Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2015
MEC avalia esta semana se Brumado e região poderão agregar curso federal de medicina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) estará em Brumado durante esta semana a fim de fazer uma avaliação da cidade quanto a sua capacidade para abrigar o curso federal de medicina. A equipe irá avaliar o comércio, a rede hoteleira, infraestrutura urbana, além das unidades públicas e particulares de saúde. O município foi classificado dentre outras cidades do país, tendo a possibilidade de hospedar o curso, mas para isso terá de suprir alguns requisitos do MEC, que serão analisados pelos técnicos. “Esta semana está sendo de vestibular para nós e esperamos com muita expectativa essa aprovação, pois com a chegada desse curso de medicina teremos as portas abertas para melhorar a nossa oferta de saúde, não apenas para Brumado, mas para toda a região. Além de Brumado como município sede, a equipe do MEC também passará pelas cidades pactuadas da microrregião, como Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Malhada de Pedras e outras, a fim avaliar o potencial regional para o curso”, avaliou o secretário de saúde Cláudio Feres. 

Brumado: Dia dos idosos é celebrado antecipadamente com o III Encontro de Saberes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em alusão ao dia do Idoso, que é celebrado no dia 1º de outubro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na última sexta-feira (25) o III Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento, Interação e Troca de Saberes. O evento foi realizado no Clube Social e contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), vários secretários e vereadores, além de autoridades na área, bem como o grande público da melhor idade. Além de palestras e oficinas, o encontro também proporcionou entretenimento e confraternização entre os grupos da terceira idade. No período vespertino, aconteceu o desfile que escolheu a mais bela garota da terceira idade. 

Brumado: Dia dos idosos é celebrado antecipadamente com o III Encontro de Saberes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito declarou que “o evento consolidou uma marca da sua gestão em dar atenção e respeito ao idoso, apontando ainda alguns investimentos nas estruturas das praças que favorecem uma melhor qualidade de vida aos que hoje estão na melhor idade”. Já a secretária de desenvolvimento social, Thames Navais, frisou a continuação de uma boa relação entre a gestão pública e a população na promoção de uma melhor estruturação e qualidade de vida em todas as faixas etárias. “Brumado está trilhando bem o seu caminho social”, completou ela. Para a coordenadora do Creas, Alana Santana, a parceria com o Cras e os setores da administração foram fundamentais para o êxito do evento, que ao longo dos anos vem dignificando os idosos do município.

Câncer de mama já matou 540 mulheres este ano na Bahia Foto: Reprodução

Mulheres que têm mais de 35 anos devem ativar o sinal de alerta para o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo: o câncer de mama, que responde por 22% novos casos a cada ano. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, até ontem (28), 540 óbitos por neoplasia maligna da mama no sexo feminino. Constam nos registros da secretaria 1.490 internações por câncer de mama neste ano. As taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados mais 57 mil novos casos, sendo 10,5 mil no Nordeste e 2.560 na Bahia. No estado baiano, a doença costuma atingir com mais incidência mulheres entre 40 e 60 anos. Do total de 3.030 internações registradas pela Sesab em 2014, 1.655 estavam nessa faixa etária. O ano de 2013 terminou com uma taxa de mortalidade de 9,7 para cada 100 mil mulheres. Este ano, os dados computados até ontem dão conta de uma taxa de 7,1. Os dados da doença no país ainda são elevados devido à descoberta tardia do câncer. Diagnosticado ainda em seu estágio inicial, o tratamento do câncer de mama tem 95% de chance de cura. A sociedade Brasileira de Mamografia recomenda mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos. De acordo com a recomendação do INCA, mulheres de risco familiar deve realizar o exame, de 2 em 2 anos, partir dos 35 anos. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

Desemprego sobe a 8,6% em 3 meses e é maior desde 2012 Foto: Reprodução

A taxa de desemprego chegou a 8,6% em três meses até julho, apontam dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o maior da série histórica desde o início de 2012. No mesmo período de 2014, a taxa era de 6,9%. A estimativa é de que cerca de 8,6 milhões de brasileiros estejam desocupados no trimestre. A pesquisa mostrou, ainda, que o rendimento médio é de R$ 1.881 e que não houve variação nos rendimentos reais dos empregados do setor privado com e sem carteira de trabalho assinado, assim como entre os que trabalham por conta própria e empregadores.

Bebê que nasceu sem parte do cérebro desafia ciência e comemora 1 ano de vida Foto: Reprodução/Facebook

Jaxon Buell, de apenas um ano, já nasceu contrariando expectativas. É que o pequeno americano, que aprende a dar os seus primeiros passos, nasceu sem parte do cérebro. Ele sofre de uma severa má-formação no órgão que não tem cura. A doença foi descoberta durante a gravidez, durante um exame do pré-natal. “Com 17 semanas de gravidez, fizemos um ultrassom e percebemos que alguma coisa ia mal quando o técnico que fazia o exame ficou muito quieto”, disse ao Daily Mail pai do pequeno Jaxon, Brandon Buell, 30 anos. Mesmo tristes com a notícia, o casal decidiu levar a gravidez em frente. "Estava realizando o sonho de ter um filho e de repente descubro que meu filho poderia nascer morto", relembrou a mãe do menino, Brittany, 27 anos. “Quem somos nós para decidir? Nós recebemos um filho, recebemos uma chance e temos que ser a voz dele”, disse Brandon.  

Bebê que nasceu sem parte do cérebro desafia ciência e comemora 1 ano de vida Foto: Reprodução/Facebook

A expectativa era de que Jaxon não sobrevivesse por muito tempo, se ao menos nascesse vivo, mas o menino contraria estatísticas e comemorou recentemente o seu primeiro ano de vida. Colegas de trabalho de Brandon criaram uma página arrecadando fundos para ajudar o casal a pagar pelos cuidados que o menino precisa receber. “Tem sido muito positivo porque, a todo lugar a que vamos, alguém nos para e nos pergunta sobre a nossa história. Muitos o reconhecem pelo apelido, “Jack Strong” [Forte Jack]. Impactamos muita gente”, avaliou a mãe do garotinho.

Brumado: Médico é denunciado por agressão verbal e desvio de pacientes de hospital público para clínica particular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A família de uma adolescente de 15 anos, que teve um filho no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último final de semana, prestou queixa na delegacia contra o médico obstetra que realizou o parto. Segundo a família, o médico teria sido arrogante, agredindo-os verbalmente. Além disso, os familiares da jovem denunciaram que o obstetra teria retirado outras gestantes da unidade para serem acompanhadas em sua clínica particular, mesmo com a disponibilidade de equipamentos e estrutura do hospital. A família também acionou o Ministério Público e ainda cobrou da secretaria de saúde providências quanto ao ocorrido. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que a secretaria e a direção do hospital vão fazer uma sindicância interna com o uso das imagens do circuito de segurança e também irão ouvir o médico para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Brumado: Deputado Luciano Ribeiro quer Weliton Lopes no Democratas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (29), o deputado estadual Luciano Ribeiro disse que convidou o vereador Weliton Lopes (Sem Partido) a ingressar no Democratas (DEM) com o aval do líder do partido na Bahia, ACM Neto, prefeito de Salvador. De acordo com o deputado, o parlamentar preenche os requisitos para ser uma grande liderança do partido na capital do minério. “Weliton é político novo, moderno e dinâmico. Caso aceite o meu convite, será um grande quadro para fazermos uma modernização em nosso partido em Brumado”, disse. Para Ribeiro, o município precisa de uma nova maneira de fazer política, respeitando acima de tudo os interesses da população. “A nossa visão da política é moderna e temos uma nova filosofia de fazer política em Brumado, respeitando acima de tudo o povo desta querida terra”, assegurou. Luciano não quis revelar se o partido poderá ter um novo Diretório, sendo que a Comissão Provisória do DEM na cidade já está vencida e tinha como presidente o atual secretário de esportes, Miguel Lima Dias.

Brumado: Vereador cobra calendário esportivo e profissionalismo da secretaria de esportes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A quase desclassificação da seleção brumadense do Campeonato Intermunicipal de Futebol no último domingo (27) rendeu assunto na sessão da câmara de vereadores, realizada na última segunda-feira (28). Alguns parlamentares questionaram as afinidades entre a Liga Brumadense de Futebol e a Secretaria Municipal de Esportes. Tanto o presidente da casa legislativa, vereador Alessandro Lôbo (PSL), como o primeiro secretário, vereador Weliton Lopes (Sem Partido), cobraram um melhor entendimento entre as partes a fim de manter o selecionado na competição e ao mesmo tempo fortalecer a prática esportiva na cidade. Lopes cobrou ainda a profissionalização da secretaria esportiva do município para que haja melhor coordenação da pasta. “Não adianta querer profissionalizar o nosso esporte com uma secretaria que ainda é amadora”, disparou ele, reconhecendo que a gestão municipal tem efetivado muitas ações na área, contribuindo de forma direta e indireta em diversos eventos. “No entanto, sem a criação de um calendário esportivo, a pasta continua no amadorismo, promovendo os eventos no improviso, o que dificulta a organização de concessão de patrocínios e colaboração, fato que por muitas vezes tem causado dissabores entre esportistas e a secretaria. Precisamos urgentemente de um calendário esportivo para que a secretaria possa atender os anseios de todas as modalidades. Hoje, por mais que a secretaria esteja presente nos eventos esportivos, o trabalho não vem sendo reconhecido por falta de profissionalismo em sua base”, frisou o vereador.

Ex-prefeita de Bom Jardim se entrega à Polícia Federal no Maranhão Foto: De Jesus/ O Estado

A ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite, foi presa na última segunda-feira (28), suspeita de chefiar um esquema de desvio de dinheiro público. O prejuízo pode chegar a R$ 15 milhões. Conhecida como “prefeita ostentação”, Lidiane estava foragida há 39 dias. Ela se entregou à Polícia Federal. Segundo o Ministério Público, a ex-prefeita assinava contratos de compra de merenda e reforma de escolas com empresas fantasmas e pagava por serviços que não eram realizados. Ainda na prefeitura, Lidiane usava as redes sociais para ostentar uma rotina de luxo. Ela foi eleita pelo PRB em 2013. Quando teve o mandado de prisão decretado, ela fugiu e abandonou o cargo. O advogado de Lidiane Leite negou a participação dela em qualquer irregularidade na prefeitura.

29/Set/2015 - 10h00

Brumado: Plantão Policial

Brumado: Plantão Policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dando prosseguimento as ações preventivas que visam inibir práticas criminosas nas comunidades rurais do município de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) efetuou a apreensão de uma espingarda de caça calibre 32, com 15 cartuchos intactos, durante este final de semana. Os soldados apontaram que os marginais têm realizado roubo desse tipo de arma para efetuar assaltos.

Brumado: Plantão Policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda em atuação durante o último final de semana, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou a apreensão de 52 pedras de crack, 26 pinos de cocaína e 26 buchas de maconha - todo material já embalado para ser comercializado. As drogas foram apreendidas no Bairro Urbis II e encaminhadas à delegacia.

Brumado: Plantão Policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma ronda de rotina realizada no último sábado (25), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar abordou um veículo suspeito e, ao realizar inspeção, os soldados encontraram uma espingarda, um facão, um revólver e outros itens debaixo da poltrona do motorista. Todo o material e o veículo foram apresentados na delegacia.

Brumado: Plantão Policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi alvejado com um tiro enquanto estava em um bar na Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado. Segundo testemunhas, foram ouvidos cinco disparos de arma de fogo, mas apenas um atingiu a vítima na perna. Polícia e Samu 192 prestaram os primeiros socorros e encaminharam o comerciante ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Brumado: Acusado de tentativa de homicídio é condenado a seis anos de reclusão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, Heleno Leite da Silva foi submetido a julgamento na última segunda-feira (28). O Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal. Ao quarto e ao quinto quesitos os jurados responderam não, condenando o réu e afastando a tese relativa ao privilégio. Ao sexto quesito os jurados responderam sim, reconhecendo a qualificadora relativa ao motivo fútil; ao sétimo quesito responderam não, excluindo a qualificadora relativa a recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Por fim, o juiz Genivaldo Alves Guimarães condenou o réu a 6 (seis) anos e 6 (seis) meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. O condenado poderá recorrer em liberdade.

