Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

26 Out 2020 - 16:30h

Um motorista de um carro foi preso após ser flagrado com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa na BR-242, altura de Seabra, na Chapada Diamantina, neste domingo (25). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele confessou que comprou o documento por R$ 3 mil. De acordo com G1, o flagrante ocorreu no Km-414, onde os agentes deram ordem de parada ao veículo e solicitaram em os documentos do carro e a CNH do motorista. Após realizada a consulta nos sistemas da PRF, foi verificado que a carteira apresentada pelo condutor não possuía registro no banco de dados dos órgãos de trânsito. Foi então que o homem contou sobre a compra. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra (BA).

26 Out 2020 - 16:00h

Na tarde do último domingo (25), a guarnição de serviço no Destacamento de Polícia Militar de Érico Cardoso, 144 km de Brumado, deslocou-se a fim de averiguar uma ocorrência durante um evento de carreata. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no local, um dos apoiadores do partido adversário estava em seu veículo utilizando som com músicas políticas do partido contrário, atrapalhando a continuidade do ato político. A polícia orientou que o mesmo desligasse seu som, pois aquele momento não era o dia da coligação a qual apoiava e, prontamente, os policiais foram atendidos. Na oportunidade, as pessoas que estavam no meio do conflito foram orientadas a seguirem aos seus destinos, para que assim fossem evitados maiores problemas entre as partes. Ainda na cidade, durante à noite, a polícia diligenciou para averiguar denúncias sobre descumprimento da sentença eleitoral exarada no dia 24 de outubro, de que a coligação que não estava autorizada a realizar atos políticos. Foram feitas rondas nas localidades rurais de Fazendinha do Brejo, Angico, Mangueira, Malhadinha, Cachoeira Grande, Povoado da Barra, Lagoinha e Abadia. Contudo, os policiais constaram que nessas localidades não havia movimentos políticos da coligação partidária contrária a que foi permitida realizar atos políticos.

26 Out 2020 - 15:30h

O novo decreto de calamidade pública feito pelo Governo da Bahia foi reconhecido pelo Governo Federal. A publicação consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26). De acordo com o G1, o decreto facilita o acesso a recursos federais por parte dos municípios baianos via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o combate ao novo coronavírus. O reconhecimento foi divulgado em portaria publicada no Diário Oficial desta segunda, assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Na prática, o decreto reduz a burocracia para acelerar as etapas de liberação do dinheiro. O documento contempla todos os municípios baianos. As 417 cidades da Bahia registram casos da Covid-19. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo governo em abril, e que tinha validade até 7 de outubro, data em que o governador Rui Costa anunciou que enviaria para o Governo Federal o documento do segundo decreto. O destino do recurso fica a cargo do gestor, podendo ser usado para a compra de cestas básicas ou aquisição de itens de higiene. Não há um valor pré-determinado.

26 Out 2020 - 15:00h

Na tarde do último domingo (25), guarnições da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocaram-se até a localidade de Tabuleiro, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, para averiguar denúncias de aglomeração de pessoas com som automotivo em alto volume, além de brigas entre pessoas de partidos políticos divergentes, com um número significativo de participantes sem uso de máscaras. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o evento descumpre a Portaria nº 05/2020, da 101ª Zona Eleitoral, e as resoluções sanitárias expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). No local, a polícia identificou três veículos com som em alto volume ligados. Foram feitas abordagens a pessoas e estabelecimentos e dispersada a aglomeração.

26 Out 2020 - 14:30h

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram, nesta segunda-feira (26), que a vacina que estão desenvolvendo contra a Covid-19 induziu “uma forte resposta imune” em idosos durante testes de fase 2 feitos no Reino Unido. Os resultados preliminares dos testes serão publicados “nas próximas semanas” em revista científica, segundo a Oxford. De acordo com o G1, a vacina de Oxford é uma das quatro que passam por testes de fase 3 no Brasil – a última etapa antes que possa ser liberada para uso geral. No Reino Unido, ela foi testada em pessoas com idades de 56 a 69 anos e em um segundo grupo, com idosos com 70 anos ou mais. Os resultados preliminares dos testes foram discutidos pelo pesquisador Andrew Pollard, um dos coordenadores do estudo na universidade, em uma conferência.

26 Out 2020 - 14:00h

A coligação “Vem Com a gente”, de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, ajuizou uma representação contra a coligação “O Progresso Não Pode Ser Interrompido”, dos candidatos Terezinha Baleeiro (PP) e César Paca (PP). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na ação, a coligação informou que os representados estão mantendo propaganda irregular na fachada do Comitê Central, com as fotografias dos referidos candidatos, acompanhadas dos nomes, número, sigla partidária, símbolos e frases de efeito, que superam 4m². A autora destacou que o comitê central tem localização privilegiada, no centro da cidade, o que potencializa os efeitos visuais e deletérios da propaganda, gerando desequilíbrio entre os concorrentes. O juiz Genivaldo Alves Guimarães, a 90ª Zona Eleitoral, concedeu a tutela de urgência e determinou a citação e intimação dos representados ou do seu advogado, para em até uma hora após a intimação retirem a propaganda irregular, ou providenciem a sua adequação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, sem prejuízo de outras medidas, entre elas apreensão do material empregado na prática ilícita.

