O corpo do atleta baiano Leandro Prates Oliveira, de 38 anos, foi enterrado sob forte comoção na manhã desta quinta-feira (8), na zona rural de Barra do Choça, sudoeste da Bahia. O medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, foi encontrado morto em uma ribanceira, em São Paulo, na terça-feira (6). De acordo com o G1, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao baiano, que também era policial militar. O corpo foi velado em uma capela no povoado Santo Antônio II. Depois, o caixão foi levado em cortejo fúnebre até o cemitério. Ao lado do caixão, estavam recordações da carreira de atleta e a medalha de ouro, conquistada em 2011 nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Também atleta, Luiz Claudio Miranda era amigo de Leandro, esteve presente no sepultamento, e relembrou momentos em que os dois participavam de competições juntos. “A gente participou de várias competições juntos, São Silvestre. Participamos juntos em São Paulo, no Rio de Janeiro… Estávamos sempre nos falando pelo telefone. Antes dele falecer, uns 20 dias, batemos um papo. É um atleta que deixou seu legado, vai deixar saudades”, disse. O pai de Leandro, Antenor Oliveira, conta que eles tinham conversado pela última vez no dia 1º de julho. “Eu perguntei: 'você está trabalhando?”. Ele disse: “estou trabalhando, pode ficar tranquilo que estou bem. Aí, essa semana, eu ia falar com ele, mas aconteceu isso”, conta. Leandro era natural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e passou parte da infância em Barra do Choça, porém, desde 2001 morava em São Paulo. Ele deixa esposa e dois filhos.
Na última quinta-feira (08), uma operação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) resultou na prisão de dois homens acusados de fazerem parte de uma quadrilha de assalto a bancos que agia na Bahia. Ambos foram detidos em Caetité, a 100 km de Brumado, onde realizavam suporte logístico, com monitoramento da região e movimentação de veículos. A quadrilha atuava com uso de armamento pesado. Com um dos indivíduos foram encontradas drogas e cédulas de dinheiro destruídas. A ação da Draco também aconteceu ainda nas cidades de Simões Filho, Rafael Jambeiro, Itatim, Santo Estevão e Feira de Santana. Segundo o delegado José Bezerra, que chefia a ação, as investigações continuam e vão esclarecer a participação de cada um no esquema criminoso.
Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na quinta-feira (8), durante a Operação Iaguará, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, no município de Jaguaquara, no sudoeste baiano. Cinco suspeitos foram conduzidos por equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié) e da Delegacia Territorial de Jaguaquara. Informações apontavam para esconderijos de responsáveis por homicídios e tráfico de drogas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 50 policiais iniciaram as diligências, com foco na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Contra o Patrimônio no município. O comandante do 19º BPM, major Reinaldo Souza Santos, contou que um cerco foi montado para impedir possíveis fugas. “Montamos bloqueios na rodovia que dá acesso à cidade e abordamos veículos que passavam pelo local”, contou o oficial. Um homem com passagem pelo sistema penitenciário por tráfico de drogas, escondido em uma das residências alvo das buscas, foi localizado, tentou fugir atirando contra os policiais, mas acabou atingido. Encontrado com um revólver calibre 38 e aproximadamente 250 gramas de maconha, ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiu. Conforme o titular da DT de Jaguaquara, delegado Chardson Castro, cinco pessoas foram conduzidas por estarem com celulares que possivelmente pertencem a traficantes. "Todos estão sendo ouvidos e vão assinar um termo. As informações serão fundamentais para novas medidas conjuntas", completou Chardson.
Na última quarta-feira (07), durante abordagem da Polícia Militar no Bairro Olhos D’água, em Brumado, um homem de 28 anos foi preso em flagrante 4 quilos de cocaína escondidos no estepe do carro (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que o indivíduo transportaria a droga até a cidade de Caetité pelo valor de R$ 1 mil. “Os policiais fizeram uma busca minuciosa que culminou com essa apreensão. Ele estava transportando a droga de forma consciente”, afirmou. O motorista foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e conduzido à delegacia.
Nos últimos 12 meses, a cidade de Brumado conseguiu gerar 5020 novos postos de trabalho. A informação foi confirmada ao Achei Sudoeste pelo gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando Coelho. Para ele, a vocação de Brumado como cidade polo ajudou o comércio a e a economia a se recuperarem após um período de grande dificuldade, vivido em razão da pandemia. “Estamos tendo investimentos na área da mineração; a Faculdade de Medicina está quase pra ser inaugurada; tivemos a inauguração da Policlínica Regional de Saúde. Tudo isso colabora com o crescimento das vagas de emprego no município”, destacou. Para Coelho, o avanço do processo de vacinação também se reflete no incremento das vendas no comércio, visto que, diante da imunização, as pessoas se sentem mais seguras para ir às compras. A estimativa é de que em três meses o setor varejista consiga voltar aos patamares pré-pandemia. “A vacinação é a única saída para voltarmos à normalidade”, defendeu.
O prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Cardoso Azevedo (PSB), foi eleito nesta quinta-feira (08), como presidente do Consórcio Regional de Saúde da região do município de Brumado. Para vice-presidente foi eleito o prefeito da cidade de Jussiape, Eder Jakes Souza Aguiar (PSD). Azevedo derrotou o prefeito de Dom Basílio, Roberval Cássia Meira (PL), o Galego por 12 votos a 6. Roberval tinha anunciado a sua candidatura durante a solenidade de inauguração da policlínica regional de saúde (veja aqui). Cristiano vai substituir o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado (CISB). Como atual presidente, Vasconcelos foi o último a votar e acabou confirmando Cardoso, que já estava com a eleição vencida. No Diário Oficial do Município de Brumado, na quarta-feira (07) e nesta quinta-feira (08), foram publicados diversos contratos do CISB por dispensa de licitação e inexigibilidade (veja aqui e aqui).
Um jovem de 20 anos, foragido da Justiça cearense, foi preso na BR-116, no trecho da cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (8). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou ele dentro de um ônibus, no Km 677, enquanto fugia com outras três pessoas. Segundo a PRF, o jovem estava foragido por três mandados de prisão, abertos por homicídios praticados na cidade de Várzea Alegre, no Ceará. O trio – dois homens e uma mulher – que seguia com ele, é suspeito de ter matado uma pessoa na noite de quarta-feira (7), no Ceará. A PRF não deu detalhes sobre este crime. À polícia, os quatro disseram que viajavam juntos e fugiam após serem ameaçados por membros de uma facção rival. Eles seguiam para o estado de São Paulo. Com eles, a polícia encontrou um revólver e doze munições. Os suspeitos e o material foram levados para a delegacia de Jequié.
Na noite da última quarta-feira (07), durante abordagem da Polícia Militar no Bairro Olhos D’água, em Brumado, um homem de 28 anos foi preso em flagrante transportando droga. Quatro quilos de cocaína estavam escondidos no pneu estepe do carro do motorista. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o homem apresentou nervosismo enquanto os agentes verificavam os documentos e deu respostas inconsistentes aos questionamentos feitos na abordagem. Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, o indivíduo informou que receberia a quantia de R$ 1 mil para buscar a droga na cidade de Barra da Estiva e transportá-la até Caetité. O motorista foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e conduzido à delegacia.
A Polícia Federal apreendeu, na manhã desta quinta-feira (8), o celular de um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus de Barreiras, oeste da Bahia. Ele é suspeito de assediar sexualmente alunas da instituição. De acordo com o G1, a PF detalhou ainda que o homem também assediava moralmente as estudantes, e é acusado pelo crime de coação ao curso do processo administrativo disciplinar. A operação foi batizada de Corretivo.
Após diversas denúncias de moradores sobre aglomeração, a polícia militar constatou que na Rua Francisco de Souza Lima, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, em um cômodo no fundo de um bar, havia um local para prática de maus tratos, ferimentos e mutilação de aves, vulgarmente conhecida como “Rinha de galo”. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o policiamento foi intensificado no local e, por volta de 19h30 desta quarta-feira (07), a guarnição interveio para contornar a situação.
Foi solicitada ao responsável pela “rinha” a entrada da PM no lugar para realização de busca domiciliar. Ao adentrar no local, foram encontrados 27 galos e diversos objetos que eram usados nos animais, bem como outro indivíduo responsável pelo recinto. Os envolvidos, os animais e todo o material foram apresentados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.
A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, autorizou a retomada das aulas presenciais para a próxima segunda-feira (12). A decisão foi publicada em decreto na última segunda-feira (5). Na rede municipal, o retorno está programado para o mês de agosto. Vitória da Conquista possui 161 escolas municipais e 89 particulares. São mais de 60 mil alunos que estão sem aulas presenciais desde março de 2020. Apesar do longo tempo afastados das salas de aula, representantes da educação divergem quanto à medida. Conforme o decreto, as escolas deverão retomar as aulas com 50% da capacidade de cada sala, distanciamento de 1,5 m entre os alunos, distanciamento das carteiras, higienização do ambiente escolar pelo menos quatro vezes ao dia, além de higienização do material escolar, uso de álcool em gel e medição da temperatura corporal de trabalhadores e alunos.
Rio do Pires, a 181 km de Brumado, é o município com mais alta em casos confirmados de Covid-19 nos últimos cinco dias. A informação foi quarta-feira (7) e tem como base dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com o Bahia Notícias, o aumento em Rio do Pires foi de 14,40%. É quase o dobro do crescimento de casos na cidade de Novo Horizonte, + 7,56%, que foi a segunda cidade com mais alta em casos de novo coronavírus no intervalo. No rol das cinco cidades em que houve maior alta dos casos de Covid-19 no período estão: Cotegipe, + 7,02%; Macajuba, + 6,64%; e Chorrochó, + 5,88%. Com população de 11,6 mil habitantes [IBGE, 2020], Rio do Pires registrou 278 casos confirmados de novo coronavírus, com nove mortes na pandemia, segundo a Sesab.
Em Brumado, as reuniões presenciais do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável foram retomadas seguindo todos os protocolos sanitários de segurança. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Márcio Aguiar, salientou que, no encontro, foi debatida a instalação da Feira da Agricultura Familiar no Bairro São Félix. O projeto será realizado no mercado municipal do bairro, onde serão comercializados produtos orgânicos e artesanais. O local está sendo revitalizado para a iniciativa. “Estamos organizando o espaço. Está ficando muito bacana. Vamos fazer o levantamento dos expositores e dos agricultores que têm produção para que a gente possa, ainda neste mês, inaugurar a nossa Feira da Agricultura Familiar, que tenho certeza que será um grande sucesso”, avaliou. Aguiar informou que os agricultores interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para realização do cadastro de participação no evento. “Queremos fazer uma feira repleta de produtos para contribuir com a nossa produção familiar e dar oportunidade aos nossos agricultores”, afirmou. A feira acontecerá semanalmente.
Dois homens foram presos e seis veículos foram recuperados, nesta quarta-feira (7), após uma ação da Polícia Civil em Itagibá, no sudoeste da Bahia. Investigações apontam que um esquema criminoso lesava empresas de financiamento de automóveis. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação “Pokémon” foi deflagrada após a identificação de um grupo que usava ‘laranjas’ - pessoas com ficha de crédito e dispostas a se endividar- para comprar de veículos de forma parcelada. Porém, as parcelas nunca seriam pagas. Após a aquisição do automóvel, os golpistas buscavam um interessado em comprá-lo por valor inferior ao estabelecido no mercado. O grupo também falsificava documentos como CPF, RG, contracheque e comprovante de residência, para conseguir liberação dos financiamentos. Durante as buscas, foram apreendidos com a dupla, que não teve identidade divulgada, dois revólveres calibre 38 e seis carros em nome de terceiros. A SSP-BA acredita que os veículos possivelmente foram comprados de maneira fraudulenta, no estado de Minas Gerais.
