Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ministério da Saúde faz alerta para vacinação em período de férias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista deve atualizar a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a pasta, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela. A pasta disponibiliza uma seção em seu site com informações, dicas e orientações sobre a saúde do viajante. Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão é a febre amarela, com registro em áreas com grande contingente populacional desde 2017. Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente no Calendário Nacional de Vacinação, e apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida. Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados e, em Roraima, com 349. Também há registros de casos em São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Rondônia, Bahia, Pernambuco, no Pará, Distrito Federal e em Sergipe. Outro alerta da pasta é direcionado aos turistas que necessitem de medicamentos de uso contínuo. O viajante não deve esquecer a prescrição médica e precisa levar a quantidade suficiente para o período em que estará fora de casa. Além disso, é importante esclarecer que o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se vacinar, como as gestantes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela.

PM apreende drogas e arma na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Policiais militares prenderam em flagrante um homem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Seguindo denúncia anônima, uma equipe da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no Povoado da Barrinha, zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, onde se deparou com um homem, identificado apenas como Cléber, tentando fugir pela janela de uma residência. A polícia conseguiu alcançá-lo e o mesmo confessou que havia drogas e uma arma na casa. No local, foram encontrados um revólver calibre 38, substância análoga à cocaína, 3 caixas de papel para cigarro, 3 armas brancas e vasta quantidade de dinheiro trocado. O indivíduo foi conduzido à delegacia territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis.

207 municípios baianos terão participação maior no ICMS de 2019, diz TCE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A crise na economia nacional não impediu que 207 municípios baianos conseguissem superar os problemas e terão, em 2019, um aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio de 25% do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação). Enquanto 210 irão sofrer redução em suas cotas de participação na arrecadação no imposto, em relação a 2018. Com variação positiva destacam-se os municípios de Nordestina (Região Nordeste), com 61,27%, e Maracás (Região Centro-Sul), que registrou crescimento de 51,34% - as maiores variações negativas ficaram com Maragogipe (Mesorregião Metropolitana de Salvador), com menos 52,74% em relação a 2018, e Paulo Afonso (Mesorregião Vale Sanfranciscana), com uma queda de 40,80%. Os números foram conhecidos a partir da aprovação, pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), da resolução que fixa os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para aplicação em 2019.

Palmas de Monte Alto: Consumidor encontra pedaço de plástico grudado em bolacha Foto: Vilson Nunes

Na segunda-feira (17), o morador da cidade de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, Marivaldo Roriz dos Santos, encontrou um pedaço de plástico grudado em uma bolacha da empresa Petyan Indústria de Alimentos Ltda. De acordo com Vilson Nunes, o consumidor afirmou que o objeto deve ter se desprendido de algum equipamento utilizado na fabricação da bolacha. Ele disse que, a princípio, achou que fosse um caco de vidro, mas depois constatou que era uma espécie de plástico duro. O biscoito foi comprado em um comércio local. Casos como estes costumam gerar processos indenizatórios aos consumidores diante do perigo da ingestão desse tipo de objeto.