26 Out 2020 - 12:00h

Em rondas ostensivas na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a polícia foi informada pela Central de Operações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) que havia ocorrido uma agressão contra mulher no Bairro Benito Gama. Nas imediações, os policiais avistaram a vítima, que informou que havia sido agredida pelo seu companheiro e que o mesmo se encontrava na sua casa. De imediato, deslocaram-se até a residência, onde o agressor confessou o crime. A vítima apresentava hematomas no olho direito, sendo conduzida à Delegacia Territorial de Livramento, juntamente com o agressor, para serem tomadas as medidas cabíveis. A vítima também foi levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento e exame de corpo e delito.

26 Out 2020 - 11:30h

Dois caminhões que haviam sido roubados e mais uma terceira carga, de peças de panelas de pressão, foram recuperados na sexta-feira (23). Os veículos estavam escondidos sob lonas, em uma fazenda na zona rural de Encruzilhada, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, um dos veículos era um caminhão carregado de peças de ventiladores industriais, roubado na última terça-feira (20), na BR-251. O outro, um caminhão carregado com gesso, foi roubado na mesma rodovia, em data não informada. Também foi recuperada uma carga de peças de panela de pressão. Os caminhões e as cargas estavam escondidos sob lonas em um local próximo ao povoado de Mocó, no Km-918 da BR-116, zona rural de Encruzilhada. A polícia chegou ao local após investigações prévias. Nenhum suspeito estava no local durante a recuperação dos veículos. Os proprietários dos bens foram contatados para restituição. Funcionários da fazenda onde os caminhões foram encontrados foram intimados e caso é investigado pela polícia.

26 Out 2020 - 11:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, indeferiu a candidatura da vereadora Maria Aparecida Barros dos Santos (PDT) para o pleito municipal de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Guimarães seguiu o parecer opinativo do Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo indeferimento do pedido, pois o Cartório Eleitoral identificou a ausência de prova da regular filiação partidária, razão pela qual a pré-candidata foi notificada a se manifestar. De acordo com o MPE, conquanto regularmente intimada a suprir o vício, ela não cumpriu satisfatoriamente a diligência, pois apenas apresentou uma ficha de filiação partidária inautenticada. Ainda de acordo o MPE, tal documento, por ter sido produzido unilateralmente, destituído de fé pública, pela candidata ou partido, é insuficiente a demonstrar sua condição de filiada, pois pode, inclusive, ter sido preenchido após o registro, sem demonstração sobre o lapso de filiação exigido pela normativa. “Enfim, não demonstrada a condição de elegibilidade, indefiro o requerimento de registro de candidatura”, sentenciou Genivaldo.

26 Out 2020 - 10:30h

Sem alarde, sob a Lua minguante do início de setembro, começou no Rio de Janeiro uma nova frente de combate à Covid-19. Cobertos da cabeça aos pés por EPIs, cientistas da Fiocruz entraram numa floresta do Maciço da Pedra Branca, em Jacarepaguá, com um objetivo: capturar morcegos. De acordo com o jornal o Globo, o interesse se explica: acredita-se que um vírus de morcego deu origem ao Sars-CoV-2. Ainda se sabe pouco sobre isso, e uma maneira de aprender é descobrir se os morcegos da Mata Atlântica foram infectados. Além disso, o grupo da Fiocruz também tenta identificar e, claro, prevenir o alastramento de outros vírus com potencial de causar pandemias. Alinhado com estudos mundiais em curso da África à Ásia, o projeto é liderado pela Fiocruz Mata Atlântica em colaboração com os laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz e tem o apoio da fundação de fomento à pesquisa do estado, a Faperj. O estudo, que inclui outros animais, combina investigação em laboratório com trabalho de campo. Este impõe a necessidade de se locomover pela mata de avental, máscara, face shield e lanterna de cabeça. No Rio, se acrescenta a dificuldade do calor, intenso mesmo numa noite de fim de inverno. Mais de 200 tipos de coronavírus já foram descobertos em morcegos no mundo todo. Segundo o relatório “Prevenindo a próxima pandemia”, do Programa de Meio Ambiente da ONU, eles são a provável origem de todas as linhagens conhecidas, inclusive as que geraram a Sars (síndrome respiratória aguda grave) e a Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio). Os mamíferos voadores também estão associados a outros vírus, como o ebola.

