Fortes ventos assustaram os brumadenses no final da tarde de sexta-feira (20). A ventania deixou a cidade debaixo de muita poeira e sacudiu os telhados de várias residências. As árvores pareciam que seriam arrancadas pela raiz ao serem envergadas pela força dos ventos. Após a ventania, foram sentidos alguns pingos de chuva. O serviço de meteorologia aponta que o até domingo poderá chover no município. Os termômetros oscilam entre mínima de 22°C e máxima de 32°C.
O carnaval na região de cobertura da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Brumado e mais 20 municípios na microrregião, foi considerado tranquilo pelo delegado regional Leonardo Rabelo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele declarou que nas cidade de Rio de Contas e Paramirim, as únicas a realizarem a festa, houve pequenos registros, em sua maioria envolvendo embriaguez ao volante. O coordenador disse ainda que em Brumado as ocorrências estiveram bem abaixo em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade promoveu a festa, tendo como principal relato o roubo de um veículo. “Graças a Deus e aos trabalhos das polícias não tivemos maiores alterações, foram pequenas ocorrências. Pelo contexto da festa podemos dizer que foi um carnaval harmonioso, sem homicídios ou tentativas de homicídios”, relatou o delegado.
Dois elementos morreram no início da noite da última sexta-feira (20) após confronto com a polícia na cidade de Tanhaçu. O delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), relatou ao site Brumado Notícias que um grupo suspeito já estava sendo investigado. A polícia confirmou o envolvimento da quadrilha com roubos na última quarta-feira (18), quando os elementos roubaram uma picape próximo ao Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado. Segundo o delegado, com o veículo, os bandidos pretendiam realizar outras ações criminosas na região e a suspeita é de que eles iriam explodir caixas eletrônicos começando pela cidade de Tanhaçu, local onde a quadrilha foi interceptada por policiais do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e Grupo de Apoio Técnico (GAT) da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista, além de investigadores e delegados da 20ª Coorpin de Brumado.
Rabelo informou que, ao dar voz de parada, os policiais foram recepcionados a tiros, houve revide e dois suspeitos morreram no confronto. Os elementos foram identificados pelos prenomes de Mike, da cidade de Brumado, e Dedeu, da cidade de Tanhaçu. Três ocupantes do veículo conseguiram fugir por um matagal. Na picape roubada foram encontradas armas de fogo, dentre as quais uma espingarda calibre 12, explosivos, pavios, munições e toucas brucutus. A polícia ainda está em diligência na região tentando capturar os outros membros da quadrilha. Os corpos dos elementos mortos no confronto foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Brumado.
O horário de verão 2014/2015 que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina em 22 de fevereiro, data em que os relógios terão de ser atrasados nas regiões que aderiram à medida. A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como acontece em 2015 em que o carnaval será celebrado no dia 17 de fevereiro.
Em entrevista à imprensa hoje (20), a presidenta Dilma Rousseff (PT) disse que os casos de corrupção na Petrobras deveriam ter sido investigados na década de 90. Segundo ela, o esquema só veio à tona atualmente porque há mais investigação. Rousseff criticou a impunidade em governos anteriores. Sem citar nomes, a presidente salientou que se, há quase vinte anos, o esquema tivesse sido apurado, “não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou quase 20 anos praticando atos de corrupção”. A petista garantiu que as empresas envolvidas nas denúncias de corrupção na estatal, investigadas pela Operação Lava Jato, serão punidas “dentro da legalidade”. “Isso não significa, de maneira alguma, ser conivente, apoiar ou impedir qualquer investigação ou qualquer punição a quem quer que seja, doa a quem doer”, afirmou ela, que reiterou que é preciso separar a imagem da Petrobras da dos funcionários que estão sendo investigados.
Há seis anos, a caculeense Jardelina Rocha Carvalho, de 37 anos, foi diagnosticada como portadora da forma crônica da síndrome de Guillain Barré, caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso). Na primeira fase do tratamento, a paciente necessita do uso de pelo menos seis doses do medicamento “Imunoglobulina Humana 10.000 UI”, que custa cerca de R$ 7.700, cada dose. Devido ao alto custo do remédio, Jardelina acionou em novembro do ano passado, após já ter tomado a primeira dose da medicação, o Ministério Público, que entrou com uma ação através da qual o município de Caculé e o Estado da Bahia deveriam assumir o custeio integral do tratamento, calculado em cerca de R$ 50 mil.
