Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

31 Out 2018 - 07:20h

O major Mário Augusto dos Santos Cabral é o novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. 

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele assume o cargo após a promoção do major Adriano Souza Dias, para a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. As portarias foram publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da Bahia e assinadas pelo governador Rui Costa (PT). Cabral já aturou como subcomandante da 34ª CIPM durante a gestão do então major Mucyo de Almeida Vasconcelos, hoje tenente coronel da polícia militar da Bahia. O novo comandante da PM brumadense já é experiente e gabaritado, pois já comandou diversas companhias estratégicas da polícia baiana.

Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, deixa o comando da 46ª CIPM. Para o seu lugar foi nomeado o capitão Vandilson Santos Araújo.

31 Out 2018 - 07:00h

Depois de um longo período de estiagem, os moradores das cidades de Caculé e Rio do Antônio comemoram a volta da chuva. Apesar de estar longe de acabarem os problemas gerados pela maior seca dos últimos anos, as chuvas em várias áreas do semiárido amenizaram os efeitos da estiagem e garantiram, por enquanto, o abastecimento e a alimentação do animal. Além disso, deram esperança de que as plantações possam voltar a serem feitas nas próximas semanas. De acordo com os pluviômetros, as chuvas desta segunda e terça-feira chegaram a atingir 100 mm em Caculé. Já no município de Rio do Antônio, a chuva alcançou até o momento um acumulado de 102,5 mm.

31 Out 2018 - 00:00h

Alunos do Centro Educacional Rui Barbosa, na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, registraram imagens de merendeiras e até professoras levando a merenda escolar em sacolas para casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma aluna, que preferiu não se identificar temendo represálias, disse que a situação é constrangedora e acontece há bastante tempo sem que nenhuma providência seja tomada. Segundo ela, muitos alunos não têm o que comer dentro de casa e necessitam da merenda, a qual está sendo roubada.

“A gente tem presenciado cenas muito fortes. Desvio de merenda é crime. É um direito nosso, a merenda é nossa. A gente precisa ser tratado com respeito”, destacou. A aluna informou ainda que a direção já foi comunicada sobre o desvio, mas tem sido conivente com os erros. Diante da situação, os alunos cobram que a prefeitura municipal intervenha a fim de punir os responsáveis e assegurar o seu direito. “Isso é revoltante”, resumiu a aluna. A nossa reportagem tentou contato com a secretaria de educação da cidade, mas os telefonemas não foram atendidos.

30 Out 2018 - 20:15h

A Câmara Municipal de Brumado, presidida pelo vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), requereu no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a suspensão da liminar proferida pela juíza Adriana Pastorele Silva Quirino Couto, em favor de Girson Ledo Silva (Sem Partido), na qual assegurou a posse do suplente ao cargo legislativo em decorrência da licença para tratamento de saúde pelo prazo de cento e vinte dias concedida ao filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB).  De acordo com a decisão do presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, foi concedida a suspensão dos efeitos da liminar concedida nos autos do Mandado de Segurança em favor de Ledo, retornando ao cargo o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB). Na decisão o magistrado assegurou a garantia do mandato com base no Regimento Interno do Poder Legislativo, bem como da Lei Orgânica Municipal. “Desse modo, a ordem emanada pelo julgador de convocação do suplente a quo revela indevida interferência do Judiciário em matéria administrativa e interna da Câmara Municipal de Brumado, violando os princípios da separação, harmonia e independência dos Poderes e, por conseguinte, a ordem Pública”, sentenciou.

30 Out 2018 - 18:30h

Um homem suspeito de atuar no tráfico de drogas e que, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), construiu uma pista de avião clandestina no povoado Baixa do Cocá, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi preso na tarde de segunda-feira (29). No dia 20 de outubro, a pista clandestina foi descoberta dentro de uma fazenda. Na ocasião, uma aeronave que estava prestes a decolar foi apreendida e três suspeitos de tráfico foram presos em flagrante. De acordo com a SSP-BA, o suspeito utilizava a pista para receber aviões com drogas. Identificado como Rogério dos Santos Silva, de 43 anos, ele confessou ter construído a pista. Ele foi preso em um sítio, no Parque Imperial, próximo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A SSP-BA informou que, dentro do imóvel, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, um veículo, dinheiro e celulares. Rogério foi autuado por associação criminosa e porte ilegal de arma.

