Devido à estiagem, seis municípios – cinco deles no Oeste e Sudoeste do estado – tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta sexta-feira (12). São eles: Paratinga, na região do Velho Chico; Boquira e Ibipitanga, na Bacia do Paramirim; Belo Campo, na região de Vitória da Conquista; Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo; e Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com o Bahia Notícias, em todos eles, a condição vale por 180 dias, contados a partir da data do primeiro decreto, feito pela prefeitura correspondente. Segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), a estiagem ocorre quando um município passa um período [de abril a julho] sem chuvas. Na seca, a situação fica mais agravada. A cidade passa dois [de abril a julho e de novembro a fevereiro] períodos sem precipitações. Em uma das cidades, Boquira, a prefeitura local declarou que “a escassez de chuva, muitas vezes excessivamente prolongada, em todo o território municipal, tem causado nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão dos danos humanos provocados pela falta de água para a população da zona rural, além disso, a falta das chuvas provocam também a morte de animais (Criações) e perda das plantações de subsistência que causam substanciais danos à população”, diz trecho do decreto de 7 de janeiro. Com a condição de emergência, o município deve receber ações de apoio, como o serviço de carro-pipa.
A temática das arboviroses e do enfrentamento ao coronavírus foi abordada com especial atenção durante o encontro de gestores regionais de saúde, realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, pontuou que, na ocasião, a equipe técnica chamou a atenção dos gestores para o fato de que, apesar da pandemia, eles não podem fechar os olhos para as endemias. “Já começamos a discutir ações com os municípios para tratar da dengue, zika e chikungunya para que a gente consiga ter o ano de 2021 mais tranquilo com relação aos surtos em nosso território”, afirmou. Com relação à pandemia, Rebouças disse que o núcleo possui uma equipe extremamente capacitada para realizar o levantamento, diagnóstico e acompanhamento dos pacientes acometidos com a Covid-19. Além das orientações aos municípios, segundo frisou, o núcleo também tem uma equipe apenas para o acompanhamento do processo de vacinação contra a doença. “Conseguimos fazer as vacinas chegarem em tempo recorde aos municípios. Hoje, para um município receber uma nova remessa, ele precisa estar atingindo 75% de vacinação”, explicou.
A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12). É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Em números absolutos, ao todo, o estado baiano registrou 5.276 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2020. Destas, 5.107 foram enquadrados como homicídio doloso, 104 como latrocínio e 65 como lesão corporal seguida de morte. O estado com a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2020 foi o Ceará, com 4.039 casos. Em seguida vieram Pernambuco (3.3.759) e Rio de Janeiro (3.653). Com relação à taxa por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa a quinta colocação no país, com índice de 35,4. à frente da Bahia estão Ceará (44,2), Pernambuco (39,3), Rio Grande do Norte (39,2) e Alagoas (37,4). Em 2019, a Bahia também foi estado com maior quantidade de mortes violentas. Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve um aumento de 3,5%, com 177 mortes violentas a mais em 2020. O estado baiano registrou em 2019, 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos, 143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte. O mês mais violento de 2020, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 534 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 525 mortes violentas. O aumento de mortes aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e, em todo o país, o aumento de 5% foi puxado principalmente pelo Nordeste, que teve um aumento expressivo nos assassinatos: 20%. É importante ressaltar que a região também foi a grande responsável pela queda de mortes nos últimos dois anos.
Na manhã desta sexta-feira (12), o governador Rui Costa (PT) vistoriou e descerrou a placa da obra, que beneficiou o povoado de Piabanha, em Aracatu, a 36 km de Brumado, e contou com um investimento de R$ 5,9 milhões em recursos estaduais. “Hoje foi um dia de entrega importante aqui no município. Além da inauguração do sistema de água, tivemos a oportunidade de anunciar uma nova escola estadual, com dez mil metros quadrados para atender a população, que contará com uma estrutura moderna e mais adequada”, afirmou o governador. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), via Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a construção dotou o Sistema de Abastecimento de estruturas como duas elevatórias, estação de tratamento de água, adutora e reservatório. Ao todo, 1.284 pessoas que residem em 401 domicílios do povoado de Piabanha passaram a contar com água tratada saindo das torneiras, após a execução da iniciativa.
