Achei Sudoeste

25 Nov 2021 - 00:00h

Uma vaquinha solidária foi criada para ajudar a estudante Camila Vitória, de 20 anos, a adquirir uma cadeira elétrica. Aluna do CEEP, em Brumado, Camila é cadeirante e sonha em cursar a Faculdade de Direito, mas, para isso, necessita de uma cadeira elétrica para melhores condições de acesso e mobilidade. Em vídeo divulgado nas redes sociais, professores e amigos se mobilizaram para pedir a ajuda da comunidade na vaquinha. No vídeo, os amigos relatam que Camila é cativante, dedicada, serve de inspiração e que, com certeza, será uma excelente profissional. Professora da jovem, Ana Rita Pereira contou ao site Achei Sudoeste que Camila é assídua às aulas e excelente aluna. Para colaborar, clique aqui e faça a sua contribuição. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.062,00, mas a meta é atingir R$ 10 mil.

24 Nov 2021 - 18:10h

A advogada Ingrid Freire foi eleita nesta quarta-feira (24) como nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brumado. Ela terá como vice, o advogado criminalista João Rafael Amorim. Em chapa única, a dupla recebeu 139 votos do eleitorado para comandar a 21ª Subseção. O mandato será para o triênio 2022/2024. Já para a OAB-Bahia, a advogada Daniela Borges foi eleita presidente. Borges contou com o apoio da chapa vitoriosa da OAB de Brumado.

24 Nov 2021 - 17:05h

Até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

24 Nov 2021 - 16:30h

Uma operação conjunta da Polícia Civil e o Exército apreendeu meia tonelada de explosivos na cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, na terça-feira (23). Não há informações sobre prisões. Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com o objetivo de tentar coibir a venda dos materiais a quadrilhas responsáveis por ataques a instituições financeiras. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o material foi encontrado na propriedade de um homem investigado pelos crimes. O delegado José Alves Bezerra, diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), disse que os mandados foram cumpridos em mineradores, cooperativas e operadores de explosivos. Os agentes encontraram, emulsão, cordel detonante e espoletas nos imóveis. A ação contou com policiais da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e da Coordenação de Operações Especiais (COE), além de agentes do Exército Brasileiro. Ao todo, 45 agentes participaram da ação.

24 Nov 2021 - 16:00h

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (24) a situação de emergência em oito cidades da Bahia atingidas por desastres naturais. Os municípios de Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Barro Alto e Rio do Antônio passam por estiagem, que é um período de falta de chuvas menor do que a seca. Na contramão, a cidade de Maragogipe registrou chuvas intensas. Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

24 Nov 2021 - 15:30h

Um motorista de van escolar foi preso por estuprar uma criança de 6 anos na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o suspeito transportava a vítima para o colégio quando aconteceu o abuso sexual. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (23). Ainda segundo a polícia, após investigações iniciais, o homem foi preso quando chegava em casa. Ele foi levado para a sede da 9ª Coorpin e deve ser transferido para o Conjunto Penal de Jequié, onde vai ficar à disposição da Justiça. Segundo o G1, não há mais detalhes sobre as circunstâncias do crime.

24 Nov 2021 - 15:00h

Com o tema “Governança ambiental no âmbito municipal”, foi realizado nesta terça-feira (23) o 1º Seminário do Consórcio Alto do Sertão, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de Caetité, e marca o início dos trabalhos do convênio celebrado em agosto entre o Governo do Estado e o Consórcio, por meio do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), que tem como objetivo de fortalecer os órgãos municipais de meio ambiente. O seminário reuniu mais de 50 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, gestores e técnicos ambientais dos municípios de Caetité, Caculé, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A programação contou com as palestras da coordenadora de Articulação Institucional da Sema, Kitty Tavares, que falou sobre as ações de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o papel dos entes federativos e o Programa GAC; da diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema, Jeanne Sofia, que explicou sobre Gestão Ambiental no Âmbito das Unidades de Conservação; e de Ivana Pitanga, coordenadora de Gestão de Fundos da Sema, que esclareceu sobre Compensação Ambiental e o Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (Ferfa). “Para a construção deste evento, a Sema e o Inema identificaram os focos de interesse institucionais. A partir daí, as mesas temáticas foram pensadas em integrar representação dos entes federativos - Ibama, Estado e municípios, e tratar mais diretamente sobre Unidades de Conservação, bem como os fundos socioambientais”, explicou Kitty Tavares.

24 Nov 2021 - 14:30h

Quase três milhões de pessoas estão com a vacinação contra a Covid-19 atrasada na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o prazo de cada imunizante ou a dose de reforço, mas ainda não buscaram os serviços de saúde. Ainda segundo a Sesab, do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Já em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde. Em nota, a Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alertou que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença, e ainda destacou que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização. O atraso em tomar a segunda dose ou a dose de reforço além de não garantir a efetividade completa das vacinas, pode acarretar na perda de doses. Segundo a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por causa das especificidades no armazenamento.