No mesmo mês, a paciente conseguiu tomar a segunda dose, que foi paga pelo governo de Caculé, conforme decisão judicial, cabendo ao Estado da Bahia o pagamento do restante do tratamento, o que não aconteceu. Na última quinta-feira (19), o Judiciário determinou que o Estado pague o valor do tratamento e que o Diretor de Assistência Farmacêutica (DASF) cumpra a ordem, sob pena de multa diária, crime de desobediência e ato de improbidade administrativa. O judiciário também ordenou o bloqueio de valores da conta do Estado da Bahia. Nesta sexta-feira (20), os valores determinados pela justiça foram creditados na conta da paciente, que está muito feliz com a decisão.
Na última semana, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, debateu a situação do Hospital Esaú Matos. Um recém-nascido morreu na recepção da unidade recentemente. O caso ganhou repercussão nacional. Na oportunidade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade, Gutemberg Macêdo, pediu aos vereadores a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar como anda a saúde pública no município. Macêdo salientou que é inadmissível chegar a um hospital e não ser atendido. O presidente da OAB local ainda lembrou que há quatro anos foram apontados inúmeros pontos negativos caso uma Fundação começasse a gerir o Esaú Matos. Segundo ele, esses pontos negativos estão sendo evidenciados agora. Macêdo lamentou o novo modelo adotado para a unidade, que já foi referência nacional.
Com a morte de João Ribeiro Santos, secretário da fazenda do município de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) ainda não nomeou um substituto para o cargo. No momento, o contabilista Raimundo Lima Dias exerce a função interinamente. Nos corredores do prédio administrativo da prefeitura está sendo ventilado que o chefe do executivo teria interesse em convocar o contabilista e empresário Marlito Lacerda, que atuou na função durante a gestão de Edmundo Pereira Santos. Ainda não há uma confirmação por parte do chefe do executivo municipal, mas o vereador Romar Pereira (SDD), que faz parte da base do governo municipal na Câmara de Vereadores, disse em primeira mão ao site Brumado Notícias que dará total apoio à nomeação de Marlito ao cargo. “Se o prefeito convidar, darei meu apoio. Ele contribuiu muito para Brumado enquanto esteve na função e podemos sentir seu perfil de gerenciamento administrativo pelo progresso da sua empresa. Para mim, Marlito é o melhor nome para o cargo”, destacou o vereador.
Ao sair do quarto e ir até a varanda de sua casa, localizada na Rua Marechal Deodoro, nos fundos da agência da Caixa Econômica Federal, em Brumado, um homem encontrou um rapaz aparentando ser menor de idade andando pelo jardim. Fingindo estar armado, o morador amedrontou o suspeito, que já havia recolhido algumas joias e deixado na grama. Segundo o morador, ele estaria retornando para o interior da residência no intuito de roubar um aparelho notebook. O menor se assustou com o dono da casa e fugiu pulando o muro por onde invadiu a residência sem levar nenhum objeto. A polícia está investigando o caso.
A Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente é realizada às segundas-feiras, esta semana foi realizada na manhã desta sexta-feira (20) devido ao feriado de carnaval. O principal assunto debatido na sessão foi a proposta de contratação de servidores para atuarem na nova biblioteca e no Infocentro do legislativo, além da realização do concurso público da Câmara. Os vereadores Castilho Viana (PSB), José Carlos dos Reis (PDT) e José Ribeiro Neves (PT) questionaram a proposta de contratação afirmando que a casa deveria preencher as vagas apenas mediante concurso. Em contrapartida, os demais parlamentares defenderam a contratação temporária no intuito de agilizar o início das atividades na biblioteca recém-inaugurada.
O presidente Alessandro Lôbo (PSL) disse que o concurso será feito ainda em sua gestão para o provimento das vagas. Ele apontou que a proposta objetiva colocar em funcionamento o quanto antes os novos equipamentos ofertados pela Câmara. “O concurso será efetivado, estamos criando a comissão. Ano passado chamamos os últimos aprovados do último concurso. Não sou contra a realização do concurso, muito pelo contrário, mas não podemos criar uma estrutura como o Infocentro e deixá-lo sem funcionamento. É um meio legal que temos em fazer as contratações temporárias para as funções do setor até a realização do nosso concurso”, reiterou Lôbo ao site Brumado Notícias. O projeto com indicação de contratação foi apresentado para apreciação e voltará aos debates em dupla votação no parlamento.
Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a Secretaria Municipal da Fazenda vai realizar na próxima quarta-feira (25) uma Audiência Pública para Avaliação e Cumprimento de Metas Fiscais referente ao 3º Quadrimestre do ano de 2014. Todos os segmentos da sociedade estão convidados para participar do evento de prestação de contas, que acontece na Câmara de Vereadores de Brumado, às 10h.
Segundo comunicado emitido pelo Banco do Brasil do município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, a partir do dia 02 de março, a sala de autoatendimento da agência funcionará em horário reduzido devido à falta de segurança. O local passará a funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, a sala estará fechada. A população não gostou da notícia, pois se sentiu prejudicada com a mudança. Para os moradores de Barra da Estiva, a segurança é um problema que deve ser resolvido pelo estado e pelos próprios bancos e a população e o comércio não devem ser penalizados diante da fragilidade do setor. Os moradores alegam que, mesmo com o horário normal, o serviço já é deficiente, e a situação só tende a piorar com a redução do atendimento.
Dois suspeitos de terem assaltado uma propriedade rural conhecida como Fazenda Itapicuru, em Brumado, na última quinta-feira (19), foram presos. Os elementos estavam em uma motocicleta vermelha quando foram abordados pela polícia, que fazia ronda na região do anel viário. Ao fazer uma consulta no sistema, os policiais constataram que o veículo era o que havia sido roubado na propriedade. Além da moto, foram encontrados com os suspeitos dois aparelhos celulares produto de roubo e uma toca ninja, provavelmente utilizada no assalto. A polícia ainda está à procura de outros dois elementos que também participaram do roubo na Fazenda Itapicuru.
No Paraná, o Ministério Público Federal (MPF) vai pedir o ressarcimento de R$ 4,47 bilhões de executivos e empreiteiras envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. Além da medida, que faz parte das ações de improbidade que a promotoria apresentou à Justiça na última semana, os procuradores querem que as empresas sejam proibidas de fechar novos contratos com a administração pública. A acusação envolve as empresas Camargo Corrêa, Sanko, Mendes Júnior, OAS, Galvão Engenharia, Engevix e seus executivos, já denunciados criminalmente em novembro. No total, foram ajuizadas cinco ações. O valor inclui R$ 319 milhões de ressarcimento aos cofres públicos de recursos desviados para o pagamento de propina, indenização por danos morais coletivos de R$ 3,19 bilhões e pagamento de multa civil de R$ 959 milhões. Segundo o MPF, o valor do ressarcimento aos cofres públicos deverá aumentar por causa do acréscimo de juros de mora e correção monetária desde a data dos ilícitos. Para desestimular a prática de cartel e propina, os procuradores estabeleceram pagamento solidário de danos morais coletivos em dez vezes o valor do dano material causado. A multa civil foi calculada em três vezes o valor do acréscimo patrimonial das empresas.
Na última quinta-feira (19), uma dona de casa foi pega de surpresa dentro de sua própria residência por dois bandidos. O assalto aconteceu por volta das 14h, no Bairro Jardim Brasil, considerado um dos mais tranquilos da cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os elementos pularam o muro da casa e roubaram diversos objetos de valor, entre aparelhos eletrônicos, joias e dinheiro. A dona da casa estava na cozinha, de onde percebeu que a residência havia sido invadida. Ela conseguiu ligar para a polícia, que chegou rapidamente ao local. Apesar disso, os elementos conseguiram fugir antes da chegada da guarnição. A polícia analisou a cena do crime e está investigando a ocorrência na tentativa de recuperar os itens roubados e prender os criminosos.
De acordo com dados do Serasa Experian, vítimas de roubo ou perda de documentos tem o dobro de chances de sofrer fraudes. Na maioria das vezes, o lesado só percebe o golpe quando tenta realizar uma compra de maior valor ou quando ocorre algum processo na Justiça. Após constatar a perda ou furto de um documento, a vítima precisa registrar um Boletim de Ocorrência. Pensando no aumento de golpes, a Serasa dá algumas dicas para não ser vítima de fraude. Nos casos em que o golpe já tenha acontecido, a Serasa indica que seja feito um cadastro gratuito de alerta no site do Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco de ter dados pessoais utilizados por fraudadores - podem ser registradas perdas de RG, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, além de folhas de cheques. Já em casos de perda de cartão bancário, o registro deve ser feito diretamente com a operadora e o banco. Em situações de perdas de cheques, a recomendação é sustar as folhas extraviadas após o registro do BO. Segundo o Serasa, em 2014, foram registradas mais de 2 milhões tentativas de golpes de roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito.
