Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Irmão de Vitor Bonfim é exonerado da Secretaria de Agricultura da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após deixar a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri-BA) e também o PDT, o deputado estadual Vitor Bonfim (PR) viu seu irmão demitido da pasta. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9), Guilherme de Castro Lino Bonfim foi exonerado da Superintendência de Política do Agronegócio, da Seagri. De acordo com o Bahia Notícias, Marcílio Menezes entrou no lugar do irmão do parlamentar.

Hospital Municipal de Boquira é inaugurado e funcionará com maternidade Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Na segunda-feira (08), o governador Rui Costa (PT) visitou o município de Boquira, onde participou da cerimônia de inauguração da ampliação do Hospital Municipal, localizado na Rua Dr. José Lins da Costa. O hospital recebeu novos aparelhos e funcionará com maternidade. Costa também realizou a entrega de uma ambulância e de um trator, com implementos agrícolas. Além disso, assinou uma ordem de serviço para o início das obras de pavimentação em paralelepípedo das ruas A, B, C, D, E e Frontal, no Bairro de Vila Operária. Ainda fez parte da agenda de compromissos do governador uma visita ao Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, situado na Avenida Ulisses Guimarães, no Bairro do Barreiro.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos, durante cerimônia nesta segunda-feira (8) no Palácio do Planalto, a lei que altera as regras para a inclusão de consumidores no chamado cadastro positivo. Colocada entre as prioridades da agenda econômica do governo de Michel Temer, a proposta foi aprovada em definitivo pelo Congresso em março deste ano, já na administração de Bolsonaro. O texto da nova lei teve origem no Senado, foi modificado na Câmara e precisou passar por nova análise dos senadores, concluída no mês passado. O cadastro positivo existe desde 2011. É um banco de dados com informações sobre o histórico de crédito dos consumidores (pessoas físicas e jurídicas), com pontuações para quem mantém as contas em dia. De acordo com o G1, a legislação anterior previa que a inclusão do nome dos “bons pagadores” no cadastro só poderia ser feita com autorização expressa e assinada do cadastrado. O projeto aprovado pelo Congresso estende ao cadastro positivo a mesma regra do cadastro negativo: as instituições financeiras podem incluir, automaticamente, informações no sistema sem autorização específica dos clientes. O consumidor poderá, no entanto, pedir para retirar o nome do banco de dados, de acordo com o projeto.

Brumado: Dona de casa é exposta em imagem de drone do IPTU e família acionará a justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias pessoas compareceram à sede da prefeitura municipal em Brumado a fim de reclamar das imagens que estão sendo feitas com o uso de um drone para atualização do IPTU (veja aqui e aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Petrus Vinícius disse que há cinco anos recorreu à prefeitura para resolver um problema com a cobrança do imposto de sua residência, que fica localizada no Bairro Dr. Juracy, mas nada foi solucionado. Na época, o morador relatou que o seu imóvel não tinha documentação legal e a prefeitura o autorizou a construir na área, porém, agora, está fazendo as cobranças devidas.

Brumado: Dona de casa é exposta em imagem de drone do IPTU e família acionará a justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Procurei a legalização há cinco anos e me negaram”, completou. Petrus também está revoltado, tendo em vista que, com as imagens feitas através do drone, a sua esposa foi flagrada em sua intimidade dentro de casa. “Se ela estivesse mais à vontade, estaria pra todo mundo ver. Invasão de privacidade! Quem responde por isso?”, criticou. Caso o problema não seja resolvido de forma amigável, o morador afirmou que irá procurar os seus direitos pelos meios legais.

Justiça Eleitoral condena prefeita de Malhada de Pedras por efetiva manobra processual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Rodrigo Souza Britto, condenou a prefeita do município de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), por efetiva manobra processual com o objetivo de opor resistência injustificada ao andamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Segundo decisão proferida pela justiça eleitoral recebida pelo site Achei Sudoeste, o advogado de Terezinha apresentou atestado médico informando a sua impossibilidade de comparecer à audiência. Contudo, aproveitando-se deste fato, a ré, com o objetivo de impedir o andamento processual e provocar a redesignação da audiência, apresentou substabelecimento, protocolado no Cartório Eleitoral no mesmo dia da audiência, outorgando, sem reserva, os poderes para o seu defensor. Na decisão, o juiz ressalta a presença de um dos advogados, que estava no Fórum Eleitoral em audiência de outro processo eleitoral, mas se ausentou intencionalmente na presente assentada com o fim de impedir o julgamento do processo. “Nos termos do art. 80, inciso IV, do Código de Processo Civil, aplicável subsidiariamente, caracteriza a litigância de má-fé a oposição de resistência injustificada ao andamento do processo”, escreveu o juiz Rodrigo Britto. Diante desse contexto, a prefeita de Malhada de Pedras foi condenada pela justiça nas penas da litigância de má-fé. “Multa por litigância de má-fé, no valor de 08 (oito) salários mínimos; indenização, a ser paga as demais partes do processo, testemunhas e advogados presentes, no valor de um salário mínimo para cada, referente as despesas que tiveram para comparecer ao processo; honorários advocatícios, no valor de R$ 10.000,000 (dez mil reais), a ser pago a parte adversaria”, sentenciou o magistrado. Uma nova audiência foi marcada para o dia 11 de abril do corrente ano.

Cães podem farejar câncer em amostras de sangue, diz estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O uso do faro dos cães para detectar doenças é uma nova frente de pesquisas da medicina. Um novo estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, mostrou que os cães podem usar seu olfato altamente evoluído para farejar o câncer em amostras de sangue, com quase 97% de precisão. De acordo com o G1, os cães têm receptores de cheiros dez mil vezes mais eficazes do que os humanos, o que os torna muito sensíveis a odores que não percebemos. Os resultados podem levar a novos testes de detecção, mais baratos, precisos e não invasivos. “Um teste altamente sensível para detectar o câncer poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”, explica a pesquisadora Heather Junqueira. Para o estudo, os cientistas usaram uma forma de treinamento de reforço positivo para ensinar quatro cães da raça beagle a distinguir entre amostras de sangue normais e amostras positivas para câncer de pulmão. Três cães identificaram o câncer de pulmão corretamente em 97% das tentativas. “Esse trabalho é muito emocionante porque abre caminho para novas pesquisas, que podem levar a novas ferramentas de detecção de câncer”, disse Junqueira.

Achei Sudoeste lança o quadro 'Pedal na Roça' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste está iniciando um novo quadro com o repórter Lay Amorim indo de bicicleta conhecer o cotidiano das comunidades rurais e agricultores na região de Brumado. O quadro “Pedal na Roça” visa buscar informações sobre a vida no campo de um modo descontraído a bordo de uma bicicleta. O repórter está unindo um gosto pessoal com a oportunidade de aproximar um pouco mais o veículo de comunicação do homem do campo. Em sua primeira edição, o repórter esteve no último sábado (06), na região da Baixa do Arroz, onde conversou com o agricultor Raimundo Moreira dos Santos. Segundo ele, as últimas chuvas fizeram a sua plantação de feijão prosperar e, agora, as vagens estão todas cheias, prontas para serem colhidas. “Foi uma bênção que desceu do céu”, disse, acrescentando que uma nova safra será plantada com vistas a garantir a produção. O agricultor possui uma barraca na feira, onde vende o feijão catador. As cisternas também foram enchidas na região.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que caiu o otimismo do brasileiro com a economia e a sua própria situação. O percentual de pessoas que acreditam que a situação econômica brasileira vai melhorar nos próximos meses caiu de 65% em dezembro de 2018, para 50% em abril. Já a parcela dos que esperam uma piora passou de 9% para 18%. O levantamento é o primeiro do Datafolha sobre expectativa da população sobre a economia após a posse do presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Prefeito reedita projeto de criação de agência reguladora dos serviços de abastecimento e esgotamento de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado da última sexta-feira (05), foi apresentado o projeto de lei nº 008/2019, de autoria do poder executivo municipal, que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb). O projeto é uma reedição do que havia sido apresentado no ano de 2012. Na época, o então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) perdeu na queda de braço com o parlamento, tendo como um dos principais mentores da oposição o vereador Édio Pereira (PCdoB), atualmente vice-prefeito, e o vereador José Ribeiro Neves (PT), ainda seu arquirrival na política local. Na presidência da câmara estava o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que sucedeu o prefeito Eduardo Vasconcelos no mandato seguinte. No projeto atual, o gestor e a assessoria jurídica da prefeitura fizeram questão de salientar que a Agerb terá a função autônoma de fiscalizar os serviços de abastecimento de água e como prerrogativa principal perseguir a implantação do sistema de captação de esgoto sanitário de Brumado. Anterior a este projeto, a Câmara aprovou em 2018 o projeto que permiti ao município abrir licitação para contratação de empresa para manutenção dos serviços de água e esgoto, entendido como privatização dos serviços. Agora a proposta da administração é que se crie uma agência que fiscalize a prestação dos serviços na cidade. Após apresentação, o projeto entrou em tramitação e já deverá estar na pauta de votação nas próximas sessões legislativas. 

Bolsonaro demite Vélez e anuncia economista para MEC Foto: Fábio França/G1

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em uma rede social nesta segunda-feira (8) a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Bolsonaro informou também que o novo ministro será Abraham Weintraub. De acordo com o G1, Bolsonaro e Vélez tiveram uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda, pouco antes do anúncio da demissão do agora ex-ministro. “Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao prof. Velez pelos serviços prestados”, afirmou o presidente. A exoneração de Vélez e a nomeação de Weintraub foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

Prefeito e convidados participam de solenidade de inauguração do Cinema Premier em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (06), aconteceu a inauguração do Cinema Premier na cidade de Brumado. A solenidade contou com a presença exclusiva do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e de convidados. Na oportunidade, foi exibido o filme Capitã Marvel. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito salientou a importância do momento para o município. “O Grupo Premier está consolidando esse sonho em cidades de porte médio, como Brumado e Guanambi. A gente, de pronto, abraçou a ideia e o Município está fazendo uma parceria boa para ambos”, afirmou. Segundo ele, a parceria atenderá a sessões fechadas, em horários alternativos, para os alunos das escolas de tempo integral, com vistas a garantir a sustentabilidade do empreendimento, bem como oferecer aos estudantes um conteúdo cultural. O gestor assistiu ao filme de ação acompanhado da esposa, a primeira dama Mayre Vasconcelos.

Prefeito e convidados participam de solenidade de inauguração do Cinema Premier em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário David César Ribeiro, responsável pela inauguração do Cinema Premier na cidade, declarou que a unidade conta com equipamentos de última geração, inclusive com filmes em 3D. “Estamos aqui esperando todos, aptos a receber toda a sociedade brumadense. É um cinema nível capital. Convido todos a virem conhecer o cinema”, disse. A sala de projeção fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira.

Filha mata a própria mãe com mais de vinte facadas em Riacho de Santana Foto: Vilson Nunes

Neste domingo (07), uma mulher que sofre de esquizofrenia matou a própria mãe no Bairro Mato Verde, na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, Santina Francisca dos Santos, de 43 anos, deu em torno de vinte facadas em Jovelina Francisca dos Santos, de 83 anos. O crime ocorreu dentro da casa da família. A idosa morreu antes da chegada do socorro. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local realizando o levantamento cadavérico. Após o trabalho da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa. De acordo com a polícia, após o homicídio, a acusada fugiu do local e encontra-se foragida. O caso segue sendo apurado pela 24ª Coorpin.

32% aprovam e 30% reprovam Bolsonaro, diz pesquisa Datafolha Foto: Reprodução/TV Cultura

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (7) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): Ótimo/bom: 32%; Regular: 33%; Ruim/péssimo: 30%; Não sabe/não respondeu: 4%. A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. É a pior avaliação para um presidente da República no início de primeiro mandato desde 1990. Fernando Collor (então no PRN) tinha 19% de reprovação após três meses, contra 16% de FHC (PSDB), 10% de Lula (PT) e 7% de Dilma (PT). A ex-presidente é quem tinha a melhor avaliação: 47% de ótimo/bom em 2011. Lula tinha 43%, contra 39% de FHC e 36% de Collor. A expectativa com o futuro do governo, após três meses de mandato, é a pior desde 1995: 59% esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom, contra 48% de FHC, 76% de Lula e 77% de Dilma. De acordo com o G1, antes da posse, 65% esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, contra 17% de regular e 12%, ruim ou péssimo. Hoje, os que acreditam em um governo regular são 16% e ruim/péssimo, 23%.

Professora caculeense compõe canção que é sucesso na internet Foto: Aloísio Costa

A professora e confeiteira caculeense Jussimária Oliveira acaba de se revelar uma talentosa compositora. No último dia 28 de março, uma de suas canções, “Gratidão”, foi gravada por cantores anônimos e o clipe publicado em um canal no Youtube. De lá pra cá o vídeo já foi visto por mais de 1.100 pessoas e rendeu vários elogios à compositora. Segundo Jussimária, ela começou a compor em meados do ano passado por incentivo de um dos seus filhos, que dizia ver nela grande potencial. A inspiração, conforme contou, vem dos filhos e da vida. “Não me prendo a padrões, apesar da preferência pelo pop romântico. Deixo a criatividade fluir e a arte nascer”, disse ao Informe Cidade. A professora afirma que está em processo de criação de novas composições, as quais devem ser lançadas em breve.

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Traficante morre em confronto com a Cipe Central na zona rural de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (05), um homem identificado como André Santana de Oliveira, 26 anos, foi morto durante confronte com a Cipe Central. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia averiguava uma denúncia de tráfico de drogas no Povoado de Cerqueira, zona rural de Ibicoara, a 170 km de Brumado, quando encontrou o indivíduo, que fugiu para dentro de um matagal ao avistar a guarnição. Durante as buscas, os policiais revidaram os tiros disparados pelo suspeito, que foi atingido no tórax. Ele foi socorrido ao Hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu aos ferimentos. Com André, a polícia apreendeu um revólver 38, com três cápsulas deflagradas, e doze trouxinhas de cocaína. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Homem é assassinado após discussão dentro de bar em Paramirim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (06), uma discussão terminou em tragédia em um bar localizado na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Amarildo Barbosa Bittencourt morreu depois de ser agredido com socos e um pisão no pescoço. Populares tentaram linchar o suspeito, identificado como Jean Ferreira da Silva, conhecido como Nego, mas a polícia militar conseguiu detê-lo antes. Ele foi conduzido à delegacia local, onde responderá pelo crime. As motivações para a briga ainda não foram elucidadas.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Brumado aparece em lista como um dos municípios com maior desistência de profissionais do Mais Médicos Foto: Karina Zambrana/MS

A Bahia é o segundo estado com maior número de vagas em aberto no Programa Mais Médicos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado soma, nos últimos três meses, 117 desistências de profissionais, o equivalente a 13,7% do total de 853 vagas preenchidas no estado após a saída dos médicos cubanos. O município de Cândido Sales foi o que registrou maior número de desistências no estado: quatro profissionais. Em seguida, aparecem Brumado, Euclides da Cunha, Inhambupe e Serrinha, com três desistências cada. Na capital, Salvador, apenas um médico desistiu do programa.

Morosidade: Prefeitura de Brumado está acionando empresa responsável pelo parque da cidade, diz vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras do Parque da Cidade de Brumado, que tinha prazo de conclusão da primeira etapa para maio de 2019, estão paradas. Moradores no entorno entre o Bairro Olhos D’água e Alto Escalavrado reclamaram diante da morosidade da obra em entrevista ao site Achei Sudoeste. Representante do bairro e de posse da matéria, o vereador Girson Ledo (PSDB)justificou que, como recém empossado, ainda não tinha total conhecimento sobre a empresa e o andamento da obra em questão. Tentando fazer a defesa do executivo, o vereador Wanderley Amorim (PDT), o Nem, afirmou que a empresa se viu obrigada a interromper as atividades por falta do repasse da verba federal, o que foi questionado pelo líder da oposição José Ribeiro Neves (PT), que detalhou que a verba é depositada de acordo mediação após três meses de execução de cada período. Antes do encerramento da discussão, o vereador Wanderlei corrigiu o seu equívoco inicial depois de manter contato com o ex-secretário de infraestrutura, André Cardoso, sendo informado que a empresa recebeu a primeira parcela da obra, equivalente a R$ 34 mil, porém não tem dado andamento cumprindo a meta prevista no contrato. O parlamentar disse ainda que, segundo o ex-secretário, a prefeitura está acionando a empresa diante da morosidade e a mesma pode perder a concessão de execução da obra. Procurado ao final da sessão pra falar a respeito do assunto, Amorim se esquivou da nossa reportagem.

Brumado: Em assembleia, sindicato e servidores debatem proposta de tabela automática de correção salarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb) debateu a segunda rodada de negociações com a prefeitura municipal, que tratou do reajuste salarial dos servidores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Jerry Adriano, disse que, na reunião com a prefeitura, o sindicato propôs uma mudança no calendário da campanha salarial, a qual prevê a criação automática da tabela de reajuste. Segundo ele, a administração solicitou um prazo até o dia 22 deste mês para apresentação de uma contraproposta. O Sindsemb busca corrigir a perda salarial de 36.9% ao longo de quatro anos sem reajuste. “Vamos criar uma nova tabela em que, ano a ano, a gente terá o reajuste automaticamente, tipo o plano dos professores”, afirmou.

Brumado: Ex-deputado infarta e passa por cateterismo em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-deputado estadual e médico oftalmologista José Clemente Alves Gondim (PSDB) sofreu um infarto no último sábado (06) ao retornar de atendimentos na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o médico foi socorrido por familiares, já que é natural da cidade de Ituaçu, e veio para o município de Brumado, onde reside com sua família. Já na manhã deste domingo (07) ele foi internado no Hospital Samur, na cidade de Vitória da Conquista, onde passa por um cateterismo, neste momento. De acordo com relatos de amigos de Zé Clemente, apesar do susto, o seu quadro clínico é considerado bom.

Brumado: Jovem é preso com drogas, dinheiro e celulares no Bairro Bom Jesus Foto: Divulgação/PM

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) prendeu um jovem acusado de tráfico de drogas na noite do último sábado (06), no Bairro Bom Jesus, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o acusado estava vendendo drogas em frente a própria residência. Ainda segundo a PM, o indivíduo, ao perceber a aproximação da viatura, tentou empreender fuga, sendo alcançado já no interior de sua casa, com um aparelho de celular reinicializado, sem qualquer documento fiscal e dois sacos pequenos acondicionando uma substância similar à maconha. Os policiais realizaram uma minuciosa vistoria na residência do acusado e encontraram mais um aparelho celular, 26 pequenos sacos com a mesma substância semelhante à maconha e a quantia de R$ 269,00, em espécie. O jovem e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.

Arquivo