Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2018
fechar

Aposentadoria por idade poderá ser pedida por telefone ou internet Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet. A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível. De acordo com o G1, os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos. De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma “em breve”.

Campanha de vacinação atinge 50% da meta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 atingiu 50% das pessoas dentro do público alvo em Brumado - a meta era vacinar pouco mais de 16 mil pessoas até o dia 1º de junho, quando será encerrada a campanha. De acordo com informações da coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) local, o dia D da campanha, que ocorreu no último sábado (12), superou as expectativas. Prova disso foi que a campanha teve de ser encerrada mais cedo em algumas unidades básicas por falta de doses da vacina. A coordenação de vacinação faz um alerta, pois, se fracionar por grupos dentro do público alvo, se perceberá a procura maior de determinados grupos pela vacina, enquanto outros ainda estão bem abaixo da média desejada. No momento, a maior procura pela dose contra a H1N1 em Brumado é por parte de idosos e crianças - o público alvo ainda inclui trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres que estejam até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, bem como professores em atividade escolar. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Eunápolis: Após 20 anos de morte de radialista, advogado brumadense absolve réu em júri popular Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Mais de 20 anos após a morte do radialista Ronaldo Santana, assassinado a tiros no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, quatro pessoas suspeitas de serem mentoras do crime foram absolvidas por júri popular. O julgamento começou na segunda-feira (14) e foi encerrado na quarta (16), no Fórum Albiani. Os quatro réus absolvidos são o ex-prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé, o atual vereador Valdemir Batista Oliveira, o bancário Antônio Oliveira Santos e a ialorixá Maria Sindoiá. Dapé teve como defensor o advogado criminalista brumadense, Maurício Vasconcelos. De acordo com o G1, o Conselho de Sentença julgou que todos são inocentes acolhendo a tese da defesa, de falta de provas. Com o resultado do júri, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) tem prazo de cinco dias para entrar com recurso de apelação. Os quatro réus foram denunciados pelo o autor dos disparos, o ex-policial militar Paulo Sérgio Lima, que já cumpriu pena pelo assassinato. Na época, Paulo Dapé era prefeito de Eunápolis e os outros três eram funcionários comissionados da prefeitura. A defesa dos reús alegou que o ex-policial mentiu nos depoimentos e que não há provas que sustentassem a acusação dele. A partir da denúncia do atirador, no entanto, todos os citados foram acusados pelo MP-BA de envolvimento na morte do radialista, que apresentava na época um programa que fazia críticas à gestão municipal.

Caetité: Caminhoneiro é preso por dirigir embriagado na BR-122 Foto: Willian Silva/Sudoeste Bahia

Um caminhoneiro identificado como Edison dos Santos Cirilo foi preso por dirigir embriagado na BR-122, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Sudoeste Bahia, o motorista foi preso após a Polícia Militar receber denúncias de que um caminhão trafegava em zigue-zague na pista, de onde teria saído depois do condutor perder o controle da direção. No local, os policiais constataram que o motorista estava alcoolizado. À polícia, ele confessou que havia ingerido bebida alcoólica. O caminhoneiro e um amigo ocupavam o veículo. Edison foi encaminhado à Delegacia Territorial de Caetité, onde se lavrou o flagrante. Uma fiança no valor de R$ 5 mil foi arbitrada, mas não houve o seu pagamento. O motorista permanece preso por dirigir embriagado.

Moderno serviço de ultrassonografia com Adriano Dominguez, especialista exclusivo Clínica Mais Vida em Brumado

