Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2021
Brumado: Comfergil lança promoção relâmpago de porcelanato

A Comfergil, a sua loja de materiais de construção em Brumado, acaba de anunciar uma oferta esmagadora: porcelanato tipo A, 82x82 cm, retificado, por apenas R$ 56,99/m², no dinheiro ou pix. O porcelanato é ideal para altíssimo tráfego. Isso mesmo, na loja você encontra essa promoção relâmpago e muito mais. A promoção é válida até o dia 25 deste mês ou até quando durarem os estoques. Corra e confira. A Comfergil fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 315. O telefone é: (77) 3441-3588.

46ª CIPM captura indivíduo em Livramento de Nossa Senhora com mandado de prisão em aberto em São Paulo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com base nas informações colhidas pelo Serviço de Inteligência da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) deslocou-se até o Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a fim de localizar um indivíduo que possuía mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por roubo majorado. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o indivíduo foi encontrado em um galpão. Depois de revistado, ele foi cientificado da prisão e apresentado ao delegado de polícia para os devidos fins legais.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone.  

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações.

Brumado: APLB comemora decisão dos vereadores de votar contra projetos do prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da APLB Brumado, Vanuza Lobo, vê a atuação da Câmara de Vereadores de Brumado, após a sessão em que o pacote de projetos do prefeito foi reprovado em sua maior parte, como histórico. Lobo disse que ficou muito feliz com as falas dos parlamentares durante os seus pronunciamentos. “Foram falas conscientes do papel e responsabilidades deles ali dentro da Câmara como representantes do povo. Entendendo que, para se votar um projeto, é preciso ter conhecimento e respeitar as comissões que existem na casa. Na maioria das vezes e até pouco tempo, essas comissões só existiam no papel”, declarou. Neste momento, a diretora pontuou que a APLB, assim como a comunidade, volta a acreditar na atuação da Câmara Municipal em favor do povo, em primeiro lugar. “Eles estão mostrando respeito ao voto daqueles que os elegeram”, pontuou. Lobo argumentou que a Câmara não é uma extensão do gabinete do prefeito, mas sim um poder autônomo e independente. “Foi um grande aprendizado pra todo mundo, pra população, para os vereadores e para o gestor, se ele tiver a humildade de tomar como uma lição, que nem sempre todo mundo vai concordar com ele”, finalizou.

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Rui Costa promete novo estádio de futebol, colégio estadual e pavimentação asfáltica para Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua passagem pelo município de Aracatu, o governador Rui Costa (PT) prometeu uma obra, orçada em R$ 433 mil, para pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade. O projeto visa melhorar a infraestrutura da área urbana, conforme solicitação da prefeita Braulina Lima (Republicanos). “Da próxima vez que eu vier aqui vou andar em um tapete liso e sem buraco”, brincou. Na oportunidade, Costa também garantiu que irá construir uma nova escola estadual a fim de proporcionar condições mais adequadas e confortáveis aos professores e estudantes. “O prédio é muito antigo e, de longe, não garante o padrão que queremos para as escolas. Iremos construir uma nova escola estadual no município”, declarou. Por último, o governador premiará os desportistas da cidade com um novo estádio de futebol, completamente equipado, para os alunos da rede municipal realizarem suas atividades físicas.

Clínica Exame: Quando devo ir em um reumatologista e o que faz essa especialidade?

O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

Brumado: 34ª CIPM aguarda cronograma do comando geral da Polícia Militar para fazer valer o toque de recolher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado decretou toque de recolher em toda Bahia a partir das 22h desta sexta-feira (17). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Márcio Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), destacou que a Polícia Militar estará diretamente envolvida no sentido de coibir aglomerações e fazer cumprir o decreto. O Major disse que o objetivo é combater a proliferação do coronavírus nesse momento de aumento do número de mortes e pacientes hospitalizados no estado e na região. “Quem tiver seus paredões de som aconselho que guarde porque através deles se concentram pessoas pra ouvir a música e dançar. Faremos as apreensões do mesmo e apresentaremos ao judiciário”, afirmou. Segundo o comandante, a polícia atuará realizando rondas, abordagens e blitzs nas ruas durante o período de vigência do decreto.

Tireoide: Lugol realmente funciona? Veja os seus benefícios Foto: Divulgação

O Lugol é uma das substâncias mais recomendadas para pessoas com problemas na tireoide. Mas, será que realmente funciona?

A tireoide é uma das glândulas mais importantes do organismo.

Portanto, os distúrbios que afetam a tireoide podem prejudicar a saúde de diversos sistemas do corpo, que precisam das substâncias secretadas por ela.

Para combater estes distúrbios, a solução de Iodo, Lugol, tem sido cada vez mais utilizada.

Encontrado naturalmente em frutos do mar, leite, verduras folhosas e frutas, o Lugol também pode ser consumido como suplemento alimentar e em gotas.

Antes de começarmos, acompanhe a Bio High no Twitter diariamente são postados conteúdos a respeito de suplementação, importante para você ficar por dentro.

Vamos lá, hoje vou explicar como funciona o Lugol, e apresentar todos os seus benefícios. Confira.

O que é Lugol e para que serve?

Lugol é um suplemento iodado, composto de Iodo, Iodeto de Potássio e água.

Ele é composto em sua maior parte de Iodo, um mineral essencial ao organismo.

Tireoide: Lugol realmente funciona? Veja os seus benefícios Foto: Divulgação

A maioria das células do organismo humano precisa de iodo para realizar suas funções. E especialmente para a tireoide, o mineral é fundamental.

Então, sim. O Lugol funciona para melhorar a saúde da tireoide, desde que não seja tomado em excesso.

Isso porque a necessidade de iodo é maior para o sistema glandular.

O lugol é benéfico para a saúde de vários órgãos, incluindo:

  1. A tireoide;
  2. As mamas;
  3. O pâncreas; 
  4. A Próstata; 
  5. Ovários;
  6. E glândulas em geral.

Deste modo, graças a sua composição, o Lugol pode ajudar a manter o equilíbrio da produção hormonal do seu organismo.

Conheça todos os benefícios 

Além de ser benéfico para o sistema hormonal, a solução de Iodo, Lugol, também traz outros benefícios ao organismo, incluindo:

  • Revigora e revitaliza o organismo;
  • Regula a taxa metabólica pela sua atuação sobre a tireoide;
  • Auxilia na formação da pele, dentes e cabelos;
  • Acelera o metabolismo aumentando o gasto calórico;
  • Protege a saúde dos órgãos reprodutores;
  • Combate a turgescência fibrose;
  • Ameniza a sensibilidade mamária;
  • Combate a ocorrência do câncer;
  • Fortalece o sistema imunológico.

É importante ressaltar que a deficiência de Iodo pode causar graves problemas de saúde, como: surdez, problemas de fala, retardo mental em crianças e bócio (crescimento anormal da glândula tireoide).

Porque o Lugol faz bem para tireoide?

Localizada na garganta e com formato de borboleta, a glândula tireoide é responsável por regular a taxa de metabolismo basal do organismo

Essa é a função responsável por determinar o número de calorias gastos com as funções vitais. 

Além disso, a tireoide é responsável por secretar duas substâncias essenciais ao corpo: os hormônios T4 (Tiroxina) e T3 (Triiodotironina). 

Tireoide: Lugol realmente funciona? Veja os seus benefícios Foto: Divulgação

Essas substâncias participam da formação fetal, da formação do sistema neurológico e são indispensáveis para regular a temperatura corporal. Mas, esses hormônios dependem do iodo para serem produzidos.

E esses são apenas dois exemplos da importância do Lugol para tireoide.

Pois, o iodo também é fundamental para que a glândula sintetize hormônios relacionados ao crescimento. 

Além de secretar substâncias secundárias, relacionadas ao funcionamento do coração, fígado, rins e sistema reprodutivo.

Onde encontrar e como tomar Lugol

O suplemento Lugol pode ser encontrado nesse site da Bio High com facilidade. Está disponível tanto em cápsulas, quanto em gotas.

É indicado principalmente para:

  • O bom funcionamento da tireoide;
  • Deficiência de iodo no organismo.
  • Dietas restritivas, como a vegana.

A dose varia conforme o fabricante e não deve ultrapassar as suas necessidades diárias de Iodo.

Há contraindicações?

O Lugol não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças. E quando tomado na dose correta, não costuma apresentar efeitos colaterais.

Conclusão

Feito de Iodo, um nutriente indispensável à saúde humana, o Lugol é uma boa alternativa de suplementação para quem busca fortalecer a tireoide e adequar os níveis de Iodo no organismo.

Não se esqueça: em caso de quaisquer dúvidas sobre o consumo do Lugol, procure orientação médica antes de iniciar o uso.

Já conhecia os benefícios do Lugol? Deixe seu comentário!

18/Fev/2021 - 06h00

O que é Jackpot?

O que é Jackpot?

Você já se perguntou o que o Jackpot significa nas slots? Descubra aqui!

Se você é um novato, ou não joga com tanta frequência, em cassinos online e reais, bem como em casas de apostas, é provável que não esteja tão familiarizado com certos termos ou conceitos do mundo do jogo. De palavras como probabilidades a técnicas de contagem de cartas ou estratégias de jogo. Para se ter uma experiência de jogo adequada, é necessário conhecer a referida terminologia, saber do que trata cada conceito, para o compreender e poder aplicá-lo. Aqui vamos falar sobre um termo comum, mas poucos sabem o que realmente é, Jackpot. Portanto, se você quiser saber do que se trata, é melhor continuar lendo.

Como podemos definir um Jackpot?

Embora possamos nos aprofundar na definição técnica do que é um Jackpot, falar sobre números, conceitos e até mesmo citar autores, isso não é tão relevante quando podemos definir o que é um Jackpot em poucas linhas. Assim, podemos dizer que todas as apostas acumuladas que ocorrem quando vamos jogar um jogo, por exemplo, no pôquer, é um Jackpot. Simplificando, o banco de dinheiro, as apostas pelas quais você e a casa vão lutar são definidos como um Jackpot. Também é conhecido como o maior pote de apostas em um cassino.

Desta forma, podemos definir um Jackpot como aquilo que todos procuram, o tão esperado prêmio que todos queremos ganhar. Bem, em um Jackpot encontraremos o maior, mais suculento e mais provocativo pote de apostas de todos os potes de apostas.

Você também deve saber que o conceito de Jackpot é amplamente utilizado em todos os jogos de cassino, seja bingo, roleta, pôquer ou caça-níqueis, embora seja este último onde o Jackpot é mais comum e geralmente é mais atraente para o que todos querem ganhe.

Como ganhar um jackpot?

Agora que você sabe que um Jackpot é o saque que todo jogador de cassino quer ganhar, você precisa saber que existem pequenos truques ou estratégias que podem ajudá-lo a aumentar as chances de ganhar um Jackpot e, assim, deixar o cassino com um grande sorriso.

No caso dos casinos online, a estratégia para ganhar um jackpot no casino online começa com a escolha de uma slot machine. Em primeiro lugar, você terá que entender como funciona para poder executar o primeiro passo, qual é a escolha de slots com jackpots menores.

Outra estratégia na qual você pode aumentar suas chances de ganhar é jogar em máquinas caça-níqueis de custo mais alto. As máquinas mais caras geralmente não têm grandes jackpots acumulados, também é muito mais provável ganhar um jackpot de vez em quando, em comparação com outros jogos em que eles saem muito pouco.

Finalmente, você deve saber que tudo está sujeito à sorte, assim como ao acaso, então tudo dependerá se as estrelas estão alinhadas com você. Além disso, você também deve ter em mente que, para um Jackpot, é necessário jogar constantemente em cassinos online.

CONTINUE LENDO
Da 'farra' à 'safadeza': Câmara de Brumado recupera prestígio após polêmicas no início da legislatura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ano começou com os holofotes voltados para a Câmara de Vereadores de Brumado. As polêmicas envolvendo o legislativo começaram pelo presidente da casa, que teve um áudio postado em um grupo restrito de parlamentares vazado. No áudio, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, incentiva os colegas a promoverem farras com os primeiros salários (veja aqui). Depois, veio a portaria que reduziu o tempo de jornada diária de trabalho dos servidores com sistema de rodízio. O tempo de serviço dos servidores sairia de 40 horas semanais para 40 horas mensais (veja aqui). No entanto, após a medida repercutir negativamente, o presidente revogou a portaria e manteve o horário original de atendimentos. Até então, a gestão da presidência era considerada confusa, mas, após a última sessão em que foi rejeitada a maioria dos projetos do executivo, passou a ser classificada como “desastrosa”. Com o presidente perdido na condução dos trabalhos, a sessão foi tumultuada. Um dos parlamentares presentes chegou a intitular os colegas de 'safados' (veja aqui). Da ‘farra dos salários’ à ‘safadeza’, a casa começa quente o seu quadriênio legislativo. Mas existe algo de positivo diante de todas as polêmicas, um suspiro de alento para a comunidade e um recado ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O legislativo aprendeu a tomar as suas próprias decisões sem a interferência do executivo. Os vereadores disseram não à imposição do prefeito quanto aos projetos encaminhados à casa, de que os mesmos devem chegar com tempo hábil para apreciação, sem pressão para serem aprovados (veja aqui). A casa recuperou um pouco de sua dignidade com a coragem de três aliados do governo em dizer não às propostas do gestor municipal. Em meio a incertezas e polêmicas, os brumadenses voltaram a depositar confiança em seus eleitos legisladores.

Toque de recolher em Brumado e mais 342 cidades baianas suspende delivery em bares e restaurantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após anúncio de toque de recolher na Bahia (veja aqui), o governo do estado informou que detalhes da aplicação do toque de recolher na Bahia será publicado no Diário Oficial de quinta-feira (18). O toque de recolher valerá por sete dias, das 22h às 5h, em Brumado e mais 342 cidades baianas a partir de sexta-feira (19). De acordo com o novo anúncio do governo, as atividades essenciais, como serviços de saúde e farmácias, serão mantidas, inclusive a entrega de medicamentos por meio de motoboys. Entretanto, os serviços de delivery serão proibidos para bares, restaurantes e semelhantes, sendo permitidos apenas para farmácias. O toque de recolher será válido por sete dias, das 22h às 5h. De acordo com o decreto, ficam excetuadas do toque de recolher hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição não se aplica também aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança. O texto do decreto destaca ainda que, excepcionalmente, ficam autorizados, durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Belo é preso por show lotado no Rio de Janeiro durante a pandemia Foto: Reprodução/TV Globo

O cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi preso nesta quarta-feira (17) pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD). O artista realizou um show no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e está sendo investigado já que esse tipo de evento estava proibido por causa da pandemia.  Belo foi preso em Angra dos Reis, na Costa Verde, junto com equipamentos e veículos numa produtora da cidade. A polícia também está investigando um evento no interior da Escola Municipal do Parque União, no último dia 13. A delegacia havia aberto um inquérito de investigação e nesta quarta-feira já realizou a prisão preventiva de cinco pessoas, junto com buscas e apreensão de objetos da produtora Serie Gold, que realizou o evento. De acordo com o G1, na época da investigação o cantor afirmou: “Fizemos o show seguindo todos os protocolos. Não temos controle do geral. Isso nem os governantes têm. As praias estão lotadas, transportes públicos, e só quem sofre as consequências são os artistas. Que foi o primeiro segmento a parar, e até agora não temos apoio de ninguém sobre a nossa retomada. Sustentamos mais de 50 famílias”. De acordo com a polícia, todas as pessoas envolvidas no evento serão ouvidas, inclusive o cantor, que será intimado para esclarecer quem pagou o cachê do show.

Idosa de 83 anos é atropelada por motocicleta em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma idosa de 83 anos foi atropelada por uma motocicleta, na noite desta terça-feira (16), na avenida Valdir Pires, cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Conforme a Polícia Militar, a vítima, foi atingida pelo veículo conduzido por um homem de 58 anos, que não teve a identidade revelada. Encaminhados por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) a idosa sofreu apenas ferimentos leves. De acordo com o jornal a Tarde, o condutor da moto foi internado em estado grave.

Polícia Militar apreende várias gaiolas com pássaros silvestres em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (15), após denúncia, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou várias gaiolas com pássaros silvestres em uma residência na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Um adolescente de 17 anos de idade estava no local e não sou informar onde estaria o responsável pelos animais. O menor e o material foram apreendidos para adoção das medidas necessárias.

Vitória da Conquista: Homem fica ferido após acidente entre caminhão e moto na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um motociclista ficou ferido na tarde desta terça-feira (16), após um acidente entre a moto que ele estava e um caminhão no km 16 do Anel Viário na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi uma colisão lateral. Ferido, o motociclista foi encaminhado para o Hospital Regional de Vitória da Conquista. Não há detalhes do estado de saúde dele. Já o motorista do caminhão não teve ferimentos. Ainda de acordo com a PRF, o acidente foi causado porque a moto não aguardou a distância de segurança na via e acabou sendo atingida pelo caminhão.

Brumado: Prefeito se manifesta após reprovação de 'pauta bomba' na Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ter um pacote de projetos reprovado na Câmara de Vereadores de Brumado, na última segunda-feira (15) (veja aqui), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que, mesmo com as limitações da idade e incessante trabalho, a sua gestão conseguiu preparar uma pauta de projetos de grande importância para a cidade. Ele comemorou a aprovação dos projetos envolvendo o cepeamento da cidade e o retorno da essência do ensino integral, mas lamentou que as demais propostas esbarraram, segundo pontuou, em “vaidades pessoais”. “Devo registrar o sentimento de pesar onde imperou uma característica perigosa do ser humano, que representa a fonte de todos os pecados, que é a soberba e a vaidade de “amigos” de primeira hora, que mostraram a utilização da expressão popular de “fogo amigo”. Vários projetos de grande importância para o desenvolvimento da sociedade foram esbarrados nas ditas vaidades, dentro de um contexto de deturpar a razão das iniciativas ou mesmo afirmar não conhecer a proposta, ainda que claras em sua frente”, criticou. Para o gestor, por falta de motivos ou mesmo por razões inconfessáveis, os parlamentares reprovaram as propostas achando que estariam prejudicando ou pressionando o prefeito quando, na verdade, deixaram de implementar medidas para o avanço de Brumado. “No mais, quero agradecer, penhoradamente, aos vereadores que votaram bravamente a favor de Brumado, mesmo com naturais reações setoriais, que, diretamente, pudessem ter alguns reflexos com as medidas apresentadas, cujo razão de ser era a coletividade. Vamos seguir lutando pois o tempo vai mostrando e a população avaliando os homens e mulheres que escolheram como representantes para conduzir os destinos do bem comum”, asseverou. 

Investimentos em estradas integram sudoeste baiano e Chapada Diamantina Foto: Ernesto Marques/GOVBA

Reivindicação das populações dos municípios cortados pelos seus 240 quilômetros, as obras de recuperação da BA-142 avançam enquanto outras intervenções articuladas redesenham a malha viária de uma região em franco desenvolvimento. A agricultura familiar e, sobretudo, o turismo direcionado às principais atrações da porção sul da Chapada Diamantina ganham novo impulso com a perspectiva de uma estrada praticamente reconstruída em alguns trechos. O projeto em execução prevê a retirada do asfalto danificado, encascalhamento e nivelamento (base e sub-base), imprimação e aplicação de asfalto, além de sinalização e implantação de dispositivos de drenagem superficial e de segurança. A obra faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), e a empresa vencedora do edital será responsável por realizar as ações no trecho durante o período de cinco anos. A via restaurada irá atender 235 mil habitantes nos municípios de Andaraí, Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu, Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza e Itaetê. Viagens mais rápidas e seguras vão facilitar o acesso aos serviços de saúde de Vitória da Conquista, referência na área para quase 80 municípios, além de conectar a capital do sudoeste, onde o Governo do Estado construiu o moderno Aeroporto Glauber Rocha, às atrações turísticas da porção sul da Chapada Diamantina. Sem falar no impulso ao turismo rural que combina as belezas naturais da região cortada pela BA-142 e o interesse dos visitantes pela produção dos melhores cafés da Bahia que fazem sucesso no Brasil, além de morangos, pitaia, amora, framboesa, maracujá amarelo e outros produtos da agricultura familiar.

Após esposo votar contra 'pauta bomba', prefeito de Brumado exonera Lucidalva Oliveira da direção do HMN Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a Portaria nº 272, de 16 de fevereiro de 2021, publicada no Diário Oficial do Município, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) exonerou Lucidalva Oliveira dos Santos do cargo de provimento em comissão de coordenadora da Divisão de Administração e Recursos Humanos do Hospital Magalhães Neto (HMN). Nos bastidores da política, especula- se que a medida seria uma retaliação do vereador Amarildo Bomfim (PSB), esposo de Lucidalva. O parlamentar votou contra os projetos encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores em sessão na última segunda-feira (15).

Governador confirma inauguração da policlínica regional de Brumado nos próximos 60 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) garantiu ao site Achei Sudoeste que a Policlínica Regional de Saúde de Brumado será inaugurada nos próximos dois meses. Na oportunidade, Costa explicou que os pacientes de toda comunidade regional serão atendidos através de micro-ônibus disponibilizados através do Consórcio Regional de Saúde, o qual manterá o equipamento. “Não haverá fila, será por hora e dia marcados. Esse equipamento custa R$ 24 milhões. Tenho orgulho de dizer que não há nenhuma policlínica particular do que a que a gente constrói para o povo. Se é para o povo tem que ser do bom e do melhor”, citou. O governador defendeu ainda que os prefeitos da região se unam para oferecer um serviço de saúde de resolutividade e efetividade para todos. “Vamos fortalecer a ideia do consórcio e de um hospital regional.  Estamos espalhando os serviços de alta complexidade pelas micro regiões”, completou.

Hackers podem ter faturado R$ 50 mil com ameaça falsa de divulgação de vídeo íntimo enviada a brasileiros

Golpistas voltaram a enviar mensagens ameaçando divulgar vídeos íntimos que teriam sido gravados após uma suposta invasão do computador da vítima. O blog apurou que os hackers podem ter faturado pelo menos R$ 50 mil em apenas dois dias e que a fraude foi enviada a muitos endereços de e-mail associados ao Brasil, incluindo servidores públicos, instituições de ensino e hospitais. A fraude segue a mesma fórmula de outras anteriores: o texto tenta convencer a vítima de que seu computador foi atacado e que um vídeo foi gravado sem sua autorização. Para que as imagens íntimas não sejam reveladas a outras pessoas, o criminoso exige um pagamento em Bitcoin em 48 horas. A ameaça é completamente falsa. Mesmo que a vítima não pague, o vídeo em questão jamais será divulgado, pois ele não existe. De fato, o e-mail não traz qualquer prova da existência das imagens. O G1 obteve amostras das mensagens enviadas, as quais apontam que os criminosos utilizaram ao menos duas carteiras de Bitcoin. Juntas, elas receberam 14 transferências, somando cerca de R$ 50 mil. Nas mensagens vistas pelo blog, as vítimas receberam cobranças de até US$ 870 (cerca de R$ 4,6 mil), mas algumas transferências nas carteiras são de valores menores. Não foi possível descobrir se a mesma fraude, com as mesmas carteiras de Bitcoin, foi direcionada a pessoas de outros países. Por esse motivo, não se sabe se esses pagamentos foram realizados por brasileiros. Contudo, as transações ocorreram nos dias 11 e 12 de fevereiro, período que coincide com a data das mensagens e o prazo de 48 horas definido pelo criminoso. A mensagem é enviada em português europeu (confira trechos logo abaixo). Isso indica que o golpista pode não ser brasileiro e que o texto passou por tradução automática. Os envios, porém, parecem ter sido direcionados a endereços brasileiros e chegaram a usuários de provedores de e-mail nacionais, entidades de governo e instituições de ensino e da saúde.

Brumado: Secretário faz apelo à conscientização popular para conter avanço da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão do aumento do número de pacientes internado no Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, chamou a atenção da comunidade para reforçar os cuidados preventivos no enfrentamento ao novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que não acredita que seja necessário toque de recolher ou eventuais paralisações no comércio para conter o avanço da doença, mas sim que cada um assuma a sua responsabilidade. Feres ainda pediu que os pacientes suspeitos de estarem contaminados permaneçam em casa, em isolamento, até que a doença seja efetivamente descartada. “Cada um tem que fazer a sua parte. As informações estão massificadas. Então, se você é um paciente suspeito você precisa se isolar, mesmo sem sintomas. Não vejo motivo para lockdown, mas a população precisa se conscientizar”, defendeu.

Secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas testa positivo para a Covid-19 Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas anunciou nesta terça-feira (16) que testou positivo para a Covid-19. A publicação foi feita em sua conta no Twitter. “Amigos. Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19 hoje (16). Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!”, disse o secretário.

Guajeru: Mesmo com desafios diante da pandemia, prefeito mantém otimismo para execução de obras e projetos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Guajeru, Jilvan Teixeira Ribeiro (PSD), popular Galego, declarou que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, está otimista e de coração aberto para trabalhar em prol do município. “Estamos firmes e fortes. Com certeza, vamos fazer um ótimo mandato pra atender os anseios de toda nossa população”, disse. Com relação ao enfrentamento ao novo coronavírus, o gestor afirmou que a situação está sob controle no município, que possui apenas 6 casos ativos. Por fim, sobre a retomada das aulas, Galego falou que a questão depende do processo de vacinação e de um posicionamento do Governo do Estado.  “As aulas remotas estão funcionando normalmente”, citou.

Polícia apreende 330 kg de maconha em Senhor do Bonfim Foto: Divulgação/PC

Um homem foi preso e 330 kg de maconha foram apreendidos nesta terça-feira (16) em uma fazenda no povoado de Umburanas, na cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Conforme apontam as investigações, a equipe de polícia de Feira de Santana recebeu a informação de que o homem que fugiu teria pego a maconha em uma fazenda na zona rural de Senhor do Bonfim. Diante da informação, a polícia foi encaminhada para buscas no local indicado. Segundo a polícia, quando guarnições chegaram na fazenda em Umburanas, pela manhã. O filho do proprietário estava no local e foi preso. A droga apreendida tinha a mesma embalagem da droga aprendida em Feira de Santana. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi apresentado na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim). De acordo com a Polícia Civil na cidade, a fazenda pertence a uma família tradicional no tráfico de drogas em Senhor do Bonfim. A operação contou com equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI/Depin), da 1ª Coorpin/Feira e 19ª Coorpin/Bonfim. O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Arquivo