Rebeca Andrade colocou mais uma vez seu nome na história do esporte brasileiro neste domingo (1) ao se tornar a quarta mulher a conquistar uma medalha de ouro em competições olímpicas individuais. As informações são do Uol. A ginasta, que já havia ganhado a prata no individual geral, desta vez ganhou o ouro no salto sobre o cavalo nas Olimpíadas de Tóquio. Na final do salto, diferente dos outros aparelhos, cada atleta se apresenta duas vezes, com saltos que necessariamente precisam ser diferentes. Rebeca foi a terceira a se apresentar e emplacou um 15.083, ficando em primeiro lugar. Mykayla Skinner, dos Estados Unidos, garantiu a prata com 14,916, e Seojeong Yeo, da Coréia do Sul, foi bronze com 14,733. A prova não contou com Simone Biles, que havia passado para a final com a primeira colocação nas eliminatórias. A norte-americana, considerada a melhor ginasta do mundo, sentiu-se mal durante a apresentação no salto na final por equipes e, por segurança, pensando na sua segurança física e mental, retirou-se da competição. Não se apresentou nos demais aparelhos na final por equipes e não competiu na final do individual geral, que define a ginasta mais completa. Sem ela, a vitória ficou com Sunisa Lee e a prata com Rebeca. Ontem (31) Biles anunciou que não competiria nas duas finais de hoje, no salto e nas barras assimétricas. Hoje (1), que também não participa do solo, amanhã (2). A dúvida é se ela compete nas barras assimétricas, terça (3), nesse que é seu aparelho mais fraco — ou menos forte.
O dono de um bar, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, no Bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi preso na noite do último sábado (31), por porte ilegal de arma de fogo e com máquinas caça-níqueis. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Durante a abordagem no bar, a polícia encontrou um revólver marca Taurus calibre .38, com 02 munições, escondido na gaveta da mesa de sinuca, 04 máquinas caça-níqueis, a quantia de R$ 1.342,00 em espécie e um aparelho celular. O proprietário do bar foi conduzido para a Delegacia Territorial de Guanambi pela prática de porte ilegal de arma de fogo e pela contravenção penal de jogo de azar.
Pela primeira vez desde 20 de janeiro, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está abaixo do patamar de 1 mil. Nas últimas 24 horas, o país registrou 925 óbitos, o que levou a média móvel para 991 neste sábado (31). Ao todo, desde o início da pandemia, 556.437 brasileiros já perderam a vida para a doença. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação da média móvel de mortes foi de -20% e aponta tendência de queda. De acordo com o G1, os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste sábado. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com a média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril. Apenas um estado apresenta tendência de alta nas mortes: Rio de Janeiro. O estado de Rondônia não atualizou o número de casos e mortes neste sábado. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.914.578 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 35.541 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 35.382 diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -14% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica estabilidade. Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.
Dados divulgados pelo consórcio dos veículos de imprensa às 20h deste sábado (31) apontam que 19,55% da população está totalmente imunizada contra a Covid-19. De acordo com o G, no total, 41.403.032 pessoas já receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única. No total, a primeira dose foi aplicada em 100.677.686 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, o equivalente a 47,54% da população. A marca dos 100 milhões foi ultrapassada na última sexta-feira (30). Os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são o Mato Grosso do Sul (33,11%), Rio Grande do Sul (26,71%), São Paulo (22,51%), Espírito Santo (20,92%) e Santa Catarina (20%). Já entre aqueles que mais aplicaram a primeira dose estão São Paulo (57,44%), Rio Grande do Sul (54,38%), Paraná (50,04%), Santa Catarina (49,71%) e Mato Grosso do Sul (49,51%).
A bandeira tarifária nas contas de luz do Brasil continuará sendo vermelha patamar 2 em agosto, com custo adicional de R$ 9,492 para cada 100 kilowatts-hora consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (30). Em meio à grave crise hídrica enfrentada pelo país, que afeta a geração hidrelétrica e faz com que um maior acionamento de térmicas —mais custosas— seja necessário, a entidade destacou em nota que as afluências nas principais bacias hidrográficas seguem entre as mais críticas do histórico. “Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, disse a Aneel. “Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD)”, acrescentou. Essas são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada a cada mês. Com a manutenção da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel também reforçou orientações para que os consumidores façam uso consciente da água e evitem o desperdício de energia.
O vidro de uma viatura da polícia militar de Brumado foi quebrado por um jovem que resistiu a uma abordagem na última sexta-feira (30). Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, contra ele tinha um mandado de prisão em aberto por ter cometido diversos crimes na capital do minério. Devido a resistência, ele foi algemado na Praça dos Meiras e preso. Durante a condução do jovem para a delegacia, ele chutou o vidro da viatura, que acabou quebrando. No momento da ação, uma irmã do foragido da justiça foi presa por ter desacatado a PM. A Polícia Civil informou que contra o jovem tem cerca 26 registros de ocorrências e vários inquéritos por crimes diversos.
Um ataque de pitbull foi registrado na noite da última sexta-feira (30), no bairro Santa Tereza, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um menino de 9 anos ficou ferido após ser atacado pelo animal a caminho da casa de seus avós na Rua Joaquim Caetano da Silva. A vítima estava na companhia de dois primos quando o fato aconteceu. O cachorro acabou escapando da casa de seu proprietário, quando o mesmo abriu o portão e atacou a criança. Um homem que trafegava pelo local percebeu o ato e conseguiu retirar o braço do menino da boca do cachorro. Em seguida, o pitbull avançou no rosto do garoto. A vítima ficou com ferimentos no rosto, peito e braços. A criança foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. Na unidade de saúde, ele foi atendido e levou 15 pontos no rosto. Ele passa bem e já teve alta hospitalar.