Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Marina Silva confirma apoio a Aécio Neves Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ex-candidata à presidência Marina Silva (PSB) declarou o seu voto e apoio ao pleito de Aécio Neves (PSDB) para a disputa eleitoral dos presidenciáveis no segundo turno. Em carta aberta na manhã deste domingo (12), Marina explica que viu em documento assinado por Aécio e apresentado em Recife no sábado (11) “mais um elo no encadeamento de momentos históricos que fizeram bem ao Brasil e construíram a plataforma sobre a qual nos erguemos nas últimas décadas”, de acordo com nota da ex-postulante. O ofício “Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável”, do tucano, prevê medidas sociais e ambientais caso Aécio seja eleito presidente do Brasil, a exemplo de Reforma Agrária e institucionalização do programa Bolsa Família. Marina afirma, também, que a escolha de seu apoio foi baseado no pensamento de alternância de poderes. “Aécio retoma o fio da meada virtuoso e corretamente manifesta-se na forma de um compromisso forte, a exemplo de Lula em 2002, que assumiu compromissos com a manutenção do Plano Real, abrindo diálogo com os setores produtivos”, comenta Marina, em anúncio.  Ela enfatiza que a sua decisão não está ligada a acordos ou alianças. Ela segue a decisão do PSB nacional, que também declarou adesão à candidatura do tucano.

Vitória vence o Sport e sai da zona do rebaixamento Foto: Estadão Conteúdo

O domingo para o torcedor do Vitória não poderia ser melhor. Em Salvador, na Arena Fonte Nova, o seu maior rival Bahia perdeu para Chapecoense por 2 a 1. Pouco depois, na Ilha do Retiro, o rubro-negro fez a parte dele, derrotou o Sport pelo mesmo placar e deixou a temida zona do rebaixamento.

Bahia perde para a Chapecoense na Arena Fonte Nova Foto: Betto Jr./Agência Haack /Bahia Notícias

Mesmo com um homem a mais no segundo tempo, o Bahia não conseguiu aproveitar essa vantagem e perdeu para a Chapecoense por 1 a 0, neste domingo (12), na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Tiago Luís, aos 38 da primeira etapa

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Istoé/Sensus: Aécio dispara e abre 17 pontos de vantagem sobre Dilma Foto: Reprodução

A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela revista Istoé e divulgada neste sábado (11), revela uma diferença de 17,6 pontos percentuais entre o candidato Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). O tucano dispara na frente com 58,8% dos votos válidos, enquanto a petista garante 41,2%. A rejeição de Dilma ficou em 46,3%, enquanto Aécio Neves teve 29,2%. O levantamento foi feito entre quarta-feira (7) e sexta-feira (10), com 2 mil entrevistados em cinco regiões, 24 Estados e 136 municípios do País. A margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos, e a taxa de confiança da pesquisa é de 95%. A estimativa está sob o registro BR-01076/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Brumado fará parte dos 32 núcleos regionais da campanha de Aécio Neves na Bahia Foto: Divulgação

Segundo a coordenação da campanha do candidato Aécio Neves (PSDB) na Bahia, a cidade de Brumado contará com um núcleo regional da campanha. Além do município, Salvador e mais 31 cidades do interior abrigarão os chamados núcleos regionais, que visam mobilizar, distribuir material e fazer propaganda do presidenciável tucano em todo o estado. No primeiro turno, Aécio Neves obteve 1,2 milhão de votos dos baianos, ficando atrás de Marina Silva (PSB), terceira colocada no pleito presidencial, no estado. Já Dilma Rousseff (PT) foi a mais votada na Bahia e levou 3 milhões de votos a mais do que o tucano. Com a definição dos núcleos regionais distribuídos pelo interior, que incluem os municípios de Feira de Santana, Itabuna, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Camaçari, Barreiras, Jequié, Alagoinhas, Valença, Senhor do Bonfim e outras cidades de influência regional, a expectativa dos aliados é de que a campanha de Aécio ganhe penetração em todo o estado.

Africano no Rio não tem ebola, mostra 1º exame Foto: Reuters

O Ministério da Saúde informou na manhã deste sábado que o resultado do primeiro exame do paciente Souleymane Bah, recém chegado da Guiné, deu negativo para o vírus do ebola. As análises foram feitas pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, referência número um no assunto no país. Um novo teste será realizado neste domingo, 48 horas após a coleta da primeira amostra de sangue, como determina o protocolo médico nesse caso. No entanto, as chances de um resultado diferente são consideradas remotas. Segundo a pasta, o paciente está sem febre desde ontem e seu estado de saúde é bom, mas ele seguirá internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, até que o resultado do segundo exame seja divulgado. Caso este também seja negativo, as 64 pessoas que tiveram contato com Bah em Cascavel (PR), de onde ele foi transferido na manhã de sexta-feira para o Rio, e estavam sob observação, deixarão de ser acompanhadas. A segunda amostra de sangue também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará. O guineano de 47 anos chegou ao Brasil via Marrocos e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em 19 de setembro. Ele foi atendido na última quinta-feira na UPA de Cascavel, às 17h45m, relatando febre, tosse e dor de garganta iniciadas dois dias antes, portanto no limite do período de incubação do ebola. As informações são do Jornal O Globo.

Aurelino Leal: Adolescente de 14 anos sofre com saída de sangue pelos olhos Foto: Reprodução/Rede Bahia

Há quase um mês, uma família de Aurelino Leal, interior da Bahia, sofre com a falta de diagnóstico para uma adolescente de 14 anos, que apresenta sangramento nos olhos. O caso está sendo acompanhado pelo Hospital de Base de Itabuna, mas até o momento nenhum médico soube dizer o que a adolescente Keila Bispo dos Santos tem. “Sinto dor de cabeça e dor aqui [região dos olhos]”, disse a menina ao G1. Ela já fez diversos exames e a tia, Elenildes Bispo dos Santos, explica que os olhos da sobrinha sangram todos os dias. “Ela já está ficando pálida. Os lábios estão rachando. Fizemos exames e nada", declarou. Há um ano, a menina apresenta sangramento no nariz, boca e ouvido e, há um mês, começou a sangrar pelos olhos. Os exames custam caro e a família conta com a ajuda de moradores e de um radialista da região.

Brasil supera por 2x0 a Argentina e leva Superclássico Foto: Heuller Andrey/Mowa Press

A camisa 9 da seleção ficou vaga após a fraca participação de Fred na Copa do Mundo. Diego Tardelli deu demonstração neste sábado de que pode ser o homem-gol que Dunga tanto busca. O atacante marcou os dois gols da vitória da seleção brasileira contra a Argentina, 2 a 0, na disputa do Superclássico das Américas, em Pequim. O atacante do Atlético-MG fez um gol em cada tempo e ainda colaborou com o sistema defensivo, acompanhando o ataque rival. Com este resultado, o Brasil se sagra tricampeão do Superclássico das Américas, em três edições disputadas. O duelo, aliás, foi 1º teste de peso neste retorno de Dunga à seleção. O treinador havia vencido seus dois primeiros amistosos por 1 a 0 contra Equador e Colômbia. A partida no Ninho de Pássaro opôs um Brasil em "fase de construção" após eliminação vexatória na Copa diante de uma Argentina  que conservou a base vice-campeã mundial. A Argentina veio a campo com sete jogadores que atuaram na decisão da Copa do Mundo. As informações são do Uol Esporte.

Ibope: 64% dos votos de Marina vão para Aécio e 18% para Dilma Foto: TV Bandeirantes

Divulgada na última quinta-feira (09), pesquisa Ibope para o segundo turno da sucessão presidencial mostra que 64% dos eleitores de Marina Silva no primeiro turno pretendem votar em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Apenas 18% dos eleitores de Marina vão votar na presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, 10% dos que dizem ter votado em Marina devem anular ou votar em branco e 8% não opinaram. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.

Dom Basílio: Incomodado com culto, homem atira contra dezenas de pessoas Foto: Brumado Notícias

Na última sexta-feira (10), a pacata comunidade de Caiçara do Pio, zona rural de Dom Basílio, no sudoeste baiano, viveu momentos de terror. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Felinto Júlio da Silva, velho conhecido da polícia por seus atos de violência na região, disparou vários tiros contra os cristãos que participavam de um culto na comunidade. De acordo com a polícia, ele se sentiu incomodado com a celebração que acontecia em uma residência e reclamou com o pastor. Este, por sua vez, continuou o culto. 

Dom Basílio: Incomodado com culto, homem atira contra dezenas de pessoas Foto: Brumado Notícias

No local, dezenas de pessoas participavam da celebração evangélica. Furioso, o homem buscou uma cartucheira calibre 36 em sua casa e voltou disparando contra todos. Ele fugiu em seguida. O pastor, Reverendo Adão Nunes,  também é Delegado dos Direitos Humanos. Mesmo ferido, ele, juntamente com outras pessoas, conseguiram deter Felinto e amarrá-lo até a chegada da polícia. O acusado foi preso e deve responder pelo crime.

Brumado: 2º Encontro de Idosos da Rede de Atendimento é realizado Foto: Divulgação

De acordo com a Lei 8.842, que regulamenta a Política Nacional do Idoso, a prefeitura municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, e com a participação das Secretarias Municipal de Saúde - SESAU e da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, promoveu no último dia 03, o 2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento: Interação e Troca de Saberes. O evento proporcionou aos idosos diversas atividades de interação e troca de saberes. Durante o encontro, vários temas foram abordados, como as garantias oferecidas aos idosos através do Estatuto do Idoso, a alimentação saudável na melhor idade, a dinâmica física dos idosos, automedicação, diabetes e hipertensão e orientações sobre atividades físicas. O grupo Chica Baiana animou o almoço dos presentes. No encontro, também foi realizado um ciclo cultural com a apresentação do Coral do grupo da Melhor Idade “Viva a Vida e Viva Bem!”, além de apresentações das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS; Esther Trindade Serra, Irmã Dulce e CRAS Yolanda Pires. Para encerrar, o evento ainda contou com o Baile da Primavera ao som de marchinhas carnavalescas do passado.

Aracatu: Homem é assassinado com golpes de foice pela própria filha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na comunidade de Sussu, zona rural do município de Aracatu, um homem, Zivaldo da Silva Meira, 47 anos, foi assassinado com golpes de foice. Segundo investigações da polícia, a suspeita de cometer o crime bárbaro é a própria filha da vítima, Agna Cardoso Meira, de 23 anos. Familiares afirmam que Agna sofre com depressão. Zivaldo chegou a ser socorrido com vida e encaminhado para um hospital de Vitória da Conquista, porém não resistiu. A polícia está investigando o caso.

Brumado: Feriado do servidor público é antecipado para o dia 27 de outubro

De acordo com a Portaria 161, de 31 de janeiro de 2014, foi estabelecido o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado. A portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta-feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Diante da determinação, o feriado do dia 28 de outubro, Dia do Funcionalismo Público, que neste ano de 2014 será na terça-feira, fica antecipado para o dia 27 de outubro, na segunda-feira. Segundo a mudança, não haverá expediente para o Funcionalismo Público Municipal no dia 27 de outubro próximo.

Caetité: Uma das minas exaure e INB fica sem produção do urânio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias apurou que há cerca de oito meses as usinas de beneficiamento de urânio em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pararam de receber o minério extraído da mina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, uma das minas de extração da usina teria exaurido a sua capacidade e a unidade parou a produção na espera pela licença para explorar as demais minas. Haveria ainda grande reserva do minério no subsolo da mina, mas sua extração não seria possível porque não há licença para tal atividade. Especula-se ainda que a extração nas minas subterrâneas não seria realizada em função da falta de segurança no local. A nossa reportagem buscou contato com a assessoria de comunicação da INB a fim de obter maiores confirmações do fato, mas não obteve êxito.     

Brumado: Pedras soltas na Rua Raposo Tavares geram reclamação dos moradores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses, os moradores das Ruas Camilo Vasconcelos e Raposo Tavares, no Bairro Mercado, em Brumado reclamam dos paralelepípedos soltos na localidade. Segundo relataram ao site Brumado Notícias, o problema já provocou várias quedas de motociclistas e pedestres que passam sobre as pedras soltas. Ainda segundo os moradores, na manhã desta sexta-feira (10), ao passar pelo local, um carro acabou arremessando uma pedra, que por pouco não atingiu uma criança que brincava na calçada ao lado. Revoltados com a falta de atenção da prefeitura, os moradores fizeram um monte com as pedras soltas na expectativa de que o setor responsável tome as providências devidas.  

Wagner entrega moradias do Minha Casa, Minha Vida em Conquista Foto: Manu Dias/GOVBA

Mais 1.200 famílias de Vitória da Conquista deixaram de pagar aluguel e de viver em locais impróprios, em Vitória da Conquista. A entrega das chaves dos empreendimentos residenciais Margarida e Lagoa Azul I, I e III, nesta sexta-feira (10), pelo governador Jaques Wagner, contou com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Cada um dos empreendimentos, construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, possui 300 unidades habitacionais. “O trabalho continua, a gente passou o período eleitoral e estamos entregando com muita alegria mais 1.200 unidades de uma meta de 260 mil. Até dezembro, vamos continuar as entregas em toda a Bahia. A gente permanece no primeiro lugar em realizações do Minha Casa, Minha Vida, principalmente nesta faixa salarial de zero a três salários mínimos, que são justamente as pessoas que mais precisam”, destacou o governador. Jorge Hereda informa que o estado já tem mais de 250 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida, entre contratadas e entregues. “Só em Vitória da Conquista são cerca de 14 mil moradias, um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. O Minha Casa, Minha Vida é um sucesso na Bahia porque conta com a parceria do Governo do Estado e das prefeituras”, afirmou o presidente da Caixa.

Seguro-desemprego só poderá ser pedido pela web em 2015 Foto: Reprodução

A partir de 1º de abril de 2015, os pedidos de seguro-desemprego terão de ser feitos apenas pela internet. A medida consta de resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codeaft) publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a medida visa "modernizar a gestão pública na adoção de procedimentos que se traduzem em agilização, segurança da informação e controle para o seguro-desemprego". A resolução obriga as empresas a usarem o aplicativo Empregador Web no portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego. O uso do Empregador Web no portal Mais Emprego permite o preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa, de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados. Os empregadores terão acesso ao Empregador Web no portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml). Os formulários Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego até o dia 31 de março de 2015.

Brumado: Motoqueiro faz malabarismo e tenta subornar a polícia para não ter a moto apreendida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (09), uma guarnição da polícia militar apreendeu um homem com uma motocicleta, pois o mesmo praticava malabarismo e manobras perigosas em via pública com o veículo, oferecendo risco para os demais usuários das vias por onde passava. Segundo relato registrado na delegacia, ao ser abordado pelos policiais, o condutor teria tentado subornar os soldados com R$ 50 para não ter a moto apreendida. Os policiais não aceitaram o dinheiro e deram voz de prisão ao motoqueiro, que foi indiciado por crime contra a administração pública e prática de corrupção ativa.

Divisão entre Aécio e Dilma é socioeconômica e não geográfica Foto: Reprodução

Na disputa entre os candidatos à presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Roussef (PT) o país tem se mostrado dividido segundo as últimas pesquisas. De acordo com análise do Jornal Folha de São Paulo, a divisão é muito mais socioeconômica do que geográfica. Aécio apresenta melhor desempenho nas regiões onde a oposição se destacou no primeiro turno: Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Já Dilma lidera no Norte e Nordeste. Nas regiões lideradas por Aécio, quantitativamente há muito mais eleitores nas classes alta ou média alta. Por sua vez, no Nordeste, metade da população é composta por excluídos ou integrantes da classe média baixa. Essa classificação criada pelo Instituto Datafolha combina o acesso a bens de conforto, escolaridade do entrevistado e renda familiar mensal. O tucano possui 74% dos votos válidos entre os que pertencem à classe alta e 67% entre os da média alta. Por outro lado, Dilma tem 64% entre os excluídos (baixa escolaridade e renda) e 53% entre os da classe baixa. Diante da análise, o que determina a ligeira vantagem numérica de Aécio é conseguir mais pontos nos estratos carentes do que a petista nos mais ricos.

