Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2021
fechar

Brumado: Conscientes, adolescentes vão para fila de vacinação utilizando máscara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (22), a vacinação continua na cidade de Brumado. Desta vez, os adolescentes de 13 a 17 anos são o público alvo. No Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), a supervisora da vacinação, Fabiana Ferreira, disse que o dia de imunização está transcorrendo com tranquilidade. “Os adolescentes não podem vim sozinhos. Tem que estar acompanhados de um responsável, senão não atendemos. Também precisam gerar senha”, alertou. Mesmo com o decreto desobrigando o uso da máscara contra a Covid-19, Ferreira relatou que a grande maioria dos adolescentes está comparecendo à vacinação com o equipamento de proteção individual. “Isso dá mais segurança, pra nós e pra ele”, pontuou. Com 13 anos, Nataly Amorim tomou a sua primeira dose utilizando a máscara. “Quando a gente vacina se sente mais seguro na escola, no meio de tantos alunos. O vírus ainda está por aí, por isso, pra uma segurança maior, prefiro usar a máscara”.

Governador interino da Bahia critica decisão de Brumado de abandonar uso de máscara Foto: Correio da Bahia

O governador interino da Bahia e presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), disse que a decisão da Prefeitura de Brumado, de abandonar a obrigatoriedade do uso de máscaras (veja aqui) foi precipitada e afirmou que não concorda com a medida, mas que vai respeitar. “Estamos em uma democracia e todos os gestores são livres para determinar suas políticas, mas eu acredito que ainda é prematuro. Na Bahia, nós acreditamos na ciência, e a ciência diz que a pandemia tem diminuído na medida em que a vacinação avança, mas nós não podemos relaxar com as medidas”, disse ao jornal Correio. O decreto da Prefeitura de Brumado foi publicado nesta terça-feira (19) e determina o fim do uso obrigatório de máscaras faciais em todo o território da cidade, seja em local aberto ou fechado. O equipamento de proteção segue obrigatório apenas nas instituições de ensino das redes pública e privada do município, para pessoas com sintomas gripais e para indivíduos que estejam infectados pelo novo coronavírus. O documento, assinado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), afirma que a quantidade de casos de covid-19 diminuiu no município, que desde 3 de setembro não ocorrem internamentos, e que 88% da população recebeu a primeira dose e 58% a segunda. O governador em exercício disse que países que relaxaram demais as medidas de proteção enfrentaram uma nova onda de contaminação e tiveram que voltar atrás nas decisões e adotar restrições mais duras para contar os números. “Infelizmente, ainda está morrendo uma média de 500 irmãos nossos todos os dias no Brasil. Portanto, a pandemia, infelizmente, ainda não acabou. Então, a gente tem que respeitar [a decisão do prefeito] porque estamos em uma democracia, mas não acho que correto tomar medidas como se a pandemia tivesse acabado, sendo que ela ainda não acabou. É uma decisão do prefeito, temos que respeitar, mas eu não concordo”, afirmou.

Tragédia de Brumadinho completa mil dias sem responsabilizar culpados Foto: Reprodução/TV Globo

O rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), completa mil dias nesta quinta-feira (21) sem previsão para que a maior operação de buscas do país chegue ao fim e sem que os responsáveis pelo desastre tenham sido punidos. “São mil dias de dor, de saudade, de luta, de busca... de impunidade”, diz a geógrafa Alexandra Andrade, que perdeu o irmão, Sandro Andrade, e o primo, Marlon Gonçalves, além de inúmeros amigos e conhecidos na tragédia. De acordo com o G1, em quase 2 anos e 8 meses, 262 vítimas foram encontradas e identificadas. Mas oito famílias seguem vivendo, dia após dia, o sofrimento da espera pela localização dos corpos. Para essas pessoas, mesmo o calendário apontando o correr dos dias, o relógio parece ter parado às 12h28 da última sexta-feira do mês de janeiro de 2019, momento em que a estrutura da barragem B1 ruiu na mina do Córrego do Feijão. “Apesar de terem se passado mil dias, a gente ainda está com aquela sensação de estar lá no dia 25 de janeiro de 2019. (...) A dor e a saudade só aumentam, mas a gente tem a esperança de que pelo menos todos vão poder ter um enterro digno dentro da possibilidade. Então isso é um acalento”, diz a professora Natália de Oliveira. Nesses mil dias, ela tem acompanhado de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros na procura pela irmã, Lecilda de Oliveira, e pelas outras vítimas desaparecidas.

