O vereador brumadense Agno Meira (PCdoB) sofreu um acidente automobilístico na tarde desta terça-feira (11), na BR-407, próximo à cidade de Contendas do Sincorá. As primeiras informações apuradas pelo site Brumado Notícias revelam que a esposa do parlamentar dirigia o veículo no momento do acidente. Além do casal, o filho e o microempresário Edney Clebson, presidente do partido (PP), também estavam no carro.
Todos receberam os primeiros socorros do Samu 192 e foram encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A esposa do vereador, Lívia Meira, sofreu uma lesão na cabeça e está recebendo mais atenção da equipe médica do hospital; os demais não apresentam ferimentos aparentes. Agno seguia com a família para a cidade de Salvador. Ainda não há informações oficiais sobre o que teria ocasionado o capotamento.
Um projeto em tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática (CCTI), da Câmara dos Deputados, condiciona o acesso à internet à apresentação do CPF do usuário em um sistema próprio. O projeto de lei do deputado pastor Franklin (PP-MG) quer criar um Cadastro Nacional de Acesso à Internet com a relação de “todos os usuários da internet no país”, que deverá ainda incluir “todos os sites que divulguem conteúdos inadequados para crianças e adolescentes”. Outra obrigatoriedade é que todos os aparelhos capazes de acessar a internet que sejam vendidos no Brasil venham com um aplicativo pré-instalado para fazer o controle dos usuários.
Em Brumado, o Ifba realizará entre os dias 18 e 20 deste mês diversas atividades relacionadas ao Outubro Rosa. O mês, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, será comemorado durante o projeto “Toque de Vida”, que visa levar o debate e a reflexão sobre o câncer de mama e promover a integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa. O projeto contará com profissionais das áreas de saúde, educação física e psicologia, e tem também o objetivo de conscientizar à população acerca da importância do diagnóstico precoce e combate à doença. Durante três dias serão desenvolvidas atividades que exploram as características da doença, os fatores de riscos, diagnóstico precoce, os impactos físicos e psicológicos na vida das pessoas que são acometidas pelo câncer de mama. As atividades acontecem à noite, com início às 19h do dia 18 de outubro. O projeto, que é aberto a comunidade, conta com a parceria da Secretaria de Saúde e do Departamento de Trânsito de Brumado. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA) anunciou que irá começar a negativar os advogados inadimplentes. A Seccional destacou que os membros que estiverem com débitos pendentes poderão ser excluídos do quadro da OAB. As negativações deverão ocorrer a partir de 1º de novembro e o processo deverá ser dividido em ordem crescente: a primeira lista conterá os maiores devedores da OAB-BA. As dívidas equivalem até o ano de 2015. A Ordem, inclusive, lançou o programa OAB Adverte, que irá alertar os membros inadimplentes de uma possível negativação no SPC/Serasa e uma última forma de pagamento da taxa. A porcentagem fixada pela Resolução nº 008/2011 da OAB é de 20%, podendo haver uma variação para 10%; dessa forma, os conselheiros fixaram a multa em 10%. Os pagamentos das anuidades podem ser feitos no cartão de crédito.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dom Basílio (Sindservdb), o município estaria enfrentando a maior crise do setor em toda a história. Nos últimos dias, alunos e professores realizaram um protesto em frente à sede da prefeitura devido ao déficit estrutural. Durante o movimento, os manifestantes foram recebidos pelo funcionário responsável pelo Controle Interno, que teria dito que “o município não tem recursos, pois o Censo Escolar foi feito de forma errada”. Para o sindicato, os alunos não podem ser penalizados por uma falha administrativa. Os ânimos ficaram alterados com a afirmação de que nada poderia ser feito e a polícia foi acionada, colocando fim ao movimento. Em sua página na internet, o sindicato se posicionou diante do ocorrido. “Chamaram a polícia para se proteger de professores e alunos protestando por direitos e cobrando deveres e obrigações. Isso é uma prova cabal de falta de diálogo e de uma truculência inaceitável”, declarou. O órgão promete endurecer a luta na busca de que os recursos para a educação do município sejam disponibilizados da forma correta.
A rede pública de saúde oferecerá, a partir de janeiro de 2017, a vacina contra o vírus HPV para meninos de 12 a 13 anos, como parte do Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos. A expectativa da pasta é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids no Brasil. Serão adquiriras, ao todo, 6 milhões de doses ao custo de R$ 288,4 milhões. O governo federal informou que o Brasil será o primeiro país da América Latina e o sétimo no mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já fazem a distribuição da dose para adolescentes do sexo masculino, segundo a Agência Brasil. O esquema vacinal contra o HPV para meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nesses casos, é necessário apresentar prescrição médica.
Na noite do último domingo (9), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional prendeu em flagrante dois indivíduos que estavam de posse de um tablete de maconha. A dupla trafegava de moto pela Avenida Dr. Nelson Leal, em Livramento de Nossa Senhora, quando, ao avistarem os policiais, descartaram um objeto suspeito na rua. Ao fazer uma vistoria no local, a polícia encontrou um tablete de aproximadamente 800 gramas de substância similar à maconha. Os elementos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o flagrante delito.
Um idoso de 69 anos foi espancado pelo dono de uma propriedade rural no município de Quijingue. De acordo com informações passadas pela delegacia da cidade, a vítima foi acusada pelo agressor de ter relações sexuais com uma mula. O suspeito de cometer as agressões foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Conforme a polícia, o crime ocorreu após o idoso ter entrado na propriedade rural do agressor, localizada no povoado de Lagoa da Ema, no último domingo (9). O povoado fica a cerca de 14 quilômetros do centro da cidade. Um investigador da delegacia do município ouvido pelo G1 contou que o agressor afirmou que teria flagrado o idoso tendo relação sexual com o animal e que por isso o espancou. O agressor ainda disse que já havia alertado a vítima antes para que não entrasse na propriedade rural. Após as agressões, um filho do idoso acionou a 4ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar. O filho da vítima relatou que o pai teria sido agredido fisicamente na propriedade rural conhecida por Sítio Riacho dos Postes. Conforme a PM, uma guarnição foi até o povoado e localizou o autor da agressão, que assumiu ter espancado o idoso. O homem ainda disse, segundo a PM, que passou a agredir a vítima com socos e pontapés, depois o arrastou pelos braços e o amarrou em uma estaca numa cerca da propriedade, desferindo mais algumas agressões. O suspeito foi preso horas após o espancamento e encaminhado para a delegacia de Euclides da Cunha.
O promotor Ruano Fernando da Silva Leite, do Ministério Público Eleitoral (MPE), em Brumado, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra os candidatos eleitos a prefeito e vice, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e Adriano Reis Paca (PSD), respectivamente, na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. De acordo com o processo, servidores do município, bem como o atual prefeito, Valcedir Alves Bezerra (PT), o Ceará, também foram representados e estão sendo acusados de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político e econômico durante as eleições 2016. O promotor pede aplicação de multa, cassação dos diplomas e registros de candidaturas e ainda declaração de inelegibilidade. O processo está em tramitação na 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, e está sendo analisado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.
Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas protestam nesta terça-feira (11) em ao menos 9 estados e no Distrito Federal contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática ilegal em todo o país. A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo. Na semana passada, o STF derrubou uma lei no Ceará que legalizava a prática. Os ministros consideraram que a atividade é inconstitucional e que impõe sofrimento ao animal. A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVQ), por sua vez, argumenta que a decisão do STF “não acompanhou a evolução e adaptação do esporte”, que já não causaria mais sofrimentos ao animal. Eles também defendem os empregos que a modalidade gera. O regulamento de bem-estar animal da ABVQ prevê que cavalos e gados que participam das competições não passem fome nem sede, que tenham situações de estresse, medo e ansiedade minimizadas e que tenham áreas adequadas para descanso, por exemplo. Alguns estados firmam ainda termos com os Ministérios Públicos e regulamentam outras ações, como a proibição do uso de luvas com pregos, parafusos ou objetos cortantes; a proibição de bater no animal, de dar choque, usar esporas ou chicotes, entre outras práticas.
A Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, localizada no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, está em campanha de conscientização ecológica. A campanha, cujo tema é o “Bond dos 5Rs”, envolve as propostas de reciclar, reutilizar, reproduzir, repensar e recusar. Como parte da programação, alunos e corpo docente promoveram uma caminhada na manhã desta terça-feira (11), percorrendo as principais ruas do bairro. O evento recebeu total atenção da comunidade, atraindo os populares para prestigiam a passagem do cortejo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a diretora da unidade de ensino, Elaine Cristina Pereira Cunha, explicou que o objetivo da campanha, realizada para o Concurso Geração Sustentável 2016, é sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com o bem estar de cada um e da sociedade. A escola contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal.
O atraso no pagamento de indenizações bilionárias devidas às transmissoras de energia elétrica poderá ter um impacto de até 5% na conta de luz do consumidor no ano que vem, pressionando ainda mais a inflação. A estimativa é do ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Julião Coelho, que também é consultor jurídico de diversas associações do setor. A partir de 2017, segundo o especialista, o governo deve começar a quitar dívidas com as transmissoras que, a rigor, tinha de ter começado a pagar em 2013. Naquele ano, o governo decidiu cortar cerca de 4,4 bilhões de reais em receitas das transmissoras. De acordo com a Veja, a medida fazia parte das ações para anunciar a prometida redução de 20% na conta de luz, o que de fato ocorreu. No meio desse processo, o governo acabou usando o dinheiro dos fundos setoriais – que pagariam esse valor – para outros fins. Como esse rombo não sumiu, agora ele voltará para a conta de luz carregado de juros. Hoje, seu valor é estimado entre 9 bilhões de reais e 10 bilhões de reais, por causa dos reajustes acumulados nos últimos três anos.
A Festa da Luz está chegando e a Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) acaba de lançar oficialmente a camisa do evento, que traz como marca a grande presença das pessoas na última edição da festa. Esse ano, a Festa da Luz será realizada no dia 29 deste mês, no Centro de Evangelização Jesus, Eu Confio em Vós. A cantora Jake Trevisan promete levantar a galera com sucessos do axé, pagode e lançamentos musicais católicos. O passaporte que dá direito a camisa da festa já está disponível na loja CARP, situada a Rua Marcolino Moura ou pelo telefone (77) 3441-5610.
Após uma reforma, a Brumauto está de cara nova, pronta para receber com muito mais comodidade e conforto todos os seus clientes. O novo espaço foi projetado com elevados padrões, os mesmos das melhores concessionárias do país. Tudo para melhor expor os veículos e receber os clientes da melhor forma, em um espaço mais amplo e moderno. Faça uma visita a Brumauto e confira de perto todas as mudanças. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. O telefone é (77) 3441-5000.
A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado foi mais uma vez suspensa na noite da última segunda-feira (10) por conta da ausência de sete dos treze vereadores. Com isso, o parlamento ficou sem quórum para apreciar e votar projetos importantes. Dois projetos enviados pelo executivo entrariam na pauta para apresentação: um referente a uma alteração no Código de Obras e Urbanismo e o outro referente a uma permuta de terreno com uma loteadora. Em segunda votação estariam uma declaração de utilidade pública e a concessão de título de cidadão brumadense. O projeto mais aguardado, que entraria em primeira discussão e votação, se refere à verba destinada para os interesses do município para o exercício financeiro do próximo ano - o executivo municipal encaminhou a proposta de R$ 174 milhões, com a solicitação de a nova gestão utilizar 100% da receita, sem consulta ao legislativo. No entanto, sem número suficiente de vereadores, todos os projetos só serão debatidos e votados nas próximas sessões.