A visita ao Colégio Estadual Cândido Silveira Santos também fez parte da agenda do governador. Rui verificou as instalações e, após reunião com professores e outros colaboradores, confirmou melhorias estruturais para a unidade, que pode até ser realocada para um novo espaço. “A escola estadual aqui de Aracatu atende aos padrões, mas, com o passar dos anos, ficou pequena para o que o governador Rui Costa quer desenvolver na Bahia: educação integral e profissional, além de área para práticas de esporte. Por isso, anunciou hoje uma nova unidade escolar para o município”, explicou o titular da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) se posiciona de forma contrária à tentativa da VLI Multimodal S.A de renovar sua outorga para operação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), na Bahia. A empresa, que desde 1996 administra a ferrovia, busca obter o benefício de forma antecipada, atitude que indignou a entidade. “A pergunta que precisa ser respondida é: o que a VLI deixou de fazer pelo desenvolvimento da Bahia e o que ela pretende fazer para compensar todos esses anos de inação. No Porto de Aratu, por exemplo, a VLI não só tirou os trilhos como também os dormentes do ramal ferroviário”, criticou Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM. De acordo com ele, durante os 25 anos de concessão, a FCA/VLI não trouxe nenhum benefício para a economia baiana, mas sim uma piora do serviço, com redução contínua da malha ferroviária, do número de localidades atendidas e do tráfego de trens. A CBPM aponta que o destaque na Bahia passa longe da modernização e da melhoria no atendimento aos usuários, com foco na imagem de abandono e sucateamento da malha ferroviária, o que é reflexo direto da falta de manutenção por parte da VLI. Diante desse cenário, a entidade conta que os grupos interessados em ver a FCA voltar a ser uma opção real de logística para a Bahia já requereram à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que adie a decisão sobre a renovação da outorga para a VLI, promova um novo estudo de demanda da ferrovia e faça uma nova consulta pública sobre o tema. Uma alternativa defendida por empresários e políticos baianos seria retirar o corredor Minas/Bahia do contrato com a VLI e promover uma nova licitação do trecho. “O estado da Bahia, com toda sua dimensão espacial e socioeconômica, não pode ficar mais 30 anos sem um modal ferroviário que funcione de verdade”, defende Tramm.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a APLB Sindicato se manifestou reprovando o retorno presenciais das aulas na rede municipal de ensino de Brumado, previsto para o dia 8 de março. No documento, a APLB cita a segunda onda da Covid-19 em todo país e número crescente de novos casos e óbitos em decorrência da doença. “Na Bahia, já chegamos aos números alarmantes de 3.450 novos casos de Covid nas últimas 24 horas e 10.496 mortes desde o início da pandemia. Neste cenário, ressaltamos a importância do isolamento físico, do uso da máscara, da higienização constante das mãos e da urgência da vacina para um retorno seguro às aulas”, escreveu. O sindicato citou o decreto de calamidade publicado pelo Município no dia 27 de janeiro em decorrência do agravamento da pandemia na cidade. “É contraditório que a mesma gestão que emite tal decreto, afirmando que o município ‘não dispõe de recursos financeiros e equipamentos na estrutura da rede pública de saúde suficientes para combate aos efeitos do coronavírus’, siga na contramão do documento, insistindo em reabrir as escolas e correndo o risco de contribuir para o agravamento do quadro”, declarou. O sindicato voltou a defender que o melhor para o momento é continuar com o ensino mediado por tecnologias, garantindo a segurança tanto de alunos, educadores e familiares, como da sociedade em geral. ‘Deixamos bem claro que, caso algum professor ou aluno venha a falecer por Covid em Brumado em decorrência da reabertura das escolas, levaremos a público os nomes dos responsáveis. Faremos questão de chamar a atenção da sociedade e da mídia para a ação criminosa de quem deveria, em primeiro lugar, zelar pela vida de alunos, professores e familiares”, finalizou.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) criticou a RHI Magnesita por não ter colaborado com o projeto para instalação da Brigada do Corpo de Bombeiros na cidade de Brumado (veja aqui). Em nota, enviada ao site Achei Sudoeste, a empresa esclareceu que suas áreas de foco da diretriz corporativa de investimento nas comunidades e políticas corporativa de compliance não permitem a doação direta à instituições públicas ou obras de construção civil voltados para entidades públicas. Frisou ainda que mantém diálogo aberto com a prefeitura do município e que sua atuação na cidade é pautada nos pilares do desenvolvimento social e econômico, com olhar atento voltado à comunidade. “Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em ações de responsabilidade social no município”, pontuou.
Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-381, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terminou com um homem preso, na tarde desta quarta-feira (10), e uma farsa de 12 anos. Inicialmente, a PRF informou que o homem estava foragido há 14 anos; na verdade, ele era procurado há 12 anos. A informação foi corrigida na quinta-feira (11). Segundo o boletim de ocorrência, o homem, de 38 anos, viajava com a mulher de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, para Itanhaém, no litoral de São Paulo. Durante a abordagem, o motorista apresentou um documento falso. Foi aí que os policiais e a mulher descobriram que ele usava os dados do sobrinho para se esconder da polícia desde 2009. De acordo com a polícia, o homem fugiu do presídio de Janaúba, onde cumpria pena por latrocínio. Nestes 12 anos, ele se passou pelo sobrinho, que tem idade parecida. Ele mudou para o estado de São Paulo e conheceu a companheira, com quem vive há três anos. Os policiais contaram que a mulher ficou em estado de choque ao saber que o homem tinha um nome diferente e estava foragido. O casal estava em Janaúba, visitando os parentes dele. A mulher disse que nunca desconfiou, já que os parentes sempre o chamavam por apelido. O homem foi levado para a sede da Polícia Federal e vai responder também por uso de documentos falsos.
O prefeito Nilo Coelho (DEM) editou um novo decreto com medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus em Guanambi, a 141 km de Brumado. Na regulamentação, publicada na terça-feira (9), no Diário Oficial do Município, o gestor limitou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até às 21h, exceto o serviço de entregas, que pode funcionar até mais tarde. Os cultos e manifestações religiosas também deverão limitar o público a 50 pessoas simultaneamente. Já os clubes sociais tiveram o funcionamento suspenso e ficou proibida a realização de atividades desportistas nos equipamentos públicos e privados no município. As academias de musculação e outras atividades físicas continuam funcionando de acordo com a regulamentação anterior. As medidas valem até o dia 23 de fevereiro de 2021. Também foi determinada a suspensão do funcionamento dos parques municipais, a proibição do uso de academias ao ar livre, áreas de lazer e brinquedos infantis das praças públicas, bem como aglomerações de pessoas nestes espaços. Guanambi tem apresentado um aumento exponencial de atendimento no Pronto Atendimento da Covid-19 (PA). Todos os dias, em média, 50 pessoas procuram a unidade de saúde relatando sintomas da doença.
Um homem foi preso na quarta-feira (10), no bairro do Alto da Terezinha, em Salvador, suspeito de estuprar a filha de 14 anos. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem estaria cometendo os abusos contra a adolescente por dois anos. Não foi divulgado como a polícia foi informada do caso e nem como os abusos ocorriam. Segundo o G1, o homem foi detido por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Periperi), após mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele vai passar por exame de lesões corporais e será encaminhado para o sistema prisional.
Através do Decreto nº 1.661, a prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado, adotou medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo coronavírus no âmbito do município. Entre as medidas, o prefeito suspendeu o consumo de bebidas alcoólicas nos bares às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, inclusive no período compreendido entre os dias 12 e 17 de fevereiro, referente ao Carnaval. Os bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias poderão funcionar sem aglomerações com no máximo 04 (quatro) pessoas por mesa e distanciamento de 02 (dois) metros entre as mesas. O horário de funcionamento de segunda-feira à quinta-feira será até às 23h e de sexta-feira a domingo será até as 23h30.