1850 passageiros já passaram pelo Aeroporto de Guanambi em 30 dias de operação Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Em 30 dias de operação, Azul Linhas Aéreas executou 16 voos do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado, até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Segundo a estatística, a ocupação dos voos está 30% acima da média normal. Ao todo, foram 912 desembarques e 938 embarques, totalizando 1.850 passageiros. Nos desembarques, o percentual de ocupação do total da capacidade da aeronave foi de 81,43%. Nos embarques, o percentual de ocupação foi de 83,76%. Considerando a proximidade do final do ano e o período de férias, estes percentuais tendem a chegar muito próximo da ocupação total. A partir do dia 28/10, a Azul Linhas Aéreas ampliará em mais um dia a operação da linha aérea regular. Agora, serão cinco dias na semana - além de segunda, quarta, sexta e domingo, também haverá voo às quintas-feiras. O voo 4136 sai de Belo Horizonte sempre às 13h00, com chegada prevista às 14h50. O voo 4137 faz o trajeto de volta à capital mineira às 15h35, com previsão de chegada às 17h25. As viagens são feitas a bordo de uma aeronave ATR-72, com capacidade para 70 passageiros.

Jair Bolsonaro promete auxílio a 750 mil caminhoneiros para compensar alta do diesel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu nesta quinta-feira (21) pagar um auxílio a 750 mil caminhoneiros para compensar o aumento do diesel. Ele não disse de onde vai tirar os recursos nem a partir de quando o benefício será pago. De acordo com o G1, a declaração foi em discurso em Sertânia, em Pernambuco, onde Bolsonaro esteve para inaugurar um ramal de distribuição de água no agreste do estado. “Decidimos então... Os números serão apresentados nos próximos dias... Nós vamos atender aos caminhoneiros autônomos: em torno de 750 mil caminhoneiros receberão uma ajuda para compensar o aumento do diesel”, afirmou o presidente em discurso para apoiadores.

Prefeito de Malhada de Pedras conquista reforço hídrico e busca investimentos para educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, esteve em Salvador em busca de mais benefícios para a cidade. O gestor o reforço no abastecimento de água no município, bem como buscou junto à Secretaria Estadual de Educação mais estrutura nas unidades escolares do município. Após ação do gestor foi publicado no Diário Oficial do Estado, o Termo de Cooperação Técnica, entre a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) e o município para a distribuição de água potável, em atendimento emergencial, através de carro pipa. O convênio terá duração de 12 meses. Na secretaria de educação da Bahia, Beto de Preto Neto, colocou em pauta com o gestor da pasta, Jerônimo Rodrigues, a reforma e ampliação do Colégio Estadual de Malhada de Pedras, e a construção de uma escola para a rede estadual do município. O prefeito ainda solicitou apoio para construção de uma quadra poliesportiva para o Núcleo Escolar José de Alencar e obras de melhorias nas Escolas Raios de Sol e Jefferson Pereira dos Santos.

Homem é preso acusado de matar a esposa grávida à pauladas no sudoeste baiano

Um homem identificado como Gilvan Lima dos Santos foi preso, na quarta-feira (20), suspeito de agredir e matar a esposa, com golpes de madeira, em Cravolândia, sudoeste do estado. As informações são do G1. A Polícia Civil informou que a vítima, Clemilda Lima dos Santos, estava com 28 semanas de gestação. A mãe e a criança ficaram internadas, mas morreram no hospital, Clemilda Lima dos Santos, em Jequié. Ainda de acordo com a polícia, o crime aconteceu no dia 10 de outubro. Após uma discussão, o homem agrediu a mulher com um pedaço de madeira, e a vítima sofreu um traumatismo craniano. Clemilda e o bebê foram socorridos e levados para a UTI do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, onde ficaram internados. A criança passou cinco dias na UTI mas não resistiu e morreu, na última sexta-feira (15). Já a mulher morreu na quarta-feira (20). Segundo a investigação, Gilvan Lima dos Santos tentou suicídio logo após o crime e foi internado no mesmo hospital. No dia 15 de outubro ele recebeu alta e teve mandado de prisão cumprido na quarta-feira (20). Ele segue à disposição da Justiça e as investigações ainda devem ouvir testemunhas do caso.

Caculé: Homem é encontrado com perfurações de arma de fogo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, na noite desta quinta-feira (21). Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado às 19h30, na rua Jackson Carvalho, bairro Alto do Cruzeiro. A Polícia Militar foi acionada e encontrou a vítima no local com várias perfurações de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima no local. Devido a gravidade da lesão, ele foi transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). A motivação do crime ainda é desconhecida. A polícia segue em rondas pelo município, na tentativa de localizar o autor dos disparos.

Covid-19: Terceira morte pela variante delta é registrada na Bahia, diz Sesab Foto: Divulgação/Sesab

Terceira morte pela variante delta da Covid-19 é registrada na Bahia, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (21). A primeira morte aconteceu em Salvador e foi confirmada no dia 27 de agosto. Já a segunda, ocorreu em Senhor do Bonfim, no norte do estado, e foi confirmada no dia 20 de setembro. Ainda nesta quinta-feira, a Sesab informou que análises da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontaram mais 55 amostras da variante delta no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 190 casos da variante sequenciadas. Os casos positivos para a variante delta foram identificados em 47 municípios, incluindo Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia.

Livramento de Nossa Senhora registra bom volume de chuvas nos últimos dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, tem registrado um bom volume de chuvas desde o dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os moradores estão animados com a chegada das chuvas na região. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, na madrugada de quarta-feira (20), uma chuva forte caiu na cidade, onde permanece chovendo. É de costume na capital da manga e do maracujá, após um período de altas temperaturas, serem registrados temporais. De acordo com a previsão meteorológica, deve chover na cidade hoje (22).

Acusado de estupro é preso enquanto trabalhava na cidade de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem acusado de estupro foi preso na noite desta quinta-feira (21) enquanto trabalhava na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A informação foi confirmada pelo site Achei Sudoeste com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a polícia, a prisão foi efetuada às 21h30. Ainda de acordo com a polícia, o estupro teria ocorrido na associação de moradores da Fazenda Barrinha, zona rural do município. A vítima, segundo a 94ª CIPM, foi uma menor de 16 anos. O acusado foi detido e encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi.

Ministro Alexandre de Moraes determina prisão de blogueiro bolsonarista Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva e, ao Ministério da Justiça, o início imediato do processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. A TV Globo teve acesso ao processo que envolve a prisão de Allan dos Santos. A decisão de Moraes, do último dia 5, atende a um pedido da Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a prisão. Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte e também o que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições. Após ter sido alvo de operações, Allan dos Santos deixou o Brasil e entrou nos Estados Unidos em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021.

Malhada de Pedras animada com as chuvas de outubro; prefeito esperançoso com a produção rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, está animado com a chegada da chuva na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que começou a chover no município na quarta-feira (20), mas hoje (21) a precipitação caiu com mais força. “Alguns lugares chegaram a atingir 40 mm de chuva. Está sendo bom, graças a Deus, porque estamos vivendo um período de seca. Que essa chuva venha pra amenizar o sofrimento do povo. Ficamos alegres porque isso deixa o sertanejo mais aliviado”, afirmou. O prefeito disse que Malhada de Pedras vive uma dificuldade grande com a questão do abastecimento de água e, apesar dos esforços com a Operação Pipa e ações alternativas promovidas pela prefeitura, algumas comunidades ainda têm sofrido com o desabastecimento. “Não foi fácil. Ainda não está totalmente resolvido, mas, com fé em Deus, a chuva vai ajudar a resolver todos esses problemas”, contou.

Instituto Nacional de Meteorologia faz alerta de chuva intensa em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuva intensa na região, incluindo os municípios de Brumado, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas. Segundo o Inmet, neste final de semana pode ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm, com ventos intensos (60-100 km/h). O alerta do instituto inclui risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As instruções do Inmet são: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Guanambi registra chuvas intensas com alerta de temporal no sábado (23) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (21), as chuvas começaram a cair com intensidade na região de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com as previsões meteorológicas, deve continuar chovendo nos próximos dias na cidade e região vizinha. O acumulado pode ultrapassar os 100 mm nos próximo dez dias. O maior volume de chuvas está previsto para o próximo sábado (23) com alerta de temporal de 90 mm. No momento, o tempo segue nublado com chuvas espaçadas a depender do local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os agricultores estão bastante felizes com a chegada das chuvas.

Caraíbas: Carro com quatro policiais militares da 46ª CIPM capota na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um carro com quatro policiais militares lotados na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, capotou nesta quinta-feira (21), na comunidade de Jiboia, na cidade de Caraíbas, a 88 km de Brumado. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o acidente automobilístico aconteceu na BA-262, quando um aspirante oficial e três soldados, seguiam em destino a Vitória da Conquista, após terem saído do serviço em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a polícia, o condutor teria perdido o controle do veículo, que saiu da pista e capotou. Ainda segundo a polícia, nenhum dano físico grave acometeu os militares que receberam atendimento médico apresentando apenas leves escoriações. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

PF deflagra operação contra corrupção na Petrobras Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 21, uma operação dentro das investigações que apuram crimes contra a Petrobras. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Niterói, no Rio de Janeiro, em medidas que visam aprofundar as investigações acerca de práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento da empresa. De acordo com a PF, foram realizados pagamentos de vantagem indevida para o então diretor de Abastecimento, assim como por agente político que havia sido responsável pela sua indicação para aquele cargo dentro estatal. Os pagamentos ilícitos teriam sido operacionalizados por um empresário investigado, que teria celebrado contratos de prestação de serviços fictícios com a empreiteira e emitido notas fiscais falsas. Os recursos seriam destinados para o custeio de despesas pessoais do diretor da estatal. A investigação policial recebeu o nome de Operação Laissez Faire, Laissez Passer por causa da aparente banalidade e perspectiva de impunidade com que crimes teriam sido praticados nas mais diversas esferas hierárquicas da empresa.

Polícia desarticula quadrilha de tráfico de drogas na cidade de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil em Caetité, a 100 km de Brumado. A Operação Casarão contou com cerca de 20 policiais civis e militares a fim de cumprir 02 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão, dentre eles dois suspeitos de cometerem homicídios no município de Caetité em virtude do tráfico de drogas. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, durante a ação, houve confronto e Ronald Andrade Nogueira Júnior, 18 anos, conhecido por Nogueira, veio a óbito. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38, uma porção de cocaína, oito porções de maconha e um tablete maior da mesma droga. Já o foragido conhecido por “Xena”, que possui mandado de prisão temporário por prática de crime de homicídio tentado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com ele, foram encontradas duas balanças de precisão e 1 Kg de maconha. Para o coordenador da 22ª Coordenadoria de Polícia Civil, Clécio Magalhães, e para o comandante da 94 ª CIPM, Major Osvaldo Vidal, a Operação Casarão foi positiva e demonstra que a união das polícias civil e militar fortalece o combate à criminalidade no município de Caetité e região.

8º GBM reforça alimentação de moradores carentes em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Duzentas porções de sopa e 400 pães reforçaram a alimentação de famílias carentes do município de Jequié, no sudoeste baiano, após serem distribuídos por equipes do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Jequié). Ação aconteceu no final da tarde de quarta-feira (20), durante mais uma edição da campanha ‘Sopa Solidária’. Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Bruno André Faneli, a entrega de alimentos acontece quinzenalmente, em bairros carentes monitorados pelo GBM. “Nossa equipe se empenha, voluntariamente, desde o meio do ano, para que essas pessoas não passem fome. Com a ajuda de comerciantes e feirantes que doam verduras, conseguimos preparar o alimento”, contou o oficial. Moradores dos bairros KM 3 e 4 e do Jequiezinho foram contemplados com os copos de sopa. Toda a ação foi realizada respeitando as medidas de combate à disseminação do novo coronavírus.

Acidente entre duas carretas interdita BR-430 em Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente envolvendo duas carretas interditou um trecho da BR-430, na manhã desta quinta-feira (21), entre as cidades de Igaporã/Caetité, na região sudoeste da Bahia. Apesar da gravidade da colisão frontal, não houve vítimas fatais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, chovia bastante na região no momento do ocorrido. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local para registrar a ocorrência. A rodovia permanece interditada.

Vitória da Conquista: Irmãos suspeitos de tráfico internacional morrem em confronto com a polícia Foto Divulgação/PC

Três irmãos suspeitos de envolvimento com o tráfico internacional de drogas foram encontrados nas cidades de Irecê e Vitória da Conquista nesta terça-feira (19), durante ação conjunta entre as Polícias Civil da Bahia e do Rio Grande do Norte. Dois morreram e um foi preso. A operação ’Sinaloa’ foi deflagrada para cumprir mandados de prisão preventiva contra os alvos. Um deles, de 35 anos, teve a ordem judicial cumprida em uma academia em Vitória da Conquista. Ele estava com a prisão decretada pela Justiça Federal do Paraná e teve o mandado cumprido. Após a prisão do primeiro alvo, os policiais se deslocaram para a cidade de Barra, para cumprirem os outros dois mandados por tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. As equipes foram recebidas a tiros pelos suspeitos. Houve confronto e os dois irmãos ficaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. Segundo o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado José Alves Bezerra Júnior, os irmãos chegaram a comercializar mais de R$ 30 milhões em maconha e eram apontados como um dos maiores fornecedores de drogas da Região Nordeste. Outras quatro pessoas da mesma família já haviam sido presas no Rio Grande do Norte, durante operações anteriores realizadas pela Deicor em setembro de 2020 e junho deste ano. A quadrilha fazia parte da lista dos procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). “A Operação Sinaloa integra uma série de ações de Polícia Judiciária, realizadas por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater a atuação de organizações criminosas no Nordeste”, disse o delegado.

