Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A forte onda de calor que atinge o interior da Bahia elevou de forma significativa as temperaturas nas regiões de Brumado, Guanambi e Macaúbas nos últimos dias. Os termômetros marcaram calor intenso, com sensação térmica acima dos 40 °C, e a meteorologia mantém alerta para altas temperaturas e baixa umidade do ar em toda a região.
Em Brumado, o fim de semana foi de calor extremo. O município registrou temperatura máxima de 34 °C, com sensação térmica chegando a 39 °C. Já por volta do meio-dia desta segunda-feira, os termômetros voltaram a marcar 34 °C de temperatura, mas a sensação térmica alcançou 41 °C, intensificando o desconforto da população.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na região de Guanambi, o cenário não foi diferente. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o repórter Rivail Rodrigues, da Cultura FM, relatou que o fim de semana foi considerado um dos mais quentes do ano. De acordo com repórter, a cidade chegou a registrar 37,9 °C. “A sensação térmica é altíssima e a gente nota isso no corpo muito suor, muito abafamento a gente não consegue nem respirar direito de tanto calor e destacar. Eu rodo sempre pelas ruas da cidade e vejo a necessidade de termos mais árvores em nossa cidade aqui. Guanambi, que já teve o título de cidade mais verde do país, agora foi desbancada, porque a gente percebe que a quantidade de árvores vem diminuindo”, disse.
Rivail também destacou que, apesar das previsões indicarem possibilidade de chuva, os volumes devem ser baixos. Segundo ele, o calor intenso tem levado moradores a recorrerem constantemente a ventiladores, banhos frequentes e aumento no consumo de água.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na Bacia do Paramirim, incluindo o município de Macaúbas, as altas temperaturas também predominam.
O repórter João Jesus, da Rádio Macaúbas FM, informou que os termômetros têm superado os 34 °C e 35 °C, com sensação térmica ainda mais elevada. Segundo ele, cidades próximas, como Ibotirama, voltaram a figurar entre as mais quentes do Brasil.
Em Macaúbas, apesar do calor persistente nesta segunda-feira, há expectativa de mudança no tempo. “A tendência também é que logo vem o período de chuva. As previsões apontam, inclusive, para o dia 30, portanto, amanhã, terça-feira, mas acredito que hoje mesmo pode ser que a chuva já vai cair aqui na nossa região”, contou.