26 Out 2020 - 10:00h

No último sábado (24), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu denúncias, através de áudios, vídeo e fotos, de uma passeata de cunho político ocorrida na noite de sexta-feira (23), no Distrito de Caraguataí, em Jussiape, a 121 km de Brumado. O ato político visto nas imagens denota aglomerações de pessoas, o que infere no descumprimento da Portaria nº 05/2020, publicada pelo juiz eleitoral Gleison Soares, da 101ª Zona. Também fere as normas estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e pelo Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública, que tratam das medidas sanitárias que devem ser acatadas durante as eleições municipais no estado.

26 Out 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

26 Out 2020 - 09:00h

O candidato a prefeito da cidade de Ibiassucê, Manoel Adelino Gomes de Andrade (PT), o Neto, renunciou à candidatura. A divulgação da renúncia ocorreu após a Justiça Eleitoral indeferir a o seu pedido de registro de candidatura. Neto estava concorrendo ao cargo pelo Partido dos Trabalhadores-PT. “Ciente de que a presente renúncia não constitui confissão dos atos contidos nas impugnações de registro de candidatura movida pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação “O Trabalho Vai Continuar””, escreveu Andrade. Em sua página no Facebook, o ex-candidato tranquilizou os correligionários ao dizer que a coligação “Unidos para Ibiassucê” terá candidatura própria para a disputa eleitoral. 

26 Out 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

26 Out 2020 - 08:00h

O candidato a vereador Milton Pereira dos Santos (PDT), o Zé Everaldo, teve a sua candidatura ao cargo de vereador pelo município de Brumado, indeferida na última sexta-feira (23), pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia manifestado pelo indeferimento do pedido devido a irregularidades na solicitação do candidato. Segundo o MPE, ele já tinha disso candidato a vereador e não apresentou suas contas de campanha à Justiça Eleitoral nas eleições de 2008. De acordo com informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, o pedetista não cumpriu o prazo determinado pela justiça eleitoral para a substituição da foto de urna, observando as disposições constantes do art. 27, II, d, da Resolução TSE 23.609/2019, no que diz respeito à utilização de adornos, pois ele aparece usando boina. “Enfim, diante da ausência de quitação eleitoral e de cumprimento das outras determinações, indefiro o pedido de registro de candidatura”, sentenciou Guimarães.

26 Out 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

26 Out 2020 - 07:00h

Na madrugada do último sábado (24), a polícia se deslocou ao Bairro Passa Quatro, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, onde estava acontecendo uma festa de grandes proporções, com aglomeração de pessoas e som automotivo em alto volume. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no interior de uma área privada, um homem se identificou como o responsável pelo evento. O indivíduo abaixou o som acoplado em um VW/fusca após a guarnição determinar, porém, quando a viatura da PM saiu das proximidades, recebeu novas denúncias. Os policiais então retornaram ao endereço e conduziram os organizadores do evento. Nas imediações, a polícia visualizou outro evento sendo realizado, também com som automotivo em alto volume. O proprietário foi identificado e também conduzido para a Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.

26 Out 2020 - 05:40h

O município de Caetité, a 100 km de Brumado, tem a sua primeira pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o registro foi realizado nesta segunda-feira (26) e o resultado será divulgado no próximo domingo (01). Sob o número BA-03292/2020, o levantamento vai trazer a intenção de voto para o cargo de prefeito do município. Entre os postulantes ao executivo estão: Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSD), Eder Adriano Neves David (DEM), Valtécio Neves Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta Souza (PSOL).  Serão entrevistadas 600 pessoas na sede e zona rural. A contratante é a empresa Rádio Alvorada Ltda, da cidade de Guanambi, e a Fernandes Consultoria realizará a sondagem na cidade.

26 Out 2020 - 00:00h

Em Lagoa Real, a 80 km de Brumado, a Coligação “Liberdade, Dignidade e Competência” e o Partido Movimento Democrático (MDB) celebraram um acordo com o objetivo de que não seja realizado nos limites do município qualquer ato de propaganda eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acordo tem como fundamento as resoluções do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e do Ministério Público Estadual (MPE) para evitar a proliferação do novo coronavírus. A ata da reunião em que foi celebrado o acordo foi submetida ao juízo da 63ª Zona Eleitoral para acolhimento e produção de efeitos jurídicos e legais. O juiz José Eduardo das Neves Brito acolheu o documento e suspendeu os eventos de campanha na cidade. Ainda determinou multa de R$ 40 mil em caso de descumprimento da medida. O valor foi estipulado pelos próprios partidos durante a reunião.

25 Out 2020 - 19:15h

Neste domingo, 25 de outubro, o município de Brumado registra 2263 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7311. Entre os diagnósticos: 10 internações, 27 óbitos, 260 pacientes em tratamento e 1976 recuperados. No momento, 109 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.