Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2018

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu antecipar para esta terça-feira (30) a entrada em vigor do teto de R$ 1,5 milhão para financiamento de imóveis com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A decisão foi tomada em reunião do CMN nesta segunda-feira (29). De acordo com o G1, o Sistema Financeiro de Habitação oferece juros mais baixos (limitados a até 12% ao ano mais Taxa Referencial) e o cliente pode usar recursos do FGTS para dar entrada no imóvel ou amortizar o saldo devedor. Em julho, o governo tinha anunciado a elevação do teto para R$ 1,5 milhão, mas a mudança só valeria a partir de 1º de janeiro de 2019. Nesta segunda, o conselho decidiu antecipar em dois meses a medida.

Livramento de Nossa Senhora: Morre a professora Arlete da Silva Aguiar Foto: Reprodução/Facebook

A professora Arlete da Silva Aguiar, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, morreu no último domingo (28), no Hospital de Base em Vitória da Conquista devido problemas de saúde. Arlete lecionava na Escola Municipal Dona Tina. A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias. Nesta segunda-feira (29) as aulas foram suspensas na cidade.  “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Arlete da Silva Aguiar, que lecionava na Escola Municipal Dona Tina. Que Deus, em sua infinita bondade, acalente e conforte o coração dos familiares. Em face dessa prematura perda está decretado luto oficial de três dias”.

Maetinga: Homem natural de São Paulo é preso ao ser flagrado com cocaína em ônibus Foto: Divulgação/PM

Nesta segunda-feira (29), em atividades ostensivas nas cidades de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordaram um ônibus às margens da BA-623, em Maetinga. No coletivo, o passageiro Marcos Cruz, natural do estado de São Paulo, foi preso em flagrante com vários sacos de substância análoga à cocaína. O material, que seria comercializado na região, estava na mochila do passageiro. Este foi apresentado, juntamente com a droga, na sede da delegacia de polícia de Presidente Jânio Quadros.

Fernanda Cardoso celebra seis anos do consultório Dentes Claros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Providencialmente no dia 25 de outubro, a odontóloga Fernanda Cardoso realizou uma dupla celebração: o dia do dentista e os seis anos de atuação com o Consultório Dentes Claros em Brumado. A festa foi da dentista, mas o presente quem recebeu foram os pacientes e amigos que saborearam salgados e bolo e ainda receberam brindes de recordação ofertados pelo consultório. A mineirinha de sorriso espontâneo aproveitou para agradecer a comunidade brumadense pela acolhida e confiança em seu trabalho, que visa levantar a autoestima com os tratamentos dentários que proporcionam sorrisos mais belos e mais satisfação com a aparência e apresentação em público.

Fernanda Cardoso celebra seis anos do consultório Dentes Claros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O sorriso é o retrato da alegria da alma e um bom sorriso, com os dentes bem cuidados, nos dá uma sensação maior de segurança e aceitação de quem nos rodeia. Sorrir faz bem pra saúde do corpo e da alma, por isso nos preocupamos em ofertar um atendimento com excelência de qualidade. Só tenho a agradecer a Deus por me dar essa formação que proporciona essa satisfação às pessoas. Agradeço também aos brumadenses por aceitarem a minha proposta profissional e parabenizo a todos os dentistas de Brumado e região pela passagem do nosso dia”, disse a odontóloga, que celebrou ao lado de pacientes e amigos.

Moradora que teve casa destruída por incêndio recebe novo imóvel da prefeitura de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, Elisete Souza, conhecida como Zete, teve a sua casa totalmente destruída após um curto-circuito ocorrido em maio. Na sexta-feira (26), o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, e o secretário de assistência social, Ricardo Alves, entregaram uma casa nova para a moradora. A equipe da secretaria e o gestor acolheram a dona de casa e promoveram uma cerimônia para entrega do imóvel. A nova casa foi erguida com toda estrutura em alvenaria, rebocada e pintada por dentro e por fora, além de toda parte elétrica em conformidade com as normas.

