Achei Sudoeste

08 Jun 2013 - 12:28h

O município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, impetrou mandado de segurança para garantir direito líquido e certo contra ato do juiz Egídio Lima, da 164ª Zona Eleitoral, que havia determinado a busca e apreensão de um contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e o DesenBahia, cujo objeto seria a realização de uma obra pública. Na época, com as proximidades do pleito municipal em 2012, o juiz entendeu que a obra poderia ocasionar desequilíbrio na disputa eleitoral. Em contrapartida, no julgamento do mandado de segurança, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) considerou que o contrato foi legal e livre de qualquer irregularidade. Além disso, o TRE revelou que os recursos para realização da obra já tinham sido liberados em 2011, muito anteriormente ao pleito eleitoral do ano de 2012. “Sob a perspectiva eleitoral, não existe mais ameaça à igualdade de condições entre as partes, enquanto que, sob o ponto de vista judicial, tanto a população deixa de ser beneficiada com a implementação das obras de infraestrutura, quanto a Prefeitura Municipal pode vir a ter problemas futuros com o seu contrato por força de embargo à obra”, sentenciou a juíza relatora do processo, Maria do Socorro Santiago, reconhecendo em seguida o direito da Prefeitura de Barra da Estiva em prosseguir com a obra de pavimentação de ruas da referida cidade. 

08 Jun 2013 - 12:18h

A ornamentação junina da cidade de Brumado foi inaugurada nesta sexta-feira (07) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) parabenizou ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, pela iniciativa e resultado dos trabalhos de decoração. Para este ano, o prefeito espera que o comércio se fortaleça ainda mais, pois com o seu crescimento o município também se desenvolve. “A ornamentação está muito bonita. Fomos solicitados para fazer a colocação dos enfeites e prontamente atendemos. Sempre estamos prontos a atendê-los, não só nessa parte como também em outras, porque o nosso município será um grande parceiro da CDL”, disse o gestor.

08 Jun 2013 - 11:07h

Será inaugurada, neste sábado (08), a sede da Loja Maçônica Manoel Carvalho, situada no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Com uma fachada grandiosa, a loja apresenta um visual que mescla arquitetura de padrão histórico e moderno ao mesmo tempo. Faz parte da programação solene, com início às 18h30, o hasteamento da bandeira nacional e a posse da nova administração. Além dos membros efetivos da entidade, é aguardada também a presença de vários representantes da sociedade civil organizada e autoridades políticas, as quais devem brindar ao evento com um coquetel de confraternização. A construção do novo templo maçônico foi iniciada em abril de 2008 com a colocação da pedra fundamental. Segundo Alessandro Silva, presidente da entidade, todos os obreiros da Loja Maçônica e a sociedade brumadense apoiaram e uniram esforços para que o templo fosse erguido. “O novo templo maçônico representa a força que a nossa região demonstra na busca por um mundo mais justo e perfeito. Fraternidade que devemos estabelecer em prol dos mais necessitados e mais um espaço que se oferece a toda comunidade brumadense”, disse Silva.

08 Jun 2013 - 10:25h

Dentro de sua programação de aniversário, a cidade de Brumado irá sediar neste domingo (08) uma etapa da Copa Mosso de Mountain Bike. A prova de trilha prevê a participação de cerca de 200 ciclistas profissionais de várias partes do estado e promete muita adrenalina e emoção. A largada e a chegada da prova serão na Praça da Matriz, com início às 08h.

08 Jun 2013 - 10:19h

Em parceria com o Posto São Cristóvão, a Disbel,, irá disponibilizar todos os sábados, das 08h às 12h, um Pit Stop com a van do Projeto Curtisom. A parada ocorrerá em pontos estratégicos da cidade, onde a população poderá conferir de perto todas as novidades e promoções dos produtos Ambev e do Posto São Cristóvão. Para começar, este último está sorteando uma moto Zero KM aos seus clientes. Para entender a dinâmica da promoção, informe-se com os atendentes do posto. Mais uma vez inovando em suas ações publicitárias, a Disbel leva seus produtos até você.

08 Jun 2013 - 10:12h

Os funcionários da Câmara Municipal de Brumado realizaram na noite da última sexta-feira (07) o Forró dos Servidores do Legislativo. (Veja Fotos).

08 Jun 2013 - 06:56h

Nesta sexta-feira (07), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) inaugurou a ornamentação das principais ruas do comércio da cidade de Brumado. O presidente do órgão, Manoel Messias, falou com o Brumado Notícias sobre a satisfação com o retorno da decoração. “Voltamos a viver a alegria das cores e das ornamentações. Além disso, as lojas estão estimuladas a fazer seu vitrinismo. Mais uma vez contamos com a parceria da Prefeitura Municipal, que promoveu a colocação de todos os ornamentos adquiridos com a união e a força do comércio brumadense”, destacou o presidente. Messias colocou-se à disposição da atual administração “para juntos proporcionarem esses momentos de felicidade a que o consumidor tem direito”. A Campanha de São João da CDL já foi lançada. Neste ano, estão sendo sorteadas três motocicletas, 10 notebooks e três tablets. Para participar, basta comprar nas lojas associadas à CDL e preencher os cupons promocionais.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07 Jun 2013 - 17:44h

Os professores da rede municipal de ensino de Brumado, atualmente 600, estão vivenciando a expectativa do fim das negociações salariais com a Prefeitura. Diante da situação, a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) realizou, na noite da última quinta-feira (06), uma assembleia para a classe. Convidados pela presidente da entidade, Conceição Machado, representantes da Confederação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais palestraram sobre os avanços conquistados pela categoria. Entretanto, muitos docentes deixaram o evento revoltados, alegando a assembleia foi convocada para tratar das negociações salariais e não para palestra. “Nós já sabemos desses dados de trás pra frente. O que nós queremos agora é saber como estão as negociações com a Prefeitura e sobre o nosso aumento salarial”, indignou-se um dos professores. Os docentes ainda comentaram que o reajuste salarial não ocorreu em 2012, “mas o sindicato nos faz sair de casa para vir aqui e ouvir o que está sendo feito fora da nossa alçada. Estão querendo nos ‘cozinhar em banho Maria’”. Tais reclamações fizeram com que o local do evento, o auditório SEMAC, ficasse praticamente vazio. Por conta disso, na manhã dessa sexta-feira (07), a presidente do Sindsemb, acompanhada da representante interestadual dos servidores estaduais e municipais, Marlene Gonçalves, se reuniu com a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, para tratar das negociações salariais e da carga horária da categoria. “A secretaria de educação irá fazer um apanhado de todos os professores da Prefeitura para certificar de fato os valores das verbas arrecadadas mensalmente pelo município e também os valores recebidos pelos professores, pois eles têm direito não apenas pelo piso de vencimentos, mas também às gratificações”, explicou Marlene. A representante interestadual fez questão ainda de lembrar aos professores que somente o Sindsemb tem legitimidade para participar das negociações com a administração municipal. “Por força do dispositivo da lei federal, o Sindsemb é a única categoria que tem legitimidade para firmar acordo de salários entre os professores e a administração, e a assembleia de quarta-feira foi legítima”, ressaltou Gonçalves.

07 Jun 2013 - 17:39h

A Bahia terá duas novas universidades federais, graças à lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 05, quarta-feira. Acompanhada do governador Jaques Wagner (PT), de ministros, prefeitos e outras autoridades, a presidente aprovou a criação da Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) e da Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia). O estado contará, através das duas universidades, com mais 19 mil novas vagas em 71 cursos nas mais diversas áreas acadêmicas. A Ufoba, com 35 cursos – entre graduações e pós-graduações, será sediada em Barreiras, com campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A Federal do Oeste terá capacidade para atender 7.930 estudantes. Já a Ufesba terá campi em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e a sede em Itabuna. Com 36 opções de curso, a Federal do Sul comportará 11.110 alunos de graduação e pós. Satisfeita com a sanção da presidente, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comentou que essa atitude presidencial traz a certeza de que o acesso ao ensino é prioridade tanto no governo federal quanto no estadual. “Para os nossos estudantes do oeste do estado, a universidade trará ainda mais oportunidade de um ensino de qualidade e gratuito, que possibilita a construção de uma Bahia ainda mais forte e qualificada”, completou Bastos.

07 Jun 2013 - 15:15h

A loja Minas Calçados e Confecções, de Brumado, não só se preocupa em deixar seus clientes satisfeitos, mas também tem grande preocupação com a saúde de seus colaboradores. Foi pensando nisso que a empresa realizou no auditório da CDL de Brumado, durante a noite do dia 04 de junho, uma palestra com o fisioterapeuta Vitor Júnior. Especialista em traumatologia e ortopedia, Vitor abordou temas relacionados à postura corporal, direcionados aos funcionários da loja. Foram apresentados exercícios básicos, mas que podem reduzir lesões em 90%. A Minas Calçados investe na saúde dos seus colaboradores, para que eles estejam sempre felizes em atender melhor aos clientes.

07 Jun 2013 - 14:37h

Na manhã desta sexta-feira (07), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve no Palácio Thomé de Souza, em Salvador, e se reuniu com o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). O democrata de Caculé, considerado como uma das principais lideranças políticas nos últimos anos do sudoeste baiano, disse ter ficado bastante satisfeito com o encontro. “Mesmo com diversos compromissos, o prefeito ACM Neto nos recepcionou e eu aproveitei a oportunidade para parabenizar a grande gestão que vem implantando em Salvador”, declarou Luciano em entrevista ao site Brumado Notícias. Durante a reunião, Neto ficou contente com o crescimento do nome de Ribeiro na região, confirmando total apoio na candidatura do ex-prefeito a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no pleito de 2014.

07 Jun 2013 - 13:56h

 Através de uma nota enviada ao Brumado Notícias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou sobre a situação do abastecimento de água nas localidades atendidas pela Estação de Tratamento de Lagoa Funda. De acordo com a empresa, a distribuição foi afetada por conta da redução da vazão de água, e passará, portanto, a ser feita em dias alternados. Esse problema está atingindo os povoados de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos. Mesmo já trabalhando para solucionar o problema, a Embasa recomenda que a população economize água e evite o desperdício. A empresa espera voltar a ofertar água para o pleno atendimento à região em breve. Mais informações através do telefone (77) 3441-3991, ou no Escritório Local de Brumado.

07 Jun 2013 - 11:03h

Na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada na última quarta-feira (05) uma reunião que contou com a presença do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM). Na ocasião, a CAR autorizou algumas solicitações pleiteadas pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), entre as quais avaliações técnicas para a mecanização agrícola das Comunidades de Lagoa Seca, em Palmas de Monte Alto, e Formosa e Vereda, em Malhada de Pedras, a aprovação de avaliações para construção de cisternas na Lagoa do São João, em Brumado, e para implementação de sanitários residenciais na Comunidade de Laguna, em Riacho de Santana. Também foi autorizada a aquisição de dois tratores New Roland, que beneficiarão a comunidade brumadense de Baixa da Baraúna e Lagoa Azul, em Caetité. Os equipamentos devem ser entregues em breve. O prefeito de Caculé também aproveitou a oportunidade para verificar o andamento de alguns pleitos encaminhados ao órgão através do deputado, com quem participou de algumas audiências e encaminhou solicitações a secretarias de Estado, a exemplo da CERB, buscando a liberação de três mil metros de tubos para obras de melhoramento na adutora que atende a Comunidade de Truvisco. As obras, que beneficiarão mais de 500 famílias, serão realizadas em parceria com a prefeitura municipal.

07 Jun 2013 - 10:51h

O corpo de uma mulher, ainda não identificada, de idade entre 35 a 40 anos, foi encontrado em uma estrada vicinal, nas proximidades da fazenda Mucambo, que dá acesso à BA-148. Segundo informou os policiais ao site Brumado Notícias, o corpo apresenta quatro perfurações, feitos por projéteis de arma de fogo, sendo duas na região do crânio. A mulher também estava com marcas de algemas nos punhos. Peritos técnicos realizaram a perícia no local e o corpo já foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

07 Jun 2013 - 09:36h

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) está sinalizando todos os pontos de ônibus do município. Desta vez, os pontos contam com sinalização horizontal refletiva, identificação do Departamento e placas verticais. De acordo com o DTTU, embora haja grande solicitação das empresas de transporte, o Departamento só poderá sinalizar em conformidade com a real necessidade e geografia do município.

07 Jun 2013 - 08:54h

Não têm sido poucos os relatos de assaltos furtos e roubos no Centro comercial em Brumado. O mais recente ocorreu no final da tarde da última quinta-feira (06), quando dois homens entraram em uma loja de celulares, um deles com uma arma na cintura, e anunciaram o assalto. De imediato forçaram uma das vitrines, de onde retiraram dez aparelhos celulares. Não satisfeitos, roubaram também os celulares das atendentes. A Polícia Militar esteve no local e já está analisando as imagens do circuito de segurança para tentar identificar os assaltantes. Entretanto, as casas comerciais não estão sendo os únicos alvos dos criminosos. Tem sido frequente o furto a pessoas que andam pelas ruas do Centro brumadense. 

As principais vítimas são mulheres com bolsas e sacolas. Utilizando uma lâmina, os meliantes cortam as alças desses objetos, ou os puxam das vítimas com força para quebrar e conseguir levar. Já foram quatro, somente essa semana, os registros feitos na polícia sobre esse tipo de ação em Brumado. “Com a proximidade das festas na cidade os marginais atuam com mais veemência, pois eles transformam produtos roubados em drogas e armas”, comentou um investigador da polícia ao site Brumado Notícias. Ele alertou para que as mulheres, principalmente, tenham atenção redobrada ao andar pelo centro comercial.

07 Jun 2013 - 08:27h

No próximo dia 8 de junho, acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, o II Forró das Letras. O evento é organizado pela comissão de formatura das turmas 2009.1 do curso de Letras. A festa será realizada com o intuito de arrecadar fundos para a festa de formatura das turmas do VII semestre. O Forró das Letras terá a participação da Banda Sela de Prata e do cantor Jonathas França. Além disso, haverá apresentações da quadrilha do grupo da Terceira Idade, Dance Fitness e barracas com comidas e bebidas típicas. A entrada é franca.

07 Jun 2013 - 07:23h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Riacho Santana, no sudoeste baiano, para prestigiar a Cavalgada do Mourão. Durante uma das mais importantes festas da cidade, ocorrida no último fim de semana, Viana estava acompanhado do deputado João Bonfim (PDT). Marquinho foi recebido pelo prefeito da cidade, Tito Eugênio (PDT), e também se encontrou com o vereador Carlos Alberto Soares Pereira (PSD), mais conhecido como Kall. O sucesso do tradicional evento foi comemorado na residência do parlamentar.

06 Jun 2013 - 20:33h

O Brumado Notícias acompanhou na manhã desta quinta-feira (06) as obras de reforma na Praça Coronel Zeca Leite. A praça será reinaugurada na próxima segunda-feira (10), durante a festa de comemoração de aniversário da cidade. Embora falte apenas quatro dias para o evento de reinauguração, ainda há muito trabalho a ser feito. A principal mudança na praça ficará por conta da fonte luminosa, que ganhou um novo e moderno sistema de evolução da água. Com a mudança, a fonte jorrará água através de um sistema de cores. A promessa é de um espetáculo que encantará os munícipes e seus visitantes. Além da fonte luminosa, os banheiros estão recebendo novo mobiliário e os telhados dos quiosques foram trocados por telhas brancas. A praça está sendo toda pintada e o palco do anfiteatro já está sendo montado. Questionado sobre o andamento das obras, um dos operários disse que os trabalhos serão finalizados no tempo previsto. “Tem muito serviço, mas com o esforço da equipe a gente vai entregar a obra no tempo determinado. Está apertado, mas vai dar tempo”, garantiu o operário.

06 Jun 2013 - 17:01h

Neste mês de junho, o comércio de Brumado funcionará em horário especial de acordo com critérios facultativos estabelecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo sábado, dia 8 de junho, o comércio abre às 08h e fecha às 14h; já nos dias 10 e 12 de junho, das 08h às 19h. Dos dias 17 a 21 de junho, os estabelecimentos comerciais irão funcionar durante todo dia, das 08h às 19h. Por fim, no sábado, dia 22 de junho, véspera dos festejos juninos, o comércio abrirá as portas às 08h e fechará às 15h. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, o horário especial visa aquecer as vendas durante o período junino e proporcionar aos consumidores maior período de compra.