Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Ituaçu: Operação resulta na apreensão de armas e veículos Foto: Divulgação/Polícia Civil

Operação conjunta realizada entre a polícia civil e militar da cidade de Ituaçu, no distrito de Tranqueiras, resultou na apreensão de várias armas de fogo e veículos com sinais de adulteração nas numerações do chassi e motor. Segundo informações da polícia, no total, foram apreendidas seis espingardas cartucheiras calibres 28, 32 e 36, além de munições e quatro motocicletas. Dione Queiroz Silva, de 25 anos, foi preso durante a operação. Ele foi autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e receptação. Outras pessoas estão sendo investigadas por participação nos crimes descritos.

Ituaçu: Operação resulta na apreensão de armas e veículos Foto: Divulgação/Polícia Civil
Fotos: Lançamento das motos Inazuma e a Vstron 1000 na Suzuki Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O último sábado (23) foi de lançamento da Inazuma 250 e da Vstron 1000 na Moto Estrada Suzuki, em Brumado. Centenas de amantes das motos de alta cilindradas estiveram presentes no evento de lançamento e puderam comprovar a beleza, robustez e design das novas motocicletas, que chegam para atender ao público brumadense e da região. Os presentes aprovaram cada detalhe da Inazuma 250, uma moto com dois cilindros e dois escapamentos, que oferece grande economia. Já os mais vidrados em grandes motos se deliciaram com a nova Vstron 1000, motocicleta com ABS de controle de tração. (Veja Fotos).

Brumado participa de Encontro Nacional do Programa Escola Ideal Foto: Divulgação

Nos dias 12 e 13 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Brumado e de mais 14 municípios brasileiros estiveram reunidas em Confins, em Minas Gerais, juntamente com o Instituto Camargo Corrêa e a InterCement para redefinirem as estratégias do Programa Escola Ideal. Os participantes debateram as possibilidades de atuação da Escola Ideal em seus municípios, cujo objetivo é contribuir para uma educação pública de qualidade. A especialista Maria do Pilar Lacerda, que já foi secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação de 2007 a 2012 e atualmente é Diretora da Fundação SM/Brasil, palestrou sobre O papel do Plano Nacional de Educação (PNE) e as Políticas Públicas que garantem qualidade com equidade. O Instituto Rodrigo Mendes também esteve presente e falou sobre o seu trabalho de construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. A empresa InterCement vem trazendo projetos e programas em benefício da comunidade brumadense, em especial para a educação.

Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas: Mais de 120 atletas já se inscreveram

A Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já tem mais de 120 pessoas inscritas para a edição deste ano. O evento ciclístico será realizado no dia 14 de setembro e, se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo. Acesse www.corridaecologica.com.br e garanta a sua vaga pelo preço promocional de R$ 70, válido até o dia 1º de setembro.  A 16ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas é a oportunidade de você participar do evento esportivo mais importante da Bahia, que conta pontos para o ranking brasileiro de ciclismo.

IBGE: Brumado passa de 69 mil habitantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Publicado nesta quinta-feira (28), novo censo da população brasileira realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que o número de habitantes da cidade de Brumado teve um aumento de 4.420 habitantes, passando de 64.602 (Censo 2010) para 69.022. Com base nesses dados é que se calcula o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, ainda não é possível afirmar se haverá aumento nos repasses do FPM, principal fonte de recursos da maioria das prefeituras.

Mulher é presa com 3,5 kg de cocaína ao desembarcar no Aeroporto de Conquista Foto:Divulgação/PF

Por volta das 23h de ontem (27), a Polícia Federal prendeu no aeroporto de Vitória da Conquista uma mulher que transportava 3,5 kg de cocaína. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os policiais abordaram a mulher quando a mesma desembarcou. Ela transportava a droga em balões de borracha presos ao corpo com auxílio de fita adesiva. Em depoimento, a acusada disse que os entorpecentes seriam vendidos na própria cidade. A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e está à disposição da justiça. A polícia deve intensificar as ações de controle e fiscalização de passageiros no aeroporto da cidade, além de outros pontos, a fim de coibir o tráfico de drogas.

Livramento: “Nunca se fez tanto pela cidade em tão pouco tempo”, afirma prefeito Paulo Azevedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, afirmou que a cidade está em um verdadeiro canteiro de obras. Para o gestor, as obras que já foram realizadas e as em andamento estão mudando a infraestrutura da cidade e proporcionando mais qualidade de vida à população. Segundo Azevedo, a administração municipal não vem medindo esforços para realizar obras que modernizam a cidade, além de investimentos na saúde pública e na educação. 

