Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Ifba promove aula de apresentação do curso de Engenharia de Minas aos alunos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (01), aconteceu a aula inaugural de apresentação do curso de Engenharia de Minas no campus do Ifba, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Alisson Lima destacou que o projeto foi sonhado durante muito tempo para a cidade e que, hoje, está sendo concretizado. Lima ainda disse que a aula teve por objetivo apresentar o campus aos alunos, além de toda a parte pedagógica de como o curso irá funcionar. “O perfil da turma é muito interessante. A maior parte dos alunos é de Brumado, mas tem algumas pessoas de outras regiões, comprovando que o curso tem a função de trazer gente de outros municípios e dar oportunidade para essas pessoas estudarem em uma instituição pública de qualidade e consagrada que é o Ifba. A gente está vivendo um momento especial aqui no município de Brumado, que é a inauguração desse curso”, afirmou. Ele enfatizou também que as expectativas são as melhores possíveis. A aula inaugural realizada ontem (01) foi uma apresentação para os discentes. Na próxima segunda-feira, uma nova cerimônia será promovida com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e de outras autoridades, ressaltando a importância do curso para a cidade e região.

Samu 192 é inaugurado na cidade de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (29), foi inaugurado em Caculé, a 100 km de Brumado o Samu 192. A cerimônia contou com a presença do prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, da Secretária Municipal de Saúde, Maria de Fátima, demais secretários, vereadores e populares. O serviço é mais uma conquista do Governo de Caculé, que desde 2014 vinha trabalhando para trazer as instalações ao município. Além de Caculé, mais cinco cidades serão beneficiadas com serviço, sendo elas: Ibiassucê, Mortugaba, Rio do Antônio, Jacaraci e Licínio de Almeida.

Samu 192 é inaugurado na cidade de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretária de Saúde iniciou o evento explicando aos presentes a função do serviço e expondo as responsabilidades do quadro de profissionais. Já o prefeito falou sobre o esforço para por em prática o serviço em Caculé, surgindo até a hipótese na época em por um serviço móvel do município, enfatizando sua preocupação com os caculeenses. Frisou também seu apoio ao serviço, com investimentos através de recursos próprios.

Intermunicipal 2018: Seleção de Brumado perde por 1x0 para Itororó, mas garante vaga à próxima fase Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No domingo (30), foram conhecidas as 32 seleções classificadas para a terceira fase do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol. Nesta oitava rodada, a seleção de Brumado perdeu para Itororó pelo placar de 1x0. Apesar da derrota, o selecionado garantiu uma vaga para a próxima fase da competição. O primeiro tempo terminou sem gols e muita pressão sobre a seleção brumadense, que jogou na casa do adversário. No segundo tempo, o gol da seleção rival saiu aos 32 minutos, marcado por Buba. Os atletas de Brumado perderam várias chances de gol e jogaram com muita raça. Na próxima fase, a equipe joga em casa contra a seleção de Uruçuca. A partida acontece no dia 14 de outubro, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, às 15h.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Guanambi: Homem espanca e estupra mulher grávida de oito meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher grávida de oito meses foi agredida e estuprada no Bairro Santo Antônio, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O crime ocorreu na última sexta-feira (28), quando a vítima chegava em casa. Após cometer o abuso, o homem fugiu do local. A mulher foi socorrida e encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas nas imediações, mas até o momento o criminoso não foi localizado. Segundo informações da polícia, o suspeito tem as mesmas características do homem que estuprou uma jovem de 23 anos, no dia 22 de setembro, no Bairro Renascer. A Polícia Civil investiga o caso.

Ibope: Bolsonaro, 31%; Haddad, 21%; Ciro, 11%; Alckmin, 8%; Marina, 4% Foto: Agência Brasil

A seis dias da eleição, uma nova pesquisa Ibope para presidente mostrou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança isolada com 31% das intenções de voto. No estudo divulgado nesta segunda-feira (1°), o militar cresceu 4% em relação a última pesquisa divulgada pelo instituto. Em segundo lugar, o nome do PT na disputa, Fernando Haddad, se manteve com 21%. A seguir aparecem Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 12% para 11% e Geraldo Alckmin (PSDB), que manteve seus 8%. Marina Silva (Rede) passou de 6% para 4%, alcançou sua taxa mais baixa desde o início da campanha e empatou tecnicamente com João Amoedo (Novo). O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR–08650/2018.

Ibicoara: Vereador tem mandato cassado após acusação de uso e tráfico de drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Ibicoara cassou o mandato do vereador e vice-presidente da Casa Legislativa, Neilton Amorim Ferreira (PTB), o Neilton de Agdo, na sessão da última sexta-feira (28). Após as denúncias ocorridas em abril deste ano, a comissão considerou o uso de drogas como quebra de decoro parlamentar. O processo contou com testemunhas que detalharam a situação de uso e tráfico. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, por fim, o presidente da Câmara, Adão Assunção dos Santos (PTB), declarou cassado o mandato do vereador por nove votos favoráveis e um contrário. O suplente Edinilson Silva Ferreira (PTB), o Denilson vai tomar posse. Na justiça, o pedido de reconsideração do parlamentar foi negado.

Guanambi: Vereador é acusado de agredir homem com golpes de facão em praça pública Foto: Reprodução/Bocão News

Um vereador da cidade de Guanambi, localizado a 141 km de Brumado, foi acusado de agredir um homem com golpes de facão. Em entrevista ao Bocão News, uma testemunha, que não quis se identificar, informou que o caso aconteceu no domingo (30), no distrito de Morrinhos. Ainda segundo o denunciante, a vítima sofre de doenças mentais e o assessor de comunicação do parlamentar também teria participado do ataque.  As agressões ocorrem devido a divergências políticas entre as partes. “O vereador chegou lá em um carro dirigido por seu assessor e desferiu vários golpes no rapaz. A cena foi presenciada por várias pessoas que estavam no local. Tudo aconteceu em via pública, ou seja, todo mundo viu”, contou a testemunha. De acordo com o advogado que acompanha o caso, a família da vítima vai registrar o boletim de ocorrência na delegacia da cidade na tarde desta segunda-feira (1°).  A reportagem entrou em contato com a Câmara de Vereadores do município, mas não teve as ligações atendidas até a publicação desta nota.

Homem é preso em Aracatu após crianças acionarem a polícia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Aracatu, a 36 km de Brumado, duas crianças acionaram a polícia militar na noite deste domingo (30) e denunciaram que uma mulher estava sendo agredida na Rua Nossa Senhora da Saúde, no Bairro Alto do Maron. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia se deslocou até a casa indicada e constataram que uma mulher estava sendo agredida pelo padrasto das crianças. Os policiais prenderam o homem em flagrante. A mulher disse que já foi agredida em outras ocasiões. O autor e a vítima foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia de Brumado. No local, o indivíduo foi autuado em flagrante.

Brumado: Homem é preso por ameaçar pessoas com faca na Rua Mestre Eufrásio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 21h deste domingo (30), a guarnição de radiopatrulhamento prendeu um indivíduo na Rua Mestre Eufrásio, em Brumado. No local, ele ameaçava as pessoas com uma faca. O agressor, que estava no interior de uma residência, foi imobilizado e abordado pelos policiais. Na casa, ainda foram encontradas duas facas. O agressor foi conduzido à sede da 20º Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Polícia investiga possíveis furtos de peixe de criatório em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Fazenda Cerro, na zona rural da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, para averiguar possíveis furtos de peixes de um criatório que abastece o comércio de Brumado. Segundo informações da polícia, os suspeitos não foram encontrados no local, onde abandonaram duas motocicletas, uma pequena quantidade de substância análoga à maconha e uma rede de pesca do tipo tarrafa. Os objetos foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na delegacia de Aracatu.

Polícia prende quatro suspeitos de assaltarem comércio em Maetinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (30), guarnições dos destacamentos de Maetinga e Presidente Jânio Quadros diligenciaram à Travessa Miguel Pereira Campos, próximo à Prefeitura Municipal, em Maetinga, a 73 km de Brumado, onde constataram que um estabelecimento comercial havia sido arrombado. Populares informaram aos policiais que quatro pessoas seriam autoras do crime, indicando os nomes dos envolvidos e endereços. Em diligência, as guarnições capturaram os quatro suspeitos e recuperaram parte dos objetos subtraídos: quatro hidratantes e três desodorantes, no valor de aproximadamente R$ 200. Os suspeitos e a vítima foram conduzidos à sede da 1ª Delegacia Territorial Brumado, onde o fato foi registrado.

Paramirim: Quatro indivíduos são detidos com materiais ilícitos Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

No último domingo (30), ao realizar patrulhamento na BA-152, entre Várzea Redonda e Paramirim, a 129 km de Brumado, uma equipe da Cipe Sudoeste, Caesg avistou um indivíduo correndo de um matagal em direção a um veículo parado do outro lado da rodovia, no qual havia três elementos. Diante da atitude suspeita, os policiais fizeram uma abordagem, localizando dentro do porta malas do veículo 04 espingardas cartucheira, diversas munições de diferentes calibres, 01 adaptador para cartucho, 03 facões, 01 recipiente com pólvora, 01 recipiente com chumbo, 03 aparelhos celulares e 01 canivete. Todos os indivíduos foram conduzidos, juntamente com o veículo e todo material ilícito encontrado, à delegacia de Livramento de Nossa Senhora para as providências necessárias.

Polícia cumpre mandados de prisão de dois investigados por roubo em Dom Basílio Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil, lotados na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, cumpriram dois mandados de prisão preventiva em desfavor de Álvaro Rodrigues Ferreira, de 25 anos, e Ricardo Adriano de Jesus, de 27 anos, por terem assaltado o correspondente bancário da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. O crime ocorreu no último dia 10. Álvaro e Ricardo já se encontravam custodiados na delegacia de Livramento, onde foram autuados por posse ilegal de munição de uso permitido e tráfico de drogas. Eles confessaram o roubo e o Delegado Titular de Livramento representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva de ambos. A dupla permanecerá custodiada na carceragem da Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora até posterior deliberação judicial.

Caturama: Polícia prende suspeito de matar idoso a pauladas Foto: Divulgação/PC

Na localidade de Lagoa da Pedra, no município de Caturama, a 143 km de Brumado, uma equipe da Polícia Civil prendeu José Alves Domingues, conhecido como Zé das Melancias, de 45 anos, apontado como autor do assassinato de Enedino Pereira da Silva, o Seu Preto, de 88 anos. O crime ocorreu no dia 20 de abril deste ano. Segundo informações da polícia, a vítima teria tentado abusar sexualmente de uma égua pertencente ao autor, ocasião em que foi brutalmente agredido a golpes de pau e pedras. O acusado ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Carurama, em razão de mandado de prisão preventiva, até posterior deliberação judicial.

Primeira parcial indica queda de 36% nos gastos de campanha em 2018

Os dados parciais de prestação de contas, que abrangem o que foi gasto na primeira parte do período de campanha, indicam que as despesas eleitorais em 2018 caíram 36% na comparação com 2014, segundo cálculos do G1. Na disputa deste ano, os candidatos e partidos declararam ter gasto R$ 1,6 bilhão até quase a metade da campanha. Em 2014, após transcorrido um período semelhante, a soma foi de R$ 1,8 bilhão, já considerada a inflação do período. Na média de gastos por candidato, também houve queda, mas de 20% (R$ 103 mil em 2018 ante R$ 126,7 mil em 2014). Como os dados são parciais, a diferença entre os gastos de um ano e outro pode mudar após o fim das eleições. O relatório final das despesas de 1º turno deve ser entregue à Justiça Eleitoral até 6 de novembro.

Ibicoara: Home que assassinou ex-mulher é preso em Mato Grosso do Sul Foto: Divulgação/PC

Equipes da Polícia Civil da Delegacia de Paraíso das Águas, no Mato Grosso do Sul, conseguiram localizar no município de Chapadão do Sul (MS) Zenóbio Souza Ludovico,  o Galego, de 40 anos, que possuía em seu desfavor mandado de prisão por ter assassinado a facadas a sua ex-companheira. O crime ocorreu no dia 08 de abril, no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado. Na ocasião, Zenóbio desferiu vários golpes de faca em Edvânia dos Santos Oliveira, de 23 anos, e em Marcelo Ribeiro de Souza, de 36 anos. Edvânia faleceu devido à gravidade dos ferimentos. Zenóbio deverá permanecer custodiado temporariamente no Mato Grosso do Sul até sua posterior remoção para a Bahia.

A Justiça de Bastos (SP) condenou um homem a 33 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por abusar sexualmente da filha desde que ela tinha 12 anos de idade. A ação de estupro de vulnerável foi iniciada em 2014 e soma diversos volumes, já que ele teria estuprado a filha 900 vezes desde 2011, como consta na denúncia. Durante a instrução do processo foram ouvidas a vítima, três testemunhas de acusação e quatro de defesa. A sentença foi dada na segunda-feira (24). Em depoimento, a menina declarou que o pai disse que “fazia aquilo [agressões sexuais] para o bem dela”, para que a menina não se “tornasse da vida” igual a sua mãe. A polícia só ficou sabendo do caso quando a menina disse que não aguentava mais as agressões e contou a situação para uma professora. A defesa chegou a pedir um exame psicológico e a absolvição do acusado alegando que a menina havia sido induzida pela mãe a mentir contra o pai. No entanto, o juiz alegou “perfeito juízo de discernimento do acusado” e o pedido foi negado.

Brumado: Polícia Militar prende dois indivíduos com drogas no Bairro São Félix Foto: Divulgação/PM

No último sábado (29), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático (Peto) abordou na Rua da Abolição, no Bairro São Félix, um indivíduo com dez papelotes de substância análoga à cocaína. Indagado sobre a origem do material, o jovem informou que adquiriu de um homem, que seria revendedor das drogas. Em continuidade à diligência, a guarnição dirigiu-se ao endereço indicado, onde encontrou o acusado. Este autorizou a entrada dos policiais na residência, onde foram encontrados aproximadamente 300 gramas de substância análoga à cocaína, uma balança de precisão, um caderno com anotações diversas e R$ 305 em espécie. Diante das circunstâncias, os envolvidos e o material apreendido foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil, onde o fato foi registrado.

IBGE aponta que Brasil tem 12,7 milhões de desocupados Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas. Este é o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), relativa ao trimestre de junho a agosto deste ano. Segundo dados divulgados na sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação, que mostra o índice de desemprego no país, no período foi de 12,1%. Esta indica uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior: 12,7%. A PNAD Contínua considera desempregada a pessoa que está sem trabalho, mas que tenha procurado emprego no período de até 30 dias antes da pesquisa. O contingente da população ativa desalentada (4,8 milhões) no trimestre de junho a agosto de 2018 subiu em relação ao trimestre anterior (4,720 milhões). Em relação ao mesmo trimestre de 2017 (4,2 milhões), houve alta (3,9%). São consideradas desalentadas pessoas com idade acima de 14 anos que não conseguiram emprego por não ter experiência, porque são jovens ou idosas demais para o cargo ou ficam fora da localidade.

Brumado: Caps e UniFG somam ações em prol do setembro amarelo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O mês de setembro chegou ao fim e com ele a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Assim, para encerrar a campanha, o Centro de Atenção Pssicosocial (Caps) Monsenhor Antônio Fagundes, de Brumado, e a UniFG, de Guanambi, se juntaram para a realização de uma ação especial. Segundo a enfermeira de Caps, Leiliane Martins, os alunos da universidade estiveram no Caps de Brumado para um visita técnica a fim de conhecer o trabalho desempenhado na unidade. “A gente precisa de pessoas para participar e interagir com os nossos pacientes”, destacou Martins. Já a professora de saúde mental, Flávia Alves, da UniFG, falou que a visita foi muito importante para que os alunos pudessem vivenciar a realidade. “O discente acaba vivenciando todas as partes, o funcionamento, qual é o objetivo da enfermagem e o Caps de Brumado me oportuniza tudo que a gente aprende na parte teórica da saúde mental”, ressaltou.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Brumado: Vereador cobra transparência de projeto do executivo para empréstimo de R$ 20 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A curta sessão da Câmara de Vereadores que ocorreu na sexta-feira (28) contou apenas com a apresentação de dois projetos procedentes do executivo e uma moção de pesar. Dentre os projetos oriundos do gabinete do prefeito está o de número 022/2018, através do qual o prefeito solicita ao legislativo autorização para realizar um empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com a justificativa de o montante de R$ 14 milhões ser aplicado para pavimentação de logradouros públicos, R$ 4 milhões para construção de galerias pluviais e R$ 2 milhões para construção de pontes. Oposição ao prefeito, o vereador José Ribeiro Neves (PT) cobrou mais transparência quanto ao projeto. “O pagamento dessa conta excederá o tempo da atual administração, ou seja, a dívida ficará para o próximo prefeito, mas não é dito quantas prestações e os juros em cima. É nossa responsabilidade não deixar a prefeitura ficar onerada para os anos à frente. Por outro lado, o prefeito também não informa os logradouros onde serão aplicados o dinheiro, daí nossa indagação, uma vez que o prefeito já tem em mãos mais de R$ 50 milhões da educação, que deveria ser passado aos professores, mas os mesmos ainda não viram a cor desse dinheiro. E, dentro dessa somatória liberada, o prefeito tem dito que está aplicando exatamente na pavimentação das vias de acesso às escolas e ainda solicita mais R$ 20 milhões. Por isso, queremos mais clareza de como se dará todos os trâmites desse empréstimo e os locais a serem destinados o recurso”, pontuou o vereador. Caso a prefeitura atenda as cobranças dentro do prazo, o projeto de empréstimo entrará em primeira votação já na sessão desta terça-feira (02).

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Prefeitura pede revogação de psicoteste nos concursos públicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Projeto de Lei nº 021/2018, o executivo brumadense solicitou à Câmara de Vereadores a revogação da Lei nº 1.809, de 28 de julho de 2017, que torna obrigatória a aplicação de psicoteste para provimento de cargos efetivos no âmbito municipal. O projeto foi apresentado e lido durante a sessão legislativa de sexta-feira (28) e retornará para primeira votação na sessão de terça-feira (02). Caso o projeto seja aprovado, será um obstáculo a menos aos pretensos candidatos ao próximo concurso público, que será promovido pela prefeitura para provimento de vagas de cuidadores de creche e agentes de saúde. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, declarou que “o executivo repensou a lei do psicoteste por questões de natureza de alguns cargos e grau de escolaridade dos candidatos. A lei em si poderia reprovar um candidato que, na prática, desempenharia com destreza a função, porém, ao olhar da lei, não atenderia a ocupação”.

Arquivo