Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: 2º Encontro de Idosos da Rede de Atendimento é realizado Foto: Divulgação

De acordo com a Lei 8.842, que regulamenta a Política Nacional do Idoso, a prefeitura municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, e com a participação das Secretarias Municipal de Saúde - SESAU e da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, promoveu no último dia 03, o 2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento: Interação e Troca de Saberes. O evento proporcionou aos idosos diversas atividades de interação e troca de saberes. Durante o encontro, vários temas foram abordados, como as garantias oferecidas aos idosos através do Estatuto do Idoso, a alimentação saudável na melhor idade, a dinâmica física dos idosos, automedicação, diabetes e hipertensão e orientações sobre atividades físicas. O grupo Chica Baiana animou o almoço dos presentes. No encontro, também foi realizado um ciclo cultural com a apresentação do Coral do grupo da Melhor Idade “Viva a Vida e Viva Bem!”, além de apresentações das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS; Esther Trindade Serra, Irmã Dulce e CRAS Yolanda Pires. Para encerrar, o evento ainda contou com o Baile da Primavera ao som de marchinhas carnavalescas do passado.

Aracatu: Homem é assassinado com golpes de foice pela própria filha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na comunidade de Sussu, zona rural do município de Aracatu, um homem, Zivaldo da Silva Meira, 47 anos, foi assassinado com golpes de foice. Segundo investigações da polícia, a suspeita de cometer o crime bárbaro é a própria filha da vítima, Agna Cardoso Meira, de 23 anos. Familiares afirmam que Agna sofre com depressão. Zivaldo chegou a ser socorrido com vida e encaminhado para um hospital de Vitória da Conquista, porém não resistiu. A polícia está investigando o caso.

Brumado: Feriado do servidor público é antecipado para o dia 27 de outubro

De acordo com a Portaria 161, de 31 de janeiro de 2014, foi estabelecido o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado. A portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta-feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Diante da determinação, o feriado do dia 28 de outubro, Dia do Funcionalismo Público, que neste ano de 2014 será na terça-feira, fica antecipado para o dia 27 de outubro, na segunda-feira. Segundo a mudança, não haverá expediente para o Funcionalismo Público Municipal no dia 27 de outubro próximo.

Caetité: Uma das minas exaure e INB fica sem produção do urânio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias apurou que há cerca de oito meses as usinas de beneficiamento de urânio em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pararam de receber o minério extraído da mina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, uma das minas de extração da usina teria exaurido a sua capacidade e a unidade parou a produção na espera pela licença para explorar as demais minas. Haveria ainda grande reserva do minério no subsolo da mina, mas sua extração não seria possível porque não há licença para tal atividade. Especula-se ainda que a extração nas minas subterrâneas não seria realizada em função da falta de segurança no local. A nossa reportagem buscou contato com a assessoria de comunicação da INB a fim de obter maiores confirmações do fato, mas não obteve êxito.     

Brumado: Pedras soltas na Rua Raposo Tavares geram reclamação dos moradores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses, os moradores das Ruas Camilo Vasconcelos e Raposo Tavares, no Bairro Mercado, em Brumado reclamam dos paralelepípedos soltos na localidade. Segundo relataram ao site Brumado Notícias, o problema já provocou várias quedas de motociclistas e pedestres que passam sobre as pedras soltas. Ainda segundo os moradores, na manhã desta sexta-feira (10), ao passar pelo local, um carro acabou arremessando uma pedra, que por pouco não atingiu uma criança que brincava na calçada ao lado. Revoltados com a falta de atenção da prefeitura, os moradores fizeram um monte com as pedras soltas na expectativa de que o setor responsável tome as providências devidas.  

Wagner entrega moradias do Minha Casa, Minha Vida em Conquista Foto: Manu Dias/GOVBA

Mais 1.200 famílias de Vitória da Conquista deixaram de pagar aluguel e de viver em locais impróprios, em Vitória da Conquista. A entrega das chaves dos empreendimentos residenciais Margarida e Lagoa Azul I, I e III, nesta sexta-feira (10), pelo governador Jaques Wagner, contou com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Cada um dos empreendimentos, construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, possui 300 unidades habitacionais. “O trabalho continua, a gente passou o período eleitoral e estamos entregando com muita alegria mais 1.200 unidades de uma meta de 260 mil. Até dezembro, vamos continuar as entregas em toda a Bahia. A gente permanece no primeiro lugar em realizações do Minha Casa, Minha Vida, principalmente nesta faixa salarial de zero a três salários mínimos, que são justamente as pessoas que mais precisam”, destacou o governador. Jorge Hereda informa que o estado já tem mais de 250 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida, entre contratadas e entregues. “Só em Vitória da Conquista são cerca de 14 mil moradias, um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. O Minha Casa, Minha Vida é um sucesso na Bahia porque conta com a parceria do Governo do Estado e das prefeituras”, afirmou o presidente da Caixa.

