Foto: Fernando Munareto Para este ano de 2026, o calendário astronômico revela que muitos fenômenos celestes serão registrados no Brasil e no mundo.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Fernando Munareto, presidente da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AABB), destacou que a superlua marcou os fenômenos celestes neste mês de janeiro. Para os próximos meses, poderão ocorrer chuvas de meteoros, eclipse lunar parcial e conjunções planetárias.
Segundo Munareto, alguns fenômenos não têm grande apelo visual, necessitando do apoio de um telescópio para serem vistos de forma mais interessante.
Já a chuva de meteoros denominada “aquaridas”, que acontecerá em maio, terá maior apelo visual.
Neste ano, segundo o especialista, no mundo da astronomia, a Missão Artemis tem causado muita expectativa entre quem entende do assunto. Trata-se de uma missão espacial da Nasa para retorno à Lua.
O lançamento da Artemis 2 está previsto para o dia 06 de fevereiro. Quatro tripulantes estarão na viagem ao satélite. “Essa missão é muito importante, vai ser a primeira missão tripulada fora da órbita baixa da Terra desde 1972, quando foi realizada a última viagem à Lua através da Apolo 17”, detalhou.
A viagem acontecerá a bordo da nave espacial Orion. O objetivo é contornar o satélite lunar e voltar ao planeta Terra.
