Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

‘Não sou candidato do governo’, diz Henrique Meirelles Foto: Divulgação

Titular da Fazenda do presidente Michel Temer (MDB) até abril, o agora ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) quer “tirar o rótulo” de candidato do governo e do mercado à Presidência da República. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse que sua candidatura não “representa especificamente” o governo Temer e, sim, seu currículo pessoal e sua atuação na iniciativa privada e no setor público. “Estou tirando o rótulo. Por exemplo, não sou o candidato do mercado, não sou o candidato do governo, não sou o candidato de Brasília. A minha proposta é a proposta do meu histórico”, afirmou Meirelles. “Não estou tentando tirar um rótulo. Estou tentando tirar qualquer rótulo que não seja a minha proposta, meu histórico”. Recém-filiado ao MDB, Meirelles foi lançado oficialmente como presidenciável no mês passado pelo próprio Temer, que desistiu de tentar se reeleger.

34ª CIPM prende mais um indivíduo por ameaça a pessoas e porte ilegal de arma de fogo em Maetinga Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição do Destacamento de Maetinga, a 69 km de Brumado, deslocou-se para atender uma ocorrência de ameaça a pessoas no Povoado da Fazenda Mundo Novo. Na ocasião, o indivíduo José Silva Viana foi abordado. Com ele, foram encontradas três espingardas, munições, um canivete, certa quantidade de pólvora e três facões. O envolvido, por não possuir documentação e autorização para portar armas de fogo, foi conduzido e apresentado à autoridade policial na Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi devidamente registrado. As armas apreendidas e demais produtos foram entregues ao preposto do referido órgão policial.

Deputada Ivana Bastos garante emenda para equipar Hospital Municipal de Candiba Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu em uma audiência com o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e o prefeito de Candiba, Jarbas Martins. Na ocasião, o prefeito solicitou investimentos para o Hospital Municipal. A deputada já garantiu a liberação de emenda parlamentar para a aquisição de equipamentos do centro cirúrgico da unidade. Na semana passada, a parlamentar visitou o hospital que foi comprado pela prefeitura no valor de R$ 1.6 milhão e assumiu o compromisso de contribuir para a melhoria dos atendimentos. “Com muito esforço, a gestão municipal adquiriu o imóvel e já estamos correndo atrás de investimentos. Viabilizei emenda do nosso mandato para a compra de equipamentos, mas precisamos do estado para fazer muito mais”, ressaltou Bastos. Ainda durante a reunião na secretaria, a parlamentar e o prefeito solicitaram apoio do governo no custeio do hospital, assim como na aquisição de novos equipamentos, tais como cama hospitalares, macas, sala de esterilização, lavanderia, dentre outros. Outro pleito discutido na audiência foi a liberação do recurso para a construção da Unidade Básica de saúde (UBS) do distrito de Pilões. O secretário informou que fará os trâmites necessários para viabilizar o pedido.

Brumado: Comércio é afetado com paralisação e CDL chama sociedade para sair às ruas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aos poucos, comerciantes e consumidores tentam voltar à rotina na cidade de Brumado, após o período de paralisação dos caminhoneiros, o qual durou dez dias. O movimento grevista deixou a cidade desabastecida, principalmente de combustíveis e do gás de cozinha, além de terem sido registradas perdas de produtos alimentícios. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Manoel Messias, presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) local, disse que houve uma queda acentuada na economia da cidade, assim como ocorreu em todo o país. No entanto, o dirigente lojista declarou que a mobilização foi apenas um reflexo da insatisfação das categorias que movimentam a economia nacional. Messias enfatizou que os constantes aumentos nos preços dos combustíveis foi a gota d’água que faltava para que ocorresse essa manifestação contra a corrupção que há no país, aliada a inoperância da classe política. O presidente da CDL brumadense acentuou que faltou a massa engrossar os apelos dos caminhoneiros em prol, não apenas dos combustíveis, mas também das mazelas e do atual desgoverno.