Os exames de ultrassonografia são, sem sombra de dúvidas, uma das formas mais precisas de se detectar enfermidades existentes no corpo humano, pois conseguem visualizar com precisão partes pequenas que outros exames não conseguem, fato que facilita ou completa os diagnósticos médicos. A evolução dos equipamentos para a realização dos exames tem sido fundamental, tendo o profissional que executa o trabalho o comprometimento de acompanhar toda essa modernidade oferecendo aos pacientes a segurança em seus diagnósticos. Na Clínica Mais Vida, Adriano Dominguez, profissional altamente qualificado e capacitado, oferece um dos mais modernos serviços de ultrassonografia, permitindo um diagnóstico preciso, com aparelhos de última geração.   De segunda a sábado poderão ser realizados exames de ultrassonografia: Obstétrica, transvaginal, pélvica, abdômen total e superior, parede abdominal, mama, tireoide, bolsa escrotal com doppler, próstata, doppler obstétrico, rins e vias urinárias, bolsa escrotal, morfológica, doppler de vasos carótidas e vertebrais, joelho, parte moles, região cervical, região inguinal, e rins e artérias renais com doppler. Seu médico solicitou uma ultrassonografia? Marque seu exame. Sua saúde irá te agradecer.  Para maiores informações, ligue:  (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Amilcar Gama é nomeado secretário de gabinete de deputado após exoneração da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao mesmo tempo em que foi exonerado da função de secretário geral da Câmara de Vereadores de Brumado, o administrador Amilcar de Lima Gama foi nomeado para função de secretário parlamentar do gabinete do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador. A nomeação foi publicada na portaria nº 4.069/2018, na terça-feira (15), mesmo dia em que foi publicada a sua exoneração da câmara brumadense. O que foi considerada uma resposta instantânea diante da batalha travada entre a família Bonfim e o grupo liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que romperam alianças tendo como pivô o lançamento da pré-candidatura do empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota) ao pleito de deputado estadual pelo município de Brumado, com a benção do gestor e o apoio fechado do grupo por ele liderado.

Perca até 10 kg com a dieta de São João na Praticook em Brumado

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

Brumado: Após acordo na justiça, proprietária permite demolição de muro para desobstrução de rua Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após seis anos de batalha judicial, a prefeitura de Brumado recebeu a concessão para demolir parte do muro de uma residência localizada na Rua Agemiro Gomes, no Bairro Norberto Marinho, próximo à Câmara de Vereadores. O muro residencial obstruía parte da via, sendo a causa de muita polêmica no ano de 2012, quando o então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em seu segundo mandato, autorizou que máquinas fossem ao local antes do amanhecer do dia para demolir a construção. A família dormia na casa, o que provocou muitos protestos na cidade. Na época, a justiça considerou arbitrária a ação do poder público, concedendo à proprietária do imóvel o direito do espaço. Esta semana, o caso ganhou um capítulo final com o acerto entre as partes. O site Achei Sudoeste apurou junto à secretaria municipal de infraestrutura que a dona da casa aceitou a proposta da prefeitura de demolir a parte do muro que obstruía a via e a prefeitura se prontificou a construir outro muro recuado na propriedade. Com o acordo, a execução da demolição do muro foi realizada na quarta-feira (16).

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Prefeitura de Brumado confirma realização de aniversário da cidade e São Pedro no Bairro Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado confirmou na noite desta quarta-feira (16) a realização dos festejos de aniversário da cidade e São Pedro no Bairro Olhos D’água. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o aniversário da cidade será realizado no dia 10 de junho na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura e o São Pedro no Bairro Olhos D’água 29 de junho a 01 de julho, na Praça Donatila Meira Lôbo. A comissão formada pela Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Ednéia Ataíde, o Secretária de Administração João Nolasco e o Chefe de Gabinete Amarildo Bomfim até o momento ainda não divulgou as atrações dos eventos.

Vereador é morto após sequestro em Pernambuco Foto: Divulgação

O vereador Luiz Cavalcanti dos Passos (Podemos), de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, foi encontrado morto com um tiro no rosto nesta quarta-feira (16), após ter sido sequestrado no mesmo município. Segundo a Polícia Militar (PM), dois homens foram presos em Goiana, também no Grande Recife, e confessaram ter praticado o crime. O velório de Luiz Cavalcanti, que tinha 71 anos, acontece a partir das 18h desta quarta-feira na Câmara Municipal de Igarassu, da qual ele já foi presidente. Ainda não há informações sobre o enterro. Ainda de acordo com a PM, na manhã desta quarta a corporação recebeu uma denúncia de sequestro do vereador. Após diligências, policiais encontraram um carro de placa clonada que, segundo testemunhas, tinha sido utilizado para sequestrar Luiz Cavalcanti no município. De acordo com o G1, a dupla foi presa no fim da manhã por uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), em Goiana, às margens da rodovia PE-75. Os dois homens confessaram que haviam assassinado o vereador e indicaram onde estava o corpo, em uma estrada próxima ao local onde foram presos, em Igarassu. No interior do veículo, a PM apreendeu um revólver calibre 38 com três munições. Os dois presos são egressos do sistema prisional e um deles era foragido da Justiça por ter fugido do presísio de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Eles foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

