Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2020
Geriatra Hernan Carlos integra o time de médicos da Clínica Exame em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Agora, a Clínica Exame conta com o médico geriatra Hernan Carlos em seu rol de profissionais. O geriatra é o médico que se especializou para o atendimento de pessoas idosas. Segundo Carlos, além de tratar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, esquecimento e dores crônicas, o geriatra trabalha o paciente como um todo, com o objetivo de lhe proporcionar autonomia, independência e qualidade de vida. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Guanambi: Mulher de deputado federal quebra cinco costelas em acidente Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última segunda-feira (19), um acidente envolvendo três veículos na Rua Nilza Fernandes Cardoso, no Bairro Paraíso, em Guanambi, a 141 km de Brumado, deixou Jaylma Rocha Ribeiro, esposa do deputado federal Charles Fernandes (PSD), ferida. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e encaminhada para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ainda de acordo com a polícia, os outros dois envolvidos no acidente são: o empresário Almir Rogério Cesário dos Reis, que conduzia um veículo ILR/Discovery, e Marivaldo Lopes de Souza, que conduzia uma moto Honda/CG 125 Fan. Jaylma quebrou cinco costelas e deverá permanecer internada por cinco dias.

Brumado: Operação Pipa é retomada após governo federal garantir repasse de verba do programa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um curto período de paralisação, as atividades da Operação Pipa foram retomadas na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márdio David Alves, disse que o Governo Federal garantiu o repasse do recurso ao Exército Brasileiro a fim de que a operação possa ser normalizada no Estado. “Todo mundo pode ficar tranquilo porque já estamos quites. A partir de hoje, o andamento da operação está normal. O dinheiro já foi repassado e está tudo normal”, afirmou. O diretor explicou que a suspensão foi temporária em razão de um trâmite burocrático de repasse de verba. Ele ainda adiantou que a pasta já solicitou a renovação do contrato da operação para o próximo período. No total, 260 comunidades são assistidas pela Operação Pipa no município.

Jair Bolsonaro diz que vacina contra Covid-19 não será obrigatória Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (19) que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória. Bolsonaro afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunização e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias. “Tem uma lei de 1975 que diz que cabe ao Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunização, ali incluídas possíveis vacinas obrigatórias. A vacina contra o Covid — como cabe ao Ministério da Saúde definir esta questão — ela não será obrigatória”, disse Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto para apresentação de pesquisa sobre um medicamento. Bolsonaro disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que não fará isso “a toque de caixa”. Segundo o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já teve a doença e está imunizado a tomar a vacina. “Então, o governo federal, repito e termino, não obrigará ninguém a tomar esta vacina”, afirmou.

Brumado: Santinhos de campanha podem se tornar vetor de contaminação do coronavírus, alerta MPE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor de Justiça Millen Castro alertou que os candidatos, partidos e coligações da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, devem evitar a distribuição dos santinhos durante a campanha eleitoral. Segundo ele, o material pode ser um grande foco de contaminação em tempos de pandemia. Os candidatos devem priorizar, segundo frisou, meios digitais para realização da propaganda eleitoral. O promotor também destacou que a população pode enviar denúncias à Promotoria Pública, acompanhadas de provas, para o e-mail [email protected]

Rui Costa diz que aulas podem ser retomadas quando Bahia tiver número de óbitos diários abaixo de 20 Foto: Reprodução/TV Bahia

O governador Rui Costa disse, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), que as aulas devem ser retomadas quando a Bahia atingir um patamar abaixo de 20 mortes diárias pela Covid-19. Ele adiantou ainda que os protocolos de retorno da educação já estão prontos. “Nós estamos avaliando isso e monitorando junto com a decisão de outros estados. Hoje nós estamos mais próximos do que distante, do retorno às aulas. Em entrevistas que eu dei há 20, 30 dias atrás, a gente estava no patamar de 40, 50 óbitos diários, como eu falei para vocês. Nós caímos para o patamar um pouquinho abaixo de 30: 28, 27”, ponderou Rui Costa. “Se a gente reduzir abaixo de 20, a gente já se encoraja para retomar as aulas dentro daquele protocolo que já temos pronto. Nós vamos acompanhar mais uns dias só, se a tendência continuar como está se mostrando, ou seja, com redução do número de óbitos, acho que cria condições da gente reprogramar as aulas”. Rui adiantou ainda que o governo tem recebido pedidos de alunos que estão em ano letivo de conclusão do ensino médio e de cursos técnicos. A aulas estão suspensas na Bahia desde o mês de março. No último dia 10 de outubro, o governador renovou o decreto que mantém as escolas fechadas até, pelo menos, 25 de outubro.