Votos brancos, nulos e abstenções batem recorde no pleito Foto: Nelson Júnior/Veja

Os mais de 11 milhões de brasileiros que votaram em branco e nulo no segundo turno das eleições 2018, realizado neste domingo, 28, equivalem à população de um país como Portugal. Eles representam 9,5% dos 147,3 milhões de eleitores brasileiros. Jair Bolsonaro, candidato do PSL, foi o vencedor, escolhido por 57,7 milhões de brasileiros, e Fernando Haddad (PT) foi opção de outros 47 milhões. De acordo com a Veja, por sua vez, outros 31 milhões de brasileiros deixaram de ir votar — ou 21,30% do eleitorado. Somados aos brancos e nulos, 42,1 milhões não escolheram um dos dois candidatos para ser o 38º presidente eleito democraticamente pelo País. Esse é o maior índice desde a redemocratização do Brasil. Nas eleições presidenciais de 1989, brancos e nulos somaram 5,8% do eleitorado — equivalente a 4 milhões de pessoas —, enquanto abstenções somaram 14,4% do eleitorado, quase 12 milhões de pessoas. a comparação com as eleições presidenciais de 2014, houve pequeno avanço na soma entre brancos e nulos. Naquele ano, 9,64% optaram por não votar em Aécio Neves ou Dilma Rousseff. Também naquele pleito, 19,39% dos eleitores deixaram de ir às urnas, o equivalente a mais de 27 milhões de pessoas.

Dia de eleição no 2º turno foi de tranquilidade em Brumado, diz juiz eleitoral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O dia de votação no 2º turno das eleições para presidente do Brasil foi bastante tranquilo nas cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz eleitoral Rodrigo Brito declarou que não houve registro de problemas com a urnas eletrônicas e nem alterações que provocassem tumultos nos locais de votação. Com a escolha de apenas um dentre dois candidatos, a votação foi rápida e sem a formação de filas e aglomerações nas seções de votação. Repetindo o resultado do primeiro turno, o candidato do PT, Fernando Haddad teve a maioria dos votos do eleitorado regional. A apuração durou menos de 2 horas e meia, o que logo concluiu as atividades dos técnicos no Fórum Eleitoral local.

Reformar Previdência é prioridade no novo governo, diz Paulo Guedes Foto: Agência Brasil

O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro (PSL), disse neste domingo (28) que a mudança do modelo da economia será focada em três “grandes itens” para controle dos gastos públicos. Segundo Guedes, a prioridade será reforma da previdência. “O primeiro grande item: a previdência. Precisamos de uma reforma da previdência. O segundo grande item do controle de gastos públicos: as despesas de juros. Vamos acelerar as privatizações porque não é razoável o Brasil gastar 100 bilhões de dólares por ano de juros da dívida. O Brasil reconstrói uma Europa todo ano (...) O terceiro é uma reforma do estado, são os gastos com a máquina pública. Nós vamos ter que reduzir privilégios e desperdícios”, explicou. Guedes citou ainda outras medidas como simplificar e reduzir impostos, eliminar encargos e impostos trabalhistas sobre a folha de pagamentos para gerar, em dois ou três anos, 10 milhões de empregos novos. Segundo o guru econômico de Bolsonaro, o principal problema do país é o descontrole de gastos públicos, que “corrompeu a política e travou o crescimento econômico”.

Intermunicipal de futebol: Sem inspiração, Brumado sucumbe diante de Itamaraju

Jogando dentro dos seus domínios no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, a seleção Brumado se mostrou sem inspiração e acabou sucumbindo diante da forte seleção de Itamaraju, em partida disputada na tarde do último sábado (27), válida pelas oitavas de final do Intermunicipal de Futebol 2018. Um bom público compareceu ao estádio e não conseguiu reconhecer o time da casa, que até então vinha realizando boas atuações em seu mando de campo. O primeiro tempo pareceu o jogo de um time só, com o visitante atacando a todo o momento e Brumado só se defendendo. Quando chegava ao ataque, apenas alçava bolas na área, o que facilitava a defesa adversária. De tanto insistir, não demorou para Itamaraju fazer dois gols na primeira etapa e o resultado só não foi mais amplo porque o goleiro Rahy ainda conseguiu impedir dois lances cara a cara em sua área. Diga-se de passagem que o único chute a gol do time brumadense no primeiro tempo foi exatamente do goleiro Rahy, que esbarrou na barreira, o que forçou o técnico Fernando Santo, o Fezinho, a fazer duas substituições antes dos 30 primeiros minutos de jogo - ainda assim, o time não conseguiu avançar ao ataque. No segundo tempo, não mudou muita coisa e logo Itamaraju já estava com 4x0 a seu favor, parecia que a goleada seria ainda mais elástica, já que não havia reação do time local. O lampejo veio tarde, aos 38 minutos, em um lance de bola parada, com boa cobrança de falta de Leozinho e ajuda da barreira, Brumado enfim tirou o zero do marcador - três minutos depois, foi a vez de Zé Márcio invadir a área e, na disputa contra dois marcadores, conseguiu chutar de bico em diagonal, tirando qualquer chance de defesa do arqueiro adversário. Placar final Brumado 2x4 Itamaraju. Ao final, o técnico Fezinho e o atacante Zé Márcio disseram em entrevista ao site Achei Sudoeste que o time esteve realmente irreconhecível, mas que ainda acreditam em uma virada na partida de volta em Itamaraju. “Assim como eles nos derrotaram aqui, nós também podemos derrotar eles lá. Dois gols de diferença não é um bicho de sete cabeças, vamos recobrar o ânimo do nosso time e tentar reverter esse placar desfavorável. Ainda estamos na competição!”, disse o atacante brumadense.

Semana começa com céu nublado e previsão de pancadas de chuva em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A semana começou com céu encoberto de nuvens nesta segunda-feira (29), em Brumado. Os serviços de meteorologia preveem que haverá pancadas de chuva nos próximos  dias, acompanhadas de relâmpagos e trovões. De acordo com várias estações meteorológicas, é grande a possibilidade de chuva no início da tarde de hoje (29), no município, e o acumulado da precipitação pluviométrica pode chegar a 42%. As previsões também apontam bastante chuva nos demais municípios vizinhos, na microrregião brumadense. Até a metade da manhã desta segunda-feira, Brumado registrava temperatura de 27ºC.

Homem é preso ao tentar enviar R$ 30 mil em notas falsas pelos Correios Foto: Reprodução/TV Tem

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com R$ 30 mil em notas falsas em uma agência dos Correios em Nhandeara, no interior de São Paulo. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito tentava despachar vários envelopes pelo correio com cédulas de R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100, que seriam enviados para os Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Os funcionários da agência desconfiaram da ação, porque ele já teria feito outras postagens nos últimos dias, conforme informado pelos policiais. O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto (SP), por ser um crime contra a União, e vai responder por distribuição de cédulas falsas. A PF vai investigar a origem do dinheiro.

Caetité: Prefeito realiza reunião de emergência para discutir crise Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o prefeito de Caetité, Aldo Gondim (PSB), realizou uma reunião com membros do primeiro escalão com o intuito de tentar encontrar um caminho para resolver os problemas da cidade. As constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teriam sido abordadas na reunião. De acordo com informações do Portal da Transparência, o município possui mais de 2.300 funcionários, sendo mais de 950 servidores efetivos. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que, apesar da crise, não haverá demissão em massa, mas alguns casos serão reavaliados. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité, Vagnelson Ribeiro, disse que o gestor trabalha com 57% dos gastos, quando o permitido é 54%. Segundo Ribeiro, o gestor desconta o consignado dos servidores, mas não repassa ao banco. O município ainda enfrenta problemas para honrar compromissos com fornecedores.

STJ libera temporariamente as placas do Mercosul Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, autorizou o emplacamento de veículos no Brasil com o novo modelo de placas do Mercosul. A decisão foi tomada a pedido da União, e permanece até que seja julgada em todas as instâncias a ação civil pública que questiona a adoção das placas. A decisão do presidente do STJ suspende a liminar de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no último dia 10.

Ibipitanga: Mobilização reúne centenas de pessoas contra demissão em massa de servidores municipais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última quinta-feira (25), uma grande mobilização ocorreu na cidade de Ibipitanga, a 235 km de Brumado, em apoio aos cerca de 300 funcionários que podem ser demitidos da prefeitura. A possível demissão em massa se deve ao ex-vice-prefeito Aluísio Antônio Mendes de Araújo, que, desde que perdeu a eleição no último pleito para prefeito, tem disseminado acusações e formalizado denúncias no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e no Ministério Público. Assim sendo, o gestor se viu obrigado a acatar a deliberação do TCM, estando na iminência de despedir centenas de funcionários. A decisão tem gerado um clima de indignação não somente nos funcionários prejudicados, como também em grande parcela da população. De acordo com o Eco, a mobilização reuniu diversas pessoas que carregaram cartazes, proferiram frases de protesto e pediram mais humanidade. O prefeito da cidade destacou que, desde que assumiu a prefeitura, tem buscado meios legais para o ajustamento do quadro. “Nossa maior preocupação é social. Uma demissão em massa, conforme quer promover o candidato derrotado, instigando a intransigência dos órgãos, irá provocar um efeito devastador em nosso município”, declarou.

Fogão explode e cozinha de pousada é destruída por incêndio em Feira de Santana Foto: Reprodução/TV Bahia

Um incêndio destruiu a cozinha de uma pousada em Feira de Santana, no sábado (27). O fogo começou depois de uma explosão no fogão. De acordo com o G1, funcionários estavam no local quando houve a explosão, mas ninguém se feriu. Até a chegada do corpo de bombeiros, os próprios funcionários tentaram controlar o incêndio utilizando a água das piscinas da pousada. O corpo de bombeiros suspeita que a explosão ocorreu após um vazamento de gás, mas disse que a causa só será conhecida depois de perícia.

Sebrae exalta crescimento do empreendedorismo em meio à crise e Brumado ganha evidência no estado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Sebrae Regional, Josinete Viana, destacou que o país vive um momento difícil, em que houve uma crescente no número de desempregados. Segundo ela, por conta disso, o empreendedorismo tem sido uma alternativa para muitas pessoas em meio à crise, as quais decidem empreender a fim de gerar emprego e renda. “A gente tem uma crescente no número de abertura de algumas empresas, principalmente quando analisamos o número de formalidades no microempreendedor individual”, afirmou. Nesse sentido, Viana disse que o Sebrae tem procurado apoiar esse empresário com o objetivo de que o mesmo possa estruturar o seu negócio, deixando de empreender por necessidade, mas sim por oportunidade. Brumado, após o advento da Sala do Empreendedor, ganhou evidência no segmento no estado. Conforme destacou a coordenadora, a sala é um instrumento fundamental para apoiar o empresário local. Nela, o mesmo terá acesso a informações e orientações que antes estavam espalhadas. “Hoje, você centraliza esse conhecimento e facilita que o empreendedor tenha acesso a isso. Brumado realmente abraçou a ideia da Sala do Empreendedor”, avaliou, ressaltando a importância do pequeno empresário para o crescimento estratégico do município.

Com 685,6 mil toneladas, o agronegócio representou 48,5% do total das exportações baianas no mês de setembro. O valor total das exportações foi de US$ 728,7 milhões, sendo US$ 353,3 milhões provenientes do agronegócio. De acordo com o G1, de janeiro a setembro deste ano, a Bahia exportou US$ 3,03 bilhões em mercadorias do agronegócio, o que representa um crescimento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2017. As informações são da assessoria econômica da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Entre os setores com maiores participações para esse resultado positivo estão o complexo soja (14% de aumento) e produtos florestais (16,6%). Outros setores também apresentaram crescimento significativo, entre eles os produtos hortícolas e leguminosas (1.012,2%); produtos oleaginosos - exclui soja - (74,2%); e carnes (70,2%). A China é o principal parceiro comercial das exportações do agronegócio da Bahia. No acumulado do ano foi exportado cerca US$ 1,63 bilhão para esse país, representando 54% do valor total do segmento. O segundo maior destino foram os Países Baixos, com US$ 167,4 milhões e 5,5% de participação. A França vem em terceiro lugar, com US$ 150,7 milhões e 5% do total, seguido da Coréia do Sul com US$ 147,7 milhões e 4,9% na participação.

Ibicoara: Veículo da Secretaria de Saúde cai em rio e duas pessoas morrem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo da Secretaria de Saúde de Ibicoara se envolveu em um acidente na noite da última terça-feira (23), próximo à comunidade de Capãozinho, zona rural de Mucugê, na Chapada Diamantina. De acordo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, no veículo viajavam, além do motorista, um passageiro, um paciente que tinha ido realizar exames em Seabra e um acompanhante. O veículo teria caído em um local conhecido como Ponte de Adelino. Com o impacto, o paciente e seu irmão, identificados como Ronildo Silva Ribeiro Lima e Elito Ribeiro Ferreira, não resistiram e morreram no local. O motorista e o passageiro ficaram feridos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) steve no local realizando os procedimentos cabíveis. A Prefeitura de Ibicoara emitiu uma nota de pesar lamentando o ocorrido.

Praticook: Refeições saudáveis para todas as horas do dia

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Ministério Público instaura inquérito para apurar ineficiência no abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado resolveu instaurar Procedimento Preparatório Para Inquérito Civil a fim de constatar se o abastecimento de água na cidade estaria sendo suficiente, ou seja, se respeita os 40 litros/dia por habitante, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde. O procedimento foi aberto com base em representação subscrita por uma cidadã, segundo a qual é recorrente a falta de água em diversas localidades do município. O Gerente do Escritório Regional da Embasa deverá informar quais as medidas adotadas e previstas para evitar o desabastecimento de água na cidade, se a distribuição atual respeita o recomendado e se a rede de abastecimento existente é adequada à prestação do serviço ou necessita de reformas. As secretarias municipais de educação e saúde também deverão relatar as ocorrências de prejuízos à prestação do serviço nas escolas e nos postos de saúde em função da falta de água.

Brumadenses vão às ruas comemorar a vitória de Jair Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os brumadenses foram às ruas na noite deste domingo (28) comemorar a vitória de Jair Messias Bolsonaro (PSL), eleito presidente do Brasil. Assim como nos demais municípios da Bahia, o petista Fernando Haddad recebeu a maioria dos votos em Brumado e nas cidades de Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral. Tão logo foi anunciada a vitória de Bolsonaro, os eleitores brumadenses, vestidos com camisas e bandeiras do Brasil, inciaram uma grande queima de fogos, seguida de uma prolongada carreata, com concentração na Praça Coronel Zeca Leite, onde por diversas vezes se repetiu o Hino Nacional e jingles de campanha do presidente eleito. Houve momentos de emoção com um longo abraço dos vitoriosos ao som da trilha batizada de hino da vitória, em homenagem a Ayrton Senna. “Sentimento de esperanças renovadas na expectativa de um Brasil melhor. Não dava mais pra continuarmos insistindo no mesmo erro, mas agora vamos torcer para que o novo presidente, com sua equipe e plataforma de governo, venha realmente a resgatar o nosso orgulho de dizer que somos brasileiros”, comentou o locutor Renato Santos ao site Achei Sudoeste.

Brumado: Juiz defende que celeridade não compromete resultados dos processos no Juizado Especial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, muitos julgamentos estão sendo realizados através do Juizado de Pequenas Causas, bem como conciliações por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz Rodrigo Britto ressaltou que o Cejusc não tem a finalidade de concluir o processo, mas sim pacificar o conflito, tirando a frieza da lei e trazendo a possibilidade de reconciliação entre as partes. O magistrado destacou que tem sido obtidos bons resultados com a instalação do centro judiciário na cidade, inclusive com a resolução de conflitos em várias áreas, desde criminal a causas cíveis. Como parte desse processo, foram realizados quatro dias intensos de conciliação tributária, durante os quais também foram alcançados resultados excelentes para o município no sentido de arrecadação de tributos. “É um trabalho muito efetivo”, completou. Com relação ao Juizado de Pequenas Causas, o juiz informou que, quando o mesmo foi iniciado, havia 4.700 processos no total, dos quais 3.700 estavam pendentes de despacho. Hoje, são 2.200 no total, uma redução de mais da metade do acervo, inclusive com o julgamento de processos que haviam sido iniciados há dez anos, bem como apenas 70 pendentes de despacho. “É um resultado de celeridade muito bom”, disse, reforçando que a agilidade não compromete os resultados obtidos.

'Agora, sim. Deus é brasileiro', diz prefeito de Brumado após vitória de Jair Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), comemorou a vitória do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) para a presidência da república. Sem declarar abertamente o seu voto, Vasconcelos utilizou do aplicativo de mensagens WhatsApp para expressar a sua intenção na eleição de Bolsonaro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em um grupo do aplicativo, após o anúncio oficial da eleição de Jair, Eduardo comemorou a vitória do novo presidente do Brasil. “Agora, sim. Deus é brasileiro”, escreveu o gestor brumadense. No mesmo grupo, Vasconcelos postou vídeos provocativos a petistas.

'Agora, sim. Deus é brasileiro', diz prefeito de Brumado após vitória de Jair Bolsonaro
2º Turno: Haddad conquista 67,82% dos votos válidos em Brumado Foto: Reprodução/Vermelho

Apesar de ter perdido as eleições 2018, o petista Fernando Haddad, obteve 67,82% dos votos válidos no município de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Haddad conquistou 25.911 votos na capital do minério neste segundo turno. Já o novo presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), foi lembrado por 12.294 eleitores na cidade, com 32,18% dos sufrágios. Votos brancos foram 458 (1,11%) e nulos 2629 (6,37%). Em relação ao primeiro turno das eleições, Haddad e Bolsonaro cresceram suas votações na capital do minério.

Arquivo