Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2013"

26 Jul 2013 - 19:52h

Uma mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, sob a suspeita de estar em coma alcóolico. No Hospital, a mesma foi atendida e ficou em observação tomando soro. No entanto, assim que recuperou a consciência, a moradora do Bairro Baraúnas fugiu do hospital, mas desmaiou novamente; desta vez, na calçada do Clube Social, na Avenida Otávio Mangabeira. Populares que passavam pelo local encontraram a mulher e acionaram novamente o Samu, que a encaminhou mais uma vez para o Hospital de Brumado.

26 Jul 2013 - 17:04h

Na última terça-feira (23), as Polícias Militar e Civil do município de Maetinga, no sudoeste baiano, capturaram Aloísio Raimundo Braga, acusado de assassinar Nicanor Brito Jardim no dia 21 de julho deste ano, por volta das 17h, no povoado Vereda do Meio. Os policiais flagraram o acusado na zona rural de Maetinga, dois dias após o ocorrido. Segundo testemunhas, os dois homens bebiam em um bar de propriedade da vítima, quando uma discussão teria sido iniciada por conta de um desentendimento na hora do pagamento da conta. Nicanor foi morto em frente ao estabelecimento com uma facada no lado esquerdo do peito. Por questões de segurança, vez que milhares de pessoas se aglomeraram em frente à delegacia local, o acusado foi transferido para outra cidade. Aloísio residia em Maetinga há nove anos.

26 Jul 2013 - 16:35h

Após um período de três anos, a Guarda Municipal de Brumado (GM) voltou a receber novos uniformes. Durante quase todo o segundo mandato do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, a GM não foi priorizada e o gestor até tentou extinguir a categoria e terceirizar os serviços no município. Este foi um período difícil para os guardas municipais, que por diversas vezes ficarem sem receber horas extras e adicionais de feriados. Na gestão do atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), a categoria parece recuperar o valor. Prova disso é que na manhã desta sexta-feira (26), na Sala de Treinamento da Prefeitura, o gestor entregou para os guardas dois jogos completos do novo fardamento. Na ocasião, Aguiberto disse que irá realizar um leilão dos carros sucateados que se encontram no Almoxarifado Central e, com parte da arrecadação, comprará uma viatura toda equipada para a GM. O coordenador da Divisão da Guarda Municipal, Paulo Marques, declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que o objetivo agora é reestruturar a Guarda, a fim de garantir não apenas a segurança do patrimônio público, mas também valorizar o empenho dos profissionais. Após receberem os novos uniformes, os guardas ainda permaneceram na Sala de Treinamento da Prefeitura, onde ouviram uma palestra apresentada pela psicóloga Bianca Amorim. Esta falou sobre motivação profissional e suas particularidades.

26 Jul 2013 - 16:16h

Em homenagem a passagem dos 51 anos de emancipação política do município de Rio do Antônio, que ocorrerá no próximo sábado (27), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Congratulação. Na ocasião, a parlamentar lembrou as recentes obras que chegaram ao município, entre elas as obras de recuperação da estrada que liga os municípios de Malhada de Pedras e Rio do Antônio, e desse município ao entroncamento da BA-617, passando pelo distrito de Umbaúba. “Sua execução já está bem adiantada, com previsão de conclusão para o final deste ano, o que fortalece ainda mais a lutar em favor desse povo que muito nos orgulha em representar nesta Assembleia.”, comentou Bastos. Rio do Antônio surgiu a partir da Fazenda de Bernardo José Dias, quando por volta da segunda metade do século XVII foi construída uma Capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, atualmente a padroeira do município. A partir daí, se formou uma aglomeração próxima à Fazenda de Antônio. Esta era cortada por um rio, daí a denominação Rio do Antônio. Em 27 de julho de 1962, a Lei Estadual de n° 1759 concedeu autonomia a Rio do Antônio desmembrando suas terras do município de Caculé. A cidade está localizada no Território de Identidade Portal do Sertão, antiga região administrativa da Serra Geral.

26 Jul 2013 - 15:55h

Após seis meses de trabalho intenso, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), fez uma análise desse período. Primeiramente, Lôbo destacou a ação dos vereadores da Casa, que têm realizado preposições que demonstram as carências do município em suas mais diversas áreas. O objetivo, segundo ele, é colaborar com o Executivo Municipal na busca por um direcionamento mais efetivo do trabalho em prol da população. Para o presidente do legislativo brumadense, exemplo disso são as audiências públicas realizadas pela Câmara na busca por discutir assuntos relevantes para o município, e a luta dos vereadores a favor da construção de uma rede de esgotamento sanitário na cidade. Em seguida, o presidente ressaltou que o Legislativo precisa ser ágil, pois tem de acompanhar a urgência das questões sociais. Porém, Alessandro enfatizou que quantidade não é qualidade. “Estamos buscando a mudança de visão do legislativo, onde a eficácia costuma ser medida pelo número de leis que produz, porém quantidade não é qualidade. Primamos por trabalhar bem, para que possamos ter o reconhecimento da população. A mesa diretora da Câmara tem a preocupação de oferecer suporte legislativo e administrativo para que os vereadores possam realizar seu trabalho”, concluiu.

26 Jul 2013 - 15:30h

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) realizou em Brumado, na Escola Municipal Nice Públio, o curso de Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). No total, duas turmas foram contempladas com o curso. As aulas foram ministradas pelos instrutores Cinara e Heleno Moura e em seu encerramento os alunos promoveram apresentações culturais, durante as quais foi ressaltada a importância da sociedade em aprender, aperfeiçoar e transmitir os conhecimentos inerentes à necessidades especiais e libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua de sinais usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A linguagem é derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa, por isso é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. Vale ressaltar que a Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. No Brasil, o poder público e empresas concessionárias de serviços públicos são obrigados a garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do país. Além disso, de acordo com as normas legais em vigor no Brasil, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos surdos.

26 Jul 2013 - 15:26h

Com a presença de diversas autoridades locais, o Encontro Sertanejo de Advogados de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, teve início na última quinta-feira (25). O evento acontece no Clube Riocontense, onde o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, fez a abertura do encontro. Em seu discurso sobre a reforma política do país, Queiroz afirmou que a proposta da presidente Dilma Rousseff não deve ser entendida apenas do ponto de vista político, mais sim uma questão que possa atender as necessidades de todos, principalmente quando se trata da justiça. “Precisamos fazer uma cruzada, uma justiça para todos. A OAB está nesta luta e vamos exigir para quem for de direito para resolver essa situação caótica que se encontra a justiça na Bahia”, disse o presidente. Também compuseram a mesa alta do encontro, o presidente da subseção de Brumado, Osvaldo Laranjeira Bastos Júnior, o prefeito de Rio de Contas, Márcio Farias (PSD), o ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio, o presidente da Câmara de Vereadores de Rio de Contas, Luciano Freitas e o advogado Sérgio Novaes Dias. O Encontro Sertanejo de Advogados visa debater temas da área do Direito e é promovido pela OAB da Bahia em parceria com a CAAB e a subseção de Brumado. O evento acontece na cidade de Rio de Contas até o próximo sábado (27).

26 Jul 2013 - 14:04h

26 Jul 2013 - 14:00h

Na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) dedicou moção de congratulações ao município de Ibicoara pela passagem dos seus 51 anos de emancipação política, completados no dia 20 de julho. Antes da independência, a cidade de Ibicoara pertencia ao município de Mucugê, do qual se desligou por meio da Lei Estadual nº 1.740/62, de 20 de julho de 1962. Na homenagem, Marquinho relatou que, a exemplo de outros municípios localizados na Chapada Diamantina, Ibicoara tem a sua origem vinculada à chegada de garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas durante o século XIX. Sobre a economia do município, o deputado destacou a força da cultura do café e a criação de gado. Além disso, ressaltou a atuação dos hortifrutigranjeiros, bem como a produção de maçã, uva, a apicultura e o fabrico de cachaça. O município ainda conta com uma agroindústria baseada no fabrico da farinha de mandioca, torrefação e moagem de café e a fabricação artesanal de cachaça. "Na data magna de Ibicoara, a Assembleia Legislativa solidariza-se com o seu povo, unindo-se às comemorações e desejando os melhores votos de progresso e bem-estar a todos os filhos e residentes no município", desejou o parlamentar.

26 Jul 2013 - 09:02h

A Secretaria de Infraestrutura de Brumado já iniciou a recuperação de diversas ruas da cidade. As obras começaram na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, na saída para Livramento de Nossa Senhora. Os operários contratados pela prefeitura seguem trabalhando a todo vapor para atender a uma antiga reivindicação dos motoristas. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as principais vias da cidade serão inicialmente recuperadas e, em seguida, as equipes da Secretaria vão se deslocar para as localidades mais afastadas do centro do município. Uma preocupação do secretário André Cardoso é a correta sinalização dos trechos que estão sendo recuperados para que não ocorra nenhum acidente.

