Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato (veja aqui). Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. Para o advogado criminalista brumadense Maurício Vasconcelos, a decisão demorou entre 6 e 7 anos para ser tomada. “Desde o início da Lava Jato, todas as defesas alegavam, invariavelmente, que a Vara Federal de Curitiba, independente de ser ou não Moro o juiz, não tinha competência para julgar casos que tinham ocorrido no Rio de Janeiro e, teoricamente, em Brasília e São Paulo. Antes tarde do que nunca”, avaliou. O advogado pontuou que acredita que a decisão teve por finalidade esvaziar os habeas corpus que discutiam a suspeição do juiz Sérgio Moro. “O reconhecimento da suspeição de um magistrado talvez seja uma das coisas mais graves que pode acontecer no processo penal. O que eu espero do STF é que não considera prejudicado, ou seja, sem objeto, os habeas corpus impetrados em favor de Lula, em que se discute se Moro era ou não um juiz imparcial, se estava ou não combinando as suas decisões e sentenças com a Força Tarefa da Lava Jato. Em minha opinião, a Lava Jato transformou-se em um movimento político que culminou por tirar da disputa de 2018 o presidente da república que liderava todas as pesquisas, que era Lula”, destacou.
O volume do setor de serviços na Bahia caiu 10,1% no mês de janeiro de 2021, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Se comparado a dezembro de 2020, a também é de queda: 6,3%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi o pior janeiro para o setor baiano em dez anos, desde quando a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) começou a ser realizada, em 2011. Segundo o G1, entre janeiro deste ano e o do ano passado, o setor de serviço acumulou um resultado negativo na Bahia no geral: uma queda de 15,3%. Esse percentual também está em um cenário pior que o do nacional, que teve queda de 8,3%. Em dados gerais, neste período, a Bahia ficou em quarto lugar, atrás de Alagoas (com queda de 16,9%), Rio Grande do Norte (queda de 16,8%) e Sergipe (queda de 15,8%). Das cindo atividades de serviço no estado baiano, quatro tiveram recuo. A principal delas foi o setor de serviços prestados à família, que apresenta resultados negativos desde março de 2020. O setor de transporte, correio e serviços auxiliares também tiveram desempenho negativo de 12,4%. Os dois outros grupos de atividades que tiveram quedas foram os relacionados à informação e comunicação, com redução de 3,2%, e serviços profissionais administrativos e complementares, com queda de 13%. Ambos têm desempenhos negativos seguidos pelo menos desde novembro de 2019.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas com suspeita ou já diagnosticadas com a Covid-19 estão circulando normalmente pelas ruas da cidade. Segundo ele, o não respeito ao isolamento social nesses casos tem agravado a situação da pandemia no município. “Estamos identificando pacientes com suspeita ou já diagnosticados na rua. É muito comum, no Lacen, por exemplo, o paciente fazer a coleta de manhã e ser visto à noite na rua. É muito comum também o paciente ir fazer a coleta com a roupa do trabalho. Quero, mais uma vez, aproveitar esse espaço e chamar a atenção de toda população brumadense: não adianta querer culpar o prefeito ou o secretário, a ação de enfrentamento tem que partir de cada um de nós”, declarou. O secretário frisou que muitos pacientes têm sintomas leves e não perdem o olfato e paladar e, por isso, não se isolam e acabam se tornando potenciais transmissores da doença em massa. “Venho pedir encarecidamente: se você tiver qualquer sintoma, independente de ser leve, moderado ou grave, se isole, fique em casa. Respeite o isolamento social durante os 15 dias”, reiterou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, desobrigou a prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, de custear um medicamento considerado de alto custo. A liminar atende recurso da prefeitura local. A gestão alega falta de condição de arcar com o fornecimento do remédio Saxenda (Liraglutida). São 16 caixas, por mês, do medicamento indicado para tratamento de obesidade grau 3. Segundo a administração municipal, mesmo que o custo total de R$ 53,7 mil seja dividido com o Estado da Bahia, o montante de R$ 26,8 mil a ser pago pela prefeitura causaria grave risco de lesão à ordem pública e à economia municipal, o que prejudicaria o funcionamento de serviços público essenciais à população. Na decisão, Fux considerou que o imediato pagamento da prefeitura na parte que lhe cabia causaria desorganização financeira e orçamentária. O presidente do Supremo declarou que, mesmo sem a participação do Município nos custos do remédio, o paciente não será prejudicado, uma vez que o Estado segue com a obrigação de manter o fornecimento.