Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
29/Out/2025 - 00h00

Rastro luminoso visto nos céus do sudoeste baiano é lixo espacial de foguete chinês

Rastro luminoso visto nos céus do sudoeste baiano é lixo espacial de foguete chinês Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O rastro luminoso que cruzou os céus do sudoeste baiano na noite desta segunda-feira (27) foi identificado como lixo espacial proveniente de um foguete chinês.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Alexsandro Mota, que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, relatou que, no momento do ocorrido, a estação de monitoramento instalada em sua casa conseguiu capturar o evento. Os aparelhos são ligados 24 horas por dia justamente para acompanhar fenômenos dessa natureza.

Segundo Mota, apesar do susto provocado pela cena, o objeto luminoso visto nos céus tem baixíssimo potencial ofensivo. “Muita gente se assustou quando viu aquela imensa bola luminosa, cheia de detritos, atravessando o céu. Mas se tratava, na verdade, de lixo espacial, que foi lançado pela China em 29 de junho de 2024”, explicou.

O corpo de foguete foi usado para enviar um satélite para o espaço. Alexsandro detalhou que, após cumprir o seu papel, o objeto ficou orbitando a terra até tocar a atmosfera há mais de 25 mil km/hora, se desintegrando antes de tocar o solo. “O que vimos foi lixo espacial em desintegração. Não há motivo para preocupação. Ele foi completamente vaporizado ao entrar na atmosfera”, esclareceu.

O especialista também enfatizou que a Terra possui uma camada de gases, chamada atmosfera, que funciona como um escudo que protege o planeta contra possíveis impactos.

Alexsandro Mota possui um canal no Youtube denominado Mistérios do Espaço, onde ele fala sobre astronomia e demais assuntos relacionados.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo