido à restrição de vários direitos, em nome do bem comum na proteção do direito à vida e à saúde”.

27 Ago 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

27 Ago 2020 - 07:00h

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado tem registrado um aumento no número de infectados pelo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), mais 7 casos foram notificados, totalizando 329 confirmados. 238 pacientes estão recuperados, 82 continuam ativos e houve 1 óbito. Segundo informou o radialista Vilson Nunes ao site Achei Sudoeste, a estimativa é de que esse número aumente nos próximos dias, tendo em vista a quantidade de pessoas aguardando resultado. Em contrapartida, a vizinha cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, iniciou o processo de flexibilização de funcionamento do comércio, visto que o avanço da doença está sob controle no município. O decreto com as regras para a reabertura de bares e restaurantes foi publicado pela prefeitura no Diário Oficial de terça-feira (25). No documento, o prefeito frisou que o município se encontra estável no que se refere ao estado epidemiológico de evolução da Covid-19. Atualmente, a cidade possui 104 casos confirmados, sendo 78 curados, 22 ativos e 4 óbitos.

27 Ago 2020 - 04:55h

Na quarta-feira (26), o Midtjylland foi até Razgrad na Bulgária, para enfrentar o Ludogorets, em partida válida pela 2ª etapa dos playoffs da Champions League. A partida, que estava repleta de brasileiros, valia o direito de continuar sonhando com a classificação para a fase de grupos da maior competição de clubes do planeta. E após dominar todo o primeiro tempo, e boa parte do segundo, o Midtjylland só veio fazer o gol da classificação aos 33 do segundo tempo, com Júnior Brumado, que começou no banco e só entrou na partida aos 20 minutos da segunda etapa. De acordo com Planeta Brazuka, o Midtjylland aguarda agora o sorteio da Union of European Football Associations (UEFA) no dia 31 de agosto para saber quem será o seu próximo adversário. O atacante tem somente 21 anos, e foi revelado pelo Bahia. Ele chegou ao tricolor em 2013, para atuar na base, e subiu para o profissional do clube baiano em 2017. No ano passado, foi negociado com o Midtjylland por 2,25 milhões de euros, de acordo com o Transfermarket, e está voltando de um período de empréstimo ao Silkeborg, onde em 26 jogos no campeonato dinamarquês, marcou 2 gols e deu uma assistência.

27 Ago 2020 - 04:50h

Um homem de 39 anos, identificado como Valdir de Jesus Costa, morreu na noite da última quarta-feira (26), no KM 430 da BA-262, em Brumado, após a motocicleta que pilotava colidir contra um caminhão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 20h. Devido ao impacto da colisão, Valdir morreu na hora. O óbito foi constatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. Por conta do acidente, o trecho ficou parcialmente interditado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Costa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já inquérito e apura a causa do acidente.

27 Ago 2020 - 00:00h

Brumado é a cidade que registra o maior número de casos do novo coronavírus na região do Sertão Produtivo da Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), o município possui 821 casos confirmados, sendo 91 ativos, 721 recuperados, 6 internações e 9 óbitos. Guanambi, a cidade de maior população da regional, contabiliza 329 casos confirmados, 82 ativos, 246 recuperados e 1 óbito. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mesmo com os altos números, Brumado mantém o comércio aberto. Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comandou mais uma reunião da comissão de enfrentamento a Covid-19. Na oportunidade, com a presença de proprietários de bares, onde cobrou dos mesmos o controle de aglomerações nos estabelecimentos, dando o prazo até a sexta-feira (28), para avaliar os índices, caso não haja redução nos registros de novos casos, o prefeito deverá engrossar as restrições aos bares e outros seguimentos na cidade.