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse que a previsão de muitas perdas no município para os próximos trinta dias foi dura e necessária em razão do período crítico de avanço do coronavírus (veja aqui). Segundo ele, a previsão leva em conta a evolução da doença na cidade, bem como a falta de leitos públicos e privados em todo estado da Bahia. “A dificuldade é geral. O Governo do Estado está tentando concluir a ampliação da Fonte Nova, porque a proposta é chegar a 100 leitos, mas para que haja essa ampliação é preciso de mais equipamento e equipe pra trabalhar. E existe um limite. O objetivo daquela mensagem foi tentar chegar na consciência de cada cidadão: só saia de casa se for para o necessário, se for para trabalhar, fazer uma compra no supermercado, pra ir à farmácia. Fora isso, peço encarecidamente que não saia de casa. Se tiver que sair utilize a máscara, o uso desse equipamento de proteção individual é primordial”, apelou.
Nesta terça-feira, 09 de março, o município de Brumado registra 5576 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14910. Entre os diagnósticos: 52 internações, 72 óbitos, 544 pacientes em tratamento e 4960 recuperados. No momento, 144 ainda aguardam resultado laboratorial e 8096 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O médico Danilo Menezes, coordenador técnico do Pronto Atendimento Covid-19, em Brumado, disse que o município vive à beira do caos em razão do avanço da pandemia do coronavírus. “Em breve, irá faltar respirador, oxigênio e todos os insumos necessários para que a gente possa amenizar o sofrimento daqueles que necessitam”, alertou. Segundo o médico, o número de atendimentos diários na UPA só cresce, muitos dos quais são pacientes graves que necessitam de entubação. “São pacientes morrendo diariamente. É muito choro, muita morte. Muitos da equipe estão ficando exauridos, física e emocionalmente. Faço um apelo à sociedade brumadense para que possam somar esforços junto conosco para que respeitem as medidas de distanciamento, para que os pacientes sabidamente sintomáticos respeitem o isolamento, mantenham-se privados até que possam se recuperar completamente para que possam voltar ao convívio social. É de fundamental importância a colaboração de vocês para que, unidos, possamos passar por esse momento de tanto sofrimento. Cabe a cada um usar a máscara e respeitar o isolamento social”, apelou.
Foto: Reprodução/TV Gazeta A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió, informou nesta terça-feira (9) que tem 15 bebês com Covid-19 em estado grave, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Na segunda (8), eram 14 pacientes nessa situação. A ala foi isolada para pacientes com confirmação ou suspeita da doença. Referência no estado no atendimento a gestantes de alto risco, a maternidade é gerenciada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde em Alagoas (Uncisal). A capacidade de atendimento na UTIN é de 26 leitos. Outros dois bebês que estavam sob cuidados de terapia intensiva e tiveram teste negativo para Covid-19 foram remanejados para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), que também tem capacidade para 26 leitos. De acordo com a maternidade, nem todos foram infectados dentro da unidade. Alguns bebês já chegaram com Covid-19, transferidos do interior, e outros foram infectados pelas mães, que também estavam com a doença. Em entrevista à TV Gazeta, uma mulher que deu à luz um bebê na maternidade conta que optou por voltar para casa antes do prazo previsto para a alta médica, com medo de ser infectada pelo coronavírus. “Mudam as pessoas de quarto, eles tiram as pessoas e botam outras, então a gente não sabe quem tem ou quem não tem [a Covid-19]”, disse a mãe, que pediu para não ser identificada. A maternidade informou que continua recebendo pacientes externos normalmente. “Salientamos ainda que estamos tomando medidas internas para reforçar a proteção dos nossos pacientes”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No último final de semana, dois indivíduos foram presos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, por traficarem drogas na região do Poço Preto. O delegado Cláudio Oliveira relatou que a polícia militar só conseguiu efetuar a prisão em razão de denúncia anônima de populares. “Eles estavam comercializando maconha na região do Parque Municipal do Poço Preto e foram presos em flagrante delito. A prisão em flagrante já foi convertida em prisão preventiva. Se encontram na carceragem da delegacia à disposição da justiça. Esta semana ainda eles vão descer para o presídio em Vitória da Conquista”, pontuou. O delegado salientou que a área do parque municipal é deserta e com pouca movimentação de pessoas, o que propicia o tráfico de drogas. “Essas pessoas atrapalham o turismo na região, mas a polícia está sempre atenta efetuando esse tipo de detenção”, completou. Também no final de semana, um indivíduo foi preso por desrespeitar o toque de recolher na cidade. Segundo Oliveira, o mesmo realizou uma festa em sua residência, promovendo aglomeração de pessoas. “Ele foi conduzido e processado pelos crimes de ameaça, desobediência e infração de medidas sanitárias preventivas. Ele responderá criminalmente”, disse. Duas mulheres também foram presas durante o final de semana por promover grande festa no município. “As pessoas tem que respeitar os decretos. A situação é grave. Essas pessoas serão processadas e presas, se assim couber”, pontuou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 financiados pelo Ministério da Saúde teve uma queda de 71% de julho de 2020, no primeiro pico da pandemia, ao início de março deste ano, quando o Brasil atingiu recordes de mortes diárias pelo coronavírus. É o que mostram dados do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), com base em monitoramento de portarias publicadas no Diário Oficial da União. Eram 11.565 leitos financiados/habilitados pelo governo federal em julho do ano passado, ante 3.372 agora. Essa queda ocorre em um contexto de colapso em hospitais de todas as regiões do Brasil. No dia 1° de março, 19 das 27 unidades federativas estavam com lotação nas UTIs acima de 80%, segundo levantamento da Fiocruz. Ou seja, em dezembro, o Ministério da Saúde financiava o custo de 60% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse percentual caiu pela metade em janeiro. Em fevereiro, ele passou a representar apenas 15%. O motivo foi o término, em 31 de dezembro, da vigência do decreto de estado de calamidade, que permitia a transferência de recursos extra-orçamentários. Segundo o presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, o orçamento de 2021 do Ministério da Saúde não levou em conta que o Brasil ainda estaria sob a pandemia. Por isso, alguns estados têm aumentado a quantidade de leitos sem recursos da União, afirma. Sobre a fonte desse dinheiro, ele diz que os estados “não estão fazendo contas agora”. “Mas é falso dizer que os estados estão confortáveis para fazer essa expansão de novo. É preciso um novo orçamento de guerra pra saúde”, afirma.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na manhã desta terça-feira (09), foi iniciada a vacinação dos idosos com 81 anos ou mais em Brumado. O site Achei Sudoeste esteve no Centro Educacional Agamenon Santana (CMEAS), onde uma grande fila de idosos se formou para aguardar a imunização. Muitos idosos esperavam desde cedo pela vacina. O senhor Valmir Gomes disse que é o jeito esperar para receber a tão aguardada dose da vacina contra o coronavírus. A senhora Eufrosina Brito relatou que faltou um pouco de organização, tendo em vista que se trata de idosos aguardando em pé na fila. “Com fé em Deus, vou receber a vacina”, afirmou. Acompanhada da filha, dona Dalila Santos contou que, se for preciso, aguardará até o meio dia para ser vacinada. “Tem muita gente, tá meio embolado. Podia ter alguém organizando a fila e as marcações para manter o distanciamento”, cobrou.
