Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2022
Prefeito de Dom Basílio é multado por irregularidade em contratação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão de quinta-feira (21), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) opinaram pela procedência de denúncia formulada contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, em razão de irregularidades na contratação direta – por inexigibilidade de licitação – da empresa “Fisco Consultoria e Sistema”, no exercício de 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a contratação teve por objeto prestação de serviços de assessoria ao sistema de receitas próprias do município. O conselheiro substituto Cláudio Ventin, relator do caso, aplicou multa de R$ 2 mil ao gestor e ainda decidiu que o contrato, caso ainda esteja em vigor, não seja prorrogado, devendo o gestor realizar procedimento de licitação, em caso de nova prestação de serviços similares. Na formulação da denúncia, apresentada por Thiago Carneiro Vilasboas Gutemberg, na qualidade de advogado, argumenta-se que não fora respeitado o Estatuto das Licitações e Contratações Públicas e que a contratação foi efetuada com apresentação de certidão vencida do FGTS. O relator da matéria concluiu que, de fato, não estão reunidos os requisitos legais previstos no artigo 25, II, da Lei de Licitações para a contratação por inexigibilidade de licitação para serviços que não exijam uma notória especialização. Em relação a ausência das certidões negativas do FGTS, o prefeito conseguiu descaracterizar a irregularidade e comprovar validade da documentação. O Ministério Público de Contas, pela procuradora Camila Vasquez, se manifestou pela procedência da denúncia, como aplicação de sanção ao gestor. Além disso, diante da prática de potencial ato de improbidade administrativa que causou danos ao erário, propôs o encaminhamento de representação ao Ministério Público Estadual (MPE). Cabe recurso da decisão. Esta foi a quarta condenação do TCM imposta ao prefeito de Dom Basílio neste mês (veja aqui, aqui e aqui).

Sem CoronaVac, vacinação de crianças de 3 e 4 anos não ocorre em todo o Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar de ter sido aprovada há 9 dias, a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a CoronaVac ainda não começou em todos os locais do Brasil. No dia 13, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina em crianças de 3 a 5 anos. Antes disso, as crianças de 5 anos só podiam receber a vacina da Pfizer; as de 3 e 4 não podiam ser imunizadas. Segundo levantamento feito pelo G1, a vacinação das crianças nessas idades começou em todas as capitais exceto Cuiabá, Maceió e Teresina. Mas mesmo na capital paulista, que já começou a vacinar, o público está restrito a crianças com comorbidades, deficiência ou indígenas. No estado de Alagoas, nenhum município começou a vacinação; até a terça-feira (19), Mato Grosso aguardava novas doses para iniciar a vacinação. No Piauí, apenas alguns municípios já vacinam, como Água Branca e Parnaíba.

'Quem tem fome não pode esperar', Associação pede apoio para famílias carentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação de Moradores do Bairro Olhos D’água, em Brumado, está promovendo novamente a campanha “Quem tem fome não pode esperar”. Organizador do evento, Devair de Lima, popular Vadim, disse que o objetivo do projeto solidário é arrecadar alimentos para doar a famílias carentes. “Queremos levar alimentação a quem mais precisa. Temos feito um projeto social e solidário muito bonito. São 10 membros da associação engajados, além dos empresários e amigos dedicando o melhor para arrecadarmos esse ano dezenas de cestas básicas”, declarou ao site Achei Sudoeste. Para doar, os interessados podem entrar em contato com Vadim através do número (77) 99959-1178 ou deixar as doações nos pontos de apoio. “Estamos arrecadando bastante alimentos, graças a Deus. Brumado, hoje, conta com 70 mil habitantes. Se 5% doar arrecadaríamos quase 3.500 quilos de alimentos. Doar é a melhor forma de amor”, frisou.

Brasil negocia compra de combustível de outros países, diz Jair Bolsonaro Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Em visita a posto de combustível em Brasília para fiscalizar a mais recente queda de preços, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciaram negociações com outros países para a importação de combustível mais barato. “Estamos com vários outros países contatados para a gente comprar diesel mais barato. É a nova política que a gente está implementando, não é fácil mexer num lobby tão poderoso como o dos combustíveis”, afirmou o presidente, sem especificar quais países. O ministro de Minas e Energia afirmou que o esforço envolve o Itamaraty. “Entramos em contato com Ministério de Relações Exteriores e perguntamos em quais países existem restrições e sanções internacionais", afirmou Sachsida. "Em todos os que não existem sanções, o Brasil está entrando em contato e verificando a possibilidade de exportação”. Bolsonaro já havia anunciado negociações com a Rússia para a importação de óleo diesel. “Meu relacionamento com o governo russo não é bom, é excepcional”, declarou o presidente no posto de combustível. Bolsonaro já declarou posição de neutralidade na guerra com a Ucrânia. “Nosso contato com (Vladimir) Putin está 10, excelente”, acrescentou Bolsonaro, referindo-se ao presidente da Rússia. “Em breve, teremos combustível mais barato do mundo, tirando países produtores e com refinarias”.

Cirurgia de trauma na face é realizada pela primeira vez na cidade de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (18), foi realizada pela primeira vez uma cirurgia de trauma na face na Fundação Hospitalar Senhora Santana, em Caetité, a 100 km de Brumado. O paciente, um homem de 46 anos, sofreu um acidente de moto e teve fraturas em vários ossos da face. A cirurgia durou cerca de 6 horas. O cirurgião bucomaxilofacial Jaimes Santos Pereira foi o responsável pelo procedimento. Até então, esse tipo de cirurgia não era realizado no município. Somente há cerca de dois anos, o procedimento passou a ser feito, muitos dos quais através do Serviço Único de Saúde (SUS).

Justiça suspende resolução que tornava Eduardo Cunha inelegível Foto: Agência Brasil

O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu parte dos efeitos da resolução da Câmara dos Deputados que declarou perda de mandato do ex-deputado Eduardo Cunha, em 2016. O magistrado suspendeu a parte que determinava a inelegibilidade do ex-parlamentar e proibição de ocupar cargos federais. A decisão é liminar e resulta de um pedido de Eduardo Cunha, que alegou vícios no processo que levou à cassação do mandato dele. Também argumentou que seria injustamente prejudicado, se fosse impedido de concorrer nas eleições deste ano, por conta das sanções, de acordo com o G1. A determinação, publicada na quinta-feira (21), vale até que haja uma análise do tribunal sobre os supostos vícios alegados por Cunha. A defesa de Eduardo Cunha informou em nota que ele “está liberado para disputar as eleições de outubro. A decisão do TRF-1 é liminar e resulta de um pedido de Fábio Luiz Bragança Ferreira, que defende Cunha”. Em março, o ex-parlamentar se filiou ao PTB, em São Paulo. Ao conceder a medida, o desembargador afirma que “importa reconhecer que, caso apenas ao final do processo seja reconhecida, sem qualquer tutela protetiva provisória, a nulidade da Resolução nº 18/2016, o agravante terá perdido o direito de se candidatar nas eleições gerais previstas para o corrente ano, tendo perecido seu direito, tornando inútil o presente processo”. “Ademais, em cenário de Estado de Democrático de Direito, conforme predito, a efetivação dos direitos políticos do agravante será, de alguma forma, avaliada diretamente pela soberania popular, mediante o exercício do direito de voto”, diz na decisão. A inelegibilidade pela cassação era o principal impedimento para Eduardo Cunha participar das eleições de 2022. Ele já foi condenado por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em outras ações penais, mas todas em primeira instância. Para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, é necessária, pelo menos, uma condenação em segunda instância.

Brumado: Vanderlan, do Palmeiras, ganha troféu de Craque do Jogo do Brasileirão Foto: Reprodução/TV Globo

O brumadense Vanderlan Barbosa, de 19 anos, foi o responsável por cuidar da lateral esquerda do Palmeiras no jogo contra o Inter. E ele cumpriu bem a missão. Teve boa atuação na vitória por 2 a 1 no Allianz Parque e deu a assistência para o segundo gol alviverde, marcado por Gabriel Menino. De quebra, o garoto foi eleito o Craque do Jogo na transmissão da TV Globo. E recebeu o troféu, depois do jogo, das mãos do goleiro Weverton, que o elogiou bastante. “Parabéns, primeiramente. Ele merece, é um garoto muito trabalhador, que buscou o espaço dele com paciência, tranquilidade. Não é fácil entrar e jogar. Ele entrou muito bem, está muito bem. Merece. Que você continue crescendo cada vez mais. E que tenha aquilo que o Abel sempre falou para nós desde que chegou aqui: “Não sei se vamos ganhar tudo, mas vocês serão melhores homens e consequentemente melhores jogadores”. Está aqui mais um grande jogador surgindo”, disse.

