Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2021"

29 Set 2021 - 19:00h

Três focos de incêndios foram registrados na tarde desta quarta-feira (29), dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o ICMBio, os focos simultâneos acontecem no interior do parque, nas localidades Gerais dos Vieira/Calixto, Gerais do Rio Preto/Candombá, e no limite noroeste da unidade, no Poço dos Patos. O ICMBio informou que mobilizou os seus brigadistas contratados e também conta com o apoio do PREVFOGO/IBAMA. Dezoito integrantes da Brigada Nacional Wellington Peres (do ICMBio) também estão em deslocamento para a região. Conforme o ICMBio, nos trabalhos, estão sendo usados viaturas, duas aeronaves, sopradores e bombas costais. A Brigada Voluntária do Capão e os brigadistas voluntários do Guiné, Tejuco e Barriguda já estão em combate. A brigada voluntária Marchas e Combates de Mucugê encontra-se a caminho, assim como a Brigada Voluntária de Lençóis. Ainda de acordo com o ICMBio, oito bombeiros militares se juntaram ao trabalho, somando até este momento 55 pessoas em campo mais o suporte dado pela equipe do Parque Nacional. Agentes da Brigada Nacional são esperados no local na quinta-feira (30).

29 Set 2021 - 18:55h

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, o município de Brumado registra 9839 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 25 pacientes em tratamento e 9617 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Set 2021 - 16:30h

Além de evitar mortes e casos graves de Covid-19, as vacinas também diminuem a transmissão da doença, mesmo que uma pessoa imunizada seja infectada. Estudos recentes mostram que quando pessoas vacinadas contra a Covid, elas eliminam o vírus mais rapidamente e transmitem muito menos do que os não imunizados. As informações são de reportagem do Jornal Nacional, veiculada na última terça-feira, 28. Ou seja, os pesquisadores conseguiram identificar que quando infectados, vacinados e não vacinados não transmitem o vírus da mesma maneira. Ou seja, pessoas que não tomara vacina contra a Covid-19 seguem sendo os principais responsáveis pela transmissão do vírus. Uma pesquisa publicada no “New England Journal of Medicine” analisou o contágio da Covid entre pessoas que moram na mesma casa, no Reino Unido, e concluiu que quem não estava vacinado houve o dobro de contaminados. “Isso é um estudo de vida real, é um dado de vida real que mostra que a vacina pode diminuir a transmissão em cerca de 50%. Isso é muito importante”, diz a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, instituto americano que trabalha para aumentar o acesso a vacinas no mundo. Denise Garrett também apontou que mais de 90% dos casos de Covid estão entre os não vacinados. “As chances do vacinado se infectar são menores, as chances do vacinado desenvolver uma doença grave são menores e as chances dos vacinados transmitirem também são menores”, explicou. “Um outro trabalho mais recente, publicado ainda em pré-print, mostra que as pessoas vacinadas conseguem eliminar o vírus do seu sistema mais rápido do que os não vacinados. Se elas conseguem eliminar mais rápido, elas vão transmitir por menos tempo, então isso também diminui a taxa de transmissão da doença. Vacinas não são perfeitas, mas são ferramentas de excelência para diminuir o contágio, diminuir a infecção, diminuir a hospitalização e morte. Se a vacina não é perfeita, não pode bobear. Mesmo vacinado precisa continuar usando máscara, precisa continuar tomando cuidado com aglomerações”, afirma a microbiologista Natalia Pasternak, do Instituto Questão de Ciência.

29 Set 2021 - 16:00h

No próximo dia 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Agricultura de Guanambi realizará o I Seminário da Rota do Mel na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de agricultura do município, Felipe Gabriel Duarte definiu que esta é uma nova e promissora possibilidade de negócio para o homem do campo, além das culturas tradicionais, como o leite, o feijão e a pecuária. “Abre-se um novo espaço de empreendimento”, pontuou. Com o objetivo de capacitar o agricultor familiar, Duarte também citou a realização de um seminário sobre a bacia leiteira, que envolve a aquisição de tanques, o melhoramento genético, o manejo de alimentos, entre outros aspectos para profissionalização do negócio. O objetivo, segundo frisou, é capacitar o homem do campo e fomentar a agricultura familiar, cujo potencial é muito grande em Guanambi. Além de polo educacional e de saúde, Duarte prevê que o município também se transformará em um polo regional e mundial de distribuição de alimentos. “Pra arrematar todos esses projetos, estamos agora com a implantação de um grande Ceasa. Serão 190 boxs. Esse projeto tem o tamanho da ousadia do prefeito Nilo Coelho. Esse Ceasa trará Guanambi para a rota de um novo negócio”, destacou.

29 Set 2021 - 15:30h

A Ambev, proprietária das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, anunciou, na noite desta terça, 28, o aumento do preço das cervejas. A empresa fez o anúncio através de comunicado enviada a clientes e distribuidores e afirmou que o reajuste vai seguir a variação da inflação, dos custos, câmbio e carga tributária. De acordo com a Ambev, o reajuste pode variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos. A cervejaia diz que “reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”. A Ambev, que concentra 60% de participação de mercado no Brasil, não informou qual será a faixa de reajustes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o aumento de preços deve ser alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, ou seja, em torno de 10%.

29 Set 2021 - 15:00h

O governador Rui Costa (PT) foi enfático ao garantir que não vai alterar a alíquota na Bahia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. “Não sou dado à demagogia”, bradou o petista, numa referência ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pré-candidato à presidência da República pelo PSDB. “Eu vou ser candidato a A, B, C ou Z, aí eu começo a fazer medidas demagógicas para poder ganhar a simpatia popular? Eu não faço isso”, completou ao Bahia Notícias. Leite não previu a manutenção da alíquota atual do ICMS dos combustíveis no Rio Grande do Sul no orçamento de 2022, provocando uma redução da incidência do imposto. Conforme relato do chefe do Executivo baiano, “a conta não fecha” se o estado “reduzir abruptamente e demagogicamente a receita”. “Do mesmo jeito que nós não aumentamos um real o tributo, nós não faremos demagogia de reduzir”, avisou, em tom duro. “Depois outro governador entra, vai atrasar salário e vai dizer que a culpa é daquele irresponsável que quis ser candidato à presidência da República ou a senador ou a vereador e reduziu a receita e agora nós estamos com um buraco e não consegue pagar a folha”, detalhou.

29 Set 2021 - 14:30h

Um homem foi preso em Jequié, no sudoeste da Bahia, após ser flagrado transportando mais de 12 quilos de drogas em um carro, na noite de segunda-feira (27). Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso ocorreu no bairro Alto do Cemitério. O órgão informou que policiais do 19º Batalhão da Polícia Militar faziam uma operação contra crimes violentos, quando viram um carro passando em alta velocidade pela Avenida Toti Lomanto. Os agentes desconfiaram e iniciaram uma perseguição, alcançando o veículo na Rua São Bento. Durante a abordagem, a PM encontrou 7,5 kg de maconha e outros 5kg de cocaína escondidos sob uma manta no banco traseiro do carro. O motorista foi levado para a Delegacia Territorial de Jequié, onde foi apresentado junto com a droga apreendida, e permanece preso à disposição da Justiça.

29 Set 2021 - 14:00h

Durante Operação Captura, a Polícia Civil de Brumado, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela justiça da cidade de Vitória da Conquista, prendeu uma jovem de 21 anos, nesta terça-feira (28), acusada do crime de tráfico de drogas. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, em investigação, a polícia descobriu que a jovem estava se mudando de sua terra natal para Brumado e efetuou a prisão no desembarque do ônibus. A traficante será recambiada para Vitória da Conquista e apresentada no presídio local, onde ficará custodiada à disposição da Justiça.

29 Set 2021 - 12:00h

Com a implantação da Faculdade de Medicina em Brumado, o sócio da UniFG, instituição que irá gerir o curso no município, Felipe Duarte, informou ao site Achei Sudoeste que serão implementadas três residências médicas na rede de saúde local. Segundo enfatizou, além da qualificação na educação, a faculdade também refletirá no aumento da oferta de atendimento na saúde pública. “Daqui uns dias, as pessoas não precisarão mais se deslocar de Brumado para buscar uma saúde melhor. Vão encontrar tudo aqui”, pontuou. Duarte estima que, com o avanço do trabalho, novos cursos serão acrescentados à grade curricular da UniFG. “Temos pretensão de trazer pra cá cursos como Odontologia, Direito, entre outros de tão grande relevância como a Medicina. Naturalmente, vamos fazer isso aqui voar”, prometeu.

29 Set 2021 - 11:30h

Com a queda das internações em decorrência da Covid-19, a prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, encerrou o contrato com o Hospital São Vicente de Paula, onde haviam leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar a doença. Além disso, o governo da Bahia decidiu não renovar o contrato com o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), que também contava com leitos clínicos e de UTI para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o contrato tem vigência até a segunda quinzena de outubro. Para a desmobilização, o órgão analisou critérios como taxa de ocupação, número de casos ativos e cobertura vacinal. A cidade contava com 30 leitos de UTI e 38 leitos clínicos, no entanto, com as duas desmobilizações, o município para a ter 18 leitos clínicos e 10 de UTI, que ficam no Hospital Geral de Vitória da Conquista. De acordo com Ramona Cerqueira, secretária de saúde do município, a queda dos números e da pressão no sistema de saúde possibilitou a desmobilização. “A gente percebe que os números vêm caindo ao passar do tempo e que a gente vem diminuindo a pressão no nosso município. Hoje temos apenas seis pacientes internados e a gente entende que esse cenário vai melhorar ainda mais”, disse ao G1. Questionada sobre a possibilidade da reativação de leitos, caso necessário, a secretária disse que cada cenário será analisado. “A cada cenário que vier iremos fazer avaliação e tomar as medidas necessárias”, completou.

29 Set 2021 - 11:00h

Após o encerramento de suas atividades, previsto para o próximo mês, o prédio do Centro Covid-19, em Brumado, deverá ser utilizado como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, tal como seria originalmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do centro, Anderson Cardoso, informou que a secretaria de saúde do município está em tratativas para viabilizar essa mudança. “Com o cuidado de ter um local específico para atendimento de casos suspeitos de Covid, porque a doença não vai deixar de existir. Esses pacientes vão ser isolados da mesma forma que os pacientes de H1N1, meningite em outras unidades”, pontuou. Segundo Cardoso, o objetivo em manter os atendimentos na unidade é desafogar a demanda do Hospital Municipal. “A ideia é ter um local de atendimento para urgências e emergências. O secretário está fazendo esse estudo para saber o que é mais viável e melhor para o município”, completou. 

29 Set 2021 - 10:30h

Um homem foi preso e um adolescente foi detido pela Polícia Federal em uma agência dos Correios no município de Teolândia, interior da Bahia, nesta segunda-feira (27). Eles foram flagrados recebendo uma encomenda contendo diversas cédulas falsas de real. Eles foram abordados pelos policiais logo após retirarem o objeto postal na agência. Outras diversas cédulas falsas e mais envelopes de encomendas foram localizados no veículo utilizado pelos infratores. De acordo com o jornal A Tarde, a ação teve início com informações prestadas pela Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios na Bahia, que, após a triagem e detecção de indícios de conteúdo ilícito na encomenda, acionou a PF. Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil, na cidade de Wenceslau Guimarães/BA, para os procedimentos de polícia judiciária. Após a lavratura do auto de apreensão, o adolescente foi liberado e entregue sob compromisso ao Conselho Tutelar. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289 do Código Penal, e pelo crime de corrupção de menor do Estatuto da Criança e do Adolescente.

29 Set 2021 - 10:00h

Na sessão desta terça-feira (28), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PT), pelo pagamento de R$63.861,81 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias junto ao INSS no exercício de 2019. O relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, imputou ao gestor multa no valor de R$ 2 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente, incluindo na decisão a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 63.861,81 e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE). Mas, por cinco votos a um, foi mantida a decisão do relator. Para o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, não é justo e razoável a imputação de ressarcimento da importância despendida com o pagamento de juros e multas por atraso na quitação de obrigações previdenciárias junto ao INSS. No seu entendimento, “o adimplemento intempestivo dessas obrigações resulta, em não raras oportunidades, não de estrita má-fé, mas, de planejamento orçamentário financeiro inadequado e insuficiência de recursos”. De acordo com o relatório, o ex-prefeito promoveu o repasse das obrigações previdenciárias com atraso nos meses de janeiro, fevereiro, abril, maio, agosto e dezembro de 2019, resultando em prejuízo aos cofres públicos municipais no montante de R$ 63.861,81. Cabe recurso da decisão.

29 Set 2021 - 09:30h

O prefeito de São Mateus (ES), Daniel Santana (sem partido), conhecido como Daniel da Açaí, foi preso na terça-feira (28) durante uma operação realizada pela Polícia Federal com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atua no Norte do Espírito Santo. Além do prefeito, também foi presa na Operação Minucius a controladora municipal e chefe de gabinete da cidade, Luana Zordan Palombo. Foram presos ainda João de Castro Moreira, apontado pela investigação como operador do prefeito, e os empresários Edivaldo Rossi da Silva, Yosho Santos, Gustavo Nunes Massete e Caio Faria Donatelli. O G1 tentou falar com representantes dos citados, um a um, mas ainda não conseguiu. A Prefeitura de São Mateus informou que só vai se manifestar quando tiver acesso ao processo. Segundo a PF, foram obtidas provas que indicam que o prefeito, desde o seu primeiro mandato (entre 2017 e 2020) e até no atual (desde o início deste ano), organizou um modelo criminoso estruturado dentro da administração municipal para cometer vários crimes, como o direcionamento fraudulento de licitações. O valor dos contratos celebrados pelo município com as empresas investigadas chega ao valor de aproximadamente R$ 50 mil. Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, em residências e empresas dos municípios capixabas de São Mateus (19), Linhares (6) e Vila Velha (1). Os policiais apreenderam R$ 437.135 em espécie na casa do prefeito. Mais R$ 299.910 mil foram encontrados em uma empresa de Daniel e R$ 56.250,00 estavam na casa de uma servidora pública. Em uma das salas do gabinete do prefeito foram encontrados documentos destruídos. São Mateus tem cerca de 130 mil habitantes e é uma das maiores cidades do Espírito Santo.

29 Set 2021 - 09:00h

A prefeitura de Malhada de Pedras, em parceria com a população local, vem transformando o visual e paisagismo da cidade. Com o apoio dos moradores, a prefeitura já instalou o letreiro 'Eu amo Malhada de Pedras' em praça pública (veja aqui). Desta feita, os munícipes estão encabeçados na sequência do projeto repaginando os canteiros das praças e plantando árvores nativas. De acordo com a prefeitura, lugar onde o amor está é se sentir bem-vindo, refúgio, é se sentir parte de algo, pertencer. “A Prefeitura de Malhada de Pedras, através de serviço voluntário, está transformando os espaços públicos de nossa cidade. Essa é a nova cara de mais uma praça, estamos trazendo vida para a cidade através das cores”, garantiu.

Segundo a prefeitura de Malhada de Pedras, as mudanças em parceria com a comunidade vão continuar a todo vapor. “Trabalho voluntário é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se em favor do serviço e do trabalho com objetivo em comum. Quem ama Malhada de Pedras, cuida”, disse o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto. Para o chefe do executivo malhapedrense, o papel do cidadão ajudando a administração pública ajuda a manter os ambientes sempre limpos e bem cuidados. “Faça parte dessa mudança”, convocou Beto de Preto Neto para contar com o apoio cada vez maior da população.

29 Set 2021 - 08:30h

O presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia nesta terça-feira (28), para fazer a inauguração da Estação Cidadania, na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Ele também participou da entrega de títulos de propriedades rurais e da duplicação das BRs 116 e 101. O avião presidencial pousou no Aeroporto Nove de Maio por volta das 10h. De lá, Bolsonaro seguiu para o local da cerimônia, sem máscara, aglomerado com outras pessoas na carroceria de uma caminhonete. A ação é uma infração grave, prevista no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e retenção de automóvel para a condução de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório em pelo menos 385 cidades baianas desde abril de 2020. Entre essas cidades está Teixeira de Freitas. Durante a cerimônia, o presidente carregou crianças que também não usavam a proteção. No local da cerimônia, uma espécie de “cercado” foi instalado para que ficasse o grupo de apoiadores do presidente. Assim como Bolsonaro, grande parte dos apoiadores estava sem máscara, ou fazendo uso incorreto da proteção contra a Covid-19. Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Cidadania, João Roma, acompanham o presidente na visita. Também estavam com ele o vereador carioca, Carlos Bolsonaro, e o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello. Todos também estavam sem máscara.

29 Set 2021 - 08:00h

Nesta terça-feira (28), representantes do Ministério da Educação (ME) se reuniram com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para falar sobre a Faculdade de Medicina. Também participaram do encontro os secretários de saúde, Cláudio Soares Feres, e educação, João Nolasco, bem como representantes da UniFG. Os avaliadores do MEC estão no município desde a segunda-feira (27) e permanecerão até a quarta-feira (29) a fim de visitar as instalações da faculdade e a rede de saúde local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Feres informou que a equipe dará um parecer técnico preliminar após a visita, mas o parecer final, favorável ou não ao funcionamento do curso, será emitido pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES/MEC em um prazo de 30 a 40 dias. O secretário adiantou que a equipe fez uma avaliação inicial positiva da estrutura da faculdade de medicina. “Foi um momento de muita felicidade. Os Ministérios da Educação e da Saúde, através do Programa Mais Médicos, enxergaram em Brumado potencial para receber o curso de Medicina e esse potencial está diretamente ligado aos serviços de saúde que são oferecidos na rede de Brumado”, destacou.

29 Set 2021 - 07:00h

Com 90% do processo de implantação do curso de Medicina concluído em Brumado, o sócio da UniFG, instituição que irá gerir a faculdade no município, Felipe Duarte, enalteceu o grande investimento realizado no projeto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele frisou que a instituição impactará na expansão educacional e econômica do município de Brumado. “Será uma transformação gigante. Brumado, uma das cidades do interior da Bahia, passa a pleitear agora o status de polo regional da educação”, declarou. Seguindo exemplo de Guanambi, Duarte prevê que Brumado também terá um antes e depois da instalação da Faculdade de Medicina, tamanho o impacto no desenvolvimento que essa implementação causará em todos os setores do município. “Isso modifica o histórico econômico de qualquer município. Transforma a questão imobiliária, existe um boom imobiliário. Existe uma circulação maior de dinheiro. A cidade fica mais jovial. A noite da cidade aquece. Abre-se novos bares, restaurantes. Há o aquecimento das farmácias. A transformação é muito grande”, pontuou.

29 Set 2021 - 00:00h

Representantes do Ministério da Educação (MEC) realizaram uma visita nas instalações da Faculdade de Medicina, em Brumado, na tarde desta terça-feira (08). Sócio-fundador da UniFG, instituição que irá gerir a faculdade no município, Felipe Duarte também acompanhou a visita. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele definiu que a data marca o vencimento de uma etapa importante na implantação do curso em Brumado. “Estamos aqui com 3 avaliadores do MEC, acompanhados por toda nossa equipe, com a finalidade única de fazer a avaliação das instalações físicas, do corpo docente e do projeto pedagógico”, destacou. Com 90% do processo de implantação da faculdade concluído, Duarte está otimista para emissão do relatório de avaliação in loco do MEC, bem como para a publicação da portaria autorizando o funcionamento do curso em Brumado. “A nossa pretensão é conseguir essa portaria autorizativa o mais breve possível. Queremos fazer o nosso vestibular até dezembro deste ano ainda”, informou.