O horário de verão acaba no próximo sábado (21), à meia noite. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário diferenciado resultou em uma economia de energia de 4,5% nas horas mais influenciadas pela mudança nos relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, entre 18 horas e 21 horas - considerando todo o consumo dessas regiões desde 19 de outubro, a economia foi de 0,5%. O Ministério informou que o horário também ajudou a poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas. A redução estimada da demanda no subsistema Sudeste/Centro-Oeste foi de até 1.970 megawatts (MW) no horário de ponta, o que equivale ao dobro da demanda de Brasília entre 18h e 21h. Já no subsistema Sul, a economia na ponta foi de 625 MW - considerando todo o período de vigência do horário de verão, a redução de consumo de energia no Sudeste e no Centro-Oeste foi de quase 195 MW médios, suficientes para iluminar Brasília por um mês. No Sul, a economia total foi de 55 MW médios - somados, esses 250 MW médios representam 0,5% do total da energia gasta nos Estados que adotaram o horário diferenciado. De acordo com o MME, o horário de verão ainda proporcionou um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e de 1,1% na região Sul.
Na última quinta-feira (19), a música “Xenhénhem”, da banda Psirico, foi eleita a música do Carnaval de Salvador 2015. A votação, realizada pela Rede Bahia desde 1994, aconteceu através da internet e de entrevistas na rua. A música foi composta pelo cantor Tatau e interpretada pelo vocalista do Psirico, Márcio Victor. Com apenas dois meses do seu lançamento, a canção já estava entre as mais tocadas, desbancando “Tudo Nosso, Nada Deles”, de Igor Kannário, que era uma das favoritas ao título. Este ano, o prêmio chega à sua 22ª edição. No ano passado, Lepo Lepo, também da banda Psirico, foi a grande vencedora.
A idosa Benedita Conceição dos Santos, de 63 anos, foi presa na última semana no distrito de Nova Viçosa, sul da Bahia, por não pagar a pensão alimentícia dos dois netos. Segundo o delegado Samuel Neto, a prisão aconteceu após a polícia receber um mandado expedido pela Justiça que determinava a prisão da mulher por 60 dias, até que a dívida de R$ 4.440,36 fosse quitada. O delegado explicou que a idosa assinou há alguns anos um documento se comprometendo a pagar a dívida, pois o filho estava desempregado na época. "Assinei o papel, mas falei para eles que estava saindo do serviço e não ia ter como pagar pensão", disse Benedita ao G1. Familiares da idosa estão se juntando para pagar a quantia. O pai das crianças, que atualmente mora no Rio de Janeiro, também está retornando a Nova Viçosa para resolver a situação da mãe.
Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), o mês de janeiro deste ano foi o segundo mais quente registrado desde 1880. O órgão analisou as médias globais de temperaturas nas superfícies do mar e da terra. A informação foi publicada após o anúncio de que 2014 tinha sido o ano mais quente da história. O janeiro mais quente foi registrado em 2007, com temperaturas médias globais na terra e no mar 0,86º C acima da média do século XX. Este janeiro esteve 0,77º C acima da média do século XX.
De autoria da senadora Ângela Portela (PT-RR), o Projeto de Lei do Senado 27/2015 propõe a reserva de 50% das vagas nas candidaturas às eleições para deputado federal, estadual, distrital e vereador para mulheres. Atualmente, a Lei Eleitoral estabelece entre 30% e 70% para candidaturas de cada sexo. Segundo a proposta, o partido que descumprir o critério estabelecido no projeto poderá ter o registro de seus candidatos negado pela Justiça Eleitoral. O texto do projeto diz ainda que partidos e coligações terão que dividir o tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV na proporção de candidatos de cada sexo. O projeto estabelece também a ampliação de 5% para 10% da aplicação mínima de verbas do fundo partidário destinadas à criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres. Caso seja aprovado, o projeto deve seguir à Câmara dos Deputados.
De acordo com pesquisa realizada em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e a Universidade de Londres, sementes de soja geneticamente modificadas constituem a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da cianovirina, muito eficaz no combate à AIDS. O objetivo da pesquisa é desenvolver um gel capaz de eliminar o vírus. O mesmo deve ser aplicado na vagina antes do relacionamento sexual. Os efeitos positivos da cianovirina contra a AIDS já haviam sido comprovados em 2008 a partir de testes realizados com macacos pelo instituto norte-americano. A expectativa da Embrapa ao investir em pesquisas com biofármacos é fazer com que esses medicamentos cheguem ao mercado farmacêutico com menor custo, já que são produzidos diretamente em plantas, bactérias ou no leite dos animais. Existem evidências de que a utilização de biofábricas pode reduzir os custos de produção de proteínas recombinantes em até 50 vezes.
Uma nova linha aérea poderá ser criada na Bahia nos próximos meses. O estado e a Azul Linhas Aéreas estudam a criação de uma rota que passe pelo município de Guanambi. Segundo o chefe da secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Cavalcanti, o roteiro mais provável é de Salvador para Belo Horizonte, com escala em Guanambi. Cavalcanti adiantou ao Bahia Notícias que as negociações estão avançadas. Para preparar o aeroporto, o governo do estado já fez algumas intervenções, como a recuperação asfáltica da pista e a colocação de uma cerca patrimonial. A pista tem 1.700 metros de comprimento por 30 de largura.
Em audiência realizada ontem (19) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – foi garantido ao prefeito de Brumado Aguiberto Lima Dias (SDD) e ao deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) a recuperação definitiva do trecho da BR-030 que liga Brumado a Sussuarana, em Tanhaçu. O superintendente do órgão informou que o processo licitatório será finalizado ainda no mês de março e o inicio das obras acontecerá na primeira quinzena de do mês de abril, com duração de seis meses para a conclusão e investimento de R$ 50 milhões de reais. Federalizado recentemente, em atendimento a solicitação do ex-deputado João Bonfim, o trecho Brumado a Sussuarana contará com acostamento em toda sua extensão.
Uma camionete Amarok foi tomada de assalto por dois bandidos próximo ao Fórum Dr. Duarte Moniz em Brumado na noite da última quarta-feira (18). Segundo informações da polícia ao site Brumado Notícias, a camionete de cor prata e placa NZZ 9530 estava estacionada quando bandidos em uma motocicleta renderam o condutor e deram voz de assalto com uma arma de fogo em punho. Desde então, a polícia vem fazendo buscas a fim de deter os criminosos e recuperar o veículo roubado.
Menos de 15 dias após ser assaltado, um correspondente Bradesco instalado em uma loja na Praça Armindo Azevedo voltou a sofrer com a ação de criminosos na manhã desta quinta-feira (19), mas o que seria o nono em menos de dois anos, foi frustrado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o proprietário do estabelecimento, Júnior Bonfim, disse que as atendentes perceberam o momento em que um dos assaltantes, com o capacete, entrou no local e rapidamente fecharam o guichê com a porta de ferro. Segundo as funcionárias, o assaltante estava com arma de fogo em punho e com uma sacola vermelha onde seria depositado o dinheiro do roubo, além de estar acompanhado de um comparsa. Não conformado com a porta fechada, o bandido deu um soco que quebrou o vidro e lhe causou um ferimento na mão, deixando rastros de sangue no local. As imagens do circuito de segurança mostram uma mulher tentando sair da loja no momento do assalto, mas o bandido a arrastou pelo cabelo em plena praça pública e a jogou no chão obrigando-a a retornar para o interior do estabelecimento.
Com muita violência, mas sem êxito no assalto, os marginais fugiram na mesma motocicleta modelo Honda de cor branca. O empresário fez seu desabafo culpando o Estado por não aparelhar e aumentar o efetivo da polícia pelo interior: “A Bahia hoje é um estado completamente abandonado na questão da segurança pública. Me sinto (sic) angustiado vendo a Bahia, berço da cultura nacional, onde se implantou as primeiras faculdades do Brasil, viver esse drama na falta de segurança. No modo pejorativo da coisa a faculdade do crime está imperando no Estado que se aponta entre os primeiros no ranque da violência pelo país”, disse o empresário.
Muitas novidades farão parte do processo eleitoral 2016 em Brumado, declarou ao site Brumado Notícias o médico e ex-candidato a vice-prefeito de Brumado, Marlúcio Abreu. Segundo ele, há uma grande possibilidade do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (SDD), e sua esposa, vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), serem candidatos ao legislativo brumadense em 2016. Abreu disse que o casal Vasconcelos tem grande potencial político, e destacou que em eleições para o cargo no legislativo Léo Vasconcelos sempre liderou a votação. “Léo sabe fazer política e é um grande articulador. Provou sua competência ao eleger a até então desconhecida Liu Vasconcelos como a mais votada nas eleições de 2012. Ele tem um grande futuro político. Os votos deles serão divididos entre as zonas urbana e rural da cidade”, destaca o médico. Marlúcio diz ainda acreditar em novos ares para o progresso e aponta Brumado com um grande potencial e referência para o sudoeste baiano.