Sest/Senat e SMTT promovem capacitação para profissionais pega-frete em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com o Sest/Senat, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está promovendo uma capacitação para os condutores de veículos de frete em Brumado. O curso acontece na UAB, através da modalidade à distância. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o instrutor do Sest Senat, Walbert Laerte Nunes Gonçalves, salientou que a capacitação visa proporcionar maior qualidade ao serviço por meio da instrução dos condutores. “Estamos com alguns dos transportadores em sala de aula buscando essa qualificação. Brumado desponta e sai à frente no que tange à qualificação dos seus transportadores. A SMTT está de parabéns”, destacou. A formação, segundo Walbert, é mais um atrativo que os condutores oferecem aos seus clientes.  "Aqueles que participam da capacitação estão anos luz à frente daqueles que, infelizmente, não puderam participar", completou.

Apdemb inaugura sede própria e dá posse à nova diretoria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB) realizou no último sábado (17) a cerimônia de inauguração de sua sede própria, localizada na Praça Dejaniro Arlindo da Silva Leite, no Bairro Santa Tereza. Na oportunidade, o ex-presidente Edilmagno Teixeira também deu posse à nova diretoria da APDEMB, que passou a ser gerida pelo novo presidente Daniel Rocha. “Em tempo, queremos aqui agradecer a todas as doações, deixar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram diretamente ou indiretamente para essa realização, as empresas, o comércio e toda sociedade civil que doaram e que foram fundamentais para a conclusão desta etapa, fortalecendo assim os nossos desejos dos projetos vindouros”, destacou a nova direção. 

Brumado: Candidatos que promoverem poluição sonora durante campanhas eleitorais sofrerão sanções da justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O promotor de justiça Millen Castro esclareceu ao site Achei Sudoeste a recomendação expedida pelo Ministério Público Eleitoral com relação à perturbação do sossego público nesse período de campanha eleitoral. Segundo ele, os fogos de artifício não fazem parte do direito de propaganda dos candidatos, porém também não são proibidos. “Quem quiser utilizar fogos de artifício precisa adotar as medidas estabelecidas no decreto estadual nº 6465/1997”, salientou. Em caso de flagrante de pessoas que estejam vendendo, transportando ou soltando fogos de artifício sem atender ao decreto, Castro disse que a Polícia Militar já foi orientada a apreender o material e conduzir o responsável à delegacia. Com relação aos carros de som, o promotor esclareceu que o mesmo só pode circular durante os eventos de campanha, como nos comícios, passeatas ou caminhadas. Fora dessas hipóteses, o veículo incorrerá em poluição sonora, podendo ser apreendido. 

Justiça determina manutenção do funcionamento da única unidade de semiliberdade em Conquista Foto: Divulgação

A Justiça atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA) e da Defensoria Pública Estadual (DPE-BA) e determinou que o Estado da Bahia e a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) mantenham o programa de execução de medida de semiliberdade em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a decisão liminar, deve ser mantido o funcionamento da única unidade para cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade da cidade, a NaVaranda, com 20 vagas, até que seja escolhida e contratada nova entidade responsável pela administração por meio de processo licitatório próprio. No pedido, o promotor de Justiça Marcos Almeida Coêlho e o defensor público Luciano Trindade Rocha apontaram que o fechamento da NaVaranda, em funcionamento desde 2008, estaria prestes a acontecer e prejudicaria toda a estrutura de semiliberdade da Fundac, atualmente com um total de 90 vagas, distribuídas em 5 unidades para atender todo o estado. A decisão foi proferida pelo juiz Juvino Henrique Souza Brito, que estabeleceu multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Brumadense de 25 anos morre em explosão de caminhão da EPCL em Cocos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O brumadense Anderson Ângelo de Lima, de 25 anos, morreu na tarde da última segunda-feira (19), após um caminhão da empresa Empreendimentos Projetos e Construções Limitas (EPCL), ter explodido na comunidade de Riacho do Meio, na cidade de Cocos, na região oeste da Bahia (veja aqui). A informação foi confirmada na manhã de hoje com a delegada Luzmaia Cecília, responsável pela investigação das causas da tragédia. A suspeita é que a explosão tenha sido provocada por explosivos usados na perfuração de buracos que estava na cabine do veículo. Além de Anderson, Fredson Rocha Santos, de 30 anos, e Maicon de Jesus Almeida, de 34 anos também foram a óbito. Eles são de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato.

