Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
26/Dez/2025 - 15h30

Vacinação contra HPV é ampliada até junho de 2026

Vacinação contra HPV é ampliada até junho de 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os jovens brasileiros de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada têm até o primeiro semestre de 2026 para se vacinarem, por meio da estratégia de resgate vacinal do Ministério da Saúde. A estimativa é vacinar 7 milhões de jovens nessa faixa etária.

Até dezembro de 2025, foram aplicadas 208,7 mil doses da vacina no âmbito da estratégia de resgate, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. Além de estar disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacinação também é realizada por meio de ações em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.

O Ministério da Saúde classifica o HPV (Papilomavírus Humano) como o vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única da vacina, substituindo o modelo anterior de duas doses e simplificando o acesso à imunização. Para pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema vacinal permanece com três doses. A mesma recomendação se aplica a usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e a vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo