Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu em Brumado o 1º Encontro pela Igualdade Racial. O evento aconteceu nos dias 31/10 e 01/11, na sede da entidade.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o advogado Gonçalo Lírio, que preside a Comissão dos Direitos Humanos, destacou que o encontro iniciou os debates sobre a consciência negra e a igualdade racial, celebrados neste mês de novembro no próximo dia 20. “O debate foi muito rico, de ideias, de trocas, de informações e de promoção da igualdade racial”, afirmou.
Diversos advogados e advogadas negras participaram da iniciativa, durante a qual foram discutidos variados temas, entre os quais cultura, resistência, racismo institucional, direitos dos advogados, combate às violações de direitos, igualdade racial e representatividade.
Para Lírio, muitos advogados negros ainda não se sentem pertencentes a esse lugar. “Infelizmente, eles não ocupam com expressividade espaços como esses. Não há presença nas comemorações, celebrações e atividades. Parece que ainda não há a sensação de pertencimento”, opinou.
Apesar dos avanços, o advogado acredita que a OAB e as demais instituições têm de sempre estar reafirmando ações de igualdade para que a advocacia possa se configurar como forte e potente.
Mais eventos dessa natureza serão promovidos pela OAB/Brumado com o objetivo de produzir debates incríveis com relação a temas de relevância na sociedade.