Através de uma Moção de Solidariedade encaminhada a petista e ex-candidata a vereadora, Vera Lúcia Muniz Ramos, a Vera da Reciclagem, que teve a sua mãe, Lucidalva Ramos Pires, e seu esposo, José de Souza Reis, popular “Tempero”, assassinados na última segunda-feira (12), no Bairro Baraúnas, em Brumado, o Partido dos Trabalhadores (PT) admitiu as deficiências na segurança pública, a falta de estrutura das polícias e a não existência de políticas sociais no município. “A violência se alastra pelo município de Brumado porque além do baixo contingente, aparelhamento precário e da falta de mais viaturas policiais, não existem políticas sociais suficientes para atenuar a exclusão e resguardar a infância e a adolescência do aliciamento realizado pelo narcotráfico, o qual tem se mostrado sedutor, devido ao ganho financeiro rápido, apesar dos riscos de perder a vida”, disseram. Os petistas ainda destacaram a militância de José de Souza Reis e enalteceram a sua preocupação com a obtenção da hegemonia do partido e a sua crença na força do PT. Por fim, o diretório do partido manifestou solidariedade a Vera Lúcia pelas perdas sofridas. “Neste momento de imensa dor da companheira Verinha, o PT de Brumado manifesta solidariedade, buscando o apoio de companheiros parlamentares e representantes de governo para que a justiça seja feita o mais breve possível, dentro do que reza a Lei”.
A Escola Rotary de Brumado promoveu, no último dia 09, uma palestra para os estudantes de 5ª a 8ª série do Projeto para a Correção da Distorção Idade-Série sobre Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. Os alunos assistiram à apresentação dos temas no prédio da Escola Rotary, onde estudam. A técnica em enfermagem Maria José Silva Braga, funcionária da 19ª Dires, foi quem palestrou e orientou os jovens sobre formas prevenção das doenças. A atenção dos estudantes em relação ao assunto e a forma didática em que foi abordado deixou os professores e funcionários bastante satisfeitos com a palestra.
O e-commerce da Suprema entrega o seu eletrônico em qualquer lugar do Brasil. (Foto: Reprodução). Toda transação comercial feita através de equipamentos eletrônicos é chamada de e-commerce, ou, traduzindo, comércio virtual. Tal atividade econômica tem crescido bastante no Brasil e agora chegou em Brumado. A empresa brumadense Suprema Refrigeração está vendendo toda linha de eletroeletrônicos e ar-condicionado de forma virtual e oferece facilidade no pagamento – descontos para compras à vista e ainda divide em 10 vezes no cartão. A Suprema tem garantia de entrega e de instalação dos produtos. Quer saber mais? Confira no site www.supremarefrigeracao.com.br.
Através de um requerimento enviado à presidência da Câmara Municipal de Brumado, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) solicitou o agendamento de uma audiência o mais rápido possível com o governador Jaques Wagner (PT). O motivo do encontro é debater a situação da segurança pública no município. Ela justificou a solicitação dizendo que os brumadenses estão passando por um dos piores momentos com a criminalidade. “Já são, de janeiro a agosto, 16 homicídios, sem falar em sequestros, assaltos, entre outros delitos e quando realizamos audiência pública solicitada pelo competente Vereador Castilho Viana as autoridades maiores da Segurança do estado não fez presença a esta casa”, completou. Tendo em vista isso, Liu falou que é justo os treze vereadores do município irem até Salvador pedir providências diretamente ao chefe do Executivo baiano para tentar dar uma resposta à população.
Weliton Lopes disse que vai formalizar denúncias no Ministério Público do Trabalho já que é corriqueiro o atraso no pagamento dos salários e benefícios. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias). Vários funcionários das empresas Shalev, Contrate e Prestação de Serviços Temporários (PST) estão há três meses sem receber seus salários em Brumado. Tais empresas prestam serviços terceirizados à Diretoria Estadual de Educação e Cultura do Estado da Bahia. Além dos prestadores de serviço da secretaria de Educação, terceirizados da secretaria de Segurança Pública do estado também estão em difícil situação no município – alguns sem salário e outros sem o vale alimentação. O site Brumado Notícias entrevistou alguns desses trabalhadores, que, temendo represália, pediram a não divulgação de seus nomes. “Se algum aparecer já sabe que vai para o ‘olho da rua’”, justificou um deles. “Eles atrasam o nosso salário e nós temos que aceitar calados, sem reclamar, mas exigem que a gente compareça todos os dias para o trabalho, senão é rua”, acrescentou um terceirizado da Shalev. E por conta da falta de pagamento, muitos estão passando por problemas financeiros. “Minha água foi cortada há dois dias, só foi religada porque meu filho pagou para mim”, contou uma servidora. Outra falou que seu nome está ‘sujo na praça’. “Há 15 anos eu compro a crédito numa loja de confecções por ser uma cliente fiel, mas hoje eu recebi uma carta de cobrança, porque há três meses deixei de honrar meu compromisso com a loja. Estou me sentindo envergonhada, humilhada”, completou. E quem está acompanhando esse caso é o vereador Weliton Lopes (PR), que mais uma vez levou a discussão para Câmara Municipal e cobrou atitude dos órgãos envolvidos. “Está sendo um caso recorrente aqui em Brumado e muito desrespeitoso. Eu vou procurar o Ministério Púbico do Trabalho e formalizar denúncias contra essas empresas”, garantiu Lopes. O parlamentar ainda pediu uma resposta da Direc 19 sobre isso. “Eu vejo a DIREC 19 também como responsável e ela tem que se pronunciar, dando uma resposta para esses servidores”, asseverou. A nossa reportagem tentou contato telefônico com o representante das empresas denunciadas, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito.
Com objetivo de propor uma medida para desafogar o sistema público de saúde em Brumado, o vereador Castilho Viana (PSB), durante a sessão do dia 12, indicou ao Poder Executivo a implantação do programa federal Melhor em Casa. O programa consiste em oferecer atendimento domiciliar aos usuários do sistema público de saúde, o qual é feito pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad), ou de Apoio (Emap). “Acredito que com a implantação desse programa a saúde do nosso município irá melhorar consideravelmente”, comentou Castilho em entrevista ao site Brumado Notícias. De acordo com o vereador, o município se enquadra nos critérios estipulados pelo governo federal e a secretaria municipal de Saúde já está se movimentando para buscar o programa para Brumado. Sobre a dificuldade de atrair médicos para a cidade, Viana acredita que esse é um problema a ser enfrentado. “Infelizmente é um problema nacional. Mas eu acredito que, se não tiver a possibilidade de colocar médicos na equipe, que a criemos mesmo assim, com outros profissionais da saúde que podem atender à população”, ponderou.
O auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia, Luís Carlos Moura Matos, será o novo secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Jequié. Carlinhos Moura, como é mais conhecido, é ex-secretário de Administração da Prefeitura de Brumado e recentemente foi pré-candidato ao cargo de prefeito da mesma cidade. O brumadense vai assumir a pasta no lugar de Alexandre Almeida, que irá ocupar a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social. Carlinhos foi apresentado à equipe de governo da prefeita Tânia Britto (PP) no último dia 1º de agosto e na ocasião agradeceu a todos pela receptividade. Ele ressaltou sua satisfação com o convite para fazer parte de uma equipe com grande potencial e afirmou que será desafiador administrar uma pasta tão importante em uma cidade do porte de Jequié. De acordo com a prefeita jequieense, essas modificações visam fortalecer o trabalho da gestão e ampliar os benefícios à população. Para Britto, é de extrema importância ter uma equipe organizada para conseguir consolidar os resultados de acordo com suas metas de trabalho.
Era quase 11 horas da manhã de segunda-feira (12) quando doze homens fortemente armados invadiram as agências dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal de Barra da Estiva. Provocando terror, um dos bandidos gritou: “Se morrer, já tem uma funerária aqui ao lado”. Ameaças como essa e muitos disparos de tiros deixaram clientes e bancários em pânico nas duas agências. Após roubar os locais, os bandidos quiseram dificultar a ação policial e levaram funcionários do banco do Brasil como reféns. Os criminosos fugiram e deixaram os bancários no distrito de Brejos Aguiar, próximo a Ibicoara, os quais foram resgatados pelos próprios colegas. Equipes da Polícia Federal, Civil e Militar estão investigando o crime. E mesmo depois de toda essa situação traumática, os funcionários do banco do Brasil foram deixados sozinhos pelo gerente da agência.
“Quando questionamos a ausência, fomos informados de que o gestor estaria em uma reunião de rede no município de Brumado”, disse o diretor do Sindicato dos Bancários, Wilton Novais. Desde que foi inaugurada, a agência já foi vítima de quatro assaltos e os funcionários continuam afirmando que falta segurança preventiva no local. Já na Caixa, os bancários não foram liberados para repouso e tiveram que permanecer na unidade mesmo com uma das portas da agência danificada. Mas a Caixa já disponibilizou acompanhamento psicológico para tratar de possíveis sequelas traumáticas dos funcionários.
A Embasa vai corrigir problemas na adutora que leva água ao município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias). Para correção de problemas na adutora de água de Malhada de Pedras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai suspender o fornecimento de água no município durante a próxima sexta-feira, 16. A medida objetiva ainda evitar danos na tubulação do novo sistema de água. Por consequência, a empresa recomenda que população economize e reserve água. A previsão é que o abastecimento seja normalizado gradativamente na manhã de domingo, 18, quando o serviço deve ser concluído.
Apenas o PR e o PSDB já prestaram contas à Justiça Eleitoral de Brumado. A juíza da 90ª zona eleitoral, Leonor da Silva Abreu, divulgou no último dia 05 a lista dos partidos políticos que já enviaram os balanços patrimoniais relativos à prestação anual de contas referente ao exercício financeiro de 2012. Dessa lista, apenas dois partidos em Brumado enviaram a documentação à justiça: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido da República (PR). As demais siglas – PCdoB, PSB, PSL, PT, PTC, PDT, PSD, PRB, PP, PSC, DEM, PTN e PV – não constam no edital assinado pela juíza, e podem, portanto, não ter prestado contas ainda. Os interessados nos balanços têm quinze dias, contados desde a publicação do edital, para examinar as prestações de contas e em seguida cinco dias para impugná-las, podendo pedir abertura de investigação para apurar qualquer ato que viole a legalidade.
Deputado Marquinho Viana levou uma comitiva para audiência com o secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla. (Foto: Divulgação). Com o objetivo de fazer reivindicações por melhorias na saúde, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) levou um grupo de prefeitos para se reunirem com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, na última segunda-feira (12). Presente à audiência, o prefeito de Barra da Estiva, Adriano Pires, solicitou recursos do governo do estado para o Hospital Suzi Zanfretta, aquisição de equipamento oftalmológico e reforma e ampliação do Centro de Saúde. Já o prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, reivindicou a implantação do Samu 192, o programa Farmácia da Bahia e uma unidade do PSF. O pedido do prefeito de Tabocas do Brejo Velho, Humberto Pereira da Silva, foi a entrega de duas ambulâncias para o município. O prefeito de Ituaçu, Albercio da Costa Brito Filho, fez a solicitação do cadastramento e da construção de mais duas unidades do PSF para sua cidade. O prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza, fez pedidos para a zona rural: construção de três pequenas unidades de saúde. E o prefeito de Jussiape, Gilberto Freitas, pediu que o hospital municipal fosse reformado e recebesse novos equipamentos. Quem também esteve presente no encontro com Solla foi o prefeito de Macaúbas, José João Pereira, que teve como objetivo reivindicar investimentos para o hospital municipal e a resolução de problemas relativos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O prefeito de Macaúbas, José João Pereira, quer revolver o impasse para colocar em funcionamento a UPA. (Foto: Divulgação). Os professores municipais de Brumado começaram hoje, quarta-feira (14), a paralisação de dois dias em reivindicação ao cumprimento do piso nacional da categoria pela Prefeitura Municipal. Apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) e da diretoria da APLB municipal, a classe realizou uma passeata em volta da Praça Coronel Zeca Leite e pararam em frente ao prédio da prefeitura, onde intensificaram o protesto. Em seguida os manifestantes percorreram as principais ruas do centro comercial. “Prefeito não pise no nosso piso” foi a principal palavra de ordem dos docentes, que ainda aproveitaram o slogan das manifestações juvenis realizadas no mês de junho - “Brumado quer mudança, educação, saúde e segurança”. Ao site Brumado Notícias a professora Zilma da Silva Porto quis deixar claro que a manifestação não é por aumento salarial, mas sim pelo reajuste das perdas salariais. “Só estamos querendo o cumprimento da lei do piso nacional, os 24% que estamos reivindicando não é aumento, é o repasse das perdas que estamos sofrendo nos últimos anos”, explicou a professora. Ela ainda acrescentou: “A prefeitura está pisando em nosso piso que um direito estabelecido por lei, o Fundeb envia o recurso, mas a prefeitura não está repassando para nós”. Todas as escolas municipais pararam suas atividades e, segundo levantamento dos sindicalistas, mais de 60% dos professores participaram das manifestações na manhã desta quarta-feira. E conforme foi decidido pela categoria, amanhã, quinta-feira, terá paralisação novamente.
Na última segunda-feira (12), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença para a instalação dos lotes 6 e 7 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Com o documento, que permite a instalação do trecho entre Bom Jesus da Lapa e Barreiras, está liberada a construção de toda a extensão da ferrovia. A licença tem validade de cinco anos. E quem comemorou a decisão foi a presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD). “Estávamos à espera dessa liberação total, porque ela garante que as obras terão maior celeridade no seu andamento. Com essas licenças, os consórcios podem recomeçar a mobilização para contratação de trabalhadores, o que faz circular a economia e muda a dinâmica dos municípios da região”, comentou.
Quem gosta de comprar produtos de qualidade com preço mais em conta não pode deixar de passar no Supermercado Super Bom Preço nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15). Durante os dois dias os produtos da lista abaixo estarão em promoção. O supermercado está na Rua Sargento Antenor Santos, n.º 162 – Bairro Das Flores de Brumado, telefone (77) 3441-7490. Confira os preços:
Frango Avinor – R$ 3,99;
Peito de frango – R$ 5,99;
Leite em pó Ninho 400g – R$ 8,79;
Arroz Predileto parbolizado – R$ 1,89;
Óleo de Soja Concordia 900ml – R$ 2,79;
Margarina Deline 250g – R$ 1,39;
Biscoito Águia Cracker 400g – R$ 2,29;
Goiabada Val 400g – R$ 1,45;
Papel Higiênico Personal Trad.4x30mt – R$ 1,99;
Sabão em pó Omo 500g – R$ 3,29;
Desinfetante Zab 1l – R$ 1,79
Pelos 94 anos de emancipação político-administrativa de Caculé, comemorados nesta quarta-feira (14), o deputado estadual João Bonfim (PDT) inseriu na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma Moção de Aplausos e Congratulações ao povo da cidade. No texto assinado pelo deputado, ele contou um pouco da história do município, o qual considera um local aconchegante, hospitaleiro e de povo ordeiro. Bonfim considerou que os avanços de Caculé nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social muito são frutos da eficiência administrativa do prefeito municipal, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. Na sequência da moção, o deputado se comprometeu trabalhar sem medir esforços para alavancar ainda mais o desenvolvimento do município.
Os alunos inscritos na feira poderão participar de um dia inteiro (das 8 às 17 horas) de atividades interativas e capacitações, feitas através de palestras, minicursos e oficinas. Os estudantes que estão em busca de crescimento profissional poderão participar no próximo dia 17 de agosto da IV Feira de Estágio em Brumado. Realizada pelo Fórum de Estágio da Bahia e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a feira será no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP). Os alunos inscritos na feira poderão participar de um dia inteiro (das 8 às 17 horas) de atividades interativas e capacitações, feitas através de palestras, minicursos e oficinas. No evento terá ainda a exposição de empresas, apresentação de casos de sucesso, núcleos de atendimento e seletivas para estágio. Para a inscrição, o estudante deverá levar 1 kg de alimento de alimento não perecível.
A assessoria jurídica do Centro de Assistência ao Policial Militar pediu a prisão de Paulo Roberto Pinto Santos por descumprir uma decisão judicial. (Foto: Divulgação). “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa”. Isso é o que consta no artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal, entretanto a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) não está cumprindo o que diz a lei, conforme declarou o presidente da JUSPM (Centro de Assistência ao Policial Militar), David Salomão, em entrevista ao site Brumado Notícias. A assessoria jurídica da JUSPM está representando uma estudante adventista do curso de pedagogia da Uesb contra a própria universidade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia, da qual a futura pedagoga faz parte, prega a guarda do sábado. Entretanto, nesse semestre a aluna teria que assistir aula exatamente no sábado e agir de forma contrária ao que acredita sua religião. “Apesar de o estado ser laico, os advogados da JUSPM alegam no caso que a constituição protege a liberdade de crença”, afirmou Salomão. Seguindo a lei brasileira, a justiça concedeu uma liminar favorável à estudante, exigindo que a Uesb adequasse o horário da estudante para que ela não fosse prejudicada por sua crença.
O presidente da JUSPM, David Salomão, relatou que a Constituição Federal protege a liberdade de crença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias). “Mas a universidade insistiu em não cumprir a determinação judicial. Então os advogados pediram o cumprimento da decisão judicial, o pagamento da multa diária e a prisão do reitor da universidade pelo tipo penal da desobediência”, explicou o presidente da JUSPM. O pedido dos advogados leva em consideração o artigo 330 do Código Penal, o qual diz: desobediência à ordem legal de funcionário público pode levar à pena de detenção, de quinze dias a seis meses e multa. “Agora a situação está nas mãos do magistrado em fazer valer a força do judiciário, pois é inadmissível num estado democrático de direito uma universidade pública não cumprir a lei”, considerou David Salomão. De acordo com ele, o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos, pode ter a prisão decretada a qualquer momento, “o que seria ruim para a universidade”, emendou.
O parlamentar classificou como ‘política’ as declarações do deputado Arthur Maia. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias). Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (13), o deputado estadual João Bonfim (PDT) rebateu as declarações do deputado federal Arthur Maia (PMDB). O peemedebista tinha afirmado que a cassação do prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), seria inevitável. Para Bonfim, apesar de ele ser advogado, Maia não conhece os autos e não tem embasamento jurídico para comentar sobre os processos que envolvem o gestor municipal. “A declaração de Arthur [Maia] foi meramente política, até mesmo por que ele faz parte do grupo de oposição ao prefeito Aguiberto Lima Dias”, disse. O pedetista acredita ser ainda muito cedo para fazer qualquer tipo de julgamento. “Não se deve esquecer que a vontade popular precisa ser respeita. Aguiberto foi eleito pela maioria dos votos dos brumadenses, que confiaram em seu programa de governo e estão percebendo no dia a dia o seu desejo de alavancar cada vez mais o progresso da nossa querida Brumado”, finalizou.
Na noite de ontem, segunda-feira (12), integrantes da sociedade civil organizada de Brumado e representantes das Polícias Civil e Militar se reuniram discutir a segurança no município. Os objetivos do encontro foram criar um conselho municipal de segurança e fazer uma carta de solicitação de melhorias no setor ao Governo Estadual, Secretaria de Segurança Pública e Comando Geral da Polícia. Entre as solicitações do documento estavam: sistema de segurança – monitoramento de câmeras na cidade; efetivo de policiais maior; corpo de bombeiros; casa de acolhimento para menor; penitenciária e uma unidade da Cipe/Sudoeste em Brumado. Também participaram da reunião representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Brumado e da Câmara de Dirigentes Lojistas.
No dia da fuga quinze detentos estavam custodiados, sendo que doze na cela de onde os três presos fugiram. (Foto: Vilson Nunes). Três detentos fugiram da carceragem de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, na última segunda-feira (12). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os presos arrancaram uma das barras de ferro da cela para cavar o buraco. A ação deles foi facilitada pelo fato de a parede do local ser de adobão. De acordo com a polícia da cidade, foi o carcereiro que percebeu o enorme buraco na parede da custódia quando chegou para trabalhar. Em seguida os policiais de plantão realizaram uma vistoria e notificaram que José Carlos dos Santos, Francisco Santos Oliveira e Edimar Ferreira dos Santos haviam fugido da carceragem. No dia da fuga quinze detentos estavam custodiados, sendo que doze na cela de onde os três presos fugiram.
Se você é aquela pessoa que busca qualidade de vida, precisa passar às terças e quartas-feiras no Super Bom Preço. (Foto: Divulgação). O consumo de hortaliças – legumes e verduras – e frutas deve fazer parte do cardápio de quem quer ter uma vida mais saudável. Esses alimentos são muito importantes para a nossa alimentação. E se você é aquela pessoa que busca essa qualidade de vida, precisa passar às terças e quartas-feiras no Super Bom Preço. Nesses dois dias você vai encontrar frutas, verduras e legumes frescos, com preços imbatíveis. O Supermercado Super Bom Preço está localizado na Rua Sargento Antenor Santos, nº 162, Bairro das Flores, Brumado. Telefone (77) 3441-7490.
A Vara do Júri da Comarca de Brumado vai realizar julgamento nos próximos meses de setembro e outubro de um caso de homicídio e um de tentativa, respectivamente. Mas ainda nesse mês de agosto, o juiz Genivaldo Alves Guimarães vai levar ao Tribunal do Júri outro caso de homicídio. Com data para dia 20, o primeiro julgamento será pelo assassinato de Isaías Wilker dos Santos, ocorrido em 08 de setembro de 2005. Estão sendo acusados por homicídio qualificado nesse processo Adriano da Silva Amorim (Jabu), Alessandro Borges Oliveira (Léo), Alessandro de Jesus Silva (Deco) e Claudinei da Silva (Buiú). Já no dia 17 de setembro será a vez do caso da tentativa de assassinato de Gervásio Narvaes Paixão Junior, do qual Ubirajara de Jesus Damascena é acusado. E no dia 1º de outubro Fábio Moreira Alves (Binho) será julgado pelo homicídio qualificado de Edivaldo Alves e pela ameaça a Charlene Moreira Alves. Todos os julgamentos iniciarão às 8h10 min.
Diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier enviou ao gabinete administrativo, na última sexta-feira (09), um ofício solicitado sua exoneração do cargo. Por telefone, Alcir Xavier confirmou ao site Brumado Notícias, nesta tarde de terça-feira (13), o seu pedido de exoneração, mas preferiu não gravar entrevista explicando sua solicitação. “Estou aguardando um posicionamento do prefeito e do gabinete administrativo, só depois disso é que irei me pronunciar sobre o meu pedido de afastamento”, justificou. No entanto, a nossa reportagem apurou que esta não é a primeira vez que o diretor pede demissão. Ainda durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, Alcir pediu exoneração alegando falta de estrutura no setor e baixo salário, o qual teria sido reduzido pelo antigo gestor. Mas desta feita, o ainda diretor preferiu manter sigilo sobre o motivo que o levou a querer sair do DTTU. Como o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) está fora da cidade, Alcir permanece no cargo auxiliando na implantação da nova sinalização do trânsito local.
No último dia 05 de julho foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 4.131, a qual autoriza a desativação e devolução de trechos ferroviários da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA. No texto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) considerou para a decisão, entre outros aspectos, o interesse da Concessionária FCA em devolver os trechos que a mesma colocou como antieconômicos, entre os quais inclui linha férrea existente em Brumado. Inconformados com a resolução, o Sindicato dos Ferroviários decidiu reivindicar contra a desativação da FCA e chamar a população brumadense para a luta. “Nós ferroviários estamos vivendo um momento difícil. Não temos a certeza sobre nossos empregos”, falou Edmilson Costa, diretor sindical e maquinista há 30 anos na FCA. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o sindicalista lembrou-se da privatização ferroviária em 1996. “Houve desemprego na época, mas alguns empregos foram salvos. Não sabemos o que vai acontecer agora. Temos aqui uma ferrovia [FIOL] que teve seu início, mas ninguém sabe quando será seu final. E aí vem essa medida do governo terrível para os ferroviários”, completou.
De acordo com ele, a FCA fala em relocar os 1.300 funcionários existentes, mas não diz para onde. “Essa devolução dos trechos está sendo feita sem a participação do trabalhador, nada foi dito para nós. Nós fomos pegos de surpresa com essa resolução”, reclamou Costa. Na resolução não diz quando será a desativação, apenas fala que a FCA deve rescindir todos os contratos. Para o diretor sindical não é só o trabalhador que perde com a devolução dos trechos ferroviários, mas também os municípios que terão as ferrovias desativadas, como Brumado. “Enquanto nos países de primeiro mundo o transporte ferroviário chega a 80%, no Brasil é ao contrário, desativam ferrovias. Estamos retroagindo. Acreditávamos que com o novo governo, que nós defendemos, mais investimentos fossem feitos no setor, mas eles estão em passos de tartaruga”, asseverou. Mesmo com a resolução já feita e com a FCA já podendo proceder à desativação dos trechos, Edmilson Costa diz que a classe acredita numa revogação. “Até o momento nós tivemos contatos com algumas lideranças partidárias, então esperamos o retorno dessa recente resolução”, declarou.