Achei Sudoeste

22 Jun 2013 - 10:07h

O São João de Caculé teve a sua abertura oficial nesta sexta-feira (22), na Praça Deoclides Cardoso. A banda Forró Aceso abriu o Arraiá de Caculé 2013. Em seguida, a principal e mais aguardada atração da noite, a dupla sertaneja Victor & Léo fez mais de 20 mil pessoas cantar e curtir um grande show. Após o espetáculo, a Banda Cheiro Nela encerrou os festejos. Já neste sábado (22), a animação continua em Caculé com os shows de Edgar Mão Branca, Thiago Araújo e Canários do Reino. Os festejos vão se encerrar amanhã, domingo (23), com Kleytones, Bel Lima, Página Virada e Ricardinho.

22 Jun 2013 - 09:31h

A produção do Axé Brumado anunciou neste sábado (22) as atrações que vão animar o Axé Brumado 2013. O evento que é produzido pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, terá uma mega estrutura e um dia de festa. 15 de setembro, as bandas Chiclete com Banana e os Filhos de Jorge vão balancear a capital do minério. Segundo o produtor Beto Bonelly, “a parceria com a Point Promoções realizará mais um grande evento em Brumado”, disse. Ainda de acordo com o produtor, uma festa de camisa também já está marcada para o dia 29 de dezembro em Brumado com a presença da rainha do axé, Ivete Sangalo. “Em breve vamos passar maiores detalhes do Axé Brumado 2013 e do show de Ivete em dezembro, que com certeza, vai parar Brumado”, disse Bonelly. 

21 Jun 2013 - 17:33h

Mesmo sendo assistido por membros da Ong AUAU, o vira-lata Toinzé não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quinta-feira (20). O cão havia sido encontrado pela Ong na rua com ferimentos graves provocados por água quente. O animal teve várias partes do corpo queimadas, inclusive os testículos, que ficaram expostos devido à gravidade das lesões, consideradas de terceiro grau. O que mais chamou a atenção dos membros da AUAU é que outros casos parecidos foram registrados essa semana, a exemplo de dois cães que foram encontrados com lesões graves na região genital. A organização também está apurando uma denúncia de que gatos estariam sendo envenenados pela mistura conhecida como “bola”. Ainda não há pistas de quem possa estar promovendo os ataques aos animais, mas sabe-se que os principais alvos são cães e gatos vadios.

21 Jun 2013 - 17:28h

A Fifa emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (21) em que descarta a possibilidade de cancelar a Copa das Confederações por conta das ondas de protestos pelo Brasil. “Nem a Fifa e nem o COL (Comitê Organizador Local) têm discutido a possibilidade”, foi o teor da nota. Desde a abertura do torneio, no dia 15 de junho em Brasília, houve manifestações próximas dos estádios e os confrontos entre protestantes e policiais em Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. De acordo com as autoridades, cerca de 20 mil pessoas participaram dos protestos na capital baiana.

21 Jun 2013 - 11:16h

De acordo com informações da rádio CBN, existe o risco real de suspensão da Copa das Confederações 2013 no Brasil. A causa está nas manifestações que têm tomado conta do país, principalmente nos arredores dos estádios antes e durante os jogos do torneio. Algumas seleções estão apavoradas com o ocorrido e a Itália, que está em Salvador com familiares da delegação, deseja abandonar o torneio. Segundo a Folha de S. Paulo, outra delegação teria manifestado o mesmo desejo dos italianos. A Fifa se assustou ainda mais na quinta-feira (20), quando dois micro-ônibus da entidade foram apedrejados na frente do Sheraton Hotel da Bahia, que também foi depredado na frente, onde estão hospedados membros da entidade máxima do futebol mundial. A Fifa ainda não se expressou publicamente sobre a possibilidade de suspensão do torneio, mas as informações da CBN dão conta de que a entidade estaria em contato com o seu setor jurídico para saber quais as consequências de um cancelamento como esse. De acordo com a Lei Geral da Copa, a Fifa pode acionar o governo brasileiro por falta de garantias de segurança. A Itália encara o Brasil sábado (22), na Arena Fonte Nova, às 16h. As informações são do Correio.

21 Jun 2013 - 11:05h

Nos últimos anos virou tradição do povo de Brumado arrastar o pé no São Pedro dos Olhos d’Água, e esse ano não deve ser diferente. Promovida através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Moradores do Bairro Olhos d’Água, a festa acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. No primeiro dia, a animação será feita pela banda Kangaia Suada, Jessik e Patrick, Wallas dos Teclados e Ed Rossi. No dia 29 subirão ao palco do evento Celino e Banda, Banda Pressão da Bahia no Forró e Serginho Cardoso. E para encerrar a festa, no dia 30, vai ter uma matinê às 16h com Juventude Tropical, e na sequência Jorginho dos Teclados, Banda Bonde Apaixonado e Lázaro Jacarine.

21 Jun 2013 - 10:53h

O Comando Geral da Polícia Militar da Bahia confirmou, no último dia 18, para a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) que o município de Pindaí, no sudoeste baiano, receberá uma viatura da PM. Esse benefício atende ao pedido da deputada feito ao comandante geral da PM, Coronel Alfredo Braga de Castro, durante uma audiência. Bastos declarou estar muito satisfeita com tal confirmação. “A questão da segurança pública é reforçada pela presença de ferramentas, como veículos apropriados para rondas policiais. Isso nos deixa satisfeitos e temos certeza de que a prefeita Rosane Prado e a população de Pindaí estão agradecidos com a atenção do Governo do Estado”, completou.

21 Jun 2013 - 10:48h

Em eleição realizada no último dia 14 de junho, o dirigente sindical José Santana de Andrade foi reeleito presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região. A chapa composta pelo dirigente era única e obteve 85% dos votos válidos. Para o vice-presidente da entidade, Édio Pereira, o “resultado da votação é reflexo do sentimento da categoria que demonstrou nas urnas a aprovação do mandato da atual diretoria”. A posse da nova direção acontecerá no próximo dia 26 de julho.

21 Jun 2013 - 08:21h

As tradicionais barracas de fogos de artifício já estão montadas e atendendo ao público nas imediações do Mercado Municipal de Artes, em Brumado. Os fogos pirotécnicos que dão luz e cor nos céus nublados de junho estão entre os itens mais vendidos nesta época do ano, ao lado das bombas e artigos para crianças. Embora comemorem a antecipação no período de vendas, os barraqueiros cobram melhor infraestrutura para atendimento dos consumidores.

21 Jun 2013 - 06:51h

Três jovens foram apresentados na delegacia de Brumado na noite desta quarta-feira (20) acusados de terem praticado assaltos a mão armada no município. Além dos acusados, foi apreendido durante a ação um revólver sem munição, um dolão de maconha, R$ 150 em espécie e saquinhos plásticos para embalar drogas. A Cipe/Sudoeste (Caesg) foi quem efetuou a apreensão após ter recebido denúncias de que os acusados estariam se exibindo armados na Rua Padre Anchieta, no Bairro Dr. Juracy. Os suspeitos ficaram detidos e o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

20 Jun 2013 - 23:05h

Centenas de brumadenses, em sua maioria jovens, realizaram uma manifestação pacífica na noite desta quinta-feira (20). A concentração aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, de onde os manifestantes seguiram em passeata por duas das maiores avenidas da cidade, a Otávio Mangabeira e a Mestre Eufrásio. O protesto foi marcado por palavras de ordem, acompanhamento de carro de som, apitaço e cartazes com frases cobrando o fim da corrupção e pedindo melhorias na saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer. 

Alguns baderneiros tentaram tumultuar o manifesto explodindo bombas, mas foram vaiados e logo encerraram as cenas de vandalismo. Os manifestantes também cobraram do prefeito e dos vereadores a redução dos seus respectivos salários. Em um ato simbólico, os jovens pararam em frente à prefeitura e viraram as costas. Nessa posição, além de gritar palavras de ordem, os manifestantes cantaram o Hino Nacional. O encerramento do movimento ocorreu no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, onde os cartazes foram colocados no centro. No local, os participantes fizeram um círculo e dançaram o ‘pisa ligeiro’. 

O capitão da Polícia Militar Wagner Rocha disse em entrevista ao Brumado Notícias que os manifestantes brumadenses deram um show de civilidade e realizaram um protesto pacífico, que deve ser copiado por outros manifestantes. O capitão parabenizou os organizadores do evento por terem conduzido o manifesto de maneira ordeira. O movimento “Vem Pra Rua Brumado” convoca os populares a estarem presentes em uma outra manifestação que será realizada na próxima quarta-feira (26). (Veja Fotos).

20 Jun 2013 - 19:19h

Apesar do atraso, a concentração para o movimento pela melhoria do município teve início na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Por enquanto, a juventude brumadense sai às ruas da cidade de maneira pacífica. Com faixas e cartazes e gritando palavras de ordem, os manifestantes cobram por melhorias na saúde pública, infraestrutura, meio ambiente, educação e saneamento básico para Brumado. Alguns manifestantes erguem cartazes com inscrições como “Respeito ao meio ambiente”; “Prepara que é hora de fazer história” e “Mais segurança, saúde e cultura”.
 


Além disso, muitos jovens estão com nariz de palhaço expressando a insatisfação com os rumos do país e da capital do minério. O movimento denominado como 'Vem Pra Rua Brumado' é um desdobramento das manifestações que ocorrem em todo país em busca de um Brasil melhor e sem corrupção. A Polícia Militar está fazendo a segurança do evento. A reportagem do Brumado Notícias está acompanhando a manifestação e em breve trará novas informações. (Veja Fotos).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

20 Jun 2013 - 17:57h

Com o objetivo de dar continuidade às lutas por um Brasil mais justo e solidário, a juventude brasileira saiu às ruas do país para uma grande manifestação. Nesta quinta-feira (20), a partir das 18h, é a vez do povo Brumadense também dar a sua parcela de contribuição. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) declarou seu total apoio ao movimento. A direção do Partido em Brumado considera o recuo no aumento das passagens de ônibus uma vitória, mas que precisa ser seguida de várias outras, a exemplo da reforma urbana, uma educação e saúde de qualidade, a reforma política, a reforma da mídia, entre outras. “O PCdoB felicita as manifestações no Brasil, e convoca os movimentos sociais a não saírem das ruas. A redução da tarifa deve ser entendida como um passo dentro de uma grande jornada de lutas. Nossa luta é e sempre será por uma sociedade mais avançada e só com o povo nas ruas conseguirmos isso”, afirmou o vereador Édio Pereira, presidente do Comitê Municipal do PCdoB.

20 Jun 2013 - 17:47h

O clima de apreensão gerado pela onda de manifestações em todo o País levou a presidente Dilma Rousseff (PT) a cancelar a agenda de viagens dos próximos dias. Ela iria nesta sexta-feira (21), a Salvador (BA), para lançar o Plano Safra para o Semiárido, e na semana que vem faria uma viagem ao Japão. A presidente avaliou que a missão ao Japão seria muito longa e que não seria o momento de ela ficar afastada uma semana do País. Em relação a Salvador, o cancelamento foi acertado com o governo Jaques Wagner (PT). A ida à capital baiana deverá ser realizada na próxima semana. As informações do Bahia Notícias.

20 Jun 2013 - 16:11h

O São João do Centro Educacional Monteiro Lobato em Brumado já começou. O arrasta-pé da criançada aconteceu na AABB, na noite da última quarta-feira (19), e teve participação de pais, alunos e corpo docente da instituição. No local, além da grande festa junina, todos puderam se divertir com muita comida típica e arrasta-pé. Ao final, foram escolhidas as princesas e a rainha do São João da Monteiro Lobato. A criançada se divertiu para valer, mas a folia ainda não acabou. Na noite desta quinta-feira (20), a festa continua com o arrasta-pé da juventude. (Veja Fotos).

20 Jun 2013 - 15:57h

Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã desta quinta- feira (20), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Conceição Machado, adiantou que o sindicato e a administração municipal entraram em um acordo quanto ao reajuste dos servidores públicos municipais. A presidente não quis falar sobre os números do acordo alegando que irá encaminhar um relatório das negociações à imprensa local. Quanto à negociação dos professores, Conceição declarou que ainda não há uma definição, mas que está agendada para essa quinta-feira (20) uma audiência entre o sindicato, representantes dos professores, secretária de Educação e assessoria jurídica da prefeitura. Durante a audiência, os rumos das negociações da categoria serão debatidos.

20 Jun 2013 - 15:25h

Quer falar ilimitado com seus amigos e sua família? A Loja Autorizada da Vivo em Brumado está com uma promoção imperdível. Além de ter planos para você falar ilimitadamente, a loja possui aparelhos com ótimos preços e excelentes condições de pagamento. Vá até a loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 122, no Centro de Brumado, e confira pessoalmente todos os modelos e promoções disponíveis. Promoção assim só na Loja Autorizada da Vivo! Não perca tempo e venha! Para maiores informações, ligue: (770 3441-0993.

20 Jun 2013 - 14:07h

Nesta quinta-feira (20), a reportagem do Brumado Notícias registrou grande desperdício de água na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial de Brumado. Segundo comerciantes e camelôs da região, desde a última quarta-feira (19), a água está minando do asfalto em frente ao escritório regional do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), mas só nesta quinta-feira (20) uma equipe de manutenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) compareceu ao local para consertar o vazamento. Os camelôs afirmaram que a equipe chegou a descobrir a origem do vazamento, mas, por volta de 11h30, os técnicos saíram do local sem resolver o problema. “Eles tinham de pelo menos ter desligado a rede para evitar o desperdício, mas deixaram a Deus dará. Depois a conta vem pesada é para a gente”, comentou um camelô.

20 Jun 2013 - 11:24h

O forró móvel da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está fazendo a festa pelo centro comercial do município anunciando a campanha “Arretado de Bão”, que já premiou vários consumidores. O Quarteto Fantástico é como foi batizado o grupo de forrozeiros que toca ao vivo em cima de um reboque. O veículo passeia pelas ruas da cidade anunciando as lojas filiadas participantes da campanha. Compre no comércio e concorra a inúmeros prêmios “Arretado de Bão”.