26 Jul 2013 - 08:40h

Quer falar sem limites de Vivo para Vivo? Então, passe na Loja Autorizada da Vivo e escolha um plano ilimitado que caiba no seu bolso. Por apenas R$ 29,90, você fala ilimitadamente entre celulares Vivo de todo Brasil. Já por R$ 39,90, além de falar sem limites entre celulares Vivo de todo país, você ainda pode mandar SMS de graça para celulares Vivo. E ainda tem o Plano Ilimitado de R$ 49,90. Com ele, você fala e manda SMS ilimitado entre celulares Vivo e ainda tem acesso à internet 250 MB. Não perca tempo e não economize em ligações, vá até a Loja Autorizada da Vivo em Brumado e cadastre seu número em um dos planos Vivo Ilimitado. A loja fica na Praça Armindo Azevedo, 122. O telefone é (77) 3441-0993.

26 Jul 2013 - 08:00h

Roberto Coelho Moreira, pedreiro de 51 anos, recebeu dois tiros de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (25), no Loteamento Malhada Branca (Urbis IV) em Brumado. Segundo informações da polícia, o pedreiro estava sentado próximo a uma mercearia, quando três homens apareceram e um deles sacou uma arma e disparou contra a vítima. As balas acertaram Moreira no abdômen e no peito. Após ter sido socorrido pelo SAMU 192, o pedreiro foi levado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Como quadro clínico dele era bastante delicado, Roberto precisou ser operado. A polícia fez buscas na região na tentativa de capturar os criminosos, mas até o momento não houve êxito.

26 Jul 2013 - 07:42h

Com os constantes assaltos que vem ocorrendo em Brumado nos últimos dias, qualquer atitude suspeita chama a atenção da polícia na cidade. Foi o que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), quando uma guarnição da Polícia Militar, ao realizar uma ronda de rotina no Bairro Urbis II, encontrou um adolescente de 14 anos. O jovem apresentou aos soldados uma pistola de brinquedo que carregava dentro de uma sacola. A arma de plástico imita a Ponto 40, utilizada pela polícia, e passa por uma verdadeira facilmente ao olhar despretensioso. “O garoto não falou onde conseguiu o brinquedo, mas na mão de um infrator poderia ser utilizada pra praticar assaltos e outros delitos”, contou um dos soldados ao site Brumado Notícias, justificando a apreensão.

25 Jul 2013 - 19:04h

No final da tarde desta quinta-feira (25), dois carros colidiram na BA-148, em frente ao Parque de Exposições de Brumado. Um dos veículos era conduzido pelo advogado Jorge Soares, que seguia viagem para a cidade de Rio de Contas acompanhado com sua esposa Angélica Coelho, defensora pública. O casal estava viajando para participar do Encontro de Advogados Sertanejos que está sendo realizado em Rio de Contas. O outro carro é da empresa EPCL, que presta serviços de eletrificação para a Coelba. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias no local do acidente, o motorista da empresa perdeu o controle da direção do veiculo, que fazia 'zig-zag' na pista. O advogado contou à nossa reportagem que ao perceber o descontrole do outro carro, o qual vinha na sua direção, tentou desviar para o acostamento, mas não conseguiu impedir a colisão. O funcionário da empresa disse que o veículo tinha acabado de sair da manutenção. “Estava na rodovia para testá-lo, quando percebi algo estranho na direção e o carro começou a derrapar”, contou o funcionário. O SAMU 192 socorreu o motorista e, mesmo sem risco aparente, o conduziu para o Hospital Professor Magalhães Neto. No carro do casal de advogados estavam mais duas pessoas e ninguém se feriu.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

25 Jul 2013 - 17:27h

Está pensando em comprar um Volkswagen 0 km? Então chegou o momento que você estava esperando! A Brumauto vai realizar neste fim de semana um super feirão. Se interessou? Então confira algumas das ofertas: toda a linha do novo Gol 1.0 e 1.6 com IPVA 2013 grátis; Amarok automática com 60% de entrada e 24x sem juros. E para quem tá pensando no Novo Fox ITrend quatro portas, aproveite o feirão e conheça os preços especiais da Brumauto. A concessionária oferece ainda ótimas condições para a modalidade produtor rural e microempresas: toda linha com descontos de até 17%. Não deixe essa oportunidade passar! Vá até a Brumauto e garanta o seu Volkswagen 0 km! Mais informações através do telefone (77) 3441-5000.

