Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2015"

29 Set 2015 - 18:30h

Está cada vez mais evidente que há um descontentamento e até um possível afastamento do presidente da casa legislativa brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pois pela terceira sessão seguida o parlamentar alfineta o ex-gestor. Na oportunidade, Lôbo dirigiu um conselho ao atual prefeito, Aguiberto Lima Dias (PDT), criticando Vasconcelos. “Não seja como o ex-prefeito Eduardo”, disse ele, na sessão legislativa da última segunda-feira (28), se referindo ao atual momento de negociação entre a prefeitura e os professores. Alessandro relembrou a ocasião em que o antigo gestor mandou os professores sentarem no formigueiro e rezar. “Esperamos que Aguiberto não siga Eduardo no mau exemplo referente ao trato com os professores. Na luta por reajustes salariais, o ex-prefeito mandou os professores sentarem no formigueiro. Espero que Aguiberto não tenha a mesma atitude neste momento em que os professore lutam pelas suas melhorias salariais e condições de trabalho”, reiterou o parlamentar. Com os conselhos, o que transparece é que o grupo que outrora sustentava uma fachada de união começa a apresentar uma grande rachadura em sua base, o que poderá mudar todo o cenário das pretensões eleitorais do próximo ano.

29 Set 2015 - 18:00h

O site Brumado Notícias apurou que a secretaria municipal de infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes contrataram um caminhão para prestação de serviço terceirizado para o recolhimento de animais soltos nas ruas da cidade. O caminhão começou a operação na última segunda-feira (28) e já retirou alguns equinos das vias. Os animais recolhidos estão sendo encaminhados ao Parque de Exposição Gilson Brito e os proprietários que tiveram animais recolhidos só poderão retirá-los após pagamento de multa. Caso o animal não seja retirado no prazo de dez dias, os mesmos serão desapropriados e encaminhados ao pátio da polícia rodoviária federal, em Vitória da Conquista. “Estamos alertando aos proprietários para que não deixem animais soltos nas vias, pois o caminhão fará o recolhimento todos os dias, até o final do mês de dezembro”, alertou Clidemar Amorim, superintendente de trânsito.

29 Set 2015 - 17:30h

Após matéria veiculada no Brumado Notícias sobre um médico obstetra que foi denunciado por uma família por agressão verbal e desvio de pacientes do Hospital Professor Magalhães Neto, a Clínica Mais Vida encaminhou nota ao site esclarecendo que o obstetra não faz parte do seu corpo médico. “Estamos prestando os esclarecimentos por conta dos muitos clientes que, preocupados, têm nos procurado para tratar do assunto. Ressaltamos que o médico denunciado não faz parte dos profissionais que nos assistem com suas relevantes prestações de serviços e por isso nossa empresa está desvinculada da denúncia apresentada”, disse a direção, em nota.

29 Set 2015 - 17:00h

Por conta da quantidade de acidentes nas vias que cruzam a Praça dos Trabalhadores, no Bairro Noberto Marinho, em Brumado, a secretaria municipal de infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes iniciaram nesta terça-feira (29) a construção de uma rótula no trecho. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a superintendência esclareceu que a obra visa uma melhor organização e fluidez no perímetro, além de diminuir as ocorrências que vêm acontecendo no local. Além da rótula, o local terá mais placas de sinalização para melhor orientar os condutores.

29 Set 2015 - 16:30h

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio. 

29 Set 2015 - 16:00h

Uma equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) estará em Brumado durante esta semana a fim de fazer uma avaliação da cidade quanto a sua capacidade para abrigar o curso federal de medicina. A equipe irá avaliar o comércio, a rede hoteleira, infraestrutura urbana, além das unidades públicas e particulares de saúde. O município foi classificado dentre outras cidades do país, tendo a possibilidade de hospedar o curso, mas para isso terá de suprir alguns requisitos do MEC, que serão analisados pelos técnicos. “Esta semana está sendo de vestibular para nós e esperamos com muita expectativa essa aprovação, pois com a chegada desse curso de medicina teremos as portas abertas para melhorar a nossa oferta de saúde, não apenas para Brumado, mas para toda a região. Além de Brumado como município sede, a equipe do MEC também passará pelas cidades pactuadas da microrregião, como Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Malhada de Pedras e outras, a fim avaliar o potencial regional para o curso”, avaliou o secretário de saúde Cláudio Feres. 

29 Set 2015 - 15:30h

Em alusão ao dia do Idoso, que é celebrado no dia 1º de outubro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na última sexta-feira (25) o III Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento, Interação e Troca de Saberes. O evento foi realizado no Clube Social e contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), vários secretários e vereadores, além de autoridades na área, bem como o grande público da melhor idade. Além de palestras e oficinas, o encontro também proporcionou entretenimento e confraternização entre os grupos da terceira idade. No período vespertino, aconteceu o desfile que escolheu a mais bela garota da terceira idade. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito declarou que “o evento consolidou uma marca da sua gestão em dar atenção e respeito ao idoso, apontando ainda alguns investimentos nas estruturas das praças que favorecem uma melhor qualidade de vida aos que hoje estão na melhor idade”. Já a secretária de desenvolvimento social, Thames Navais, frisou a continuação de uma boa relação entre a gestão pública e a população na promoção de uma melhor estruturação e qualidade de vida em todas as faixas etárias. “Brumado está trilhando bem o seu caminho social”, completou ela. Para a coordenadora do Creas, Alana Santana, a parceria com o Cras e os setores da administração foram fundamentais para o êxito do evento, que ao longo dos anos vem dignificando os idosos do município.

29 Set 2015 - 15:00h

Mulheres que têm mais de 35 anos devem ativar o sinal de alerta para o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo: o câncer de mama, que responde por 22% novos casos a cada ano. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, até ontem (28), 540 óbitos por neoplasia maligna da mama no sexo feminino. Constam nos registros da secretaria 1.490 internações por câncer de mama neste ano. As taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados mais 57 mil novos casos, sendo 10,5 mil no Nordeste e 2.560 na Bahia. No estado baiano, a doença costuma atingir com mais incidência mulheres entre 40 e 60 anos. Do total de 3.030 internações registradas pela Sesab em 2014, 1.655 estavam nessa faixa etária. O ano de 2013 terminou com uma taxa de mortalidade de 9,7 para cada 100 mil mulheres. Este ano, os dados computados até ontem dão conta de uma taxa de 7,1. Os dados da doença no país ainda são elevados devido à descoberta tardia do câncer. Diagnosticado ainda em seu estágio inicial, o tratamento do câncer de mama tem 95% de chance de cura. A sociedade Brasileira de Mamografia recomenda mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos. De acordo com a recomendação do INCA, mulheres de risco familiar deve realizar o exame, de 2 em 2 anos, partir dos 35 anos. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

29 Set 2015 - 14:30h

A taxa de desemprego chegou a 8,6% em três meses até julho, apontam dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o maior da série histórica desde o início de 2012. No mesmo período de 2014, a taxa era de 6,9%. A estimativa é de que cerca de 8,6 milhões de brasileiros estejam desocupados no trimestre. A pesquisa mostrou, ainda, que o rendimento médio é de R$ 1.881 e que não houve variação nos rendimentos reais dos empregados do setor privado com e sem carteira de trabalho assinado, assim como entre os que trabalham por conta própria e empregadores.

29 Set 2015 - 14:00h

Jaxon Buell, de apenas um ano, já nasceu contrariando expectativas. É que o pequeno americano, que aprende a dar os seus primeiros passos, nasceu sem parte do cérebro. Ele sofre de uma severa má-formação no órgão que não tem cura. A doença foi descoberta durante a gravidez, durante um exame do pré-natal. “Com 17 semanas de gravidez, fizemos um ultrassom e percebemos que alguma coisa ia mal quando o técnico que fazia o exame ficou muito quieto”, disse ao Daily Mail pai do pequeno Jaxon, Brandon Buell, 30 anos. Mesmo tristes com a notícia, o casal decidiu levar a gravidez em frente. "Estava realizando o sonho de ter um filho e de repente descubro que meu filho poderia nascer morto", relembrou a mãe do menino, Brittany, 27 anos. “Quem somos nós para decidir? Nós recebemos um filho, recebemos uma chance e temos que ser a voz dele”, disse Brandon.  

A expectativa era de que Jaxon não sobrevivesse por muito tempo, se ao menos nascesse vivo, mas o menino contraria estatísticas e comemorou recentemente o seu primeiro ano de vida. Colegas de trabalho de Brandon criaram uma página arrecadando fundos para ajudar o casal a pagar pelos cuidados que o menino precisa receber. “Tem sido muito positivo porque, a todo lugar a que vamos, alguém nos para e nos pergunta sobre a nossa história. Muitos o reconhecem pelo apelido, “Jack Strong” [Forte Jack]. Impactamos muita gente”, avaliou a mãe do garotinho.

29 Set 2015 - 12:00h

A família de uma adolescente de 15 anos, que teve um filho no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último final de semana, prestou queixa na delegacia contra o médico obstetra que realizou o parto. Segundo a família, o médico teria sido arrogante, agredindo-os verbalmente. Além disso, os familiares da jovem denunciaram que o obstetra teria retirado outras gestantes da unidade para serem acompanhadas em sua clínica particular, mesmo com a disponibilidade de equipamentos e estrutura do hospital. A família também acionou o Ministério Público e ainda cobrou da secretaria de saúde providências quanto ao ocorrido. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que a secretaria e a direção do hospital vão fazer uma sindicância interna com o uso das imagens do circuito de segurança e também irão ouvir o médico para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

29 Set 2015 - 11:30h

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (29), o deputado estadual Luciano Ribeiro disse que convidou o vereador Weliton Lopes (Sem Partido) a ingressar no Democratas (DEM) com o aval do líder do partido na Bahia, ACM Neto, prefeito de Salvador. De acordo com o deputado, o parlamentar preenche os requisitos para ser uma grande liderança do partido na capital do minério. “Weliton é político novo, moderno e dinâmico. Caso aceite o meu convite, será um grande quadro para fazermos uma modernização em nosso partido em Brumado”, disse. Para Ribeiro, o município precisa de uma nova maneira de fazer política, respeitando acima de tudo os interesses da população. “A nossa visão da política é moderna e temos uma nova filosofia de fazer política em Brumado, respeitando acima de tudo o povo desta querida terra”, assegurou. Luciano não quis revelar se o partido poderá ter um novo Diretório, sendo que a Comissão Provisória do DEM na cidade já está vencida e tinha como presidente o atual secretário de esportes, Miguel Lima Dias.

29 Set 2015 - 11:00h

A quase desclassificação da seleção brumadense do Campeonato Intermunicipal de Futebol no último domingo (27) rendeu assunto na sessão da câmara de vereadores, realizada na última segunda-feira (28). Alguns parlamentares questionaram as afinidades entre a Liga Brumadense de Futebol e a Secretaria Municipal de Esportes. Tanto o presidente da casa legislativa, vereador Alessandro Lôbo (PSL), como o primeiro secretário, vereador Weliton Lopes (Sem Partido), cobraram um melhor entendimento entre as partes a fim de manter o selecionado na competição e ao mesmo tempo fortalecer a prática esportiva na cidade. Lopes cobrou ainda a profissionalização da secretaria esportiva do município para que haja melhor coordenação da pasta. “Não adianta querer profissionalizar o nosso esporte com uma secretaria que ainda é amadora”, disparou ele, reconhecendo que a gestão municipal tem efetivado muitas ações na área, contribuindo de forma direta e indireta em diversos eventos. “No entanto, sem a criação de um calendário esportivo, a pasta continua no amadorismo, promovendo os eventos no improviso, o que dificulta a organização de concessão de patrocínios e colaboração, fato que por muitas vezes tem causado dissabores entre esportistas e a secretaria. Precisamos urgentemente de um calendário esportivo para que a secretaria possa atender os anseios de todas as modalidades. Hoje, por mais que a secretaria esteja presente nos eventos esportivos, o trabalho não vem sendo reconhecido por falta de profissionalismo em sua base”, frisou o vereador.