Brumado: Agência do INSS reabre nesta semana após fim da greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a agência do INSS em Brumado vai reabrir nesta semana. Segundo a federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores (Fenasps), está marcado para quarta-feira (30) o retorno unificado ao trabalho, porém algumas agências podem reabrir apenas na quinta-feira. Segundo o INSS, isso depende da assinatura do acordo entre o governo federal e as entidades de cada estado. Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação. Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho. Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país.

LEM Veto em Popa atropela Bêda e fica com o título da taça interestadual de futsal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado sofreu dupla goleada no último domingo (27) para os times de Luiz Eduardo Magalhães. Em campo pelo Intermunicipal de Futebol, o selecionado da capital da soja aplicou 4x1 no time da capital do minério. Já em quadra, os brumadenses que torciam pela equipe do Bêda na final da Primeira Taça Interestadual de Futsal reviveram o traumático Brasil 1x7 Alemanha com um placa ainda mais elástico. O LEM Vento em Popa Janjar sapecou sem piedade 9x1 contra o time da casa e sagrou-se campeão da primeira edição da competição. Agora o time de Luiz Eduardo Magalhães irá se preparar para disputar a Copa Nordeste, enquanto que a equipe brumadense manterá o foco nas próximas competições regionais. Ao final, as equipes receberam troféus e a premiação em dinheiro.

Briga entre vizinhos pode ter resultado em tentativa de homicídio e ataque a residência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Indivíduos encapuzados invadiram um terreno ao lado de uma residência localizada no Bairro Malhada Branca, em Brumado, na madrugada desta segunda-feira (28), e dispararam diversos tiros contra a casa. No local, uma mulher foi atingida, sendo socorrida e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma discussão entre vizinhos pode ter levado a tentativa de homicídio dos moradores da residência. A polícia informou que alguns dos envolvidos no crime participaram da discussão dias antes e teriam prometido se vingar. O caso está sendo investigado.

Brumado: Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.

Adquira seu ingresso da Cavalgada da Amizade em Brumado antes da virada de preço

A Cavalgada da Amizade será realizada em Brumado em novembro e os ingressos com preço promocional de primeiro lote já estão se esgotando. Adquira o seu antes da virada de preço em um dos pontos de venda credenciados em Brumado e Vitória da Conquista ou pessoalmente com comissários. Em sua terceira edição, o evento promete ser recorde de público, pois várias comitivas de todo estado já confirmaram presença na festa. Nesta edição, o evento conta com uma estrutura ainda maior, que será montada no Parque de Exposições. O espetáculo terá comidas e bebidas à vontade, na pista e no camarote, além de várias apresentações musicais, entre as quais a dupla Gino e Geno, Gilvan da Paraíba, Ed Rossi e Trio Capu de Fusca. No dia 22 de novembro Brumado vai parar. Adquira já o seu ingresso com preço promocional de primeiro lote, por somente R$ 100. O evento conta ainda com Camarote Premium. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (77) 9968-2901 ou 9807-3363.

OAB debate direito a saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (24), um seminário foi realizado na OAB - 21ª Subseção/Brumado, onde advogados, estudantes de direito, profissionais de saúde e convidados se reuniram para debater sobre o “Direito à Saúde”. Na oportunidade, o Juiz Federal e Docente do curso de direito da Uneb, João Batista de Castro Júnior, palestrou acerca da responsabilidade civil por erro médico e estabilização das tutelas provisórias nas demandas de saúde. Além dele, a promotora de justiça Guiomar Miranda de Oliveira Melo falou sobre a atuação do Ministério Público nas demandas de saúde, e a advogada e professora Évila Carrera abordou acerca do “Mínimo existencial x reserva do possível - Direito à saúde: Lógica do razoável”. Por fim, Acioli Viana, que é advogado e Conselheiro Seccional, palestrou sobre a responsabilidade solidária dos entes federativos nas demandas de saúde, e o Defensor Púbico Federal, Sérgio Goulart, tratou do direito à saúde das minorias e a efetivação de sua tutela no plano individual e coletivo.

Dilma: Esforço do Brasil contra a crise mundial foi ao limite Foto: Reprodução

Em seu discurso na sessão de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidente Dilma Rousseff (PT) admitiu aos líderes mundiais que o Brasil passa, atualmente, por um momento de dificuldades econômicas, com aumento da inflação, desvalorização cambial e queda de receitas. Ela, no entanto, ressaltou que, apesar da crise, o país não vive “problemas estruturais graves”, e sim dificuldades pontuais. Após destacar que, nos últimos seis anos, o Brasil adotou uma série de medidas para tentar reduzir os efeitos da crise econômica internacional de 2008 e que essas ações chegaram “ao limite”, Dilma frisou que o objetivo de seu governo é gerar mais oportunidades de investimentos, ampliando a geração de empregos no país. Ao longo de cerca de 20 minutos de discurso, ela disse que a economia brasileira é “mais forte e sólida” do que em anos anteriores e tem condições de superar as dificuldades e “avançar na trilha do crescimento”. Como em discursos recentes, a petista voltou a afirmar que o momento é de transição para o “novo ciclo de desenvolvimento econômico”. Dilma citou no auditório da ONU que, na tentativa de conter a crise econômica, seu governo propôs ao Congresso Nacional “cortes drásticos” de despesas no Orçamento do ano que vem. Conforme a petista, o país deverá se reorganizar na economia, buscando a estabilidade macroeconômica e a retomada do crescimento com distribuição de renda. A chefe do Executivo falou ainda sobre as políticas sociais e de transferência de renda implantadas nos últimos anos pelo governo brasileiro. Segundo ela, a “eficácia” do programa Fome Zero pode ser vista na retirada do Brasil do chamado “mapa da fome”, um dos itens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As informações são do G1. 

Brumado: Aguiberto e Romar estão a caminho do PDT do deputado Vitor Bonfim Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conforme já havia sido antecipado pelo site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias e o vereador Romar Pereira - ambos eram filiados ao Partido Solidariedade (SD) -, estão a caminho do Partido Democrático Trabalhista (PDT), liderado na região pelo deputado estadual Vitor Bonfim. Além do gestor municipal e do legislador, ex-candidatos a vereador e diversas lideranças vão engrossar ainda mais as fileiras do partido na capital do minério. Nos bastidores da política brumadense, a ida de Guiba, como é conhecido o chefe do executivo, para o PDT já selaria a sua indicação para concorrer à reeleição nas eleições 2016. Especula-se que ficará a cargo de Bonfim a articulação da reaproximação do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) com Aguiberto, visando uma união de todo o grupo para a disputa eleitoral no próximo ano.

Brumado: Weliton Lopes é expulso do Solidariedade e diz que 'água e óleo não se misturam' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em meio aos diversos embates envolvendo o ex-vereador Leonardo Vasconcelos e o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, quanto a quem iria assumir o comando do Partido Solidariedade (SD) em 2013, o vereador Weliton Lopes sempre se posicionou contrário ao comando da sigla ficar com Vasconcelos. Na última semana, um novo Diretório foi publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas as incompatibilidades entre o SD e o parlamentar continuaram. O domínio do partido continua sob tutela de Leonardo, contrariando a permanência de diversos militantes. Nesta segunda-feira (28), Lopes foi informado de sua expulsão do Solidariedade, que não pegou o edil de surpresa. “Não tenho nada contra o ex-vereador Leonardo Vasconcelos, mas no mesmo partido nós não temos condições de ficar. Se fosse o inverso também não daria certo. Não dá pra misturar, não vamos contrariar a química, água e óleo não se misturam”, disse o parlamentar em entrevista ao site Brumado Notícias. Indagado sobre qual seria o seu futuro político, Weliton preferiu não revelar o seu novo partido. “Nos próximos dias anunciarei qual será o meu destino político”, finalizou.

Fiscais federais do Crea-BA iniciam grande operação na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de fiscais federais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) iniciou nesta segunda-feira (28) uma grande operação na região do município de Brumado. A operação conta com o apoio de um agrupamento especializado da Polícia Militar. Uvirley Borges, Supervisor de Fiscalização Regional, esteve com os demais componentes da operação no período da manhã, na sede do órgão, em Brumado, elaborando as estratégias de atuação. 

Fiscais federais do Crea-BA iniciam grande operação na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o supervisor disse que se trata de uma grande operação de fiscalização, tanto na área de mineração quanto na agricultura regional, e que os trabalhos irão perdurar por toda a semana. Segundo ele, o balanço geral será apresentado na próxima sexta-feira (02).

Após solicitações da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), cerca de 500 famílias dos municípios de Rio do Antônio, Carinhanha, Licínio de Almeida e Iuiú serão beneficiadas pela CERB com a construção de poços artesianos. Foram locados os poços nas comunidades de Umbaúba das Pombas, em Rio do Antônio, beneficiando 80 famílias; e em Sete Lagoas, no município de Carinhanha, beneficiando 20 famílias. Na última quinta-feira (24), foi locado o poço da fazenda Boa Nova/Pindorama, no município de Iuiú, para cerca de 100 famílias. Além disso, na última sexta-feira (25), foi iniciada a locação do poço de Tauape, no município de Licínio de Almeida, beneficiando mais de 300 famílias. “Seja para o consumo animal ou humano, esses poços, quando liberados, facilitarão a vida de mais de 500 famílias. É uma importante luta do mandato ações de combate e convivência com a seca no semiárido”, pontuou Bastos. Passada a locação, os poços serão perfurados e instalados. Antes disso, porém, os poços deverão passar pelos testes de vazão e qualidade da água para consumo tanto animal, quanto humano.

Brumado: Escola Clemente Gomes promove desfile alusivo ao 7 de setembro e ao início da primavera Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (25), o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, localizado no Distrito Itaquaraí, realizou um desfile cívico alusivo ao 7 de Setembro e em homenagem ao início da primavera. Com a presença da Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, e da professora Conceição Machado, centenas de alunos, distribuídos em vários pelotões, desfilaram acompanhados por professores e pais. O desfile ainda contou com a presença da Fanfarra da Escola Idalina Lobo e dos atiradores do Tiro de Guerra 06/024, sob o comando do Chefe de Instruções, o Subtenente Paulo Souza.

Brumado: Escola Clemente Gomes promove desfile alusivo ao 7 de setembro e ao início da primavera Foto: Divulgação

A população de Itaquaraí e comunidades vizinhas marcaram presença pra assistir ao desfile em um grande número e elogiaram o evento. A direção da unidade de ensino agradeceu à Secretaria Municipal de Educação pelo apoio, bem como a participação de todos no desfile.

Morador relata descaso com cemitérios do distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Denis Teixeira/Brumado Notícias

No distrito de Cristalândia, em Brumado, existem dois cemitérios, um localizado dentro da comunidade e outro nos arredores. Em denúncia encaminhada ao site Brumado Notícias, o morador Denis Teixeira relatou o descaso das autoridades públicas com os locais. Segundo ele, ao longo dos seus 27 anos nunca foram realizadas reformas nos cemitérios, que estão completamente abandonados. 

Morador relata descaso com cemitérios do distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Denis Teixeira/Brumado Notícias

Nos locais, a terra vermelha e a vegetação seca toma conta das sepulturas. “Passo nas ruas em Brumado e vejo as obras em andamento e os dizeres da prefeitura trabalhando e logo me recordo de Cristalândia e do descaso. Por que será que o descaso lá é tanto? Seria porque o voto lá é sempre mais fácil?”, questionou o morador.

Morador relata descaso com cemitérios do distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Denis Teixeira/Brumado Notícias
Arquivo