Livramento: “Nunca se fez tanto pela cidade em tão pouco tempo”, afirma prefeito Paulo Azevedo Foto: Dáriston Cleber

Na última semana, tiveram início as obras de asfaltamento do trecho que compõe as Avenidas Dr. Edilson Pontes, Deputado Leônidas Cardoso, Presidente Vargas, e das Praças João Marques, Dom Basílio, Zezinho Tanajura, Pedro Mandú e Primeiro Gole, um antigo sonho da população que está sendo realizado em parceria com o Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). “Nunca se fez tanto pela cidade em tão pouco tempo”, afirmou Dr. Paulo. O chefe do executivo livramentense ainda ressaltou que outras obras importantes serão anunciadas em breve.

Livramento: “Nunca se fez tanto pela cidade em tão pouco tempo”, afirma prefeito Paulo Azevedo Foto: Dáriston Cleber
Brumado: Aluno da Escola Eny Mafra é classificado para Olimpíada de Língua Portuguesa Foto: Divulgação

Um estudante do 5º ano da Escola Municipal Eny Mafra foi classificado para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O aluno Wanderson Meira da Silva obteve a classificação através do poema “O Meu Lugar” e participará da quarta edição da Olimpíada. O trabalho foi orientado pela professora Sandra Silva Lima. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC. São parceiros do projeto o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Caetité: Operação Canavial Dublê recupera pistola e veículos roubados Foto: Divulgação/Policia Civil

Uma operação denominada Canavial Dublê, deflagrada pela polícia civil e militar da cidade de Caetité, no sudoeste, resultou na prisão em flagrante de Ademar de Jesus Costa, vulgo Veizinho. Segundo informações da polícia, o homem foi preso em razão da posse de uma pistola que possuía a numeração raspada. Em depoimento, ele disse que recebeu a arma de um elemento conhecido como Garapa. Com Veizinho também foi encontrado um veículo sem os documentos obrigatórios e de procedência duvidosa. As diligências policiais ainda resultaram na apreensão de quatro motocicletas e uma grande quantidade de documentos irregulares de veículos, alguns com sinais claros de falsificação e adulteração. Segundo a polícia, as investigações apontam uma quadrilha especializada no comércio ilegal de armas e veículos na cidade de Caetité.

Passeata em prol da reforma do sistema político será realizada em Brumado

Na próxima sexta-feira (29), a partir das 08h, uma passeata em favor da reforma política nacional e diminuição da corrupção e desigualdade política será realizada em Brumado. O movimento terá início na Praça Maria Perpétua Cardoso Mangieri, em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP (antigo Colégio Modelo). O Comitê Municipal para Reforma Política, organizador da passeata, fará na semana da pátria, entre 1º e 7 de setembro, na cidade, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma do Sistema Político. Na prática, a constituinte visa fazer com que a reforma seja promovida por uma assembleia exclusiva. Toda a comunidade está convidada a participar do evento.

Jornal do Carro: Novo Golf é eleito melhor veículo do mercado brasileiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Jornal do Carro, uma das principais publicações especializadas do país, elegeu o novo Golf o melhor veículo à venda no mercado brasileiro. Além disso, o carro da Volkswagen foi eleito o melhor Hatch Médio até R$ 70 mil. O Jornal do Carro destaca ainda que “o Novo Golf tem tecnologia e eficiência de ponta”. De acordo com a publicação, o modelo oferece bom espaço interno, acabamento de qualidade, comportamento dinâmico invejável e pacote tecnológico superior ao dos rivais desde a versão de entrada, entre outros atributos.

Semana da Conciliação na Bahia será realizada em novembro Foto: Reprodução

Entre os dias 17 e 28 de novembro, será realizada a Semana de Conciliação na Bahia, durante a qual diversos processos judiciais serão conciliados. Os interessados deverão se inscrever nas unidades onde tramitam os feitos entre 8 de setembro e 3 de outubro. A iniciativa visa dar mais velocidade aos processos judiciais, levando em conta o esforço de alcançar as metas de produtividade exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal de Justiça (TJ) instituiu o Núcleo Integrado de Conciliação (NIC), de acordo com Recomendação número 8 do CNJ. Os juízes titulares, auxiliares ou substitutos deverão seguir as medidas sugeridas pelo NIC visando ampliar a conciliação. A organização da Semana de Conciliação inclui o cuidado com o agendamento do maior número possível de audiências de conciliação, conforme a capacidade operacional de cada vara ou unidade judicial. Os resultados de todas as audiências de conciliação devem ser informados ao NIC diariamente, a fim de facilitar o acompanhamento e suprir eventuais necessidades que possam ocorrer para o bom funcionamento dos trabalhos.

Marina venceria Dilma e Aécio no 2º turno, aponta MDA Foto: Reprodução

Segundo pesquisa MDA divulgada ontem (27), a candidata à presidência da república, Marina Silva (PSB), venceria Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB) em um possível segundo turno. De acordo com o levantamento, no 1º turno, a presidente aparece em primeiro lugar com 34,2%, Marina com 28,2% e Aécio com 16%. Em caso de segundo turno, o cenário se modifica: Marina venceria tanto a petista (43,7% contra 37,8%) quanto o tucano (48,9% contra 25,2%). Já em uma disputa entre Dilma e Aécio, a presidente aparece como vitoriosa (43% das intenções contra 33,3%). Encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 137 de 24 unidades da federação das cinco regiões, entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Informações do Estado de S. Paulo.

Eleições 2014: Aguiberto realiza caminhada nesta quinta (28) no Bairro São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois da inauguração do Comitê Central de Campanha dos deputados Erivelton Santana (PSC) e Vitor Bonfim (PDT), uma caminhada comandada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e demais lideranças acontecerá na próxima quinta-feira (28), no Bairro São Félix, em Brumado. A partir das 19h, os correligionários começam a se concentrar ao lado das obras da UPA, de onde a caminhada seguirá em sentido da Avenida Padre José Dias, ao lado da Igreja. No local, serão realizados os pronunciamentos acerca dos projetos que deverão ser desenvolvidos em parceria com os deputados.

Eleições 2014: Eduardo Vasconcelos caminha com Leonelli e Manelão pelas ruas de Brumado Foto: Divulgação

O candidato a vice-governador pela chapa encabeçada por Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos (PSB), participou ontem (27) de ato político em Brumado ao lado dos candidatos a deputado federal, Domingos Leonelli (PSB), e deputado estadual, Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão. Vasconcelos escolheu os dois correligionários para representar a cidade na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. “Leonelli tem uma trajetória de seriedade e zelo com os recursos públicos semelhantes a minha. Já Manelão é um candidato da cidade e sua eleição é fundamental para o povo de Brumado”, afirmou.

TSE nega recurso de Marizete Pereira e assegura mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com decisão do ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso interposto pela candidata derrotada nas eleições de 2012, Marizete Pereira (PT), em desfavor do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) foi negado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a petista buscava a cassação e a inelegibilidade do prefeito, da vice e do ex-prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB), em virtude de suposto abuso de poder econômico e político denunciado por ela. Na denúncia consta supostos ilícitos, como inauguração de obras públicas nos três meses que antecedem o pleito; contratação de estagiários antes da campanha eleitoral e demissão logo em seguida ao resultado do pleito; demissão de servidores após o resultado das eleições; aumento das despesas de programas sociais no período da campanha eleitoral; paralisação de obras públicas após o resultado das eleições, com a consequente rescisão de contratos de empreiteiras. “O recurso especial ao qual pretendem dar seguimento não preencheu os pressupostos de admissibilidade”, sentenciou o ministro. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também já havia julgado improcedente a ação que cassava os mandatos e os direitos políticos por oito anos de Aguiberto Lima Dias e Cristina Gondim, sentenciado pelo juiz eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães.

Tanhaçu: Polícia prende homem que realizava manutenção de armas de fogo Foto:Divulgação/Polícia Civil

Na cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano, uma guarnição da Cipe/Sudoeste conduziu para a delegacia um indivíduo identificado como Hildo Rocha de Oliveira, vulgo Índio. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, o homem estaria realizando manutenção de armas de fogo diversas no município. Na residência de Índio, policiais localizaram e apreenderam muitas armas de fogo e uma grande quantidade de munições, além de maquinário próprio para manutenção das armas. No total, foram apreendidos dois revólveres, sendo um com numeração raspada; uma pistola; duas espingardas, uma calibre 20 e outra calibre 32; uma espingarda artesanal; espingarda de ar comprimido; cartuchos de diversos calibres, além de touca ninja e blusa camuflada do exército. Outros objetos encontrados no local ainda estão sendo catalogados. 

Brumado: Vereadores denunciam poluição e cobram providências e investimentos da Magnesita Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos pontos mais discutidos na última sessão legislativa, em Brumado, se refere à poluição emitida pela Magnesita, a qual, segundo denúncia dos vereadores, tem prejudicado os moradores da Vila Presidente Vargas. Na oportunidade, os parlamentares cobraram da mineradora uma solução imediata para o problema, que já se arrasta há anos. Além de denunciarem a poluição, vereador Édio Pereira (PCdoB) exigiu investimentos e projetos de ação social e de infraestrutura a serem aplicados no município. O vereador Weliton Lopes (SDD) fez duras críticas à Magnesita. “Essa empresa tem lucrado com as nossas riquezas naturais, vai exaurir a nossa reserva mineral, e vai deixar o ônus do impacto ambiental como herança para nossas futuras gerações. Não podemos ficar de braços cruzados vendo a Magnesita matar a nossa serra, negar os devidos impostos e investimentos em nossa cidade e ficar rindo de sua riqueza as nossas custas”, declarou Lopes, que foi apoiado pelos demais parlamentares. Na manhã desta quarta-feira (27), uma comitiva liderada pelo comunista Édio Pereira visitou a Vila, onde ouviram mais uma vez os clamores dos populares quanto ao problema.