Brumado: Vanderlan, do Palmeiras, ganha troféu de Craque do Jogo do Brasileirão Foto: Divulgação

Vanderlan dedicou a boa atuação à base palmeirense. “Muito feliz de ter ganhado como Craque do Jogo. Queria agradecer ao Abel, aos meus companheiros, agradecer à base. A gente vem colhendo frutos há muito tempo. É uma situação inexplicável jogar aqui no Allianz Parque cheio. Agora é só curtir o momento”, afirmou o brumadense.

Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, morre aos 83 anos Foto: Reprodução/Políticos do Sul da Bahia

O ex-prefeito de Itabuna, cidade do sul da Bahia, Fernando Gomes, morreu na tarde deste domingo (24), aos 83 anos, em Salvador. O político estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 14 de julho, após ter uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, nas últimas horas o ex-prefeito teve que passar por amputação em uma perna. Segundo parentes de Fernando, ele passou por uma desintoxicação e neste domingo, em nota, a família informou que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria. Fernando ficou conhecido nacionalmente após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio “morra quem morrer”. Ele deixa viúva e seis filhos.

Brumado: Moradores da Gameleirinha estão pagando R$ 600 para obter água bruta via carro pipa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na região rural da Gameleirinha, a comunidade tem vivido momentos difíceis em razão da falta d’água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Avaí Messias disse que as pessoas estão sendo obrigadas a pagar R$ 600 para obter um carro pipa com água bruta. “Essa semana vou ter que pagar porque a caixa tá seca, não tenho água e não posso ficar sem”, afirmou. Há mais de cinco meses, a região tem sofrido com a seca e o desabastecimento, visto que a Operação Pipa, do Exército Brasileiro, foi suspensa. Segundo Messias, a água que foi armazenada pelos moradores durante o período chuvoso já acabou. “Estamos sofrendo sem água. Alguém ter que ver isso aí”, acrescentou. Para as necessidades diárias, como banho e lavar a roupa, os moradores têm utilizado água salgada. Hoje, a Gameleirinha possui mais de 70 famílias. Além da falta d’água, a região também tem sofrido com as péssimas condições das estradas vicinais, que estão muito esburacadas. Até os caminhões pipa têm encontrado dificuldades para acessar a localidade.

Brumado: SMTT notifica comércio para desobstruir calçadas após determinação do MP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo determinação do Ministério Público (MP), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está notificando os comerciantes em geral com relação à necessidade de desobstrução de passeios e calçadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, salientou que o objetivo é garantir a segurança e livre trafegabilidade dos pedestres. “A SMTT, seguindo a recomendação do MP, está oficialmente notificando os comerciantes para que estes procurem acatar o pedido do órgão”, afirmou. Ricardo esclareceu que o intuito não é impedir que as calçadas sejam utilizadas pelos comerciantes, desde que seja respeitado o espaço devido aos pedestres. Até o momento, cerca de 50 notificações já foram feitas pela SMTT. Mais de 5 agentes estão envolvidos nas ações de orientação. Em caso de o comerciante persistir na proibição, pode ter o material apreendido, além de ser multado e ter o alvará do estabelecimento cassado.

Motociclista de 30 anos fica ferido em acidente na BA-148 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motociclista de 30 anos ficou ferido em um acidente na BA-148, na cidade de Brumado, na manhã deste domingo (24). Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) ao site Achei Sudoeste, o condutor de um veículo de passeio colidiu com o motociclista no KM 470, sentido Livramento de Nossa Senhora a Brumado, quando eles trafegavam no mesmo sentido direcional. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu o motociclista. Ele foi conduzido com escoriações para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN) em Brumado. Até o momento, a unidade de saúde não divulgou boletim sobre o estado de saúde do paciente. Os veículos foram retirados da rodovia e encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

Após denúncia da mãe, polícia militar flagra pai estuprando a filha de 16 anos em Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), flagrou, na segunda-feira (18), às 17h, um pai de 39 anos, estuprando sua filha de 16 anos, na Rua Maria do Carmo, no bairro Alto do Alexandrino, no município de Macaúbas, a 199 km de Brumado. O fato foi divulgado neste domingo (24) pela Polícia Militar. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o flagrante foi feito, após a mãe da adolescente ter visto o abuso. Ainda segundo a polícia, o pai foi até a residência, pediu um copo de água para a sua filha e em seguida abusou a adolescente. Ao chegar no endereço, a PM confirmou a veracidade da denúncia. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia Territorial de Macaúbas. Ele está custodiado à disposição da justiça.

