Achei Sudoeste

03 Dez 2020 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito reeleito em Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), falou sobre os investimentos feitos por sua gestão na área de saneamento básico. Ele salientou que transformou o “lixão” da cidade em aterro sanitário. “Implantamos uma célula moderníssima e já estamos construindo a segunda. Estamos implantando uma estação de tratamento de chorume. Queremos agora abrir uma concessão para explorar o nosso lixão de 12 anos, que está desativado”, informou. O antigo lixão, de acordo com Herzem, será transformado em usina para geração de energia e para tratamento do entulho gerado pela construção civil. 

02 Dez 2020 - 19:00h

Nesta quarta-feira, 02 de dezembro, o município de Brumado registra 3053 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9530. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 221 pacientes em tratamento e 2792 recuperados. No momento, 239 ainda aguardam resultado laboratorial e 5187 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

02 Dez 2020 - 17:00h

A sétima morte em decorrência do novo coronavírus foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, na terça-feira (01). A pasta não divulgou os dados da vítima. De acordo com o boletim epidemiológico, mais 15 novos casos da doença foram registrados na cidade. No total, 58 pessoas estão com o vírus ativo, com potencial de transmissão. 188 pessoas aguardam o resultado dos testes. Além disso, 1 paciente está internado em razão de complicações da Covid-19. No momento, Caetité vive um momento de crescimento de novos casos diários.  

02 Dez 2020 - 16:30h

Os estudantes da rede estadual de ensino estão tendo cada vez mais destaque nas feiras científicas nacionais e internacionais. Dois projetos, desenvolvidos por estudantes de Salvador e Livramento de Nossa Senhora, foram premiados na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que aconteceu no período de 24 a 28 de novembro, em Recife, Pernambuco. Com isto, foram credenciados a representar a Bahia e o país em eventos internacionais. Com o projeto “Implantação de uma mini usina de compostagem a partir de materiais recicláveis”, o estudante Jackson Menezes, 19, 3º ano, do Colégio Estadual da Bahia (Central) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, ganhou três prêmios. São eles: credenciamento para apresentar o projeto na Youth Science Meeting, Encontro de Ciência da Juventude, que acontecerá em Coimbra, Portugal; segundo lugar da área de Ciências Agrárias; além da premiação por votação popular. O projeto também foi selecionado para ser apresentado no evento Jóvenes Científicos por Puerto Rico, que acontecerá em 2021, em Porto Rico. As estudantes Julya Pires da Silva, Tainá Larissa Nascimento, ambas com 17 anos, 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, conquistaram o primeiro lugar na área de Meio Ambiente e o credenciamento para participar da MILSET Expo-Sciences Asia, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2022. Elas são autoras do projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, orientado pela professora Ana Paula da Rocha. O projeto também será apresentado durante a Feira Científica-Tecnológica Mariscal Estigarribia (FECIMAR), que acontecerá em 2021, no Paraguai.

02 Dez 2020 - 16:00h

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), foi reeleito no último domingo (29), durante segundo turno. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a sua vitória se deve ao reconhecimento da população ao governo realizado nos últimos 4 anos. “Encontramos uma cidade sem nenhum planejamento ou plano. Uma cidade de 350 mil habitantes, a terceira maior da Bahia, sem sequer um plano municipal de saneamento básico. Uma prefeitura desarrumada”, relatou. Gusmão considerou o seu primeiro mandato como aprendizado para superar as dificuldades através de um planejamento estratégico. “Hoje estamos comemorando a resposta dessas providências. Estou confiante, pois sei que, nesse segundo mandato, a situação estará bem melhor”, avaliou. Para o próximo mandato, o prefeito prometeu avançar ainda mais na saúde e educação, bem como realizar uma reforma administrativa.

02 Dez 2020 - 15:30h

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (1) os primeiros pontos da estratégia “preliminar” para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas. Veja abaixo os principais pontos da estratégia preliminar: Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena; Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos; Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares); Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Os pontos foram apresentados após reunião da Câmara Técnica responsável pela elaboração do plano de vacinação. Apesar da divulgação preliminar, o governo afirma que o plano de imunização só ficará pronto quando houver vacina registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É importante destacar que o plano que está sendo discutido ainda é preliminar e sua validação final vai depender da disponibilidade, licenciamento dos imunizantes e situação epidemiológica de cada região”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros. Como já tinha sinalizado anteriormento, o governo federal não prevê - ao menos em 2021 - vacinar toda a população do país. Ainda segundo a pasta, a estimativa é que a vacinação ocorra “em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility”. As chamadas “definições preliminares da estratégia” não citam a vacina CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, que está na fase final de testes e já tem previsão de distribuição no Brasil.