Um homem foi preso e uma plantação com 48 mil pés de maconha foi encontrada, na quarta-feira (10), na cidade de João Dourado, no oeste da Bahia. No local, também foram apreendidos uma motocicleta e o material utilizado no cultivo da droga. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a droga seria revendida por até R$ 32 milhões. Segundo a Polícia Civil, a droga foi encontrada em uma localidade conhecida como Baixa Branca, durante operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e da Delegacia Territorial (DT) de Irecê. Ainda de acordo com a polícia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia no local. O caso será investigado pelas delegacias de Irecê e região. Os demais suspeitos pela plantação e pela organização criminosa estão sendo procurados pela polícia.
Nesta semana, a cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, registou o surgimento de novos casos da Covid-19, além de 1 óbito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Hérica Coqueiro, secretária de saúde do município, afirmou que, por conta da situação, Aracatu entrará agora em uma fase de maior restrição. Em reunião que será realizada na quinta-feira (11), a vigilância epidemiológica municipal orientará os donos de bares e demais estabelecimentos comerciais acerca de medidas mais duras no combate à proliferação do vírus. “Vamos solicitar esse apoio para que a gente consiga ter um controle maior sobre a situação”, afirmou. Em contrapartida, a secretária destacou que o município segue cumprindo as etapas de vacinação a partir das remessas enviadas pelo Governo do Estado. “Iremos aguardar as próximas remessas para irmos ampliando mais o público de acesso à vacinação”, pontuou.
Um homem foi preso suspeito de aplicar golpes em mais de 100 mulheres, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele estava com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, em um ônibus na BR-116, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informações da PRF, a prisão aconteceu durante uma fiscalização no KM 830. Os policiais do órgão abordaram o ônibus de transporte interestadual, e ao subirem no veículo, solicitaram os documentos dos motoristas e dos passageiros para consulta no sistema. Os agentes desconfiaram da CNH apresentada pelo suspeito e verificaram que o documento tinha sinais de falsificação. O homem preso usou o nome e identificação de outra pessoa para enganar a fiscalização. Ainda segundo a PRF, após consulta ao banco de dados e sistemas policiais, foi descoberto o verdadeiro nome do passageiro e constatado que ele tinha mandados de prisão em aberto por estelionato, praticado em vários estados do país. De acordo com a PRF, não há informações sobre o tipo de golpe praticado pelo suspeito. Além disso, ele também é suspeito de roubo de veículos. Na abordagem, o suspeito disse que comprou a CNH por R$ 600 em São Paulo e confessou que sabia que o documento era falso. O suspeito, que é natural de Piracicaba, em São Paulo, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista.
O ex-prefeito da cidade de Ituaçu, Adalberto Alves Luz (PTB), recebeu mais de R$ 2 milhões para o enfrentamento à pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atual prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD) denunciou que o então gestor incorreu no crime de superfaturamento ao adquirir respiradores para o Hospital Municipal. “Os aparelhos foram superfaturados. Pra você ter uma ideia, um respirador que custa no mercado, em média, R$ 12 mil, foi comprado por R$ 49 mil. Eles entregaram ao povo de Ituaçu aparelhos usados como se fossem novos. Esses aparelhos nem são mais fabricados pelo número de série. Além dos respiradores, outros equipamentos também foram superfaturados”, afirmou.
Brito já formalizou a denúncia à Polícia Federal. Nela, ele acusa o ex-gestor de superfaturamento, crime federal contra saúde pública, má gestão e corrupção. Para o gestor, o então prefeito colocou em risco à saúde pública ao fornecer esse tipo de equipamento para uso em possíveis casos graves da Covid-19. Um inquérito foi aberto e a denúncia será investigada.
O site jw.org disponibiliza sete dicas práticas para lidar com a ansiedade causada pela pandemia, que abalou o mundo e afetou o bem-estar emocional das pessoas em vários países. A ameaça de contrair e transmitir um vírus que pode matar, bem como a ansiedade e o isolamento social tiveram um profundo impacto em pessoas de diferentes formações. Para ajudar as pessoas a lidar com essa situação, o site oficial das Testemunhas de Jeová apresenta o vídeo Epidemias – O que você pode fazer? A animação de três minutos fornece ajuda prática, emocional e espiritual para as famílias enfrentarem os efeitos da pandemia. Desde o começo da pandemia, o site tem publicado informações que ajudam pessoas de todas as idades e formações a ficarem calmas, bem informadas e saudáveis. Com conteúdo disponível em 1.028 idiomas, o endereço responde a perguntas feitas com frequência e mostra a garantia da Bíblia de que teremos um futuro maravilhoso.
O Município de Brumado pretende retomar as aulas presenciais no dia 8 de março deste ano. Para tanto, a secretaria de saúde e educação participaram de uma videoconferência com setores do estado para definir as diretrizes de retorno às escolas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, declarou que a gestão está empenhando todos os esforços para garantir o retorno semipresencial das aulas no dia 8 de março. “Outro ponto que está pegando desde que o nosso protocolo de segurança foi submetido ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), é que a gente precisa ter a macrorregião com 70% da ocupação de leitos de UTI Covid-19”, afirmou. Na última atualização do boletim epidemiológico da macrorregião, porém, esse índice de ocupação estava em 89%. Apesar dos números, Nolasco acredita que, quando o percentual diminuir abaixo de 70%, o Município terá autorização imediata para retomar as aulas nas escolas da rede. “Se não conseguirmos retomar as aulas, teremos uma pandemia muito pior do que essa: que é a pandemia do analfabetismo”, avaliou.
Cerca de 90 kg de pasta base de cocaína foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-030, em Brumado. O flagrante do indivíduo que estava transportando a droga ocorreu no último dia 2 (veja aqui). O material foi incinerado sob supervisão da Polícia Civil da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coordenador de Polícia do Interior (Coorpin), Arilano Botelho, informou que a incineração foi autorizada pelo judiciário em razão da quantidade e valor considerável dos entorpecentes. “O judiciário deferiu o pedido e ontem nós executamos”, afirmou.
O Programa Mais Estudo deixou de ser piloto e tornou-se lei após o projeto ser aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (11), pela a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O programa de monitoria estudantil do governo da Bahia paga bolsas a alunos da rede pública com notas acima de 8, para que eles possam ajudar os colegas com notas abaixo da média, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com o governo, o projeto de lei teve a relatoria da deputada Olívia Santana (PC do B). A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores. Como parte do Mais Estudo, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do ensino médio, da educação profissional e do 8º e 9º anos do ensino fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.
O acolhimento dos gestores regionais de saúde foi realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. O evento foi promovido pela secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Karoline Rebouças, coordenadora do núcleo, disse que, na oportunidade, os prefeitos, secretários de saúde, equipes de vigilância epidemiológica e atenção básica e Conselho Municipal de Saúde foram esclarecidos sobre diversos temas importantes para a área. “A gente traz todo panorama, desde a atenção primária, a atenção básica, vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, a questão dos laboratórios. É um momento bastante gratificante, tanto pra gente quanto equipe técnica como para os gestores de conhecer um pouco a parte da saúde e saber o que espera por eles nesses 4 anos de gestão”, explicou. Neste ano, os gestores deverão apresentar o Plano Municipal de Saúde e, segundo Rebouças, a equipe também abordou esse assunto durante o encontro.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em Brumado, alertou a população sobre a proibição de locação, cessão, venda ou abandono das unidades habitacionais pertencentes aos Empreendimentos Brisas I, II, III, IV e Bom Jesus, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a secretária Ednéia Ataíde, a locação, cessão, venda ou abandono só podem ocorrer mediante quitação antecipada do saldo total devedor, com devolução de subsídios pelo beneficiário à Caixa Econômica Federal. Além disso, o setor de habitação da Sesoc precisa ser informado. “Os proprietários das unidades habitacionais já têm conhecimentos disso e sabem que, se praticar as irregularidades acima citadas, poderão responder nos termos da Lei, visto que os contemplados, ao assinarem o contrato de financiamento, ficaram cientes de que tais procedimentos não seriam permitidos”, destacou. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar o Setor de Habitação na prefeitura (falar com Luciana ou Renata).
Investigado na Operação Backstage, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), o ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, na região sudoeste da Bahia, Fernando Laranjeira é suspeito de crime de “rachadinha”. A prática envolve o repasse por um servidor público ou prestador de serviços da administração de parte de sua remuneração a políticos e assessores. Na mesma gestão de Laranjeira, entre 2013 e 2016, a operação apurou fraudes em pelo menos 35 licitações. Segundo Ministério Público Federal na Bahia, que faz a ação junto com a Polícia Federal, há indício de que uma construtora com sede em Sítio do Mato, no Oeste baiano, tenha faturado R$ 3,2 milhões em licitações com indícios de fraude. A mesma empresa também teria sido favorecida em ao menos 14 licitações fraudadas em três municípios da região, recebendo cerca de R$ 7 milhões. A maior quantidade dos recursos era originada do SUS [Sistema Único de Saúde] e do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica].
Ainda segundo o MPF, um dos principais alvos da busca e apreensão é um escritório de contabilidade com sede em Guanambi, na mesma região. O local, segundo o MPF, “serviu, entre os anos de 2012 a 2016, como verdadeiro QG para agentes públicos e privados protagonistas de fraudes em procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos de quase uma dezena de municípios da região”, a exemplo de Botuporã, Palmas de Monte Alto, Iuiú e Riacho de Santana. A operação cumpre um mandado de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em Palmas de Monte Alto e nas cidades de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Pindaí e Sebastião Laranjeiras.
Em conversa com os internautas no programa Papo Correria, o governador Rui Costa (PT) disse que “gostaria muito” de vacinar todos os profissionais da educação antes da retomada das aulas presenciais na Bahia. Ele contou que está sendo feito um levantamento de todos os servidores por faixa etária para, possivelmente, incluí-los em um dos grupos prioritários para a imunização contra a Covid-19. No entanto, Costa ressaltou que não haverá tempo suficiente para vacinar toda a população escolar antes do reinício das aulas. “Eventualmente, poderemos fazer um plano específico de vacinação dentro da população escolar, evidentemente, dos mais idosos para os mais novos. Mas não haverá tempo suficiente para vacinar 100% da popular escolar antes do reinício das aulas”, afirmou.
A prefeitura de Brumado publicou o edital de processo seletivo simplificado para Assistente Social e Psicólogo. São ofertadas 10 vagas mais formação de cadastro reserva. Os candidatos aprovados irão atuar em programas na área da Proteção Social Básica (CRAS, Bolsa Família) e Proteção Social Especial (CREAS, SERAFA, AEPETI e outros programas sociais). As contratações serão realizadas em caráter temporário, com prazo de até dois anos, podendo ser prorrogáveis por igual período. A avaliação dos candidatos será realizada em duas etapas: avaliação de títulos e entrevista acerca dos conhecimentos específicos de cada área. Para participar da seleção, é necessário garantir a inscrição entre os dias 10 e 12 de fevereiro, presencialmente, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, de 8h às 12h e de 14h às 17h. O edital do certame está disponível (clique aqui).
O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, foi vacinado contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10), em um posto de vacinação da Prefeitura de São Paulo, na Zona Sul da capital. A visita do apresentador ao posto de vacinação foi registada pela filha dele, Rebeca Abravanel, que compartilhou a foto em uma rede social. “Vacinado!!!!!!!!!! Agradeçendo muito a Deus por esse momento!”, escreveu a apresentadora do programa Roda a Roda Jequiti, do SBT, emissora que o pai é dono. Silvio Santos completou 90 anos de idade em dezembro, em isolamento com a família, por pertencer ao grupo de risco para o coronavírus. Desde o início da quarentena ele está sem produzir novos programas de TV ou fazer apresentações ao vivo, devido aos riscos da doença.