Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas em diversas regiões da Bahia nos próximos dias. As condições meteorológicas atuais são resultado da atuação de um corredor de umidade e de uma frente fria sobre o litoral baiano, fenômenos que favorecem o aumento das precipitações em várias áreas do estado.
Quem explica isso é a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria. “As chuvas devem se concentrar especialmente nas regiões Sudoeste e Oeste, onde os volumes tendem a ser mais significativos”, pontua.
Ainda há previsão de chuvas mais intensas na faixa Leste do estado. “Os volumes mais expressivos devem ocorrer em Salvador, na região metropolitana e no Recôncavo. Estamos em atenção especial para os próximos dois dias, terça e quarta-feira, quando o tempo deve permanecer nublado e chuvoso também em parte do Oeste e Centro-Sul da Bahia”, reforçou.
O Inema orienta a população a evitar áreas de risco de alagamentos e deslizamentos, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e desligar aparelhos elétricos em caso de trovoadas. As equipes do Instituto seguem monitorando as condições meteorológicas em todo o estado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A estiagem prolongada que afeta o interior da Bahia levou o Governo Federal a reconhecer, nesta segunda-feira (10), a situação de emergência nos municípios de Riacho de Santana e Rio do Antônio.
A medida foi oficializada por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União, conforme informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Em Riacho de Santana, o decreto municipal de emergência foi emitido em 29 de agosto. Já em Rio do Antônio, a prefeitura decretou a medida em 24 de outubro, diante da redução drástica no volume de chuvas e dos impactos sobre o abastecimento de água e a produção agrícola.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras ficam aptas a solicitar apoio financeiro ao MIDR para execução de ações de mitigação dos efeitos da seca, como distribuição de água potável e recuperação de poços e reservatórios.
Os pedidos devem ser realizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde são avaliados os planos de trabalho encaminhados pelos municípios.
Após a análise técnica, o Governo Federal define os valores e publica nova portaria com a liberação dos recursos.
O Tribunal do Júri condenou nesta terça-feira, dia 11, Carlos Henrique Oliveira da Silva, conhecido como ‘Caveirinha’, a 60 anos de prisao pela prática de duplo homicídio qualificado contra o casal Adriana da Silva Conceição e Tailan Nascimento Sá, ambos em situação de rua. O crime ocorreu na madrugada de 23 de maio de 2017, no bairro Sete Portas, em Salvador. A decisão do Tribunal do Júri acatou acusação sustentada pelo MPBA, por meio do promotor de Justiça Guilherme Cardoso de Moraes.
De acordo com a denúncia, o réu, movido por motivo de vingança, ateou fogo nas vítimas enquanto elas dormiam em via pública, causando graves queimaduras que resultaram na morte do casal. O réu, que foi condenado pelo duplo homicídio qualificado por motivo torpe, uso de fogo e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, cumprirá a pena em regime fechado.
Na sentença, o magistrado Yago Daltro Ferraro Almeida destacou a elevada reprovabilidade da conduta do réu, que expôs as vítimas, pessoas em condição de vulnerabilidade, e a comunidade ao perigo do fogo em espaço público. Considerou ainda a extrema crueldade dos atos, evidenciada pelos laudos periciais que apontaram queimaduras em mais de 60% do corpo de Adriana e em cerca de 98% do corpo de Tailan, que permaneceram internados por vários dias antes de morrerem.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Projeto de Lei nº 063/2025, de autoria do vereador Alípio Santos (PP), o Porrada, institui o “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue” no município de Brumado. A data será comemorada no dia 25 de novembro.
Ao site Achei Sudoeste, Lucineia Guimarães, coordenadora de captação no Hemoba, defendeu que o doador merece esse reconhecimento e homenagem. “Com essa data, a secretaria de saúde e todas as secretarias do município poderão homenagear o doador e realizar ações em alusão ao Dia Municipal do Doador de Sangue. É um dia nacional, estadual e, agora, com fé em Deus, municipal. Nossos doadores merecem”, afirmou.
Guimarães ressaltou que os doadores reservam um tempo do seu dia para se deslocar ao Hemoba e ajudar o próximo sem receber nada em troca.
Em Brumado, a coordenadora informou que há uma quantidade significativa de doadores voluntários, que doam sangue sem ser direcionado para uma pessoa específica. “Isso é lindo na cidade. As pessoas têm a vontade de doar voluntariamente”, completou.
Uma vez aprovado o projeto, espera-se que direitos e vantagens sejam definidas aos doadores no município, a exemplo de descontos em lojas.
Foto: Sandra Travassos Depois de mais de uma semana de afastamento por motivo de saúde, a deputada Ivana Bastos (PSD) retomou os trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) presidindo uma sessão na qual foram votadas e aprovadas 15 matérias, entre iniciativas de parlamentares, do Poder Executivo e do Ministério Público Estadual (MPE). “Nasci de novo. Agradeço as mensagens de apoio e carinho de todos e todas e a recepção que tive, de parlamentares e servidores, ao chegar a esta Casa. Estamos de volta, o trabalho não pode parar”, afirmou Ivana, que foi eleita pelos jornalistas, com 32 votos, um dos destaques parlamentares, ao lado dos deputados Marcinho Oliveira, 27 votos; Fabíola Mansur, 22 votos; e Tiago Correia, 22 votos.
A presidente da ALBA destacou o papel dos líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, deputado Tiago Correia (PSDB), que chegaram a um acordo de dispensa de formalidades para as votações. Os dois projetos de lei aprovados do Poder Executivo tratam da instituição da Política Estadual de Alternativas Penais e redefinem a Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Também foram aprovados dois projetos de resolução concedendo comendas 2 de Julho: do deputado Raimundinho da JR (PL), para Sinaide Santos Cerqueira Coelho; e da deputada Fátima Nunes (PT), para a Doutora Alessandra Barbosa d’Andrade. E por último, do MPE, alterando o quadro organizacional das procuradorias e promotorias.
Foram aprovados dez projetos de utilidade pública: Centros Espíritas Eurípedes Barsanulfo (São Desidério), deputado Antonio Henrique Jr (PP), e Caminho da Luz (Salvador), deputada Fabíola Mansur (PSB); Associação Comunitária dos Moradores do Povoado dos Cochos (Queimadas) e Associação Comercial e Industrial (Seabra), deputado Marcinho Oliveira (União); Filarmônica Lyra Popular (Mucugê), Instituto Social e Cultural Ativa Vale (Salvador) e Federação Baiana de Karatê Interestilos (Salvador), deputada Olívia Santana (PCdoB); Associação do Grupo de Artesãos do Povoado de Almas (Conceição do Coité), deputado Luciano Araújo (Solidariedade); Associação Integrada Tocando a Vida com Amor (Santo Antônio de Jesus) e Associação Desportiva Cultural Vila Verde (Anguera), deputado Robinson Almeida (PT).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No último sábado (07), o Chá Beneficente da Amizade foi promovido no Clube Social de Brumado (CSB) pela Casa da Amizade com o objetivo de arrecadar fundos para aquisição de cadeiras de rodas e de banho.
Ao site Achei Sudoeste, a secretária Osmarlene Moura destacou que o evento é realizado todos os anos, em meados de novembro. “É um evento que reúne as mulheres da sociedade em um chá beneficente com o principal intuito de ampliar o nosso banco de cadeiras de rodas e de banho”, afirmou.
Hoje, a unidade possui mais de 100 unidades desses equipamentos, os quais são emprestados para pessoas que necessitam de sua utilização devido a dificuldades de locomoção ou imobilização em decorrência de acidente.
Moura explicou que as cadeiras são emprestadas por tempo indeterminado em uma corrente de solidariedade, amor e amizade. “Gostamos de acolher, servir e doar para as pessoas que mais necessitam”, completou.
Durante o chá beneficente, houve sorteio de brindes, desfile de modas, estandes e muitas atividades integrativas.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Muritiba A prefeitura de Muritiba, na região do Recôncavo da Bahia, emitiu um comunicado em que orienta os moradores a ficarem em casa após tiroteios serem registrados nesta terça-feira (11). Atividades nas unidades básicas de saúde e aulas nas escolas municipais foram suspensas, assim como atividades em repartições públicas. Moradores enfrentam momentos de tensão desde a madrugada.
Em nota divulgada no início desta tarde, a Prefeitura de Muritiba informa que a "situação está sob controle e que a Polícia Militar segue atuando para garantir a segurança de todos". Mesmo assim, a gestão municipal orienta que a população permaneça em casa. A prefeitura ainda determinou a suspensão de aulas e serviços. As informações são do Correio 24h.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta segunda-feira (10), por volta de 14h20, policiais da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-430, nas proximidades do Povoado Barreiro da Catinga, em Riacho de Santana.
No local, foi constatado o tombamento de uma carreta Scania, placa QTX-2A75, acoplada a um semirreboque de placa GGG-3H72, que transportava uma carga de pisos cerâmicos.
O condutor, um homem de 33 anos, sofreu escoriações nos membros superiores e foi socorrido pela equipe do Samu 192 para atendimento médico.
A via foi parcialmente interditada até a retirada do veículo e da carga e a ocorrência foi registrada em Relatório de Acidente de Trânsito (RAT).
Foto: Divulgação/PF Um homem foi preso, na manhã desta terça-feira (11), suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantil, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.
A "Operação M3dlin" foi deflagrada pela Polícia Federal para cumprir mandado judicial de busca domiciliar e apreensão de dispositivos cibernéticos.
Durante a investigação policial, o suspeito foi identificado como responsável pelo compartilhamento de materiais ilícitos pela internet. O investigado foi preso em flagrante por armazenar conteúdo contendo abuso sexual infantojuvenil.
Os dispositivos cibernéticos apreendidos serão periciados com o objetivo de identificar outros suspeitos e impedir a propagação do material. O mandado foi expedido pela Justiça Federal em Feira de Santana.
A Polícia Federal alerta os pais e os responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de abusos sexuais.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No domingo (09), 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, agiu rapidamente para atender a uma denúncia grave de violência doméstica.
Uma guarnição do 24º BPM foi acionada após relatos de que um homem estaria ameaçando sua companheira e filhos.
O suspeito estaria de posse de um facão e um machado. Os policiais deslocaram-se para o Bairro Alto México, onde mantiveram contato com as supostas vítimas, que confirmaram o teor da denúncia.
O autor da violação penal negou as acusações. Porém, diante das circunstâncias e da confirmação das vítimas, o suspeito e a sua companheira foram conduzidos à sede da 20ª Coorpin para garantir que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Na segunda-feira (10), outra ocorrência de violência doméstica mobilizou o 24º BPM até o Bairro Brisas, em Brumado, onde um homem com mandado de prisão em aberto foi detido.
No local, a PM constatou que o agressor já havia fugido. No entanto, a vítima relatou ter sido agredida fisicamente na residência, na presença de dois menores.
Em diligências subsequentes, o autor foi localizado pela guarnição em um bairro próximo. Ao ser apresentado na delegacia, ele negou as acusações, alegando ter sido agredido pela ex-esposa.
O mesmo, inclusive, apresentou ferimentos visíveis para sustentar sua versão. Durante a verificação de rotina, foi constatado que o indivíduo possuía um mandado de prisão em aberto.
Diante do crime de violência doméstica e da situação do mandado, ele permaneceu detido à disposição da Justiça para que as medidas legais sejam adotadas.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante patrulhamento na Estrada Pé do Morro, na zona rural de Macaúbas, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) visualizou um indivíduo deixando uma sacola na base de uma cerca.
Ao perceber a presença policial, o suspeito montou em um cavalo e tentou fugir, adentrando por uma cancela aberta. Ele foi alcançado logo em seguida pela equipe.
Na abordagem, após verificação do conteúdo da sacola, foi constatada a presença de substância análoga à cocaína.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, sendo o mesmo conduzido e apresentado à Delegacia Territorial de Macaúbas, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Divulgação Filha da professora Bárbara Vasconcelos e do médico Moacir Magalhães, natural de Brumado, Camila Vasconcelos é Juíza Titular da Vara do Júri e de Execuções Penais de Barreiras, na região oeste da Bahia.
Sobrinha do renomado jurista baiano Maurício Vasconcelos, Camila talvez tenha se inspirado no tio para fazer a sua escolha profissional.
Com apenas 31 anos, ela carrega a responsabilidade e autoridade do cargo, tendo o dever de julgar com justiça e igualdade.
No exercício da função, tem demonstrado competência, conhecimento, experiência e seriedade.
Ao jornal A tarde, externou que, nas sessões de Tribunal do Júri que preside, vê a atuação quase teatral da acusação e da defesa. “Os olhos do réu apontando ao chão e a família da vítima clamando por justiça. Sentar-se à frente de um Conselho de Sentença é, talvez, uma das experiências mais complexas e desafiadoras da magistratura. No Tribunal do Júri, o Direito se encontra com o drama humano em sua forma mais crua. É ali que a toga pesa, não apenas pelo simbolismo da autoridade, mas pelo peso das decisões que podem mudar destinos”, afirmou.
Ao longo dos anos em que atuou e continua atuando no Júri, aprendeu que cada processo é mais do que um número no sistema: é uma história de dor, perda e escolhas - muitas vezes trágicas. “Por trás de cada réu, há um contexto social; por trás de cada vítima, há um círculo de amor interrompido. E entre ambos, há uma sociedade que busca justiça, mas que também precisa compreender seus próprios limites e responsabilidades”, apontou.
Para Vasconcelos, a imparcialidade é o alicerce da função jurisdicional, mas no Júri ela exige um exercício constante de humanidade e autocontrole.
O juiz togado deve zelar pelo devido processo legal, pela legalidade dos atos e pela serenidade dos debates, mas sem se afastar da dimensão humana que dá sentido ao próprio Direito. “Ser juíza do Tribunal do Júri é, todos os dias, confrontar-se com o limite entre o certo e o possível, entre a frieza da norma e o calor da vida real. É aprender que justiça não é vingança, e que a essência do perdão, embora não conste em nenhuma sentença, pode ser o passo mais difícil e mais libertador para todos, permitindo a reconstrução”, declarou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta segunda-feira (10), por volta de 16h, uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava patrulhamento tático no Bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, quando flagrou um adolescente em posse de porções de substância análoga à maconha prontas para comercialização.
Durante a abordagem, os policiais também encontraram com o menor uma balança de precisão, dinheiro em espécie e um simulacro de arma de fogo, utilizado para intimidar moradores da região.
O menor e todo material apreendido foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na cidade de Presidente Jânio Quadros, os professores estão mobilizados em cobrança dos precatórios da educação.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marcos Neri, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação, relatou que, no início do mês de maio, o Município divulgou uma portaria informando sobre os profissionais contemplados com a primeira parcela dos precatórios.
Vencidos os trinta dias para os contemplados apresentarem os documentos necessários, Neri disse que o prazo foi prorrogado por mais 15 dias.
Ao final do período total, diversos transtornos foram impostos aos servidores, sem que o benefício fosse pago. “Publicavam portaria, adiavam 15 dias e colocavam outra portaria, assim vai. O prazo foi prorrogado umas três vezes”, detalhou.
Em meados de setembro, a segunda lista foi publicada com a relação de novos contemplados. Neri apontou que os profissionais estão ansiosos e insatisfeitos com o impasse. “Já vai fazer dois meses que estamos nessa angústia. Todos os professores estão ansiosos e angustiados. A gestão não tem transparência com o sindicato, as dúvidas pairam no ar”, criticou.
Até o momento, a terceira lista não foi publicada e os precatórios não foram pagos, conforme diz a lei.
O clima é de completa insatisfação entre os servidores. “Por que a gestão segura isso até agora? Não dá pra compreender”, questionou o sindicalista.
Caso o impasse não seja solucionado, o sindicato pensa na possibilidade de acionar o Ministério Público Federal (MPF) e realizar uma paralisação.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em cerimônia realizada na cidade de Caetité, o Governo da Bahia assumiu a gerência da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Presente na solenidade, o prefeito da cidade de Palmas de Monte, Marcos Túlio Laranjeira (PSD), destacou que toda região ansiava pela mudança de gestão da entidade para o Governo do Estado, com a finalidade de melhorar o serviço e os atendimentos no local.
Considerando a importância da Unacon para a população regional, Laranjeira avaliou a decisão como bastante acertada. “O Governo do Estado acertou de uma forma muito condizente em estar fazendo a gestão da unidade. Tenho esperança que agora essa nova gestão vai melhorar demais a vida das pessoas”, declarou.
Ele acredita que a região dará um salto significativo na saúde no sentido de proporcionar um acompanhamento e atendimento oncológico dignos a tantos pacientes que necessitam.
Na solenidade, a secretária estadual de saúde garantiu que a Unacon irá dispor de diversas especialidades para assegurar o melhor tratamento possível. “Para nós é um avanço imenso”, comemorou o prefeito.
Laranjeiras disse que o Estado aguarda apenas que a prefeitura faça a cessão do hospital, através da Câmara de Vereadores, para que, a partir do dia 20 de dezembro, a unidade passe a funcionar sob a gestão estadual. Mais de R$ 20 milhões serão investidos na Unacon, que atende 27 cidades.
Foto: Leonardo Almeida/Bahia Notícias A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), voltou a comandar uma sessão plenária da Casa nesta terça-feira (11) após uma semana afastada das atividades. A parlamentar retomou a liderança ao receber alta depois do tratamento contra uma colite, a qual a deixou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Salvador.
Ivana também recebeu uma homenagem dos servidores nesta terça pela manhã, na entrada do Salão Maior, após retornar à Casa.
No último sábado (8), ao receber alta hospitalar, a deputada agradeceu o apoio recebido. “Agradeço a cada palavra de carinho, a cada oração e a cada demonstração de cuidado. Essas manifestações de afeto me fortaleceram e iluminaram meu caminho de recuperação, renovando em mim a fé e a gratidão”, afirmou. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta segunda-feira (10), por volta de 14h50, policiais da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados para averiguar uma ocorrência de feminicídio na Rua B, dentro do Conjunto Habitacional Alfredo Magalhães, no município de Sítio do Mato, na região oeste da Bahia.
Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ao chegarem no local, os policiais mantiveram contato com a solicitante, que relatou estar em casa com a amiga Marcela Marques da Silva, de 17 anos, quando o namorado da jovem chegou pedindo para conversar.
Pouco tempo depois, a testemunha ouviu um disparo de arma de fogo e, ao retornar ao quarto, encontrou Marcela caída sobre a cama, já sem sinais vitais, com um ferimento na região da nuca. O suspeito fugiu logo após o crime.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Marcela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.
Umm boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Sítio do Mato. A Polícia Civil investiga o caso.
Foto: Reprodução/TV São Francisco Dois homens foram encontrados mortos com marcas de tiros na zona rural da cidade de Cansanção, no norte da Bahia, no domingo (8). Segundo o G1, as vítimas foram encontradas em uma estrada de chão do Povoado de Riacho das Pedras.
Os dois homens foram identificados como Charles José Oliveira Soares, de 23 anos, e Wellington Souza de Santana, de 27 anos. Os dois eram naturais da cidade de Quijingue, no nordeste do estado, que fica próxima ao local onde ambos foram encontrados. Segundo informações da TV São Francisco, os dois foram encontrados ao lado de uma motocicleta. A relação do veículo com o caso ainda é investigada.
Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. O corpo de Wellington de Santana foi liberado, mas o de Charles Soares ainda passa por exame de necropsia. A PC realiza investigações para identificar os autores do crime e a motivação para o crime.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminharam à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propostas voltadas ao fortalecimento da estrutura do sistema de Justiça no interior do estado.
As iniciativas têm como objetivo adequar o funcionamento das comarcas e promotorias ao crescimento populacional, ao aumento do número de processos e à necessidade de maior eficiência no atendimento à população.
Em sintonia com o Judiciário, o MP-BA enviou à Assembleia um projeto de readequação de sua estrutura administrativa.
No ofício assinado em 3 de novembro, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia Souza Marques propôs a criação de uma quinta Promotoria de Justiça em Brumado, diante do aumento da demanda local provocado pela instalação do Conjunto Penal e pela criação de uma segunda vara criminal no município.
A nova unidade será criada sem gerar novas despesas, a partir da transformação da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, que atualmente funciona em Jequié.
Segundo o Ministério Público, a realocação permitirá reforçar o atendimento em Brumado sem prejudicar as ações ambientais na região do Médio Rio de Contas.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (10), em Vitória da Conquista, acusado de tráfico de drogas.
Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário e cumprido por equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).
O suspeito já possuía passagens pela polícia, com registros de crimes praticados na cidade de Jequié, e teria se mudado para continuar na atividade ilícita.
A equipe localizou o homem em Vitória da Conquista após trabalho de investigação que monitorou sua movimentação nos últimos dias.
Durante a abordagem, ele portava uma pequena bolsa contendo três papelotes de uma substância análoga à cocaína.
Questionado sobre a origem e a existência de mais entorpecentes, indicou a presença de drogas em seu apartamento.
No local, os investigadores encontraram mais 122 papelotes da mesma substância, prontos para comercialização.
Também foram apreendidos embalagens plásticas, selos autocolantes, comprimidos de “arrebite”, uma balança de precisão de pequeno porte, uma porção de erva análoga à maconha e um aparelho celular.
Diante dos fatos, o homem também recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido e apresentado ao Plantão Central da Coordenadoria para a adoção das medidas cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta segunda-feira (10), por volta de 11h30, durante rondas ostensivas no Bairro Pimentas, em Tanque Novo, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistou um indivíduo em um veículo Megane em atitude suspeita.
Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, na abordagem, o homem relatou ter antecedentes criminais e informou que se encontrava na cidade após sofrer uma suposta tentativa de homicídio em Goiás.
Após consulta aos seus dados pessoais, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça de Goiânia (GO), por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.
Diante da confirmação, ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Tanque Novo para adoção das medidas cabíveis.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram e erradicaram aproximadamente 23 mil pés de maconha na localidade conhecida como Missão Velho, zona rural do município de Curaçá.
As roças foram localizadas em suas ilhas da região. Os dois plantios totalizavam cerca de 23 mil pés da erva, sendo todos os pés incinerados no local e uma amostra recolhida para a apresentação na delegacia local, onde a ocorrência foi registrada. Nenhum suspeito foi localizado durante a operação.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas áreas rurais do estado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Malhada de Pedras registrou chuvas moderadas no final de semana. O volume de precipitação chegou a cerca de 100 mm em algumas localidades rurais.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Lucas Ataíde, coordenador da Defesa Civil Municipal, destacou que o órgão foi acionado apenas para ocorrências de baixa complexidade, como a sinalização de uma estrada danificada e a queda de uma árvore. “Tudo isso em pontos bem esporádicos e sem gravidade ou danos a pessoas ou edificações”, afirmou.
Como a previsão meteorológica aponta alerta laranja de chuvas fortes para a região, Ataíde assegurou que a Defesa Civil Municipal está monitorando a situação de perto.
O órgão orienta que, em caso de temporais, a população se mantenha abrigada devido a ocorrência de rajadas de vento e descargas elétricas. “Redobrem o cuidado e, nesses momentos, procurem abrigo”, finalizou.
Foto: Pexels Um homem foi assaltado e teve R$ 16,2 mil roubados enquanto seguia para uma agência bancária nesta segunda-feira (10), em Conceição do Coité. O crime aconteceu por volta das 9h30, próximo a um posto de combustível, no bairro Terra Nova.
De acordo com informações da Polícia Civil (PC), a vítima saiu do povoado de Santa Rosa e seguia para o banco, onde realizaria um depósito, quando decidiu parar em um ferro-velho a fim de procurar uma peça para o carro. Nesse momento, dois suspeitos surgiram a pé, se aproximaram e anunciaram o assalto. Um deles estava armado.
Ainda segundo a PC, os suspeitos obrigaram a vítima a ir até uma área deserta utilizando o próprio veículo e fugiram em seguida, levando todo o dinheiro.
A Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité investiga o caso. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas, e diligências seguem em andamento para identificar e localizar os suspeitos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última quinta-feira (06), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas para averiguar a denúncia de manutenção de animais silvestres em cativeiro e possível prática de caça ilegal na zona rural da cidade.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante ação conjunta de fiscalização, foram encontradas aves da fauna silvestre mantidas em gaiolas, entre as quais as espécies Trinca-Ferro e Papa-Capim, além de armadilhas de captura (alçapões).
Um indivíduo foi avistado tentando ocultar uma arma de fogo nos fundos da residência. A abordagem policial resultou na apreensão de uma espingarda tipo cartucheira.
O suspeito informou possuir outras armas e munições no interior do imóvel, entregando-as voluntariamente.
Foram apreendidas armas de fogo artesanais e cartucheiras, cartuchos intactos, espoletas, materiais semelhantes a pólvora e chumbo e gaiolas e armadilhas utilizadas para captura de aves.
O material foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas para adoção das medidas cabíveis.
As aves foram identificadas e devolvidas à natureza sob responsabilidade dos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.