Foto: Pavel Golovkin/AP A Rússia irá conceder o registro para a primeira vacina contra a Covid-19 em 12 de agosto. O anúncio foi feito pelo vice-ministro da Saúde do país, Oleg Gridnev. Médicos e idosos terão prioridade na imunização. Na semana passada, o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, anunciou que o programa do governo de vacinação em massa está previsto para começar em outubro. Porém, a velocidade dos ensaios clínicos e a falta de transparência para divulgar os resultados geram questionamentos de especialistas. O Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia, o Instituto Gamaleya, está trabalhando em uma vacina baseada em adenovírus. “O registro da vacina desenvolvida no Gamaleya Center ocorrerá em 12 de agosto. Agora, o último estágio, o terceiro, está em andamento. Esta parte do teste é extremamente importante. Temos que entender que a vacina em si deve ser segura”, disse Gridnev a jornalistas nesta sexta-feira (7). A fase três é a última das etapas de aprovação de uma vacina, e também a mais decisiva, pois é quando se produzem as evidências reais sobre o seu uso contínuo. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Caixa Econômica Federal (EF) abrirá 770 agências neste sábado (08), de 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. As pessoas nascidas de janeiro a abril poderão realizar o saque em espécie do Auxílio Emergencial. Já os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas. A agência de Brumado estará aberta. O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, o prefeito Jorge Teixeira Rocha (DEM), não está repassando os 60% de precatórios do Fundef aos professores da rede municipal (veja aqui). A APLB regional também tem apoiado a categoria na luta em prol desse direito adquirido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, César Nolasco, presidente da APLB regional, disse que a questão está sendo tratada na justiça e é um risco os Municípios gastarem o recurso, que, por lei, deve estar vinculado aos salários dos professores. “Não estamos falando de quantias pequenas. Em Tanhaçu, por exemplo, são R$ 18 milhões. O Município, além de se negar a pagar o que deve aos professores, está gastando esse dinheiro”, afirmou. Nolasco informou ainda que, na comarca local, há três processos judiciais para assegurar esse pagamento aos docentes, um impetrado pela APLB e dois pelo Sindpro, sindicato que representa a categoria – os mesmos ainda estão tramitando. “Se o prefeito gastou, os próximos gestores vão ter que tirar de algum lugar para pagar. É uma irresponsabilidade do gestor fazer qualquer tipo de uso desses recursos. A dívida ficará para o Município. Ele poderá sofrer improbidade administrativa fora ou no cargo, caso seja reeleito. Quem mais está sendo penalizado, no momento, é o professor”, criticou. A APLB, juntamente com a categoria, está realizando diversas mobilizações a fim de informar a população e pressionar a administração a repassar o recurso aos professores. "Não vamos parar até o prefeito se convencer", garantiu.
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Parte dos ônibus que integram as linhas do transporte público de Itabuna, cidade do sul da Bahia, poderão voltar a rodar pela cidade a partir de segunda-feira (10). O transporte em Itabuna está suspenso desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o G1, a autorização foi publicada em decreto municipal na quarta-feira (5). Nele, a prefeitura detalha que está liberada a retomada de 50% das linhas de transporte público coletivo da frota das concessionárias viação São Miguel e Sorriso, as duas que rodam na cidade.
O prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Marques Cardoso (PCdoB), confirmou através de vídeo postado nas redes sociais, o primeiro caso da Covid-19, o novo coronavírus na cidade. O paciente foi testado na última quarta-feira (05). De acordo com o gestor, o exame detectou a doença via teste rápido. O paciente esteve viajando para outro estado e ao chegar em Tanque Novo começou a sentir os sintomas da doença. Segundo o comunista, o município já adotou medidas mais restritivas para evitar a disseminação do vírus. Tanque Novo fazia parte da lista de apenas oito municípios baianos que ainda não tinha registrado caso positivo do vírus (veja aqui).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em 3 meses, mais de 3 milhões brasileiros deixaram de contribuir para a Previdência Social, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao 2º trimestre. Segundo o IBGE, o número de trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) encolheu de 58,4 milhões no trimestre encerrado em março para 55,2 milhões – menor patamar desde meados de 2012. De acordo com o G1, a redução do número de contribuintes ocorre em meio à pandemia de coronavírus, que tem provocado a eliminação de postos de trabalho no país e um encolhimento recorde no número de brasileiros ocupados (veja aqui). Em 3 meses, 8,9 milhões de brasileiros ficaram sem trabalho no país. O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% em relação ao trimestre encerrado em março, somando 83,3 milhões de pessoas, menor nível da série histórica iniciada em 2012. Em razão da queda recorde da população ocupada, o percentual de contribuintes entre os trabalhadores ocupados avançou de 63,4% em março para 66,3% no trimestre encerrado em junho, maior percentual já registrado pela série histórica iniciada em 2012. Até então, o maior nível tinha sido atingido em 2016 (65,7%). A redução do número de contribuintes só não foi ainda maior, uma vez que a maior quantidade de postos perdidos foram de trabalhadores informais, que em geral não costumam contribuir para instituto de previdência.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nos últimos dias, moradores do Bairro Esconso, em Brumado, têm percebido que ossadas de animais estão descendo pelo Rio do Antônio e acumulando na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um morador, que preferiu não se identificar, disse que até as vísceras e a pele dos animais estão sendo jogadas no rio. “A gente vai pegar água e está fedendo igual carniça. Tem osso debaixo da ponte que dá pra encher uma caçamba. Virou um cemitério de gado. Isso está incomodando a nossa vida”, disse. Os moradores suspeitam que os ossos sejam procedentes de abate clandestino de carne. Eles pedem que o poder público tome uma providência o mais rápido possível a fim de evitar problemas ainda maiores.
A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas, com um fechamento de 8,9 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses em meio aos impactos da pandemia de coronavírus. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,1 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em março (12,2%) e de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12%). Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2017, quando também ficou em 13,3%. E o desemprego só não foi maior porque muita gente simplesmente deixou de procurar emprego ou não estava disponível para trabalhar em meio à pandemia de coronavírus. A taxa de desemprego em junho ficou ligeiramente abaixo da mediana de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de 13,4%.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A prefeitura municipal de Brumado está realizando uma grande obra de pavimentação asfáltica na Rua Hermes Teixeira (antiga Bela Vista), que liga os Bairros São Félix e Cidade das Esmeraldas até o anel rodoviário da BR-030. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Sérgio Luís disse que a obra era um anseio antigo da comunidade. “Alguns moradores morreram desejando esse calçamento. Será um benefício muito grande para todos do bairro”, citou. Segundo ele, a magnitude do projeto pegou a todos de surpresa e a obra vai valorizar ainda mais a localidade. “Não imaginava que seria uma via tão larga. O fluxo de veículos aqui é muito intenso. Além disso, é uma via importante, de acesso ao anel rodoviário. Muitas pessoas vão desviar por aqui”, completou. Homens e máquinas estão no local trabalhando a todo vapor para criação do novo eixo na cidade.
Foto: Divulgação/Sesab O quantitativo de óbitos de pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19) vem caindo na Bahia. Esta é a análise da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao observar a data de ocorrência, ou seja, o dia em que efetivamente houve o falecimento, ao invés do dia em que ocorreu a notificação para os sistemas oficiais. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a discrepância entre a data de ocorrência e a notificação é fruto de diversas situações. “A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, explica Vilas-Boas. Outro aspecto é a taxa de letalidade, cujo índice é calculado tendo como base o número de óbitos em comparação com a quantidade de casos confirmados de infecção pela Covid-19. A Bahia possui uma das menores taxas de letalidade do Brasil, ocupando a 22ª colocação dentre todos os estados do país, abaixo até da média nacional. Também é o menor indicador dentre os estados nordestinos. Por sua vez, o número total de leitos de UTI Covid ocupados em toda a Bahia vem reduzindo progressivamente.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A E2 Engenharia e Empreendimentos dando continuidade ao processo de expansão, apresentou a Caixa Econômica Federal (CEF) e ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o novo empreendimento residencial na capital do minério da região sudoeste da Bahia. Trata-se de um condomínio de casas térreas separadas com 2 e 3 quartos (sendo 1 suíte) em amplo terreno. O empreendimento será financiado pela Caixa e contará com subsídios do programa MCMV, além do apoio da Prefeitura Municipal de Brumado. Nos próximos dias, serão abertas as inscrições aos interessados em adquirir uma unidade. O encontro de apresentação do projeto ao gestor municipal contou com as presenças do Superintendente Executivo de Varejo da Caixa Igor Crusoé, o gerente da agência Brumado João Paulo e Diretor Executivo da E2engenharia, Engenheiro Luiz Edmundo Souza. Para maiores informações, ligue: (77) 3425-9840 ou clique aqui e acesse o site da E2 Engenharia.
Foto: Divulgação Garantir o aprendizado com o ensino híbrido, quando as aulas são presenciais e online ao mesmo tempo, tem sido o maior desafio enfrentado por professores após a reabertura de escolas particulares em Manaus. “Agora, precisamos trabalhar em dobro”, descreveu uma educadora. A capital amazonense foi a primeira do país a reabrir escolas e, nesta quinta-feira (6), completa um mês que as instituições voltaram a receber alunos presencialmente. As atividades presenciais em escolas privadas e públicas estavam suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 103 mil pessoas no Amazonas. O governo estadual autorizou a reabertura das instituições privadas em 6 de julho, e anunciou para o dia 10 de agosto o retorno das aulas nas escolas públicas da capital.A vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina Vital, contou ao G1 que 70% das escolas particulares, das 250, já estão funcionando, de forma híbrida. Ela informou que esse novo modelo de ensino alterou a jornada de trabalho dos professores. “Se for fazer um comparativo entre o antes e o depois da pandemia, com relação ao pedagógico, trabalhar as aulas com as turmas completas era bem melhor. Tínhamos a presença de todos os alunos. Agora, precisamos trabalhar de forma duplicada, de forma redobrada. De um, a gente virou quatro”, explicou Laura Cristina, que também é gestora da escola particular Meu Caminho. Barreiras acrílicas entre as cadeiras dos alunos, tapete antisséptico para limpeza dos sapatos e cumprimentos apenas por meio de sinais, para simbolizar abraços, fazem parte do 'novo normal' adotado pelas instituições.
Foto: Dênis Santana O município de Igaporã, a 149 km de Brumado, confirmou a terceira morte por conta da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, o paciente de 89 anos era portador de enfermidades crônicas, além de neoplasia. Ele estava em tratamento há um mês no Hospital Otávio Mangabeira, na cidade de Salvador. O paciente havia recebido alta no último dia 25 de julho. A secretaria informou que possivelmente, ele já estava contaminado com o coronavírus, dando entrada no Hospital Municipal de Igaporã, no dia 29 de julho, ficando internado até o dia 31, quando veio a óbito.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O prefeito Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, da cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a exame via teste rápido foi realizado no gestor na última quinta-feira (06), após retornar de uma viagem a Salvador. Vasconcellos anunciou em vídeo postado nas redes sociais, que fez sua primeira viagem a capital baiana após o início da pandemia e no retorno ao seu município testou positivo para a doença. Ferreira está em isolamento domiciliar e fará uma contraprova. “peço a oração de todos e reafirmo para seguirmos as medidas de isolamento e distanciamento social”, disse o prefeito.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Mãe de uma criança autista, a dona Normalícia Nunes, procurou o site Achei Sudoeste para reclamar sobre o atendimento na triagem do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Normalícia relatou que, na manhã desta quarta-feira (05), levou o seu filho até a unidade, visto que o mesmo se queixava de dor na barriga e estava com febre. No local, ao passar pela triagem, mesmo informando que teria prioridade no atendimento em razão do autismo da criança, a enfermeira disse que ela teria de aguardar. Na sala de espera, segundo Normalícia, o menino começou a ficar bastante agitado e batendo na cabeça. “Falei com a enfermeira e ela me disse que meu filho não estava sentindo uma dor absurda pra ser atendido de primeira. Quem é ela? Deus? O autismo tem prioridade, uma vez que tem uma lei federal e municipal dando respaldo para o autista ser atendido logo. Meu filho estava sentindo muita dor, mas ele não fala, ficava simplesmente se batendo”, contou. Para a mãe, a enfermeira da triagem está despreparada e sem conhecimento da legislação nesses casos. “Ela tem que sair de lá e se informar melhor. O pessoal precisa se qualificar”, cobrou.
Nesta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 558 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,92% do total de 2.949 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 490 recuperados. No momento, 54 ainda aguardam resultado laboratorial e 1073 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Divulgação O pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), empresário e presidente do DEM no município, concedeu entrevista aos jornalistas Deusdete Dias e Maciel Junior nesta quinta-feira (06), no programa Redação Brasil, pela Rádio Brasil FM. Sobre a decisão pela pré-candidatura, Abrantes afirmou que Brumado vem tendo um grande sentimento de mudança. “Há 16 anos a gente vem sendo administrado pelo mesmo grupo político, e quando isso acontece é preciso uma renovação, pois Brumado precisa combater os problemas que hoje enfrenta. O povo clama por trabalho e tem visto perdas enormes em relação à economia”, disse. Segundo Fabrício, a administração está cansada e a prefeitura não abre um debate com os comerciantes, empresários e empresas que querem se instalar no município. “Não temos tido nenhum tipo de investimento. São 16 anos e isso gera vícios, vaidades, falta de sensibilidade na gestão. O prefeito perdeu a capacidade de ouvir as pessoas”, criticou. Abrantes respondeu, ainda, sobre o processo de impeachment contra o prefeito que está em andamento. Sobre o assunto, afirmou que é triste que o município seja destaque negativo na região e destacou a gravidade das acusações. “Esta questão é muito triste para Brumado, cidade que hoje vira página de jornais”. “O processo possui mais de 3 mil páginas e existem denúncias gravíssimas de que o prefeito é condenado pelo Tribunal de Contas a devolver para os cofres públicos mais de R$4 milhões, por superfaturamento na compra de terrenos; desvios de merenda escolar e fraude em licitação para favorecer empreiteiros”, concluiu Fabrício ao avaliar o atual cenário brumadense.
Foto: Divulgação/PRF Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 18 gados furtados dentro de dois caminhões, na BR-242, em trecho de Lajedinho, cidade que fica na Chapada Diamantina. Segundo informações da PRF, o flagrante aconteceu no pátio de um posto de combustível, na terça-feira (4). Os policiais faziam ronda ostensiva na rodovia, na região de Boa Vista do Tupim quando foram informados que dois caminhões, em atitude suspeita, estavam estacionados na área externa, realizando transbordo de animais. De acordo com o órgão, os dois homens, que estavam nos caminhões, fugiram por um matagal, quando foram avistados pelos policiais. Os agentes federais verificaram que um dos caminhões estava com o motor, ainda, em funcionamento. Já o outro apresentava pane mecânica. Os dois veículos estavam com a carroceria "virada" fundo com fundo e pronto para levar os animais. A PRF informou que os policiais descobriram que fazendeiros com propriedade rural localizada nos municípios de Santa Terezinha, Rafael Jambeiro e Serra Preta fizeram boletim de ocorrência na delegacia de Itaberaba. Até a publicação desta reportagem, os suspeitos de cometerem o crime não foram encontrados.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (06), em sessão realizada por meio eletrônico, julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Mirante, Francisco Lúcio Meira Santos (PT), em razão de irregularidades relacionadas à contratação, através de pregão presencial, de empresa para prestação de serviços de apoio, acompanhamento e suporte na área de licitações; de alimentação mensal do programa de acompanhamento administrativo e financeiro SIGA, do TCM; de licitações e contratos de licitações; e assessoria em controle interno, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$1 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a relatoria identificou uma irregularidade no procedimento adotado pelo prefeito, que não teria realizado a prévia cotação de preços para prestação do serviço. Em seu pronunciamento, o relator alertou o prefeito para que passe a observar, em futuros procedimentos de licitação, a devida pesquisa prévia de preços, utilizando-se das diversas fontes de pesquisa – que certamente possibilitará a escolha do preço mais vantajoso para a administração pública. Cabe recurso da decisão.
Foto: Divulgação/PRF Na última terça-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 05 aves silvestres durante fiscalização realizada no KM 830 da BR-116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Eram por volta das 22h, quando os agentes federais abordaram um GM/Celta e, durante a verificação veicular, encontraram 04 papa-capins e 01 canário da terra transportados no banco traseiro do automóvel. Questionado pela equipe, o motorista informou que ganhou os pássaros de um suposto conhecido, contudo não possuía nenhuma documentação do órgão ambiental. Segundo informou a PRF, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do homem de 52 anos por crime ambiental.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ratificaram liminar concedida de forma monocrática pelo conselheiro Fernando Vita, que determinou ao prefeito de Jequié, Luiz Sérgio Suzarte Almeida (PSB), o Sérgio da Gameleira, a imediata sustação dos atos decorrentes da concorrência pública número 002/2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a licitação tem por objeto a concessão onerosa para gestão e exploração de espaço público, nas vias e logradouros da cidade, para a exploração de estacionamento veículos. A decisão suspende o andamento do certame até o julgamento do mérito do processo. A denúncia foi formulada pela empresa Construtora Zadar, que alegou a existência de vícios no edital no que diz respeito às exigências para a participação e habilitação de licitantes, especialmente em relação à vedação da participação de empresas que estejam em recuperação judicial. Para o conselheiro Fernando Vita, estão presentes no processo os requisitos do ‘fumus boni juris” e do “periculum in mora” para a concessão da medida cautelar. Além disso, considerando a possível incompatibilidade das exigências do edital com o escopo da licitação e com o interesse público, não parece, no seu entender, “salutar e plausível permitir a continuação do certame e sua eventual conclusão”.
Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo A Justiça suspendeu o decreto da prefeitura do Rio que permitia a reabertura de escolas privadas para aulas presenciais no município. De acordo com o jornal o Globo, o desembargador Peterson Barroso Simão, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) determinou, nesta quinta-feira, a suspensão do decreto 47.683 e estipulou pena de multa diária de R$10 mil ao prefeito Marcelo Crivella em caso de descumprimento. O decreto, de 22 de julho, autorizava escolas particulares a retornarem as aulas, de forma voluntária, das turmas do 4º, 5º, 8º e 9º anos. Desde o dia primeiro de agosto, essa autorização estava valendo e, nesta semana, sete escolas da cidade já haviam aderido ao retorno, seguindo o protocolo de segurança, como distanciamento de mesas e aferição de temperatura das crianças na entrada. O prefeito afirmou, durante a cerimônia de Inauguração de um viaduto do BRT Transbrasil, no início da tarde desta quinta-feira, que acabara de tomar conhecimento da decisão judicial e que não tem o que comentar ainda. Segundo Crivella, a prefeitura vai divulgar sua posição posteriormente.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Guanambi, Jairo Silva Magalhães (PSB), em razão do pagamento indevido de juros e multas por atraso no recolhimento de contribuições previdenciárias da prefeitura, no exercício de 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$19.256,24, com recursos pessoais, referente ao montante total de recursos públicos gastos indevidamente. O gestor foi multado em R$1 mil. De acordo com o processo, os atrasos nos repasses ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro, março, junho e outubro, somando o total de R$19.256,24. Para a relatoria, o pagamento de multas e juros resulta em danos ao erário e, tendo decorrido de impontualidade pela desorganização ou pela falta de previsão de recursos - como no caso - a responsabilidade é do ordenador de despesa. “É unânime a jurisprudência dos tribunais de contas de que as despesas com pagamento de juros e multas moratórias e correção monetária são tidas como desprovidas de caráter público, e devem ser imputadas ao responsável quando demonstrada a sua omissão na tomada de providências para o seu ressarcimento”, ressaltou o conselheiro José Alfredo. Cabe recurso da decisão.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Câmara de Vereadores de Brumado mudou a data de votação das contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) do exercício de 2016 para a próxima segunda-feira (10). Inicialmente, as contas seriam votadas na última quarta-feira (05) (veja aqui). Segundo informou o poder legislativo, o adiamento ocorreu em acordo entres os parlamentares. De acordo com a mesa diretora da casa, os parlamentares, visando uma análise mais ampla do processo entraram em consenso para o adiamento. Ainda de acordo com o legislativo, a convocação para a sessão extraordinária que votaria as contas deveria ter sido convocada com 48h de antecedência.
Foto: Divulgação/PF-BA Onze pessoas foram presas e 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação da Polícia Federal de Juazeiro, no norte da Bahia, contra uma quadrilha de assaltantes de bancos e carros-fortes, nesta quarta-feira (5). De acordo com a PF, as investigações dessa operação começaram ainda no mês de março, depois que a polícia identificou lideranças da organização criminosa no Nordeste. A polícia não detalha quantas pessoas foram presas em cada cidade. Ainda segundo a PF, a quadrilha estava se preparando para realizar, nos próximos dias, um assalto a um carro-forte em uma das rodovias próximas a Juazeiro e Petrolina, no estado de Pernambuco. A PF informou também que os 11 presos foram detidos por prática dos crimes de porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, receptação, associação criminosa e posse de explosivos, entre Juazeiro e Petrolina. Outro integrante da quadrilha, suspeito de ser o financiador e articulador do bando, foi preso em São Paulo, por cumprimento de dois mandados de prisão. Um dos mandados foi por uma condenação a pena de 24 anos por homicídio, expedido pela Justiça da Bahia. Já o outro é um mandado de prisão preventiva por roubo, expedido pela Justiça de Alagoas. Os 10 mandados de busca e apreensão também foram divididos entre Juazeiro, Petrolina, além de São Paulo. Na Bahia, a polícia encontrou armas de grosso calibre, munição, explosivos, escudos e coletes balísticos, carros roubados e celulares nos endereços de busca.
