Pelo segundo ano seguido, a taxa de desemprego no Brasil caiu. No trimestre encerrado em dezembro do ano passado, a taxa de desocupação recuou para 11%, totalizando 11,6 milhões de pessoas sem emprego. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 520 mil pessoas desocupadas, quando a taxa ficou em 11,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Veja, o aumento da informalidade foi o grande motor para a — ainda lenta — retomada nos empregos. Na média de 2019, 12,6 milhões de pessoas ficaram sem emprego (taxa de 11,9%). A soma dos trabalhadores sem carteira assinada (trabalhadores domésticos sem carteira, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ e trabalhador familiar auxiliar) – atingiu 41,1% da força de trabalho, o equivalente a 38,4 milhões de pessoas, o maior contingente desde 2016, apesar da estabilidade em relação a 2018. No último trimestre do ano, entretanto, houve uma expansão no número de trabalhadores contratados com carteira assinada. Segundo o IBGE, o aumento de 1,8% no contingente de empregados no setor privado com carteira assinada, em relação ao trimestre anterior, atingindo 33,7 milhões; enquanto o número de trabalhadores sem carteira assinada permaneceu estável, com 11,9 milhões. No confronto com o trimestre de outubro a dezembro de 2018, houve expansão de 2,2% no número de trabalhadores com carteira (acréscimo de 726 mil pessoas); e de 3,2%, no de trabalhadores sem carteira representando um adicional estimado de 367 mil pessoas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de fevereiro será verde – ou seja, não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz. Em janeiro, vigorou a cobrança da bandeira amarela, o que significou uma taxa extra de R$ 1,34 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Segundo a Aneel, a decisão é motivada por uma previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). “A expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento ao longo de fevereiro”, informou a agência. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta, e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.
Um casal que se conheceu pela internet e nunca havia se encontrado pessoalmente se casou na quinta-feira (30), na primeira vez que se encontraram, no aeroporto de Salvador. A empresária Elizabeth Athaide e o neuromecânico Nilton Santos, que até então eram divorciados, se conheceram há dois meses por uma rede social. Ela mora em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, e ele em Palmas, capital do Tocantins. "Já vou encontrar casando. Nós nos conhecemos em 24 de novembro, e dia 8 de dezembro ele me pediu em casamento. Ele não me pediu em namoro, ele me pediu logo em casamento. Eu disse, se é sério, então me mande seus documentos todos. Ele mandou na hora. Eu procurei a vida dele toda, procurei um detetive e até o relacionamento dele com os vizinhos eu fiquei sabendo", contou Elizabeth.
Nilton chegou ao aeroporto e foi direto para um auditório no terminal, onde o casamento foi realizado. No portão de desembarque, com buquê na mão, a noiva já o aguardava para o dia tão esperado. “Daqui já vamos viajar direto para a lua de mel”, ressaltou a empresária. A troca de alianças contou com a presença de familiares e amigos da noiva. O local da cerimônia também pegou de surpresa o pastor que celebrou a união. “Pra mim foi inusitado porque, na verdade, já celebramos diversos casamentos na Bahia, e nós fomos pegos de surpresa, mas valeu à pena”, disse o pastor Edvaldo André Reis. Após o “sim” de Elizabeth e Nilton, o relacionamento virtual ficou para trás. “Ela é tudo isso e mais um pouco”, ressaltou Nilton sobre a esposa.
Uma batida entre um caminhão, um ônibus e um carro deixou cinco pessoas feridas, na noite de quinta-feira (31), no KM-813 da BR 116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus estava vazio, seguia apenas com o motorista. As investigações apontam que o motorista do coletivo cruzou a pista sem atenção e colidiu com o caminhão. Em seguida, o carro colidiu na traseira do ônibus. Com o impacto, a cabine do caminhão ficou destruída. Dos feridos, dois estavam no caminhão, dois no e outro foi o motorista do ônibus. Segundo a PRF, as vítimas foram encaminhadas aos hospitais Regional de Vitória da Conquista e o São Vicente, também na cidade do sudoeste do estado. A pista precisou ser totalmente interditada, mas foi liberada na madrugada de sexta-feira (31).
Uma carga de duas toneladas de maconha foi apreendida escondida dentro de cultivos de milho, cebola e banana, na manhã desta sexta-feira (31), na cidade de Curaçá, no norte da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), ninguém foi preso. Segundo informações da SSP, as plantações foram encontradas após uma denúncia anônima, por uma equipe da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Curaçá), na ilha de Tabuleiro, distrito de Riacho Seco. De acordo com o órgão, o local onde a carga foi encontrada é de difícil acesso e só foi alcançada com o apoio de embarcações. A SSP informou que os pés de maconha foram incinerados e a tubulação usada para irrigação foi destruída. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Curaçá, que ficará responsável pela investigação.
Um adolescente de 16 anos foi esquartejado e teve o corpo enterrado no bairro de Jaguaripe, na região de Cajazeiras, em Salvador. Conforme a Polícia Civil, um adolescente foi apreendido suspeito de participar do crime. De acordo com a polícia, outros suspeitos de torturarem a vítima, identificada como Iuri Wanderson, são investigados e procurados. O caso é investigado por equipes da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). Informações preliminares apontam que o jovem foi torturado e morto por um grupo criminoso do bairro de Jaguaripe. O jovem morava no bairro da Fazenda Grande, local considerado rival pelos suspeitos. Segundo familiares da vítima, Iuri Wanderson foi morto na terça-feira (28) após visitar a namorada, que tem 20 anos e morava na localidade de Jaguaripe. De acordo com o G1, os familiares do adolescente contaram que Iuri Wanderson estava na casa da namorada desde a última sexta-feira (24). O casal começou a namorar a cerca de sete meses após se conhecer em um aplicativo de namoro. De acordo com os familiares, Iuri já tinha visitado a jovem, que tem um filho de quatro anos, outras vezes e nunca tinha acontecido nada. O corpo de Iuri foi enterrado na manhã desta sexta-feira (31), no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador.
Um homem de 51 anos procurado por ser um dos maiores assaltantes de carros-forte do país foi preso enquanto passeava com a mulher e o filho, em Salvador, na Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com a SSP, o criminoso, de identidade não revelada, foi encontrado na noite de quinta-feira (30). Ele ocupa a lista dos 30 foragidos mais procurados pelo Ministério da Justiça. Em 1994, enquanto cumpria pena em uma penitenciária paulista, o bandido foi resgatado por cerca de oito homens. Já em 2005, ele foi preso novamente no bairro de Águas Claras, em Salvador, com fuzil, metralhadora, pistola, entre outros materiais. Ele e os comparsas se preparavam para atacar carros-forte, na capital baiana. De acordo com o G1, dessa vez, o assaltante estava hospedado em um flat no Jardim Armação, onde foram apreendidos uma pistola, carregador, munições, porções de maconha, documentos falsos e um veículo. Não há informações para qual delegacia ele foi levado. Conforme a SSP, equipes da Cipe Cerrado, do CPR Leste, da Operação Apolo, do Draco e da Superintendência de Inteligência da SSP participaram da operação.
Uma mulher ficou ferida após o carro onde estava capotar na tarde desta sexta-feira (31), em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com informações da Superintendência de Transporte (Sutran) da cidade, o acidente ocorreu por volta das 14h, na BR-242, na saída para Tocantins. Uma caminhonete fechou o veículo, que acabou subindo no meio-fio e capotou. Segundo o G1, o motorista da caminhonete conseguiu sair do veículo e não sofreu ferimentos. Ainda de acordo com a Sutran, a vítima, de identidade não revelada, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luis Eduardo Magalhães. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Uma lancha pegou fogo na Baía de Todos-os-Santos, no trecho da Ilha de Itaparica, na noite desta sexta-feira (31). Oito pessoas estavam na embarcação e foram resgatadas sem ferimentos. Não há detalhes do que teria provocado as chamas. A lancha "Bem Me Quer" pegou fogo próximo a praia de Ponta de Areia. Uma lancha e uma equipe de busca e resgate da Capitania dos Portos foi ao local. Segundo relatos de uma pessoa que participou do resgate, a embarcação, que era de 50 pés, cerca de 16,6 metros, pegou fogo por volta das 20h, após um problema no gerador da lancha. De acordo com o G1, os oitos passageiros esperaram cerca de 10 minutos dentro de um bote de apoio da própria lancha e depois foram socorridos para a Bahia Marina. A Capitania dos Portos alerta que os navegantes que para contribuir para maior rapidez de resposta por parte da Marinha, os navegantes podem utilizar o número 185 para informar emergências marítimas semelhantes ao incêndio em Itaparica nesta sexta-feira (31).
A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159 de 2020, que prevê, entre outros itens, a mudança na previdência dos funcionários públicos do estado, foi interrompida na noite desta sexta-feira (31), após manifestantes invadirem a sessão, que acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Os manifestantes, vestidos com camisas da Polícia Civil, quebraram a porta do plenário e invadiram o local por volta das 20h10. Um policial militar que fazia a segurança do local ficou ferido. De acordo com o G1, os manifestantes também jogaram ovos em direção aos parlamentares. O presidente da casa, Nelson Leal (PP), foi atingido.
Alguns policiais que estavam na manifestação apontaram armas para os deputados, que foram retirados da sessão por volta das 20h40. Após a saída dos deles, os manifestantes sentaram nas cadeiras dos deputados. Por volta das 21h, o Batalhão de Polícia de Choque chegou ao local. Os servidores do estado são contra a PEC e chegaram a fazer uma manifestação na porta da Alba, na última terça-feira. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubou na quinta-feira (30), a liminar que suspendia a tramitação da PEC.