Achei Sudoeste

11 Abr 2021 - 19:00h

O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda neste domingo (11), na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. No período das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde. Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

11 Abr 2021 - 06:00h

Terá início nesta segunda-feira (12) a campanha nacional de vacinação contra a Influenza H1N1, em Brumado. Nesta etapa a campanha seguirá até a sexta-feira (16), com o público alvo de crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e puérperas. Segundo informou a secretaria de saúde (Sesau), cinco unidades de saúde de família vão atender a popular nesta etapa de vacinação. As USF´s do Centro, Vila Presidente Vargas, Dr. Juracy, Olhos D’água e São Félix estão credenciadas para vacinar o público alvo. As equipes de saúde estão devidamente preparadas para receber a população.

11 Abr 2021 - 05:00h

O Guarda Municipal, da cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, Marivaldo Rosa, 55 anos, foi assassinado a facadas, na tarde do último sábado (10), no distrito de Jurema. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a PM, um desentendimento de Marivaldo com o autor, motivou o crime. O autor ainda não foi identificado. Diligências estão sendo realizadas em todo o município. A Polícia Militar isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia no local. O corpo de Rosa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Bom Jesus da Lapa, para ser necropsiado. Ele trabalhava há anos na Prefeitura de Licínio de Almeida. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

10 Abr 2021 - 20:50h

Neste sábado, 10 de abril, o município de Brumado registra 7509 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17837. Entre os diagnósticos: 39 internações, 141 óbitos, 742 pacientes em tratamento e 6626 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 9203 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

10 Abr 2021 - 08:40h

Um falso coronel da polícia militar da Bahia foi preso no início da noite da última sexta-feira (09), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), foi solicitada para averiguar uma denúncia de que um homem estaria descontrolado e quebrando todo um restaurante. Ao chegar ao local, a guarnição comprovou a veracidade dos fatos. A polícia verificou que o acusado, que se passava por um coronel da PM, havia quebrado a mesa e alguns objetos. O homem foi contido e não apresentou nenhum documento funcional que o identificasse como oficial superior da ativa ou da reserva da polícia militar. Ainda de acordo com a 46ª CIPM, ele proferiu palavras de baixo calão e humilhantes para os policiais que atendiam a ocorrência. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

10 Abr 2021 - 08:10h

Um adolescente que estava desaparecido desde o dia 1º de abril foi encontrado morto na última quarta-feira (7) em Paranatinga. Kauã Vinicius de Jesus Dourado, de 17 anos, natural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, foi assassinado a tiros no mesmo dia do desaparecimento. De acordo com o G1, o padrasto dele, de 42 anos, foi preso e confessou o crime. O delegado responsável pela investigação, Hugo Abdon de Araújo Lima, explicou que o adolescente teve o corpo enterrado em uma mata na zona rural de Paranatinga. O padrasto teria atraído o jovem para mata e feito os disparos. O delegado disse que ele confessou o crime e mostrou onde o corpo estava. Segundo a Polícia Civil, ele teria matado a vítima por causa de brigas familiares. A polícia desconfiou do padrasto depois que ele começou a se contradizer nos depoimentos. Ele foi preso em flagrante e pode responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. Kauã desapareceu no dia 1º de abril em Paranatinga. No primeiro momento até acharam que ele poderia ter sido sequestrado. O velório de Kauã aconteceu na última sexta-feira (09), na cidade de Riacho de Santana. O corpo foi enterrado no Cemitério Municipal.

10 Abr 2021 - 08:00h

O jovem Cléssio de Jesus Rodrigues, 20 anos, natural da cidade de Brumado, morreu na tarde da última sexta-feira (09), após a motocicleta que pilotava colidir com um veículo de passeio na BA-262. A vítima morava na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado no KM 421 da rodovia, nas proximidades da Ponte do Riachão. Com o impacto da colisão, a motocicleta foi arremessada para um matagal. A ocupante do veículo de passeio, uma advogada de 25 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. As causas do acidente ainda são desconhecidas. A PRE registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. O corpo de Cléssio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.

10 Abr 2021 - 04:00h

A vice-presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), resolveu através da portaria nº 121, redefinir o dia e horário da sessão legislativa. Ela assumiu inteiramente o cargo após o presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, testar positivo para Covid-19 (veja aqui). De acordo com a publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo, a petista remarcou a sessão ordinária da próxima segunda-feira (12), para a próxima sexta-feira (16), às 09h. Questionada pelo site Achei Sudoeste, o motivo para a mudança regimental, a sindicalista enviou um link de uma matéria divulgada no site oficial da Câmara de Vereadores, que explica a medida adotada. “O agravamento dos casos de Covid-19 em Brumado vem provocando mudanças em vários órgãos do município, os quais têm que se adaptar ao novo momento. Na Câmara de Vereadores, onde alguns membros do parlamento e do setor administrativo contraíram a doença, as mudanças vêm sendo efetuadas de forma gradativa. Uma delas foi a transferência da sessão ordinária”, diz a publicação. Ainda de acordo com a publicação, a medida visa garantir a segurança dos vereadores, onde está sendo realizada a devida sanitização da Casa Legislativa. Verimar parece inábil para ocupar o cargo de presidente, mesmo que interinamente, já que a própria portaria assinada por ela, traz a informação de que as sessões são transmitidas pelo Facebook e pela Rádio Câmara, descartando qualquer possibilidade de propagação do coronavírus entre vereadores e servidores, por conta da plataforma virtual utilizada para a realização atividade plenária.

09 Abr 2021 - 19:45h

Nesta sexta-feira, 09 de abril, o município de Brumado registra 7492 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17837. Entre os diagnósticos: 40 internações, 140 óbitos, 726 pacientes em tratamento e 6626 recuperados. No momento, 134 ainda aguardam resultado laboratorial e 9203 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

09 Abr 2021 - 17:00h

Após o distrato feito pela prefeitura de Brumado com a empresa que administraria a UTI Covid por falta de condições técnicas (veja aqui), a unidade suspendeu a regulação de novos pacientes com a doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, explicou que a suspensão é necessária até que se complete a transição para a empresa que ficou em segundo lugar no processo de licitação para gestão da UTI Covid. “Neste momento, estamos fazendo a transição de uma equipe para outra. No sábado ou domingo, no máximo, já voltamos a receber os pacientes novamente”, destacou.  Feres acrescentou que, após a finalização do trâmite, a UTI de Brumado voltará a funcionar com capacidade máxima em razão da alta demanda por leitos de terapia intensiva no Estado. 

09 Abr 2021 - 16:30h

De acordo com comunicado da Embasa, o funcionamento do Sistema Integrado de Abastecimento Água de Brumado, que também atende a cidade de Malhada de Pedras, está interrompido, desde às 05h30 desta sexta-feira (09), devido à falta de energia elétrica na captação da Barragem de Cristalândia. Segundo a empresa, a Coelba foi acionada para realizar a manutenção e o sistema voltará a funcionar de forma gradativa assim que o fornecimento de energia elétrica for restabelecido no local. Até a completa regularização do abastecimento, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando desperdícios. 

09 Abr 2021 - 16:00h

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado na segunda-feira (12). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 64 anos e mais. As vacinas serão aplicadas na Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

09 Abr 2021 - 15:30h

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti, denunciou Hiete Dias de Oliveira Souza e Kátia Cibele de Oliveira Souza, sócias na revendedora de combustíveis ‘Auto Posto Curvelo Derivados de Petróleo’, na BR -16, em Jequié, por revenda de combustível com vícios de vazão, ou seja, em quantidade inferior à indicada na bomba medidora. De acordo com o jornal A Tarde, a denúncia, protocolada no dia 6, tomou por base uma fiscalização realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no dia 27 de março deste ano. As aferições realizadas durante a fiscalização constataram vícios de vazão superiores à margem de tolerância de 0,3% permitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “A irregularidade deu origem à sanção administrativa, com aplicação de multa pela ANP, e também constitui crime contra as relações de consumo, transbordando para a órbita do direito penal e avocando a atuação do MP”, destacou Maurício Foltz.

09 Abr 2021 - 15:00h

A cidade de Brumado possui, no momento, 136 óbitos em decorrência da Covid-19. A taxa de mortalidade é bem maior do que em municípios com mais habitantes, a exemplo de Vitória da Conquista, que está entre as cidades com menor número de óbitos na Bahia (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) lamentou os números e ainda citou que Brumado é a 15ª cidade do Estado em número de casos ativos, passando grandes cidades em número de infecções e, até mesmo, óbitos. O parlamentar culpou a Administração Municipal por não fazer nada diante do avanço da pandemia em Brumado. Bomfim ainda apontou a incoerência da gestão em descartar a sanitização de logradouros públicos por não haver base científica atestando a sua eficácia, mas, em contrapartida, recomendar o tratamento precoce que também não possui a comprovação da ciência. “Se você está em uma guerra e não conhece o inimigo é importante se cercar de todas as armas. Não acredito que Vitória da Conquista, uma cidade com quase 400 mil habitantes, estaria fazendo a sanitização há tanto tempo se não tivesse um resultado positivo. A ação preventiva contribui para salvar vidas”, salientou.