29 Set 2015 - 10:30h

A ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite, foi presa na última segunda-feira (28), suspeita de chefiar um esquema de desvio de dinheiro público. O prejuízo pode chegar a R$ 15 milhões. Conhecida como “prefeita ostentação”, Lidiane estava foragida há 39 dias. Ela se entregou à Polícia Federal. Segundo o Ministério Público, a ex-prefeita assinava contratos de compra de merenda e reforma de escolas com empresas fantasmas e pagava por serviços que não eram realizados. Ainda na prefeitura, Lidiane usava as redes sociais para ostentar uma rotina de luxo. Ela foi eleita pelo PRB em 2013. Quando teve o mandado de prisão decretado, ela fugiu e abandonou o cargo. O advogado de Lidiane Leite negou a participação dela em qualquer irregularidade na prefeitura.

29 Set 2015 - 10:00h

Dando prosseguimento as ações preventivas que visam inibir práticas criminosas nas comunidades rurais do município de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) efetuou a apreensão de uma espingarda de caça calibre 32, com 15 cartuchos intactos, durante este final de semana. Os soldados apontaram que os marginais têm realizado roubo desse tipo de arma para efetuar assaltos.

Ainda em atuação durante o último final de semana, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou a apreensão de 52 pedras de crack, 26 pinos de cocaína e 26 buchas de maconha - todo material já embalado para ser comercializado. As drogas foram apreendidas no Bairro Urbis II e encaminhadas à delegacia.

Em uma ronda de rotina realizada no último sábado (25), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar abordou um veículo suspeito e, ao realizar inspeção, os soldados encontraram uma espingarda, um facão, um revólver e outros itens debaixo da poltrona do motorista. Todo o material e o veículo foram apresentados na delegacia.

Um homem foi alvejado com um tiro enquanto estava em um bar na Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado. Segundo testemunhas, foram ouvidos cinco disparos de arma de fogo, mas apenas um atingiu a vítima na perna. Polícia e Samu 192 prestaram os primeiros socorros e encaminharam o comerciante ao Hospital Professor Magalhães Neto.

29 Set 2015 - 09:30h

Acusado pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, Heleno Leite da Silva foi submetido a julgamento na última segunda-feira (28). O Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal. Ao quarto e ao quinto quesitos os jurados responderam não, condenando o réu e afastando a tese relativa ao privilégio. Ao sexto quesito os jurados responderam sim, reconhecendo a qualificadora relativa ao motivo fútil; ao sétimo quesito responderam não, excluindo a qualificadora relativa a recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Por fim, o juiz Genivaldo Alves Guimarães condenou o réu a 6 (seis) anos e 6 (seis) meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. O condenado poderá recorrer em liberdade.

29 Set 2015 - 08:30h

Após o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a agência do INSS em Brumado vai reabrir nesta semana. Segundo a federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores (Fenasps), está marcado para quarta-feira (30) o retorno unificado ao trabalho, porém algumas agências podem reabrir apenas na quinta-feira. Segundo o INSS, isso depende da assinatura do acordo entre o governo federal e as entidades de cada estado. Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação. Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho. Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país.

29 Set 2015 - 08:00h

O município de Brumado sofreu dupla goleada no último domingo (27) para os times de Luiz Eduardo Magalhães. Em campo pelo Intermunicipal de Futebol, o selecionado da capital da soja aplicou 4x1 no time da capital do minério. Já em quadra, os brumadenses que torciam pela equipe do Bêda na final da Primeira Taça Interestadual de Futsal reviveram o traumático Brasil 1x7 Alemanha com um placa ainda mais elástico. O LEM Vento em Popa Janjar sapecou sem piedade 9x1 contra o time da casa e sagrou-se campeão da primeira edição da competição. Agora o time de Luiz Eduardo Magalhães irá se preparar para disputar a Copa Nordeste, enquanto que a equipe brumadense manterá o foco nas próximas competições regionais. Ao final, as equipes receberam troféus e a premiação em dinheiro.