Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Defesa Civil confirma 53 mortos e 65 feridos após chuvas em Minas Gerais Foto: Reprodução/TV Globo

Desde a última sexta-feira (24), 53 pessoas morreram por causa das chuvas em Minas Gerais. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quarta-feira (29), 38.703 pessoas estão desalojadas e outras 8.157, desabrigadas, perderam suas casas no estado. Até o momento, 65 pessoas ficaram feridas. O número de pessoas mortas aumentou em relação ao boletim divulgado na noite desta terça-feira, que indicava 52 óbitos. Duas pessoas, uma em Tabuleiro, na Zona da Mata e uma em Conselheiro Lafaiete seguem desaparecidas. De acordo com o G1, a última morte registrada pela Defesa Civil aconteceu em Nova Lima, na Região Metropolitana, de BH, na noite desta terça-feira. A cidade onde mais pessoas morreram é Belo Horizonte. Foram 13 óbitos na capital, conforme a Defesa Civil.

Professores concursados acusam prefeito de Aracatu de desrespeitar decreto municipal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O último concurso público realizado no município de Aracatu, a 36 km de Brumado, teve o resultado final publicado no Diário Oficial do município no dia 11 de dezembro de 2019. De acordo com o Decreto nº 4.2899, de 17 de setembro de 2002, o gestor teria 30 dias úteis para homologar o concurso. Porém, segundo os candidatos, até o presente momento, o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD) não conduziu ninguém ao cargo. A situação, conforme alegam os concursados, coloca em risco a Jornada Pedagógica 2020, que está prevista para acontecer entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, bem como o início das aulas no dia 6 do mesmo mês. A prefeitura local ainda não se pronunciou sobre o caso.

Bahia não possui caso suspeito de coronavírus, diz Secretaria de Saúde da Bahia Foto: Naeblys/istock

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nega a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia. Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado no município de Jacaraci com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas, e a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus. Todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas. Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

O Ministério da Educação (MEC) liberou no início da noite desta terça-feira, 28, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava suspenso por ordem judicial. Na tarde desta terça, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu a um pedido do governo Bolsonaro para que as informações fossem divulgadas. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Segundo o MEC, mais de 3,4 milhões de inscrições foram realizadas este ano. Quem não for contemplado agora, poderá participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. De acordo com a Agência Brasil, o ministério informou também que estarão abertas hoje à noite as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). No cronograma inicial, o término para concorrer às bolsas seria na próxima sexta-feira (31). O MEC decidiu prorrogar o prazo por mais um dia, sábado, 1º de fevereiro, para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem. Por meio de nota, a pasta acrescentou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permanece com o cronograma atual, com inscrições de 5 a 12 de fevereiro.

Jacaraci registra caso suspeito do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com nota emitida pela Secretaria de Saúde de Jacaraci, a 164 km de Brumado, um paciente foi atendido, na terça-feira (28), no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, com quadro suspeito de coronavírus. O paciente chegou do Japão no último sábado (25) e, em seguida, começou a apresentar os sintomas da síndrome respiratória aguda. “Ressaltamos que o paciente é japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o voo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica. Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela gestora e equipe de saúde do município”, declarou, na nota. O paciente está estável e já foi transferido via sistema de regulação para o Hospital Couto Maia, em Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico.

Recém-nascido com problema cardíaco espera há 11 dias por transferência para UTI em Porto Seguro Foto: Reprodução/BMD

Um bebê que nasceu com um problema cardíaco espera há 11 dias por uma transferência para uma unidade especializada. O pequeno nasceu em Porto Seguro, no sul da Bahia, e precisa de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, em Salvador. Bernardo Correia Brito foi diagnosticado com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração. Ele nasceu no dia 17 de janeiro de 2020 e segue internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães. Ele tem um irmão gêmeo chamado Benício, que não apresentou problemas de saúde. Em um vídeo, o avô de Bernardo, Wexley Alves, fez um apelo para que as pessoas ajudem o neto. Por meio de nota enviada ao G1, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a central de regulação está em busca de uma unidade que atenda o perfil da criança.

