A Receita Federal informou nesta sexta-feira, 18, que está notificando por carta 330.000 contribuintes que estão na malha fina do Imposto de Renda de 2019. A ação visa alertar o contribuinte sobre sua situação fiscal e incentivar a autorregularização. As cartas começaram a ser enviadas na segunda quinzena deste mês. Somente receberão a correspondência aqueles que estão na malha fina e podem fazer as correções sozinhos. Segundo a Receita, as comunicações referem-se a casos em que as informações constantes nos sistemas da Receita Federal apresentam indícios de divergências que podem ser resolvidas com o envio de uma declaração retificadora. Para saber se você está na malha fina, é preciso fazer a consulta através do site na Receita. Clique em “Extrato da DIRPF” e acesse a declaração utilizando código de acesso ou certificado digital. Caso não tenha código de acesso, é necessário ter em mãos o número do recibo das últimas duas declarações de IR para acessar o sistema. De acordo com a Veja, a declaração retida em malha fiscal apresenta a mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.
Uma reportagem publicada pela BBC News relembrou acidentes ocorridos durante a mineração de urânio em Caetité, a 100 km de Brumado, bem como apontou relação entre a atividade e a incidência de câncer de tireoide e de pulmão em moradores do município. A reportagem citou que, desde 2014, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) encerrou a mineração de urânio na região, porém, no mês passado, as autoridades que regulam a atividade de mineração de materiais radioativos autorizou a extração em uma nova mina. A BBC News alardeou os riscos ambientais e à saúde da população que pode ser exposta à materiais radiativos. A reportagem teve acesso a um relatório produzido pela Secretaria de Saúde da Bahia que aponta a ocorrência de pelo menos cinco acidentes que expuseram o solo e os cursos d’água à radiação, entre 2000 e 2014, período do primeiro ciclo da mineração de urânio em Caetité. A publicação também teve acesso a um relatório da Comissão de Pesquisa e Informação Independentes sobre a Radioatividade (CRIIRAD), que acompanha há anos o caso no sertão baiano, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições. O relatório, produzido em 2018, aponta que foram encontrados locais com incidência de radiação até 10 vezes mais alto do que o tolerável. A INB nega a relação da atividade mineradora com a contaminação e com os casos de câncer.
Uma mulher foi morta a tiros pelo marido, dentro da casa onde eles moravam, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma discussão entre o casal. Depois de matar a esposa, o suspeito cometeu suicídio. O caso ocorreu na madrugada do último sábado (19). Segundo a PM, Gabriele Borges dos Santos tinha uma filha de 11 anos, de um relacionamento anterior, e um menino de 5 anos do casamento com Fabrício Alves de Deus. As crianças estavam no imóvel e dormiam no momento do crime. Conforme a PM, foram os vizinhos do casal que acionaram a polícia. Quando policiais militares chegaram na casa, o homem e a mulher já estavam mortos. Segundo o G1, os corpos deles foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnicas (DPT) de Juazeiro, na mesma região do estado. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras negou que estaria captando, através de carro pipa, água de esgoto para distribuição nas comunidades rurais. Segundo a prefeitura, a água distribuída para população rural é retirada do poço artesiano cedido pela Embasa. “Ressalta-se que a água para consumo humano na zona rural é fornecida pelo Exército através de carros pipa e sistemas de dessalinizador mantido pela prefeitura, além das cisternas já existentes nas comunidades”, reforçou. Quanto às imagens da denúncia, a prefeitura disse que se trata de água de aguada particular, sem nenhum tipo de esgoto. “A mesma é usada em obras em construção pela prefeitura, para molhar plantas, gramas nos jardins e em praças, como também molhar estradas vicinais para minimizar a poeira”, asseverou. Na nota, a prefeitura também informou que irá tomar as providências judiciais cabíveis para punir os envolvidos nas mentiras divulgadas.
Um homem morreu durante um confronto com policiais militares após fazer uma mulher e um bebê de um ano reféns, na localidade de Mundo Novo, zona rural de Eunápolis, no sul da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o caso aconteceu no domingo (20). Segundo informações da PM, tudo começou quando uma equipe da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIMP/Eunápolis) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para atender a uma denúncia que informou que cinco homens estariam ameaçando um casal dentro da casa das vítimas, na Rua da Igreja, por volta das 16h40. De acordo com o órgão, quando os policiais chegarem no local, os suspeitos já tinham fugido da casa do casal, mas um dos suspeitos invadiu outra casa, onde estava a mulher e o bebê feitos reféns. Depois, a polícia disse que o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou e atingiu o homem. Ainda conforme a corporação, ele foi socorrido pelos policiais e levado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe e o bebê não ficaram feridos. Os policiais disseram que apreenderam um revólver calibre 32, três munições e três estojos deflagrados, seis pinos de cocaína, cinco papelotes de maconha, 21 pedras de crack, papel de seda e um molho de chaves, que estavam com o suspeito. O caso foi registrado na delegacia de Eunápolis, mesmo local em que os materiais foram levados. As informações são do G1.
O morador da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, Manoel Lima Rocha, denunciou que um carro pipa da prefeitura estaria captando água de esgoto para distribuição nas comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que a água estaria sendo captada em um local de despejo de esgoto. “Essa água é imprópria até para animal. Nós filmamos, levamos as imagens e protocolamos a denúncia no Ministério Público. É fato, caso de polícia”, declarou. O vídeo foi publicado nas redes sociais e a população está revoltada com a situação. Manoel informou que, até o momento, a prefeitura não se manifestou acerca da grave denúncia. O morador também citou que as comunidades rurais do município sofrem com a carência de água e precisam contar com a operação pipa para o abastecimento. “O que eu sei é que a população está revoltada. Não sei se ainda estão pegando água lá. Na verdade, não é água, é esgoto. Fiz meu papel de cidadão”, reiterou.
O final de semana foi muito quente na cidade de Brumado, com sensação térmica acima de 40°C e umidade relativa do ar em apenas 25%. Com o calor intenso, aumentou o consumo de água e a Embasa já registra o equivalente a 40% no consumo residencial. O nível da barragem diminuiu, porém ainda está dentro da margem de segurança, sem possibilidade de crise hídrica. Apesar disso, a empresa apela para o uso moderado e sem desperdícios. O site Achei Sudoeste saiu às ruas para conversar com a população sobre o calor. Na Praça Coronel Zeca Leite, o morador Roberto Santos disse que tem sido bastante desagradável, porém a solução, segundo ele, é usar roupas leves e tomar muita água. “Estamos no semiárido, vamos respeitar o calorão. A gente acaba se acostumando, o calor não é de todo ruim”, brincou.
Já para o morador Fabrício Almeida, o mais difícil é durante a semana, quando não tem como ficar mais confortável em casa em razão do trabalho. “É bem complicado, principalmente no período da tarde”, afirmou. Para driblar o calor, ele falou que tem ingerido bebidas geladas. O locutor Carlos Silva, contou que passou o domingo na piscina e no ar-condicionado para suportar o forte calor. Mesmo com a reclamação geral, a dona Marizete Araújo, vendedora de picolés naturais, falou que fatura mais nessa época do ano. “É a época que a gente mais vende. Uns reclamam, mas pra outros é mais faturamento. O pessoal tem nos procurado bastante”, relatou.
O pagamento de auxílio-doença a trabalhadores feito pelo INSS pode virar responsabilidade das empresas. A mudança na regra será discutida pelo Congresso Nacional e, segundo o jornal Estadão, tem o apoio do governo federal. A justificativa é que a medida elimina o risco de o empregado ficar sem salário à espera de uma perícia, como ocorre atualmente, e abre espaço no orçamento da União para novos gastos. Hoje, o funcionário que fica mais de 15 dias sem trabalhar por motivo de doença passa a receber o benefício pelo INSS. O pagamento, contudo, só ocorre após a realização de uma perícia, o que costuma demorar, em média, 40 dias. Nesse período, o trabalhador fica sem salário.
No último domingo (20), uma mulher identificada como Inês Santos de Magalhães, conhecida como Júnia, 51 anos, foi morta a pedradas em frente a um bar no povoado de Brejo Grande, na cidade de Boquira, a 224 km de Brumado. De acordo o Boquira em Ação, testemunhas viram o suspeito, identificado como José Pereira dos Santos, 23 anos, fugindo do local. Uma guarnição do 3º pelotão de Polícia Militar de Boquira agiu rapidamente e prendeu o jovem que confessou o crime. O mesmo foi preso e conduzido para Ibotirama, onde permanece detido até transferência para o complexo policial de Barreiras. Segundo a polícia, aparentemente, o acusado tem algum distúrbio mental, porém só um laudo médico confirmará a suspeita. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa para realização de necropsia. Este é o segundo homicídio do ano registrado em Boquira.
O Bahia vive a expectativa de voltar ao G6 do Campeonato Brasileiro nesta rodada e não deixou de mostrar sua face preocupada com os problemas sociais. Neste domingo, o Esquadrão anunciou que entrará em campo para enfrentar o Ceará, na segunda-feira, com um uniforme repleto de manchas de óleo, fazendo alusão ao desastre ambiental que acomete o Nordeste. Desde o início de outubro, 171 municípios dos nove estados nordestinos já registraram presença de manchas de óleo em seus litorais. O petróleo cru afeta não só mais de 150 praias, mas também a vida de animais marinhos. Na Bahia, o Governo do Estado declarou estado de emergência, que prevê a liberação de fundos para as cidades mais prejudicadas. Até o momento, casa município tem custeado o serviço de retirada do óleo. Em seu site oficial, o Bahia ainda publicou um manifesto sobre o derramamento de petróleo.
Duzentos quilos de maconha foram apreendidos após uma perseguição policial, em um trecho da BR-116, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite do domingo (20). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida sobre o assoalho, bancos e porta-malas de um carro. O motorista, que ultrapassou uma ação de fiscalização, conseguiu fugir. Segundo a PRF, o homem foi acompanhado por cerca de 2 km até parar o veículo no acostamento da rodovia e correr para um matagal. Após a ação, a maconha e o entorpecente foram encaminhados para a delegacia da cidade. Buscas estão sendo realizadas na região, na tentativa de localizar o suspeito.
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central estimam que a taxa básica de juros da economia, a Selic, deva encerrar 2019 a 4,50% ao ano. Os dados são do Boletim Focus desta segunda-feira, 21. Na semana anterior, a queda prevista era de 4,75% ao ano. Hoje, a Selic está em 5,50% ao ano, menor patamar da história. O Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne na próxima semana para definir sobre a taxa. A aposta em uma queda mais acentuada nos juros começou a ganhar força após o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, que veio com deflação de 0,04%. No Focus da semana anterior, o top 5 (grupo das cinco instituições financeiras que mais acertam previsões), era de 4,75%. O Banco Central já havia sinalizado que irá dar continuidade a ajustes adicionais nos juros para estímulo da economia. Porém, com o resultado fraco da inflação, a aposta ganhou força. No boletim desta semana, os analistas de mercado voltaram a revisar para baixo o índice de inflação. A aposta é que o IPCA encerre o ano em 3,26%. Foi a 11ª semana consecutiva de queda. Caso a inflação encerre o ano neste patamar, estará abaixo da meta de inflação definida pelo governo, que é de 4,25% neste ano. Porém, ainda continua dentro da margem de erro, que é de um e meio ponto percentual para baixo ou para cima, variando entre 2,75% e 5,75%. O mercado também revisou a previsão de inflação para 2020, de 3,73% para 3,66%. A meta para o próximo ano é de 4%, com variação entre 2,5% e 5,5%. A aposta do mercado é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça a 0,88%. A revisão, após seis semanas de estabilidade, foi ligeira, de 0,01 ponto percentual. Com isso, o mercado ainda aposta que o crescimento da economia brasileira será menor que em 2017 e 2018, quando o PIB ficou em 1,1%. O Produto Interno Bruto é a soma dos produtos e serviços de um país em um determinado período. O único índice que não apresentou variação nesta semana foi o câmbio. O mercado financeiro projeta que o dólar encerre o ano vendido a 4 reais. A taxa é inferior ao valor da moeda na última sexta-feira, em que fechou vendida a 4,12 reais.
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação entre as cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina. Dezenove bombeiros militares especializados em incêndios florestais atuam na região com o objetivo de conter o fogo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o incêndio começou no último sábado (19). O tamanho exato da área atingida ainda não foi divulgado. O caso está sendo investigado a fim de saber como o fogo teria sido causado.
A desnutrição ou sobrepeso são condições que atingem uma a cada três crianças com menos de cinco anos no planeta de acordo com um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgado nesta semana. O documento adverte para o fato de que crianças com desnutrição ou sobrepeso acabam tendo mais chances de acarretar problemas de saúde durante toda a vida. De acordo com o relatório, pelo menos 227 milhões de crianças dos 676 milhões que habitavam o planeta em 2018 são afetadas por esses problemas alimentares. O texto revela ainda que 340 milhões de crianças sofrem de carências alimentares. A Unicef ainda chamou a atenção para a “tripla carga”, de desnutrição, sobrepeso e carências, que vem sendo acumulada pelos países devido a globalização dos hábitos alimentares, a persistência da pobreza e a mudança climática. O documento da Unicef é o maior sobre o assunto dos últimos 20 anos. Ele ainda identificou que 149 milhões de crianças no mundo têm atraso no crescimento devido à desnutrição crônica, e 50 milhões são magros em relação à sua estatura, devido à desnutrição aguda ou a um problema de absorção de nutrientes. Reportagem da Folha de S. Paulo destaca que paralelamente, o sobrepeso e a obesidade tem apresentado um crescimento veloz, com um total de 40 milhões de crianças pequenas afetadas, inclusive nos países pobres. Enquanto o problema era praticamente inexistente nos países com baixa renda em 1990 (3% deles tinham mais de 10% de crianças com sobrepeso), agora três quartos deles enfrentam a questão.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumado promoverá uma assembleia geral ordinária nesta segunda-feira (21). O evento acontecerá na sede da instituição, às 19h. Na oportunidade, a diretoria executiva da instituição apreciará e aprovará o relatório de atividades da gestão 2017/2019 e as contas dos exercícios 2017/2019, mediante parecer do conselho fiscal. Também haverá eleição da nova diretoria executiva, conselho de administração e conselho fiscal, em cumprimento ao estatuto da Apae. A inscrição das chapas candidatas deverá ocorrer na secretaria da associação até vinte dias antes da eleição, que se realizará entre chapas devidamente inscritas e homologadas pela comissão eleitoral. A diretoria convoca a todos os associados e contribuintes para participarem da assembleia.
No último domingo (20), a polícia foi acionada até o Bairro Renascer, no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 173 km de Brumado, onde uma mulher teria sido agredida pelo companheiro com socos e pontapés. Além disso, ela ainda foi ameaçada com uma faca. À polícia, a vítima relatou que um dos socos atingiu a cabeça do filho do casal. Ambos foram socorridos para o posto de Saúde de Cascavel com lesões leves. Segundo informações da polícia, o acusado fugiu levando os documentos pessoais antes da chegada da guarnição. A vítima foi orientada a prestar queixa. A polícia segue investigando o caso.
A primeira cerimônia de homenagem a Santa Dulce dos Pobres no Brasil foi realizada neste domingo (20), com a presença de 49 mil pessoas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A programação contou com missa, espetáculo teatral sobre a vida da santa e atrações musicais. Irmã Dulce foi canonizada no último domingo (13), no Vaticano. O público se concentrou nos arredores da arena ainda por volta das 9h, cerca de 3h antes dos portões abrirem, ao meio-dia. Uma fila gigantesca se formou para aguardar a entrada no estádio, enquanto os termômetros marcavam 30 graus. De acordo com o G1, do lado de fora da Arena Fonte Nova, muitos comerciantes vendiam azulejos, bijuterias e bonecas em alusão à santa. Grande parte do público era formado por idosos, que também enfrentaram o sol para chegar à Fonte Nova. Um grupo de senhoras da paróquia de Santa Dulce também marcou presença na celebração.
Na noite da última sexta-feira (18), em rondas ostensivas na cidade de Barra da Estiva, a 131 km de Brumado, a Caesg recebeu uma denúncia de transeuntes de que na Rua Nelson Gonçalves, no Bairro Cidade Nova, estaria ocorrendo tráfico de drogas. A guarnição se deslocou ao local indicado, onde encontrou um menor, 11 petecas de uma substância análoga à maconha e a quantia de R$ 20. À polícia, o mesmo informou que a droga pertencia a um indivíduo morador da Fazenda Caraibinha. Em diligência continuada, a guarnição se deslocou ao local, onde localizou o indivíduo com 54 petecas de uma substância análoga à maconha e um aparelho celular. Foi dada voz de prisão ao mesmo, sendo os dois conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Conhecido como Paulo Tropeiro, João Paulo Santos, residente na cidade de Tanque Novo, foi preso na última sexta-feira (18), em Caetité, a 100 km de Brumado, acusado de associação ao tráfico de drogas. Policiais da 94ª CIPM detiveram o indivíduo no Bairro Nossa Senhora da Paz. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em atitude suspeita, ele foi abordado com certa quantidade de maconha. Após o flagrante, João foi conduzido à delegacia para adoção das medidas cabíveis.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
A justiça anulou a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Carinhanha, na região do Velho Chico. O pleito, que ocorreu no dia 18 de dezembro de 2018, elegeu o presidente Adirlan Soares Cardoso (PP). O juiz Eldsamir da Silva Mascarenhas acatou a denúncia do vereador Valdir Moreira Gonçalves (PCdoB), que afirmou que Adirlan não protocolou a chapa em tempo hábil. O prazo final era até às 17h, mas o mesmo teria feito o registro às 17h05. Em sua defesa, o presidente eleito alegou que a decisão em primeira instância não o afasta imediatamente.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
No final da tarde da última sexta-feira (18), após solicitação do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), a polícia compareceu ao Bairro Brisa III para averiguar uma confusão. No local, os policiais encontraram um indivíduo extremamente alterado, com sinais de embriaguez e imobilizado por populares. Com a chegada da guarnição, ele partiu para cima dos policiais, sendo necessário algemá-lo. Após a averiguação dos fatos, foi constatado que o mesmo agrediu a mãe, o padrasto e um vizinho. Diante disso, o indivíduo e as vítimas foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi registrada a ocorrência. O agressor permanece detido à disposição da justiça.