Brumado: Comércio é afetado com paralisação e CDL chama sociedade para sair às ruas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Os consumidores estão desconfiados, por isso estão economizando, mas temos a expectativa de reação com os festejos juninos. Penso que os brasileiros têm que tomar consciência de que precisamos acordar, estamos em sono pesado, mas precisamos sair do casulo do comodismo, pois não aceitamos essa corrupção desenfreada e os desmandos dos desgovernos de anos que têm feito o país mergulhar nesse caos social. Essa massa da sociedade tem que entender que a voz da nação tem força e ir para as ruas se manifestarem”, refletiu. Messias lamentou, em seguida, a fraqueza dos brasileiros em não aproveitarem o momento para pedir um basta na inoperância dos administradores da nação. “O fato das pessoas correrem pras filas dos postos de abastecimento em busca dos combustíveis alimentou ainda mais a ideia do governo de que só os caminhoneiros estão insatisfeitos, quando não é verdade. Há uma insatisfação generalizada, porém a massa não soube aproveitar a ocasião para mostrar o tamanho dessa insatisfação. O pé que estava ameaçando sair, covardemente, recuou para o casulo”, pontuou.

Curso de Direito da Uneb de Brumado obtém o 1º lugar na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, ficou entre as 30 Instituições de Ensino Superior (IES) que mais aprovaram no XXIV Exame de Ordem Unificado da OAB. O ranking foi elaborado pelo site da Consultor Jurídico, uma das revistas mais conceituadas em produção de notícias jurídicas do país - foram consideradas apenas as instituições com mais de 20 presentes na realização da segunda fase do exame. De acordo com o Conjur, a Uneb de Brumado obteve a 13ª posição no ranking nacional, com 73,91% de aprovação, ficando em 1º na Bahia; a Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou em segundo lugar no estado, com 67,86% de aprovação. Ao todo, três instituições baianas aparecem no ranking: a Uneb de Brumado, a Ufba e a Faculdade Baiana de Direito e Gestão. O bom desempenho do curso no exame da OAB demonstra a qualidade do ensino ofertado no Campus XX da Uneb.

Praticook completa dois anos com uma super promoção em Brumado

Em comemoração ao aniversário de 02 anos da Praticook, a sua loja de produtos saudáveis em Brumado, está sendo lançada uma promoção imperdível. Nas compras entre 1º e 13 de junho, você concorre a um kit de emagrecimento de 5 dias. Com o kit, você pode eliminar até 3 kg, de forma saudável e saborosa. Não perca essa chance e participe da promoção. A Praticook conta em seu showroom com variados produtos diet, light, low carb, integral, sem glúten e sem lactose e detox. Vá até a loja, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro, e conheça o cardápio. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Comércio de Brumado entra no clima da copa confiante na seleção brasileira de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O comércio de Brumado já entrou no clima de euforia da Copa do Mundo de Futebol com boa parte dos artigos ofertados dando atenção às cores da Seleção Brasileira. Parte das vias já recebeu enfeites e bandeirolas em verde e amarelo, além de bandeiras do Brasil fazendo alusão ao mundial que começa na quinta-feira, 14 de junho, na semana do aniversário de 141 anos de emancipação do município. Aos poucos, a cidade vem recuperando sua rotina após a suspensão da paralisação dos caminhoneiros, porém ainda há um clima de desconfiança que paira sobre comerciantes e consumidores, uma vez que há rumores de novas paralisações caso não haja um acerto entre o governo federal e a categoria dos caminhoneiros. A situação pode afetar as comemorações e a economia local.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Se não for bem tratada, meningite pode levar a morte

A morte de um idoso, de 75 anos, com diagnóstico de meningite bacteriana, no Hospital da Base de Itabuna, sul do estado, chama a atenção para os cuidados com a doença que, de acordo com o último Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde estadual (Sesab), levou a óbito 48 pessoas (17,5% desse total pelo tipo bacteriana), além dos 461 casos registrados (33% pelo mesmo tipo) pelo órgão ano passado. De acordo com o G1, Manoel Ferreira de Oliveira, 75 anos, chegou à unidade na terça-feira, em estado grave. O idoso morava no distrito de Areia Branca, município de Jussari, distante cerca de 50 km de Itabuna e a 505 km de Salvador. Ele chegou a ser medicado, mas não resistiu. O sepultamento ocorreu também na última quinta-feira. Conforme informações do hospital, o idoso chegou desorientado, com situação grave de otite, que é uma infecção no ouvido. Ainda segundo o portal, com suspeita de que o quadro tivesse evoluído para meningite, o paciente foi isolado e um exame constatou o diagnóstico de meningite bacteriana. Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, pois a meninge passa próximo do ouvido médio.

Eleições 2018: Em pré-campanha, os quatro presidenciáveis mais bem colocados ocultam seus gastos

Combinadas, as mudanças no calendário eleitoral e nas regras de financiamento de campanhas transformaram a disputa presidencial em 2018. O encurtamento (de 90 para 45 dias) do período quando a propaganda na ruas e na TV é permitida fez alargar no tempo e aumentar a importância da chamada pré-campanha — uma época de “vale-tudo eleitoral”, em que os pré-candidatos não precisam prestar contas à Justiça Eleitoral. De acordo com o jornal O Globo, desde 7 de abril, os presidenciáveis vêm protagonizando uma disputa de instabilidade política e de falta de transparência nos gastos. Nenhum dos quatro mais bem colocados nas pesquisas nos cenários sem o ex-presidente Lula — Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) — soube ou quis informar quanto já gastou ou quanto estima gastar até 16 de agosto, quando passa a ser obrigatória a prestação de contas à Justiça. Por ora, garantem usar recursos dos partidos, sem dizer quanto já receberam em doações ou convites privados para suas atividades de pré-candidatos.

Suspeitos de fazer 'arrastão' são mortos e PM apreende 15 celulares em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Dois suspeitos de fazer “arrastões” na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foram mortos em confronto com policiais militares e a PM apreendeu com eles 15 celulares roubados de moradores assaltados. De acordo com a PM, após serem acionados por meio de denúncias de vítimas, os policiais avistaram os dois homens a bordo de uma moto, no bairro Vila América, por volta das 21h. Com a chegada da guarnição, os dois teriam feito disparos e iniciado a fuga, dando início a uma perseguição. Segundo o G1, a PM narra que os homens caíram da moto e continuaram a fuga andando em uma área de matagal. Baleados, os dois chegaram a ser socorridos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiram aos ferimentos. Além dos celulares, com eles, a polícia afirma que achou uma mochila, três bolsas, dois relógios, dois revólveres e munição.

Brasil bate a Croácia com gols de Neymar e Firmino Foto: Lucas Figueiredo/CBF

om belo gol de Neymar e outro de Roberto Firmino, o Brasil venceu o amistoso contra a Croácia por 2 a 0, neste domingo (3), em Anfield Road, em Liverpool. O camisa 10 retornou aos gramados após três meses parado por uma lesão no quinto metatarso do pé direito. O técnico Tite mandou a campo a seguinte formação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro, Fernandinho (Neymar), Paulinho; Philippe Coutinho (Fred), Willian (Taison) e Gabriel Jesus (Firmino). Já o time do treinador Zlatko Dalic foi formado por: Subasic; Vrsaljko (Jedvaj), Lovren, Corluka (Caleta-Car), Vida; Badelj (Brozovic), Rakitic (Bradaric), Perisic, Modric (Kovacic); Rebic (Pjaca) e Kramaric. Zlatko Dalic. Agora o Brasil se prepara para o último amistoso antes do Mundial da Rússia. No próximo domingo (10), a seleção encara a Áustria, às 11h, no Estádio Ernst Happel, em Viena. O time canarinho estreia na Copa diante da Suíça no dia 17 de junho, às 15h, na Arena Rostov.