26 Ago 2020 - 19:25h

O número de trabalhadores associados a sindicatos trabalhistas teve queda de 21,7% desde a reforma trabalhista, ocorrida em 2017. Isso corresponde a um contingente de, aproximadamente, 2,9 milhões de profissionais que, em três anos, cancelaram a adesão à respectiva entidade de classe. É o que apontam os dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, a reforma trabalhista foi aprovada em julho de 2017. Até então, todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, eram obrigados a pagar, uma vez por ano, uma contribuição ao sindicato de sua respectiva categoria profissional. Com a mudança legislativa, tal obrigatoriedade foi derrubada. A queda no número de sindicalizados já vinha ocorrendo desde 2014, mas foi em 2018 que ela ocorreu de modo mais expressivo – 1,5 milhão de trabalhadores cancelaram a adesão ao sindicato naquele ano. Em 2017, quando ocorreu a reforma trabalhista, houve redução de 432 mil sindicalizados no país. “Tudo leva a crer que [a queda do número de sindicalizados] se acentuou com a reforma trabalhista”, avaliou a gerente da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.

26 Ago 2020 - 19:15h

Nesta quarta-feira, 26 de agosto, o município de Brumado registra 821 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,68% do total de 3620 notificações. Entre os diagnósticos: 6 internações, 9 óbitos, 91 pacientes em tratamento e 721 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 1328 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

26 Ago 2020 - 16:30h

A Justiça trabalhista determinou o arrombamento e troca de fechadura de um imóvel em Salvador de propriedade do ex-jogador de futebol Edilson da Silva Ferreira, mais conhecido como Edilson "Capetinha". A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5ª Região). O G1 tentou falar por telefone com o ex-jogador e com a defesa dele, mas até a última atualização desta reportagem, não havia conseguido contato. O mandado de arrombamento foi expedido no dia 13 de agosto, conforme registrado na movimentação processual. Ainda segundo informações que constam no sistema do TRT, o cumprimento da ordem judicial ocorreu no dia 18 de agosto, em imóvel do bairro do Horto Florestal, área nobre de Salvador. Conforme descrito na decisão, os bens que fossem encontrados no imóvel ficam sob guarda e depósito da Justiça pelo prazo de 30 dias. Não há detalhes sobre como este imóvel será utilizado no processo e nem se há a possibilidade de ser leiloado. Edilson responde a processos trabalhistas desde 2012, referentes às seguintes empresas as quais ele é sócio: Ed Dez Eventos Promoções e Produções Artísticas; Estação Ed Dez Empreendimentos Artísticos; e Bloco Carnavalesco Broder.

26 Ago 2020 - 16:00h

Na última terça-feira (25), o Município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, confirmou o primeiro óbito por Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no boletim epidemiológico emitido no início da noite. Trata-se de uma mulher de 77 anos, que possuía comorbidades. Ela deu entrada no Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho com os sintomas. O município tem 66 casos confirmados da doença. Destes, 50 estão curados.  

26 Ago 2020 - 15:30h

Pesquisa coordenada pelo Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revela alterações de comportamento na população brasileira. Segundo o estudo 34% dos fumantes brasileiros declararam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia do coronavírus. Este crescimento, ainda de acordo com o estudo, está associado à deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia. A pesquisa aponta que o aumento no consumo foi ainda maior entre aqueles que também afirmaram ter piora no sono (45,5%) e agravamento de sentimentos de solidão (39,6%), tristeza (46,3%) e nervosismo (43,3%).

26 Ago 2020 - 15:00h

Cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas e homicídios foram presas em Condeúba, a 107 km de Brumado, durante uma operação policial, na segunda-feira (24). Na ação, mais de 300 pés de maconha foram apreendidos. As informações são do G1. De acordo com a polícia, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na terceira fase da operação “Condeúba em paz”. Um homem apontado com chefe de um grupo criminoso que atua com tráfico de droga e homicídios foi preso. O nome dele não foi divulgado. A polícia informou que o homem é suspeito de matar um ex-diretor de tributos da Prefeitura de Condeúba e planejava, atualmente, matar um investigador da Polícia Civil. Com ele, foram apreendidos revólver, munições e maconha. Um outro homem foi preso em flagrante, na zona rural do município, por cultivar os mais de 300 pés de maconha. A identidade dele também não foi divulgada. Segundo a polícia, um terceiro homem, autor de roubo e furtos e que é foragido da Justiça de São Paulo, também foi preso na ação. Ainda foram presos dois suspeitos de receptação de carros e motos roubadas. Eles foram flagrados com cinco carros e duas motos. Todos os presos na ação foram levados para a Delegacia de Condeúba e estão à disposição da Justiça.

