Achei Sudoeste

27 Jul 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

27 Jul 2020 - 09:00h

Seguindo com as ações de enfrentamento ao coronavírus, o Governo de Caculé, a 100 km de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 50 totens com álcool em gel que será instalado em todos os órgãos públicos do município. Os equipamentos foram colocados na sede da Prefeitura, Secretarias, Escolas, Hospital, Unidades Básicas de Saúde (PSFs). Os totens possuem um sistema de dispensação de álcool em gel, deve ser acionado na base, com ajuda dos pés, evitando contato pelas mãos. O objetivo é oferecer mais segurança à população e reduzir a possibilidade de contaminação e transmissão do vírus na cidade.

27 Jul 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

27 Jul 2020 - 08:00h

Um transformador para complemento de carga foi instalado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em Brumado, a fim de melhorar a questão da iluminação no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário interino de esportes, João Nolasco, explicou que, hoje, a energia consumida pelos refletores é insuficiente para manter o estádio bem iluminado. “Tivemos alguns problemas no campeonato passado de jogos em que, às vezes, às 17h30, quando começava a escurecer, os refletores acendiam, mas não aguentava e apagava. A prefeitura contratou o serviço e colocou um transformador lá. A Coelba vai fazer a ligação para melhorar e dar condição de ter os refletores acesos”, afirmou. Segundo Nolasco, a previsão é de que a Coelba vai realizar a ligação do equipamento no próximo dia 28.

27 Jul 2020 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

27 Jul 2020 - 07:00h

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, possui apenas dois casos ativos do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Felipe Galdeia, relatou que a pasta tem seguido as mesmas medidas de enfrentamento traçadas no início da pandemia. “Mantivemos as barreiras sanitárias durante as 24 horas. Intensificamos as ações de vigilância e contato com os comunicantes como fizemos desde o início. Graças a Deus, conseguimos manter um padrão equilibrado, sem o surgimento de casos alarmantes”, afirmou. Galdeia pontuou que o Município não precisou adotar medidas mais duras no combate à doença, tendo em vista que a situação está sob controle em Malhada de Pedras.

27 Jul 2020 - 04:40h

Moradores se aglomeraram em uma festa de aniversário ao ar livre na noite de sábado (25), em Caraguataí, distrito de Jussiape, a 121 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. A comemoração teve fogos de artifício, carros com som “paredão”, e a praça pública estava cercada com mesas e bebidas. Segundo a Prefeitura de Jussiape, todas as providências foram tomadas para dispersar a aglomeração de forma pacífica e responsável. Segundo a Polícia Militar, muitas pessoas estavam aglomeradas nos bares, quase todas sem máscaras, e sem distanciamento social, descumprindo o decreto de isolamento. A PM, junto com o coordenador epidemiológico, Marlúcio Caires, orientou a todos sobre o uso da máscara e também orientou os proprietários dos bares para o fechamento dos estabelecimentos para encerrar a festa. Por meio de nota enviada ao G1, o prefeito Éder Jakes (MDB), que também é médico, disse que não estava ciente da realização do evento, pois não colocaria a saúde da população em risco. “É inadmissível eventos em meio à pandemia”, relatou. A Prefeitura de Jussiape informou ainda, que, desde o início da pandemia, tem tomado medidas contra a propagação do vírus na cidade. O município tem dois casos curados da Covid-19 e não tem estrutura pare receber pacientes com sintomas agravados pelo vírus. Ainda segundo a prefeitura, Rio de Contas, município vizinho a Jussiape, registrou um aumento de casos da doença nos últimos dias. A Secretaria de Saúde de Jussiape possui um serviço de comunicação para que seja possível informar às autoridades de saúde, a chegada recente ao município de pessoas que vieram de outras cidades que já possuem registro de infecção além de denúncias sobre aglomerações. O número disponibilizado pela Secretaria de Saúde é: (77) 99125-6261.

27 Jul 2020 - 00:00h

As aulas presenciais estão suspensas em todo o país devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Por conta da situação, diversos municípios baianos, a exemplo de Brumado, Dom Basílio e Caculé, adotaram o sistema de aulas online na rede pública de ensino para evitar prejuízos maiores aos estudantes. Na contramão da história, conforme apurado pelo site Achei Sudoeste, onze cidades da região sudoeste não adotaram a nova medida e estudantes estão sofrendo com a falta de aprendizado. Em Aracatu, Anagé, Maetinga, Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Tanque Novo, Rio de Contas, Presidente Jânio Quadros, Caetité e Igaporã, as secretarias municipais de educação não adotaram a tecnologia online como aliada para o retorno das aulas. Pais de alunos cobram mais empenho e atenção para a educação pública nas referidas cidades para que o prejuízo não seja maior no futuro para crianças, adolescentes e jovens.

26 Jul 2020 - 20:50h

Neste domingo, 26 de julho de 2020, o município de Brumado registra 420 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 16,19% do total de 2.594 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 3 óbitos, 67 pacientes em tratamento e 350 recuperados. No momento, 72 ainda aguardam resultado laboratorial e 936 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

26 Jul 2020 - 08:05h

Dois homens ficaram feridos após uma batida entre uma moto e uma ambulância no Km 808 da BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registrou o caso, o acidente aconteceu na sexta-feira (24). De acordo com a PRF, o acidente ocorreu quando a motocicleta cruzava a rodovia e informações obtidas pela polícia é de que o motociclista desobedeceu a sinalização. A batida foi transversal. Segundo o G1, com o impacto da colisão, a ambulância ficou com a frente destruída. O motorista teve lesões leves. Informações iniciais é de que ele estava sozinho no veículo. Já o motociclista teve ferimentos graves e foi socorrido para o Hospital Regional de Vitoria da Conquista. Não há detalhes do estado de saúde dele.

26 Jul 2020 - 08:00h

O Programa CNA Jovem está com inscrições gratuitas abertas até o dia 31 de julho. O programa tem como objetivo desenvolver a liderança de jovens do meio agropecuário. Podem participar jovens de 22 a 30 anos com formação técnica ou superior, com espírito de liderança, com vínculo e afinidades com o setor agropecuário, atuação na área rural e que tenham relação direta com o setor rural. As inscrições devem ser feitas através do site do programa (clique aqui). Os jovens devem ter disponibilidade para participar de atividades à distância e eventos presenciais aos finais de semana. Serão classificados 80 jovens em todos os estados para a etapa presencial. A atual edição começa em 2020 e vai até 2021. O CNA Jovem é um programa desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é que os participantes levantem problemas e oportunidades reais do setor e estejam motivados a enfrentarem os desafios existentes em seus locais de origem.

26 Jul 2020 - 07:55h

O prefeito da cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia, foi proibido pela Justiça, de realizar, organizar, estimular ou participar de qualquer evento que gere aglomeração de pessoas enquanto durar a pandemia da Covid-19. A decisão atendeu um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), em ação civil pública ajuizada na sexta-feira, após o órgão receber fotografias e vídeos de evento realizado no último dia 19 de julho. O caso ocorreu no distrito de Altamira, zona rural de Iguaí, com dezenas de pessoas aglomeradas, cuja a promoção teria sido realizada pelo atual chefe do Poder Executivo municipal, Ronaldo Moitinho dos Santos. Conforme a ação, o prefeito “promoveu a aglomeração de pessoas, por meio de carreatas e passeatas, sob o pretexto de realizar ações sociais em combate à Covid-19, com doação de alimentos, brinquedos, doces, cestas básicas, 'Kit Covid' e testes rápidos”. Segundo as informações apuradas pelo MP, a carreata contou com dois veículos plotados com a logomarca oficial da prefeitura, além de carro de som que propagava o slogan “O trabalho não pode parar”. Também teria havido, ao final da manifestação, festa com bebidas alcoólicas, com pessoas dançando sem máscara. De acordo com o G1, a promotora destacou que a manifestação reuniu mais de 50 pessoas, desrespeitando decretos municipal e estadual, e se configurou como “verdadeiro evento eleitoreiro, deixando a população exposta ao contágio pelo vírus, gerando enorme risco para a saúde pública da coletividade”. A decisão liminar do juiz Fernando Marcos Pereira estabeleceu multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento. Vale destacar que o prefeito não foi multado, ele foi notificado.

26 Jul 2020 - 07:50h

O município de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, iniciou neste domingo (26), o toque de recolher para frear o avanço da Covid-19, o novo coronavírus. A medida foi decretada pelo governo estadual. Até o último boletim divulgado pela secretaria de saúde, a cidade já tem 98 casos confirmados da doença. O Decreto estabelece restrição de locomoção noturna, das 18h às 5h, período em que qualquer pessoa está proibida de ficar ou transitar em vias, equipamentos, locais e praças públicas. O toque de recolher tem validade até 2 de agosto.  Também fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores. “Uma pequena parte da nossa população não está acreditando no que está acontecendo. Tá achando que é brincadeira, que isso não existe, fazendo piadinha, trazendo momentos políticos para esta discussão tão importante. Cada cidadão tem que ter sua consciência, tem que ter a sua responsabilidade”, alertou o prefeito Alex da Silva (PT), o popular Léo Gambá, em vídeo publicado nas redes sociais. O gestor já havia ventilado a anunciado a possiblidade de lockdown em entrevista ao site Achei Sudoeste (veja aqui).

25 Jul 2020 - 18:20h

Um homem foi preso e uma casa usada para armazenar drogas foi descoberta pela Polícia Militar na cidade de Jequié, sudoeste do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso ocorreu na sexta-feira (24) e os policiais ainda apreenderam 16 kg de maconha e cocaína. Também foram encontrados no imóvel, revólver e munições. A SSP-BA detalhou que guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 19° Batalhão da PM realizam patrulhamento na Rua Paraná, quando perceberam o nervosismo de um homem, em frente a uma casa. O homem foi abordado e estava com um revólver calibre 38. Questionado, o homem assumiu que guardava na sua casa drogas e que fazia parte de uma organização criminosa. Dentro da residência os PMs localizaram 15,6 kg de maconha, uma porção grande de cocaína, seis rádios comunicadores, quatro balanças, caderno com anotações e um celular. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Jequié. O homem e o material apreendido foram encaminhados para a unidade de polícia da cidade.

25 Jul 2020 - 18:15h

Neste sábado, 25 de julho de 2020, o município de Brumado registra 414 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 16,10% do total de 2.571 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 3 óbitos, 83 pacientes em tratamento e 328 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 904 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

25 Jul 2020 - 06:05h

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), fez uma brincadeira de mau gosto ao explicar as reformas que fez no cemitério da cidade. “Ele é asfaltado, vai ficar bonito, vai dar vontade de morrer! Brincadeira...”, disse Angênica em entrevista à Rádio Extremo Sul. O tucano comentava as obras no novo cemitério do município no programa “Jornal do Meio Dia”. O profissional que comandava a entrevista se surpreendeu com a afirmação e respondeu, aos risos: “Se você quiser, pode ir, eu não quero não”. De acordo com um jornal local, chamado Teixeira Hoje, a demora na conclusão das obras do cemitério Frei Beto virou alvo de críticas dos moradores, já que os mortos estariam sendo enterrados em covas rasas no sepulcrário São Cosme e Damião por falta de espaço.

25 Jul 2020 - 05:50h

A 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) criou nesta sexta-feira (24) um canal de comunicação que possibilitará ao usuário da rodovia uma maior interação com a companhia. O Coronel Mucyo Vasconcelos, comandante da 2ª CIPRv, disse que o canal será berto à população para o encaminhamento de denúncias, reclamações, solicitações e sugestões, de forma anônima. Todos serão atendidos, através do número (77) 99994-7169, e as denúncias acompanhadas de perto. O Disk Denúncia pode ser usado em situações como: quando a testemunha não quiser se identificar, no atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito, quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime, ou em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

25 Jul 2020 - 05:45h

Uma quantidade de clobenzorex foi apreendida e dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A droga estava escondida num compartimento secreto das portas traseiras de um carro. O flagrante aconteceu na BR-116, em frente a unidade policial da PRF, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde de sexta-feira (24). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, por volta das 13h30, policiais rodoviários federais da 8ª Delegacia suspeitaram de dois carros que seguiam juntos e deram ordem de parada. Os ocupantes dos automóveis, foram identificados e devidamente consultados nos sistemas de segurança, quando os policiais estranharam o comportamento dos dois homens e resolveram aprofundar à fiscalização nos veículos. Em seguida, os agentes federais fizeram uma fiscalização minuciosa no Pálio Wekeend e durante a busca, eles encontraram dois pacotes da substância clobenzorex (anfetamina) que estavam escondidos nas portas traseiras. Após pesagem, os pacotes totalizaram 2 kg. A substância é um psicotrópico, e são utilizadas por motoristas para se manterem acordados e por usuários que querem acelerar o metabolismo para obter sensação de euforia ou como supressor de apetite. Não há medicamento registrado no Brasil com essa substância psicotrópica, que pode causar dependência. Aos policiais, o condutor de 33 anos e natural de Jaguaribe (CE) relatou que recebeu o produto em Minas Gerais para ser entregue em um local perto de Vitória da Conquista. Confirmou que receberia R$ 5 mil pelo serviço. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil e os motoristas e a droga ilícita foram apresentados à autoridade policial de plantão.

24 Jul 2020 - 19:45h

Nesta sexta-feira, 24 de julho de 2020, o município de Brumado registra 414 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 16,27% do total de 2.544 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 3 óbitos, 86 pacientes em tratamento e 325 recuperados. No momento, 112 ainda aguardam resultado laboratorial e 902 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município

24 Jul 2020 - 17:40h

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 09 pássaros silvestres, no Km 830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, na tarde desta sexta-feira (24), os agentes federais em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordarem um ônibus interestadual que seguia de São Paulo (SP) para Timbauba (PE), avistaram os animais presos em gaiolas, sob a responsabilidade de um dos passageiros. Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, coleirinha e papa-capim. O responsável pelos animais que ocupava uma das poltronas do ônibus, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que capturou as aves em Minas Gerais e pretendia criá-las em sua propriedade que fica em Timbauba (PE). Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS em Vitória da Conquista, onde as aves são separadas por espécimes e recebem os primeiros cuidados para depois serem devolvidas a natureza. A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.