PL lança Jair Bolsonaro como candidato à reeleição Foto: Matheus Rodrigues/G1

O Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente o presidente Jair Bolsonaro (RJ) como candidato à reeleição à Presidência da República, na manhã deste domingo (24). De acordo com o G1, em convenção que está sendo realizada no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio, foi divulgada às 11h17 a aprovação da candidatura, feita em votação virtual na plataforma virtual do partido. Em seguida, Bolsonaro foi chamado ao palco, onde subiu ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O general Walter Braga Netto também foi confirmado como vice da chapa.

Brumado: Sem diagnóstico fechado, influenciadora aguarda vaga em UTI avançada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A influenciadora digital Aloma Gomes Meira, 24 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, desde o último dia 12 de julho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Aloma ainda está sem diagnóstico fechado, tendo sangramento, provavelmente, partindo do intestino delgado. A brumadense já precisou fazer transfusão de sangue e uma campanha foi mobilizada na última semana. De acordo Hudson Caíres, esposo de Gomes, o quadro dela é estável, mas uma nova transfusão de sangue será necessária. Ainda de acordo com Hudson, ela havia tido alta da UTI na quarta-feira (21), mas precisou retornar no sábado (23). A equipe médica já fez a regulação da paciente para ser transferida para uma UTI com suporte avançado. Com a centralização da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador, a vaga ainda não foi disponibilizada para a transferência de Aloma. A população de Brumado está mobilizada e fazendo diversas postagens nas redes sociais, para que o Governo da Bahia, através da Sesab, agilize a transferência de Meira para uma UTI com suporte avançado.

Vice vai romper com prefeito se portaria de execuções de IPTU for revogada em Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

O prefeito em exercício de Guanambi, Arnaldo Pereira de Azevedo (UB), o Nal, que é secretário de governo na gestão de Nilo Augusto Moraes Coelho (UB), ameaçou entregar o cargo caso a portaria nº 07 de 19 de julho de 2022, que dispõe sobre a suspensão provisória, do ingresso de novas ações de Execução Fiscal da espécie tributária de Imposto Territorial Urbano (IPTU), for revogada. Nal assumiu o executivo, na segunda-feira (18), após um pedido de licença de Coelho e seguirá comandando a cidade até 1º de agosto. A preocupação de Azevedo é quando Nilo retornar ao cargo, desconsiderar sua portaria administrativa, já que é totalmente contra. Se Nilo Coelho voltar a cobrar IPTU do povo de Guanambi na justiça eu entregarei a secretaria de Governo”, disse em entrevista aos radialistas Mário Filho e Val Rodrigues, na Rádio 104,9 FM.  Arnaldo revelou que conversará com Augusto e pedirá que a portaria seja mantida e as execuções fiscais sejam vedadas em Guanambi.

Show de Roberta Miranda leva 15 mil pessoas para a Festa de Sant'Ana em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O show da cantora sertaneja Roberta Miranda levou 15 mil pessoas para a Praça da Catedral, em Caetité, a 100 km de Brumado, neste sábado (23). Além da artista, Kart Love e Filhos de Jorge se apresentaram na primeira noite da Festa de Sant'Ana, em comemoração à padroeira da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nenhuma ocorrência foi registrada na primeira noite do evento.

Show de Roberta Miranda leva 15 mil pessoas para a Festa de Sant'Ana em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Major Osvaldo Vidal, fez um planejamento de segurança no circuito da festa e rondas ostensivas por todo o município, o que garantiu a tranquilidade para toda a população. Neste domingo (24), Biquini Cavadão, Ely Pinto e os Waldicks vão se apresentar no evento. Já na segunda-feira (25), João Gomes, Danniel Vieira e Dayzinho Moraes. A comemoração vai se encerrar na terça-feira (26) com o show do Padre Alessandro Campos.

17 feridos em acidente entre ônibus de turismo e pick-up na BR-116 no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, neste sábado (23), depois de um acidente entre um ônibus de turismo e uma pickup Strada. Segundo o G1, o caso aconteceu na BR-116, na região conhecida como Lagoa Grande, entre os municípios de Poções e Planalto, sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu no final da manhã, no quilômetro 766. Ainda não foi informado qual a empresa do ônibus. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu uma colisão frontal entre os veículos e, em seguida, o coletivo tombou em um barranco. Até o momento foi informado que o acidente deixou 15 pessoas com lesões leves e outras duas com lesões graves. Outras cinco pessoas saíram sem lesões. Não há informação ainda se as vítimas graves estavam no ônibus ou na pickup. A PRF afirma que não houve interdição da rodovia. A Via Bahia, através da conta de atualizações do Twitter, informou que o fluxo na via está fluindo no modelo pare e siga.

Estelionatário que aplicava golpes em Brumado e Barra da Estiva é preso na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um estelionatário de 57 anos que aplicava golpes nas cidades de Brumado e Barra da Estiva, na região sudoeste da Bahia, foi preso na noite deste sábado (23), na BA-142 pela 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPRv). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em patrulhamento ostensivo pela BA-142 avistou o veículo suspeito, conforme informado pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O homem estava a bordo de veículo Kia Cerato, com sua esposa, uma mulher de 30 anos e sua filha, de 8 anos, no momento da abordagem e prisão.

Estelionatário que aplicava golpes em Brumado e Barra da Estiva é preso na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a ação, três empresários de Barra da Estiva informaram para a polícia que haviam sido vítimas do estelionatário, que somente no município aplicou golpes de mais de R$ 30 mil. Em consulta com o nome do suspeito, foi verificado que o elemento tem um mandado de prisão em aberto na cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba. O indivíduo foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado. Na unidade, uma vítima local estava na unidade registrando uma notícia crime contra o foragido da justiça paraibana. Com ele, a polícia apreendeu um veículo, cinco folhas de cheques, quatro cartões de créditos e R$ 3149,00 em espécie. Ele está custodiado à disposição da justiça.

Guanambi: Avião da FAB buscará familiares de coronel do exército acidentados na BR-430 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousará neste domingo (24), às 13h30, no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, para buscar familiares do coronel aposentado do Exército, Antônio José da Silva, 66 anos, vítimas de um acidente na BR-430, em Igaporã, na última segunda-feira (18). Antônio morreu na hora (veja aqui). 

Guanambi: Avião da FAB buscará familiares de coronel do exército acidentados na BR-430 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois adolescentes, de 12 e 15 anos, que ficaram feridos, estão internados no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e serão transferidos no avião da FAB para Brasília. A decolagem está prevista para às 14h30. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, 40 pessoas vão participar da operação de transferência dos adolescentes. A logística terá escolta do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do 7°Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).

OMS declara varíola dos macacos como emergência global Foto: iStock

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou neste sábado (23) a varíola dos macacos como uma emergência de saúde global. Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países. Em uma entrevista coletiva, o diretor afirma que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde o risco é alto mas que com todas as ferramentas disponíveis será possível controlar o surto e parar a transmissão. No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até esta sexta-feira (22), 607 casos confirmados da doença.

Moradores de Brumado e PRF resgatam jiboia na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma cobra Jiboia foi resgatada nesta sexta-feira (22) no bairro Brisas, na cidade de Brumado, na BR-030. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o animal foi flagrado por moradores nas proximidades da Estação de Tratamento de Embasa, que fica às margens da rodovia. Uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que realizava patrulhamento ostensivo na BR-030, ajudou no resgate da jiboia. O animal foi solto às margens do Rio do Antônio. Imagens do resgate foram compartilhadas nas redes sociais por moradores.