Vitória da Conquista: TSE torna elegível candidatura de Herzem Gusmão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma decisão monocrática da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio tornou elegível o candidato a deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB). Com a decisão, a defesa do candidato solicitará a revisão do indeferimento da candidatura do peemedebista, o que torna válidos os 40.876 votos que ele recebeu nas eleições. De acordo com a assessoria do órgão, a decisão suspende o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que invalidou a candidatura por causa de um processo aberto pelo atual prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), pedindo a cassação dos direitos políticos de Herzem por oito anos. De acordo com o Bahia Notícias, até o julgamento final do TSE, Herzem estaria elegível e, caso o TSE acate a própria decisão, teria sua candidatura deferida. Com esses votos e mais os 22 mil de Ondumar Jr. (PSC), a coligação do DEM-PMDB-PSDB-PTN-SD-Pros-PRB-PSC garantiria mais uma vaga na Assembleia Legislativa – a ser ocupada justamente por Herzem – e a chapa do governo teria um deputado a menos eleito. O sortudo ao contrário seria Marcelino Galo (PT), candidato da coligação governista que teve menos votos. 

Dólar interrompe quedas e fecha semana em R$ 2,42 Foto: Reprodução

O dólar interrompeu hoje (10) uma sequência de quatro quedas e fechou em alta, cotado a R$ 2,424 para venda, com alta de 1,07%. Apesar da depreciação nesta sexta-feira (10), a moeda encerrou a semana com baixa acumulada de 1,55%. Apenas em outubro, o dólar registra queda de 1%. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também teve um dia conturbado. O Ibovespa, índice da Bolsa, encerrou o dia em 55.311 pontos, com recuo de 3,42%. Na semana, porém, a Bovespa acumula alta de 1,41%. Somente as ações da Petrobras, as mais negociadas na Bolsa, caíram 5% hoje. Os papéis do Banco do Brasil recuaram 4%. As tensões da corrida eleitoral e a recuperação da economia dos Estados Unidos, que estimula a fuga de dólares de países emergentes como o Brasil, pressionaram o mercado financeiro nas últimas semanas, disseram analistas do setor. Depois da definição do segundo turno da eleição presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), o dólar passou a cair seguidamente, mas voltou a subir nesta sexta-feira (10). As informações são da Agência Brasil.

PSB da Bahia anuncia apoio à reeleição de Dilma Rousseff

Na manhã desta sexta-feira (10), através de nota, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia anunciou apoio à reeleição da candidata Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno das eleições. A posição vai de encontro a opção nacional do partido, que está apoiando o candidato Aécio Neves (PSDB). “Assim é que o PSB baiano, embora nada tendo contra o candidato Aécio Neves, mas compreendendo que o seu projeto na Bahia é representado pelas forças de direita às quais nos opusemos durante toda a nossa vida política decide, por maioria, apoiar a reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República”, disse na nota. Sobre uma possível aliança com o PT no futuro e cargos políticos nos governos, o PSB-BA negou qualquer tipo de interesse, afirmando que a posição é devida ao posicionamento partidário.

Brumado Indoor com Henrique e Juliano: Dia 12 de outubro haverá virada de preço

O Brumado Indoor está se aproximando e, no dia 12 de outubro, haverá virada de preço. Por isso, garanta já o seu abadá pelo preço original. A camisa pode ser dividida em 3 vezes no cartão. O evento fechado, que conta com camarote open bar, acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. Não fique de fora dessa!

Bom Jesus da Serra: Filho assassina mãe com golpes de marreta Foto: Bom Jesus Notícias

Na última quinta-feira (09), um crime bárbaro chocou a população de Bom Jesus da Serra. Segundo informações do Bom Jesus Notícias, Josué Oliveira Silva, de 49 anos, assassinou a própria mãe, Nair de Oliveira Silva, com golpes de marreta na cabeça. O homicídio aconteceu na região da Pedra Branca, zona rural do município. Familiares da vítima relataram que a mulher estava em casa quando o filho chegou com a marreta na mão. Ela ainda tentou se defender com as mãos, mas Josué desferiu vários golpes em sua cabeça. O homem, que morava com os pais, era esquizofrênico. O assassino está foragido. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico legal de Vitória da Conquista.

Arquivo