Foto: Reprodução/AC 24h O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (8) que a nova rodada do auxílio emergencial contemplará valores entre R$ 175 e R$ 375, dependendo da composição das famílias beneficiadas. Ainda, segundo ele, o valor médio será de R$ 250. A PEC emergencial, que viabiliza a retomada do auxílio emergencial, foi aprovada na semana passada pelo Senado Federal, mas ainda passará pela Câmara dos Deputados. A expectativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é a de que o texto seja aprovado na próxima quarta-feira (10), se houver acordo. “Esse é um valor médio [R$ 250], porque, se for uma família monoparental, dirigida por uma mulher, aí já é R$ 375. Se tiver um homem sozinho, já é R$ 175. Se for o casal, os dois, aí já são R$ 250. Isso é o Ministério da Cidadania, nós só fornecemos os parâmetros básicos, mas a decisão da amplitude é com o Ministério da Cidadania”, declarou Guedes em entrevista no Palácio do Planalto. Guedes disse ainda que para “reduzir a pobreza e a miséria no Brasil” é necessário “botar o dinheiro onde está o mais pobre e não nos intermediários”. “Se nós quisermos reduzir a pobreza e a miséria no Brasil, você tem que dar o dinheiro direto para os mais desfavorecidos, para os mais pobres que é o que a gente fez, que é a filosofia lá atrás do bolsa escola, bolsa família. Agora, o auxílio emergencial acabou seguindo também uma linha semelhante que é botar o dinheiro onde está o mais pobre e não nos intermediários”, afirmou o ministro.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano, pediu à população que mantenha o uso da máscara, do álcool gel e o isolamento e distanciamento social nesse momento crítico de avanço da pandemia do novo coronavírus. “Todas essas medidas é que, de fato, serão eficazes no controle da pandemia.”, pontuou. Para o secretário, Malhada de Pedras vive o pior momento da pandemia, levando-se em conta que também é o pior momento para o Estado e o país. “Os esforços são contínuos. Buscamos aprimorar as medidas e condutas sempre de maneira que a gente possa minimizar os riscos e contágios, mas apelamos, principalmente, para população. Façam a sua parte”, pediu.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Não é de hoje que a população tem reclamado da dificuldade em conseguir atendimento da Central Covid, em Brumado. Com o aumento do número de casos na cidade, as reclamações têm crescido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Eliana Alves Damascena disse que, além da dificuldade para conseguir contactar o serviço, a equipe da central só funciona de segunda a sexta. “Quer dizer que a pessoa vai morrer pra depois conseguir esse atendimento? Nessa segunda-feira, entrei em contato com os números que me foram passados. São 12 números. Dois chamavam, chamavam, mas ninguém atendia; o restante foi direto pra Caixa Postal. Ou seja, nenhum funciona. É como se fossem telefones fantasmas”, criticou. Eliana questionou se os números foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde apenas para mostrar que existem ou para, de fato, ajudar a sociedade. “De 8h30 até 11h45, minha irmã e eu tentamos ligar e não conseguimos. Quem está lá? Por que não atendem? Estamos desorientados. A reclamação é geral. Tá faltando compromisso. A população está entregue às moscas. A minha indignação é muito grande. Estou triste e revoltada”, cobrou.
Foto: Lucy Nicholson/Reuters A BNT162b2, vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, conseguiu neutralizar as três novas variantes do coronavírus - a britânica (B.1.1.7), a brasileira (P.1) e a sul-africana (B.1.351) - em testes de laboratório. Um novo artigo sobre o ensaio foi publicado nesta segunda-feira (8) na revista “The New England Journal of Medicine”. Os especialistas, da Universidade do Texas e da própria equipe de desenvolvimento e pesquisa da Pfizer, utilizaram uma versão isolada do vírus para fazer testes com as novas variantes. Anteriormente, a vacina já havia apresentado uma eficácia de 95% contra o Sars CoV-2, mas as novas mutações do vírus foram identificadas após os ensaios clínicos. Os pesquisadores produziram três vírus recombinantes de acordo com as mutações das três variantes e, além disso, mais duas versões com as outras mutações genéticas da variante da África do Sul. No caso de duas variantes, a do Brasil e a do Reino Unido, o estudo aponta uma resposta "robusta" da vacina. Contra a variante sul-africana, a BNT162b2 apresentou uma capacidade de neutralização um pouco mais baixa, mas ainda assim eficiente. O estudo foi realizado com sangue colhido de 15 pacientes que receberam a vacina - que depois entrou em contato com as versões do vírus em laboratório. As conclusões são limitadas porque não analisam o conjunto completo de mutações encontradas em qualquer uma das novas variantes do vírus que se espalham rapidamente. No início de janeiro, a Pfizer já havia afirmado a eficiência de sua vacina contra as variantes britânica e sul-africana. A novidade, desta vez, é a eficiência contra a P.1, detectada inicialmente em Manaus.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O número de pacientes hospitalizados no Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, aumentou consideravelmente nos últimos dias. Por conta do avanço da doença na cidade, populares se reuniram em frente à unidade em uma oração pelos enfermos e pelos profissionais que atuam no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a servidora Vera Araújo disse que o sentimento é de gratidão pelas orações. “Isso não é por acaso, é uma providência divina. O que nós mais precisamos neste momento é de oração, da força que vem do alto, de Deus. Está muito difícil, tanto pra gente que estamos dando assistência, quanto para aqueles que estão sendo assistidos. O momento é de muita comoção”, destacou. Segundo Vera, as orações chegaram em cada paciente que está lutando pela vida e em todos que estão na linha de frente no combate à doença. Vera também fez um apelo à comunidade para que tenha fé, não se desespere e procure atendimento o quanto antes em caso de contaminação. “Mantenham os cuidados pelo amor de Deus. Usem máscara, use álcool gel, fique em casa, evite aglomerações porque o negócio está feio pra todos, não é só para Brumado. Fique em casa”, reforçou.
Um homem foi preso no distrito de Apajaru, em Alcobaça, sul da Bahia, suspeito de ter agredido a filha com golpes de facão, no sábado (6), durante um “acesso de raiva”. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada recebeu a denúncia e foi até o local. A garota, que tem 14 anos, explicou que estava dormindo, quando o pai bateu à porta do quarto e logo na sequência a atingiu com golpes nos braços, nas pernas e nas costas. Ainda segundo a polícia, a adolescente informou que esta foi a segunda vez que o pai a agrediu fisicamente. Ela morava com a avó, mas por causa do falecimento da idosa, passou a residir com o suspeito. Ainda segundo a polícia, o homem apresentava sinais de embriaguez e não resistiu à prisão. Ele prestou depoimento na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, foi enquadrado na Lei Maria da Penha, e vai responder por agressão física no âmbito familiar. A garota foi encaminhada aos cuidados do Conselho Tutelar.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano, informou que houve uma maior procura dos serviços de atendimento da Covid-19 no município. Segundo frisou, além da maior quantidade de paciente infectados, os casos estão mais graves. “Não sabemos até que ponto isso pode estar tendo relação com as novas variantes. Acredito que o pior momento pra gente seja agora, principalmente em si tratando dos serviços de referência. As UTIs se encontram em situação de calamidade mesmo, sem vagas”, alertou. Caetano ressaltou que, sem vagas no Centro de Atendimento Covid, em Brumado, o qual deveria atender a toda microrregião, o município tem regulado os seus pacientes graves diretamente para UTIs estaduais. “É uma situação muito delicada. Temos uma capacidade limitada de suporte. Não tem condições nenhuma de Brumado nos dar esse suporte nesse momento. Temos recorrido diretamente ao Estado. Na medida do possível, estamos dando a assistência que nos cabe”, destacou.