25 Jul 2013 - 17:20h

Na última terça-feira (23), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve na cidade de Cordeiros, sudoeste baiano. A visita faz parte da missão do democrata em articular a oposição regional e fortalecer a sua sigla para as disputas eleitorais de 2014. Em Cordeiros, Ribeiro foi recepcionado na Câmara Municipal por lideranças locais e de outras cidades, como Piripá, Guajeru e Condeúba. Também presenciaram o momento centenas de militantes e simpatizantes do DEM. Em contato com o site Brumado Notícias, o ex-prefeito afirmou que os municípios da região estão unidos para buscar o fortalecimento e em prol das carências que seguem esquecidas pelo governo estadual. “A nossa região tem inúmeras carências, que em muitas das vezes precisam de seus representantes mais próximos do povo para, de uma forma até incansável, cobrar as demandas do governo”, disse. Luciano ainda destacou o crescimento da oposição e assegurou que novas reuniões serão agendadas com os democratas de outros municípios da região nos próximos meses.

25 Jul 2013 - 17:13h

Diligentes das 66 seleções de futebol do interior, e desportistas de toda Bahia estarão reunidos em um congresso no próximo sábado (27), em Salvador. Na ocasião as seleções irão receber as últimas instruções para a disputa do 39º Campeonato Intermunicipal de Futebol e a Federação Baiana de Futebol vai apresentar os  grupos regionalizados da 1ª fase e a tabela de jogos do campeonato. Na data, a entidade vai realizar ainda uma festa, a qual antecede o início da competição. E mais uma vez a seleção brumadense estará presente na disputa. Por telefone, o presidente a Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo Lima (Manelão), declarou que está sendo formada uma equipe mais competitiva, com elenco renovado para o campeonato. “60% dos atletas convocados são de outros municípios e serão comandados pelo técnico Paulo Lobo”, contou Manelão. Ele disse ainda que, por conta da reforma no Estádio dos Prazeres, Brumado terá seu mando de campo na cidade de Ituaçu. O presidente da Liga afirmou estar otimista com essa nova formação do time. “Nós não seremos apenas coadjuvantes, estamos formando uma equipe forte, bem competitiva, e após a reforma do nosso Estádio estaremos nos inscrevendo nas disputas da 2ª Divisão do Campeonato Baiano de 2014. Esse intermunicipal servirá de parâmetro para nós, acreditamos que esse ano Brumado estará figurando entre os finalistas do Intermunicipal”, garantiu.

25 Jul 2013 - 17:07h

Jeffson Rodrigo Nascimento de Santana, 22 anos, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (25) por uma equipe da Polícia Civil - 20ª Coorpin. O delegado Márcio Andrei Tito Moreno de Oliveira autuou Santana pelo delito de receptação. O homem de 22 anos estava com um computador completo e uma impressora fiscal, os quais tinham sido roubados de um posto de combustíveis. O roubo aconteceu dia 10 de julho, em Livramento de Nossa Senhora.

25 Jul 2013 - 17:02h

Lilian Nascimento, ex-prefeita de Lajedo do Taboal, foi condenada em julho pela Justiça Federal em Jequié a devolver 60 mil reais aos cofres públicos. Segundo a Justiça, a gestora não prestou contas da verba repassada em 2009 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação por improbidade administrativa foi proposta em 2011 pelo Ministério Público Federal (MPF) em Jequié, pois os comprovantes apresentados não foram suficientes para atestar a regularidade da aplicação das verbas. Além da quantia a ser devolvida, Nascimento deve pagar ainda uma multa de metade do valor a ser ressarcido. No âmbito político, ela terá os direitos políticos suspensos por cinco anos e está proibida de realizar contratos com o poder público e de receber dele qualquer benefício e incentivos fiscais ou creditícios pelo mesmo tempo. A decisão ainda cabe recurso.

25 Jul 2013 - 15:06h

Era um anseio antigo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) ter um ponto de apoio como sede provisória para elaboração de reuniões, programas e assim atender aos agricultores da região assistidos pelo conselho. O problema foi resolvido recentemente pela Prefeitura Municipal, a qual cedeu um espaço anexado ao Semac, próximo à agência dos Correios, Centro comercial. As reuniões do CMDRS - realizadas nas primeiras quartas-feiras de cada mês - deixarão de ser na sede do sindicato rural, passando agora para o auditório do Semac. O presidente do Conselho, ex-vereador Gilberto Lima Dias (Giba), comemorou a aquisição do local e apontou as próximas ações da entidade. “O prefeito Aguiberto 'escancarou as portas' para as ações do Conselho junto ao homem do campo. E como o governo do estado está nos incentivando a regularizar a situação jurídica do Conselho, nós já encaminhamos um ofício à Câmara. Sendo aprovado pelos vereadores, o governo municipal irá sancionar e o Conselho terá a responsabilidade de lidar com os recursos enviados pelo estado”, declarou Giba. O presidente completou dizendo que dessa forma o CMDRS terá realmente força de ação para o desenvolvimento sustentável.