Conquista: Empresa condenada por dano ambiental terá de construir galpão de triagem de resíduos sólidos Foto: Reprodução/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) com a empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, condenada por exploração irregular de cascalho às margens da BR-116, nos limites do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O acordo prevê a construção de um galpão de triagem de resíduos sólidos como compensação pelo dano ambiental provocado. O galpão deverá ter área de 2 mil metros quadrados de área construída e mais de 1 mil metros de área para estacionamento. Ficará em terreno cedido pelo município e deverá ter um custo total de quase de R$ 1,1 milhão. A obra deverá ser entregue em seis meses, a contar do fim do término do atual estado de pandemia de covid-19, em data a ser informada pelo MPF. A fiscalização do empreendimento ficará a cargo do município de Vitória da Conquista, que deverá designar servidores com conhecimento técnico para tal. Após a conclusão, o local será entregue para iniciativa de coleta solidária “Mãos que Reciclam”, desenvolvida pela DPE/BA com o objetivo de promover a inclusão social de catadoras e catadores de materiais recicláveis. O não cumprimento de qualquer item do acordo acarretará à Torre Empreendimentos o pagamento de multa de R$ 20 mil por cláusula descumprida, não obstante a aplicação de outras penalidades cabíveis.

Promotor pede ajuda à comunidade para fiscalizar campanhas eleitorais na microrregião de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recomendações publicadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) orientam os candidatos, partidos e coligações da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, sobre suas condutas durante as campanhas eleitorais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor de Justiça Millen Castro explicou que as recomendações definem os cuidados sanitários que devem ser tomados durante a campanha, bem como com relação à perturbação sonora. O promotor afirmou que a Bahia continua com o sinal vermelho ligado em razão da pandemia e as orientações visam conter aglomerações e o avanço da propagação do coronavírus na Bahia. Embora os partidos tenham se comprometido a seguir as determinações, o promotor chamou a atenção de que, na prática, muitos não têm cumprido o recomendado. Por isso, Castro pediu o apoio da comunidade para fiscalizar a realização dos eventos de campanha na microrregião, especialmente no que diz respeito ao uso da máscara, álcool gel e distanciamento social. “O ideal é que a Vigilância Sanitária e os demais órgãos nas secretarias municipais de saúde estivessem envolvidos na fiscalização. Há uma necessidade de que os partidos se conscientizem e as pessoas também. Hoje temos outros meios, principalmente nas redes sociais, para fazer propaganda. Há possibilidade de suspender esses eventos, mas precisamos de denúncias com provas”, destacou. 

Brumado: Prefeitura publica decreto de desapropriação de terrenos para ampliação de escolas de tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em publicação no Diário Oficial, a prefeitura de Brumado anunciou a desapropriação de cinco imóveis localizados nos bairros: Centro, Dr. Juracy e Olhos D'água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, informou que as desapropriações fazem parte de um amplo trabalho desenvolvido pela atual gestão para ampliação das Escolas em Tempo Integral. “O prefeito vem, aos poucos, comprando alguns terrenos junto às escolas para ampliação das unidades. As escolas precisam ser ampliadas porque algumas não têm uma quadra adequada ou um espaço adequado para atender o modelo de tempo integral”, destacou. Nesse caso, as escolas a serem ampliadas são: Professora Zilda Neves, Professor Roberto Santos e Professora Arminda Maria Azevedo. Nolasco lembrou que, no ano passado, a administração municipal já havia adquirido alguns lotes para realização do mesmo trabalho. Os valores dos imóveis vão variar conforme a localização e o Laudo de Avaliação feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). 

Brumado tem 16 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta segunda-feira, 19 de outubro, o município de Brumado registra 2136 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6898. Entre os diagnósticos: 09 internações, 24 óbitos, 245 pacientes em tratamento e 1867 recuperados. No momento, 129 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Caminhão da EPCL explode e mata três pessoas na cidade de Cocos Foto: Reprodução/Alerta Bahia

Um caminhão da empresa Empreendimentos Projetos e Construções Limitas (EPCL), da cidade de Brumado, explodiu nesta segunda-feira (19), no município de Cocos, região oeste da Bahia, ceifando a vida de três pessoas. De acordo com matéria publicada no site Alerta Bahia, a tragédia aconteceu na comunidade de Riacho do Meio e a suspeita é que a explosão tenha sido provocada por explosivos usados na perfuração de buracos que estava na cabine do veículo. A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local do acidente. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Eleições 2020: Braulina e Vavinha têm candidaturas deferidas ao executivo de Aracatu Foto: Divulgação/TSE

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, deferiu as candidaturas de Braulina Lima Silva (Republicanos), e de Elisvalter Coqueiro Canguçu (PSD), o Vavinha para a disputa pela prefeitura municipal de Aracatu, a 36 km de Brumado. Ambos já estão aptos para disputar as eleições 2020, que ocorrerão em 15 de novembro. O candidato a vice-prefeito na chapa de Braulina, Wilber Pinto Aguiar (PP), também foi deferido pela justiça eleitoral. Já Silvane Rocha Santos (PSD), candidato a vice-prefeito na chapa de Vavinha, teve seu registro deferido pela 90ª Zona Eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os candidatos ao executivo têm, cada um, teto limite de gasto de R$ 123.077,42.

Homem é esfaqueado e morre após homicídio na cidade de Piripá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Enquanto efetuava o patrulhamento de rotina na cidade de Piripá, a 131 km de Brumado, uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada que um homem havia dado entrada no hospital após ter sido esfaqueado. Na unidade de saúde, os policiais identificaram a vítima como Marcos Vinícius Dias Viana. Em estado gravíssimo, o mesmo foi transferido para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, onde acabou falecendo. Durante a investigação, populares indicaram o nome e características do autor, o qual havia se evadido depois do delito, a bordo de uma caminhonete Hilux. De posse das informações, os policiais passaram a diligenciar e conseguiram localizar o indivíduo nas imediações de sua residência, já em fuga iminente. O suspeito foi preso pelo homicídio e conduzido ao Disep em Vitória da Conquista.

Covid-19: 45% dos infectados têm perda do paladar, mostra pesquisa da UNB Foto: Chico Escolano/EPTV

Um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) aponta que 45% dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 em todo o mundo apresentaram perda de paladar. Além disso, a pesquisa indica a possibilidade de candidíase e outras lesões na boca durante o período de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o G1, o levantamento analisou dados publicados em 40 outros estudos em todo o mundo. Segundo a análise, a perda de paladar é o sintoma oral mais frequente nos casos de Covid-19 e ocorre principalmente na América e a Europa, onde foi percebida em 53% e 50% dos casos, respectivamente. Já na Ásia, a taxa cai para 27%. De acordo com a pesquisadora Eliete Guerra, uma das responsáveis pelo trabalho, o motivo pode estar relacionado com a formação genética de cada continente. “Acredita-se que está relacionado com a característica genética da população. Provavelmente devido a uma menor quantidade de receptores na mucosa”, explica. O levantamento aponta ainda que as desordens no paladar apareceram mais em mulheres e nos casos de infecção moderada. Segundo Eliete Guerra, algumas das hipóteses levantadas para o surgimento do sintoma são associação com o uso de medicamentos ou uma inflamação nos botões gustativos causada pelo Sars-Cov-2 – vírus que provoca a Covid-19. Ainda de acordo com a pesquisa, na maioria dos casos, o problema desaparece quando o paciente se cura da doença

7ª morte por Covid-19 é confirmada na cidade de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

domingo (18), em Guanambi, a 141 km de Brumado.  Trata-se de um homem de 47 anos, sem histórico de comorbidades. Ele estava internado no Hospital das Clínicas em Vitória da Conquista, mas não resistiu às complicações da doença. O paciente deu entrada no Pronto Atendimento da Covid-19 no dia 9 de setembro com suspeita da doença, sendo transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em razão do agravamento de seu quadro. Segundo a Secretaria de Saúde, a confirmação da contaminação ocorreu no dia 13, quando foi disponibilizado o resultado do exame laboratorial RT-PCR.

Coronavac é segura e produção começa este mês, diz Butantan Foto: Divulgação

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira (19) que a Coronavac é a vacina contra o coronavírus mais segura das que estão em desenvolvimento, e afirmou que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro. A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantan. “É uma vacina muito segura, isso já é esperado pela própria tecnologia envolvida nessa vacina. Na realidade, neste momento, é a vacina que tem o perfil de segurança melhor entre todas as vacinas que estão sendo testadas”, afirmou Dimas Covas em entrevista à GloboNews nesta manhã. Nesta segunda (19), o governo de São Paulo divulga em coletiva de imprensa os resultados da segurança da vacina com base nos testes clínicos feitos em 9 mil voluntários no Brasil. Segundo Dimas Covas, os dados são semelhantes ao apresentado por estudos realizados na China, no qual 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participam de teste não apresentaram efeito adverso. “As manifestações clínicas adversas são muito leves, não tivemos nenhuma manifestação clínica que tenha exigido uma atenção médica maior. Então, é um perfil de segurança muito apropriado. Nós aguardamos o fim dessa fase de estudos, obviamente que é um estudo clínico que ainda demanda outras fases, principalmente a fase de eficácia, e que nós aguardamos aí até o fim do ano que possa ocorrer a demonstração da eficácia para que a nossa Anvisa possa registrar a nossa vacina”, disse diretor.