26 Ago 2020 - 14:30h

Pernambuco confirmou, na tarde desta terça-feira (25), a primeira morte de criança com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica e que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. O menino que foi a óbito tinha 11 anos e morava no Recife. Entre os sintomas da síndrome, estão febre persistente acompanhada de um conjunto de manifestações, como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, entre outros sinais. De acordo com o Correio, o secretário ainda informou que Pernambuco tem nove casos notificados. Entre eles, estão o óbito, sete crianças que tiveram alta hospitalar e uma que permanece internada em leito de enfermaria. No dia 6 de agosto, o Estado divulgou os dois primeiros casos da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica em decorrência da covid-19.

26 Ago 2020 - 14:00h

Um jovem de 20 anos e um comparsa foram presos na terça-feira (25), suspeitos de sequestrar a ex-namorada de um deles, que tem 13 anos, na cidade de Caetanos, a 100 km de Brumado. Segundo familiares da vítima, ela foi tirada de casa e passou quase 24 horas com os suspeitos. A família acredita que o sequestro aconteceu por causa do fim do relacionamento dos dois, que durou cerca de um ano e meio. De acordo com o G1, a adolescente está bem fisicamente, mas abalada. De acordo com a polícia, o caso começou por volta das 15h30 de segunda-feira, no distrito de Riachão das Vargens, em Caetanos. A família da adolescente contou à polícia que o ex-namorado dela, identificado como Aílson Silva Souza, de 20 anos, e o comparsa, Fabrício Rebouças, foram até a casa da garota, onde ela estava com a tia. Conforme a polícia, a tia contou que tentou impedir o sequestro, mas o jovem estava armado, empurrou ela no chão e a dupla levou a adolescente em uma motocicleta. Durante a madrugada desta terça, equipes da Polícia Militar e Civil prenderam Fabrício Rebouças junto com a motocicleta. A polícia informou que Aílson Souza foi preso por volta das 12h30, com a vítima, no distrito de Gaviões, que fica na zona rural do município.

26 Ago 2020 - 12:00h

Após uma parceria entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o Sest/Senat, Brumado passa a ter 100% da sua frota de taxistas capacitada. As aulas à distância da última turma foram iniciadas nesta terça-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo disse que a sensação é de orgulho e dever cumprido. “Hoje, iniciamos a conclusão da totalidade do curso de capacitação dos taxistas da região. Brumado terá 100% de seus taxistas com curso de qualificação na área. Isso é muito importante”, pontuou. Segundo ele, hoje, dispõe de uma das melhores frotas de taxistas do sudoeste baiano. Representando a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Capitão Mota ressaltou que toda capacitação que envolve condutores é de extrema importância para garantir a segurança no trânsito. “O cidadão e a sociedade só têm a ganhar. Nós que trabalhamos com o trânsito nas rodovias também temos a ganhar, porque teremos motoristas mais qualificados. Espero que isso reflita na redução dos acidentes nas estradas”, resumiu.

26 Ago 2020 - 11:30h

Com o início das aulas online para o ensino público no Piauí, muitos alunos tiveram que adaptar sua rotina para acompanhar o ano letivo. O estudante José Caique, 13 anos, que faz o 7º ano do ensino fundamental, mudou o seu cantinho de estudos, que antes era um cômodo da casa, para uma barraca de palha no meio da mata, único lugar com internet acessível na zona rural de Olho D'Água, cidade a 95 km de Teresina. Por mais inusitada que pareça, a ideia de Francisco Sobral incentivou o filho a continuar estudando. As aulas do garoto acontecem online entre 13h e 15h e o único lugar na Localidade Pé da Serra onde a internet é o bastante para uma aceitar uma chamada de vídeo fica a 500m de casa, no meio da mata. De bicicleta, antes das 13h, Caique pedala até o local onde o pai fez a "construção" para abrigar o filho do sol e do calor. “Ele é um guerreiro. Eu não consegui estudar, tive quer ir para roça. Ele se esforça muito”, declarou o pai. De acordo com o G1, a preocupação sobre os estudos do filho começou no início de agosto. A mãe Benedita Pereira recebeu um comunicado da escola informando que as aulas presenciais não seriam retomadas. “Vai ter que ser online, mas não tenho celular moderno com internet”, lembrou.