Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
Vale do Pati, na Chapada Diamantina, volta a receber visitantes a partir da próxima semana Foto: Divulgação/ICMBio

A tradicional comunidade do Vale do Pati, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, volta a receber visitantes a partir da próxima segunda-feira (26). As reservas para hospedagem nas casas dos moradores da localidade já podem ser feitas pelos turistas, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As visitas estavam suspensas há mais de um ano, por causa da pandemia. De acordo com o ICMBio, sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas para seguir os protocolos sanitários de combate ao coronavírus. A hospedagem nas residências dos nativos está entre as principais atrações do Vale do Pati, que passa a trabalhar com 50% da sua capacidade total. As reservas devem ser feitas com uma semana de antecedência. Nesta primeira fase de retomada das atividades no Vale do Pati, não estão permitidos acampamentos, exceto para condutores de visitantes nas áreas de campings das casas de apoio, pois não será possível o compartilhamento de dormitórios com condutores de grupos diferentes. A restrição visa reduzir o fluxo turístico durante a abertura gradual. O trekking do Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos do mundo e é um dos roteiros mais procurados da Chapada Diamantina. As visitas aos pontos turísticos devem ser agendadas para evitar aglomerações e minimizar impactos ambientais. Os interessados também devem consultar, através da internet, quais atrativos do Parque Nacional que estão abertos, as medidas sanitárias obrigatórias, além das normas ambientais.

Brumado: Com Guillain-Barré, paciente internada há mais de um mês aguarda remédio Foto: Reprodução/TV Bahia

A brumadense Zenilda Damasceno, 45 anos, diagnosticada há cerca de três meses com a síndrome de Guillain-Barré está há mais de um mês em um hospital de Vitória da Conquista, no aguardo para compra do medicamento imunoglobulina humana, necessário para o tratamento. Damasceno ao começar a perder o movimento das pernas decidiu ir em um hospital na cidade onde vive em busca de tratamento. “[No hospital de Brumado] ela ficou internada, passou em um neurologista, fez exames e foi diagnosticada com a Guillain-Barré”, explica a sobrinha de Zenilda, Sandra Meira Santos. De acordo com o G1, Zenilda está internada no Hospital Crescêncio Silveira, mas está sob responsabilidade do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A transferência foi feita por causa do risco de contaminação da Covid-19. Ela está com paralisia nos membros inferiores, evoluindo para os superiores. Segundo os médicos, ela precisa do medicamento de imunoglobulina humana e para conseguir o remédio, a família precisou acionar a Justiça. “Tanto o município, quanto o estado, devem arcar com a medicação dela”, diz Alessandro Santana, familiar de Zenilda.

Brumado: Com Guillain-Barré, paciente internada há mais de um mês aguarda remédio Foto: Reprodução/TV Bahia

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que a Superintendência de Assistência Farmacêutica está tentando a compra internacional do medicamento, já que não há disponibilidade da imunoglobulina humana no mercado nacional. Ainda na nota, a Sesab informou que não foi identificada receita médica com indicação da posologia desse medicamento para a paciente, informação que, segundo o órgão estadual, é necessária para dar continuidade à demanda. No dia 6 de abril, o juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, determinou, que no prazo de 48 horas, o estado da Bahia e o município de Brumado fossem intimados para comprovar o cumprimento da decisão de fornecimento da medicação (veja aqui). Entretanto, até então, Zenilda não recebeu o medicamento. “A gente está preocupado com isso, porque a cada dia que passa é um dia a menos com o medicamento é um dia a menos de vida para ela”, fala Alessandro. Guillain-Barré é doença uma doença que pode surgir como uma reação imunológica decorrente de uma infecção. O médico neurologista, Phillip Glass, explica que a síndrome é uma doença autoimune que se caracteriza por uma fraqueza muscular progressiva. “Existem casos graves, onde a pessoa fica sem andar. Tem casos que o paciente tem fraqueza para respirar e precisar de respiração mecânica. [Há também] casos mais leves, onde a pessoa sente uma fraqueza discreta”.

Brumado: SMTT e 18ª Ciretran promovem blitz de conscientização para uso de máscaras no transporte coletivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (16), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a 18ª Ciretran realizaram uma blitz educativa para destacar a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo. Na ocasião, motoristas do transporte de passageiros que participaram da ação tiveram os veículos adesivados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Evanildo Evandro relatou que, no dia a dia, as pessoas têm respeitado o uso da máscara durante as viagens da zona rural até a sede. “Tem de usar a máscara para não colocarem a minha vida e nem a dos outros em risco. Aqui não entra ninguém sem máscara”, pontuou. 

Brumado: SMTT e 18ª Ciretran promovem blitz de conscientização para uso de máscaras no transporte coletivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presente na blitz, o superintendente municipal de trânsito, José Santos, salientou que a iniciativa visa contribuir com o combate à disseminação do vírus em Brumado. “A conscientização é muito importante”, acrescentou. Representando a 18ª Ciretran, Meiriele Santos, pontuou que ação conjunta busca reforçar a obrigatoriedade do uso da máscara no transporte público a fim de diminuir os índices de contaminados na cidade. “Os motoristas do transporte público são nossos parceiros”, citou.

Brumado: Vereador cobra otimização dos serviços da Embasa após final de semana sem água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, a população das cidades de Brumado e Malhada de Pedras sofreu com a interrupção no abastecimento de água devido à manutenção promovida pela Embasa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) declarou que a empresa presta um péssimo serviço na cidade e que tem atuado, desde o começo do seu mandato, cobrando a otimização deste. “A Embasa vem prestando um serviço desumano com a população brumadense. O esgotamento sanitário já é uma cobrança de muito tempo. Hoje, a nossa cidade está toda esburacada, com esgoto a céu aberto. Na briga entre prefeitura e Embasa, me coloco do lado da prefeitura porque a empresa teve que fazer os reparos sim”, relatou. Para o parlamentar, os investimentos prometidos pela Embasa precisam ser feitos com urgência no município. “A Embasa não está preparada para atender a população com um serviço de excelência. É um descaso”, resumiu.

Brumado: Secretaria de saúde informa duas mortes de coronavírus nas últimas 24h

Nesta terça-feira, 20 de abril, o município de Brumado registra 7903 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18456. Entre os diagnósticos: 46 internações, 155 óbitos, 625 pacientes em tratamento e 7123 recuperados. No momento, 92 ainda aguardam resultado laboratorial e 9870 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Morre o representante comercial Douglas Gomes, 32 anos, vítima da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O representante comercial Douglas da Silva Gomes, 32 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (20) por complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Douglas foi diagnosticado com a doença há cerca de 30 dias, quando iniciou o seu tratamento. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O quadro clínico de Gomes se agravou, tendo grandes complicações nos rins, necessitando, inclusive, de fazer diálise.

Bebê faz 'V de vitória', e pai com câncer raro comemora no interior de São Paulo Foto: Arquivo Pessoal/Felipe Moreira

Ao acompanhar o exame de ultrassonografia de sexto mês do primeiro filho, Felipe Moreira dos Santos, de 32 anos, teve uma grata surpresa: o bebê fez um 'V de vitória' com a mãozinha, dentro do útero. O rapaz, que é morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, encarou como um sinal divino, já que enfrenta um câncer raro no baço. Há cerca de nove meses, Moreira descobriu um tumor maligno de 20 centímetro no rim esquerdo e teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada do órgão. “Antes da cirurgia, pedi para QUE Deus que não me levasse, porque meu sonho é ser pai. Um mês depois da cirurgia, minha mulher ficou grávida e vou ser pai”, conta em entrevista ao G1. Ao realizar novo exame para saber se havia vestígios da doença em seu corpo, Moreira descobriu que um novo tumor estava alojado em seu baço, e então, seguiu para Barretos (SP), onde deu início a novo tratamento no Hospital do Amor. Durante esse tempo, ele torcia para que o bebê fosse um menino, pois também havia pedido isso em suas orações, conforme conta. Em um primeiro momento, os médicos informaram que se tratava de uma menina, mas, desconfiados, os pais resolveram fazer novos exames, que confirmaram o desejo de Felipe.

Brumado: Positivado para a Covid-19, Subtenente Pelissari assegura medidas protetivas no TG 06/024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Douglas Pelissari, instrutor no Tiro de Guerra 06/024, na cidade de Brumado, disse que, na última semana, testou positivo para a Covid-19. Em razão do ocorrido, a formatura dos atiradores, que seria realizada em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, nesta segunda-feira (19), teve de ser suspensa. “Houve uma solenidade simbólica apenas com os atiradores. Eu não participei, claro, estou em isolamento”, adiantou. Apesar do diagnóstico positivo, Pelissari reforçou que o TG está seguindo todas as medidas sanitárias de segurança para evitar a disseminação do vírus. “O Tiro de Guerra está seguindo todas as medidas sanitárias vigentes. Neste ano, não tivemos nenhum caso de coronavírus dentro do TG. O meu caso veio de fora, detectado após uma missão a trabalho. Estamos muito tranquilos”, explicou.

Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (8), testes clínicos de fase 3 a serem realizados no Brasil de uma sexta vacina contra a Covid-19. Trata-se da vacina financiada pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. Chamada de SCB-2019, a vacina da Sichuan Clover é administrada em duas doses com intervalo de 22 dias entre as doses. Ela será testada em voluntários brasileiros no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Os participantes deverão ter 18 anos ou mais. A professora da Universidade de Oxford, Sue Ann Costa Clemens, que também é membro do comitê cientifico internacional da Clover, explicou que a vacina será testada em pelo menos 8 mil voluntários, podendo chegar a 12,1 mil. Segundo ela, o recrutamento deve começar na próxima semana. A nível global, a vacina será testada em até 30 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, África do Sul e Europa. Os testes de fase 3 (última etapa para conseguir a aprovação do medicamento) aprovados no Brasil serão do tipo duplo-cego (nem o paciente e nem o médico sabem se estão recebendo a vacina teste ou o placebo). Os participantes deverão receber vacina ou placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe cada substância de forma aleatória, ou seja, randomizada. O imunizante é o sexto a obter autorização da Anvisa para realizar testes clínicos no Brasil. Ele é feito a partir de uma combinação de proteínas (antígenos) com adjuvantes, ou potenciadores, sintéticos – uma substância adicionada para potencializar a resposta imunológica ao antígeno. A Anvisa não informou a data de início dos testes.

Brumado: Tiro de Guerra presta homenagem aos 373 anos do Exército Brasileiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira, 19 de abril, é comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Douglas Pelizzari, instrutor no Tiro de Guerra 06/024, na cidade de Brumado, declarou que já são 373 anos do Exército Brasileiro. “É com grande satisfação que comemoramos essa data. O Exército Brasileiro foi originado na Batalha dos Guararapes, em 1648. Essa batalha aconteceu aqui no Nordeste contra forças estrangeiras. Índios, negros e brancos lutaram lado a lado na defesa do território nacional”, destacou. Hoje, segundo Pelizzari, o exército está representado em todos os lugares do Brasil por homens e mulheres que dedicam suas vidas à missão da defesa da pátria, a manutenção dos deveres constituídos e a manutenção do dever e da ordem. “Me sinto lisonjeado por pertencer há mais de 28 anos ao glorioso Exército Brasileiro”, afirmou.

Brumado: Defesa de Hemerson Matheus não fornecerá detalhes para evitar transtornos na investigação Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a defesa de Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, acusado de tentativa de feminicídio após espancar a sua ex-namorada, Gleici Helen de Oliveira Silva, 22 anos (veja aqui), informou que não fornecerá detalhes acerca do caso, prezando pela segurança do acusado, de sua família e dos demais envolvidos, bem como para evitar maiores transtornos na investigação. Ainda de acordo com a defesa, os trabalhos estão voltados para que todos os direitos de Hemerson Matheus sejam garantidos, bem como para contribuir com a Justiça a fim de que todos os fatos sejam devidamente elucidados. Por fim, repudiou qualquer tipo de violência, solidarizando-se com o sentimento coletivo de dor.

Adolescente de 17 anos morre atropelado durante passeio de skate no sudoeste baiano Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um adolescente morreu atropelado durante um passeio de skate, na noite deste domingo, 18, na rua Rio Branco, no centro da cidade de Ipiaú, no sudoeste da Bahia. O jovem, identificado apenas pelo prenome de José, tinha 17 anos e acabou se chocando com um veículo modelo Gol/VW, enquanto descia uma ladeira da região, segundo informações do Giro Ipiaú. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegaram a prestar os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia Militar, o proprietário do veículo se apresentou ao órgão, no entanto, conforme testemunhas do acidente, uma outra pessoa dirigia o carro no momento do fato. A Polícia Civil será responsável pela perícia do caso.

Vereador Amarildo Bomfim cobra instalação de Núcleo de Reabilitação para Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) voltou a defender a criação de um núcleo de reabilitação para Covid-19 em Brumado. O parlamentar indicou a criação do espaço através de indicação protocolada na sessão legislativa do dia 8 de abril (veja aqui). “Considero uma das mais importantes indicações que fiz até agora. A Covid-19 tem deixado muita gente com sequela como, por exemplo, fraqueza muscular, respiratória, fadiga. Há também relatos de ansiedade, depressão”, destacou. A ideia, conforme explicou, é que o Núcleo de Reabilitação possa contar com uma equipe multidisciplinar para atender esses pacientes com o devido tratamento. “As pessoas que tem um plano de saúde já estão fazendo a sua reabilitação. Várias pessoas de nossa cidade estão em Salvador ou outra cidade passando por esse processo de reabilitação. Não podemos deixar nosso povo desassistido sem o devido tratamento. É uma forma de amenizar e devolver a vida normal para esses pacientes que, graças a Deus, conseguiram vencer a Covid-19. Fica aqui o nosso pedido. É o povo que vai ganhar com isso”, completou. 

Ibar Nordeste oferece vagas de emprego na cidade de Brumado

Em Brumado, a empresa Ibar Nordeste está disponibilizando vagas de emprego para Auxiliar Administrativo – PCD, Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção, Faxineiro – PCD, Ferramenteiro – PCD, e Meio Oficial Eletricista. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Livramento de Nossa Senhora: Motociclista morre após colidir contra árvore na Avenida Leônidas Cardoso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última segunda-feira (19), um grave acidente foi registrado na Avenida Leônidas Cardoso, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. No local, segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motociclista Rudinelle Oliveira morreu após perder o controle do veículo e colidir contra uma árvore. Uma equipe do Samu 192 constatou o óbito ainda na via. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Rudinelle foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Bahia ultrapassa a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (19), quando a campanha de vacinação completou três meses. Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado também registrou queda na solicitação de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) para idosos acima de 70 anos. Para vacinação, o governo montou uma operação logística que distribui os imunobiológicos para os 417 municípios em até 24 horas, a partir da utilização de aviões, helicópteros, caminhões e caminhonetes. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que o resultado é fruto do planejamento estadual na aquisição de insumos, do esforço logístico na distribuição e do empenho dos municípios em imunizar rapidamente a população. “Isso só foi possível graças ao planejamento antecipado, um investimento que foi feito na aquisição de seringas e de agulhas, com o compromisso do governador Rui Costa de entregar as vacinas em menos de 12 horas a partir do momento em que elas estiverem em solo baiano, com a operação e distribuição que envolve aviões, helicópteros, caminhonetes”, disse o secretário de Saúde.

Família de Hellen reforçará apelo por implantação da delegacia da mulher em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Brumado (veja aqui) e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) (veja aqui) estão se mobilizando para instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade de Brumado. A família da jovem Gleici Helen de Oliveira Silva, de 22 anos, brutalmente espancada pelo ex-companheiro, reforçará os apelos pela implantação da delegacia especializada a fim de dar esse suporte para as vítimas de violência doméstica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gileane de Oliveira, irmã da vítima, disse que muitas mulheres não têm a chance de sobreviver em uma situação de agressão. “Nossa família está dilacerada, em choque. Ele é um delinquente. Ele queria que ela escolhesse entre o filho mais velho e ele e Hellen escolheu o menino. Ele não aceitava o fim do relacionamento. Não quero que esse caso caia no esquecimento”, destacou.

Estudo russo com Sputnik mostra eficácia de 97,6% Foto: Reprodução/Facebook

O cientista russo Denis Logunov, um dos principais desenvolvedores da vacina contra a Covid-19 Sputnik V, disse nesta segunda-feira que o imunizante mostrou uma efetividade de 97,6% contra a doença em uma avaliação de dados do mundo real, com base na análise de 3,8 milhões de pessoas. Usando um banco de dados de pessoas que receberam as duas doses da vacina, os cientistas do Instituto Gamaleya de Moscou, que a desenvolveu, calcularam a taxa de efetividade no mundo real, informou Logunov durante uma apresentação para a Academia Russa de Ciências. A nova taxa é maior do que a eficácia de 91,6% descrita nos resultados de um ensaio clínico em grande escala da Sputnik V, publicado na revista científica Lancet no início deste ano. Enquanto os dados de eficácia de uma vacina se referem ao seu desempenho dentro de um ensaio clínico, os de efetividade se referem ao desempenho em condições reais de uso. Segundo comunicado do Instituto Gamaleya e do Fundo de Investimento Direto Russo, responsável pelo financiamento do desenvolvimento do imunizante, os novos dados serão publicados em uma revista científica revisada por pares no próximo mês.

Major Cabral reforça cobranças por instalação da delegacia da mulher e ronda Maria da Penha em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após mais um caso de violência doméstica contra a jovem Gleici Helen de Oliveira Silva, 22 anos, ter ganhado grande destaque na comunidade regional, no último final de semana, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), defendeu a instalação de uma Delegacia da Mulher em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante informou que os índices de violência contra a mulher no município são altos e reforçam a necessidade de criação de uma delegacia especializada. “Os índices são altíssimos de forma que uma delegacia especializada seria interessante”, pontuou. Nesse aspecto, o Major também defendeu a implementação da Ronda Maria da Penha para fiscalização das medidas protetivas concedidas para mulheres que sofreram violência doméstica. Para o comandante, a delegacia especializada e a referida ronda trariam ganhos para reduzir a criminalidade na cidade e nos municípios de abrangência. “Essas duas unidades iriam reduzir muito as ocorrências envolvendo agressões a mulheres”, completou. 

Beto Bonelly soma forças em prol da instalação de delegacia da mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos assuntos discutidos na sessão legislativa da última segunda-feira (19) foi a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) destacou que os índices de violência doméstica no país são altíssimos e que a criação de uma delegacia especializada no município daria maior respaldo às vítimas. A estrutura, conforme pontuou, atuaria em conjunto com a Lei Maria da Penha. “A delegacia da mulher é uma das indicações do nosso mandato. Todos os 15 vereadores aprovaram a indicação”, destacou. Bonelly ainda levantou, durante a sessão, a possibilidade de os parlamentares irem ao encontro do governador Rui Costa para mostrarem, por meio de dados, a importância da instalação da delegacia especializada da mulher no município. “Durante nosso mandato, estaremos atentos e buscaremos essa implantação. Temos que tomar medidas rápidas e urgentes no atendimento à mulher agredida”, acrescentou.

Dedim Gouveia, cantor e sanfoneiro, morre aos 61 anos com Covid-19, em Fortaleza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor de forró e sanfoneiro Dedim Gouveia morreu de Covid-19, aos 61 anos, nesta segunda-feira (19). O forrozeiro estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, no Bairro Messejana, desde o último dia 11 de abril. A família lamentou a morte do artista e informou que o velório vai ser realizado às 10h desta terça-feira (20) em cerimônia fechada para dez pessoas. Na mensagem publicada nos perfis das redes sociais do cantor os parentes agradeceram as orações dos fãs e pediram respeito a dor dos familiares. A última atualização nas redes sociais do forrozeiro, publicada no dia 17 de abril, apontava que o artista tinha “total chance de melhora e recuperação”. Dedim Gouveia era natural de Redenção, cidade a 60 km de Fortaleza. Cresceu em Serra da Faísca, distrito de Redenção. Na escola, estudou até o 2º grau. Foi criado pela avó Isabel Moreira, sua grande incentivadora no meio musical, que apostava que ainda veria o neto fazer sucesso na música. Incorporou o apelido de Dedim como nome artístico após começar a tocar sanfona aos 16 anos. Ao todo, lançou 13 CDs, 5 DVDs, embalando vários hits. Uma de suas últimas composições foi “A Natureza É Linda”, lançada em 2020. O cantor deixa a mulher, quatro filhos, além de uma multidão de fãs e amigos que fez no meio da música. O músico se apresentava todos os anos em diversas festas juninas na Bahia. Ele já realizou shows em Brumado, no Forró do Sítio Novo e no São Pedro do Bairro Olhos D’água.

Jovem pilotando motocicleta é atingido com disparos de arma de fogo e morre em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jovem Leonel de Moura Silva, 24 anos, morreu na noite da última segunda-feira (19), após ser atingido por disparados de arma de fogo na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o crime ocorreu por volta das 19h. Leonel pilotava sua motocicleta, quando foi atingido pelos disparos, sendo um na cabeça. Até o momento, ninguém foi preso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Brumado: Revoltada e triste, família de Gleici Helen clama por justiça Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Acusado de tentar matar a ex-companheira, Gleici Helen de Oliveira Silva, Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, voltou a ser preso preventivamente no final da tarde da última segunda-feira (19). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a irmã da vítima, Gileane de Oliveira, disse que a família está revoltada e triste. “Uma pessoa que faz o que ele fez, com uma criança no colo... ele só parou porque ela desmaiou. Na cabeça dele, ele tinha matado ela. Minha irmã está há 3 dias sedada porque ele não aceitava o fim do relacionamento”, disse. 

Brumado: Revoltada e triste, família de Gleici Helen clama por justiça Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Gileane ainda fez um apelo para que o acusado não se aproxime da família, nem tampouco dos filhos de sua irmã, de 5 anos (fruto de outro relacionamento) e 9 meses (filho do casal). “Ele não tem condições nenhuma. Se a justiça permitir ele visitar essa criança, ele vai sumir no mundo ou matar essa criança. Ele é um psicopata”, destacou. Para Gileane, Hemerson Matheus é “um bicho que precisa ficar enjaulado”.  “Ele é mau”, reiterou.

Arquivo