Eleições 2020: Dr. Charles está à frente na preferência do eleitorado de Caculé

Dados do levantamento de intenções de voto feito pelo Bahia Notícias em parceria com a Séculus Análise e Pesquisa em Caculé mostra que Charles Romário Santana Martins (DEM), o Dr. Charles, está à frente na preferência do eleitorado da cidade. No cenário espontâneo, em que não são citadas as opções para os eleitores, o candidato Dr. Charles tem 42,63%. Pedro da Silva Dias (PSB), o Pedrão aparece em segundo lugar com 37,66% das intenções de voto para prefeito em Caculé. Os demais eleitores não opinaram (11,37%), não souberam (7,46%) e nenhum (0,89%). Os pesquisadores perguntaram em quem votariam no formato estimulado em Caculé e Dr. Charles permanece na frente. Nesse cenário Charles tem 42,98% dos votos e Pedrão aparece com 38,18% das indicações. Os eleitores que não opinaram representam 10,83%, não souberam responder 7,10% e nenhum com 0,89%. Já quanto a rejeição, Charles também foi o mais citado. Dr. Charles tem 34,64% das menções quando a pergunta foi “qual nome não votaria para prefeito de jeito nenhum”. Atrás vem Pedrão com 33,39% das menções. Os eleitores que não opinaram representam 19,89%, não souberam responder 10,83% e nenhum com 1,24%. O levantamento do Bahia Notícias com a Séculus Análise e Pesquisa fez 602 entrevistas, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2020. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições Municipais 2020 foram encaminhados à Justiça Eleitoral e protocolizados sob o número BA02735/2020, registrada dia 13 de outubro.

Brumado: CDL e Sebrae voltam a realizar capacitação presencial visando classe empresarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae, através de uma parceria, estão trazendo mais uma capacitação para os empresários da cidade de Brumado. Após várias capacitações virtuais devido à pandemia, o curso será ministrado presencialmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente executivo da CDL, Fernando Coelho, informou que o curso será voltado para o setor mais atingido durante o período: as lojas de calçados e confecções. O evento acontecerá no dia 28 de outubro, com temas para potencialização da marca e fortalecimento da economia. Segundo Coelho, outro evento similar está programado para o dia 5 de novembro, véspera da Black Friday, quando será discutido o marketing de atração nas redes sociais a fim de fomentar as vendas no período. Os eventos são gratuitos e exclusivos para filiados da CDL. Basta apenas realizar uma inscrição. Vale lembrar que as vagas são limitadas em razão das recomendações de distanciamento social e sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Batida entre dois carros deixa três feridos na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma batida entre dois carros deixou três pessoas feridas, no último sábado (17), na BR-116, em trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da PRF, o acidente aconteceu por volta das 13h30, no KM 17 do Anel Aviário, próximo ao bairro Urbis VI. De acordo com o órgão, uma adolescente, que não teve a idade divulgada, sofreu lesões graves e foi socorrida para o Hospital de Base. Um dos motoristas também teve lesões graves e foi levado para o Hospital São Vicente. A última vítima foi uma criança, que teve lesões leves.

Brumado: Aliança Sertaneja e VLI somam esforços na fabricação de máscaras a serem doadas a instituições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Loja Maçônica Aliança Sertaneja e a empresa VLI se uniram em uma parceria social para confecção de máscara protetivas para doação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da Loja Maçônica, Lícia Ataíde, relatou que a VLI doou todo material para fabricação das máscaras e o Clube da Fraternidade produziu os itens. “Todas as máscaras foram confeccionadas em Brumado por costureiras de bairros periféricos. Porque o projeto da VLI é justamente esse, dar trabalho, principalmente agora com a pandemia, para pessoas que estão sem nenhuma renda”, disse. No total, 7 costureiras foram contratadas para fabricação de mais de 5 mil máscaras. Segundo Ataíde, o material será doado pela VLI para instituições de caridade, as quais distribuirão as máscaras para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Para muitas costureiras isso está sendo o meio de vida. É muito gratificante. Agradecemos imensamente à VLI e à Loja Maçônica”, finalizou.  

Arquivo