Érico Cardoso é a cidade com a terceira maior incidência de eleitores analfabetos do Brasil Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Érico Cardoso, na região da Bacia do Paramirim, a 141 km de Brumado, possui o terceiro maior número de analfabetos em seu eleitorado do Brasil. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 27,46% (2.448 pessoas) de analfabetos entre os seus eleitores para as eleições deste ano. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Na comparação nacional, o município baiano ficou atrás apenas de duas cidades, sendo ambas do Amazonas: Envira (32,15%) e Ipixuna (29,37%). Em relação ao Nordeste, Érico Cardoso tem o maior número iletrados entre os municípios da região. Na 20ª colocação na comparação nacional, a cidade de Caturama, também da Bacia de Caramirim, aparece entre os municípios com maior incidência de analfabetos em seu eleitorado, com 24,45% (1.883 pessoas). Entre as 27 federações presentes no Brasil, a Bahia é a 6ª com maior porcentagem de iletrados para as eleições de outubro. O estado possui mais de 700 mil pessoas analfabetas para o processo democrático deste ano, representando 6,85% do eleitorado. Apesar disso, o estado da Bahia foi o que mais reduziu a baixa escolaridade em seu eleitorado entre as federações do Nordeste nas eleições deste ano. Em 2018, os eleitores da categoria representavam 49,76% do eleitorado baiano, enquanto neste ano esse número caiu para 42,67%. A Bahia também foi o estado que mais reduziu o eleitorado com Ensino Fundamental Incompleto na região Nordeste. Nas últimas eleições gerais, esse número representava 25,22% dos eleitores baianos, em 2022 a porcentagem caiu para 22,78%, uma redução de 2,44%. Em relação às 27 unidades da federação, a Bahia é o 15º estado com maior número de eleitores com Ensino Fundamental Incompleto. No que se refere aos eleitores com Ensino Superior Completo, a Bahia tem apenas 7,77% de seu eleitorado com o diploma, ocupando o 22° lugar entre os estados com maior participação da categoria nas eleições deste ano. Vale lembrar que a Bahia possui o quarto maior eleitorado do Brasil para o processo democrático em outubro. De acordo com o TSE, o estado possui mais de 11 milhões de pessoas aptas para votar, um recorde histórico para a federação. Confira os 10 municípios baianos com maior incidência de analfabetos em seu eleitorado: Érico Cardoso, Caturama, Rio do Antônio, Guajeru, Iguaí, Rio do Pires, Iuiú, Quinjingue, Boa Nova e Paramirim.

Vitória da Conquista: Corpo de Bombeiros socorre criança com cabeça presa em grade Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (21), uma guarnição do 7°Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), prestou atendimento a uma criança de dois anos de idade que estava com a cabeça presa numa grade de portão, no bairro Urbis V, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou o 7º GBM ao site Achei Sudoeste, com o uso de técnicas apropriadas associadas ao uso de um expansor hidráulico a equipe alargou a abertura as grades, o que possibilitou a retirada cuidadosa da cabeça da criança sem causar ferimentos. O CBMBA alerta aos pais e cuidadores que o vão entre grades não pode ter mais que 6 centímetros, também é importante orientar as crianças maiores a não fazerem brincadeiras com objetos que possam causar acidentes. Além disso, dentro de casa, as crianças não podem ficar sozinhas em nenhum ambiente. Este foi o segundo caso registrado na Bahia durante essa semana. Sendo o primeiro registrado em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia (veja aqui).

Homem é morto a tiros dentro do próprio carro em Ibotirama Foto: Reprodução/G1

Um homem de 39 anos foi morto a tiros dentro do próprio carro, nesta quinta-feira (21), na BA-160, em trecho da cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia. De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Marcello Leite Fernandes. Segundo informações preliminares passadas pela Polícia Civil, dois homens em uma motocicleta atiraram contra a vítima. O caso é investigado na Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama. A autoria e a motivação do crime são apuradas.

Município de Rio do Antônio está há quase 8 anos sem registrar homicídios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia tem 25 cidades sem registrar mortes violentas há mais de um ano. A maioria delas fica no sudoeste do estado. Os dados foram levantados pelo G1 com a Polícia Civil, e dizem respeito aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). São considerados CVLI os casos que envolvem homicídios dolosos, além de agressões e roubos seguidos de assassinato. O município baiano com a maior quantidade de dias sem mortes violentas é Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. Por lá, a última ocorrência foi registrada em setembro de 2014. Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a última morte violenta ocorreu há exatamente seis anos: em 22 de julho de 2016. Entre as 25 cidades, a que registrou assassinato mais recentemente foi Érico Cardoso, em dezembro de 2020. As cidades baianas sem mortes violentas há pelo menos um ano entraram em evidência depois que Abaíra – que fica na região da Chapada Diamantina –, registrou um homicídio após oito anos sem assassinatos (veja aqui).

Arquivo