09 Abr 2021 - 14:35h

A prefeitura de Brumado vai anunciar uma nova administradora do Centro de Atendimento Covid-19 do município. O fato ocorre após uma contratação que gerou polémica. Na última segunda-feira (5), o Diário Oficial do Município anunciava que uma microempresa, de capital de R$ 3 mil, iria gerir a unidade de média e alta-complexidade (veja aqui). O contrato com a prestadora de Paramirim, foi feito com dispensa de licitação e ao valor de R$ 4,1 milhões, conforme divulgado pelo site Achei Sudoeste (veja aqui). Procurado pelo Bahia Notícias, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o distrato foi feito após ser constatado que não havia condição técnica. A empresa que ofereceu o menor preço na concorrência não teria conseguido administrar a Unidade de Terapia Intensiva. “Houve uma tomada de preço de três empresas, com preços diferentes. Nós descartamos a de maior preço e ficamos na dúvida quanto às duas menores. No final, tivemos de optar pela de menor preço, mas quando ela começou a funcionar nós detectamos que não tinha condição. Aí, instigamos que o responsável declinasse do compromisso, ele acabou aceitando, e assim foi feito”, relatou. Vasconcelos informou que a segunda colocada no mesmo certame deve assumir a condução da unidade de saúde. O valor do contrato deve ser um pouco maior do que os R$ 4,1 milhões até então acertados com a empresa de Paramirim. “Agora ninguém vai querer me incriminar por contratar por um preço mais caro, não é?”, provocou. A unidade de saúde do Hospital Magalhães Neto tem dez leitos de UTI e outros dez leitos clínicos para atender casos de Covid-19.

09 Abr 2021 - 14:00h

Estudo realizado pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras, revelou que objetos não contribuem para a propagação da Covid-19 e que a contaminação se dá apenas de pessoa para pessoa. A pesquisa foi iniciada em 01 de junho de 2020, durante a fase ascendente da curva epidemiológica da Covid-19, em Barreiras, usando o método RT-qPCR, no intuito de compreender o papel do meio ambiente na disseminação da doença. De acordo com o Gazeta do Oeste, para chegar aos resultados foi investigada a presença do SARS-CoV-2 nas frentes de máscaras, telefones celulares, dinheiro de papel, moedas, máquinas de cartão, esgoto, ar e nas roupas de cama de pacientes testados positivos no Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, - unidade de saúde referência para tratamento da doença. Também foram investigadas áreas de comércio. O pesquisador e coordenador do Laive, Jaime Amorim, ressaltou que os dados são inéditos. “Com esse estudo concluímos que a transmissão é de pessoa pra pessoa, que os objetos e meio ambiente não têm papel importante na transmissão”, pontuou.

09 Abr 2021 - 12:00h

Após denúncia de maus tratos, uma equipe do Conselho Tutelar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, esteve em uma residência no Bairro Tomba para checar a veracidade das informações. No local, uma criança de oito anos foi encontrada cheia de lesões provocadas pela própria mãe. Havia marcas de unha no pescoço da menina, além de outros hematomas causas pelas agressões. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e a mãe será ouvida para maiores esclarecimentos. A mãe da criança disse que a filha é desobediente. O relatório do Conselho Tutelar já foi concluído e encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE).

09 Abr 2021 - 11:30h

Guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam, na quarta-feira (7), em um veículo que circulava na Avenida Henriqueta Prates, munícipio de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, pouco mais de três quilos de maconha prensada. O condutor foi preso em flagrante. As equipes faziam rondas preventivas na área, quando perceberam a tentativa de fuga de um homem, que dirigia um carro modelo Argo. Após abordagem e buscas, os PMS encontraram seis tabletes de maconha, porções menores da mesma erva, uma quantidade pequena de cocaína e uma balança. Segundo o comandante da 78ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida, o entorpecente seria dividido em porções menores para ser comercializado. “Ele acabou preso em flagrante e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública da cidade”, concluiu o oficial.

09 Abr 2021 - 11:00h

Durante seus pronunciamentos nas sessões legislativas, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) tem cobrado ações mais enérgicas do Município no combate à Covid-19 em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que vê com preocupação os números da pandemia na cidade, principalmente se comparados a outros municípios da região. “Estamos vivendo uma triste realidade”, colocou. Bomfim solicitou, inclusive, através de indicação, a realização da desinfecção dos logradouros públicos, a qual já vem sendo adotada em outras cidades. Posteriormente, apresentou um projeto de lei, que institui a política de municipal de sanitização em espaços públicos e instituições públicas de Brumado, a fim de evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas. O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 19 de março, porém a prefeitura e o secretário de saúde não acreditam na eficiência da medida. Diferente de Vitória da Conquista, o vereador lamentou que Brumado possua uma taxa de mortalidade bem alta e que a prefeitura esteja inerte para reverter esse cenário. “Precisamos de ação e o Município não mostrou ainda que tipo de ação. Ficar sem fazer nada é que não podemos. Se grandes cidades estão fazendo a sanitização e tá dando resultado, por que não tentar?”, afirmou. Para Bomfim, apenas abrir novos leitos de UTI e esperar as pessoas adoecerem não resolve a situação de avanço do vírus em Brumado.