24 Nov 2021 - 14:00h

Nesta terça-feira (23), alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar deram início ao estágio operacional supervisionado nas ruas do centro de Guanambi, a 141 km de Brumado, através do policiamento ostensivo a pé. O objetivo é capacitar os alunos e colocar em prática todo conhecimento técnico adquirido no primeiro módulo do curso, que ocorre no Núcleo de Formação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Das matérias ministradas no primeiro módulo destacam-se Tiro Policial, Policiamento Ostensivo Geral, Trânsito, Direitos Humanos, Defesa Pessoal e Relações Étnicas e de Gêneros. Para o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM, essa fase é muito importante, pois é a partir desse momento que as habilidades técnicas dos alunos serão testadas, bem como avaliadas, com os consequentes ajustes necessários. 

24 Nov 2021 - 12:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a 18ª Ciretran e representantes das autoescolas de Brumado se reuniram para definir os locais adequados para instrução da prática de direção veicular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de engenharia e fiscalização viária da SMTT, Jansen Ricardo, disse que os Centros de Formação de Condutores – CFCs devem fazer o trabalho de instrução da prática de direção veicular em local seguro. “Estava se fazendo de uma maneira que poderia trazer riscos à população e a SMTT se juntou com a 18ª Ciretran para escolher um local seguro, em que o cidadão possa ser treinado nas ações práticas de direção veicular oferecendo menos risco à população circulante”, informou. Segundo o coordenador, a escolha do local ainda está sendo negociada com os empresários de autoescolas. “Estamos tentando definir um local mais apropriado”, completou.

24 Nov 2021 - 11:30h

Entre 95% e 98% dos internados por Covid-19 na Bahia são pessoas que não tomaram as vacinas contra a doença, ou não completaram o esquema de imunização com a segunda dose. O dado é registrado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), como explica o coordenador estadual de imunização e vigilância das doenças imunopreveníveis e mestre em Saúde Coletiva, Ramon Saavedra. “Os indicadores nos mostram que em torno de apenas 2 a 5% dos internados são pessoas vacinadas, ou seja, as pessoas que estão precisando ser encaminhadas para uma internação, ou por ventura evoluem para óbito, é de pessoas não vacinadas, ou sem o esquema vacinal completo, sem as duas doses: tomou uma e não voltou para tomar a segunda. Isso é um ponto que nos preocupa bastante”, ponderou. De acordo com o G1, em todo o estado, cerca de 10,7 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose, enquanto mais de 7,8 milhões retornaram aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose. Nos casos das doses únicas, a Bahia já aplicou mais de 259 mil vacinas.

24 Nov 2021 - 11:00h

Neste mês de novembro, a estudante de medicina Ana Sabrinny, 22 anos, passou a fazer parte da diretoria da Liga Acadêmica Brasileira de Neurocirurgia - Federação Latino Americana de Neurocirurgia (LABN-FLANC). A caculeense também teve o seu trabalho, intitulado Many Faces Of Pilocytic Astrocytoma: Mr Imaging, divulgado no maior evento de Neurocirurgia do Brasil em 2021, o XIII Congresso Neurão. Atualmente, Sabrinny cursa Medicina na Universidade Nove de Julho em São Paulo. “Seguindo por este caminho me apaixonei singularmente pela neurocirurgia e é com imensa alegria e certeza de estar diante de uma grande responsabilidade que assumo o cargo da diretoria sudeste da LABN-FLANC”, disse.

24 Nov 2021 - 10:30h

Uma mulher foi morta a tiros na porta de casa, no município de Formosa do Rio Preto, oeste do estado. As informações são do G1. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na segunda-feira (22) e os disparos foram efetuados por duas pessoas que passaram em uma moto. O caso aconteceu na Rua Novo Horizonte no bairro Santa Helena. A vítima foi identificada Maria de Fátima Gomes, de 29 anos. Os suspeitos se aproximaram dela, atiraram e fugiram do local. De acordo com a polícia, ainda não há motivação e autoria do crime. O corpo de Maria de Fátima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Não há detalhes sobre sepultamento. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

24 Nov 2021 - 10:00h

Na noite desta segunda-feira (22), a aula inaugural dos cursos de Eletricista e Mecânica a Diesel foi realizada em Brumado. As capacitações são oferecidas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), do secretário municipal de educação, João Nolasco, além de professores e representantes do Senai. A parceria visa capacitar e ingressar dezenas de brumadenses devidamente qualificados no mercado de trabalho, em áreas estratégicas e com bastante demanda na cidade e região. Caso fosse realizado na rede privada, cada curso teria um custo estimado em torno de R$ 4 mil, o que inviabilizaria a participação de muitos alunos que não têm condições de desembolsar o valor.

24 Nov 2021 - 09:30h

Um grupo de estudantes da cidade de Ourolândia, no norte da Bahia, perdeu a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (21), após o ônibus que levava o grupo para a cidade de Jacobina quebrar na estrada. As informações são do G1. O ônibus apresentou problemas no km 22 da BR-324. A prefeitura de Ourolândia confirmou a situação e lamentou o caso, mas não informou quantas pessoas deixaram de fazer a prova. Em nota, a prefeitura afirmou que o veículo passou por uma revisão no dia 18 de outubro, três dias antes da prova, e que o problema teria sido causado por uma braçadeira, que se rompeu, fazendo com que o veículo perdesse força e parasse. Após o problema, o motorista acionou o setor de transportes da prefeitura para que disponibilizasse um veículo reserva, e enquanto isso, providenciou carona para alguns estudantes. No entanto, uma parte do grupo não conseguiu chegar aos seus destinos antes do fechamento dos portões das escolas em Jacobina. Os estudantes fariam provas no IFBA, no Colégio Felicidade de Jesus Magalhães (CETEP) e no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB). Ainda na nota, a prefeitura de Ourolândia pede desculpas pelo ocorrido. De acordo com as determinações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes inscritos que perderam o primeiro dia de Enem podem fazer as provas do segundo dia, no próximo domingo, 28 de novembro, no entanto, apenas para autoavaliação.

24 Nov 2021 - 09:00h

Em nota pública, o presidente do Democratas de Brumado, Fabrício Abrantes, manifestou a sua total indignação contra o Projeto de Lei nº 041/2021, que altera o Código de Obras e Urbanismo do município. Para Abrantes, a proposta traz graves prejuízos à população. “Com a rejeição do projeto na Câmara de Vereadores, temos a sensação do dever cumprido e a certeza de que devemos continuar firmes na defesa dos interesses da população brumadense”, destacou. Abrantes ainda agradeceu aos vereadores Rey de Domingão, Beto Bonelly, Amarildo Bonfim, João Vasconcelos, Vanderlei Boca, Harley Lopes, Rubens Araújo e Verimar Meira por honrarem os votos dos brumadenses, não permitindo que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) crie mais contratempos e entraves burocráticos para a comunidade. Na nota, Abrantes ainda questionou que, com a aprovação do projeto, o prefeito poderia suspender os atuais fornecimentos de água e luz das residências e comércios por atraso no IPTU, bem como poderia não autorizar as ligações de um imóvel quando outro imóvel no nome do proprietário estiver inadimplente com o Município. “É preciso que a população brumadense e os vereadores estejam atentos e digam não ao Projeto de Lei nº 041/2021, que altera do Código de Obras e Urbanismo de Brumado e concede ao prefeito amplos poderes”, concluiu.

24 Nov 2021 - 08:30h

Um homem foi preso em flagrante por manter a mulher e os dois filhos em cárcere privado, no distrito de Inhobim, que fica em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, a mulher, de 21 anos, e os dois filhos, de dois anos e o outro de 8 meses, foram libertados pelas equipes policiais e encaminhados aos serviços de assistência social do município. O caso aconteceu na segunda-feira (22). De acordo com a polícia, o homem, de 29 anos, mantinha a vítima trancada em um imóvel com cadeado, sem banheiro e em condições insalubres. Ele foi preso em uma propriedade perto deste imóvel. De acordo com a titular da Delegacia Especializada da Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, Gabriela de Diego Garrido, a vítima não teve acompanhamento pré-natal durante a gravidez dos dois filhos, e o parto das crianças foi feito dentro de casa, sem o auxílio necessário. A delegada ainda informou que os filhos do casal não tinham nenhum tipo de documento. O homem foi autuado por cárcere qualificado e está à disposição de Justiça. A pena prevista para o crime de cárcere privado é de quatro a oito anos de prisão.

24 Nov 2021 - 08:00h

Uma carreta tombou nesta terça-feira (23), na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O veículo estava carregado com cerveja e a carga foi saqueada por populares. De acordo com a PRE, o motorista do veículo sofreu ferimentos leves. Ele teve fratura em um dos braços e foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Licínio de Almeida. O caminhão tombou para o lado do acostamento e parte da carga caiu no solo. O trânsito não precisou ser interrompido. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

24 Nov 2021 - 07:00h

Os vereadores da oposição saíram em defesa da presidente do Legislativo, Verimar Meira (PT), após um pedido de cassação do seu mandato ter sido protocolado na casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, disse que, se não fosse a oposição com o apoio do assessor jurídico e do diretor da Câmara Municipal, a presidente sofreria um processo de impeachment. “Não gostamos de injustiça, por isso que estamos dando apoio a ela. Quiseram dar um golpe nela, mas não conseguiram. Hoje, todo mundo é bonzinho”, declarou. Para o vereador Amarildo Bomfim (PSB), não se trata da vitória da oposição diante de uma tentativa de golpe, mas da vitória da democracia. “O que quiseram fazer aqui foi um golpe. Sem nada concreto que acuse e condene, não podemos tirar um mandato legítimo que foi o povo que concedeu”, afirmou.