Temer elogia Dilma: ‘É uma senhora correta, honesta’ Foto: Cesar Itiberê/PR

O presidente Michel Temer (MDB) elogiou sua antecessora Dilma Rousseff (PT) e minimizou os protestos que recebeu após o processo de impeachment que o levou ao poder. “Eu tenho a impressão de que ela é uma senhora correta, honesta. Eu não tenho essa impressão de que ela seja alguém que chegou ao governo para se apropriar das coisas públicas. Nunca tive essa impressão e confesso que continuo não tendo”, afirmou Temer ao programa Poder em Foco, do SBT. Em entrevista ao programa, Temer também fez uma avaliação da relação de seu governo com o Congresso, que derrubou duas denúncias do Ministério Público Federal. “Eu fiz um governo semiparlamentarista e trouxe o Congresso para governar comigo, algo que no passado não acontecia”, disse o presidente, que defendeu seu estilo. “Não tem nada de toma lá dá cá. Essa história foi criada. As pessoas não percebem que as emendas parlamentares são impositivas”, disse o presidente, em referência à liberação de verba para deputados. Sobre o futuro governo Bolsonaro, Temer afirmou ter uma “expectativa positiva”. “Há um momento em que o povo quer mudar tudo. Quando Lula foi eleito, foi assim. E mudaram. E essa mudança persistiu por vários anos. Agora, optou-se por uma forma ‘contra tudo que estava aí’. Acho que o governo vai votar a Reforma da Previdência no começo do ano que vem”, afirmou o presidente. Ao comentar as denúncias de corrupção que atingiram seu governo, detonadas a partir da divulgação de uma conversa que teve com o empresário Joesley Batista, Temer reafirmou que o caso foi uma armação para impedir a aprovação da reforma da Previdência. “Quando eu sair da presidência, o foco não será mais político, vai para o foco jurídico. Não é nem preocupação minha, nem dos advogados. Essa denúncia gerou duas manifestações da Câmara como se fosse um pedido de impeachment. E o que a Câmara fez? Negou”, afirmou o presidente, que também descartou mudar-se para Portugal ao final de seu mandato.

Câmara de Conquista homenageia professora brumadense devido a projeto de preservação do meio ambiente Foto: Divulgação/CMC

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista homenageou, através de uma Moção de Aplausos, a brumadense Eliedina Mendes de Novais Amaral, devido ao projeto “Meio Ambiente x Saúde: O perigo do descarte incorreto dos medicamentos vencidos”. A homenagem foi indicada pelo vereador Cícero Custódio (PSL). O projeto foi desenvolvido pela professora juntamente com os alunos de enfermagem 2017.1, do turno noturno, buscando a preservação do meio ambiente. Para a professora, a educação é essencial para a transformação da sociedade e a questão do meio ambiente é de extrema relevância.

AL-BA: Projeto que aumenta carga horária de professores para ter gratificação é aprovada Foto: Divulgação/AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei do governo do estado que altera o programa de gratificações dos professores da rede estadual de ensino. Com isso, a carga horária mínima para o recebimento de gratificação mudou de 80 horas para 270 horas de pós-graduação. A medida faz parte do pacote econômico e da reforma administrativa proposta pelo governo do estado para 2019. A votação foi realizada durante a manhã. A Alba não divulgou o número exato de votos a favor e contra, mas informou ao G1 que, dos 58 deputados presentes, todos da base governista foram favoráveis e todos da oposição votaram contra as mudanças. O Projeto de Lei 22.985 altera a Lei 8.261/2002. Antes da votação o texto ganhou emenda. O texto final extingue a gratificação de 5%, paga anteriormente a profissionais que tivessem pós-graduação de 80h a 119h, e a de 10%, aos que tivessem de 120h a 359h. A partir de 2019, essa gratificação passa a ser de 10% para professores que comprovem curso de 270h a 359h. As demais alterações propostas pelo Executivo ao Artigo 83 da nova Lei também deixaram de existir, vigorando os termos da legislação vigente. Ou seja, profissionais com curso de, no mínimo, 360 horas recebem adicional de 15%, em vez dos 10% sugeridos no texto encaminhado pelo Executivo à ALBA. Professor com diploma de mestre recebe os mesmos 20% de antes, em vez dos 15% descritos no projeto original, e o profissional que tem doutorado segue com 25%, no lugar dos 20% pretendidos primeiramente pelo governo. Ainda de acordo com a Alba, as mudanças no projeto foram feitas a partir de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Contudo, a entidade sindical nega o acordo.

Jovem morre após sofrer acidente de moto na BA-148 entre Guajeru e Malhada de Pedras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (16), o jovem Edicarlos Ferreira Cangussu, de 21 anos, natural da cidade de Malhada de Pedras, morreu em um acidente de moto na BA-148, entre Guajeru e Malhada de Pedras. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Edicarlos conduzia a moto com o jovem Fabrício Ferreira Partes, de 19 anos, na garupa. Além deles, mais dois amigos seguiam em outra moto na rodovia após saírem de um torneio de futebol. Em um determinado ponto do trajeto, Edicarlos teria pedido o controle do veículo em um curva. O Samu 192 socorreu os jovens e os encaminhou ao Centro de Saúde Monsenhor Valdemar, em Guajeru. Com graves ferimentos no crânio, Edicarlos foi encaminhado para Vitória da Conquista, mas morreu antes mesmo de ser atendido na unidade de saúde. Fabrício segue internado em Guajeru com suspeita de fratura na clavícula, com várias escoriações pelo corpo e lesões na região frontal da cabeça.

Governador, vice, senadores, deputados federais e estaduais são diplomados Foto: Itana Alencar/G1

A cerimônia de diplomação do governador Rui Costa (PT), além dos senadores e deputados federais e estaduais, eleitos em outubro, foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde desta segunda-feira (17), em evento na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. De acordo com o G1, Rui Costa foi reeleito junto ao vice-governador João Leão, com 75,50% dos votos. Com a entrega dos diplomas, a Justiça Eleitoral confirma que os dois estão aptos a tomar posse dos cargos pleiteados a partir de 1º de janeiro de 2019. O governador recebeu o diploma, cedido pelo presidente do TRE-BA, José Rotondano, das mãos da mulher e primeira dama do estado, Aline Peixoto, e das duas filhas, Malu e Marina. Os senadores eleitos Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) também foram diplomados na cerimônia, e receberam os documentos das mãos de suas respectivas esposas, Fátima Mendonça e Eleusa Coronel. A Justiça Eleitoral também considerou aptos os 39 deputados federais e 63 deputados estudais que foram escolhidos durante a votação de outubro, e os respectivos suplentes. Eles só tomarão posse no dia 1º de fevereiro.

Brumado: Legislativo aprova projeto de Taxa de Registro e Fiscalização dos Recursos Minerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 037/2018, de autoria do executivo municipal, que institui a Taxa de Acompanhamento, Registro e Fiscalização (Tarf) dos Recursos Minerais, relativa às autorizações de pesquisa. A taxa será cobrada anualmente, conforme a área de abrangência da pesquisa mineral informada pela Agência Nacional de Mineração. O titular da autorização de pesquisa mineral, pessoa física ou jurídica, deverá apresentar os documentos necessários para o cadastro econômico no município.  A ausência total ou parcial das informações ocasionará aplicação de multa no valor de R$ 1 mil. Os valores constantes na lei serão corrigidos anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Polícia acha R$ 107 mil enterrados no quintal de ex-vereador Foto: Divulgação/PM

A mulher do ex-vereador de Igarapava (SP) José Eurípedes de Souza foi presa nesta segunda-feira (17), depois que promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e policiais militares encontraram dinheiro enterrado no quintal da casa da família. Segundo o Gaeco, Guejane Emília Flausino responderá criminalmente por ocultação e lavagem de dinheiro. Cerca de R$ 107 mil estavam embalados em sacos plásticos e caixas de papelão, dentro de uma caixa térmica, que estava enterrada nos fundos do imóvel. O G1 procura pelo advogado do casal, Gustavo Gasparoto. Souza foi preso em 6 de dezembro, na primeira fase da Operação Ágio, que investiga a suspeita de usura e lavagem de dinheiro. Segundo o Gaeco, o ex-vereador é suspeito de obter vantagens ao realizar empréstimos a moradores com juros abusivos. A investigação concluiu ainda que Souza utilizava empresas de familiares e amigos para lavar o dinheiro ilício, principalmente, “lojas de R$ 1” na região de Igarapava e cidades mineiras. Outras pessoas da família do ex-vereador estão sendo investigadas.

Dom Basílio: Rio Brumado está seco após cheia que durou seis dias Foto: Rádio 105 FM

O Rio Brumado, que recebeu grande volume de água na última semana, já se encontra com o leito totalmente seco, na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Após seis dias de ter recebido um grande volume de água, o manancial secou e pessoas conseguem atravessar o rio a pé. O uso indiscriminado da água para irrigação por produtores da região é o principal motivo para a seca tão rápida. Em março do ano passado, no trecho que passa pela cidade, o rio recebeu um volume de água ainda maior, porém, na época, sete dias depois também já havia secado.

Caculé: Bebê morre após mãe fazer parto em banheiro de Unidade Básica de Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (17), um bebê prematuro morreu horas depois do parto, que aconteceu em um banheiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado da Várzea Grande, em Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo familiares, a gestante, de 15 anos, moradora da comunidade Pau Ferro, chegou à unidade com fortes dores, sendo transferida para o Hospital Nossa Senhora Aparecida. A ambulância da UBS não estava no local e foi preciso acionar o Samu, que se deslocou de Caculé para Várzea Grande. Antes que a equipe do entendimento de urgência chegasse, no entanto, a gestante deu a luz no banheiro. A criança, uma menina, nasceu com apenas 400 g. Mãe e filho foram levados pelo Samu para o Hospital Regional em Guanambi, mas o bebê, prematuro, não resistiu e veio a óbito horas depois. A enfermeira da unidade disse que a gestante fazia o acompanhamento pré-natal, mas, segundo ela, um bebê tão prematuro dificilmente sobreviveria sem ser imediatamente deslocado para uma UTI.

Brumado: Comunidade realiza festa em louvor à Santa Luzia Foto: Marivaldo Santos

No início deste mês, a comunidade de Santa Luzia, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, realizou uma festa em louvor à sua padroeira. A celebração aconteceu durante o Trezenário, entre os dias 01 a 12 de dezembro, na Capela de Santa Luzia. No dia festivo, 13 de dezembro, as atividades foram iniciadas com uma alvorada festiva às 5h30, seguida pela Adoração ao Santíssimo Sacramento, Oração do Ângelus nos lares e queima de fogos. Às 18h30, foi realizada uma procissão pelas ruas do bairro, além da Santa Missa presidida pelo Padre Cleonídio Alves. Durante as doze noites, várias comunidades compareceram para celebrar a trezena em louvor a Santa Luzia. A comunidade também preparou o cantinho da criança, onde, sob responsabilidade da Pastoral da Catequese, as crianças eram convidadas a participar de uma celebração especialmente criada para elas. Neste ano, além das tradicionais barracas com guloseimas, os fieis colaboraram com a arrecadação de fundos para a construção do centro catequético e reforma da igreja.

Brumado: Homem é preso em flagrante por ameaçar ex-companheira na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No domingo (16), uma guarnição de radiopatrulhamento da cidade de Brumado foi acionada para verificar uma ocorrência de ameaça. Os policiais deslocaram-se até a Praça Coronel Zeca Leite, Centro, onde mantiveram contato com a vítima. Esta relatou que seu ex-companheiro teria lhe ameaçado de morte após vê-la acompanhada por outro homem. Segundo ela, as agressões já teriam ocorrido antes, inclusive com disparo de arma de fogo. Diante dos fatos, as partes foram conduzidas à delegacia, tendo o autor do fato permanecido preso em flagrante.

Um adolescente de 16 anos é apontado pela polícia como autor dos tiros que mataram o pai dele, durante uma briga ocorrida no sábado (15), na casa onde eles moravam, localizada na zona rural de Governador Mangabeira, cidade no recôncavo da Bahia. O adolescente fugiu após o crime, e até a manhã desta segunda-feira (17) ainda não havia sido localizado. De acordo com a polícia, o adolescente flagrou o pai agredindo a esposa - que é mãe do menor. Ao perceber a situação, o adolescente pegou uma arma de fogo que estava no local e disparou contra o pai. O homem foi atingido na barriga e no pescoço e morreu no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus, cidade na mesma região. Não há informações sobre o estado de saúde da mulher, que prestará depoimento à polícia ainda nesta semana.

Corpo é retirado do fundo de lagoa na comunidade de Morrinhos em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desaparecido desde o último sábado (15), o corpo de Welton Teixeira foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (17), em uma lagoa na comunidade de Morrinhos, próximo ao distrito de Cristalândia, na zona rural de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o morador da própria comunidade entrou na lagoa e não conseguiu sair. Amigos e familiares fizeram buscas pelo corpo da vítima, mas não o encontraram. No final da tarde de sábado (15), o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista esteve no local, mas o corpo só foi retirado por populares na madrugada de hoje (17), dois dias após o desaparecimento. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e a família aguarda a liberação para o velório.

Universidades públicas na Bahia têm mais de cinco mil vagas pelo Sisu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Universidades públicas na Bahia divulgaram o quadro de vagas dos cursos disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.1. Os candidatos devem fazer a inscrição no período de 22 a 25 de janeiro de 2019, no site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas da chamada regular estão marcadas pelo Sistema entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. É importante que cada participante observe os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Brumado: Projeto que atualiza valores do IPTU e da taxa para funcionamento do comércio é retirado de pauta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (17), o projeto de lei nº 34/2018, de autoria do executivo municipal, que dispõe sobre a atualização e reajuste do IPTU e da taxa de localização de funcionamento para o comércio, foi retirado de pauta. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a proposta foi retirada de pauta para realização de adequações, devendo retornar à Câmara de Vereadores para votação em sessão extraordinária, visto que a sessão de hoje (17) foi a última do ano. A sessão extra pode ocorrer até o dia 31 de dezembro deste ano.

Brumado: Jovens são detidos em bar na Vila Presidente Vargas suspeitos de traficar drogas Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (14), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou abordagem em um bar localizado na Vila Presidente Vargas, em Brumado, onde havia a denúncia de tráfico de drogas. No local, os policiais encontraram dois jovens portando 4 porções de entorpecentes já prontas para venda e 01 outra porção maior, que, segundo eles, ainda seria fracionada para comercialização. Além disso, foram encontrados materiais comumente usados para acondicionar drogas e R$ 480, dinheiro proveniente do tráfico. Os suspeitos,  acompanhados da proprietária do estabelecimento, foram conduzidos até a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), e apresentados ao Delegado plantonista.

Polícia localiza plantação de maconha em residência na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Seguindo denúncia anônima, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram, no último sábado (15), uma plantação de maconha no Povoado da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A plantação foi encontrada em uma residência na localidade. Ao ser abordado, o dono da casa autorizou a entrada dos policiais, que então encontraram vários pés de planta análoga à maconha. O suspeito, juntamente com a esposa, foi encaminhado à delegacia local para prestar esclarecimentos, além de adoção dos procedimentos necessários.

Jovem casal é preso em residência na cidade de Caetité suspeitos de tráfico de drogas Foto: Divulgação/Caesg

No último sábado (15), uma guarnição da Caesg, juntamente com uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em Caetité, se deslocou até a Rua Osvaldo de Andrade, no Bairro Pedro Cruz, onde havia denúncia de tráfico de entorpecentes em uma residência. Segundo informações da polícia, um homem e uma mulher tentaram fugir ao perceber a chegada das guarnições. Em busca no interior da residência, foram encontradas 74 petecas de substância análoga à maconha, uma porção maior, pesando aproximadamente 50 gramas da mesma substância, e um aparelho celular. Diante dos fatos, ambos foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité com todo material apreendido, sendo autuados em flagrante delito por tráfico de entorpecentes.

Brumado: Justiça defere liminar e suspende demissão de policiais militares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Jonny Maikel dos Santos deferiu o pedido de liminar e suspendeu os efeitos da demissão dos policiais militares Luís Roberto Lima dos Santos, Cléber Ribeiro de Oliveira e Arlindo Santana da Silva. O mandado de segurança foi impetrado contra o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, que realizou as demissões. De acordo com os impetrantes, depois de passados mais de 07 anos da publicação do ato de punição, em que cumpriram a pena administrativa de detenção de 15 dias, a Administração Pública resolveu declarar a nulidade do ato, aplicando uma nova punição de demissão baseada no mesmo fato. Os policiais afirmam que a punição que substituiu a anterior violou o devido processo administrativo prévio. Diante do caso, a justiça declarou que, segundo o Superior Tribunal Federal (STF), “é inadmissível segunda punição de servidor público, baseada no mesmo processo em que se fundou a primeira”. “Ante o exposto, defiro o pedido liminar para suspender os efeitos do ato de demissão”, sentenciou o juiz Jonny Maikel.

A pílula anticoncepcional, motor da revolução sexual deflagrada nos anos 1960, fez com que o orgasmo deixasse de ser associado ao risco de gravidez. Foi uma libertação para o prazer da mulher. No entanto, a responsabilidade de evitar a gestação tornou-se, culturalmente, um encargo feminino. As alternativas disponíveis para os homens sempre foram limitadas ao uso de preservativo ou à realização de vasectomia. Vive-se a antessala de novos tempos. De acordo com a Veja, um estudo liderado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, aponta o surgimento de outro método: um gel que interrompe a produção de espermatozoides. Chamado NES/T, o produto em análise, caso chegue ao mercado, será aplicado nas costas e nos ombros do homem. A formulação é composta de progestina, derivada do hormônio feminino progesterona, e de testosterona, o hormônio masculino. O papel da progestina é suprimir a produção de espermatozoides. O da testosterona é de reposição, evitando a baixa de libido e a perda muscular causada pelo composto feminino. “Há décadas os pesquisadores tentam uma fórmula anticoncepcional para os homens, mas até agora todas falharam”, diz o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês. O maior problema era o alto índice de infertilidade provocado pelos medicamentos em teste. Aparentemente, o NES/T não ocasiona esse tipo de efeito colateral. O próximo passo é realizar uma investigação mais ampla. Os resultados finais devem ser divulgados em três anos.

Mutirão contra arboviroses recolhe toneladas de lixo com focos do aedes aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a última segunda-feira (10), teve início um mutirão contra arboviroses na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor do controle de endemias no município, destacou que alguns bairros aderiram bastante à campanha, a exemplo do Bairro Baraúnas. No local, segundo ele, o mutirão foi bem produtivo, com a retirada de muito lixo e entulho nos vagões. Já em outras localidades, como o Bairro Dr. Juracy, a chuva acabou prejudicando a iniciativa dos moradores. “Não só estamos fazendo a coleta com os vagões. Ontem, colocamos alguns agentes no Km 5, onde tem uma boa quantidade de residências. Estamos também fazendo um trabalho no antigo Derba, onde os moradores da vizinhança sempre reclamaram. Lá colocamos os agentes para fazer uma coleta seletiva. Não é a função do agente, mas conversamos com eles e o serviço está sendo feito. Estamos com agentes também no Movimento Sem Terra, próximo ao Santa Inês. E, hoje, estamos no Bairro São Félix, Brisa I, III e IV colocando os vagões para fazer essa coleta juntamente com os moradores”, informou. Em algumas residências, Francislei afirmou que foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti em recipientes com água parada. Nesses casos, os agentes instruíram os moradores sobre como proceder para eliminar os possíveis focos do mosquito, visto que, conforme explicou o supervisor, a parte educativa é muito importante. “O trabalho de endemias não é de eliminação, é de prevenção da proliferação do mosquito”, reforçou Alves, frisando que não é trabalho dos agentes limpar os quintais das residências, mas sim dos próprios moradores.

Arquivo