Brumado: Justiça acata pedido da defesa e revoga prisão de acusado de feminicídio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A justiça acatou o pedido da defesa e revogou a prisão de Valdenor Sena, acusado de feminicídio praticado contra a própria esposa, Vilma Amorim dos Santos, de 51 anos. O caso que abalou a comunidade brumadense aconteceu no dia 19 de março, no Bairro Olhos D’água. Na ocasião, Valdenor foi acusado de ter agredido a esposa, causando a sua morte. Em nota enviada à redação do site Achei Sudoeste, o advogado Samuel Milhazes declarou que fundamenta a inocência do seu cliente com base no laudo pericial da necropsia, concluído no dia 03 de maio, em que consta que Vilma Amorim veio óbito decorrente de causa natural indeterminada. O advogado disse ainda que resta a conclusão do laudo definitivo, porém a base da tese foi o suficiente para a justiça determinar a soltura de Valdenor, que ganhou liberdade da cadeia de Brumado na tarde desta quarta-feira (16) e assim aguardará o processo.

Eleições 2018: PT diz a aliados que vai manter Lula candidato Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reuniu-se com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, na tarde desta terça-feira para conversar sobre eleição. Segundo Siqueira, a conversa girou em torno de possíveis alianças nos estados, já que no plano nacional o PT está irredutível quanto à estratégia de manter a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Um integrante da cúpula do PT afirma que as pesquisas têm confirmado que o melhor é manter Lula candidato. “Falamos apenas de estados em que pode haver interesse de PSB e PT se juntarem. No quadro nacional, o PT vai manter a candidatura de Lula até onde der, vão tentar registrar a candidatura dele. A gente tem que respeitar”, conta Siqueira ao jornal O Globo. Nos cenários sem Lula da pesquisa CNT divulgada na segunda-feira, dispara o número de brancos e nulos, chegando a 30%. Para os petistas, isso mostra que Lula, mesmo preso, tem conseguido manter coeso um percentual significativo do eleitorado, que na visão do partido, teria grandes chances de migrar para o escolhido de Lula quando sua candidatura for efetivamente inviabilizada.

Brumado: Prefeitura adotará castração a fim de controlar o crescimento da população de cães de rua Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a população canina cada vez maior nas ruas de Brumado, a prefeitura, em consonância com o Ministério Público Estadual (MPE) e com as ONGs de defesa animal, irá adotar um programa de castração no intuito de controlar o aumento dos cães errantes na cidade. O site Achei Sudoeste apurou junto à secretaria municipal de meio ambiente que o programa deverá ser adotado tão logo o novo canil entre em funcionamento. A proposta é recolher os animais e castrar apenas os machos, devolvendo os mesmos às ruas após as suas recuperações. Além disso, várias denúncias apontam para o despejo de animais errantes de outras cidade vizinhas em Brumado. Neste contexto, tanto a prefeitura quanto a Ong que cuida dos animais, apelam aos populares para registrarem tais abandono de cães em Brumado, caso consigam fazer o flagrante.

Presidente da Câmara de Brumado participa de cerimônia de posse de corregedor-geral do MP-BA Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), participou da cerimônia de posse do corregedor-geral do Ministério Público Estadual para o biênio 2018-2020, o procurador de justiça Zuval Gonçalves Ferreira. Com a presença de autoridades de diversos órgãos, o novo corregedor-geral citou a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado como um parente ilustre da família. Destacou as atribuições conferidas pela Constituição Federal ao Ministério Público, ressaltando a importância da Corregedoria para o fortalecimento da Instituição. Ele ainda afirmou que irá trabalhar para cumprir o conjunto de atribuições próprias da Corregedoria, assim como a modernização e atualização institucional. “Ficamos extremamente emocionados em participar da cerimônia de posse de Dr. Zuval, pessoa de nossa família, que conquista mais uma grande vitória em sua carreira exemplar. Temos certeza que muitos degraus ainda há de galgar”, disse Vasconcelos. Na oportunidade, o presidente do legislativo brumadense convidou o novo corregedor-geral do MP para visitar Brumado.

Moradores denunciam prefeito de Feira da Mata por contratação de parentes

De acordo com denúncias de populares, o prefeito da cidade de Feira da Mata, Aparecido Alves da Silva (PPS), o Cidim, vem empregando vários parentes na Prefeitura Municipal. Na denúncia, alguns moradores relataram que a esposa do gestor ocupa um cargo na prefeitura. Além desta, o prefeito também teria nomeado irmãos e cunhados. De acordo com o Radar Guanambi, caso as denúncias sejam verídicas, o gestor pode incorrer em crime de improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Ainda de acordo com a denúncia, em alguns casos para burlar a legislação, o gestor teria efetuado contratos administrativos com alguns parentes para não aparecem na folha de pagamento da prefeitura na qualidade de funcionários. O prefeito ainda não se manifestou sobre as denúncias. Segundo informações da coordenação do Centro de Apoio Operacional de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam), somente no ano de 2017, após posse dos novos prefeitos, o Ministério Público já recebeu mais de 15 representações encaminhadas por cidadãos de vários municípios, denunciando a prática de nepotismo nas prefeituras municipais.

Conheça a MS Gestão Empresarial e Construção Civil

A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.

Brumado: Prefeitura e ONG assinam TAC para funcionamento de canil à margem da BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura de Brumado e a ONG AuAu, ficou acertada a realização de obras de reparo e adequações para o funcionamento do canil construído à margem da BR-030, próximo a uma fábrica de cimentos, sentido Brumado/Tanhaçu. A obra, inaugurada desde o mês de dezembro de 2016, com custo de pouco mais de R$ 135 mil, não foi aprovada nem pela atual gestão e nem pela ONG, que alegaram dificuldades de logística para instalação de água e energia, além de espaço construído limitado abaixo do projeto inicial para abrigar a quantidade de cães que circulam nas ruas da cidade, bem como de deslocamento para atender as necessidades operacionais do espaço. O canil reprovado pelas partes interessadas ficou todo o ano de 2017 inutilizado, sofrendo com as ações do tempo. No entanto, como houve o emprego de recurso público no local, o Ministério Público Estadual (MPE) convocou as partes e concedeu um prazo de 180 dias para que o canil passasse a funcionar ou ambos sofrerão as sanções da lei. Com essa imposição, a prefeitura já se mobilizou e inciou a limpeza da área para instalação de água e energia, além de se responsabilizar pela alimentação dos animais abrigados no local. À ONG coube a missão de cuidar dos animais recolhidos e do espaço cedido. O site Achei Sudoeste apurou que o local não seguiu a planta do projeto e foi construído em tamanho reduzido, tendo capacidade para abrigar no máximo 25 cães. A obra também negligenciou a construção de um muro cercando o canil. Com o TAC, a princípio, a prefeitura irá cercar os módulos construídos, o que, do ponto de vista da ONG, limitará ainda mais a capacidade do local. A organização sugere a instalação de uma cerca de alambrado por completo, o que permitirá atingir toda a área disponibilizada, aumentando, dessa forma, a capacidade para receber um número mais expressivo de animais recolhidos. Atualmente, só a Auau mantém duas residências alugadas que abrigam 60 cães retirados das ruas de Brumado.

Prefeitura estuda instalar Guarda Municipal no complexo do extinto Derba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado estuda a possibilidade de instalar a sede da Guarda Civil Municipal (GCM) no complexo onde antes funcionava o extinto Derba, na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, ao lado da praça de estacionamento do Mercado Municipal. Como há várias repartições no complexo, a prefeitura pretende reformar um dos imóveis para receber a GCM local. Porém, quando o prefeito conseguiu barganhar o local por outro imóvel com o Estado, a proposta apresentada foi para construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa), um ponto de transbordo de mercadorias na área, o que causou estranheza diante da nova proposta de instalação da GCM. O site Achei Sudoeste apurou que a Administração também cogita utilizar o local para agregar outras repartições, tanto do Estado como do próprio Município, transformando o mesmo em um centro administrativo misto. Outra alternativa estudada pela gestão é endereçar a GCM ao prédio onde antes funcionava o Posto Central da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual, na mesma região, porém não há nenhuma movimentação de reformas ou reparos no antigo endereço da PRE.

Deputados trabalham em defesa da reestruturação da Escola Família Agrícola em Riacho de Santana Foto: Vinícius Brito

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo se reuniram com gestores, coordenadores e técnicos das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Educação (SEC) e membros da sociedade civil com o objetivo de debater iniciativas para revitalizar e aprimorar o trabalho da Escola Família Agrícola (EFA), no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Durante a reunião, no Gabinete da SDR, em Salvador, foram discutidos assuntos sobre questões estruturais, requalificação dos espaços construídos, grade curricular, estratégias pedagógicas, oferecimento de cursos tecnológicos e superiores, aplicação de tecnologias sustentáveis, entre outras demandas. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que a agenda foi um desdobramento da visita que o governador Rui Costa fez ao Território Velho Chico no fim do mês de abril. Ele ainda enalteceu o esforço conjunto da sua pasta e da SEC, como também o apoio dos deputados Waldenor e Zé Raimundo à questão, destacando que a unidade de Riacho de Santana, como todas as EFAs, forma profissionais com um perfil diferenciado, capacitados para enxergar os biomas, as comunidades e os aspectos da agroecologia, além de garantir que a juventude permaneça no campo e haja a sucessão rural.

Mamão gigante é colhido em quintal de residência em Livramento de Nossa Senhora Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, um morador do Bairro Valérios colheu um mamão de 60 centímetros pesando 7,9 quilos. Edmundo Assis Rocha, conhecido como Nenzinho dos Valérios, disse que no pé de mamão onde ele colheu o fruto gigante ainda há mamões verdes que devem alcançar ou superar o tamanho da fruta. “Nunca vi um mamão desse tamanho. Fiquei muito impressionado quando a fruta começou a crescer fora do normal”, afirmou ao blog Regional. Para os especialistas, a qualidade da terra e as condições climáticas do local colaboraram para o crescimento exagerado do fruto.

Lançada campanha Maio Amarelo 2018 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o apoio e presença de representantes da 18ª Ciretran, Polícia Rodoviária Estadual, 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tiro de Guerra 06/024, Samu 192, Guarda Civil Municipal (GCM), secretarias municipais de desenvolvimento, educação, saúde, infraestrutura e planejamento, a Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT) realizou a solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo 2018 em Brumado. A solenidade que contou também com a presença de representantes de autoescolas, alunos de escolas públicas, soldados do TG 06/024 e populares em geral foi realizada no auditório da prefeitura, na tarde de segunda-feira (14). Na ocasião, o superintendente interino da SMTT, João Nolasco, oficializou o início da campanha com um discurso convocando a comunidade brumadense a participar na reeducação do trânsito local.

Lançada campanha Maio Amarelo 2018 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ele ainda falou sobre algumas medidas que estão sendo aplicadas estruturalmente para melhoria do tráfego em várias ruas da cidade. Já o coordenador de educação de trânsito, Jansen Ricardo, abordou os efeitos da campanha e a logística empregada para conscientizar a comunidade em geral a colaborar com a melhor segurança no transito local. Por fim, a coordenadora geral da central de regulação do Samu 192, Regina Coqueiro, apresentou um pré-relatório do primeiro semestre do ano, apontando uma ligeira diminuição no número de acidentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, ela reforçou os trotes como grande vilão, principalmente em Brumado. A programação do Maio Amarelo seguirá no decorrer do mês com palestras nas unidade de ensino e nas empresas do município, além de muitas blitz educativas com panfletagem nas ruas das cidade.

Dom Basílio: Assinado convênio para construção da Praça São João Foto: Camila Queiroz

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), assinou, na tarde desta segunda-feira (14), o Termo de Convênio que viabiliza recursos no valor de R$ 644 mil para construção da Praça São João. O ato contou com a presença do diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística (Diurb) da Conder, Airton Villaça, e da deputada estadual Ivana Bastos (PSD). O recurso é proveniente de emenda de autoria da parlamentar e do apoio do governador Rui Costa (PT). Sempre em busca de investimentos e melhorias para Dom Basílio, a deputada destacou a satisfação em poder levar mais essa obra. “Dom Basílio merece esse investimento. A construção da praça é importante para proporcionar um espaço de lazer para os moradores, bem como deixar a cidade mais bonita. Estamos acompanhando cada passo para que a obra seja concretizada o mais rápido possível”, afirmou.

Arquivo