Mesmo com boas chuvas, mananciais continuam com baixo volume em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de meio ambiente e agricultura da cidade de Caculé, Antônio Leandro, informou que, embora as condições de chuva tenham sido favoráveis neste mês de janeiro, as mesmas ainda não foram suficientes para repor a reserva hídrica do município. “Faço referência aos dois mananciais, tanto o Truvisco, quanto o Comocochico. Pude constatar pessoalmente, através de vistoria na Barragem do Truvisco, que vem entrando água no local. Há um aumento de volume perceptível, porém não é um aumento significativo. Quanto ao Comocochico, ainda não visualizamos nenhuma entrada de água”, destacou. O secretário reiterou que os índices pluviométricos têm sido interessantes na zona urbana, mas ainda não foram suficientes para acúmulo de água. “Temos um déficit hídrico grande por conta de anos consecutivos de seca e, agora, com o fornecimento de água através da Barragem do Comocochico, há outros dois municípios. Aumentou-se a demanda e o consumo dessa água do Comocochico e ela não sofreu aporte para que pudesse sangrar e ter uma condição de volume de água satisfatório”, acrescentou.

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 11 anos em Paulo Afonso

Um homem foi preso na terça-feira (28), suspeito de estuprar uma menina de 11 anos em Paulo Afonso, no norte da Bahia, segundo informações da delegada Antônia Jane, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. De acordo com a delegada, no domingo (26), a criança tinha fugido de casa e ido até a residência do suspeito. Durante a madrugada, a mãe da menina descobriu onde ela estava e a levou de volta para casa. Na segunda, a garota fugiu para a residência do suspeito novamente. Ainda de acordo com a polícia, o homem de 20 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso em flagrante na casa dele. Ele foi levado para a delegacia, onde vai passar por uma audiência de custódia. Segundo o G1, a menina passou por exame de perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Bom Jesus da Lapa é o único destino brasileiro em lista de templos religiosos mais exóticos do mundo Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O maior site de passagens aéreas do Brasil incluiu o Santuário de Bom Jesus da Lapa em uma lista com os 12 templos religiosos “mais exóticos do mundo”. O site melhoresrestinos.com.br exalta a “aparência nada convencional”. O Santuário de Bom Jesus da Lapa é o único destino brasileiro da lista, que destaca ainda os mais de 300 anos de tradição da Romaria do Bom Jesus, que já é a terceira em número de visitantes no país, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE). O site descreve o Morro do Bom Jesus com mais 90 metros de altura e as seis grutas em seu interior. A maioria dos destinos da lista fica na Ásia.

Brumado: Dalmóbile abre vagas para projetista e vendedora externa

A loja de móveis planejados na cidade de Brumado, Dalmóbile, abriu duas vagas de emprego. De acordo com a empresa, uma vaga será a projetista e a segunda para vendedora externa. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo masculino/feminino, 2° grau completo, maior de idade, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected]. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.

Homem é detido após ameaçar dono de bar com arma de fogo no Bairro Irmã Dulce em Brumado Foto: Divulgação/PM

Um homem foi detido no último domingo (26) por policiais militares depois de ameaçar o dono de um bar com uma arma de fogo. A guarnição esteve no local, situado no Bairro Irmã Dulce, para solucionar uma briga. No bar, foram surpreendidos por um suspeito com sinais de embriaguez e muito alterado. Segundo ele, o dono do bar o teria agredido com uma paulada na cabeça. As partes foram encaminhadas até a delegacia, onde o fato foi registrado.

Brumado: Barragem de Cristalândia transborda mais uma vez após chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido às últimas chuvas registradas na região, a Barragem de Cristalândia, em Brumado, voltou a transbordar. O volume de água ultrapassou a capacidade da barragem, que é de 17 milhões de litros. O reservatório abastece as cidades de Brumado e Malhada de Pedras. O transbordamento trouxe alívio aos dois municípios. A sangria aconteceu na noite da última segunda-feira (27). Caso a construção da segunda etapa da barragem tivesse sido iniciada, o armazenamento de água no manancial passaria dos 17 milhões de metros cúbicos para cerca de 30 milhões.

