Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Jun/2024 - 18h30

Bahia registra quase 2 mil mortes violentas nos primeiros 5 meses do ano

Bahia registra quase 2 mil mortes violentas nos primeiros 5 meses do ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia registrou 1.928 mortes violentas entre janeiro e maio de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), nesta segunda-feira (10). No mesmo período do ano passado, o estado registrou 2.162 ocorrências do tipo. O número representa uma redução de 10,8%. O órgão de segurança pública considera como mortes violentas: homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Após a divulgação do balanço, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que as forças policiais e de bombeiros atuam para baixar os índices de crimes no estado. “A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices”, disse o gestor. Conforme a SSP-BA, a Bahia tem uma média de 51 suspeitos de cometerem crimes por dia em 2024. Neste período, 7.749 pessoas foram autuadas. Um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 7.482 foram presas. Segundo a pasta, 47 pessoas eram consideradas chefes de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A SSP-BA informou ainda que 354 foragidos da Justiça foram encontrados através do reconhecimento facial, uma média de duas prisões por dia. O órgão de segurança revelou também que 1.621 pessoas foram presas através da ferramenta, desde o lançamento, em 2018. O balanço divulgado pela SSP-BA nesta segunda-feira também revelou que as forças de segurança apreenderam 2.639 armas entre janeiro e maio deste ano, uma média de 17 por dia. O número é 20,3% maior em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram encontradas 2.193. A secretaria ressaltou que 26 das 2.639 armas apreendidas foram fuzis.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Alirio Muniz Souza
Normal, pra um estado que está abandonado há 20 anos. Não temos educação, saúde e muito menos segurança pública, policiais mal remunerados, a verdade que o PT tá levando a Bahia a ficar em primeiro em tudo que é ruim!!! Não entendo como o povo não enxerga essa decadência da Bahia!!!

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo