Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guanambi: Adolescente morre e nove suspeitos são detidos em operação policial Foto: Divulgação/PM

O adolescente Maicon Silva Lopes, de 17 anos, morreu e nove pessoas foram detidas durante uma operação policial na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A ação ocorreu no Bairro Monte Azul. De acordo com o Sudoeste Bahia, o adolescente e os detidos teriam reagido a uma abordagem, efetuando disparos contra uma viatura da PM. Na troca de tiros, Maicon acabou sendo atingido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi, onde passou por uma intervenção cirúrgica, mas não resistiu, sendo constatada a morte cerebral na terça-feira (12). De acordo com o 17º Batalhão de Polícia Militar, com Maicon foi encontrada uma pistola 9 mm. O menor já havia cumprido medidas socioeducativas e tinha várias passagens pela polícia, além de ser integrante de uma facção criminosa liderada pelo traficante Fabiano Almeida dos Santos, o Baú. Os demais detidos na ação policial, incluindo 5 menores, foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi.

Copa do Mundo 2018: Empresa que libera funcionário nos jogos pode exigir compensação Foto: iStock

As empresas não são obrigadas a dar folga nem a reduzir o horário de expediente dos funcionários nos dias de jogos da seleção na Copa do Mundo. Mesmo assim, muitas companhias decidiram alterar o horário de trabalho para que os colaboradores consigam assistir aos jogos. Como não se trata de uma folga obrigatória, os empregadores podem exigir que os trabalhadores compensem depois as horas não trabalhadas durante a Copa. “Não há no ordenamento jurídico trabalhista nenhum dispositivo legal que garanta ao trabalhador o direito de paralisar suas atividades ou ausentar-se do emprego durante os dias de jogo sem que isso acarrete prejuízo na sua remuneração”, diz a advogada Paula Santone Carajelescov. A reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, alterou a negociação de compensação de horas entre funcionários e patrões. “Se a compensação ocorrer dentro do próprio mês, não precisa nem de acordo escrito, basta uma negociação verbal”, afirma o advogado Daniel Chiode. Algumas empresas vão oferecer espaços para os funcionários assistirem aos jogos da Copa com TV, bebidas e salgadinhos. Mesmo nesses casos, a empresa poderá exigir que o trabalhador compense depois o tempo em que parou para torcer pela seleção. As informações são da Veja.

Eleições 2018: Márcio Moreira recebe apoio do prefeito de Dom Basílio e demais lideranças regionais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e ex-vereador do município de Brumado, Márcio Moreira (Patriota), que lançou a sua pré-candidatura para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante as eleições de outubro, vem trabalhando a sua representatividade na região. Aliado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), esteve com o empresário nos festejos de aniversário da cidade de Brumado, realizados no último final de semana, ocasião em que transmitiu o seu apoio ao pré-candidato. Entusiasmado, Moreira declarou que cada apoio recebido tem sido um incentivo a mais para continuar se esforçando em seu projeto de dar a Brumado uma representatividade própria no alto escalão da política baiana. “Estamos somando cada vez mais vez”, disse o pré-candidato.

Metade dos brasileiros pretende se aposentar antes dos 65 anos Foto: Divulgação

A maioria dos brasileiros pretende se aposentar antes dos 65 anos. É o que mostra pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada (Fenaprevi) com o Instituto Ipsos. Como a reforma da Previdência não foi aprovada, o Brasil não possui uma idade mínima para a aposentadoria. Aqui, os trabalhadores podem se aposentar cumprindo apenas tempo mínimo de contribuição ao INSS – 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens). O texto da reforma previa aposentadoria aos 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens). De acordo com o levantamento, 51% esperam deixar o mercado de trabalho com até 65 anos. Desse grupo, 9% gostariam de se aposentar com 50 anos ou menos, 11% têm a expectativa de que isso ocorra entre os 51 e 59 anos e 28% esperam que a aposentaria venha aos 60 anos. Apenas 3% dos entrevistados pretendem deixar o emprego entre 61 e 64 anos. Entre os 49% restantes, 15% querem se aposentar com 65 anos, 5% com mais de 65 anos e 10% não pensaram nisso ainda. Outros 2% dizem que não vão se aposentar nunca e 17% não sabem.

Secretaria de Saúde recebe veículo e equipamentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao lado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Feres, recebeu as chaves de um veículo modelo picape, doado através de uma emenda parlamentar no intuito de auxiliar vários setores da saúde brumadense. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário destacou que os equipamentos doados atenderão ao Samu 192 e ao CAPS - os mesmos devem chegar aos setores até o final do mês de agosto. O secretário frisou ainda que o veículo ajudará na logística da secretaria pelo interior do município.

Senador do DEM vira réu no STF por suspeita de propina de R$ 1 milhão Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (12) aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador José Agripino Maia (DEM-RN). Com a decisão, o senador e ex-presidente nacional do DEM se torna réu no processo por corrupção, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. De acordo com a PGR, Agripino foi citado em um depoimento de delação premiada de um empresário do Rio Grande do Norte, que o acusou de receber aproximadamente 1 milhão de reais em contrato de inspeção veicular entre uma empresa privada e o governo do estado, em 2010, durante a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (então DEM, hoje PP), cuja denúncia foi arquivada. De acordo com a Veja, o julgamento foi retornado ontem após registrar um empate na votação, durante a sessão da semana passada. Ao decidir a questão, o ministro Celso de Mello entendeu que há indícios mínimos para abertura do processo criminal, como depósitos de valores em espécie na conta do parlamentar. Na semana passada, os ministros Edson Fachin e Ricardo Lewandowski votaram pelo recebimento da denúncia. Dias Toffoli discordou em parte do relator por entender que a delação premiada deveria ter sido assinada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, e não por auxiliares indicados por ele. Gilmar Mendes votou pelo arquivamento da denúncia.

Prefeitos de Brumado e Dom Basílio cobram policlínica regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os prefeitos de Brumado e Dom Basílio, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Roberval Meira (PR), respectivamente, além de vereadores, assessores e secretários municipais, se reuniram às margens da BA-148, em frente ao local destinado a receber as instalações da Policlínica Regional, para cobrar do governador Rui Costa (PT) a sua presença na região a fim de assinar a ordem de serviços e autorizar o início das obras do empreendimento. Vice-presidente do consórcio regional de saúde, o prefeito de Dom Basílio falou ao site Achei Sudoeste que está otimista para o início das obras. “Vamos levar as últimas documentações ao governador e esperamos que o quanto antes ele venha licitar essas obras que darão um salto de qualidade na oferta da saúde em nossa região”, disse. Já o prefeito brumadense, presidente do consórcio regional, cobrou do chefe do executivo estadual o atendimento dos anseios da comunidade regional de receber o equipamento de saúde. “Esperamos que vossa excelência o governador venha honrar o quanto antes a sua palavra, pois já cumprimos todas as condicionantes por ele impostas para recebermos a nossa policlínica”.

Menino que nasceu com 2 sexos recebe nova certidão no Acre Foto: Tácita Muniz/G1

Depois de quase quatro meses de luta judicial e uma decisão inédita no país, a criança que nasceu com dois sexos em Rio Branco e foi tratada como menina até os dois anos de idade está com a nova certidão de nascimento em mãos. De acordo com o G1, a criança tem 3 anos, mas a mãe só descobriu a ambiguidade genital depois de registrá-lo. Até os dois anos de idade, o pequeno usava roupas femininas, além de manter cabelos longos. Apenas em agosto do ano passado, a mãe conseguiu ter acesso ao resultado do exame cariótipo – que analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula – apontando que a criança é geneticamente um menino. A partir daí, a Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB-AC) passou a acompanhar o caso através da Comissão de Diversidade Sexual. Charles Brasil, presidente da comissão, entrou com um pedido de liminar na Justiça, em fevereiro deste ano, onde pedia a mudança do nome do menino na certidão de nascimento. Em abril, a Justiça determinou que a mudança no documento fosse feita em cartório - uma decisão, que, segundo a OAB, é inédita em todo país. E nesta última segunda-feira (11), a dona de casa recebeu das mãos de Brasil o novo documento da criança.

Brumado: Feira livre é antecipada em razão de jogo do Brasil na copa do mundo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo comunicado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, a feira livre que seria realizada no Mercado Municipal, na manhã do dia 22 de junho (sexta-feira), foi antecipada e acontecerá na manhã do dia 21 (quinta-feira). Isso porque no dia 22 a seleção brasileira de futebol entrará em campo em partida válida pela Copa do Mundo da Rússia. No dia do jogo, o comércio funcionará parcialmente no período matutino, retornando as atividades normais no período da tarde.

Praticook completa dois anos com uma super promoção em Brumado

Em comemoração ao aniversário de 02 anos da Praticook, a sua loja de produtos saudáveis em Brumado, está sendo lançada uma promoção imperdível. Nas compras entre 1º e 13 de junho, você concorre a um kit de emagrecimento de 5 dias. Com o kit, você pode eliminar até 3 kg, de forma saudável e saborosa. Não perca essa chance e participe da promoção. A Praticook conta em seu showroom com variados produtos diet, light, low carb, integral, sem glúten e sem lactose e detox. Vá até a loja, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro, e conheça o cardápio. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

'Brumado perde para Guanambi por falta de representatividade política', diz Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o modelo egoísta de se fazer política do passado para os interesses partidaristas ou de cunho coronelista retardaram o progresso de Brumado e seus efeitos ainda são sentidos nos dias atuais, “pois os políticos de Brumado se atentaram demais para os embates internos e se esqueceram de construir representatividade nas demais esferas de governo”. “Brumado perde para Guanambi exatamente por essa falta de representatividade política, seja no governo estadual ou nas bases do governo federal. Não queremos desmerecer Guanambi, mas poderíamos estar mais avançados hoje que Guanambi, isso se lá atrás tivéssemos construído nomes que seriam pontes entre o gabinete do prefeito e os gabinetes dos demais governos”, disparou o chefe do executivo brumadense. Vasconcelos justificou que a cidade ainda não tem uma policlínica regional porque não há um representante legítimo fazendo essa ponte com as demais esferas governamentais. O prefeito mostrou-se incomodado e relembrou as palavras do saudoso Monsenhor Fagundes. “Já dizia Monsenhor que Brumado é terra de ninguém. Ele quis dizer que Brumado não tinha representatividade e hoje entendemos bem essas palavras”, concluiu.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Prefeito reúne comitiva e visita obras durante festejos de aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aproveitando os festejos em comemoração aos 141 anos de emancipação do município de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) conseguiu reunir uma grande comitiva no último sábado (09). Na oportunidade, ele visitou várias obras em andamento na cidade, juntamente com vereadores, o secretariado municipal, o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego. A primeira parada na escala de visitas foram as obras de construção do Parque da Cidade, localizado entre o Bairro Olhos D’água e Alto do Escalavrado. A comitiva percorreu ainda outras obras estruturantes, como a nova rótula de integração na Rua Israel Dias e os canais pluviais nos bairros Santa Tereza e São José.

Prefeito reúne comitiva e visita obras durante festejos de aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma segunda parada foi realizada à margem da BA-148, onde o prefeito apresentou o local que receberá as instalações da esperada policlínica regional, bem como a faculdade de medicina. Na sequência, foram visitadas as obras de melhorias na UPA 24 Horas e a expansão da creche no Bairro Irmã Dulce. Ao final, o prefeito agradeceu a todos que o acompanharam e desejou muitas felicitações, convocando a comunidade brumadense a ser mais participativa nos empenhos administrativos de organizar e preparar Brumado para o futuro. “Com a bênção do Bom Jesus, vamos galgar bons resultados que projetarão ainda mais a nossa cidade e região. O Brasil vai sair dessa crise e retomará o seu crescimento. Quando essa hora chegar, Brumado já estará encaminhada com essas obras que estamos operando, pois vislumbramos uma Brumado para o futuro. Parabéns ao povo de Brumado”, pontuou o gestor.

Lei que cria sistema único de segurança é publicada pelo governo Foto: Marcos Corrêa/PR

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 12, traz a publicação da Lei 13.675, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O texto foi sancionado em solenidade realizada nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto, quando o presidente Michel Temer (MDB) também assinou a Medida Provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para gastos de combate à violência e à criminalidade. A MP 841 também, foi publicada na edição do diário oficial desta terça. A MP trata do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da destinação da arrecadação das loterias. A partir de agora até 31 de dezembro, por exemplo, 5% dos recursos da arrecadação da loteria federal irão para o Fundo Nacional. De acordo com a Veja, a partir de 1º de janeiro de 2019, o porcentual revertido ao fundo cai para 2,22%. Quanto à arrecadação de loterias de prognósticos numéricos, como Mega-Sena, Quina e Lotofácil, 10,74% irão para o FNSP até 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2019, o número também cai para 7,8%. A MP define o porcentual a ser destinado de cada loteria. O governo prevê que, até 2022, as loterias já existentes e outras a serem criadas pela Caixa Econômica Federal aportarão 4,3 bilhões de reais ao Fundo Nacional de Segurança (FNS). A ideia é “assegurar orçamento permanente para a segurança”. A redistribuição de valores já motiva queixas. Hoje, grande parte das verbas das loterias é direcionada à área de esportes. Segundo o governo, as políticas públicas esportivas não serão afetadas pelas mudanças que estão sendo propostas.

Aniversário de Brumado é celebrado com shows na praça da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias atrações musicais comandaram as festas em comemoração aos 141 anos de emancipação política do município de Brumado, celebrado no dia 11 de junho. A comissão organizadora da festa, liderada pela secretária de educação, esporte, cultura e lazer, valorizou a prata da casa e preferiu contratar bandas locais, tendo como única atração visitante a Banda Rasta Chinela. Dentre as atrações, o público dançou ao som da Banda Magnatas, Fann Estourado, Forró Aceso, Chris Pimenta e Ed Rossi.

Mulher é presa suspeita de matar dois namorados envenenados no sul da Bahia Foto: Reprodução/G1-BA

Uma mulher de 34 anos foi presa na tarde de segunda-feira (11), em Itabuna, no sul da Bahia, suspeita de matar dois namorados envenenados, no período de oito meses. A informação é da Polícia Civil. De acordo com a polícia, Wane Brenda Oliveira utilizou chumbinho para matar os parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela. As investigações apontam que as vítimas namoraram com Wane em 2017. Nos dois casos, Wane Brenda socorreu as vítimas até uma unidade de saúde, após o veneno fazer efeito, mas em seguida, os dois morreram. Segundo a polícia, o primeiro a ser morto foi Edvaldo Araújo Alves, 40, que namorou com a suspeita por um ano. No dia 16 de abril de 2017, Edvaldo passou mal na casa da namorada e foi socorrido por ela para o Hospital de Base de Itabuna, onde morreu. Na época do crime, a morte foi atribuída a um infarto fulminante. Segundo a delegada Magda Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna e responsável pelas investigações, a versão de Wane não convenceu a família da vítima que alegava ter conhecimento de que ele estava insatisfeito com o relacionamento. A polícia não detalhou o período exato, mas disse que meses depois da morte de Edvaldo, Wane Brenda estava em um novo relacionamento com Evandro Bonfim de Souza, também de 40 anos. As informações são do G1.

Secretário exalta a saúde pública de Brumado após questionamentos de vereador oposicionista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Oposição à atual administração, o vereador José Ribeiro Neves (PT) voltou a fazer questionamentos quanto à área da saúde municipal e o secretário Cláudio Feres rebateu afirmando que o parlamentar “sempre puxou Brumado para baixo”. “Mais uma vez, ele mostra que não conhece o seu município e acaba, por falta deste conhecimento, falando o que não sabe. Da mesma forma que foi contra a implantação do serviço de hemodiálise, agora vem questionar o serviço de saúde municipal sem conhecimento dos fatos”, disse. Feres ainda argumentou que a saúde é uma das prioridades da administração, citando que, em 01 ano e meio de gestão, a atenção básica do município foi ampliada em mais três equipes e o programa Melhor em Casa (que atende pacientes em domicílio) foi implantado. “Atualmente, estamos acompanhando 30 pacientes e temos potencial para 60, ampliamos a oferta de cirurgias eletivas, chegando a quase 200 cirurgias/mês e zeramos a fila de espera de cirurgia geral, ortopédica, urológica e plástica. Implantamos 20 leitos de UTI adulto e neonatal, assumindo 40% dos custos das UTIs que atendem a região de saúde e ajudamos a zerar a fila de espera da central de leitos de Vitória da Conquista, que regula os leitos de UTI da região. Em 2018, chegamos a marca de 32% de investimentos com recursos próprios em saúde, superando a média nacional que é 22,5%. Está aí a prova incontestável do nosso compromisso com a saúde pública”, rebateu. Ao final, o secretário ressaltou que, ao invés de denegrir a imagem da saúde do município, o vereador deveria buscar apoio para o credenciamento da neurocirurgia na UTI de Brumado.

Presidente da Câmara e prefeito de Brumado articulam instalação de Grupamento de Bombeiros Foto: Divulgação/CMB

Dando continuidade ao projeto de instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), juntamente com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou de uma audiência no Comando Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia. Na reunião efetivada com o Comandante Geral, Coronel Telles, foi solicitada a implantação do grupamento, tendo em vista à necessidade do benefício em razão dos fatos já ocorridos na cidade e visando atender a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas. Léo Vasconcelos salientou que a audiência foi muito produtiva e o Comando do Corpo de Bombeiros bastante receptivo. Ele estará na companhia do prefeito em Vitoria da Conquista, nesta terça-feira (12), para expor ao Comandante do Grupamento, Major Valdir Ferreira Júnior, toda a estrutura do município para que o Corpo de Bombeiros possa vir fazer uma vistoria, tendo como prosseguimento a escolha de local para dar continuidade ao tão esperado projeto de instalação do Grupamento.

Feirense bate o Vila Nova e conquista o Campeonato Brumadense de Futebol 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em um jogo cheio de muitas emoções, o Feirense conseguiu bater o Vila Nova por 2x0 e conquistou o título inédito do Campeonato Brumadense de Futebol. A partida que decidiu a competição aconteceu na tarde de domingo (10), com a presença de quase 1500 torcedores nas arquibancadas do Estádio Municipal Gilberto Cardoso. O primeiro gol do Feirense foi marcado aos 12 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Alex escorando um cruzamento de cabeça para vencer o bom goleiro Pôzinho. O time mostrou maior volume de jogo, soube jogar sem a bola e explorou bem o nervosismo do Vila Nova, que pecou na anseio de tentar construir as jogadas de ataque. O time se resumiu a perseverança do atacante Romeu, que percorreu todos os cantos do campo tentando passar mais entusiasmo aos demais jogadores, porém não foi suficiente para chegar ao empate. Cansado após muito esforço, Romeu assistiu de longe o camisa 10 Waguinho marcar aos 38 do segundo tempo e sacramentar a vitória do Feirense. Muito ovacionado pela torcida e aclamado pelos atletas, o técnico Gerson foi o mais homenageado, pois passou por altos e baixos na competição com o falecimento da esposa e a perda de um dos dirigentes da equipe. Comissão organizadora e algumas autoridades, dentre as quais o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, se fizeram presentes à solenidade de encerramento do campeonato, que foi ainda mais valorizado com a presença da Filarmônica Lira Ceciliana Brumadense. O futebol brumadense dá uma pausa na temporada para a Copa do Mundo da Rússia, porém já se prepara para retornar na segunda quinzena de julho com as atenções voltadas para alguns campeonatos de bairros e a seleção local na disputa do Intermunicipal de Futebol. Na opinião da comissão organizadora, técnicos e jogadores, os destaques da competição que receberam premiações individuais foram o meia Cleberson e o goleiro Catuaba, ambos do Feirense.

Previna-se das varizes: Cuide da saúde de suas pernas na Clínica Mais Vida em Brumado

As mulheres apresentam maior tendência a varizes do que os homens, fato que se dá em razão dos fatores hormonais e gestacionais. A pré-disposição à insuficiência venosa pode estar associada a genética e também a outros fatores como trabalhar muitas horas em pé ou sentado, obesidade, sedentarismo, síndrome pós-trombótica. A insuficiência venosa não tem cura, é uma doença crônica, porém é de fundamental importância que se previna suas consequências a fim de se evitar suas complicações, que podem evoluir, chegando a danos irreversíveis, até mesmo a morte. Apenas o angiologista pode dar o diagnóstico identificando o grau de suas varizes, indicando o melhor tratamento que pode variar de aplicações no consultório até a necessidade de cirurgia. Thayane Guimarães, especialista da Clínica Mais Vida destaca que entre a dor de variz e cansaço nas pernas não existe uma diferença definida, portanto quem tem constante dores e cansaço nas pernas, deve procurar um angiologista ou cirurgião vascular para definir um diagnóstico e tratamento corretos, pois dores nas pernas podem não ser varizes, existem outras patologias como arteriopatias obstrutivas, neuropatias e ciatalgias que devem ser tratadas de forma específica. Salienta também que s medicamentos para varizes tem o objetivo de melhorar os sintomas de dores, cansaço e edema (inchaço) nas pernas. Porém, são um complemento para o tratamento das varizes. Existindo outras opções de tratamento para acabar com as varizes, como: Cirurgia de varizes convencional: onde retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente; Microcirurgia sem Bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi; Ablação de Safenas à Laser ou por Radiofrequência; Escleroterapia com Espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de "secar" qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas. Thayane Guimarães é especialista na técnica de escleroterapia com espuma, tendo realizado curso em São Paulo, com Dr. Eduardo Toledo de Aguiar. “A técnica nos permite tratar varizes calibrosas, evitando em sua maioria a necessidade de cirurgia”. Previna-se, cuide da saúde de suas pernas. Agende sua consulta na Clínica Mais Vida com Dra. Thayane Guimarães, que estará atendendo dia 14 de Junho. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Nos pênaltis, Vila Nova bate o Vitória e fica com o título do campeonato brumadense de futebol Sub-20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Vila Nova fez uma estreia de gala no Campeonato Brumadense de Futebol 2018, ficando com o vice na categoria principal e conquistando o título da categoria Sub-20. O estreante da competição fez um jogo bastante estudado contra o Vitória, que buscava o bicampeonato. Mesmo com as duas equipes buscando incessantemente o gol, o placar persistiu em ficar no zero, levando a decisão para as cobranças de penalidades. Os dois goleiros operaram uma defesa cada, porém, na última cobrança do Vitória, a bola parou no travessão quicando fora do gol, fechando a série de cobranças em 6x5, placar que consagrou o Vila Nova.

Cachorros doam sangue e salvam outros animais em hospital de Brasília Foto: Brena Silva/G1

Muita gente não pensa nisso, mas cachorros – assim como os humanos – fazem transfusão de sangue. Por falta de conhecimento, o número de voluntários nos bancos de sangue canino é bem menor do que a necessidade dos animais, e muitos morrem à espera de uma transfusão. De acordo com o G1, no Distrito Federal, o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB) tem 45 cachorros cadastrados como doadores. Mas segundo o veterinário Jair Duarte, como na maioria dos lugares, não há estoque de sangue. Para ser doador é preciso: Pesar mais de 25kg; Ter entre 1 e 8 anos; Nunca ter feito transfusão; Ser vacinado; Ser dócil; Fêmeas não podem estar prenhas.

Homem empurrado por amigo em bar bate a cabeça e morre em Iuiu

Edilson Marques Lima, de 37 anos, Edinazio de Jesus Souza, de 44 anos, bebiam em um bar na cidade de Iuiu, a 238 km de Brumado,. quando, durante uma discussão, Edinazio empurrou Edilson, que bateu a cabeça no balcão e caiu desacordado. A vítima foi socorrida pelo Samu 192, sendo encaminhada para o Hospital Municipal Edvaldo Pereira Magalhães. Devido à gravidade do caso, o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira (11). De acordo com o Sudoeste Bahia, Edinazio foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde prestou depoimento e foi liberado. Um inquérito deverá ser instaurado para apurar o crime.

Ser perfeccionista pode trazer sérios prejuízos à saúde Foto: Thinkstock/Veja

Nas últimas décadas houve aumento significativo nos índices de perfeccionismo entre universitários recém-formados, indica estudo realizado pelas Universidades York St. John e Bath, no Reino Unido. Outra pesquisa realizada pela Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, indica que duas em cada cinco crianças e adolescentes são perfeccionistas. “Estamos começamos a falar sobre como caminhamos para um caso de epidemia em saúde pública”, disse Katie Rasmussen, autora do estudo e pesquisadora do desenvolvimento infantil e sua relação com o perfeccionismo, à BBC. Os resultados de ambas as pesquisas apontam para uma população que não é melhor sucedida apesar de buscar a perfeição, mas que está ficando cada vez mais doente. Isso porque essa tendência está associada a uma série de condições clínicas preocupantes como: depressão e ansiedade (mesmo em crianças), automutilação, transtorno de ansiedade social e agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), compulsão alimentar, anorexia, bulimia, estresse pós-traumático, síndrome de fadiga crônica, insônia, colecionismo, dispepsia, dores de cabeça crônicas e, em casos extremos, mortalidade precoce e suicídio. “É algo que passa por tudo em termos de problemas psicológicos. Não há muitas outras condições que fazem isso. Há estudos que sugerem que, quanto mais perfeccionista, mais transtornos psicológicos você vai sofrer”, comentou Sarah Egan, pesquisadora da Universidade Curtin, na Austrália, especializada em perfeccionismo, distúrbios alimentares e ansiedade.

Conquista: Jovem de 20 anos é presa dentro de ônibus com 68 kg de maconha Foto: Divulgação/PRF

Uma jovem de 20 anos, que não teve a identidade divulgada, foi presa com 68 kg de maconha escondidos dentro de malas em um ônibus. A prisão ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ela saiu de São Paulo com a droga, que seria levada para a cidade de São Cristóvão, em Sergipe. A jovem foi detida durante fiscalização realizada por policiais rodoviários federais no quilômetro 830, da BR-116, a dez quilômetros de Vitória da Conquista. Segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao abordar um ônibus de transporte interestadual de passageiros, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização no veículo e viajantes. Desconfiados, os agentes solicitaram a abertura de duas bagagens que estavam em posse da mulher e localizaram a droga.

Arquivo