Edmundo acredita em retorno de Wagner ao governo do estado e em Zé Ribeiro como prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o ex-vice-governador da Bahia e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos (PT), disse que viu como positivo o lançamento da pré-candidatura de Zé Ribeiro (PT) à prefeitura do município. Segundo Pereira, durante os seus mandatos como vereador, Ribeiro se mostrou ser um homem firme, fiel, coerente, corajoso, inteligente e que está preparado para administrar a cidade. “Por isso, eu vejo com muita alegria essa pré-candidatura de Zé Ribeiro na certeza absoluta de que iremos contar com o apoio da maioria da população. O povo quer um governo participativo, que respeite e ouça, que seja transparente. Na pessoa de Zé Ribeiro tem tudo isso, por isso tenho certeza de sua vitória, que será a vitória do povo de Brumado”, avaliou. Edmundo também acredita no retorno do senador Jaques Wagner (PT) ao comando do governo da Bahia. Para ele, Wagner é a maior liderança política do estado e do país. “Ele mostrou, durante o seu primeiro mandato que eu acompanhei e fiz parte, ser um cidadão competente, democrático, republicano, transparente. Aplicou recursos em benefício das pessoas mais carentes. Essa é a vontade do povo, que em 2022 Wagner volte a governar a Bahia”, destacou.

Avó morre ao saber de morte do neto em acidente no interior de São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

Uma idosa passou mal e morreu após saber que o neto de 18 anos havia perdido a vida em um acidente de moto em Santa Bárbara D’Oeste (SP).  O jovem Leonardo Trajano Barbosa estava pilotando o veículo na noite de sexta-feira, dia 24, quando bateu no para-lamas de um carro, perdeu o controle da moto e colidiu com um poste. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Veja, Maria Laura Cardelíquio, de 73 anos, foi informada sobre a morte, se sentiu mal e morreu em seguida. Segundo familiares, a idosa já tinha problemas cardíacos.

Vitória da Conquista: Homem é encontrado morto e corpo apresentava marca de facadas Foto: Reprodução/BMD

Um homem foi encontrado morto na casa onde morava no bairro Kadija, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ele apresentava marca de facadas. O crime ocorreu na tarde de sábado (25). O corpo da vítima, identificada como Rogério Pereira Rocha, 44 anos, foi achada pelos vizinhos. Alguns objetos da casa foram roubados, mas não há detalhes do que foi levado. De acordo com o G1, o corpo de Rogério foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre o sepultamento dele. Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Pequenos negócios abriram 731 mil vagas de emprego em 2019 Foto:Jorge Rosemberg/Veja

Os pequenos negócios geraram mais postos de trabalho no Brasil em 2019 do que médias e grandes empresas. Segundo um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nesta terça-feira, 28, os pequenos negócios terminaram o ano com um saldo de 731 mil postos de trabalho, número 22% acima do registrado em 2018. Já as médias e grandes empresas encerram o ano com um saldo negativo de 88 mil vagas, quase o dobro do registrado em 2018. Ao todo, em 2019, o saldo de empregos gerados ficou em 664.079 postos com carteira assinada. De acordo com a Veja, o estudo feito com base nos dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que, em todos os setores de atividade econômica, os pequenos negócios registraram saldos positivos de emprego. O setor de serviços é tido como destaque, com um saldo de quase 400 mil postos de trabalho, mais da metade dos empregos criados por esse nicho de empresas em 2019. Já as médias e grandes empresas registraram saldo positivo de emprego em apenas um único setor: a Extrativa Mineral (+3.480).

Prefeito de Guajeru rebate denúncias da oposição contra o seu mandato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Guajeru, Gil Rocha (PDT), destacou que, no momento, o seu grupo político está construindo a pré-candidatura do atual vice-prefeito, Gilvan Teixeira, popular Galego. Segundo ele, hoje, o nome de Gilvan é defendido pelas principais lideranças políticas dentro do grupo. “Em breve, faremos o lançamento oficial da sua pré-candidatura”, adiantou. Indagado sobre as denúncias que estão sendo feitas pela oposição contra o seu mandato, o prefeito declarou que entende o posicionamento da base oposicionista em questionar algumas condutas de servidores do seu governo. “Estou aqui para esclarecer que o nosso governo está aberto a qualquer questionamento. Estamos prontos para esclarecer qualquer dúvida no decorrer dos trabalhos dos vereadores da oposição e da Câmara de Vereadores como um todo”, frisou.

Metade dos brasileiros tiveram 'nome sujo' em algum momento nos últimos 12 meses Foto: Getty Images

Nos últimos 12 meses, metade (48%) dos consumidores brasileiros passaram pela situação de estar com o "nome sujo". É o que revela um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A experiência da negativação serviu de aprendizado para parte considerável dos consumidores: 39% disseram ter passado a controlar mais os gastos após a situação e 34% refletem mais antes de realizar compras. Outros 21% deixaram de emprestar nomes a terceiros e 18% evitam compras no cartão de crédito. “A negativação do CPF é uma experiência traumática porque impõe uma série de restrições ao consumo, além do sentimento de vergonha que isso pode gerar em algumas pessoas”, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “Infelizmente, alguns consumidores só passam a exercer um controle e planejamento maior sobre a sua vida financeira após vivenciarem a experiência negativa de ficar inadimplente”.

Brumado: Fabrício lamenta o não funcionamento da UPA e diz que policlínica não terá obras iniciadas este ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes (DEM) lamenta que Brumado mais uma vez tem ficado para trás na conquista de equipamentos que promoveriam o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida da população, devido, principalmente, a falta de representatividade, força política e interesse do poder público em “brigar” por benefícios para a cidade. Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Fabrício destaca que o espaço físico já passou por reforma na estrutura, ampliações, adequações, recebeu todo o maquinário, mas a inauguração foi adiada várias vezes e continua no papel, enquanto poderia resolver grande parte das urgências e emergências ajudando, inclusive, a diminuir as filas no hospital. Em relação a tão esperada Policlínica Regional de Saúde: promessa que não será cumprida este ano. Fabrício ressalta que embora o governador Rui Costa (PT) tenha anunciado a autorização de construção e o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas tenha dito que a previsão de inauguração seria em meados de novembro deste ano, isso não ocorrerá, pois Brumado não está na lista das quatro novas policlínicas regionais a ser construídas ainda em 2020. Sobre o aspecto econômico, Fabrício lembra o fato de não está sendo discutido ou haver interesse político no Gasoduto Sudoeste. A obra terá aproximadamente 300 quilômetros ligando os municípios de Ipiaú, no sul do estado, a Brumado, passando por Jequié e Maracás. “A construção irá contribuir para o desenvolvimento da região com o atendimento aos setores de mineração, industrial, comercial e automotivo, mas não vejo o interesse político local neste equipamento”, cita Fabrício.

Suspeito de mandar matar pelo menos 10 na Bahia é preso, na Paraíba Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um homem de 28 anos suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia foi preso nesta segunda-feira (27), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, ele é integrante de uma organização criminosa que também atua no tráfico de drogas entre os dois estados. Ele foi preso por meio do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça da Bahia. Em Araci, município baiano, ele teria ordenado cerca de uma dezena de mortes. De acordo com o G1, com o homem, detido em uma casa no bairro do Catolé, foram encontrados duas armas de fogo, que estavam com sinais de identificação raspados. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância. Conforme o delegado Luciano Soares, a Polícia Civil da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil da Paraíba após descobrir que o foragido estava escondido em Campina Grande. O suspeito também é réu em dois processos criminais pelo crime de tráfico de drogas e foi preso, anteriormente, pelas Polícias Civil e Federal, com 52 quilos de maconha. Ele permanece detido na Central de Polícia de Campina Grande.

Rio de Contas: Dois homens são presos com maconha Foto: Divulgação/PM

Na noite do último sábado (25), dois homens foram presos, durante patrulhamento da polícia militar, suspeitos de estarem traficando droga em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina. Segundo o comandante da 46ª CIPM, Capitão Vandilson Araujo, na abordagem, foi encontrado com um dos suspeitos dois recipientes de plástico com maconha. Ao ser indagado, o rapaz relatou que teria comprado a droga em um bar da cidade. Em diligência, a guarnição foi até o local, onde acabou localizando o segundo suspeito. O indivíduo tentou fugir da abordagem e ainda desacatou um dos agentes. Imobilizado, a polícia encontrou com ele dois recipientes de plástico com maconha, uma quantia em dinheiro no valor de R$ 556, um aparelho celular, uma chave e o documento de uma motocicleta que estava estacionada próximo ao bar. A dupla foi presa em flagrante e todo material foi apreendido, sendo encaminhados para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

Paralisação da polícia civil cobra integralidade com a polícia militar, esclarece sindicato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agentes e escrivães da Polícia Civil deram início, nesta segunda-feira (27), à paralisação da categoria no estado da Bahia. O movimento começou hoje e deve se estender por 48 horas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ana Carla, vice-presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia, informou que a categoria está lutando pela igualdade de direitos com a Polícia Militar. Segundo ela, entre as medidas exigidas, estão a pensão integral, paridade e integralidade. “Se um policial, hoje, vier a se aposentar, ele só recebe 30% dos seus proventos. Pedimos o apoio da população e contamos com a sensibilidade do governador”, destacou. Ana Carla afirmou que a categoria está em estado de greve, lutando para que a PEC 159/2020, apresentada pelo governador Rui Costa, seja retirada de pauta. Nas delegacias municipais, somente os serviços essenciais, como flagrante e remoção cadavérica, continuam funcionando - os demais estão suspensos durante a paralisação.

Brasil é o segundo país em maior número de casos de hanseníase no mundo Foto: Divulgação

O Dia Mundial contra Hanseníase é celebrado no domingo (26). A data é comemorada sempre no último domingo de janeiro. A doença, mais conhecida antigamente como lepra, tem cura. O Brasil é o segundo país no mundo com amis novos casos, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos nos estados brasileiros, incluindo adultos e crianças. A doença atinge a pele e nervos periféricos e pode causar incapacidades e deformidades físicas, que alimentam estigma e preconceito. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão da hanseníase acontece por tosse ou espirro de uma pessoa doente, que esteja sem tratamento, para outra - após “contato prolongado e contínuo”, segundo o Ministério da Saúde. Para que a doença se manifeste, normalmente há um longo período de incubação, ou seja, um intervalo, em média, de dois a sete anos, entre a contaminação e a manifestação dos sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, já houve, porém, casos atípicos, em que esse período foi mais curto - de sete meses - ou mais longo - de dez anos. O diagnóstico se faz por meio de exame dermatoneurológico e avaliação neurológica simplificada. Os pacientes que iniciam o tratamento, que leva de seis meses a um ano, não transmitem a doença. O tratamento da doença não exige isolamento do paciente e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia é feita por meio de Poliquimioterapia (PQT), por via oral, administrada em associação com medicamentos antimicrobianos. Desde o início dos cuidados, a doença deixa de ser contagiosa. O dia 31 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data instituída pela Lei nº 12.135/2.009. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, 26.875 casos novos da doença foram diagnosticados no Brasil, taxa de detecção de 12,94 por 100.000 habitantes. Do total desses casos, 1.718 (6,4%) ocorreram em pessoas menores de 15 anos. Tocantins é o estado com maior número de diagnósticos.

Brumado: Governo federal estende prazo para utilização de larvicida de controle ao aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo Federal estendeu até o dia 1º de junho de 2020 o prazo para utilização do larvicida que já vinha sendo utilizado no controle do aedes aegypti em todo país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria José, coordenadora epidemiológica da Base Regional de Saúde em Brumado, informou que o Ministério da Saúde realizou um estudo e revalidou a utilização do piriproxifem no combate ao mosquito. “Ele não tem perigo nenhum para comunidade. A população pode abrir as suas casas para os agentes de endemias combaterem os focos do mosquito da dengue. A gente faz a nossa parte e a população precisa fazer a sua”, declarou.

Arquivo