Seguro-desemprego só poderá ser pedido pela web em 2015 Foto: Reprodução

A partir de 1º de abril de 2015, os pedidos de seguro-desemprego terão de ser feitos apenas pela internet. A medida consta de resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codeaft) publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a medida visa "modernizar a gestão pública na adoção de procedimentos que se traduzem em agilização, segurança da informação e controle para o seguro-desemprego". A resolução obriga as empresas a usarem o aplicativo Empregador Web no portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego. O uso do Empregador Web no portal Mais Emprego permite o preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa, de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados. Os empregadores terão acesso ao Empregador Web no portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml). Os formulários Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego até o dia 31 de março de 2015.

Brumado: Motoqueiro faz malabarismo e tenta subornar a polícia para não ter a moto apreendida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (09), uma guarnição da polícia militar apreendeu um homem com uma motocicleta, pois o mesmo praticava malabarismo e manobras perigosas em via pública com o veículo, oferecendo risco para os demais usuários das vias por onde passava. Segundo relato registrado na delegacia, ao ser abordado pelos policiais, o condutor teria tentado subornar os soldados com R$ 50 para não ter a moto apreendida. Os policiais não aceitaram o dinheiro e deram voz de prisão ao motoqueiro, que foi indiciado por crime contra a administração pública e prática de corrupção ativa.

Divisão entre Aécio e Dilma é socioeconômica e não geográfica Foto: Reprodução

Na disputa entre os candidatos à presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Roussef (PT) o país tem se mostrado dividido segundo as últimas pesquisas. De acordo com análise do Jornal Folha de São Paulo, a divisão é muito mais socioeconômica do que geográfica. Aécio apresenta melhor desempenho nas regiões onde a oposição se destacou no primeiro turno: Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Já Dilma lidera no Norte e Nordeste. Nas regiões lideradas por Aécio, quantitativamente há muito mais eleitores nas classes alta ou média alta. Por sua vez, no Nordeste, metade da população é composta por excluídos ou integrantes da classe média baixa. Essa classificação criada pelo Instituto Datafolha combina o acesso a bens de conforto, escolaridade do entrevistado e renda familiar mensal. O tucano possui 74% dos votos válidos entre os que pertencem à classe alta e 67% entre os da média alta. Por outro lado, Dilma tem 64% entre os excluídos (baixa escolaridade e renda) e 53% entre os da classe baixa. Diante da análise, o que determina a ligeira vantagem numérica de Aécio é conseguir mais pontos nos estratos carentes do que a petista nos mais ricos.

Vitória da Conquista: TSE torna elegível candidatura de Herzem Gusmão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma decisão monocrática da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio tornou elegível o candidato a deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB). Com a decisão, a defesa do candidato solicitará a revisão do indeferimento da candidatura do peemedebista, o que torna válidos os 40.876 votos que ele recebeu nas eleições. De acordo com a assessoria do órgão, a decisão suspende o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que invalidou a candidatura por causa de um processo aberto pelo atual prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), pedindo a cassação dos direitos políticos de Herzem por oito anos. De acordo com o Bahia Notícias, até o julgamento final do TSE, Herzem estaria elegível e, caso o TSE acate a própria decisão, teria sua candidatura deferida. Com esses votos e mais os 22 mil de Ondumar Jr. (PSC), a coligação do DEM-PMDB-PSDB-PTN-SD-Pros-PRB-PSC garantiria mais uma vaga na Assembleia Legislativa – a ser ocupada justamente por Herzem – e a chapa do governo teria um deputado a menos eleito. O sortudo ao contrário seria Marcelino Galo (PT), candidato da coligação governista que teve menos votos. 

Dólar interrompe quedas e fecha semana em R$ 2,42 Foto: Reprodução

O dólar interrompeu hoje (10) uma sequência de quatro quedas e fechou em alta, cotado a R$ 2,424 para venda, com alta de 1,07%. Apesar da depreciação nesta sexta-feira (10), a moeda encerrou a semana com baixa acumulada de 1,55%. Apenas em outubro, o dólar registra queda de 1%. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também teve um dia conturbado. O Ibovespa, índice da Bolsa, encerrou o dia em 55.311 pontos, com recuo de 3,42%. Na semana, porém, a Bovespa acumula alta de 1,41%. Somente as ações da Petrobras, as mais negociadas na Bolsa, caíram 5% hoje. Os papéis do Banco do Brasil recuaram 4%. As tensões da corrida eleitoral e a recuperação da economia dos Estados Unidos, que estimula a fuga de dólares de países emergentes como o Brasil, pressionaram o mercado financeiro nas últimas semanas, disseram analistas do setor. Depois da definição do segundo turno da eleição presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), o dólar passou a cair seguidamente, mas voltou a subir nesta sexta-feira (10). As informações são da Agência Brasil.

PSB da Bahia anuncia apoio à reeleição de Dilma Rousseff

Na manhã desta sexta-feira (10), através de nota, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia anunciou apoio à reeleição da candidata Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno das eleições. A posição vai de encontro a opção nacional do partido, que está apoiando o candidato Aécio Neves (PSDB). “Assim é que o PSB baiano, embora nada tendo contra o candidato Aécio Neves, mas compreendendo que o seu projeto na Bahia é representado pelas forças de direita às quais nos opusemos durante toda a nossa vida política decide, por maioria, apoiar a reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República”, disse na nota. Sobre uma possível aliança com o PT no futuro e cargos políticos nos governos, o PSB-BA negou qualquer tipo de interesse, afirmando que a posição é devida ao posicionamento partidário.

Brumado Indoor com Henrique e Juliano: Dia 12 de outubro haverá virada de preço

O Brumado Indoor está se aproximando e, no dia 12 de outubro, haverá virada de preço. Por isso, garanta já o seu abadá pelo preço original. A camisa pode ser dividida em 3 vezes no cartão. O evento fechado, que conta com camarote open bar, acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. Não fique de fora dessa!

Bom Jesus da Serra: Filho assassina mãe com golpes de marreta Foto: Bom Jesus Notícias

Na última quinta-feira (09), um crime bárbaro chocou a população de Bom Jesus da Serra. Segundo informações do Bom Jesus Notícias, Josué Oliveira Silva, de 49 anos, assassinou a própria mãe, Nair de Oliveira Silva, com golpes de marreta na cabeça. O homicídio aconteceu na região da Pedra Branca, zona rural do município. Familiares da vítima relataram que a mulher estava em casa quando o filho chegou com a marreta na mão. Ela ainda tentou se defender com as mãos, mas Josué desferiu vários golpes em sua cabeça. O homem, que morava com os pais, era esquizofrênico. O assassino está foragido. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico legal de Vitória da Conquista.

Criança é espancada por causa de um estilingue em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Criança é espancada por causa de um estilingue em Brumado
O delegado Cláudio Marques coordena as investigações sobre a agressão contra uma criança de 9 anos, ocorrida na última quinta-feira (09), na Urbis II, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou junto à autoridade policial que um homem teria se desentendido com a criança por conta de um estilingue. O adulto teria agredido a vítima com socos e pontapés e ainda com uma pedrada na cabeça, que causou um traumatismo craniano. A criança foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi medicada. Com um curativo na cabeça, ela se dirigiu até a delegacia acompanhada da mãe. No local, foi registrada a queixa. O delegado irá ouvir o agressor. O conselho tutelar foi acionado para acompanhar o caso.

Brumado: Ônibus passa por cima do braço do manobrista dentro da garagem da Novo Horizonte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por pouco não acontecia uma tragédia dentro da garagem da empresa de transportes rodoviários Novo Horizonte, em Brumado, na manhã desta sexta-feira (10). O site Brumado Notícias apurou no local que um funcionário da empresa estava atrás do veículo quando o mesmo estava sendo manobrado dentro da área da mecânica. Ele acabou sendo atropelado e um pneu traseiro passou por cima do seu braço. Com suspeita de múltiplas fraturas no braço e na clavícula, o manobrista foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde está internado. A polícia civil esteve no local realizando levantamento do ocorrido.

Criança é imprensada duas vezes entre carro e reboque em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um menino de cerca de 8 anos de idade foi imprensado por um carro contra um reboque na Rua Djalma da Silva Leite, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, na noite da última quinta-feira (09). O site Brumado Notícias apurou que a criança estava atrás do portão de entrada do veículo, que era dirigido pelo padrasto. Ele acabou atropelando o enteado imprensando o mesmo contra o reboque e um pé de caju. Familiares e vizinhos tentaram empurrar o veículo para retirar o garoto, mas como a entrada da garagem é de rampa o carro desceu imprensando pela segunda vez a criança. Logo que conseguiram retirar o menino, a família o levou às pressas ao Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações, o estado do garoto é considerado grave. O mesmo possui sérias lesões na região do tórax. A criança aguarda uma possível transferência para a cidade de Vitória da Conquista.

Datafolha: Aécio e Dilma apresentam empate técnico

Com 51% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) está empatado tecnicamente com a presidente Dilma Rousseff (PT), que obteve 49% da preferência do eleitorado, na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (9).  A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Indecisos  somam 6%; brancos e nulos, 4%. Considerando os votos válidos, o tucano tem 46% e a petista tinha 44%. De acordo com o Datafolha, é a primeira vez desde 1989, quando o instituto começou a atuar, que um candidato que passou do primeiro turno em segundo lugar aparece à frente nos levantamentos. Foram entrevistados 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta (8) e nesta quinta (8). A. consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 01068/2014.

Campeonato Baiano de Futsal: Brumado e Barra da Estiva sem enfrentam pela fase classificatória

Às 20h da próxima sexta-feira (10), as equipes de Brumado e Barra da Estiva se enfrentam pela fase classificatória do Campeonato Baiano de Futsal 2014. O jogo acontece no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro. O campeonato é realizado pela Federação Baiana de Futebol de Salão.

Newton Cardoso Jr. é o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais Foto: Divulgação

Com 128.489 votos, o filho do empresário brumadense Newton Cardoso, Newton Cardoso Jr, foi eleito deputado federal no estado de Minas Gerais. Disputando pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o deputado foi o terceiro mais votado no estado. Newton Cardoso Jr., que faz parte da coligação Minas Pra Você (PT / PMDB / PCdoB / PROS / PRB), tem 34 anos, é casado e atua como empresário em Minas.

Com 22 anos, estudante baiano é eleito o deputado federal mais jovem do país Foto: Divulgação

O estudante Uldurico Júnior (PTC), de 22 anos, se elegeu o deputado federal mais jovem da próxima legislatura (2015-2018). À Folha de São Paulo, ele disse que muita gente não acreditava em sua eleição em razão de sua pouca idade e inexperiência. Eleito com 39 mil votos, - a menor votação da bancada baiana - o jovem político tem o pai e o avô como referências na família. O pai representou a Bahia no Congresso nos mandatos 1987-1990, 1991-1994 e 2007-2010 e o avô José Alencar Furtado foi deputado federal por cinco mandatos pelo Paraná nas décadas de 1970 e 1980. No Congresso, Uldurico diz que vai abordar temas como a redução da maioridade penal.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Greve dos motoristas da Novo Horizonte chega ao fim Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final da tarde de ontem (09), a greve dos motoristas da Novo Horizonte chegou ao fim. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a empresa atendeu a reivindicação da categoria e cedeu as 48 horas de folga aos funcionários. Diante do acordo, as linhas voltaram a funcionar normalmente.

Aguiberto recebe garantia da SEAP que o CDP de Brumado será um dos mais modernos do país Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) se encontrou com o secretário da Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (SEAP), Nestor Duarte, durante sua viagem a Salvador. Duarte garantiu ao prefeito que o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município será concluído em quatro meses e terá a Certificação ISO 14000, que assegura que o local será um dos mais modernos do país. “A construção do CDP é uma das maiores urgências de Brumado, proporcionando um grande avanço para o setor de segurança pública de nossa cidade, já que teremos um aumento automático do contingente policial, além da criação de mais duas varas criminais”, explicou o chefe do executivo brumadense. O prefeito ainda afirmou que, segundo o secretário, o centro terá uma estrutura fantástica.

Família brumadense sofre agressão e tem carro roubado em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro pessoas de uma mesma família de brumadenses, que estavam a bordo de um veículo em viagem ao município de Vitória da Conquista, foram assaltadas antes mesmo de entrar no município. Segundo relatado ao site Brumado Notícias, ao pararem o carro para um ocupante fazer necessidades fisiológicas, um homem que fingia cuidar da capina à margem da rodovia se aproximou do veículo e sacou uma arma de fogo anunciando o assalto. Outro ocupante do carro tentou reagir, mas foi contido com um soco no nariz. Um comparsa do elemento saiu do meio do mato e ajudou o colega a concluir o roubo. Os marginais queriam dinheiro, mas acabaram levando o automóvel da família. Uma queixa foi registrada na delegacia da cidade e a polícia iniciou as investigações a fim de recuperar o veículo, um gol preto de placa NZL-9299, de Brumado.

Arquivo