Foto: Divulgação/PRF Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (8,) após serem flagrados transportando 10,35 kg de cocaína dentro do tanque de combustível de um carro na BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelas prisões e apreensão da droga. Durante a fiscalização, os agentes suspeitaram dos homens após eles ficarem nervosos com a abordagem policial. Diante do comportamento deles, os agentes decidiram reforçar a fiscalização no veículo até encontrar a cocaína escondida, em tabletes, no tanque de combustível. Ao ser questionado pelos agentes da PRF, o motorista relatou que receberia a quantia de R$ 8 mil pelo transporte da droga. Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de Jequié.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última segunda-feira (08), policiais da Cipe Central, com o apoio da guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), receberam uma denúncia anônima informando que havia indivíduos comercializando e consumindo drogas em uma residência na comunidade de Água Fria, na zona rural da cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado. No local, três indivíduos, ao perceberam a chegada das viaturas, tentaram fugir - dois conseguiram, deixando para trás uma sacola com drogas e material usado para acondicionar os entorpecentes. O terceiro suspeito, de 36 anos, foi detido dentro de uma residência, na qual foi encontrada uma quantidade de droga e dinheiro, totalizando a quantia de R$ 10 mil. O homem foi conduzido para a delegacia de Brumado, juntamente com o material apreendido.
Foto: Divulgação O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. A decisão de Fachin não necessita de referendo do plenário do STF, a não ser que o próprio ministro decida remeter o caso para julgamento dos demais ministros. Se houver recurso — a PGR já anunciou que recorrerá — aí, sim, o plenário terá de julgar. Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar quatro ações — as do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasião das condenações era o ex-juiz federal Sergio Moro, não era o “juiz natural” dos casos. Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados. “Foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz a nota do gabinete do ministro.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, ao meio dia do último domingo (07), um grupo de evangélicos da Igreja Missões do Evangelho Pleno se reuniu em oração e louvores em frente ao Centro de Atendimento Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Pastora Sandra Ribeiro disse que a mobilização teve a finalidade de levar esperança aos pacientes hospitalizados e aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença. “Estamos vivendo um tempo muito difícil, não só na nossa cidade, mas no nosso Estado e na nossa Nação. A gente precisa como Igreja fazer alguma coisa. Não podemos ficar parados e a única arma que temos nesse momento é a oração”, afirmou. A pastora lembrou do cansaço e exaustão dos profissionais de saúde e a importância da oração para fortalecer a todos nesse momento crítico de avanço da doença no município. “Temos que nos fortalecer no Senhor. Tenho certeza que essas orações irão tocar a cada um. Estamos vendo o desespero das pessoas. Como Igreja estamos clamando por saúde e cura na nossa cidade”, completou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, está passando por um processo de sanitização dos logradouros públicos e centros de saúde como medida para conter o avanço da Covid-19. Ao Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, explicou que os locais recebem um fluxo maior de pessoas e por isso foram escolhidos para tomar “banho de cloro”. “Adotamos mais essa medida para amenizar e controlar o surgimento de novos casos. A desinfecção desses locais com produto à base de cloro tem ação eficaz no combate de bactérias e vírus”, relatou. Segundo o secretário, todos os locais físicos que podem se tornar potenciais contaminantes serão desinfectados na ação. “Já é comprovado que, em determinadas superfícies, o vírus pode ter uma sobrevida maior”, citou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse em nota enviada ao site Achei Sudoeste que os próximos trinta dias serão de muita dor e sofrimento no município em razão da pandemia da Covid-19. Ele declarou que o momento exige o cumprimento rigoroso das medidas de segurança, como o isolamento e o distanciamento social e o uso da máscara e do álcool gel. “Segundo os especialistas, os próximos 30 dias serão ainda mais difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso, realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conscientizem os amigos e familiares, não façam visitas, não façam aglomerações e, não se esqueçam, saiam de casa apenas para o essencial”, apelou. Feres alertou ainda que o contágio é muito grande neste momento na cidade e que o vírus pode se proliferar no ar pela tosse ou espirro. “Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimentos. Juntos somos mais fortes. Cuidem da higiene pessoal, lavem as mãos, evitem tocar no rosto e usem máscara”, reforçou. Brumado vive o pior momento da pandemia, com uma taxa de transmissão comunitária em constante elevação.
Nesta segunda-feira, 08 de março, o município de Brumado registra 5523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14812. Entre os diagnósticos: 50 internações, 67 óbitos, 564 pacientes em tratamento e 4892 recuperados. No momento, 137 ainda aguardam resultado laboratorial e 8089 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.