02 Dez 2020 - 15:00h

Nesta terça-feira (01), um evento marcou o retorno da produção de urânio na Unidade da Indústrias Nucleares do Brasil - INB em Caetité. Na solenidade, que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi realizada uma detonação simbolizando o início da lavra a céu aberto em uma nova área, a Mina do Engenho. Na Unidade de Concentração de Urânio - URA são realizadas as duas primeiras atividades do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do urânio, tendo como resultado o Concentrado de Urânio, também conhecido como Yellowcake (U3O8). “Esta retomada é a primeira fase para consolidar nossa proposta de tornar o Brasil autossuficiente e um exportador de yellowcake”, afirmou o ministro. O presidente da República, Jair Bolsonaro, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo demonstrando sua satisfação com a retomada da produção de urânio no Brasil: “Beneficiar urânio como acontecerá em Caetité, na Bahia, representa geração de emprego e renda para todos", destacou. Com o retorno, a INB irá gerar 600 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos. Haverá uma injeção de recursos financeiros na economia local de cerca de 76 milhões de reais ao ano e quase 30 milhões/ano de recolhimento de impostos estaduais e municipais. 

02 Dez 2020 - 14:30h

Após registrar boletim de ocorrência por ofensas racistas, a prefeita eleita de Bauru (SP) Suéllen Rosim (Patriota) retornou nesta terça-feira (1º) para a delegacia e denunciou uma ameaça de morte recebida por e-mail. Na mensagem, o homem se identifica, a ofende de 'macaca' e alega que vai comprar uma pistola no Rio de Janeiro para matá-la na casa. A ameaça foi enviada na tarde desta segunda-feira (30) para o e-mail pessoal da prefeita eleita. De acordo com o delegado Eduardo Herrera, a mensagem foi anexada ao primeiro boletim de ocorrência e será investigada pela Polícia Civil como injúria racial, a princípio. Até esta terça-feira (1º), nenhum suspeito havia sido identificado. Ao G1, Suéllen disse que não conhece nenhum dos autores dos ataques racistas que ela recebeu e que ela espera que os envolvidos sejam identificados e punidos pela lei. “É um absurdo a gente ainda ter que ouvir esse tipo de palavra, dessas questões raciais. É inadmissível. Lamento muito. A gente tem tanta coisa pra discutir da cidade, tantos problemas no município e a gente ter que discutir um assunto tão pesado”, afirma.

02 Dez 2020 - 14:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado irá instalar um semáforo no entroncamento do Fórum Eleitoral, entre a Avenida João Paulo I e a Rua Rio de Contas, local onde muitos acidentes são registrados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo informou que um estudo de tráfego já foi realizado na região e a instalação do equipamento será feita em breve. O objetivo, segundo frisou, é proporcionar mais segurança viária ao cidadão brumadense. 

02 Dez 2020 - 12:00h

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, lançou a Operação Fim de Ano em Paz (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da companhia, destacou que a operação visa intensificar o policiamento ostensivo na área comercial dos 9 municípios de abrangência. Segundo destacou, nos últimos três anos, a PM registrou um aumento significativo de roubos e furtos em áreas de comércio, nesse período de final de ano, quando há uma maior circulação de pessoas nas cidades do interior em razão dos festejos de natal. “Temos um número populacional de idosos muito relevante nesses nove municípios e os idosos costumam sair às ruas sozinhos. São autossuficientes para buscar os seus salários nos caixas eletrônicos nos bancos, pedindo ajuda a uma e outra pessoa na hora de fazer o saque. Isso é uma preocupação, pois eles estão em uma situação de vulnerabilidade e suscetibilidade ao crime”, salientou. Nesse sentido, a Major pediu atenção redobrada quanto aos idosos nesse período de fim de ano. 

