Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
Tanhaçu tem um caso positivo da variante de coronavírus de Manaus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, confirmou na noite da última segunda-feira (26), um caso positivo da SARS-CoV-2 P.1, da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”) do coronavírus em circulação na cidade. Segundo informou a pasta ao site Achei Sudoeste, a variante de coronavírus identificada é capaz de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade no quadro clínico. O exame foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). De acordo com o último boletim epidemiológico, Tanhaçu tem 3548 casos suspeitos de Covid-19, 2452 já foram descartados e 1040 confirmados. Ainda segundo o boletim, 995 estão recuperados e o município já confirmou 13 mortes em decorrência da doença. No momento, 32 casos ativos, 27 estão em isolamento domiciliar e 5 internados. A secretaria de saúde, pede que todos se protejam utilizando máscara, evitando aglomerações e fazendo a higienização das mãos com frequência.

Brumado: Mulher agride companheira com golpes de facão no Bairro Bom Jesus Foto: Marcos Paulo/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (24), uma mulher teria sido agredida pela companheira com golpes de facão durante uma discussão na residência do casal, no Bairro Bom Jesus, em Brumado. A vítima, identificada como Euza Maria Ribeiro, disse que o desentendimento foi causado por ciúmes. Durante os quatro anos de relacionamento, ela contou que a convivência era difícil, mas nunca haviam acontecido agressões físicas. “Sempre fui uma mulher trabalhadeira, nunca cheguei a esta situação, todo mundo me conhece”, relatou. Maria acionou a Polícia Militar e foi socorrida ao Hospital Municipal. No domingo (25), ela registrou um Boletim de Ocorrência. O delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Fábio Lago, esclareceu que, mesmo se tratando de uma relação homoafetiva, a agressora pode responder pela Lei Maria da Penha.

Sabe-se atualmente que o ser humano, especialmente em seu primor infantil, é extremamente criativo e está sempre em busca de solucionar problemas.  Dentro deste contexto assume-se que na educação, de maneira especial na educação primária, jogos e atividades lúdicas que exploram a criatividade e capacidade de resolver problemas sejam poderosas armas no desenvolvimento crítico e cognitivo.

Como pautar pontos, nos ensinos primário e fundamental por exemplo, como trabalhos escolares, regras da ABNT, prazos, provas e burocracias de forma lúdica? A resposta é: através de brincadeiras e atividades lúdicas. E qual a importância dessas atividades no ensino?

 

Histórico de jogos e brincadeiras no ensino

Como dito acima, o ser humano possui  por natureza uma necessidade de resolver e solucionar problemas em diversas situações. Logo, brincadeiras, jogos e a humanidade caminham juntos há séculos já. Um grande exemplo disso são jogos ancestrais como o

Go. Conhecido também como Weiqi ou Baduq, o jogo surgiu há mais de 2.5 mil anos na China antiga e é um jogo de tabuleiro similar ao Xadrez.

Essas ''armas'' lúdicas estavam presentes na cultura humana há milênios. E com o passar do tempo, jogos e  brincadeiras passaram a ter um caráter educativo no que  diz respeito à educação infantil, especialmente. Alguns artigos, inclusive, mostram que no século XVI, na Grécia e em Roma, já existiam jogos e brincadeiras  com intuito educativo e de alfabetizar crianças e jovens. Conseguimos ver aqui como, ao longo do tempo, esses dois instrumentos para exercício da criatividade passaram a ter uma forte relação com a educação e com o aprendizado.

Métodos lúdicos de aprendizado e brincadeiras

A etimologia da palavra Lúdico remete a palavra ludus, que no Grego Clássico possuía relação com jogos. Inclusive, diversos pesquisadores e autores, atualmente, defendem que brincadeiras e atividades lúdicas são essenciais na educação infantil, pois possibilitam que o aprendizado seja realizado de maneira divertida, descontraída e prazerosa.

Segundo a educadora Adriana Friedmann, atividades lúdicas são praticamente um organismo vivo, sendo definidas por suas constantes mudanças e não por serem conceitos estáticos. Essas atividades variam de um grupo cultural e social para o outro e de um contexto específico para outro.

Vários pesquisadores nos dias de hoje reconhecem e inclusive defendem o uso e proveito de atividades e brincadeiras lúdicas no ensino infantil. De acordo com Santa Marli Pires dos Santos, em 2002, conceitos e atividades lúdicas podem facilitar o aprendizado de forma significativa, evidenciando os desenvolvimentos social, cultural e interpessoal.

Contextualizada a devida importância de brincadeiras e jogos no aprendizado e desenvolvimento pessoal, podemos elucidar alguns exemplos de atividades lúdicas utilizadas no aprendizado infantil:

  1. Jogos de criação e construção

  2. Livros

  3. Jogos de tabuleiro

  4. Jogos de expressão corporal (dança, música)

  5. Quebra-cabeças

  6. Jogos científicos

Segundo o Externato Champagnat, essas atividades podem ser motivadores

desenvolver competências cognitivas e interpessoais, além de serem ótimas ferramentas para atuar com alunos que apresentam déficit de aprendizado.

Espaços não-formais e informais de ensino e educação

Atualmente inúmeros pesquisadores reconhecem o caráter multi-semântico que a palavra Educação possui. Ou seja, o conceito de educação não é apenas uma coisa estática, podendo, na verdade, apresentar inúmeros sentidos, maneiras, formas e contextos diferentes.

Portanto, além das tradicionais escolas, internatos e externatos, existem também os chamados Espaços não-formais e informais de ensino e educação. Mas o que são esses espaços? Como atuam? E qual a importância definitiva deles no fomento educacional pessoal?

A priori é necessário definir o que se entende por educação informal e não-formal.

Segundo a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) a educação não formal

pode ser definida por um conjunto de atividades e processos que ocorrem em um espaço 

próprio e que visam o desenvolvimento e instrução de indivíduos, porém, sem a obtenção  de um certificado do sistema educativo formal. 

De forma simplificada, educação informal e educação não-formal podem ser entendidas como aquelas que ocorrem fora de um espaço escolar. Portanto, também pode-se entender como o processo de aprendizado diário das pessoas em diferentes locais, ocasiões com diferentes atividades.

Dentre os espaços de educação informal e não-formal, podemos citar Museus, Zoológicos,  Parques, Estações Ecológicas e Ambientais e Jardins Botânicos. Cada um destes espaços possui relevância não só em seu cunho técnico, como também em seu cunho educativo para com a sociedade em geral.

CONTINUE LENDO
Brumado: Sargento relata como treinamento militar o ajudou a salvar bebê engasgado com leite materno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o Sargento Joel dos Santos Marcelino, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), salvou a vida de um bebê recém-nascido, que havia engasgado com leite materno (veja aqui). A mãe da criança chegou à sede da companhia pedindo socorro com o bebê no colo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Sargento disse que estava de plantão no momento do ocorrido. “O casal estava muito aflito. De pronto, ela me entregou o bebê e eu iniciei a manobra para desobstruir as vias aéreas. Isso levou alguns minutos, mas, graças a Deus, conseguimos. Foi um alívio”, relatou. Após desobstruir as vias aéreas do recém-nascido, o mesmo foi encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto para uma avaliação médica. O Sargento frisou que o seu treinamento militar proporcionou a aptidão necessária para o atendimento a uma ocorrência dessa natureza. “Temos treinamento de primeiros socorros. Tem que ter muita calma”, pontuou. 

Menor é linchado por populares após agredir duas mulheres em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (24), um menor foi linchado por populares depois de ter agredido duas mulheres na Rua I, no Bairro Brisas IV, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia foi acionada e encontrou uma das vítimas feridas no local. A mesma foi conduzida ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O menor havia fugido com a chegada da guarnição, mas retornou horas depois, quando foi apreendido e levado para a Delegacia Territorial de Brumado.

538 pessoas estão em tratamento do novo coronavírus em Brumado

Nesta segunda-feira, 26 de abril, o município de Brumado registra 8079 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18679. Entre os diagnósticos: 41 internações, 158 óbitos, 538 pacientes em tratamento e 7383 recuperados. No momento, 30 ainda aguardam resultado laboratorial e 10074 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Ibipitanga: PM apreende drogas dentro de caixas de telefones celulares em ônibus interestadual Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Militar apreendeu drogas dentro de caixas de telefones celulares no bagageiro de um ônibus interestadual, neste domingo (25), na cidade de Ibipitanga, a 235 km de Brumado. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma denúncia anônima levou a guarnição até a garagem de uma empresa que realiza transporte interestadual. De acordo com a polícia, o ônibus veio do estado de São Paulo (SP). A guarnição realizou abordagens nos passageiros e no veículo. Durante a ação, foi encontrada uma sacola contendo 35 papelotes de substâncias análoga à cocaína em caixas de telefones celulares. O dono do material ilícito não foi identificado.

Polícia Civil descarta crime na morte de vereador em Itapetinga Foto: Reprodução/G1

As investigações da Polícia Civil de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, apontaram que o vereador Leonardo Rodrigues Matos, conhecido como Léo Matos (PSD), encontrado morto no domingo (25) em um açude na sua própria fazenda (veja aqui), não teria sido vítima de morte violenta. De acordo com o G1, a maior possibilidade é que ele tenha morrido afogado após sofrer um mal súbito e cair na água. Léo Matos, que era presidente da Câmara Municipal, estava desaparecido desde sexta-feira (23), quando saiu para fazer pagamento aos funcionários. No mesmo dia, as buscas foram iniciadas, concentradas na região da própria fazenda, onde o carro do vereador foi encontrado. Segundo o delegado que investiga o caso, Roberto Júnior, tanto o carro, como o imóvel da fazenda não foram violados. E duas varas de pesca também foram encontradas. Com isso, a polícia trabalha com a possibilidade de ele ter sofrido um mal súbito, caído no açude e morrido afogado. “Tanto o veículo, como a casa da fazenda estavam em perfeita ordem. Nenhuma desordem. Foi encontrada uma certa quantia em dinheiro no bolso do vereador Léo Matos. Não temos nenhum sinal de que tenha tido uma ação violenta no local. Trabalhamos com a hipótese de ele ter tido um mal súbito. Ele vinha se recuperando da Covid. Ele pode ter tido um mal súbito e caído na água”, afirmou o delegado. Ainda segundo o delegado, a causa do óbito só poderá ser confirmada após o resultado da perícia. A necropsia foi feita no domingo (25), e o resultado deve ficar pronto em 30 dias. Léo Matos foi sepultado na tarde de domingo, no Cemitério Parque da Eternidade, em Itapetinga. Ele tinha 46 anos, deixa a esposa e um filho.

Livramento de Nossa Senhora: PM realiza ação e apreende arma e munição em evento com aglomeração Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (24), às 22h30, a Polícia Militar recebeu denúncia de aglomeração e utilização sonora em alto volume na Avenida São Lucas, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no local, foi constatada a veracidade dos fatos. Durante a abordagem, os policiais foram desacatados por três homens. Os mesmos foram apresentados na delegacia. Além disso, realizadas buscas em veículos que se encontravam no local. Em um veículo Voyage, os militares encontraram uma arma de fogo tipo garrucha artesanal e uma munição calibre 44. Em outro veículo, um Gol, foi identificado um equipamento sonoro acoplado, causador da perturbação do sossego. Todo material apreendido também foi apresentado na delegacia local.

Jair Bolsonaro: Exército 'pode ir para a rua' para acabar com toque de recolher Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexta-feira que as Forças Armadas “podem ir para a rua” se necessário, para acabar com “essa covardia de toque de recolher” decretado por alguns governadores e prefeitos por causa da pandemia de Covid-19. A declaração foi dada pelo presidente durante entrevista à TV A Crítica, de Manaus. Bolsonaro disse que se prepara para “um caos no Brasil” provocado pelas medidas restritivas determinadas por governantes país afora. “É um absurdo isso aí. Se tivermos problema, nós temos um plano de como entrar em campo”, afirmou. “As nossas Forças Armadas podem ir para a rua, sim, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer cumprir o artigo 5º. (…) Para cumprir tudo aquilo que está sendo descumprido por parte de alguns governadores e alguns poucos prefeitos, mas que atrapalha toda a sociedade”.  “Eu não posso extrapolar. Alguns querem que a gente extrapole”, continuou. “Eu estou junto com meus 23 ministros, da Damares (Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos) ao Braga Netto (Defesa), praticamente conversados sobre o que fazer se um caos generalizado se implantar no Brasil pela fome. Pela maneira covarde como alguns querem impor essas medidas”. Durante a entrevista, Bolsonaro também voltou a defender a cloroquina para tratar a Covid-19, afirmando que tomou o medicamento após receber o diagnóstico positivo para a doença e se sentiu melhor no dia seguinte. Segundo diversos estudos publicados desde o ano passado, o remédio, usado para tratar a malária, não é eficaz contra o coronavírus.

Polícia prende em flagrante indivíduo suspeito de matar empresário da cidade de Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após diligências em conjunto pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM), um dos autores do homicídio do empresário José de Jesus Pereira, encontrado morto em sua residência no Povoado de Pau de Colher, em Paramirim, a 129 km de Brumado, foi preso em flagrante (veja aqui). Segundo informou a GCM ao site Achei Sudoeste, o mesmo confessou que cometeu o crime juntamente com outros dois comparsas. Com ele foi encontrada uma moto, uma TV de Plasma e uma corrente roubados da residência da vítima. Também foi encontrada uma quantia em dinheiro adquirida com a venda das outras três motos roubadas da casa da vítima. O indivíduo foi apresentado Delegacia de Polícia Civil de Paramirim para as providências cabíveis. Estão sendo realizadas diligências para a captura dois outros dois suspeitos, já identificados.

Brumado: Carro cai em buraco e condutor cobra ressarcimento da prefeitura e da Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (23), um carro caiu em um buraco na Rua Miguel Dias, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o condutor do veículo, Jeremias Oliveira Teles, relatou que o buraco está na via há mais de 1 ano, porém as chuvas da última quarta-feira (21) aumentaram o mesmo. Ele ainda tentou desviar, mas não conseguiu. “Tive um prejuízo enorme, quebrou suspensão, pneu, o aro foi embora, a parte de fibra também foi toda embora... quem é que vai pagar pra mim?”, questionou. Segundo o condutor, a prefeitura ou a Embasa terão de ressarcir os seus prejuízos. “A Embasa também tem culpa por causa do esgoto. Tá cheio de buraco e o prefeito não resolve nada. Um homem que não sabe administrar a cidade não sabe fazer mais nada”, criticou. Apesar do susto, o motorista não se feriu.

Entidades recomendam vacinar gestantes diabéticas, obesas e hipertensas Foto: Getty Images

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recomendaram que sejam seguidas as orientações do Ministério da Saúde para que a vacina contra a Covid-19 seja aplicada em mulheres grávidas com diabetes mellitus, obesidade ou hipertensão arterial sistêmica. Tanto a SBEM quanto a SBD dizem que essa recomendação segue nota técnica já divulgada pelo governo federal com o objetivo evitar complicações para mulher e o bebê. “A urgência em se posicionar sobre essa população, mesmo com ausência de evidências, decorre do maior risco de complicações que as gestantes e seus bebês apresentam quando infectadas pelo vírus”, afirmaram as instituições em nota. As orientações estão de acordo com a nova portaria do Ministério da Saúde, que recomenda a vacinação em gestantes, lactantes e puérperas (mulheres no período de até 60 dias após o parto) com doenças prévias (comorbidades). De acordo com dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), o número de mortes de gestantes e de mães de recém-nascidos (puérperas) por Covid-19 mais do que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020. Segundo o levantamento, no ano passado foram registradas 453 mortes (10,5 óbitos na média semanal). Em 2021, até 7 de abril, foram 289 mortes (22,2 óbitos na média semanal).

34ª CIPM promove campanha Patrulha Solidária e doa cestas básicas para famílias carentes em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, deu início, na última quinta-feira (22), à Campanha Patrulha Solidária. Na oportunidade, foram distribuídas cerca de 40 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de Brumado. A campanha continuará com novas etapas de arrecadação de doações e entrega de produtos. Para participar, basta entregar as doações na sede da 34ª CIPM/Brumado, situada na Avenida Centenário, 600, no Bairro Novo Brumado, nas sedes dos destacamentos da PM ou diretamente aos policiais militares nas viaturas. A ideia é contribuir e ajudar o próximo, especialmente nesse momento de crise provocado pela pandemia.

34ª CIPM promove campanha Patrulha Solidária e doa cestas básicas para famílias carentes em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com o comandante da unidade, major Mario Augusto dos Santos Cabral, os mantimentos foram doados voluntários e parceiros da unidade que desejam permanecerem em anonimato. “Recebemos uma carta de uma senhora que enfrentava muita dificuldade financeira, problemas de saúde e dificuldade para alimentar sua família. Entramos em contato com o Conselho de Segurança e conseguimos três cestas básicas para a família, mas na semana seguinte outro caso similar chegou até a unidade, a partir disso, decidimos lançar a campanha”, detalhou o oficial.

Escolas iniciam preparativos para retorno às aulas presenciais em Salvador Foto: Nara Gentil/Correio

Mais de um ano após a pandemia separar alunos e escolas, os estudantes de Salvador já têm data marcada para reencontrar a sala de aula: dia 3 de maio. O anúncio, que encerra o longo período de incertezas sobre a volta da educação presencial, foi feito na sexta-feira pelo prefeito Bruno Reis (DEM). De acordo com o jornal Correio, entretanto, o retorno só será possível para parte dos estudantes da capital e ocorrerá sem a plenitude desejada. De acordo com o secretário de Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, todas as séries já poderão retornar, do ensino infantil ao médio. No caso das escolas públicas, a prefeitura é responsável apenas até o fundamental. O médio fica por conta da rede estadual, que ainda não tem planos de retorno presencial. Já os colégios particulares que ofertam séries do antigo segundo grau estão autorizados a reabrir. Depende somente deles a decisão. “Toda a educação tem a permissão de voltar, municipal e particular. Todos os segmentos”, reforçou o secretário. Os pais, no entanto, terão o direito de decidir se os filhos vão frequentar a escola por causa da pandemia, apesar dos protocolos sanitários impostos pela prefeitura e do chamado modelo semipresencial. As salas de aula, por exemplo, estarão limitadas a 50% da capacidade.

Brumado: Beto Bonelly viabiliza sanitização para o Hospital Municipal e o Centro Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) conseguiu junto a uma mineradora da cidade a sanitização externa do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e do Centro de Atendimento a Covid-19 (UPA). Por trinta dias, a empresa arcará com os custos do serviço atendendo ao pedido do parlamentar. Bonelly disse que agora o próximo passo é obter a autorização do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Ele acredita que os mesmos não irão se opor à sanitização das unidades. “Toda ajuda é bem vinda no combate a este vírus”, disse o vereador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Feres declarou que ainda não tomou conhecimento do assunto.

Israel não registra morte por Covid-19 pela 1ª vez em 10 meses Foto: Getty Images

Ao longo da pandemia, 6.346 pessoas morreram em Israel, segundo dados do ministério da saúde israelense. A última vez que o país relatou zero mortes por Covid-19 foi no final de junho de 2020, depois que outro lockdown conteve o avanço da primeira onda de infecções. De acordo com a Revista Época, a doença recuou depois de atingir seu pico em janeiro deste ano. O governo israelense começou a flexibilizar as restrições à circulação de pessoas do lockdown um mês depois, à medida que as vacinações contra a Covid-19 seguiam de forma mais ampla. Israel tem a maior taxa de vacinação do mundo. Na quinta-feira (22), o país atingiu a marca de 5 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses, o correspondente a 52% dos 9 milhões de habitantes — o Brasil, por exemplo, vacinou completamente 5% de seus 212 milhões de habitantes. “Esta é uma grande conquista para o sistema de saúde e os cidadãos israelenses. Juntos, estamos erradicando o coronavírus”, tuitou o ministro da Saúde, Yuli Edelstein, na sexta-feira (23). Na semana passada, Eyal Leshem, diretor do maior hospital de Israel, o Sheba Medical Center, disse que o país pode estar perto de alcançar a “imunidade coletiva”. A imunidade do rebanho ocorre quando um número suficiente de uma população tem proteção contra uma infecção impedindo que ela se espalhe com força.

Rio de Contas: Engavetamento envolve viatura da polícia militar e veículo da Sesab na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma viatura da polícia militar, da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um veículo da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e um carro particular, se envolveram em um engavetamento, na última sexta-feira (23), na BA-148, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina.

Rio de Contas: Engavetamento envolve viatura da polícia militar e veículo da Sesab na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, apesar do susto, ninguém se feriu. Os três veículos ficaram danificados. O caso foi registrado na delegacia Territorial de Rio de Contas.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Bradesco reabre agência em Brumado após funcionário testar positivo para Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A agência do Bradesco localizada no centro da cidade de Brumado foi fechada na última quinta-feira (22) por medida de segurança, visto que um funcionário testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. O prédio foi fechado para realização de uma desinfecção. O banco acionou uma empresa especializada para sanitização do espaço. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o atendimento foi suspenso temporariamente e será retomado nesta segunda-feira (26). O fechamento gerou muitas reclamações dos usuários. O sindicato dos bancários esclareceu que o fechamento da agência seguiu protocolos do Ministério da Saúde.

Clínica Exame: Psicóloga Camilla Alvarenga é especialista em Desenvolvimento Infantil

A psicoterapia infantil pode ser de grande ajuda no desenvolvimento, no autoconhecimento, na percepção e resolução de eventuais medos, receios, insatisfações e angústias das crianças. Nas sessões de psicoterapia o momento é só delas: é um espaço em que a criança poderá favorecer seu desenvolvimento psíquico, bem como aprender a lidar com os desafios, frustrações e até mesmo dores e mágoas, e transformá-las em algo melhor. Há várias situações comportamentais indicativas que a criança possui algum distúrbio emocional e por esse motivo os pais devem buscar esse suporte. Segue, alguns desses principais sinais que demonstram a necessidade de consultar um psicólogo para obter ajuda: Perda do prazer com alguma brincadeira que costumava ter anteriormente; Tristeza ou choro frequentes, sem motivos aparentes; Procura por isolamento constante; Falta de concentração na escola ou para atividades em casa; Atraso de desenvolvimento na fala, na linguagem ou no andar, por exemplo; Insônia ou sono muito frequente; Aumento ou diminuição exagerada da fome ou da sede; Vontade de voltar a hábitos já superados como usar chupeta ou fazer xixi na cama; Dores frequentes de barriga ou na cabeça, embora exames não apresentem nada errado; Agressividade desmedida; Apatia. Independentemente das causas, hoje em dia a terapia infantil pode atuar de forma bastante eficiente no aspecto comportamental das crianças. Um psicólogo realmente é o profissional indicado para, através de testes, conversas e outras formas de intervenção, fazer um diagnóstico e indicar qual a melhor opção de tratamento em crianças que apresentem algum comportamento “diferente” da expectativa dos pais ou professores. Camilla Alvarenga atende semanalmente na Policlínica Exame que possui um espaço voltado para atender crianças e adolescentes, com uma equipe interdisciplinar voltada para o desenvolvimento do seu filho. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Prefeitura admite que secretária de saúde recebeu a dose da vacina contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota divulgada em sua página oficial, a Prefeitura Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, admitiu que a secretária de saúde Verônica Barbosa e seu esposo foram vacinados contra a Covid-19. Ambos são acusados de furar a fila da vacinação. Um abaixo-assinado on-line pede a exoneração da secretária do cargo (veja aqui). A prefeitura alega que os dois são profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e deviam ser vacinados, conforme determinação do Ministério da Saúde. Na nota, a gestão ainda afirma que tem agido com transparência no processo de vacinação e informe das doses recebidas. Além disso, esclareceu que uma lista com os nomes das pessoas vacinadas até o momento está disponível ao público para consulta. 

Toque de recolher é prorrogado até 3 de maio nas regiões de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 227 municípios baianos (ver lista abaixo), o toque de recolher, das 20h às 5h, passa a vigorar até o dia 3 de maio. Nos demais municípios, continua restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 5h, também até o dia 3 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (25), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios listados abaixo, deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 30 de abril até as 5h do dia 3 de maio.

Toque de recolher é prorrogado até 3 de maio nas regiões de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Continuam suspensas, até 3 de maio, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares. As atividades letivas nestas unidades poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Permanecem proibidos até o dia 3 de maio os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo o território estadual, até 3 de maio. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 3 de maio, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam permitidos os atos religiosos litúrgicos, com limitação da ocupação ao máximo de 25% da capacidade do local.

Confira a lista dos 227 municípios:

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

CONTINUE LENDO
Secretário de saúde rebate governador sobre taxa de contágio da Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, comentou a declaração do governador Rui Costa (PT), que afirmou, em coletiva de imprensa, que, proporcionalmente, Brumado possui uma das maiores taxas de contágio do vírus da Covid em toda Bahia (veja aqui). Feres pontuou que o Município já conseguiu testar 25% de sua população. “Isso gera um diferencial muito grande. Antes de se analisar o município com o maior número de casos positivos, tem de se verificar a proporcionalidade de testes. Quem mais testou? Quando se faz uma comparação, você tem de pegar dois municípios proporcionais. Para se fazer qualquer tipo de comparação, é preciso saber se os outros municípios testaram tanto quanto Brumado”, argumentou. O secretário garantiu que o município está fazendo o seu trabalho, testando o máximo possível e assegurando à população a assistência à saúde.

Arquivo