30 Out 2018 - 18:00h

Até a metade da madrugada desta terça-feira (30), o cenário era quase desértico, com a vegetação da caatinga bastante seca e castigada pelo sol na região rural do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. Porém, por volta de 4h da madrugada, uma verdadeira tromba d’água foi despejada na região, enchendo um rio e aguadas nas comunidades adjacentes ao distrito. Membro da Associação Comunitária de Moradores da Comunidade Represo, Deusdete Ferreira, registrou imagens e vídeos da forte correnteza que se formou no barramento da localidade. O representante comunitário informou por telefone ao site Achei Sudoeste que o pluviômetro da localidade registrou 160 mm de precipitação em menos de três horas de chuva.

“Tão forte, intensa e volumosa foi a chuva que a água está passando por cima das estradas de acesso, entre o Represo e Ubiraçaba”, declarou. Na região do Represo, há cerca de 90 famílias que, nos últimos meses, vêm sofrendo os efeitos da severa seca - tendo na lavoura a sua principal atividade econômica, a região vinha passando por inúmeras dificuldades na busca de recursos para a renda das famílias. Ainda de acordo com Deusdete, a maioria do moradores até tentou outras alternativas na busca de recursos hídricos, como poços artesianos, mas a maioria dos aquíferos secou com a estiagem prolongada, atingindo dessa forma a vazão dos poços recém abertos na localidade. Nossa reportagem apurou ainda que, na sede dos distritos de Ubiraçaba e Samambaia, o volume de chuva chegou a 30% com a precipitação dessa madrugada. Os serviços de meteorologia preveem a continuidade das chuvas na microrregião do sertão brumadense durante toda a semana.

30 Out 2018 - 17:30h

Os problemas ligados ao pulmão e as vias respiratórias são muito frequentes na população e se faz importante chamar a atenção para que se obtenha a melhoria da qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças respiratórios. Damile, pneumologista, que começa a atender na Clínica Mais Vida destaca que o tabagismo ainda é um dos grandes causadores de doenças respiratórias crônicas, sendo o pulmão um dos mais prejudicados com o tabagismo, que pode causar doenças como: câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC. A pneumologista salienta que um ex-fumante pode recuperar a saúde pulmonar se todos os cuidados forem tomados e se em primeiro lugar cessar permanentemente o tabagismo. Damile, que passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida, observa que a sua especialidade ainda apresenta algumas dificuldades para a população, pois ainda existe a carência de profissionais, sendo assim, a iniciativa da Clínica em ofertar aos brumadenses e moradores da região esse profissional é muito importante, pois atesta sua grande preocupação com a qualidade de vida da população. O pneumologista é o médico especialista em doenças respiratórias e pulmonares. Essas doenças afetam os pulmões, traqueia, brônquios e bronquíolos, dificultando assim o processo de respiração. E engana-se quem pensa que esses profissionais só tratam de pneumonia. Os pneumologistas são capacitados para fazer o diagnóstico de doenças nos pulmões e seus componentes, como asma, apneia do sono, doenças provenientes do tabagismo e outros. É importante lembrar que algumas doenças podem ser provocadas pela poluição, pelo tempo seco e por temperaturas mais baixas decorrentes do outono e inverno, devendo se tomar cuidados essenciais para que não sejam acometidos, tais como: lavar corretamente as mãos, evitar aglomeração de pessoas, e, tomar as devidas vacinas. Previna-se, cuide da sua saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

30 Out 2018 - 17:00h

Em Brumado, o Ifba abriu edital de solicitação de matrícula para a categoria de portador de diploma de nível superior para o curso de Engenharia de Minas, com ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Para candidatar-se às duas vagas residuais, os candidatos deverão preencher um formulário, que está disponível no próprio edital, e entregar no setor de Coordenação de Registros Acadêmicos até a quarta-feira (31), acompanhado de cópias dos seguintes documentos: requerimento de inscrição, RG, CPF, histórico escolar de graduação com indicação do coeficiente de rendimento e diploma de graduação. A seleção dos candidatos será realizada pelo colegiado do curso com base em critérios pré-definidos. A relação dos candidatos considerados aptos para matrícula será disponibilizada no mural do campus a partir do dia 05 de novembro de 2018.

30 Out 2018 - 16:30h

A Polícia Federal aumentou de 35 para 55 o número de policiais responsáveis pela segurança do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com informações do jornal O Globo, esse é o nível mais alto de segurança previsto pelo órgão para uma autoridade. O aumento na segurança já estava previsto para o presidente eleito antes do início da campanha e seria colocado em prática independente do vencedor da eleição. A Polícia Federal também passou a fazer a segurança da residência e dos endereços oficiais de trabalho de Bolsonaro.

30 Out 2018 - 16:00h

A paternidade de obras no município de Brumado, oriundas do Governo da Bahia, parece que continuará firme com o grupo situacionista liderado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o deputado estadual Vitor Bonfim (PR), opositor ao governo municipal. Antes do período eleitoral, investimentos para o São Pedro do Bairro Olhos D’água e a construção de um anfiteatro para o município foram o tom de diversos debates e discussão entre políticos de situação e oposição. Após as eleições 2018, agora chegou a vez da obra de extensão da rede de água da Adutora do Algodão, em Guanambi, para o Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. No meio de todos os imbróglios, está o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), único parlamentar da base situacionista que apoia Rui Costa (PT). Inicialmente anunciada pelo presidente da Câmara de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), aliado de Eduardo, Vitor Bonfim afirmou durante uma entrevista a uma emissora de rádio local que a obra seria fruto de sua articulação política junto ao governo baiano. O ato teve rejeição do prefeito de Brumado, que, em Salvador, esteve na Secretaria de Recursos Hídricos da Bahia, em audiência com o titular da pasta, Cássio Peixoto. Após o ato, Vasconcelos disse que esclareceu os fatos por conta de que alguns, de forma equivocada, quiseram assumir a paternidade da obra. “A mentira sobrevive enquanto a verdade não chega”, destacou o gestor. Segundo ele, o benefício só foi conquistado devido a sua insistência junto ao governador, durante a sua visita no município. Ao que parece, o pleito eleitoral de 2020 já teve início na capital do minério e os líderes do processo estão a todo vapor querendo mostrar serviço para a população.

30 Out 2018 - 15:30h

Após o resultado do pleito que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) o presidente do país neste domingo (28), um desenho que retrata uma rosa e mãos dadas, com a frase “Ninguém Solta a Mão de Ninguém”, tomou conta das redes sociais. A frase foi dita pela mãe de Thereza Nardelli anos atrás. “A gente atravessava um momento difícil na nossa vida pessoal, mas o país também passava por dificuldades. Aí ela virou para mim e disse, ‘ninguém solta a mão de ninguém’”, contou Thereza. O desenho, que já havia sido divulgado na internet semanas antes, foi publicado novamente por Thereza às 17h deste domingo (28), quando a votação foi concluída em grande parte do país.

“Horas depois, eu comecei a ver que um monte de gente famosa tinha publicado. A ideia do desenho é que seja compartilhado mesmo. Que chegue a muita gente”, disse a artista. Bruna Marquezine, Pablo Vittar, Enrique Diaz, Bruno Gagliasso e Monica Iozzi foram alguns dos famosos que compartilharam o desenho. “Acho que viralizou porque o desenho representa conforto, sabe? Que não estamos sós. Que tem gente perto e que a gente pode contar sim um com o outro”, disse Thereza.

30 Out 2018 - 15:00h

Em entrevista ao Achei Sudoeste, o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidária de Brumado (Coopmasb), Amauri Fraga, falou sobre o crescimento produtivo agropecuário na região. Atualmente, a cooperativa conta com 150 famílias cooperadas. Com sede em Brumado, a instituição atua em toda região, fornecendo produtos para a alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo Fraga, o Município é obrigado a comprar na mão dos produtores, no mínimo, 30% da produção.

Nesse sentido, o presidente reforçou que o foco da comercialização é voltado para os órgãos municipais e estaduais. Em Brumado, Amauri afirmou que o potencial é a grande produção de maracujá, além de pequenas áreas de cultivo de pimentão, tomate, abóbora e hortaliças. Para ele, apesar do crescimento, esse potencial poderia estar sendo melhor explorado. “Faltam muitas políticas públicas para que a nossa agricultura se desenvolva cada vez mais”, completou. Para o enfrentamento da seca, Amauri reforçou que a Coopmasb valoriza o produto da agricultura familiar, sempre mantendo o preço que cubra o custo da produção. “Temos a preocupação social para que o agricultor não fique desamparado”, reiterou.

30 Out 2018 - 14:30h

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou na noite desta segunda-feira (29), em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal Sérgio Moro para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Pretendo convidá-lo para o Ministério da Justiça ou – seria no futuro – abrindo uma vaga no Supremo Tribunal Federal, na qual melhor ele achasse que poderia trabalhar para o Brasil”, afirmou Bolsonaro. De acordo com o jornal o Globo, Moro não descarta a possibilidade de aceitar o convite. Ele diz a interlocutores, que a vantagem de integrar a equipe do presidente eleito seria afastar o temor de alguns setores da sociedade de algum tipo de quebra do Estado Democrático e de Direito. escolha do Ministério da Justiça, porém, o levaria para Brasília antes, já que a primeira vaga na Suprema Corte será aberta em 2020, quando o ministro Celso de Mello completa 75 anos.

30 Out 2018 - 14:00h

Mais seis câmeras de monitoramento irão compor o sistema do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) em Brumado. Os equipamentos foram doados ao órgão pelo Município. em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Cicom Brumado, Major Leila Gonçalves, disse que doação irá favorecer bastante o policiamento ostensivo preventivo na cidade. Segundo ela, as câmeras irão se juntar a outras onze que já existem no centro integrado. “Com certeza, a cidade de Brumado estará muito mais policiada”, reforçou. Já o comandante da 34ª CIPM, Major Adriano Souza Dias, informou que o projeto inicial previa trinta câmeras e o objetivo é que o mesmo seja concretizado no próximo ano. “A cidade só ganha com isso. Em todo sistema de segurança pública, seja na ação preventiva feita pela polícia militar, seja na ação de investigação feita pela polícia civil e pelo Departamento de Polícia Técnica, prefeitura na mobilidade urbana, na questão do trânsito, na segurança patrimonial. Toda a cidade de Brumado passa a ganhar”, completou. Para o comandante, comunicação e inteligência são fundamentais para o trabalho da polícia. Por fim, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) destacou a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e das empresas locais para o avanço dos pontos do sistema de monitoramento.

30 Out 2018 - 13:30h

Você é uma daquelas pessoas que após o almoço gosta de tirar um cochilo e caso não consiga dormir um pouquinho durante à tarde passa o resto do dia com a sensação de sonolência? Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health. No entanto, antes do diagnóstico é preciso observar alguns sinais, como quanto tempo duram os cochilos e como o indivíduo se sente ao acordar. Em entrevista a revista Men’s Health, Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa do Sono e Saúde no Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, 60 minutos ou mais de soneca durante o dia é um sinal de que há algo errado com a sua rotina de sono ou com a sua saúde. É comum tentar compensar uma noite mal dormida com um período de descanso durante a tarde, mas o especialista indica que essa compensação não deve se tornar um hábito diário, especialmente se ao acordar o indivíduo se sente tonto e mais cansado. A inércia do sono, como é conhecida esta desorientação, é uma alerta do corpo para anunciar que não está pronto para acordar completamente já que o tempo de descanso não foi o suficiente para recarregar as energias. Além disso, um estudo publicado no American Journal of Epidemiology em 2014 mostrou que as sestas estão associadas ao um risco 32% maior na mortalidade. Mas vale lembrar que não é o hábito de dormir que aumenta o risco e sim a causa que está levando a pessoa a se sentir tão cansada nos períodos diurnos.

30 Out 2018 - 13:00h

Várias ruas da Vila Presidente Vargas, à margem da BR-030, em Brumado, foram devidamente pavimentadas com recursos do Fundef, através do programa Caminho da Escola. Porém, a gestão municipal ignorou uma particularidade de suma importância em qualquer via pública, a acessibilidade. Por se tratar de ruas estreitas, a prefeitura preferiu aplicar o calçamento de uma extremidade a outra das vias, não implantando as calçadas ou passeios por onde devem passar os pedestres. Em alguns trechos, a prefeitura fez aterramentos para nivelamento e acabou deixando várias residências abaixo do nível. Na Rua Manoel Fernandes, por exemplo, o site Achei Sudoeste apurou que os operários da empreiteira responsável pela obra até tinham instalado as guias no intuito de construir as calçadas, porém o próprio prefeito, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), realizou uma vistoria no local e deu ordem para que fossem retiradas as guias e completada a largura de sete metros da rua.

Em outra via, a calçada ficou com apenas um centímetro de largura, com as guias, o popular meio-fio, já coladas nas paredes das residências. “Tinha uma calçada com um pequeno jardim em minha porta, mas eles ignoraram, passaram a máquina e retiraram tudo. Só não tiraram a caixa de distribuição de esgoto. Um absurdo, muita arbitrariedade e falta de respeito conosco”, reclamou a dona de casa Fabiana Alves. Já na casa da dona Cláudia Souza de Carvalho, além da calçada retirada, a prefeitura rebaixou a rua e deixou a garagem sem acesso. As reclamações são reforçadas na Rua Basílio Leite e na Travessa Otacílio Santos. “Preferiram aumentar o nível da rua ao invés de instalar as drenagens, com isso nossas casas sofrem o risco de alagamento nos períodos de chuva. Aceitamos a pavimentação, mas o prefeito não pensou de verdade em quem aqui mora. Não entendo como pode um caminho da escola sem calçadas de passagem para os alunos, que são os pedestres a serem beneficiados e, por outro lado, ter colocado nossas moradias em situação de risco. Já está anunciado: em dias de chuva, nossas casas serão alagadas pela truculência da prefeitura”, disparou o operário da mineração Zevanildo Medeiros.