Brumado: Motociclista quase tem pescoço decepado por linha de pipa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar de motocicleta pela Rua Ester Gondim, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado, no último final de semana, uma mulher quase teve o pescoço decepado por uma linha de pipa. A vítima do acidente disse ao site Brumado Notícias que a linha não possuía cerol, caso contrário, poderia ter sido muito pior. “Os meninos têm que entender que não estamos falando para eles pararem de soltar pipa, mas que procurem um lugar longe do trânsito e da fiação elétrica. Estou falando como vítima e faço um apelo aos pais para que orientem seus filhos. Soltar pipa faz parte da infância, mas perder a vida ou tirar a vida de outros não”, apelou ela, exibindo a marca deixada pela linha da pipa. A motociclista disse que ficou traumatizada depois do acidente.

Jacaraci: Dois veículos em situação irregular são recuperados pela polícia Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Depois de denúncias anônimas, a polícia militar de Caculé localizou dois veículos em situação irregular em Vila Paiol, no distrito de Jacaraci, no sudoeste baiano, na última terça-feira (26). Um dos carros era furtado e o outro possuía restrição judicial. Segundo informações da polícia, o veículo Fiat Palio, de cor prata, com placa fria, havia sido roubado em Taboão da Serra, em São Paulo. Na operação, os policiais também constataram que o veículo Fiat Uno, de cor cinza, com placa de Barbacena, Minas Gerais, havia restrição judicial. Os condutores foram apresentados na delegacia de Jacaraci, onde responderão pelo crime de receptação.

Eleições 2014: Marina Silva visitará Brumado em setembro Foto: Divulgação

A candidata à presidência da república pelo PSB, Marina Silva, deve visitar o município de Brumado ainda no período da primeira quinzena do mês de setembro. A informação foi confirmada ao site Brumado Notícias pelo candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos. O ex-prefeito brumadense declarou que a visita da presidenciável ao município estava marcada para o dia 29 de agosto, quando Marina ainda era vice de Eduardo Campos. Porém, com a tragédia que tirou a vida de Campos, Marina teve de refazer a agenda de campanha e sugiram outros compromissos. Vasconcelos manteve contato com a assessoria da candidata, que garantiu a presença da mesma em Brumado provavelmente no período entre o dia 05 e 15 do próximo mês. “Falta só uma definição do dia exato, mas é garantido a presença de Marina em nossa cidade”, arrematou Vasconcelos.

Brumado: Vândalos atacam estação de transmissão e SBT fica fora do ar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vândalos voltaram a atacar a estação de transmissão de TV no alto da Serra das Éguas, em área restrita da Magnesita, em Brumado. O coordenador técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, esclareceu ao site Brumado Notícias que o local onde ficam os transmissores havia sido reforçado com uma porta de ferro por causa de ataques anteriores. Mesmo assim, elementos ainda não identificados conseguiram arrombar o local e ter acesso aos equipamentos de cobre a fim de vendê-los no mercado clandestino. Além disso, segundo o coordenador, um cabo de rede foi danificado, afetando a linha de transmissão do SBT, que está fora do ar nos canais abertos da cidade. Já se passaram quinze dias desde o episódio. Caires declarou que nesta quarta-feira (27) uma equipe acompanhada por um serralheiro voltarão ao local a fim de solucionar o problema.

Marque sua consulta na Clínica Mais Vida

Em Brumado, a Clínica Mais Vida montou um quadro com os dias de atendimento dos especialistas da semana a fim de facilitar a marcação de consultas. Nesta quarta-feira (27), está atendendo na clínica Ortopedista, Fisioterapeuta, Urologista e Laboratório. Já na quinta-feira (28), é dia de Ultrassom e Laboratório. Na sexta-feira (29), tem Pediatra, Dermatologista, Ginecologista, Ultrassom, e Laboratório. Por fim, no sábado (30), atende no local Ginecologista e Laboratório. A Clínica Mais Vida, a sua clínica popular em Brumado, fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consultas, ligue (77) 3311-6115 ou (77) 9951-4755.

Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto.  Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.  O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%.  Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%. O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.

Bapesp: Na Bahia, Dilma lidera com 54%, Marina chega aos 21% e Aécio aos 11%

Se as pesquisas nacionais mostram a ex-ministra Marina Silva (PSB/Rede) com um percentual relevante na corrida pelo Palácio do Planalto, a pesquisa Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), apresenta a substituta de Eduardo Campos com 21%, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 54% a corrida pela Presidência da República na Bahia. O candidato do PSDB, Aécio Neves, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas, caiu para a terceira posição após ser ultrapassado por Marina, com 11% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 84 municípios da Bahia e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR -00408/2014.

Arquivo