Vereador na cidade de Vitória da Conquista, Alexandre Garcia Araújo (PT), o Alexandre Xandó, cobrou do governador Rui Costa (Pt0, em sua passagem por Brumado na última segunda-feira (05), o retorno da imunização contra Covid-19 dos profissionais da educação do estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar justificou que, diante da possibilidade do retorno presencial das aulas em virtude da diminuição da taxa de contágio da doença, a categoria precisa ser vacinada com urgência. “O mínimo que precisamos é de segurança para comunidade escolar, que envolve professores, zeladores, monitores, porteiros, merendeiras. A educação é prioridade no país e a volta às aulas precisa acontecer com segurança”, defendeu. Xandó destacou que cidades como Vitória da Conquista e Brumado ainda estão muito longe de vacinar toda a comunidade escolar. “Fizemos uma proposta ao governador Rui Costa em prol da implementação do Dia D de vacinação da educação. Nosso mandato está fazendo uma importante articulação nesse sentido. Se fizermos isso, vamos conseguir vacinar toda comunidade escolar e voltar, com segurança e de forma gradativa, às aulas”, reiterou.
Uma menina de 9 anos morreu após prender o pescoço na grade de uma janela, ao tentar entrar na casa onde morava. O caso ocorreu na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, na terça-feira (6). Segundo a Polícia Civil, o imóvel fica na rua Geraldo Rocha, bairro Santa Luzia. A grade da janela chegou a ser serrada e a criança foi atendida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. De acordo com o G1, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) expediu as guias para remoção e perícia. A 1ª Delegacia Territorial de Barreiras apura as causas da morte da menina.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) manteve, na última terça-feira (06), a rejeição das contas do exercício financeiro de 2018 da prefeitura de Riacho de Santana, de responsabilidade do ex-prefeito Alan Antônio Vieira (PSD) (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Fernando Vita, opinou pela manutenção do parecer, bem como manteve as duas multas imputadas ao gestor. A primeira no valor de R$ 90 mil, que corresponde 30% dos seus subsídios anuais, pela não recondução da despesa total com pessoal e a segunda, de R$ 3,5 mil, pelas demais irregularidades constatadas durante a análise das contas.
O projeto Caminhos do Cuidar, desenvolvido nas 18 policlínicas regionais de saúde foi um dos vencedores da 1ª edição do prêmio Prevenção e Controle de Câncer no SUS do Ministério da Saúde. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira, 7, em Brasília, com a presença do ministro Marcelo Queiroga. O edital que premia as boas práticas no SUS recebeu 30 vídeos de inscrição de todo o Brasil. Além do Caminhos do Cuidar, da Secretaria da Saúde da Bahia, também foram premiados projetos de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. “Além de salvar vidas, este é um projeto que devolve a dignidade do paciente oncológico, porque ele é acolhido, orientado e tem todo o seu trajeto de suspeita e diagnóstico acompanhado de perto por especialistas dentro das policlínicas”, explica o secretário Fábio Vilas Boas, titular da pasta estadual de saúde. Com o objetivo de atender à lei federal 12.732/2012 que prevê o encaminhamento do paciente para o tratamento contra o câncer no SUS em até 60 após o diagnóstico, o Caminhos do Cuidar é desenvolvido com as 18 policlínicas regionais de saúde, que alcança hoje 80% da população baiana. A estratégia cuida do rastreamento e diagnóstico do câncer desde a atenção básica até o encaminhamento para o tratamento nas unidades e centros de referência em oncologia.
O projeto do Governo Federal que propõe a privatização dos Correios é inconstitucional, segundo avaliação do Sincotelba, que representa os trabalhadores dos Correios na Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lucila Pereira Correia, que faz parte do sindicato, explicou que a posição do órgão é a mesma da Procuradoria Geral da República, conforme parecer emitido por Augusto Aras. “O sindicato se opõe veementemente e entende que a população será prejudicada porque o patrimônio dos Correios é do povo. Garantir ao povo o acesso aos serviços postais, público e de qualidade, é uma das premissas previstas na Constituição e não tem por que abrir mão disso”, argumentou. Segundo Correia, a privatização dos Correios ameaça a universalização dos serviços postais, bem como a integralidade e qualidade do serviço à população brasileira. Caso o projeto seja aprovado, o sindicato prevê que mais de 5 mil empregos diretos estão ameaçados somente na Bahia, fora os indiretos. “Sendo privatizado, haverá o enxugamento dos quadros dos Correios, com a redução dos locais de atendimento e da mão de obra terceirizada. O impacto é muito grande”, avaliou.
Neste ano, a Liquida Bahia 2021 teve início nesta quinta-feira (08) e encerra no próximo dia 19 de julho. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para os consumidores participantes, a premiação inclui: 01 Fiat Strada 0 KM, 05 Motos Honda Pop 100, 10 Smart TVs de 50” (duas para cada regional) e 10 Vales Compras de R$ 1.000,00 para os vendedores que contiverem seus nomes nos cupons sorteados. A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração. Neste ano, foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. O evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes. A CDL de Brumado destaca que A Liquida Bahia foi originalmente criada para aquecer as vendas em períodos de retração, esse ano foi planejada e elaborada para que o comércio de bens e serviços no atual momento de retorno das atividades, consiga um melhor desempenho em fluxo de caixa e melhores vendas. Devemos ressaltar que, o referido evento proporciona a geração do aumento de emprego, renda e arrecadação para o estado e municípios participantes.
Na última terça-feira (6), durante abordagem a um ônibus da Viação Novo Horizonte, que fazia o itinerário Guanambi/Porto seguro, uma guarnição da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado apreendeu munições de calibres diversos, insumos para recarga e outros materiais de uso bélico. A apreensão ocorreu na BR-030. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o material estava no compartimento de bagagem, em uma caixa de papelão. Ninguém foi preso. O material foi recolhido e apresentado na delegacia para as medidas cabíveis.
A Clínica Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população brumadense, inicia a parceria com o médico Genário Judson Lacerda, especialista em cardiologia infantil. Judson afirma que é completamente comprometido e apaixonado pela sua profissão. Acredita que ser pediatra o torna mais humano, e cada atendimento, amparo e contato o motiva e ensina lições, que leva para a vida. Saiba quando procurar um cardiologista pediátrico? Os cuidados com o coração do bebê começam bem antes do nascimento. Durante os exames de pré-natal já é possível identificar algumas doenças cardíacas pelo exame de ecocardiograma. Em alguns casos, o tratamento pode começar quando o bebê ainda está no útero e, em outros, é necessário cirurgia logo após o nascimento. Quando os médicos já sabem da existência da doença, não há a necessidade de transportar o bebê com urgência para outra unidade especializada, o que diminui significativamente o risco de complicações graves. Por isso, a realização do pré-natal é tão importante. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou parcialmente recurso ordinário apresentado pela ex-prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), mas manteve a rejeição das contas relativas ao exercício de 2019 (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do recurso, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, excluiu o ressarcimento imputado no valor de R$ 55.658,48. Foram mantidas, no entanto, as duas multas imputadas. A primeira no valor de R$ 50.400,00, referente à não recondução da despesa com pessoal, e a segunda, no valor de R$ 5 mil, pelas demais irregularidades contidas no relatório. A gestora apresentou, no recurso, os processos de pagamento conferidos aos credores “Miranda Silva Advogados” (R$7.500,00); “FAM Soluções e Serviços” (R$24.283,71); “Support Consultoria” (R$14.000,00); INSS (R$3.589,77); e “Djalma Andrade da Silva” (R$6.285,00); sanando a irregularidade que motivou a determinação do ressarcimento no valor de R$55.658,48.
Atualmente servidores públicos, funcionários de empresas privadas, aposentados e pensionistas do INSS podem contratar empréstimos consignados ou fazer compras com o cartão consignado comprometendo até 40% da sua renda para pagar as prestações, pelo menos até o final deste ano. Isto quer dizer que uma pessoa que recebe um salário de R$ 1.050 pode fazer parcelas de até R$ 420, considerando o empréstimo e o cartão nesta modalidade, e, portanto, recebendo apenas R$ 630 para pagar seus gastos e satisfazer suas outras necessidades durante o mês. Por este motivo, é muito importante analisar muito bem o orçamento e as condições de contratação do crédito consignado antes de fazer tal comprometimento da renda. Apesar de outras modificações realizadas pelos bancos, como o prazo de carência e aumento no prazo de financiamento do crédito, que podem ser benéficas para os clientes, alguns analistas alertam que este aumento pode elevar o endividamento e a inadimplência das famílias e levar a problemas maiores.
Sobre a margem consignada
A margem de consignação se refere ao valor máximo que uma pessoa pode comprometer mensalmente da sua renda para fazer o pagamento das parcelas de um empréstimo deste tipo. Calcular a margem consignada para um empréstimo não é nada difícil, em geral basta multiplicar sua renda por 0,35 para saber qual é o valor máximo da parcela do empréstimo que pode pegar. Por exemplo, se uma pessoa ganha R$ 1.500, ao multiplicar por 0,35 temos R$ 525. Isso significa que o cliente pode fazer uma operação que tenha parcelas de R$ 525 ou menores. Isto é, o cliente com essa margem pode fazer um empréstimo de R$ 10.500 com 1,5% de CET (Custo Efetivo Total) e parcelar em 24 meses, neste caso o comprometimento da renda é quase total, visto que as parcelas serão de R$ 524,20 (Total da operação R$ 12.580,80). Mas, se o tomador decide aumentar o prazo dois anos mais teria que pagar 48 parcelas de R$ 308,44 (total do crédito R$ 14.805,12). O prazo máximo de financiamento está determinado nos contratos de consignação, em geral beneficiários do INSS podem parcelar em até 84 meses e servidores de órgão públicos em até 96 meses. Mas, vale lembrar que quanto maior é o parcelamento, maior é a incidência dos juros e consequentemente o cliente paga um valor maior, como é possível ver no exemplo anterior. A escolha do prazo de pagamento, além de levar em conta as condições impostas pela instituição financeira, também depende do prazo que o cliente escolher. No segundo caso, o tomador fica com uma margem de crédito a seu favor, consequentemente pode fazer outro crédito consignado no futuro e recebe mensalmente mais de 65% do seu salário. No entanto, o crédito consignado pode variar e o cliente se encontrar com uma margem menor. Isto ocorre porque para oferecer um crédito consignado cada uma das instituições financeiras faz um contrato com o empregador do cliente, seja uma empresa privada, o Instituto Nacional do Seguro Social ou qualquer outro órgão público. Neste contrato, além da margem de consignação também ficam estabelecidas outras condições para a liberação do capital e o comprometimento do empregado de fazer o desconto na folha de pagamento do funcionário para fazer o pagamento das parcelas.
Depois de inaugurada, a Policlínica Regional de Saúde de Brumado já está em pleno funcionamento. Com consulta agendada no ortopedista, o paciente Cássio Moura fez vários elogios à estrutura do equipamento, bem como ao atendimento recebido. “É uma estrutura muito moderna. O local é bastante espaçoso. Gostei muito. O médico foi bastante atencioso. Uma consulta detalhada e com acolhimento”, relatou ao site Achei Sudoeste. Para ele, a instalação da policlínica é um grande avanço para a cidade e toda região de saúde, composta por cerca de 317.869 habitantes. Agora, conforme destacou, o brumadense não precisará se deslocar para outros centros de saúde para realizar serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade. “Tem tudo aqui. É um avanço para nossa comunidade”, reiterou. Com área construída de 2,8 mil m², a policlínica atenderá nas seguintes especialidades: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia e Ortopedia. Há ainda especialidades não médicas: Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista e exames de MAPA, Holter, Ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, RX, Ressonância Magnética e Tomografia.