TCM multa prefeita de Aracatu em licitação de contratação de serviços de limpeza pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram parcialmente denúncia apresentada contra a prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva (Republicanos), em razão de exigências excessivas contidas no edital do Pregão Eletrônico nº 15/2021. O certame tem por objeto a prestação de serviços de limpeza pública no município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, multou a gestora em R$ 1,5 mil. Segundo a denúncia, apresentada pela empresa “Ecsam Serviços Ambientais”, a exigência de documentos para a comprovação da qualificação técnica das empresas licitantes, contida na cláusula 11.1.7 do edital, exigências restritivas à concorrência. O conselheiro José Alfredo considerou irrazoável obrigar as empresas licitantes a comprovarem “experiência mínima de três anos” na prestação de serviços a serem contratados. O mesmo entendimento se deu quanto à exigência de visto do registro do profissional, pelo simples fato de participar da licitação, vez que está acima daquelas fixadas pelo legislador. O Ministério Público de Contas, através da procuradora Camila Vasquez, se manifestou no sentido do “conhecimento e, no mérito, pela procedência parcial da denúncia, com a correspondente aplicação de multa à prefeita de Aracatu”. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Mãe denuncia que crianças ficam uma hora presas em ônibus após saírem das escolas integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora da comunidade Furado de Maria Nova, zona rural de Brumado, Núbia Gomes Leite denunciou ao site Achei Sudoeste que os alunos da rede de ensino municipal estão ficando presas nos ônibus do transporte escolar por 1 hora aguardando as crianças da rede do Estado. Segundo ela, o prefeito mandou liberar as crianças às 16h30 para se sair de “bom”, porém os alunos estão sofrendo no calor presas nos veículos. “É uma injustiça. Eles saem de uma prisão e entram em outra. Como fica o rendimento escolar o psicológico da criança?”, questionou. Para Núbia, que tem dois filhos matriculados na rede de ensino, a situação está horrível. “As pessoas se acostumaram a se calar diante de uma injustiça. Antes, as crianças choravam pra ir pra escola, agora é o contrário”, salientou.

São Desidério: Homem é morto a tiros após discussão com irmão por terra herdada dos pais Foto: Blog do Braga

Um homem foi morto a tiros na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. De acordo com o delegado Carlos Ferro, que investiga o caso, o principal suspeito de cometer o crime é o irmão da vítima, que foi flagrado por moradores no momento do assassinato e está foragido. De acordo com o G1, o caso aconteceu durante uma briga na terça-feira (19), na zona rural do distrito de Capão de Pedra. Ainda segundo informações do delegado Carlos Ferro, a vítima, identificada como Sebastião Barbosa, tinha um desentendimento com o irmão, por um causa de um terreno herdado dos pais da dupla. Sebastião já havia registrado um boletim de ocorrência por ameaça. O delegado conta que, na segunda-feira (18), tanto Sebastião Barbosa, como o irmão, Eurico Barbosa dos Santos, de 72 anos, estiveram na delegacia da cidade, acompanhados de advogados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). No entanto, na terça-feira, após um dos irmãos derrubar a cerca da propriedade, os dois discutiram e Sebastião Barbosa foi baleado por Eurico, que depois fugiu. A vítima morreu no local. Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que Eurico Barbosa atira na vítima. Uma mulher e um homem também são vistos com pedaços de madeiras nas mãos. É possível ouvir os tiros e gritarias. Policiais militares e civis foram ao local do crime. Até a publicação da reportagem, o idoso não havia sido encontrado. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime.

População brumadense diverge nas opiniões sobre decreto que desobriga uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O decreto que desobriga o uso de máscaras contra a Covid-19 em Brumado está repercutindo em todo Estado. O site Achei Sudoeste saiu às ruas do município para ouvir a população acerca do assunto. De máscara, o mototaxista Valdemar Gondim se posicionou contra a decisão do prefeito. “O momento ainda não é propício pra abolir a máscara. Temos que ter bom senso. Pretendo usar a minha sempre que possível. Somos a primeira cidade na Bahia a retirar essa obrigatoriedade. A pandemia não acabou. Ainda é muito cedo pra voltarmos à vida 100% normal”, disse. Sem máscara, Adalto Oliveira é a favor do decreto. Para ele, a população deve ter a liberdade de escolher usar ou não o equipamento de proteção individual. “Usa quem quer”, defendeu. Já para o brumadense Geraldo Coelho, o prefeito tomou uma decisão bastante perigosa ao desobrigar o uso da máscara. “Nosso prefeito está maluco, não está girando bem. A pandemia não acabou, está aí. Isso teria que ser para o ano que vem. Ainda não me sinto seguro para retirar a máscara. Aonde eu for a máscara está comigo e com a minha família também”, garantiu.

Arquivo