Justiça nega pedido de detento de receber visita íntima de duas presas Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Justiça do Distrito Federal negou, por unanimidade, o pedido de um preso que queria cadastrar duas mulheres para visitas íntimas. Segundo o processo, as duas mantêm relacionamento com o detento e se consideram “companheiras” dele. Cabe novo recurso. De acordo com o processo, o homem está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP), na Papuda, e responde a uma acusação por tráfico de drogas. Na decisão, a 3ª Vara Criminal diz que uma permissão do tipo poderia levar à "perda do controle" das visitas conjugais. A poligamia do preso só foi descoberta quando uma das mulheres, chamada Rafaela, pediu para entrar na lista de “visitantes conjugais”. Ao processar a solicitação, a Vara de Execuções Penais (VEP) descobriu que o detento já tinha uma companheira cadastrada, de nome Isabele. Segundo o G1, o sistema também mostrou que Isabele, devidamente cadastrada, tinha comparecido a cinco visitas íntimas consecutivas no fim de 2017. Com isso, a juíza de primeira instância negou o pedido de Rafaela, e disse que qualquer substituição no cadastro teria de ser requisitada pelo próprio detento.

Aulas da Rede Municipal de Ensino de Guanambi serão retomadas nesta segunda (04)

Após a normalização do abastecimento de combustíveis e demais insumos fundamentais na cidade de Guanambi, a Secretaria Municipal de Educação informa que o retorno das aulas ocorre nesta segunda-feira (04) em todas as unidades da rede. A paralisação de três dias não prejudicará o cumprimento dos dias letivos. As aulas de reposição serão discutidas, posteriormente, com a comunidade escolar. A suspensão temporária das aulas ocorreu em virtude do desabastecimento de combustíveis que atingiu todo o país devido à greve nacional dos caminhoneiros, impossibilitando o deslocamento de funcionários do setor administrativo, professores e alunos, além do sistema de transporte escolar dos alunos da zona rural e da merenda escolar.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Filho é preso suspeito de armar assalto que matou pai em posto Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Foi preso, em João Pessoa, o filho do gerente de um posto de combustível, Severiano Maciel Ramos, morto no último sábado (26), no bairro de Manaíra. Segundo o delegado Wagner Dorta, Herick Ramon Diniz, de 25 anos, é suspeito de planejar a tentativa de assalto ao estabelecimento, que terminou causando a morte do pai. O filho foi preso na missa de 7º dia de Severino Maciel. De acordo com o G1, Herick Ramon foi levado para a Central de Polícia Civil, onde foi interrogado na presença do advogado. Segundo informações do delegado Wagner Dorta, o filho de Severino Maciel sabia da presença do pai no posto de combustível e, durante o assalto, ele estava próximo ao local, escondido. “Ele confessou na presença do advogado que deu as coordenadas aos suspeitos”, declarou Dorta. Após a audiência de custódia, no sábado (2), o suspeito teve a prisão temporária mantida e foi encaminhado para o Presídio do Róger, em João Pessoa.

Ciência está perto de descobrir vida fora da Terra, diz astrônomo Foto: Nasa

A ciência está cada vez mais próxima de fazer uma descoberta que desperta a curiosidade humana há décadas: a existência de vida fora do planeta Terra. De acordo com o astrônomo Gustavo Porto de Mello, são grandes as possibilidades de essa notícia ser dada nos próximos dez anos. Segundo ele, alguns corpos celestes têm surpreendido os cientistas por apresentarem possibilidades de abrigar vida, ainda que microscópica. Se até pouco tempo Marte era o favorito para dar essa boa nova, após a descoberta de água em seu subterrâneo, agora, com as recentes confirmações da presença de água em duas luas do Sistema Solar (Europa, do planeta Júpiter; e Encélado, de Saturno), os indícios de vida extraterrena ficaram ainda maiores. Quem mais tem instigado os cientistas sobre a possibilidade de abrigar vida é a lua Europa. “Essa lua desperta interesses desde as primeiras visitas das sondas Voyager, da Nasa [agência espacial norte-americana], que, no final dos anos 70, mostraram o satélite completamente coberto de gelo, com uma superfície lisa e sem crateras, o que indica estar sendo renovada”, disse o astrônomo Gustavo Porto de Mello, professor no Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro. Segundo ele, os dados obtidos posteriormente pela sonda Galileu confirmaram essa conclusão. “Aparentemente havia algum tipo de atividade interna dentro dessa lua [Europa], que mantinha o gelo renovado de forma constante. A maneira mais fácil de entender esse efeito na superfície é supor que existe um oceano, possivelmente de grandes dimensões, abaixo do gelo”.

Governo usa vídeos para negar nova greve de caminhoneiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Palácio do Planalto produziu vídeos para redes sociais em que nega a notícia de que haverá nova greve dos caminhoneiros nos próximos dias. O material diz que “caminhoneiros de verdade” voltaram ao trabalho com o acordo fechado com o governo e a suposta mobilização é organizada por radicais que “tentam botar medo nas pessoas espalhando mentiras por aí”. “É importante que você não acredite em qualquer coisa que chegue para você nos grupos da família ou do trabalho”, diz o vídeo produzido pelo Planalto. O governo defende no material que todas as reclamações dos motoristas foram atendidas, como a redução do preço do diesel, adoção de uma tabela nacional de fretes e a reserva de 30% do transporte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para autônomos. De acordo com a Veja, a estratégia do governo acontece como uma ação de contrainformação diante de caminhoneiros independentes que se mobiliza para protestar no domingo e segunda-feira em Brasília. Organizadores dizem nas mesmas redes sociais que poderiam levar até 50.000 caminhões para a capital federal. Em algumas mensagens, manifestantes sugerem estocar comida e encher o tanque de combustível. O Planalto diz que há “um bando de aproveitadores” que tem se mobilizado “para se promover”. “Não acredite nessas pessoas”, pede o vídeo. “E tenha consciência na hora de passar para frente essas informações. Na dúvida, não passe para frente”, conclui um dos vídeos.

O Real Madrid do sertão no interior da Bahia Foto: Jonne Roriz/Veja

A Expedição Vozes do Futebol, projeto da Revista Veja, que buscou grandes histórias e personagens sobre a maior paixão nacional –, esteve no povoado do Bonfim do Amianto, na cidade de Bom Jesus da Serra, a 158 k de Brumado, no coração do sertão da Bahia. A comunidade não conta com cinemas, teatros ou grandes parques, então eles só tem uma diversão: o futebol. O time amador do local atende pela alcunha de Real Madrid, apesar de não ter nenhuma semelhança com os espanhóis. A Veja conversou com três membros da “filial” sertaneja do clube mais vitorioso da Europa. Os entrevistados foram Nivaldo Ventura de Almeida, o responsável por costurar as bolas de futebol e presidente do time, Reginaldo da Silva, funcionário de uma olaria e zagueiro, e Joaquim Libarino dos Santos Filho, padeiro e volante da equipe. A Expedição Vozes do Futebol percorreu o Brasil, ao longo de quarenta dias, passando pelas cinco macrorregiões do país e por quinze estados, visitando dez cidades, para mostrar o impacto do esporte mais praticado no mundo

Por diesel mais barato, governo gastará R$ 9,5 bilhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os R$ 9,58 bilhões que o governo gastará até o final do ano para atender a uma das reivindicações dos caminhoneiros – reduzir o preço do diesel – correspondem a 11,5% do volume estimado para todo este ano de subsídios destinados a outros setores (R$ 83,3 bilhões). Subsídio é o desembolso de dinheiro que o governo faz para financiar um benefício para determinado setor. Pode estar contabilizado no orçamento ou não. Neste último caso, afeta apenas a dívida pública, elevando-a. De acordo com o G1, no caso da redução de R$ 0,46 por litro de diesel, o governo vai subsidiar R$ 0,30 do total, o que resultará no subsídio total de R$ 9,58 bilhões até o fim do ano. Além disso, outros R$ 4 bilhões, que não configuram subsídios propriamente ditos, serão compensados com fim de outros benefícios. Também foram cortados gastos sociais.

Tarifas bancárias sobem o dobro da inflação Foto: Reprodução

Enquanto o Banco Central (BC) lidera um esforço para a redução dos juros bancários para os clientes, as instituições financeiras reajustam tarifas para garantir lucros altos. Em um ano, os preços dos pacotes de serviços dos cinco maiores bancos do país aumentaram 5,5%, de acordo com os dados do BC. No mesmo período, a inflação oficial foi de apenas 2,7%. Algumas tarifas avulsas de serviços bastante requisitados pelos correntistas pessoas físicas deram saltos ainda maiores. Entre os cinco maiores bancos, a Caixa Econômica Federal (CEF) foi a que mais reajustou. Em média, seus pacotes padronizados subiram 9,7%. Segundo fontes do setor, ouvidas pelo jornal O Globo, o aumento da tarifa é uma diretriz dos bancos para manter a rentabilidade. O Santander foi o segundo banco que mais aumentou os pacotes de serviços. De maio de 2017 até este mês, a alta média chegou a 7,7%. Em seguida, vieram Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Pelas regras do BC, os bancos podem cobrar por quatro pacotes de serviços, com diferentes quantidades de operações. Os valores desses grupos de serviços subiram em todas as grandes instituições.

Governo atua para conter notícias falsas sobre nova greve Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha afirmou que órgãos de inteligência do governo federal estão atuando diante de áudios e vídeos divulgados em redes sociais que alertam sobre nova paralisação dos caminhoneiros na próxima segunda-feira, 4. Os boatos afirmam que a nova greve se daria porque o governo do presidente Michel Temer (MDB) descumpriu acordo firmado com a categoria. “Evidentemente que os órgãos de inteligência do governo foram acionados, porque nós temos um rastreamento da publicação destes vídeos. E nós recebemos por óbvio isso já ontem, nós tínhamos já um cabedal desses vídeos e todo o sistema de segurança está trabalhando em cima disto”, disse Padilha, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. O ministro afirmou ainda que “as pessoas são identificáveis” e que o governo agirá “na hora certa” contra os incitadores da nova paralisação. “Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar o fato, a verdade dos atos praticados pelo governo. Nós cumprimos com tudo aquilo que nos comprometemos”, garantiu. O ministro criticou ainda aqueles que disseminam o que ele chama de “terror”. “Quem está semeando terror no meio dos caminhoneiros, naturalmente, deverá ter por parte destes, o tratamento correspondente, que é o desprezo, nós queremos a verdade em primeiro lugar”, completou.

Justiça condena Eduardo Cunha a 24 anos de prisão Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, condenou os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves no processo em que os dois foram denunciados por desvios de dinheiro do Fundo de Investimento (FI) do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), administrado pela Caixa Econômica Federal. Cunha foi condenado a 24 anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. Henrique Eduardo Alves foi condenado a oito anos e oito meses de prisão por lavagem de dinheiro. De acordo com o jornal O Globo, Henrique Alves foi absolvido pelo suposto crime de corrupção. Vallisney determinou ainda que Cunha devolva à União R$ 7 milhões a título de reparação de danos causados aos cofres públicos. Henrique Eduardo Alves terá que pagar R$ 1 milhão. Um das bases da condenação diz respeito ao desvio de dinheiro destinado às obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Odebrecht, OAS e Carioca Engenhariam teriam acertado o pagamento de mais de R$ 50 milhões para Cunha, conforme a delação do empresário Ricardo Pernambuco. As obras foram financiadas com recursos do FGTS que, por lei, devem ser aplicados prioritariamente em saneamento básico.

Desconto de R$0,46 no diesel pode não chegar às bombas em todos os estados Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) alega que a redução de R$ 0,46 por litro no preço do óleo diesel nas refinarias pode não chegar às bombas dos postos de todos os estados do país e que o desconto vai depender da alíquota de ICMS cobrada em cada lugar. O corte foi anunciado pelo governo federal para por fim à greve dos caminhoneiros. Em nota, a Fecombustíveis defende que a redução não leva em consideração a adição de 10% de biodiesel ao óleo diesel B, que é comercializado nas bombas de combustíveis. Com isso, na prática, o impacto dessa redução para distribuição e revenda seria de R$ 0,41 por litro (ou 90% de R$ 0,46). De acordo com a federação, o repasse integral da redução só deve chegar ao consumidor nos estados onde houve redução do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), também conhecido como preço de pauta, que serve de base para a cobrança da alíquota de ICMS. Esse preço baixou em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Fecombustíveis diz que seu presidente, Paulo Miranda Soares, expôs esses argumentos em reunião nesta sexta com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, o ministro substituto da Justiça, Claudemir Pereira, e representantes do Ministério da Fazenda. A entidade representa 41 mil postos de combustíveis em todo o país.

Arquivo