30 Out 2018 - 12:30h

Os economistas das instituições financeiras baixaram a estimativa de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que passaram a prever uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. As expectativas constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório “Focus”, divulgado na segunda-feira (29) pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. Até último boletim, divulgado na semana passada, a previsão de inflação dos analistas vinha subindo. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro reduziu a previsão de 4,44% para 4,43% para este ano. A expectativa do mercado ainda segue pouco abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2019, os economistas das instituições financeiras mantiveram sua expectativa de inflação estável em 4,22%. A meta central do próximo ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

30 Out 2018 - 12:00h

No último sábado (27), foi realizada a festa de lançamento do Dia Municipal do Empreendedor em Brumado. O evento, realizado na Praça Armindo Azevedo, reuniu cerca de 40 expositores, desde o pequeno ao grande empreendedor local, contando ainda com estandes da agricultura familiar, de cooperativas ligadas aos setores da agricultura e sustentabilidade, prestadores de serviços, praça de alimentação, artesanatos, setor automotivo, capacitação para mototaxistas promovidas pelo Sebrae e Sala Móvel de Informática do Ifba. A abertura do evento contou com a presença de membros da Sala do Empreendedor, bem como da CDL/Brumado e do Balcão Sebrae. Logo após o ato solene de abertura, foi dado como lançado oficialmente o dia do empreendedor em Brumado, com música ao vivo e artistas locais.

Um púbico considerado bom pela organização colaborou com a atmosfera agradável do evento. “Isso foi uma maravilha, foi uma iniciativa muito acertada, tivemos a oportunidade de expor uma linha produtiva que muitos nem sabiam que existia em nossa cidade. Os idealizadores deste dia de empreendedorismo estão de parabéns”, declarou o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidária de Brumado (Coopmasb) Amauri Fraga. “Ficamos muito entusiasmados. É um sucesso direcionado à comunidade brumadense e uma data que entrará para o calendário de eventos local. Foi a primeira edição do dia do empreendedor em nossa cidade, temos muito o que melhorar e fazer crescer essa festa do empreendedorismo. Estão todos de parabéns”, disse Jansen Ricardo, coordenador da Sala do Empreendedor no município. 

30 Out 2018 - 11:30h

Com apenas seis anos, o morador de Paraíso do Tocantins Enzo Ricardo Alves dos Santos Brito já enfrentou uma luta gigante. Em junho do ano passado, ele descobriu um tumor na cabeça. Passou por uma cirurgia que durou nove horas e 32 seções de radioterapia, corria o risco de morrer, mas sobreviveu, sem qualquer sequela. Para celebrar a vitória, fez um ensaio fotográfico: “Ele é um milagre de Deus”, disse a mãe Bruna Alves dos Santos. A luta de Enzo começou com apenas 5 anos. Em junho de 2017, ele começou a ter sintomas de vômitos e depois fortes dores na cabeça. Bruna e o marido, o vendedor Rogério Aves Brito, chegaram a pensar que ele estivesse com problemas no estômago. Dias depois, quando a família estava em Palmas, o menino passou mal e precisou ser levado ao Hospital Infantil. Foi submetido a exames e descobriu o tumor.

“Já estava avançado, do tamanho de uma laranja”, relatou a mãe. A família conseguiu que o menino fizesse o tratamento em Barretos. No dia 13 de julho do ano passado, ele entrou para a sala de cirurgia às 8h e só saiu às 17h para retirar o tumor. “Os médicos disseram que o risco de morte era grande, que ele poderia ficar sem falar, andar, com olho torto”, disse. A esperança da mãe foi renovada após a cirurgia. Ao entrar na UTI, ela ouviu o filho falando e pedindo água. Depois do procedimento, mãe e filho passaram um ano em Barretos para continuar o tratamento.

Em julho desse ano, mãe e filho voltaram para Paraíso do Tocantins. Enzo está no 1º ano do ensino fundamental, frequentando as escolas, com algumas restrições e cuidados, mas sem qualquer sequela. Na última quinta-feira (25), a família fez um ensaio fotográfico para celebrar a vitória. Nas fotos, Enzo estampa um sorriso de alegria e carrega nas mãos uma plaquinha com a frase: “Eu venci o câncer”.