Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2020
fechar

Cientistas identificam no Rio de Janeiro nova linhagem do coronavírus Foto: Gabriel Monteiro/Agência O Globo

Cientistas descobriram no estado do Rio de Janeiro uma nova linhagem do coronavírus. Ela derivou da B.1.1.28, a linhagem que já estava em circulação no Brasil desde o início do ano. O estudo não indica que a nova cepa seja mais transmissível ou agressiva, apenas relata sua descoberta. Como para as demais linhagens do Sars-CoV-2, tampouco há indícios de que esta possa reduzir a eficácia das vacinas que começam a chegar no mundo, frisam os pesquisadores. Ela foi identificada por meio de sequenciamento genético. Amostras de 180 genomas do Sars-CoV-2 em circulação no estado do Rio de Janeiro foram sequenciadas pelo Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, sob coordenação de Ana Tereza Vasconcelos. De acordo com o jornal o Globo, dos 180 genomas, 38 tinham mutações que indicam se tratar de uma nova linhagem, explica Vasconcelos. Sessenta por cento dos genomas são do município do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada em conjunto com o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ entre outras instituições. O trabalho é parte da Rede Coronaômica, do MCTI, e da Rede Fluminense de Ômicas, apoiada pela Faperj. O trabalho foi publicado no site do LNCC e submetido ao medRxiv.

Homem é preso após ser flagrado com 14 mil comprimidos de ecstasy em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso, na terça-feira (22), após ser flagrado com 14 mil comprimidos de ecstasy em um ônibus na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A droga estava dividida em 14 pacotes dentro de uma mala. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a abordagem aconteceu por volta das 9h30, no Km 829, durante a “Operação Cangalha”. Durante a vistoria no ônibus, que fazia a linha Belo Horizonte x Recife, os policiais encontraram a bagagem. A mala foi identificada através do ticket e o passageiro confirmou ser o proprietário, de identidade não revelada. Ele disse aos agentes que estava devendo a traficantes. Transportando a droga, ele receberia R$ 2 mil e teria a dívida de mais de R$ 10 mil perdoada. O suspeito disse ainda, que estava vindo de Maringá (PR) para Salvador, capital baiana. Os policiais deram a voz de prisão a ele e o levaram para a polícia judiciária de Vitória da Conquista.

Brumado: Confiante, Rey de Domingão destaca importância da oposição para o município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, está confiante em assumir a presidência da Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que tem dialogado com os colegas parlamentares a fim de convencê-los do projeto que pretende desenvolver à frente do legislativo no próximo biênio. “Estamos na luta. Eleição se decide nas urnas. Já tenho oito nomes consolidados. Estou muito otimista”, pontuou. Domingão ressaltou que o povo nas ruas pede por sua eleição para presidente, bem como por uma Câmara independente. O parlamentar também falou a respeito da importância da oposição para o município. “Não falo em uma oposição ferrenha. Queremos trabalhar em conjunto para a cidade de Brumado, que é o mais importante. Não queremos que os projetos desçam goela abaixo na Câmara”, completou. 

Brumado: Sesau faz apelo à comunidade para manter vigilância contra a Covid-19 nos festejos de final de ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, apelou à comunidade para evitar aglomerações e o contato próximo durante os festejos de final de ano. Apesar do clima de confraternização de Natal e Ano Novo, o secretário alertou que as pessoas devem manter a vigilância, especialmente em um momento de crescimento da doença. “Não quero chover no molhado, mas o que a gente vê na prática, nos finais de semana, são as aglomerações em sítios e bares. A partir do momento que você faz a aglomeração, corre o risco de uma contaminação em massa”, declarou. A grande preocupação, segundo frisou, são os 10% de casos que podem se agravar e precisar de atendimento intensivo. “Cada um tem que fazer a sua parte, não adianta culpar o governo municipal”, completou.

Brumado registra mais 72 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Nesta terça-feira, 22 de dezembro, o município de Brumado registra 3680 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10779. Entre os diagnósticos: 06 internações, 42 óbitos, 302 pacientes em tratamento e 3336 recuperados. No momento, 191 ainda aguardam resultado laboratorial e 6308 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Secretaria de Saúde da Bahia irá adquirir 50 mil testes rápidos para detecção do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) vai adquirir 50 mil unidades do teste rápido de detecção da Covid-19. Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, o teste rápido de antígeno é uma das novidades que auxiliará a Sesab a realizar o diagnóstico e, caso necessário, a internação precoce. Segundo o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, a testagem em maior escala e velocidade é essencial. “Ele será utilizado nas UPAs e Unidades de Emergência para orientar se o paciente deve ser internado imediatamente, pois o teste tem uma especificidade alta, o que significa que, se der positivo, o paciente está infectado pela Covid-19”, explicou. 

Rui Costa reitera proibição de festas de fim de ano na Bahia: 'Determinei máximo de rigor' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em um pronunciamento oficial nesta terça-feira (22), o governador Rui Costa reiterou a proibição das festas de final de ano. No dia 4 de dezembro, ele baixou um decreto no Diário Oficial proibindo a realização de qualquer evento neste período, independente da quantidade de pessoas presentes. De acordo com Rui, a determinação é para frear a segunda onda da pandemia no estado baiano. O governador lembrou ainda que cerca de nove mil vidas já foram perdidas para o coronavírus. Veja vídeo do pronunciamento acima. “A pandemia tornou este ano muito difícil e triste. Já são quase nove mil mortos na Bahia. Desde o início, trabalhamos incansavelmente tratando a pandemia como uma verdadeira guerra a ser vencida. A Bahia é o estado que mais investe em saúde e graças ao empenho dos nossos profissionais conseguimos salvar milhares de vida. Somos a segunda menor taxa de mortalidade do país. Mas, infelizmente, estamos diante de uma segunda onda do coronavírus”. O decreto vale para os meses de dezembro e janeiro. “Já determinei às nossas forças policiais o máximo de rigor para impedir a realização de festas, na capital e no interior. Quero pedir o seu apoio: use máscara. Tenho fé que 2021 será o ano da vacina e da vitória”, disse Rui Costa.

Governo já reabriu 160 leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já reabriu 160 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com a Covid-19 em toda Bahia. Na noite de ontem (21), o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve no Hospital Espanhol, em Salvador, para receber 120 respiradores doados pelo Ministério da Saúde. Sessenta equipamentos foram deixados no hospital e os outros 60 destinados a outras unidades. Segundo Vilas Boas, a Bahia conseguiu superar o ano de 2020 com menor sofrimento do que outras regiões do país. “Mesmo no pico da primeira fase da pandemia, conseguimos abarcar a grande maioria das pessoas. Nessa segunda fase, por mais paradoxal que possa parecer, embora o número total de casos seja menor do que enxergamos nas fases iniciais da pandemia, o número de pacientes internados tem se mantido elevado numa situação em que as UTIs estão mais cheias do que antes. Ainda assim conseguimos conseguir manter as taxas de ocupação de leitos de UTI num número confortável, que é abaixo de 80%, e estamos ampliando esses leitos”, salientou. 

OMS diz que mutação do coronavírus não está fora de controle

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (21) que a nova variante do coronavírus “não está fora de controle”, mas que bloqueios adotados por diferentes países são “prudentes”. A afirmação de que a variante B.1.1.7. estava "fora de controle" foi feita pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, no domingo (20) para justificar novas medidas de isolamento social às vésperas do Natal. Citando a taxa de reprodução do vírus, o diretor da OMS Michael Ryan alertou que a afirmação não é correta. “Tivemos uma R0 (taxa de reprodução do vírus) muito superior a 1,5 em diferentes momentos da pandemia e conseguimos controlá-la. Portanto, essa situação não está, neste sentido, fora de controle”, declarou Michael Ryan, em coletiva de imprensa. Ele disse ainda que “embora o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente em termos de propagação, ele pode ser detido”. Por outro lado, Ryan ressaltou que, ao impor novas medidas restritivas, os países estão agindo com base no “princípio da precaução” e que isso é “prudente”. “As medidas atuais são boas. Devemos continuar fazendo o que temos feito até agora”, declarou.

Polícia prende dupla acusada de vários assaltos em Brumado e Aracatu Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 34ª Companhia de Polícia Militar (CIPM) prenderam na noite desta segunda-feira (21) dois homens acusados de praticarem roubos na região de Brumado e Aracatu. A PM localizou em poder dos acusados aparelhos celulares, um revólver calibre 32, cinco munições do mesmo calibre, uma espingarda cartucheira de calibre 36, nove munições do mesmo calibre, quatro motocicletas, um carro, além de outros itens roubados. A PM chegou até a dupla após ser informada de um roubo de uma moto no município de Aracatu. Os suspeitos foram localizados no Bairro Irmã Dulce, em Brumado. Durante a revista, os indivíduos confessaram que os produtos roubados eram escondidos na Fazenda Salina, onde foram encontrados diversos veículos, celulares, armas e munições. Ambos, juntamente com todo material apreendido, foram conduzidos para a delegacia de Brumado. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos foi o candidato que mais gastou nas eleições 2020, diz TRE-BA

O prefeito reeleito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi o candidato que mais declarou gastos nas eleições 2020, no município de Brumado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Vasconcelos declarou ter gasto R$ 162.921,40. O segundo que mais gastou foi o candidato Fabrício Abrantes (DEM), R$ 130.800,00. O candidato Geraldo Leite Azevedo (PP) declarou que investiu na campanha R$ 46.640,00. Já Antônio Coqueiro de Souza (PSDB), o Tõe de Gentil, não declarou gastos no pleito eleitoral. Vasconcelos foi reeleito com 48,83%, com 18.542 votos, contra 16.308 do segundo colocado, Abrantes. Azevedo somou 2829 sufrágios, seguido por Tõe de Gentil, com 293. 40693 eleitores foram às urnas. 93,31% de votos válidos, 1,44% brancos, 5,25% nulos e 17,14% de abstenções.

Um homem foi detido por mandado de prisão, após sequestrar e tentar estuprar uma jovem, que era amiga dele, em Juazeiro. Ele foi preso no sábado (19), no bairro Santo Antônio. De acordo com a polícia, o crime aconteceu no dia 4 de dezembro. A vítima estava na rua, quando o suspeito convenceu ela a fazer visita a uma criança conhecida dos dois. Ele estava de moto e desviou o percurso no meio do caminho. A polícia detalhou que ele levou vítima para matagal e tentou estuprá-la. A mulher tentou fugir, mas ele alcançou ela. O suspeito, que estava com uma arma branca, colocou a vítima novamente na moto e seguiu com ela, fazendo ameaças. A polícia não detalhou qual era a arma branca. No meio do caminho, a vítima pulou da moto e foi ajudada por pessoas que estavam próximas. Com a ajuda dos moradores, ela foi levada para delegacia, onde caso foi registrado. Mesmo depois do boletim registrado, o suspeito continuou procurando a vítima na casa dela, e mandando mensagem pelas redes sociais. De acordo com o G1, com isso, a polícia então solicitou um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que foi acatado pela Justiça. O homem, que não teve identidade revelada, era procurado pela polícia desde então. Quando foi encontrado, ele estava com uma quantidade de maconha e um celular. Ele foi levado para o presídio de Juazeiro, e deve responder por tentativa de estupro e sequestro.

Brumado: Secretário de saúde se mostra otimista com lançamento das vacinas contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O mundo está esperançoso com a fabricação das vacinas para imunização contra a Covid-19. Ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que espera que, com a vacina, as pessoas possam voltar à vida normal. Apesar da importância do uso da máscara, segundo frisou, as pessoas acabam se descuidando com o adereço, haja vista a falta de hábito e o clima quente no país. “Espero que até o meio do ano o Brasil consiga vacinar toda sua população e a gente possa voltar, de fato, à vida normal. Esse é o sonho de todo mundo. Temos que ter esperança e fé de que 2021 será um ano melhor, o ano em que a medicina e a ciência irão vencer esse vírus”, declarou.

Trio é preso suspeito de manter quase 100 pássaros silvestres em cativeiro ilegal no sudoeste baiano Foto: Divulgação/PM

Três homens foram presos, no domingo (20), suspeitos de manterem 96 aves silvestres em cativeiro de forma ilegal na cidade de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, militares realizavam rondas quando tiveram a informação sobre um evento de exibição de pássaros, no qual alguns criadores não tinham a permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para manter as aves em cativeiro. Ao chegar no local, a guarnição constatou o fato e também apreendeu 96 gaiolas, além dos animais. O trio, de identidade não revelada, foi preso em flagrante por crime ambiental e apresentado à delegacia da região. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resgatou as aves e o material apreendido, que serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

111 alunos da rede municipal de ensino de Brumado ganham medalhas na OBA Foto: Divulgação/PMB

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia (OBA) foi realizada de forma virtual. Em Brumado, nesta edição, 111 alunos da rede municipal de ensino ganharam medalhas: 30 de ouro, 33 de prata e 48 de bronze. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o número de medalhas é significativo, pois demonstra que, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, os alunos continuam estudando e se interessando pela temática da olimpíada e pela competição. A OBA é realizada todos os anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o país. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e promover a difusão do conhecimento.

Condeúba: Motociclista de 24 anos morre após perder controle do veículo em estrada vicinal Foto: Noticias VCA

Um motociclista de 24 anos morreu após perder o controle do veículo na zona rural de Condeúba, cidade no sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. De acordo com o G1, o acidente aconteceu por volta das 22h30, na noite do último sábado (19). Segundo a PM, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestou que a vítima, que não teve a identidade não revelada, morreu no local. Conforme informações da PM, o motociclista perdeu o controle do veículo em uma curva. A PM permaneceu no local até a perícia e remoção do corpo, que foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.

Brumado: Sobrecarga no Lacen em Salvador tem gerado atraso nas análises do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde tem lidado com o atraso nas entregas dos resultados dos testes de coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Feres relatou que muitos resultados estão chegando com até 15 dias. Segundo ele, em alguns casos, o paciente já está de alta clínica quando o teste é liberado. A situação se deve à sobrecarga no Laboratório Central, em Salvador, onde as análises são feitas. “A entrega dos resultados foge da nossa responsabilidade”, pontuou. Questionado sobre a possibilidade de descentralizar a realização dos testes para os laboratórios regionais, o secretário disse que seria o ideal, mas a mudança depende da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que dispõe dos recursos para aparelhamento dos laboratórios de cada região. 

Bebê de 9 meses morre por suspeita de intoxicação com inseticida em Eunápolis Foto: Reprodução/TV Bahia

Um bebê de 9 meses morreu com suspeita de intoxicação por inseticida, em Eunápolis, cidade no extremo sul da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, que investiga o caso. Segundo a polícia, o caso aconteceu por volta das 9h de sábado (19). A mãe da menina teria saído para o mercado e deixado a bebê, que se chamava Cecília, com o avô, que realizava um reparo em um botijão de gás no momento do ocorrido. Conforme a polícia, Cecília chegou a ser levada para o Hospital Regional da cidade, mas não resistiu. De acordo com o G1, a suspeita é de que ela teria ingerido um inseticida usado para matar lagarta. Não há detalhes de como a criança teria ingerido o inseticida.

Pais são acusados de espancar bebê de cinco meses até a morte na cidade de Érico Cardoso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (21), o corpo de Gustavo Oliveira Silva, de apenas 5 meses, foi levado por seus pais, ao Hospital Municipal de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, onde o médico plantonista verificou sinais de espancamento e acionou a Polícia Militar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os soldados compareceram à unidade e os conduziram da criança para a Delegacia de Polícia de Paramirim, onde o pai admitiu ter, juntamente com sua companheira, agredido o filho com tapas, pois o mesmo estava chorando. Contou ainda que eles costumavam fazer isso sempre que a criança chorava. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado.

Zé Carlos de Jonas acredita que sairá vitorioso na corrida pela presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, também está no páreo para conquistar a presidência da Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que está otimista. “Vou trabalhar para ganhar essa eleição. Já registrei a minha chapa e estamos aí conversando com os colegas vereadores. Espero que tudo dê certo”, declarou. A chapa adversária, encabeçada pelo vereador Rey de Domingão, anunciou o apoio de 8 parlamentares. Mesmo com a maioria do grupo, Zé Carlos de Jonas acredita em uma virada. “Estamos conversando e explicando como vai ser o nosso trabalho. Vou trabalhar na união com os colegas. As conversas estão sendo positivas. Todos os 15 terão o meu apoio. Acredito que vou ganhar essa eleição”, pontuou. 

Brumado: Driblando a crise, cantor Lázaro Jacarine abre mão das vaidades e vai às ruas vender doces e queijos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor brumadense Lázaro Jacarine passou a vender doces e queijos nas ruas da cidade para driblar a crise causada pela pandemia do coronavírus, que afetou em cheio a classe artística. O doce de banana sem açúcar, preferido do filho, é produzido por ele mesmo em casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que só não passou fome no início da pandemia porque os amigos e familiares ajudaram. “Agora estou nessa labuta vendendo doce sem açúcar e queijos, saúde pra galera. Estamos correndo atrás. Todo mundo aceitou muito bem. São produtos de ótima qualidade”, afirmou. O cantor declarou que não sente vergonha de sair às ruas ou de casa em casa para buscar o seu sustento, pelo contrário, se sente orgulhoso. “Também me sinto um vencedor abençoado por Deus. Não podemos baixar a cabeça. Não roubando de ninguém, o trabalho é honesto. Mesmo a vida voltando ao normal, não vou deixar de vender meu doce e meus queijos”, completou. Paralelamente ao trabalho nas ruas, Jacarine vem apresentando lives semanais em seu canal no YouTube ao lado do amigo, o também músico Arlindo Polvinthay. As apresentações em barzinhos também estão sendo retomadas aos poucos.

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella é preso em casa Foto: Paulo Renato Soares/TV Globo

O Prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Além dele, foram presos também o empresário Rafael Alves, o delegado aposentado Fernando Moraes e o tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo. De acordo com o G1, o ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da operação. No entanto, ele não foi encontrado em sua casa no Rio. Ele teria se mudado para Belém e deverá se apresentar à polícia. Ele foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel. A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio. 

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella é preso em casa Foto: Reprodução/TV Globo

Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim), do MP-RJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita. A prisão de Crivella acontece 9 dias antes de terminar o seu mandato. Como o vice-prefeito dele, Fernando McDowell, morreu em maio de 2018, quem assume a prefeitura enquanto o prefeito estiver preso é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe (DEM).

Brumado registra casos reincidentes de coronavírus, porém Sesau não pode afirmar se tratar de reinfecção Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade de Brumado chegou a 262 casos ativos do novo coronavírus. No município, mais de cinco pacientes teriam, supostamente, sido reinfectados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ponderou que a secretaria não pode atestar que são, de fato, casos de reinfecção, haja vista que alguns pacientes permanecem positivados por longos períodos, mesmo sem nenhum sintoma. “Não podemos afirmar que se trata de uma reinfecção, até porque não fazemos o re-teste. Por conta do alto volume, a Bahia decidiu que não faria mais a re-testagem, a alta é clínica. Por isso, não dá pra nós afirmarmos que são reinfecções”, explicou. Segundo Feres, todos os casos foram encaminhados para análise da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para realização das devidas investigações.

Arquivo