Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Brumado: Estado deixa de ser democrático ao querer proibir tratamento precoce contra a Covid-19, diz médico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota técnica, o Centro de Operações de Emergências em Saúde da Bahia (COE) recomendou a não prescrição dos medicamentos Cloroquina, Hidroxicloroquina, Nitazoxanida e Ivermectina no tratamento de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, médico Danilo Menezes, disse que os motivos para essa recomendação são múltiplos e um deles diz respeito ao fato de se tratar de drogas baratas e de baixo custo. Ele chegou a rebater a nota técnica (veja aqui). “Qualquer laboratório pode produzir uma caixa de Ivermectina, de Hidroxicloroquina. Estão sendo pesquisadas indicações de alto custo, como a que foi aprovada por último pela Sociedade de Infectologia, que tem um custo de 2 mil dólares por paciente. Um custo inviável. Acredito que seja uma questão financeira e ideológica. Virou uma politização em cima de tratamento”, avaliou. Menezes criticou o Estado por querer tirar o direito daqueles que desejam fazer uso das medicações, agindo de forma antidemocrática. “É falácia dizer que essas drogas são perigosas, aumentam o risco de morte e não têm efeito positivo no tratamento precoce. Existem trabalhos que comprovam a eficácia dessas drogas quando utilizadas de forma correta e na fase adequada”, salientou.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Mais de 15% da população brumadense já recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus, destaca secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Do total de vacinas recebidas, pouco mais de 10 mil, Brumado já vacinou mais de 15% de sua população com a primeira dose. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, nesta segunda-feira (05), a vacinação foi retomada. “Nosso time está trabalhando firme e forte. Começamos com 1 escola, já estamos com 4 e, provavelmente, vamos ampliar mais um posto ou contratar mais vacinadores pra tentar acelerar e garantir o maior número de vacinados em nosso município”, afirmou. O secretário acredita que, até o mês de junho, já tenha um bom volume de pessoas vacinadas e que a cidade possa ir, gradualmente, voltando à normalidade.

Endocrinologia na Clínica Exame: conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Brumado: Diretor do Centro Covid rebate recomendação do Estado contra o tratamento precoce ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu nota técnica recomendando a não prescrição dos medicamentos do chamado “kit Covid” no tratamento de pessoas com quadro suspeito ou confirmado do novo coronavírus (veja aqui). Defensor do tratamento precoce, o diretor do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Danilo Menezes, rebateu que se o Estado tivesse estudos científicos que provassem que os medicamentos trazem malefícios no tratamento da doença não deveria ter emitido uma recomendação, mas sim uma proibição. “Não é o Governo do Estado que determina qual medicação pode ou não ser utilizada em determinado tratamento. A classe médica está submetida às recomendações, orientações e proibições do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina (CRM). Ambos não preconizam o uso, porém não proíbem. Eles dão autonomia aos profissionais para escolher o melhor tratamento aos pacientes”, argumentou ao site Achei Sudoeste. Para o diretor, essas drogas têm efeitos positivos para conter a evolução da doença. “Elas continuam sendo prescritas pela minha pessoa e por vários profissionais da cidade, do Estado e do país”, enfatizou. 

Covid-19: Taxa de mortalidade em Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Levantamento feito pelo brumadense Mário Guedes mostra a evolução da pandemia na cidade de Brumado em comparação com os municípios de Guanambi e Vitória da Conquista, com dados até 31 de março de 2021. De acordo com o levantamento enviado ao site Achei Sudoeste, para a análise, ele calculou a Taxa de Transmissão Comunitária (TTC), que consiste em somar os casos novos nos últimos 14 dias, dividir pela população da cidade e multiplicar em seguida por 67.335, total populacional de Brumado. Foram 65 casos em Brumado, 36 em Guanambi e 19 em Vitória da Conquista. Portanto, a TTC ficou assim classificada: Brumado - Alta (50 a ≤ 200), Guanambi - Moderada (20 a ≤ 50) e Vitória da Conquista - Baixa (5 a ≤20). (clique aqui e veja o levantamento completo).

Covid-19: Taxa de mortalidade em Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista

Também foi analisada a Taxa de Positividade, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), significa que valor inferior ou igual a 5% é um indicador de que a pandemia está controlada. Brumado atinge 41,0% enquanto Guanambi atinge 29,9% e Vitória da Conquista 28,2%. Os dados apontam para um total descontrole da pandemia em Brumado. Além disso, Brumado encerrou março com 7.056 casos confirmados da doença, contra 5.142 casos de Guanambi e 4.851 casos de Vitória da Conquista. Os indicadores mostram que Brumado está 37% acima de Guanambi e 45% acima de Vitória da Conquista. Em si tratando das taxas de mortalidade, Brumado encerrou março com 123 óbitos contra 39 óbitos de Guanambi e 73 óbitos de Vitória da Conquista, ou seja, Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista. De acordo com estimativa feita por Guedes, sem vacinação, em 31 de dezembro de 2021, a cidade alcançará 24.951 casos de infecção e 435 vidas perdidas para a Covid-19.

Brumado: Boletim epidemiológico não confirma nenhuma morte de Covid-19 nas últimas 24h

Neste domingo, 04 de abril, o município de Brumado registra 7172 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 44 internações, 127 óbitos, 762 pacientes em tratamento e 6283 recuperados. No momento, 51 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Secretaria de Saúde divulga novo calendário de vacinação para idosos a partir de 65 anos

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado nesta segunda-feira (05). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 65 anos e mais. As vacinas serão aplicadas na Escola Graça Assis, Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

Polícia Militar encontra ossada humana no bairro Esconso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar encontrou uma ossada humanada no último sábado (03), no bairro Esconso, na cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a ossada em estado avançado de decomposição foi localizada próxima a linha férrea. Uma denúncia anônima levou a PM ao local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. A ossada foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Peças de roupas de mulher foram encontradas no local. De acordo com a polícia, um exame de DNA será realizado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Hospital de Caetité começa a usar capacetes especiais para tratar pacientes com Covid-19 Foto: Divulgação

O Hospital Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, vai contar com um equipamento especial para os pacientes internados com Covid-19. Foram adquiridos Capacetes Helmet para o tratamento dos infectados. O equipamento, usados em pacientes com quadro grave da Covid-19, fazem uma ventilação contínua não invasiva. Eles possuem um capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio. De acordo com o jornal Corrreio, o objetivo do uso desse tipo de equipamento é evitar a intubação do paciente, já que esse é um procedimento que aumenta muito a taxa de mortalidade. Vagner Luís Araújo, coordenador da equipe de Fisioterapia da Unidade de Assistência Respiratória do hospital, que conta com fisioterapeutas plantonistas e recursos para assistência respiratória 24 horas, explicou que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) tem se tornado uma aliada para o tratamento da baixa de oxigênio no sangue em pacientes da unidade. “Estamos tendo respostas bastante positivas por aqui, e felizes com mais essa opção à disposição de todos”, explicou ele.

Agnaldo Timóteo morre de Covid-19 aos 84 anos Foto: Sesc Piracicaba/Divulgação

O cantor Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, morreu de Covid, após 18 dias de internação, neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos. O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. Médicos acreditam que o artista de 84 anos contraiu o coronavírus no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina. Ele chegou a tomar a segunda dose, no dia 15, dois dias antes da internação. No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para “ser tratado de forma mais segura” contra a doença, segundo a família. O sepultamento ocorrerá neste domingo (04).

Brumado registra um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 03 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 45 internações, 127 óbitos, 795 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

A Polícia Militar encerrou uma “Festa Covid” com 16 pessoas, na noite da última sexta-feira (02), na Avenida Doutor Guilherme Dias, no centro da cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) chegou ao local às 19h, após denúncias anônimas. Ainda de acordo com a polícia, a festa era realizada de forma clandestina em um bar.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

No local, os militares encontraram dois comprimidos de droga ilícita, com um dos indivíduos presentes. De acordo com a PM, nenhum dos participantes fazia uso de máscara de proteção, além de uma grande aglomeração de pessoas, infringido o Decreto Estadual, do toque de recolher e proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, na tentativa de frear a disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. A PM ainda apreendeu duas caixas de som JBL, dois cadernos de livro de caixa. 16 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Brumado.

03/Abr/2021 - 07h58

X

Jovem de 22 anos morre após ser alvejado na cabeça em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um homicídio foi registrado na cidade de Brumado, na noite da última sexta-feira (02). Desta vez, um jovem de 22 anos, identificado como Isac Gabriel Sá, foi morto na Travessa Alto Pereira, no Bairro São Félix. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Isac foi executado com três tiros na cabeça e morreu na hora. A causa do crime ainda é desconhecida. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Gabriel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Secretaria de saúde resolve pendências de válvulas de respiradores e UTI Covid já recebe pacientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após inauguração, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid de Brumado recebeu os primeiros pacientes ainda na sexta-feira (02). O site Achei Sudoeste apurou que três pacientes estão internados nos leitos já disponibilizados pela unidade intensiva. De acordo com o que foi apurado por nossa reportagem, vários pacientes foram regulados para a UTI brumadense, mas haviam alguns respiradores sem válvulas (veja aqui), não sendo possível recebê-los. Já noite desta sexta-feira, o secretário de saúde local, Cláudio Soares Feres, garantiu que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) cumpriu sua parte em enviar todos os aparelhos para equipar a unidade intensiva, porém ficaram pendentes algumas válvulas de respiradores, o que não impediu o início da operação da UTI. Ainda de acordo com Feres, o município conseguiu válvulas emprestadas no Hospital de Base de Vitória da Conquista e já estão sendo instaladas no local. Feres ainda assegurou que a secretaria de saúde de Brumado já abriu um processo para adquirir as peças. Otimista, o secretário frisou que neste final de semana, a UTI de Brumado estará recebendo os demais pacientes já regulados, reafirmando que o equipamento será um grande auxílio na recuperação de diagnosticados com o novo coronavírus.

Dois óbitos de Covid-19 são registrados nas últimas 24h em Brumado

Nesta sexta-feira, 02 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 46 internações, 126 óbitos, 796 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Após inauguração, UTI Covid ainda não recebeu pacientes por falta de válvulas dos respiradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Inaugurada no final da tarde da última quinta-feira (01), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ainda não recebeu pacientes, por falta de válvulas dos respiradores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na tarde desta sexta-feira (02), os equipamentos ainda não foram enviados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A unidade de UTI Covid tem 10 leitos (veja aqui). Já a ala de retaguarda, dos dez leitos disponíveis, nove estão ocupados, com pacientes de várias regiões da Bahia, regulados pela Sesab. De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal, Coulibaly Abdoulaye, os pacientes dos leitos de retaguarda não precisam de respiradores e por isso, a unidade segue normalmente com seu atendimento semi-intensivo.

'Cofre do crime' no interior de São Paulo tinha R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo Foto: Reprodução/EPTV

A Polícia Civil informou, na quinta-feira (1º), que chega a R$ 2.703.500,00 a quantia em dinheiro vivo apreendida em um apartamento na zona Sul de Ribeirão Preto (SP). A apreensão foi realizada, durante uma operação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Segundo o delegado Cézar Augusto de França, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o valor será depositado em uma conta judicial. França afirma que o imóvel era usado como uma espécie de cofre do crime. Dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça foram cumpridos no endereço após o setor de inteligência identificar dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Nesta quinta-feira, os agentes estiveram no local e foi preciso arrombar o apartamento. Um dos cômodos guardava o dinheiro dividido em malas, sacolas e bolsas. Nenhum dos suspeitos estava no imóvel na hora da operação. “Pelo serviço de inteligência, é dinheiro oriundo de crime. Por ser notas diversas, com certeza é tráfico de drogas. Agora daremos sequência às investigações”, disse o delegado. A polícia ainda apreendeu um telefone via satélite, celulares, rádios comunicadores e até pneus de avião. Os suspeitos são investigados por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Governo da Bahia faz campanha emocionante sobre Covid-19 Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Governo da Bahia divulgou um vídeo impactante sobre o perigo da Covid-19. Ao som da música Naquela Mesa, de Nelson Gonçalves, a campanha mostra famílias preparando refeições, em clima alegre. De acordo com o Metrópoles, no entanto, com os pratos servidos, a câmera foca nas cadeiras vazias e retrata a dor da perda de um familiar. O vídeo ainda segue com a narração: “Não deixe que o coronavírus tire alguém da sua família. Evite aglomerações e faça a sua parte para que juntos a gente possa vencer essa doença”.

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em Tremedal Foto: Karlos Produções

Um homem suspeito de estuprar uma menina de 10 anos foi preso em Tremedal, município da região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi feita nesta quinta-feira (1º). De acordo com a polícia, a vítima era vizinha do suspeito e vivia em situação de vulnerabilidade social. A polícia, porém, não deu detalhes sobre quando o crime aconteceu. Policiais da delegacia da cidade solicitaram medidas protetivas para a criança. Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o suspeito e cumprido por policiais da delegacia do município. Ele será encaminhado para o sistema prisional da região.

Prefeito exalta parceria com o Estado na inauguração da UTI Covid de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) destacou que a inauguração dos 10 leitos de UTI Covid no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (veja aqui) contou com a importante colaboração do Governo do Estado para sua viabilização. Segundo o gestor, a inauguração é fruto de muito esforço e trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O contrato de prestação do serviço possui caráter emergencial de seis meses. Muito antes do período, o prefeito espera que o equipamento de saúde fique subutilizado em razão da diminuição expressiva de pacientes infectados que necessitem de terapia intensiva.

Prefeito de Curitiba cria projeto de lei para multar quem distribuir comida a sem-teto sem autorização Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, capital do Paraná, Rafael Greca (DEM), encaminhou à Câmara Municipal da cidade um projeto que prevê multa para quem distribuir comida aos sem-teto sem autorização do Executivo Municipal. De acordo com informações do portal G1, a proposta sugere que o “distribuir alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município de Curitiba”, poderá ser multado de R$ 150 a R$ 550, após advertência. O projeto entrou entre as votações do Legislativo municipal na última segunda-feira (29), junto com um requerimento pedindo que fosse votado em regime de urgência na última quarta-feira (31). Contudo, os vereadores decidiram que a matéria terá tramitação habitual. Ao saber do projeto de lei, organizações não governamentais e grupos de voluntários que distribuem os alimentos aos sem-teto fizeram uma carta aberta. “Em meio a tantos problemas, tantas demandas não cumpridas, tantas possibilidades efetivas de resolver de forma eficaz o problema, a atitude é esta: proibir e penalizar quem faz”, lamentam através do documento. A prefeitura justifica que a iniciativa busca acabar com o “descompasso” no fornecimento de marmitas aos quase três mil sem-tetos da cidade. A administração alega que em alguns momentos os alimentos são oferecidos em exagero e, em outros, faltam alimentos. A prefeitura defende que a distribuição dos alimentos sem controle é arriscada. Assim, a ideia é que também seja instituído um cadastro dos grupos e ONGs de voluntários, para que haja controle sanitário e distribuição em locais específicos. Para a gestão, quando há o fornecimento exacerbado, os resíduos deixados pelos sem-teto acabam atraindo vetores urbanos e pragas.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

O sonho simples de sorrir e a transformação de duas vidas: Ryan Coutinho, hoje com 10 anos, e Amanda Mattos, dentista que ficou sensibilizada com a história do garotinho da zona rural de Guajeru, a 63 km de Brumado, que queria apenas ser igual aos coleguinhas (veja aqui). Após quase cinco anos do início do tratamento, Ryan já é dono de um sorriso próprio, sem o auxílio das próteses que usou durante esse período. “Estou me sentindo muito feliz, porque eu tenho os meus dentes hoje. E hoje eu não sou mais 'banguelo' que nem antigamente não. Hoje eu sou outra pessoa”, contou Ryan ao G1. “Eu brinco, eu 'rio', antes eu não tinha dente, eu não ria, eu só fazia fechar a boca, que eu não podia rir, né, porque só saía a gengiva. Mas agora não. Agora eu posso rir porque eu tenho meus dentes”, completa o garotinho. Em 2016, a história dele foi compartilhada pela dentista Amanda Mattos e emocionou milhares de pessoas pelo gesto simples da dentista, mas transformador para a vida de Ryan. “Ele sofre um processo de agenesia [anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes]. Tem uns dentes que ele não vai ter. Não sabemos se é questão genética, ou se foi arrancado precocemente”, conta Amanda. A história ganhou repercussão nacional através do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão (veja aqui).

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

À época que a dentista começou a fazer o tratamento de Ryan, ele tinha 6 anos. No dia em que colocou a primeira prótese, ele emocionou a equipe ao se levantar da cadeira de assistência odontológica e começar a chorar. Ainda hoje, quando lembra desse momento, Amanda vai às lágrimas. “Eu me emociono sempre com essa história porque foi uma atitude que não imaginava que iria fazer tão bem na vida dele como foi. Para mim foi um simples trabalho de uma prótese, mas pra ele foi uma mudança de vida”. “Não era só dente, era muito além daquilo. Hoje ele conversa com todo mundo, brinca, a fala melhorou, uma mudança de vida no geral. Hoje ele entra sorrindo. Antes, ele vivia com blusa com capuz, para se esconder”, lembra. Amanda conta também que o tratamento deve seguir até a fase adulta. “Estamos preparando ele para correção ortodôntica para os dentes que ele tem. Preparação de espaços, estímulo ósseo. 18 anos é uma previsão que a gente tem para fazer o implante definitivo dele”, conta. A dentista revela que o sucesso da história de Ryan foi um divisor de águas na vida pessoal e profissional. Para ela, o grande ensinamento é o poder da multiplicação. “É ver o outro com solidariedade e compaixão. Eu não fiz nada mais do que aprendi na faculdade, na rede pública. E um simples ato teve uma repercussão na vida dele”.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

Amanda ainda conta que estabeleceu um laço de amizade com Ryan e também não deixa de acompanhar o tratamento. “Ele tem 12 dentes, faltam 3 dos que ele terá. Para a idade, ele deveria estar em dentição mista (dentes de leite e permanente), com 24 dentes. A troca de dentes vai em média até os 13 anos. Hoje ele está sem prótese porque ele vai começar a usar aparelho”, conta Amanda. Apesar da pandemia do novo coronavírus ter reduzido a frequência das idas de Ryan ao consultório, o tratamento não foi interrompido e ele vai até Caculé, onde a dentista mora e atende em uma clínica particular, ao menos uma vez a cada três meses, com o carro da “feira”, que segue para a cidade aos sábados. “Ele gosta bastante de ir ao consultório. Quando a prótese desadaptou, ele ficou dois dias sem a prótese, mas quando ele veio no consultório, falou: agora estou bonito”. Mesmo com dificuldades financeiras, a mãe de Ryan, Fátima Coutinho, conta que faz questão de levar o filho para seguir com as consultas e acompanhamento. O esforço dela e do companheiro, que trabalham na roça e sobrevivem do que plantam, é recompensado com a transformação que o filho passou. “Ryan sorri, brinca, mudou bastante. Agora ele conversa mais, mesmo tímido. Antes, ele tinha vergonha, e agora ele se abriu mais, tem mais liberdade. Mudou muito mesmo”, diz Fátima.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

Com a pandemia, Ryan se divide em ajudar a mãe na roça, que dá o sustento da família, e fazer as tarefas da escola, que ele faz a cada 15 dias religiosamente. “Eu pego lá na escola, trago pra casa, ajudo ele a fazer, o que sei, o que a gente não sabe, a gente pesquisa no celular. E, com 15 dias, a gente leva para o professor corrigir e traz outra de novo. Ele tem feito as tarefas sempre”, conta. “Estou feliz. Amanda está acompanhando o tratamento do meu dente, e eu estou indo bem na escola. Já estou no quarto ano”, conta orgulhoso o garoto Ryan. Para a dentista, todos têm o poder de multiplicar e transformar o outro, depende de cada um. “Brotou uma sementinha nas pessoas, com poucas coisas a gente consegue fazer o bem ao outro”, afirma.

Arquivo