Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
fechar

Reforma na Praça da Prefeitura: Márcio Moreira diz que imprensa mentiu na informação Máquinas e homens trabalhando na reforma da Praça parecem que não foram vistos pelo vereador. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O chafariz e o córrego do canteiro principal da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, foram arrancados desde a última sexta-feira (03) e, já na segunda-feira (06), havia homens pintando o palco da praça, o que configura o início das obras de reforma da praça. No entanto, na visão dos vereadores da base de sustentação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), as obras ainda não foram iniciadas, sendo apenas anunciadas. A imprensa local foi taxada pelo vereador Márcio Moreira (PSB) de mentirosa, uma vez que postou imagens dos operários realizando o serviço. “A máquina que lá está já havia sido contratada para realizar um serviço de terraplanagem em outro lugar. O prefeito já demonstrou, inclusive nessa Casa, que é de total transparência. Nós não podemos nos basear nas informações dos sites, pois essas informações não são verídicas. Temos informações que são da prefeitura, do site da prefeitura e do Diário Oficial”, alegou o parlamentar desviando o foco de um erro da prefeitura de iniciar uma obra sem licitação e tentando culpar a imprensa pela informação do início da reforma.

Reforma na Praça da Prefeitura: Márcio Moreira diz que imprensa mentiu na informação
Marcelo Nilo acha normal e democrático a rejeição de título de cidadão brumadense Deputado disse que não desanimou com a rejeição do título e continua na sua caminhada rumo ao governo baiano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), em entrevista por telefone ao Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (07) disse que acha normal não ter recebido o título de cidadão brumadense. “Acho isso normal, não tem problema nenhum. Sete vereadores concordaram e a minoria de seis vereadores não concordou. O regimento diz que a votação é de dois terços e eu respeito a decisão da Câmara de Vereadores”, assegurou. A minoria citada pelo deputado, que se absteve da votação, é composta por petistas e comunistas, ambos aliados do governador Jaques Wagner (PT). Questionado sobre a rejeição da proposição do vereador José Carlos Reis (PDT), que é forte aliado do deputado estadual João Bonfim (PDT), seu amigo pessoal, Nilo foi enfático ao declarar que a negativa faz parte da democracia. “Os vereadores são livres para votar. Eu já recebi mais de trinta títulos de cidadão de vários municípios da Bahia, mas isso faz parte da democracia e respeito os que não votaram”, reforçou. A rejeição do título de cidadão brumadense não desanimou o deputado que garantiu que continua na sua caminhada rumo ao governo baiano.

Sem licitação, obras na Praça Coronel Zeca Leite são iniciadas gerando polêmica na Câmara de Brumado Legislativo rejeito requerimento que solicitava informações a cerca do processo licitatório da reforma da Praça da Prefeitura. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O início da reforma da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, na última sexta-feira (03) chamou a atenção da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), que encaminhou ao executivo municipal um oficio solicitando cópia da licitação da obra. Até a última segunda-feira (06) o pedido não havia sido atendido e o assunto foi apresentado durante a sessão do legislativo, ocasião em que a comunista apresentou um requerimento acerca do assunto. O projeto não foi bem aceito pela bancada de sustentação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), que se reuniu com o objetivo de ensaiar o discurso de rejeição ao requerimento da parlamentar. Quando o projeto foi colocado em votação, o líder do prefeito na câmara, o vereador José Carlos Reis (PDT), reprovou o mesmo justificando que o prefeito ainda não assinou a ordem de serviço para o início das obras. “Na hora em que se apresentam as obras vem se criar situações. O prefeito apenas anunciou que será realizada a obra, mas ela ainda nem teve início”, argumentou Reis, sendo reforçado pelos demais parlamentares de situação, que também reprovaram o requerimento com a mesma justificativa. 

Sem licitação, obras na Praça Coronel Zeca Leite são iniciadas gerando polêmica na Câmara de Brumado Liu Vasconcelos ainda destacou a felicidade do povo com reforma da praça que estava abandonada, mas requer documentação da licitação da obra. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por outro lado, Vasconcelos, com o apoio dos colegas de oposição, se baseou na Lei de Responsabilidade Fiscal, que afirma que, para serem iniciadas, todas as obras devem ser licitadas anteriormente. “O povo de Brumado está muito feliz com a reforma da Praça. Encaminhei ao prefeito ofício pedindo cópia da licitação, uma vez que tem homens pintando as paredes da praça, então o povo quer saber como isso está sendo feito. Preciso informar ao povo de Brumado sobre esse processo de licitação, pois a transparência tem que existir”, refutou a parlamentar. Durante a votação, a bancada situacionista votou contra o requerimento, havendo um empate com o voto de minerva do presidente Alessandro Lôbo (PSL), que votou contra o requerimento da vereadora.

Caculé confirma os festejos de São João e divulga programação Apesar de cortes na grade de programação, a prefeitura vai manter a tradição dos festejos juninos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, falou sobre as mudanças feitas na programação do Arraiá 2013 em Caculé. Maradona justificou dizendo que as alterações seguiram recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em função do agravamento da seca no estado. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho, na Praça Deoclides Cardoso, mas algumas atrações divulgadas anteriormente foram canceladas, a exemplo do cantor Zeno e do Trio Sabiá. O Forró do Bacurau (22 de junho) e a Choppada do Xamego (23 de junho) também foram confirmados. Confira a programação do São João de Caculé 2013: Dia 21/06 – Forró Aceso, Victor e Léo e Cheiro Nela; Dia 22/06 – Edgar Mão Branca, Thiago Araújo e Canários do Reino; Dia 23/06 – Kleytones, Bel Lima, Página Virada e Ricardinho.

Câmara de Brumado reprova título de cidadão ao deputado Marcelo Nilo A proposição do vereador José Carlos Reis (PDT) foi reprovada pelos vereadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), não está sendo visto com bons olhos pelos vereadores de Brumado. Na noite desta segunda-feira (06), o título de cidadão brumadense ao presidente do legislativo baiano, apresentado pelo vereador José Carlos dos Reis (PDT), foi reprovado pelos parlamentares. Os vereadores da bancada de oposição se pautaram no Art. 15 da Lei Orgânica Municipal, que diz que compete à Câmara Municipal, privativamente, entre outras, a seguinte retribuição: conceder título honorífico a pessoas que tenham reconhecidamente prestado serviços ao município, mediante decreto legislativo aprovado pela maioria de dois terços de seus membros. O presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), colocou o projeto em votação, mas, como a bancada de oposição se absteve de votar, não houve votos suficientes para aprovar o título de cidadão brumadense ao deputado.

Brumado: Castilho visita o DTTU em busca de melhorias para o trânsito Vereador ouviu o diretor de trânsito do município acerca das melhorias que o Departamento está realizando. (Foto: Divulgação).

Após apresentar indicação ao executivo brumadense visando melhorias para o trânsito do município, o vereador Castilho Viana (PSB) visitou o escritório do Departamento de Trânsito e Transporte Urbanos (DTTU), onde conversou com o diretor Alcir Xavier. Segundo Viana, o encontro teve por objetivo ouvir o diretor acerca do que o Departamento está realizando no sentido de melhorar a qualidade do trânsito na cidade e apresentar o papel dos parlamentares, não apenas no que diz respeito à fiscalização, mas também na sugestão de ideias que contribuam com o órgão. O vereador considerou que o encontro teve aspectos positivos. “Saí do encontro satisfeito, pois o Alcir já me sinalizou que está sendo projetado um novo mapa de estacionamento, o qual criará estacionamentos específicos para motos. Atualmente, há uma desorganização que passará a ser fiscalizada, proporcionando melhor trafegabilidade ao nosso trânsito”, afirmou Castilho. O Departamento de Trânsito está sinalizando todo centro comercial do município, que se estende da Rua Exupério Pinheiro Canguçu até a Avenida Centenário.

Brumado: João Bonfim participa de reunião na comunidade dos Pebas Deputado discutiu o projeto de canalização de água para a referida comunidade. (Foto: Divulgação).

No último sábado (05), o deputado estadual João Bonfim (PDT) participou de uma reunião na Comunidade dos Pebas, em Brumado, com o objetivo de discutir o projeto de canalização de água para a referida comunidade. Presidente da Associação de Moradores da localidade, Marizete Pécora afirmou que o encontro foi marcado com vistas ao esclarecimento de notícias distorcidas acerca do projeto. Na ocasião, Bonfim disse que o projeto já se encontra com o presidente da Embasa e a obra será realizada em parceria com a prefeitura e empresários locais. “Conversei com a presidente e solicitei que procurasse os empresários para fecharmos qual seria a participação de cada um deles para nos reunirmos com o presidente da Embasa. Acredito que a participação desses colaboradores será mínima, pois a administração municipal já se colocou à inteira disposição da Embasa para a concretização desta importante obra”, relatou. Após a solicitação do deputado, será realizada uma reunião entre o gestor municipal e empresários para que sejam definidas as contrapartidas e, na sequência, a obra de canalização da água para a comunidade deverá ser iniciada.

Brumado: 20ª Coorpin não aderiu à paralisação da Polícia Civil A única alteração foi a presença dos delegados plantonistas que estão reunidos com o coordenador Leonardo Rabelo, debatendo assuntos administrativos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A paralisação de 24 horas da Polícia Civil da Bahia, iniciada na manhã desta segunda-feira (06), tem por objetivo a reivindicação de 5,4% de reajuste salarial para a categoria. Até então, o governo havia ofertado aumento de 2,5% mais promoções. De acordo com Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), 30% do efetivo está sendo mantido em operação nas atividades administrativas. Em Brumado, sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) as atividades da Polícia Civil procederam normalmente, com registros de ocorrências e demais atividades. A única alteração na unidade foi a presença dos delegados plantonistas que passaram a manhã reunidos com o delegado coordenador Leonardo Rabelo, debatendo assuntos administrativos internos.

Brumado: Vereador propõe requerimento para fiscalizar serviços das operadoras de telefonia Os péssimos serviços prestados pelas telefonias da cidade vêm preocupando o parlamentar republicano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por meio de requerimento, o vereador Weliton Lopes (PR) solicitou ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) informações acerca das instalações das torres das operadoras Telemar e Embratel (fixo), Vivo, Oi, Claro e Tim (móveis) com a finalidade de analisar toda a estrutura instalada no município para as devidas ações, se necessárias judiciais. Segundo Lopes, o objetivo do requerimento é realizar uma detida análise da estrutura das citadas operadora em Brumado e se estas estão cadastradas e recolhendo as obrigações fiscais. Além da fiscalização adequada, o documento também visa embasar uma possível Ação Popular ou Civil Pública no sentido de indenizar os seus usuários e o Poder Público pelos maus serviços prestados ao longo do tempo. “As reclamações dos usuários das operadoras, sobretudo da Vivo, em Brumado, são constantes e as falhas de sinais e problemas da rede de internet já viraram uma rotina, deixando os seus clientes sempre sem os serviços na hora mais necessária. É inaceitável que as operadoras prestem um péssimo serviço de forma rotineira, afinal vivemos na era da informação”, justificou o vereador.

Luiz Caldas vai animar o Dia das Mães no Clube Social de Brumado Compre já a sua mesa na secretaria do Clube ou pelo telefone (77) 3441-5020.

No próximo domingo será comemorado o Dia das Mães e o Clube Social de Brumado está preparando uma grande festa para celebrar a data. O cantor Luiz Caldas fará parte do evento, embalando os convidados com suas canções que fizeram sucesso nacionalmente. Além das atrações musicais, a festa terá boate eletrônica com o Dj. Davi. Todas as mamães presentes irão concorrer a uma linda jóia. A festa será dia 11 de maio, a partir das 23h. Compre já a sua mesa na secretaria do Clube ou pelo telefone (77) 3441-5020. Os ingressos para não associados custam R$ 50. Venha comemorar esta data tão importante no Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer.

Lagoa Real: Prefeitura realiza reunião para reformulação do CMDS (Foto: Divulgação/PMLR).

Na última sexta-feira (03), uma reunião para a reformulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) foi realizada no Centro de Treinamento pra Professores, em Lagoa Real, no sudoeste baiano. São espaços de controle e gestão social, cujo objetivo principal é a construção, priorização, adequação e aprimoramento das políticas públicas a partir das demandas estabelecidas nos municípios. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, em geral, os municípios ainda apresentam desigualdades econômicas e sociais que, para a superação, requerem um processo de planejamento, que possibilitará a reflexão, a análise e a construção de cenários, com definições de ações de acordo com as especificidades do território.

Bahia: Governo e servidores fecham acordo sobre reposição salarial Assinatura de acordo com os servidores do Estado. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA).

O Governo da Bahia e representantes dos Sindicatos de Servidores Públicos chegaram a um acordo, na última sexta-feira (3), e a reposição salarial da categoria em 2013 será paga em duas parcelas: 2% retroativos a 1º de janeiro e a partir de 1º de julho a complementação para chegar a 5,84%. Tanto o governador Jaques Wagner (PT), quanto a coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, fizeram uma avaliação positiva do acordo, ressaltando a maturidade das partes e o fortalecimento da democracia. Segundo Marinalva, 18 das 19 entidades que integram a Fetrab participaram da reunião. A mensagem do reajuste dos servidores, de acordo com o governador, deve ser enviada à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (6). “Fizemos um esforço, diante das dificuldades financeiras e orçamentárias, do lado do governo”, declarou o governador, lembrando que a média de ganho real do funcionalismo, desde 2007, chega a 40%.

Pindaí: Noventa famílias serão beneficiadas com a instalação da rede de energia elétrica Moradores das comunidades de Feliciana, Vargem da Colher, Olho d’água e Retiro ficaram satisfeitos com o início das obras. (Foto: Divulgação).

Noventa famílias das comunidades de Feliciana, Vargem da Colher, Olho d’água e Retiro, em Pindaí, no sudoeste baiano, serão beneficiadas a instalação da rede de energia elétrica. A conquista para as referidas localidades foi pleiteada pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Na última quinta-feira (03) a parlamentar, a prefeita da cidade, Rosane Prado (PSDB) e diversas autoridades políticas foram visitar as comunidades. Ivana comemorou o inicio das obras e destacou a importância da conquista para a localidade.

Brumado: Canteiro de obras com geração de empregos Obras públicas e construção civil voltaram a movimentar as casas comerciais no mês de abril. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As inúmeras obras iniciadas na cidade de Brumado têm atraído trabalhadores de toda a região. Atualmente, as obras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) empregam dois mil operários, mas a cidade conta ainda com a construção dos residenciais Brisas I e II, as casas do Programa Minha Casa Minha Vida, o campus do Instituto Federal Baiano (IFBA), a ampliação do centro cirúrgico e a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto, construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro São Félix, reforma do Estádio dos Prazeres e do Ginásio Antônio Imbassahy, e outras tantas obras espalhadas pela cidade. Sem falar nas obras da construção civil que voltaram a movimentar as casas comerciais no mês de abril. Paula Janaína, coordenadora do Sine Bahia, esclareceu ao Brumado Notícias que por dia são realizados 50 novos cadastros de emprego no setor. “Desde quando o Sine foi instalado em Brumado, o município está vivendo o melhor momento na geração de empregos, não só pelas obras em andamento, mas também pelo comércio pujante e pelas empresas de mineração já em atividade na cidade; o que com certeza reflete na economia local”, ressaltou a coordenadora.

Brumado: Moradores do Loteamento Malhada Branca receberão novas geladeiras Os consumidores do loteamento que atenderem aos pré-requisitos do projeto terão a oportunidade de trocar, na hora, a geladeira velha por uma nova, muito mais econômica.

Na próxima terça-feira (07), a Coelba levará o Projeto Nova Geladeira para o Loteamento Malhada Branca, em Brumado. Os consumidores do loteamento que atenderem aos pré-requisitos do projeto terão a oportunidade de trocar, na hora, a geladeira velha por uma nova, muito mais econômica. O cadastramento e entrega dos refrigeradores serão feitos das 9h às 12h, e das 13h às 16h, no CAIC. Segundo a Coelba, o projeto visa promover o consumo eficiente de energia, vez que um refrigerador em mau estado pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo, o equivalente a uma economia média de 53 kWh/mês. Além de ganhar uma geladeira nova, o cliente também ganha quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa. A Coelba já substituiu mais de 117 mil geladeiras de famílias baianas. Para participar do projeto, o consumidor precisa ter Tarifa Social de Energia Elétrica; ter consumido em média nos últimos três meses valor igual ou superior a 80 kWh/mês; não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar); ter fornecimento regular de energia; possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova e ser morador do empreendimento Minha Casa, Minha Vida.

Campeão da Copa Brasil tenta reerguer o Motocross em Brumado Guilherme Santos, o Galego, está voltando à ativa após um ano fora das competições. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Guilherme Santos, campeão da Copa Brasil de Motocross em 2009, está voltando à ativa após um ano fora das competições. Sem patrocínio e tendo que se deslocar para os municípios de Caetité e Vitória da Conquista para treinar, o Galego não pode dar continuidade aos treinos e por isso ficou de fora dos circuitos de Motocross. Na manhã da última quinta-feira (02), a reportagem do Brumado Notícias flagrou o momento em que o atleta comandava um trator, com o qual está preparando a pista para voltar aos treinos. Guilherme disse estar motivado para o retorno às pistas. “Agora sim dá pra ter mais motivação. Posso dizer que estou no quintal de casa para treinar. Mesmo assim, ainda apelo por patrocínio, pois o Motocross aqui na Bahia é muito fraco, pouco praticado. Quero voltar às competições e trazer mais títulos para o nosso estado e para nossa região. Estou plantando agora para colher bastante depois”, afirmou Galego, que vem recebendo a ajuda do iniciante no Motocross, Nilton Júnior. 

Campeão da Copa Brasil tenta reerguer o Motocross em Brumado Galego vem recebendo incentivo do iniciante em Motocross, Milton Júnior, do Rio Grande do Norte. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O amigo divide os trabalhos de remodelação da pista de treino com o atleta. “Sou do Rio Grande do Norte, mas quero representar a Bahia nas competições pelo Brasil e o Galego é um grande exemplo de competidor para mim. Por isso, estamos juntos nessa luta pelo Motocross em Brumado”, disse Nilton. A dupla iniciou os treinos ontem (04), na pista do Bairro São José. Galego reforçou o apelo ao empresariado local e fez um convite aos mesmos para que assistam ao treino da dupla e possam ver as suas habilidades.

Liu Vasconcelos quer a implantação do Projeto Ronda Rural em Brumado Vereadora já debateu sobre o projeto com o Major Berlink comandante da 34ª CIPM. (Foto: Divulgação).

A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) apresentou um projeto chamado Ronda Rural na Câmara de Vereadores. O mesmo foi considerado inovador, sendo logo aprovado pelos demais parlamentares. O projeto consiste em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que disporiam uma nova viatura responsável exclusivamente por percorrer a zona rural brumadense, locais distantes e com alto número de pequenos povoados. As guarnições rurais, cada uma composta por quatro policiais militares, também estariam a serviço da população. Os policiais se revezariam em turnos diários de doze horas seguidas, normalmente durante a tarde e a noite. O objetivo do projeto é diminuir significativamente os roubos nessas localidades. Liu Vasconcelos explicou a importância do Ronda Rural. “Este já é um projeto implementado em vários municípios da Bahia, inclusive em Vitória da Conquista, que consiste em dar mais segurança aos moradores da zona rural brumadense”, salientou. Em visita recente à 34ª CIPM, a vereadora esteve com o Major Berlink, que aprovou a iniciativa. “Fui muito bem recebida pelo Major, que aprovou o meu projeto, inclusive nos informou que pratica uma ronda parecida, mais que precisa ser moldada a este novo tipo de projeto. Além de fazer questão de estar presente quando da entrega desta proposição ao prefeito Aguiberto”, finalizou Liu. 

Fotos: Casamento de Jussara e Gilson O casal trocaram alianças durante cerimônia realizada na Fazenda Sítio Novo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O último sábado (04) foi de festa e alegria para o casal Jussara Lôbo e Gilson Porto. O casal trocaram alianças durante cerimônia realizada na Fazenda Sítio Novo. O local contou com uma bela decoração para realizar um grande sonho de Jussara e Gilson. (Veja Fotos).

Deputado Marquinho Viana inaugura escritório político em Barra da Estiva O local visa melhor atender às lideranças políticas da região que o deputado representa. (Foto: Divulgação).

Com a presença de centenas de correligionários, amigos e admiradores de toda a região, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) inaugurou o seu escritório político em Barra da Estiva. Segundo a Assessoria de Comunicação do deputado, o local visa melhor atender às lideranças políticas. Várias autoridades da região prestigiaram a festa de inauguração. O deputado destacou na ocasião o seu empenho em lutar pelo desenvolvimento de Barra da Estiva, sua terra natal, e também pelos municípios que representa com os numerosos prefeitos que o procuram no seu gabinete na Assembleia Legislativa, na busca de soluções para os problemas de suas comunidades.

Clínica Maná: Acupuntura alivia a dor da artrite reumatoide Técnica Tradicional da Medicina Chinesa é eficaz em 65% dos casos e quando associada com eletroterapia chega a 90% dos casos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Acupuntura é uma das áreas da MTC, que busca equilibrar o organismo através da inserção de agulhas em determinados pontos do corpo. Suas respostas positivas vão além de apenas reduzir a dor do indivíduo, dando uma sensação de bem estar e relaxamento que melhoram o indivíduo como um todo. A Artrite Reumatoide é uma doença que afeta as articulações, provocando dores muito fortes nos pacientes. As medicações convencionais muitas vezes não conseguem trazer nenhuma melhora a essas pessoas e até pioram a saúde como um todo, pois o uso constante de anti-inflamatórios leva a problemas estomacais, o que acarreta num numero alto de desistência do tratamento. A Acupuntura é eficaz na redução da dor de 65% dos casos e quando efetuada junto com a eletroterapia sua eficácia sobe para 90% dos casos, muito superior às medicações convencionais e por não utilizar produtos químicos não possui efeitos colaterais. Inclusive a Acupuntura pode e deve ser usada junto às medicações, pois esta irá tratar possíveis efeitos deixados pelos medicamentos, como por exemplo, azia, gastrite ou refluxo, melhorando a qualidade de vida do paciente. Agende o seu atendimento com hora marcada na Clínica Maná. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.

Brumado: Advogado diz que PM errou em acusação e pede ajuda para tratamento do acusado Segundo o defensor público municipal, Welton Gama, o jovem Douglas Patrick é usuário de drogas e não assaltante. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Defensor Público Municipal de Brumado, Welton Gama, apresentou nesta sexta-feira (03) uma resposta em defesa do jovem Douglas Patrick, que no dia 26 de abril foi detido portando arma de fogo e sob a acusação de ser um assaltante. Segundo o Defensor, a polícia se equivocou ao fazer as acusações contra Patrick e, por isso, precisa se retratar como forma de reparar o dano causado à família do jovem.  “Patrick foi acusado injustamente de assalto. Ele é usuário e iria trocar a arma por drogas. Ele jamais participou de assalto, ele é dependente químico. Cabe a polícia agora investigar e prender os verdadeiros bandidos. Patrick foi só um ‘laranja’, por isso queremos justiça pelo fato de a família do rapaz estar sendo muito prejudicada no bairro onde mora”, declarou Gama. A avó de Douglas, Dona Zilda de Castro, fez um apelo emocionado em defesa do neto. “Sou eu quem mantenho as despesas dele, ele não é um assaltante, mas sim um dependente químico. Sofro com ele por causa da dependência química, que se tornou uma doença em nossas vidas, por isso até peço ajuda da sociedade. Ao invés de condenar o meu neto que me ajudem a cuidar da libertação dele desse vício das drogas”, disse. Patrick assumiu ser usuário, mas nega ser assaltante. “Quero sair sim do meu vício. Vivi uma experiência muito ruim e estou me sentindo injustiçado. Não sou esse bicho que estão apontando, mas quero provar isso deixando de lado a minha dependência por drogas”, prometeu o rapaz. Para ser mantido em um centro de recuperação em Feira de Santana, a família de Douglas terá de desembolsar um salário mínimo por mês para cobrir os custos durante o período de desintoxicação.

Fotos: Happy Hour com Evandro Correia no CSB O cantor ainda divulgou o seu novo cd durante o evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (03), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. O cantor Evandro Correia foi a atração do evento. (Veja Fotos).

Vôlei de Areia: Zônia e Raica vencem o 1º circuito realizado em Brumado O evento marcou o retorno da modalidade para o município, que já se prepara para receber o circuito masculino. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O primeiro Circuito Feminino de Vôlei de Areia realizado na AABB de Brumado foi encerrado na última quarta-feira (01) com vitória da dupla Zônia e Raica. As meninas venceram a grande final contra Suzele e Andréia. O evento marcou o retorno da modalidade para o município, que já se prepara para receber o circuito masculino. Segundo Núbia Rocha, uma das idealizadoras da competição, o objetivo é reforçar a prática do vôlei de areia na cidade e em seguida promover um torneio regional.

Vitória da Conquista: Passageiros criticam a falta de respeito da Azul Linhas Aéreas Passageiros ficaram na fila de espera aguardando um posicionamento da companhia aérea. (Foto: Brumado Notícias).

As criticas quanto aos serviços prestados pelas companhias aéreas no país tem aumentado muito nos últimos anos. Na madrugada deste sábado (04), o empresário brumadense Beto Bonelly desabafou em sua página pessoal no Facebook sobre o atraso de um voo da Azul Linhas Aéreas. No Aeroporto Padre Otacílio de Figueredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Bonelly pegaria um voo às 05h30 com destino a São Paulo, mas o mesmo atrasou horas. “Revoltado com a forma que o brasileiro é tratado nesse país. Voo da empresa aérea azul com destino a São Paulo marcado para 05h30 atrasa e a previsão é para as 11h30”, disse. Por telefone, o empresário contou ao Brumado Notícias que a aeronave já se encontrava na pista, mas aguardava a tripulação. “A Azul deveria respeitar mais os seus clientes, pois não são passadas maiores informações”, relatou. Após muita discussão entre os passageiros e os funcionários da companhia, a Azul transferiu os passageiros para um voo da empresa Passaredo, marcado para 08h55 e previsão de chegada às 11h50 no Aeroporto de Guarulhos.

Aracatu: Brumadense é baleado e morto A crueldade do crime chamou a atenção da população de Aracatu. A polícia da cidade já está investigando o caso. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O brumadense João Gualberto Filho, 75 anos, que morava no município de Aracatu, no sudoeste baiano, morreu nesta sexta-feira (03) após ser baleado com dois tiros, um peito e outro na nuca. Irmão do músico Noério do Sax, Gualberto era fazendeiro e residia na comunidade Bananeira. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, Beto do Jipe, como era conhecido, era um cidadão tranquilo e de comportamento normal. A polícia de Aracatu já está investigando o caso e há duas linhas de investigação: a vítima teria reagido a um assalto e sido morto em seguida ou vingança. O corpo de Gualberto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e liberado. O velório acontecerá em Brumado, terra natal da vítima. A polícia não tem pistas dos autores do crime.

Arquivo