02 Dez 2020 - 11:30h

Mais de 6 milhões de estudantes de 6 a 29 anos, da educação básica ao ensino superior, não tiveram acesso a atividades escolares durante outubro, de acordo com a pesquisa Pnad Covid19 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (1º). O número representa 13,2% dos alunos matriculados naquele mês. O maior percentual de alunos matriculados e sem atividades é da região Norte, com 29,3%. O índice está bem acima dos registrados no Sul (5,1%), Centro-Oeste (7,4%) e Sudeste (9,2%). Apesar de alto, o índice vem apresentando queda desde julho, quando o percentual de alunos de 6 a 29 anos matriculados e sem atividades escolares era de 19,1%.

02 Dez 2020 - 11:00h

Desde o mês de setembro, o esgoto da Rua Princesa Isabel, no Bairro São Félix, em Brumado, está entupido e voltando para dentro das residências na via. Ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Ienes Meira relatou que os moradores têm sofrido muito com a situação e estão bastante preocupados com a possibilidade de contraírem alguma doença. “Pagamos os impostos certinho e estamos sofrendo com isso. O povo está clamando. A gente não come e nem dorme direito por conta do fedor. Tem rato, mosca, barata”, disse. A rua é vizinha do Centro de Atendimento Covid-19 e as ambulâncias com pacientes com destino ao local não conseguem acessar a unidade pela via, visto que o esgoto a céu aberto obstrui a passagem dos veículos. O caso já foi levado ao conhecimento do poder público, mas ainda não foi solucionado. “Sempre falam que depois, depois e nada. Queremos uma providência o mais rápido possível”, apelou Ienes. Os comerciantes que possuem estabelecimentos na região também estão sendo bastante prejudicados com o esgoto entupido. Na região, um borracheiro chegou a retirar o vaso do banheiro e instalou um cano com tampão para impedir passagem do esgoto de volta para o seu estabelecimento.

02 Dez 2020 - 10:30h

“Não teve quem não se emocionou e chorou no hospital ao ver a situação do menino”, afirma a presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Camille Amorim, ainda abalada. Apesar de se deparar diariamente com casos de agressão, abuso e negligência de menores, ela ficou visivelmente impactada com a situação da criança que foi agredida pela própria mãe. Confira, abaixo, o relato completo e exclusivo da conselheira tutelar sobre o caso, que aconteceu no último sábado (28).

“Não teve quem não se emocionou e chorou no hospital ao ver a situação do menino. Era grave mesmo. Ele apanhou com chinelo e cabo de rodo, inclusive na cabeça, pela própria mãe. Ele tem 5 anos e conseguiu nos contar com detalhes todos os fatos. Ele me disse que tudo começou porque pediu a ajuda da mãe para ir ao banheiro. Ele queria fazer xixi e precisava que ela tirasse a calça dele. Ela disse que não iria ajudar, mas ele seguiu pedindo e ela sempre negando. No entanto, chegou um momento em que ele não aguentou e fez xixi na calça. Nesse instante, ela começou a bater nele sem parar. Primeiro, com chineladas, depois, com o cabo do rodo, inclusive na cabeça. Os médicos chegaram a suspeitar que ele tivesse sofrido traumatismo craniano por causa das marcas na cabeça. Mas, felizmente, são apenas hematomas. Mas a situação das costas da criança é inaceitável. Em algumas partes, é possível ver com clareza as marcas das tiras do chinelo. A situação da família não é de vulnerabilidade social. A mãe é uma pessoa instruída e trabalha como vendedora em uma loja. Quem fez a denúncia foi a babá. Ela contou que não estava no momento da agressão e disse que já chegou a notar algumas marcas de agressão no menino anteriormente, mas como não parecia ser grave, nunca denunciou. Segundo ela, o menino já relatou ter tomado tapas no rosto e apanhado com chinelo outras vezes. No entanto, neste sábado, quando a mãe deixou a criança na casa da babá, ela ficou assustada com as marcas e resolveu denunciar o caso”.

02 Dez 2020 - 10:00h

Na última terça-feira (01), a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, bateu recorde de novos casos de Covid-19, com 84 novas confirmações. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde no boletim divulgado no início da noite. Ao todo, Guanambi registra 1.427 casos confirmados, sendo 1.270 recuperados, 157 ativos e 08 óbitos em decorrência da doença. Seis pacientes estão internados, sendo três em Guanambi e três na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. De acordo com o boletim, outras 589 pessoas aguardam resultados de RT/PCR.

02 Dez 2020 - 09:30h

No próximo dia 18 de dezembro a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), através de sua vinculada, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), dará início a abertura das propostas da licitação para contratação de empresa especializada que ficará responsável pela execução das obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) e Serviço Social, nas localidades de Ibiajara, Alto do São Francisco, Alecrim, Riacho de Areia e Lagoa dos Bezerros, no município de Rio do Pires. O SIAA vai atender uma população estimada de 3.158 habitantes. Os trabalhos prevêem a captação em poço profundo, tratamento de água, mais de 15 mil metros de adutoras e subadutoras, redes de distribuição, 810 novas ligações domiciliares com hidrômetro, entre outras melhorias. O prazo para conclusão das obras é de cinco meses. “Esta é mais uma ação do Governo do Estado que chega para transformar vidas. Sabemos que a água é um bem precioso e essencial, vamos seguir avançando com a nossa proposta de garantir o acesso universal a todos os baianos”, destacou Leonardo Góes, Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia.

02 Dez 2020 - 09:00h

Um homem identificado como José Alves da Silva, de 78 anos, foi morto com golpes de facão, na casa onde morava, em Paramirim. Segundo a polícia, o principal suspeito do crime é o neto da vítima, que ainda incendiou o imóvel com o corpo do idoso dentro (veja aqui). O caso ocorreu na madrugada de sábado (28) e a polícia segue nas buscas ao suspeito. O suspeito do crime chegou até a casa do avô para roubar um aparelho de rádio, uma chave e R$ 50 em espécie. O idoso reagiu à ação e foi atingido com três golpes de facão. O delegado de Paramirim, Antônio Cláudio Pereira Oliveira, responsável pela investigação, disse que, na fuga, o autor do crime deixou pertences pessoais que facilitaram a sua identificação.

02 Dez 2020 - 08:30h

Um caminhão carregado de calcário perdeu o controle do freio do veículo, invadiu uma agência dos Correios e deixou o motorista ferido na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, nesta terça-feira (1º). A informação foi confirmada pela Polícia Militar da cidade. O acidente aconteceu por volta das 12h, na Avenida Tancredo Neves. Segundo a PM, com a perda da direção do caminhão, o motorista, que não foi identificado, pulou do veículo, que acabou passando por cima de uma das pernas dele. De acordo com o G1, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a vítima já tinha sido socorrida por moradores da região para o hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade esteve no local para isolar a área e realizar perícia. Em nota, o Correios confirmou o ocorrido e disse que houve danos na parte frontal da frente do imóvel. Segundo a empresa, nenhum cliente ou empregado ficou ferido.

02 Dez 2020 - 08:00h

Na última terça-feira (1º), mais um acidente na Avenida Coronel Santos, na entrada da BA-262, em Brumado, entrou para as estatísticas (veja aqui). O trecho é velho conhecido em razão dos inúmeros acidentes notificados na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, adiantou que a SMTT está viabilizando a instalação de radares ou semáforos no perímetro a fim de evitar os acidentes de trânsito. “A maioria dos acidentes que acontece nesse trecho é por irresponsabilidade”, assegurou. Segundo João Paulo, o número de autos de infração no trecho tem crescido gradativamente, especialmente em razão de os motoristas não respeitarem o limite de velocidade na avenida que dá acesso à cidade.

02 Dez 2020 - 07:00h

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), disse que formará uma unidade com os prefeitos de Brumado, Itapetinga e Guanambi, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Rodrigo Hagge (MDB), Nilo Coelho (DEM), respectivamente, para fortalecer a Bahia e toda região sudoeste. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele convocou os mesmos para se unir e libertar o estado do Partido dos Trabalhadores. “Já passou da hora disso acontecer. O PT tem 16 anos infelicitando a Bahia. O Estado vive da propaganda de Rui Costa. O PT foi varrido do mapa político no cenário nacional. Na Bahia será em 2022”, defendeu. Para Gusmão, Brumado acertou em reconduzir Eduardo ao comando do município. “Torço muito por ele. Homem sério e preparado. Espero que ele integre esse bloco de resistência contra o PT no estado”, reiterou. Nas eleições 2020, Vasconcelos recebeu o apoio do governador baiano, Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT).