Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

01/Nov/2023 - 14h18

Guia dos fatores a considerar antes de comprar um ar acondicionado

Guia dos fatores a considerar antes de comprar um ar acondicionado

O calor intenso que se sente na maioria das regiões do nosso país, especialmente no verão, leva a que cada vez mais pessoas escolham comprar ar condicionado para evitar os incômodos que provocam as altas temperaturas. No entanto, quando chega o momento de adquirir o aparelho, a grande maioria dos futuros usuários não sabem quais são os parâmetros a considerar para fazer uma escolha certa. Se você está atravessando esse momento e gostaria de saber quais são os fatores a ter em conta, continue a ler!

Compra de ar acondicionado: o que você precisa saber antes de adquirir um

Imagine como seria viver num lar onde dormir com altas temperaturas não seja um pesadelo, ou poder montar um escritório em casa onde o calor não impossibilite o trabalho. Longe de ser apenas um sonho, ter um ar condicionado faz com que as duas realidades sejam possíveis. Quer comprar um ar condicionado para sua casa ou espaço de trabalho, mas não sabe quais fatores avaliar? Confira!

Tipo de ar acondicionado

Uma das primeiras questões a considerar é o tipo de ar condicionado a adquirir. No mercado existem 3 principais: splits, de janela e portátil. Os splits são uns dos mais procurados porque, embora precise de técnicos especializados, sua instalação é relativamente simples. Este tipo de ar condicionado está composto por duas unidades: a evaporadora, que se coloca na parte interna do imóvel, e a condensadora, que se posiciona na área externa. Caso não tenha acesso a um espaço externo, pode optar pelo ar condicionado de janela, que é compacto e se incorpora diretamente na parede. Finalmente, o mercado oferece o ar condicionado portátil que, como seu próprio nome indica, pode ser transportado de um ambiente a outro. É ótimo para aqueles usuários que, por diferentes motivos, não querem ou não podem fazer instalações na parede. ou nas áreas externas.

Tamanho do ambiente

Outro dos parâmetros a considerar é o tamanho do cômodo no qual será colocado o ar condicionado. Por quê? Devido a que conhecer este dado permite calcular qual é a potência que deverá ter o equipamento, medida em BTU (unidades térmicas britânicas). Se a potência não for suficiente, o dispositivo não poderá esfriar o ambiente eficientemente. No entanto, se for excessiva, o ar condicionado consumirá maior quantidade de energia daquela que é realmente necessária. Para calcular os BTU necessários, existem diferentes calculadoras de potência online. Estas ferramentas levam em conta o tamanho do ambiente (medido em metros quadrados), assim se recebe ou não luz solar que recebe, a quantidade de dispositivos eletrônicos que tem e as pessoas que costumam passar tempo no cômodo de forma habitual.

Eficiência energética

Finalmente, o terceiro ponto-chave a considerar tem a ver com o consumo de energia. Embora comprar um ar condicionado que seja mais eficiente energeticamente implique um investimento inicial um pouco maior, com o passar do tempo ajudam a economizar muito dinheiro nas contas mensais de energia elétrica. As equipes de ar condicionado que contam com a tecnologia Inverter são as mais modernas nesse aspecto, já que (a diferença do que acontece com os dispositivos tradicionais) o funcionamento do motor do aparelho é contínuo, evitando os picos de consumo durante sua operação.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo