Foto: Divulgação/Polícia Militar Quatro homens morreram após um confronto com policiais militares na tarde de domingo (25), em Barra do Pojuca, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Nenhum policial ficou ferido.
Segundo informações da Polícia Civil, entre os mortos estão Felipe Santana Duarte, de 19 anos, Lucas Lucas Santos Barbosa, de 27, e David Carvalho Araújo, de 44. O quarto suspeito estava sem documentos de identificação.
De acordo com a polícia, os policiais faziam rondas pela localidade do Poço, quando encontrou um grupo armado e houve a troca de tiros. Os suspeitos foram socorridos levados para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiram aos ferimentos.
O crime foi registrado na 4ª Delegacia de Homicídios (DH) de Camaçari. Uma pistola e drogas foram apreendidas.
Foto: Reprodução/Instagram A brumadense Mavi Nunes conquistou uma vaga entre as 12 finalistas do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2026.
Nunes foi classificada durante a primeira fase da competição, realizada no domingo (25), no Mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha, em Salvador. O evento reuniu um grande público.
Entusiasmada, Mavi celebrou o apoio recebido e destacou a importância da torcida ao longo do processo. “Gratidão imensa pela torcida de cada um. Em breve abre a votação popular e conto com o voto de vocês! Feliz demais!”, declarou.
Ao todo, 27 participantes disputaram a primeira etapa do concurso. Nove jurados, compostos por profissionais das áreas artísticas e da comunicação, avaliaram as candidatas.
Critérios como desenvoltura, simpatia, comunicação e representatividade cultural foram analisados pelo corpo de jurado.
A próxima fase da competição será definida por meio de votação popular on-line, que acontece desta segunda-feira (26) até o dia 2 de fevereiro, às 18h, por meio do site oficial do concurso.
Foto: Freepik Uma família de Feira de Santana, portal do sertão, foi condenada pela Justiça do Trabalho ao pagamento de R$ 1.450.699,59 a uma trabalhadora doméstica que prestou serviços por 42 anos em condições consideradas análogas à escravidão. A decisão é da 5ª Vara do Trabalho do município.
A empregada, uma mulher negra que atualmente tem 59 anos, iniciou o serviço em março de 1982, aos 16 anos. Segundo o processo, ela trabalhou em período integral, sem salário, folgas ou férias registradas, e morava em um cômodo precário nos fundos da residência. A sentença descreveu a situação como uma “senzala contemporânea”.
Em sua defesa, a família alegou que a mulher “nunca foi empregada” e que foi “acolhida como 'membro da família'”, realizando atividades domésticas de forma voluntária.
Contudo, a perícia grafotécnica confirmou a autenticidade da assinatura da patroa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) da trabalhadora, assinada em 2004. Os recolhimentos previdenciários foram realizados até novembro de 2009.
O juiz Diego Alirio Sabino, autor da sentença, destacou que a anotação na CTPS e as contribuições previdenciárias “desnudaram a fantasiosa alegação de que ela teria sido acolhida como 'membro da família'”. O magistrado ressaltou que testemunhas confirmaram a condição de empregada e que ela recebia “pequenos auxílios financeiros com o objetivo de dissimular a relação de emprego”.
A condenação, que ainda está sujeita a recurso, inclui o pagamento de salários de todo o período, férias, FGTS e uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil. A sentença também determinou a anotação da admissão na CTPS com data retroativa a 1º de março de 1982.
O magistrado observou em sua decisão que a trabalhadora, que não concluiu os estudos, permaneceu na casa em uma condição que remonta a expressões históricas de dependência. “Ela tornou-se assim uma jovem negra 'agregada' e 'vivendo de favor' na casa”, primeiro em Santo Antônio de Jesus, depois em Feira de Santana, condição mantida por mais de quatro décadas. A sentença foi publicada em janeiro de 2026.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite deste domingo (25), por volta de 18h, uma guarnição da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio na região de Malhada de Areia, na zona rural de Oliveira dos Brejinhos, na região oeste a Bahia.
No local, segundo informou a 28ª CIPM ao site Achei Sudoeste, um homem foi encontrado ferido por disparos de arma de fogo, sendo imediatamente socorrido por uma equipe do Samu 192.
Durante diligências, a guarnição realizou buscas em um imóvel indicado, onde possivelmente o autor poderia estar.
Nele, apreendeu duas armas de fogo de fabricação caseira, além de materiais utilizados para recarga. No entanto, o autor não foi encontrado.
Os materiais apreendidos serão apresentados na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem por ameaça e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Felícia, em Vitória da Conquista, na madrugada desta segunda-feira (26).
A ação ocorreu após acionamento do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar denúncia de ameaças e disparos de arma de fogo.
Durante diligências, a guarnição localizou uma pistola calibre 9 mm, com munição na câmara, no interior de um veículo, além de dois cartuchos deflagrados nas proximidades do local da ocorrência.
O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Por volta de 12h50 deste domingo (25), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deslocou-se à Rua Zilda Malheiros, no centro da cidade de Iuiu, após a informação de um incêndio em um supermercado.
No local, foi constatado que o fogo teria se iniciado em um aparelho de ar-condicionado no andar superior do estabelecimento. As chamas foram controladas e debeladas por populares, sem registro de feridos.
O solicitante foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Iuiu para adoção das medidas cabíveis.
Já por volta de 21h, a PM foi acionada para averiguar uma ocorrência de desinteligência familiar na Rua Ubiano Amaral, no Bairro São Sebastião, em Guanambi.
No local, a vítima, uma jovem de 20 anos, relatou que seu irmão, de 34 anos, sob efeito de entorpecentes, adentrou à residência, passou a ameaçá-la com uma faca, danificando diversos objetos do imóvel.
Diante da manifestação de vontade da vítima em representar, os envolvidos e a arma branca foram conduzidos à autoridade competente para as medidas cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu na madrugada de sábado (24) uma ocorrência de desentendimento entre casal no Bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia.
A guarnição foi acionada para averiguar uma situação inicialmente relacionada à Lei Maria da Penha.
No local, a solicitante relatou que houve apenas um desentendimento verbal, motivado por ciúmes, sem registro de agressão física.
Visando preservar a integridade das partes e evitar o agravamento da situação, a equipe policial prestou o devido apoio, conduzindo a solicitante até a residência de um familiar.
A ocorrência foi acompanhada e orientada pela guarnição, não havendo necessidade de adoção de outras medidas legais naquele momento.
Já na tarde do sábado, a 38ª CIPM atendeu uma ocorrência de desentendimento familiar no Bairro João Paulo II. Por volta de 17h50, a guarnição averiguou uma possível briga de casal na Rua São José.
No local, os policiais constataram que a situação envolvia um desentendimento entre ex-companheiros. Segundo informações apuradas, a solicitante teria adentrado na residência do ex-companheiro com a intenção de retirar seus filhos, momento em que houve o conflito.
A guarnição interveio de forma imediata, conseguindo acalmar os ânimos e restabelecer a ordem, evitando a escalada da situação. O caso foi resolvido no local, não havendo necessidade de condução das partes.
O morador informou ter sofrido danos materiais, optando por buscar as providências legais cabíveis posteriormente junto à Polícia Civil.
No mesmo dia, a PM também atendou outra ocorrência de violência doméstica, desta vez no Bairro Maravilha II. Por volta de 09h30, a guarnição foi acionada para averiguar uma denúncia de agressão na Rua Joana Angélica.
No local, os policiais constataram a veracidade da informação, identificando como autor um homem de 43 anos e como vítimas uma mulher de 47 anos e sua filha, de 24 anos. Ambas teriam sido agredidas fisicamente em via pública.
Diante dos fatos e da materialidade apresentada, o autor e as vítimas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante os quatro dias de realização do 12º Carnaval da Diversidade e 38ª Lavagem da Esquina do Padre, em Caetité, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) empregou 169 policiais militares.
Com o reforço do policiamento e a adoção de estratégias preventivas, a segurança dos foliões e da comunidade foi garantida.
No primeiro dia foram empregados 37 policiais militares, seguidos de 46 no segundo dia, 55 no terceiro e, fechando o evento, 31 policiais militares, distribuídos entre as diversas modalidades de policiamento, tanto dentro do circuito da festa quanto no entorno da cidade. Na segunda e terceira noite foram registrados furtos de aparelhos celulares.
Não foram registradas brigas e agressões no circuito da festa, fato diretamente relacionado à presença efetiva, ostensiva e preventiva da Polícia Militar, que atuou de forma estratégica e integrada, assegurando um ambiente ordeiro e tranquilo para todos os participantes.
A 94ª CIPM reafirma seu compromisso com a preservação da ordem pública, a proteção da vida e do patrimônio, bem como com a atuação permanente, profissional e responsável em prol da segurança da sociedade, mantendo-se firme no propósito de servir e proteger a população baiana.
Foto: Reprodução/Correio 24h A morte do cantor de pagode Leandro Pereira Afonso de Souza, conhecido como Leozinho, causou forte comoção entre amigos, familiares e fãs.
O músico foi baleado durante um assalto na noite de sexta-feira (23), no bairro do Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e não resistiu aos ferimentos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leozinho chegou a passar por cirurgia no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, para onde foi levado após ser socorrido por moradores.
Apesar dos esforços da equipe médica, ele morreu na unidade. O cantor deixa a esposa e dois filhos, de 17 e 5 anos.
De acordo com relatos de testemunhas, o cantor havia acabado de descer de um carro de aplicativo, acompanhado de uma mulher, na Rua Basílio de Brito, quando foi abordado por criminosos.
Conforme publicou o Correio 24h, ele teria reagido ao assalto e acabou atingido por três disparos - dois na perna e um na axila. Após os tiros, os suspeitos fugiram.
A Polícia Civil informou que os autores do crime seriam dois homens que, momentos antes, haviam roubado uma motocicleta e passaram a cometer assaltos contra pedestres na região.
A Polícia Militar, por meio do 3º BPM (Méier), confirmou que foi acionada para uma ocorrência de roubo no local, mas, ao chegar, a vítima já havia sido levada ao hospital.
O caso foi registrado inicialmente na 23ª DP (Méier) e encaminhado à Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que ficará responsável pela investigação.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O município de Guanambi está se preparando para realização do 3º Festival de Terno de Reis, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, a partir de 16h.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o vereador Cláudio Fiuza (PSDB), coordenador do encontro, detalhou que, logo após as apresentações dos grupos de reisados, o cantor Edigar Mão Branca fará um show especial para o público presente. O cantor Dio do Acordeon também estará na programação oficial do festival.
Ao todo, 24 grupos de Ternos de Reis, compostos entre 6 e 8 componentes, se apresentarão no Bairro Alto Caiçara. Cada um terá direito a 15 minutos de apresentação.
Neste ano, segundo Fiuza, os grupos locais tiveram prioridade na participação do encontro. “São apresentações diferentes em que até o batido é distinto. São grupos diversos. Nas nossas apresentações, temos diversas folias de viola, de violão, sanfona, violino, gaita...”, relatou.
O tradicional evento cultural tem grande apelo popular na cidade e promete ser coroado de êxito em mais uma edição.
Toda população local e regional está convidada para prestigiar um dos maiores festivais de reisado da Bahia.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista cumpriram, na sexta-feira (23), um mandado de busca e apreensão domiciliar na residência de um líder religioso investigado pelo crime de violação sexual mediante fraude, naquele município.
Conforme registro do boletim de ocorrência, o suspeito se utilizava da condição de líder religioso para cooptar mulheres frequentadoras da igreja, por intermédio das redes sociais, com a finalidade de praticar os abusos. O investigado já havia sido indiciado pela mesma prática criminosa no ano de 2023.
Durante a ação policial, o celular do suspeito foi apreendido e encaminhado para perícia. As informações extraídas do aparelho vão auxiliar no aprofundamento do caso, cuja investigação segue sendo conduzida pela Deam de Vitória da Conquista.
Foto: Filipe Conceição/Polícia Civil Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o delegado coordenador da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin), Roberto Júnior, apresentou o cronograma de atuação da Polícia Civil nas cidades onde haverá circuito de carnaval no interior da Bahia.
Júnior detalhou que, nos municípios com maior movimento de foliões, a Polícia Civil estará presente em escala extra. Todo efetivo estará mobilizado em prol das festividades.
Além disso, os Grupos de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sudoeste) de cada Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) estarão de prontidão como suporte à segurança pública. “Na Dirpin, nós teremos uma equipe à disposição de todo sudoeste”, apontou.
O delegado afirmou ainda que a estrutura está totalmente montada para garantir a ordem e a segurança dos foliões durante as festas de carnaval no interior do estado.
Foto: Eduardo Viana/Gol Morreu no sábado (24), em São Paulo, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Ele tinha 57 anos e estava internado em um hospital da capital paulista, onde tratava um câncer diagnosticado há alguns anos.
Constantino Júnior foi um dos fundadores da Gol em 2001 e esteve à frente da companhia como diretor-presidente até 2012. A partir desse ano, passou a atuar exclusivamente no conselho de administração, do qual era presidente. Sob sua liderança, a empresa consolidou o modelo de baixo custo no Brasil e em 2007 comprou a Varig.
Antes de criar a Gol, o empresário atuou entre 1994 e 2000 como diretor da Comporte Participações, grupo de transporte terrestre de passageiros fundado por seu pai, Nenê Constantino. Ele também era irmão do empresário Henrique Constantino.
Além da atuação na Gol, Constantino Júnior era membro do conselho de administração e um dos fundadores do Grupo Abra, holding do setor aéreo que controla a Gol e a Avianca, companhia colombiana de aviação.
Apaixonado por aviação e automobilismo, Constantino também teve carreira como piloto de corridas. Participou da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, na qual foi vice-campeão em 2008 e campeão em 2011.
Em nota, a Gol lamentou a morte do fundador e destacou seu legado. “Neste dia de enorme tristeza, a companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”, afirmou a empresa.
Segundo o comunicado, “sua liderança, visão estratégica e jeito simples e humano deixaram marcas profundas na cultura da Gol, cujos princípios seguem transformando a aviação no Brasil”.
Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste Em Macaúbas, uma mobilização foi marcada pela defesa do saneamento básico, com ênfase no esgotamento sanitário. Cartazes “lambe lambe” (pôster artístico) foram colados nos postes e muros da cidade na última sexta-feira (23).
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o ativista e agroecologista Joe Califi disse que o movimento “Todos pelo saneamento básico” adotou a estratégia de conscientizar a população com o método “lambe lambe”.
Esses cartazes divulgam mensagens importantes e impactantes sobre a importância do esgotamento sanitário.
Segundo Califi, o objetivo é provocar a sociedade civil e despertar a atenção das pessoas para a causa. “É um chamamento, uma cutucada porque, às vezes, as pessoas nem se dão conta de que o esgoto produzido por elas em casa está indo para o Rio Coité. Hoje, é esgoto que corre nesse rio”, destacou.
As perguntas estampadas nos cartazes são provocativas e buscam fazer as pessoas se questionarem diante de uma situação tão problemática.
Segundo o ativista, cerca de 300 cartazes foram afixados em pontos estratégicos da cidade, como o Terminal Rodoviário, a Feira Livre e a Praça da Matriz, onde circulam grande número de pessoas.
Foto: Reprodução/G1 Um adolescente de 16 anos foi internado em estado grave após ser agredido por um piloto da Fórmula Delta. Os dois jovens discutiram por causa de um chiclete, na cidade de Vicente Pires, no Distrito Federal. O caso foi registrado na sexta-feira (23).
O jovem sofreu traumatismo craniano grave e precisou ser submetido a um procedimento de intubação no Hospital Brasília. Segundo informações do G1, a vítima corre risco de vida.
A confusão entre os dois teve início, de acordo com relatos de testemunhas, após o agressor ter jogado um chiclete em um amigo da vítima. O adolescente teria respondido que não deixaria a situação passar caso tivesse ocorrido com ele, o que irritou o suspeito.
A briga física chegou a ser gravada por uma pessoa que não teve a identidade divulgada, mas que poderá responder por omissão de socorro.
O suspeito de agredir o adolescente é o piloto Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos. Ele foi preso em flagrante e pode responder por tentativa de homicídio e lesão corporal gravíssima.
Em nota, a defesa do suspeito afirmou que se solidariza com a família da vítima, classificou a briga como um “desentendimento banal” e alegou que o suspeito não teve intenção de levar o adolescente a ser hospitalizado.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou, na sexta-feira (23), a suspensão do Pregão Eletrônico nº 001/2026, destinado à contratação de um sistema estruturado de ensino para a rede municipal em Licínio de Almeida.
Na decisão cautelar, o conselheiro relator Nelson Pellegrino acolheu a denúncia apresentada pelo cidadão Dennison Guimarães dos Santos.
O certame, previsto para ocorrer nesta terça-feira (27), visava o registro de preços para fornecimento de materiais didáticos impressos, recursos digitais e serviços educacionais. Na análise, o relator apontou indícios de irregularidades no edital, as quais poderiam comprometer a competitividade do processo licitatório e ferir princípios da administração pública, como a legalidade, a isonomia e o julgamento objetivo.
O risco de dano e a probabilidade do direito caracterizaram requisitos necessários para concessão da medida cautelar.
Apesar da suspensão, o TCM autorizou a Prefeitura de Licínio de Almeida a promover a retificação do edital, desde que as cláusulas questionadas sejam devidamente justificadas.
A secretária municipal de educação, Karla Mychely Teles de Miranda Santana, e o agente de contratação, Éden Rodrigues Baleeiro, foram notificados para apresentação de defesa no prazo de 20 dias.
Foto: Isaque Pascoal/Sesab A Bahia avançou no fortalecimento da atenção oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS) com a implementação do Componente da Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco). A iniciativa reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a qualificação da gestão e com a garantia do cuidado integral às pessoas com câncer.
Instituído pela Portaria GM/MS nº 8.477, o AF-Onco aprimorou a organização do acesso a medicamentos oncológicos no país ao qualificar os processos de aquisição, distribuição e dispensação de fármacos, incluindo medicamentos orais e terapias inovadoras. O componente consolidou a Assistência Farmacêutica como eixo estratégico da política oncológica, ao estabelecer diretrizes claras para o financiamento e a aquisição de medicamentos, com responsabilidades compartilhadas entre União, estados e municípios, especialmente no que se refere aos medicamentos de alto custo.
Entre os avanços promovidos pelo AF-Onco destacou-se a integração dos medicamentos oncológicos à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), reforçando a padronização da oferta no SUS e ampliando a equidade no acesso às terapias em todo o território nacional. O modelo previu três modalidades de aquisição: compra centralizada pelo Ministério da Saúde; negociação nacional coordenada pela União, com execução pelos estados; e aquisição descentralizada, sob responsabilidade de estados e municípios, para medicamentos de menor complexidade.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) participou do II Workshop Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica em Oncologia no SUS, que reuniu gestores estaduais, técnicos, especialistas e representantes de instituições estratégicas. Ao longo dos dois dias de programação, foram debatidos aspectos relacionados à articulação interfederativa, à integração entre áreas técnicas das secretarias estaduais de saúde e ao fortalecimento da governança da Assistência Farmacêutica em Oncologia.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O delegado coordenador da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin), Roberto Júnior, falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre os investimentos do Governo do Estado para o sudoeste baiano em 2026.
Ele assegurou que a unidade tem sido agraciada com viaturas e armamentos e se estruturado com ferramentas de inteligência que antes só existiam na capital.
Hoje, todas as Coordenadorias de Polícia da região contam com núcleos de interceptação de dados. “Eu acredito e nós trabalhamos com planejamento para que em 2026 a gente consiga alcançar uma redução maior ainda nos números da criminalidade”, destacou.
Segundo o diretor, em média, mais de 80% das mortes violentas no estado da Bahia são provocadas pelo tráfico de drogas, que também está associado aos crimes de lavagem de dinheiro e de comércio de armas.
Consciente dessa realidade, o delegado apontou que é preciso entender o fenômeno da violência dentro dos próprios lares. “A gente precisa orientar nossas crianças, nossos jovens, nossos adolescentes. Eles necessitam de uma formação religiosa, seja ela qual for. Tem que ter as famílias estruturadas. Esse é o primeiro passo para acabarmos realmente com os índices de violência”, opinou.
Aliado a esse entendimento, Júnior avaliou que a polícia precisa agir com rigor. Para isso, o governo tem investido no aparelhamento das coordenadorias.
No início do ano, cada unidade da Polícia Civil na Bahia recebeu um drone, uma delegacia móvel e viaturas descaracterizadas. Também está prevista a realização de um novo concurso público para a área a fim de reforçar o efetivo policial civil no estado. “Os investimentos não param”, garantiu.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O vice-presidente nacional do União Brasil e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, voltou a criticar o senador Jaques Wagner (PT) após o petista mencionar, em entrevista recente, uma suposta pesquisa eleitoral que colocaria o governador Jerônimo Rodrigues (PT) à frente na disputa estadual. As declarações motivaram uma ação do União Brasil contra Wagner por possível divulgação de pesquisa eleitoral falsa.
Segundo ACM Neto, o senador teria citado números de um levantamento inexistente durante entrevista a uma rádio de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na última quarta-feira (21).
O ex-prefeito de Salvador afirmou que a situação revela o “desespero” dos adversários e destacou que o próprio presidente do instituto mencionado teria desmentido a existência da pesquisa.
“Mais uma vez a gente monstra o desespero que toma conta dos nossos adversários. Veja que ponto chegou: o senador Jaques Wagner, que reputo ser uma pessoa cuidadosa e experiente na política, faz referência a uma pesquisa que não existe. Uma coisa incrível. Eles não têm limite”, ressaltou.
ACM Neto também comentou as especulações sobre a possível não candidatura de Jerônimo Rodrigues à reeleição em 2026. “Não foi 'plantação baiana', foi uma matéria nacional, de que Lula poderia estar cogitando substituir Jerônimo. Não sou eu que estou falando isso, gente do próprio grupo deles é que comenta isso. Eu entendo e espero que meu adversário seja Jerônimo”, alfinetou.
O ex-prefeito avaliou que o debate interno no PT sobre a sucessão estadual não é responsabilidade da oposição e afirmou que pretende centrar a disputa na avaliação do atual governo. Para ele, há frustração entre eleitores que confiaram em Jerônimo em 2022 e agora estariam decepcionados com o desempenho da gestão.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em decreto publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (22), a Prefeitura de Dom Basílio autorizou um reajuste médio de 9,30% na tarifa de água cobrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para o exercício de 2026. A atualização tarifária passa a valer para as contas de água com vencimento a partir de fevereiro.
O prefeito Fernando Silva Santos (PSD) justificou o reajuste com base no aumento dos custos operacionais do sistema de abastecimento, incluindo despesas com combustível, energia elétrica, produtos químicos e materiais hidráulicos.
A medida também leva em consideração os efeitos da inflação acumulada ao longo de 2025 e um estudo de revisão tarifária referente a um período de 48 meses, entre 2022 e 2026.
O levantamento apontou a necessidade de recomposição das tarifas para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do Saae e a continuidade dos serviços prestados à população.
Foto: Bruno Concha/PMS O Carnaval de 2026 deve impulsionar fortemente a atividade turística no Brasil, com previsão de faturamento de R$ 18,6 bilhões apenas no mês de fevereiro — crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Caso a projeção se confirme, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do IBGE.
O desempenho reflete o momento positivo vivido pelo setor, sustentado pelo aumento da renda, pela geração de empregos e pela desaceleração da inflação, fatores que fortalecem o consumo e estimulam as viagens pelo país. Mesmo com o Carnaval sendo ponto facultativo, a data tradicionalmente movimenta intensamente a cadeia do Turismo, com destaque para os segmentos de transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, locação de veículos, alimentação e entretenimento.
Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a expectativa é de que a festa consolide o bom momento do setor e gere oportunidades em todas as regiões do país. “Esses R$ 18,6 bilhões projetados mostram a força do Carnaval como indutor do turismo e do desenvolvimento econômico. É um período que movimenta milhões de brasileiros, gera emprego, renda e fortalece os pequenos e médios negócios, além de valorizar nossa cultura e os destinos nacionais”, destacou o ministro.
Além das grandes viagens, os deslocamentos regionais e de curta distância também contribuem de forma significativa para a economia local, beneficiando hotéis, pousadas, bares, restaurantes, guias de turismo e prestadores de serviços em destinos urbanos e litorâneos. “O empresário do Turismo pode se beneficiar do potencial aumento de receita nessa esteira do segmento de lazer, que começa em dezembro e se estende até o carnaval”, destacou o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze.
A programação de blocos de rua, eventos culturais e festas em capitais e cidades turísticas amplia o fluxo de visitantes e aquece o comércio, reforçando o papel do Carnaval como um dos principais motores da temporada de verão.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma criança foi diagnosticada com leishmaniose no município de Caculé na última quinta-feira (21). O caso acendeu o alerta para adoção de medidas preventivas, especialmente em áreas com maior risco de proliferação do inseto transmissor da doença.
A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito-palha. O inseto é comum em locais com acúmulo de lixo, restos orgânicos e presença frequente de animais. A doença pode atingir seres humanos e animais.
Cães são apontados como os principais reservatórios, o que aumenta a importância do controle ambiental e do acompanhamento da saúde animal como forma de prevenção.
Os sintomas incluem febre prolongada, fraqueza, emagrecimento, aumento do baço e feridas na pele. Especialistas orientam que, diante de qualquer sinal suspeito, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação e diagnóstico precoce.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Dados da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin) revelaram uma redução nos índices de criminalidade na região sudoeste da Bahia, no ano de 2025.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o delegado Roberto Júnior, diretor regional da Dirpin, destacou que o balanço do ano passado foi bastante positivo.
Em 2025, a unidade passou a abranger apenas a região sudoeste, o que, segundo o delegado, contribuiu para a melhoria dos números. “Tivemos uma redução dos homicídios na taxa de 23%”, informou.
O delegado disse ainda que 58% dos homicídios em toda região sudoeste, que abrange 94 municípios e 5 grandes coordenadorias regionais da Polícia Civil (Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Brumado e Guanambi), foram elucidados. “Nós registramos 339 homicídios, dos quais 197 foram elucidados pela Polícia Civil”, apontou.
Além disso, foram deflagradas no período 112 operações, efetuadas 661 prisões e retiradas de circulação 212 armas de fogo e quase 400 kg de drogas.
Pela primeira vez na história da Polícia Civil, Júnior afirmou que as investigações passaram a alcançar o braço financeiro das organizações criminosas. “Só na região sudoeste, nós apreendemos, entre dinheiro em espécie e veículos em posse de criminosos, o valor de R$ 15 milhões. É um balanço altamente positivo”, avaliou.
Com relação a 2024, a redução da criminalidade na Bahia foi de 16%. Para 2026, o delegado assegurou que o planejamento da Polícia Civil buscará diminuir ainda mais os índices da violência na região e no estado. “Trabalhamos com planejamento para que em 2026 a gente consiga alcançar uma redução maior ainda”, salientou.
Foto: André Souza/Bahia.ba O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), colocou em xeque o futuro dos eventos juninos dos municípios baianos para os próximos anos. Segundo o gestor, os aumentos constantes nos custos para realização dos festejos devem se tornar um problema a médio prazo, dificultando a contratação de artistas e impactando o turismo e economia das cidades do interior.
De acordo com Cocá, os custos para realização da festa ficou até dez vezes mais caro em um intervalo de apenas cinco anos. “O São João começou com um custo e hoje está dez vezes mais caro do que há cinco ou seis anos. Os municípios de pequeno porte não estão conseguindo ter condições de realizar mais festas, ao mesmo tempo em que a população busca por este tipo de entretenimento”, afirmou ao Bahia.ba.
Na opinião do gestor, a situação é preocupante e pode afetar uma das festas mais tradicionais do Nordeste. “Do jeito que as coisas estão, em até três anos nenhum município baiano conseguirá ter condições de realizar a festa. Se este ano for igual ao ano passado, os custos devem aumentar em cerca de R$ 5 milhões. Antigamente, com R$ 200 mil você fazia um São João razoável. Hoje, com esse valor, não se contrata nem a produção sonora para o palco”, completa.
Por conta do cenário, Cocá defende uma discussão ampla sobre o tema, a fim de garantir os tradicionais festejos juninos do interior baiano. “Essa pauta precisa ser discutida entre os prefeitos, já que também há uma necessidade dos municípios em diminuírem as despesas. Então, é importante que tenhamos uma festa bem feita, de maneira que tenhamos condições de pagar por ela”, explicou.
A pauta foi endossada pelo prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB).
De acordo com ele, o cenário ideal seria criar um tabelamento de preços. “Precisamos ir atrás de uma reunião com o Ministério Público, com o TCM e outros órgãos, para alinhar. Talvez, criar uma tabela para os municípios, principalmente aqueles mais pequenos. Acho que está na hora de tabelar”, disse.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Neste domingo (25), em Cândido Sales, guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam denúncia anônima informando que um indivíduo estaria praticando tráfico de drogas e portando arma de fogo no Bairro Primavera, nas proximidades de uma unidade escolar.
Diante disso, as equipes realizaram diligência na área indicada, nas imediações de uma residência abandonada.
Durante a ação, um suspeito, ao perceber a presença policial, empreendeu fuga em direção a uma área de mata.
Em seguida, ao notar a aproximação das guarnições, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais.
Diante da injusta agressão, houve reação por parte da guarnição. Após cessados os disparos, foi localizado um indivíduo caído ao solo, em posse de uma arma de fogo e de substâncias entorpecentes.
Imediatamente, foi prestado socorro e o suspeito foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cândido Sales, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Na operação, a PM apreendeu um revólver calibre .38, quatro munições deflagradas, uma munição intacta, 67 trouxinhas de substância análoga à cocaína, 31 pinos de substância análoga ao crack, 168 trouxinhas de substância análoga à maconha e duas porções grandes de substância análoga à maconha.
Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Cândido Sales para adoção das medidas cabíveis.