O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito da cidade de Caetité, Ricardo Ladeia (PSDB), ocorrido no último domingo (9). Ladeia era médico e dedicou grande parte de sua vida ao exercício da atividade política e administrativa no município de Caetité, com importantes serviços sociais prestados. Dr. Ricardo foi prefeito de Caetité por dois mandatos (2001-2004 e 2005-a 2008), ocupou ainda o cargo de Diretor Regional da 24ª Dires; foi eleito para o cargo de vereador constituinte no período de 1989 a 1992 e, no último pleito eleitoral, foi candidato a prefeito, tendo 12.172 votos. “Neste momento de grande perda, nos solidarizamos com os familiares, amigos, aliados e a todos os caetiteenses, ao tempo em que desejamos que Deus possa confortar os nossos corações, nos trazendo força, fé e esperança na passagem para a vida eterna”, disse o deputado.
Em Brumado, o espaço físico de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está pronto para receber os equipamentos e ser inaugurado. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, teve um novo encontro com o governador Rui Costa (PT) na última sexta-feira (7), em Guanambi. Na oportunidade, Costa garantiu ao prefeito que o governo do estado irá cumprir a sua parte e que a UTI de Brumado será inaugurada até dezembro deste ano. A UTI disponibilizará o atendimento de alta complexidade que irá beneficiar não somente Brumado, mas também a população dos 21 municípios pactuados. O custo da unidade deverá ser bancado de forma tripartite, com a participação da União e do Estado. “O governador Rui Costa está comprovando que é um gestor de palavra, nos dando a garantia que tanto esperávamos de que até dezembro teremos a nossa tão sonhada UTI”, disse Aguiberto. A unidade irá contar com 10 leitos - o próximo passo será a ala neonatal, que também deverá ter 10 leitos e está prevista para funcionar até o primeiro semestre de 2017.
A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta terça-feira (11) a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas. O texto-base da PEC havia sido aprovado pela Câmara às 21h35 desta segunda por 366 votos favoráveis e 111 contrários, mas, na sequência, os deputados tiveram de analisar oito destaques (sugestões de alteração no texto) para concluir o primeiro turno de apreciação da proposta. Todos os destaques apresentados foram rejeitados pela maioria dos deputados. De acordo com o G1, a análise das sugestões de alteração ao texto original durou cerca de quatro horas. Por se tratar de emenda à Constituição, eram necessários os votos de, pelo menos, três quintos dos deputados (308 dos 513) para aprovar o texto. No Senado, o governo precisará de, no mínimo, 49 votos favoráveis. A previsão do relator da PEC, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), é de que o segundo turno de análise na Câmara ocorra daqui a duas semanas, no dia 24.
O ex-prefeito da cidade de Caetité, Ricardo Ladeia, foi sepultado na tarde da última segunda-feira (10) em meio à forte comoção popular. Ladeia faleceu no domingo (9), vítima de uma parada cardiorrespiratória. Milhares de pessoas acompanharam o velório e depois seguiram em cortejo até o cemitério da cidade. Familiares, amigos e admiradores se emocionaram ao dar o último adeus ao político que era muito querido no município. Ele marcou a trajetória política da cidade, sendo prefeito por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado anunciou que optou pelo cancelamento da Campanha de Natal 2016. Segundo a CDL, tal decisão foi motivada pelos seguintes fatores: foi realizada a pré-venda da campanha desde o mês de julho até a presente data e apenas 20% dos 280 associados aderiram à mesma, inviabilizando a sua realização, estimando-se um prejuízo de R$ 15 mil a R$ 20 mil; a CDL não tem reservas para assimilar prejuízos dessa ordem e, assim como qualquer empresa, vem sofrendo bastante com o aumento da inadimplência e queda de arrecadação. De acordo com o jornal Tribuna do Sertão, aos que aderiram e fizeram pagamentos referentes à campanha, a CDL solicita que entrem em contato com o setor Financeiro para que sejam tomadas providências com relação à forma de reembolso. A CDL agradece a compreensão de todos e se põe a disposição para esclarecimentos.
Por anos, os produtores da comunidade do Campo Seco, em Brumado, lutaram para adquirir o selo de autorização para comercialização de produtos da agricultura familiar, o que aconteceu em 2014. No entanto, mesmo atendendo as determinações legais e com os produtos bem envasados e rotulados que saem da Usina de Beneficiamento de Frutas, os produtores estão amargando este ano um prejuízo na casa dos R$ 11 mil, visto que não conseguiram que a produção chegasse às escolas públicas do município para serem inseridos no cardápio da merenda escolar, como parte do Programa Nacional de Alimento Escolar. Os prejuízos só não foram maiores porque, através de Amauri Flagra, coordenador da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares da Economia Solidária de Brumado, a produção tem chegado a outros municípios na região oeste, à margem do Rio São Francisco, bem como a outras cidades da própria região sudoeste, vizinhos a Brumado. O presidente da Associação Comunitária e da Usina de Beneficiamento do Campo Seco, Jude Caé Pinheiro, não soube detalhar o motivo de os produtos não estarem nas escolas do município, mas lamentou a não valorização da produção interna. “Aqui está se cumprindo o que se diz, santo de casa não faz milagre”, afirmou ao site Brumado Notícias. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de agricultura, Frederico Neves, para tratar do assunto, mas não obteve êxito.
No último final de semana foi disputada a penúltima rodada da primeira fase da Copa União Gospel de Futsal. Confira os resultados: Mundial 1x10 Shalom, Bahia 5x4 Nova Sião, Sétima IEQ 9x1 Juventude, e Filadélfia 8x0 Recomeçar. Três equipes garantiram vaga antecipada para a próxima fase: Sétima IEQ com 16 pontos, Bahia com 14, e Shalom com 13. Com 10 pontos, Nova Sião só precisará de um empate para se garantir nas semifinais. Por sua vez, com 07 pontos na tabela, a equipe Filadélfia tentará sua vaga em confronto direto na última rodada da primeira fase, que terá os seguintes jogos: Filadélfia e Nova Sião, Bahia e Recomeçar, Juventude e Mundial e Sétima IEQ e Shalom.
Nos campos das comunidades rurais, os umbuzeiros já começaram a florir e brotar os primeiros frutos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da usina de beneficiamento de umbu da comunidade do Campo Seco, Jude Caé Pinheiro, declarou que está otimista e espera que a safra deste ano seja 20% melhor que a do ano passado. O líder comunitário destacou que a popular chuva do umbu chegou no período certo, o que tem colaborado para a reação das árvores na frutificação. No entanto, assim como outros representantes comunitários do meio rural do município, Jude Caé denuncia a colheita predatória na região de Brumado. Os produtores rurais que esperam pela maturação do fruto para ajudar na renda familiar apontam que empresas de produção de polpas de outras partes do país pagam para que a colheita seja feita com o fruto ainda verde, com pouca polpa, causando alteração na produção das safras seguintes. “Tudo tem seu tempo certo, mas, quando se colhe o umbu pequeno, quase sem polpa, a árvore sofre e reage com uma produção menor em sua próxima safra. Isso aconteceu ano passado, pois em 2014 tivemos uma boa safra. Mas, como aconteceu a colheita antecipada, em 2015, a produção foi bem menor. Se a colheita precoce for realizada este ano, pode esperar que ano que vem teremos uma safra bem reduzida. O pior mesmo é que com essa atitude essas empresas que só pensam nos lucros acabam reduzindo o tempo de vida útil dos nossos umbuzeiros”, alertou o camponês, que apontou ainda a falta de fiscalização para inibir esse tipo de conduta na região.