Tag

#bahia

2640 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cadela de estimação é assassinada a tiros na zona rural de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caso que causou profunda tristeza e indignação chocou os moradores da comunidade de Queimada Grande, na região do Fundão, zona rural de Brumado. Uma cachorrinha de pequeno porte, descrita por seus tutores como um animal dócil, tranquilo e muito querido por toda a família, morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22), dentro da propriedade onde o animal vivia.

De acordo com os relatos iniciais da família, a principal suspeita é de que uma pessoa que praticava caça ilegal na região tenha efetuado o disparo que tirou a vida do animal de estimação. No entanto, as circunstâncias exatas do ocorrido e a autoria do crime ainda deverão ser rigorosamente apuradas pelas autoridades policiais competentes. A cadelinha, que costumava permanecer apenas na área da residência, foi encontrada gravemente ferida e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos antes que pudesse receber socorro.

Profundamente abalados com a perda repentina e violenta, os tutores lamentaram a crueldade do ato e cobram esclarecimentos urgentes sobre o caso. Além do luto da família, o episódio acendeu um alerta vermelho e gerou grande preocupação entre os moradores da localidade rural, que denunciam os riscos decorrentes da presença de pessoas armadas circulando por propriedades particulares sem qualquer tipo de autorização.

O caso reforça o debate sobre o crime de maus-tratos a animais, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa. Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a identificar o suposto caçador responsável pelo disparo pode procurar as autoridades locais ou ligar para o Disque Denúncia, pelo número 181. O anonimato é totalmente garantido.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adab promove treinamento para captura e controle de morcego hematófago em Jacaraci e Condeúba Foto: Divulgação/Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu um treinamento técnico voltado à captura e ao controle do morcego hematófago nas zonas rurais de Jacaraci e Condeúba.

Integrante do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, a ação busca reforçar medidas de prevenção contra a doença que afeta rebanhos e provoca prejuízos econômicos na região.

Em campo, a atividade foi conduzida pelos técnicos em fiscalização da Adab, com o apoio de médicos-veterinários e do coordenador estadual do programa de controle da raiva dos herbívoros. As equipes atuaram em diferentes pontos da zona rural dos municípios, onde foram identificados abrigos naturais da espécie.

O treinamento abordou a identificação da espécie desmodus rotundus, métodos adequados de captura, aplicação de pasta vampiricida e técnicas de soltura dos animais após o manejo. Cerca de 90 morcegos foram capturados e submetidos aos procedimentos previstos no programa oficial. Depois do controle, os animais foram devolvidos ao ambiente, conforme as normas de preservação e manejo estabelecidas pelos protocolos sanitários.

O trabalho também envolveu orientação prática sobre como produtores rurais devem agir ao identificar sinais de presença do animal. A ação em Jacaraci e Condeúba faz parte de um conjunto de medidas permanentes adotadas pelo órgão para prevenção e controle da doença no estado.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA inspeciona frota de transporte escolar em Ipiaú Foto: Divulgação/MP-BA

Cerca de 50 veículos que integram a frota do transporte escolar do Município de Ipiaú foram inspecionados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na sexta-feira (19). A ação, realizada pela promotora de Justiça Caroline Longhi, teve como objetivo acompanhar e fiscalizar a regularidade e a segurança do serviço prestado aos estudantes da rede pública municipal.

O MP-BA checou as condições gerais de conservação, o estado dos assentos, a presença e funcionalidade dos cintos de segurança, entre outros equipamentos indispensáveis à segurança dos usuários dos ônibus, micro-ônibus e vans utilizados para o transporte. Segundo a promotora de Justiça, a atuação institucional visa “assegurar que os estudantes sejam transportados em condições adequadas de segurança e dignidade”. “O transporte escolar constitui importante instrumento de acesso à educação e deve observar rigorosamente as normas legais e técnicas que regem o serviço”, registrou ela.

A inspeção foi realizada após o MPBA receber informações sobre possíveis irregularidades nas condições dos veículos utilizados para o serviço. De acordo com Caroline Longhi, os elementos colhidos durante a inspeção serão analisados em conjunto com documentos e informações requisitados aos órgãos competentes. A partir dessa avaliação, o Ministério Público avaliará se há necessidade de adotar outras medidas para garantir a efetividade do direito à educação e a proteção dos estudantes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Suspeito de agredir ex com canivete é flagrado deitado na calçada da vítima e preso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 44 anos foi agredida com um canivete pelo ex-companheiro na tarde deste domingo (21), no bairro Santo André, em Guanambi. O suspeito, um homem de 56 anos, foi preso em flagrante logo após o crime por policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foram acionados para atender a ocorrência de violência doméstica.

Ao chegarem à Rua Edilene Lopes, os militares encontraram a vítima com um ferimento na mão direita. O agressor estava deitado na calçada, bem em frente à residência da ex-companheira. Durante a abordagem e revista ao suspeito, os policiais localizaram o canivete utilizado no ataque.

Diante das evidências, do relato da vítima e da apreensão da arma branca, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi. A autoridade policial analisou o caso e lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) contra o homem pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Apesar do susto e do ferimento, a vítima dispensou o atendimento médico hospitalar. Ela informou aos policiais que o corte na mão era superficial e que o sangramento já havia sido estancado por ela mesma. O agressor permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 55 anos foi preso em flagrante após uma denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (21). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM) da capital, que atendeu à ocorrência.

Por meio de nota, a GCM informou que uma equipe realizava um patrulhamento na região quando foi abordada por um grupo de moradores da residência estudantil. Eles relataram que um homem havia exposto as partes íntimas e proferido insinuações de cunho sexual contra uma das moradoras.

Diante disso, os guardas localizaram o suspeito. Com o suspeito, cujo nome não foi revelado, foram encontrados materiais relacionados ao uso de drogas. Ainda conforme a GCM, o celular do homem também foi apreendido diante da possibilidade de armazenamento de conteúdo obsceno.

O suspeito e a vítima foram conduzidos à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira, onde o caso foi registrado. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Conforme informações apuradas pela TV Bahia, o caso aconteceu na Casa de Estudante Paulo Afosno (CEPA), que é gerida pela Prefeitura de Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia. Por meio das redes sociais, a gestão municipal se manifestou sobre a situação, afirmando que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tomou providência imediatas no momento que soube da denúncia.

Eles informaram ainda que o suspeito de cometer o crime era um estudante residente da CEPA e que o afastamento cautelar dele já foi realizado, conforme regulamento interno de funcionamento da instituição.

“Paralelamente, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cidadania (SMPMC) já acompanha o caso diretamente para oferecer todo o suporte necessário à estudante envolvida, articulando a rede de apoio psicossocial e garantindo a defesa de seus direitos”, enfatiza.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia é o único estado do Brasil com mais de 1 milhão de analfabetos, aponta IBGE Foto: Shutterstock

A Bahia é o estado brasileiro com o maior contingente de pessoas que não sabem ler nem escrever. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, divulgados na sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 1,1 milhão de baianos com 15 anos ou mais são analfabetos.

O número faz da Bahia a única unidade da federação a ultrapassar a marca de 1 milhão de pessoas nessa condição. O estado reúne sozinho 13,7% dos 8,384 milhões de analfabetos contabilizados em todo o Brasil. Na sequência aparecem Ceará, com 823 mil pessoas que não sabem ler e escrever, e Pernambuco, com 763 mil.

Os dados foram divulgados no mesmo levantamento que revelou uma redução histórica do analfabetismo no país. Em 2025, a taxa nacional caiu para 4,9%, o menor percentual já registrado pelo IBGE. Na Bahia, entretanto, o índice segue bem acima da média brasileira e alcança 9,5%, quase o dobro do observado no país.

O estudo também mostra que homens e mulheres estão representados de forma semelhante entre os analfabetos baianos. Do total registrado no estado, 588 mil são homens, o equivalente a 51,4%, enquanto 556 mil são mulheres, correspondendo a 48,6%.

A maior concentração de pessoas sem alfabetização está entre os idosos. Dos 1,1 milhão de analfabetos da Bahia, 718 mil têm 60 anos ou mais, faixa etária que responde por 62,7% do total. Nesse grupo, a taxa de analfabetismo chega a 28,5%, mais que o dobro da média nacional para a mesma idade, que é de 13,8%.

Na prática, os dados indicam que aproximadamente um em cada três idosos baianos não sabe ler nem escrever. O cenário reforça a desigualdade educacional acumulada ao longo das últimas décadas e evidencia o peso do analfabetismo entre as gerações mais velhas.

A distância entre os indicadores da Bahia e os do restante do país também aparece nas demais faixas etárias analisadas pelo IBGE. Entre as pessoas com 25 anos ou mais, a taxa de analfabetismo no estado é de 11,6%, enquanto a média nacional é de 5,8%. Já entre aqueles com 40 anos ou mais, o índice chega a 16,3% na Bahia, frente aos 8,3% registrados no Brasil.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acidente grave entre carro e moto deixa um morto e outro ferido em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista de 51 anos e deixou o irmão dele ferido na Rua Benjamim Vieira Costa, no município de Guanambi, na manhã desta segunda-feira (22). A colisão fatal, que envolveu uma motocicleta Bros 160 e uma caminhonete D20, mobilizou equipes de resgate e autoridades policiais da região.

A vítima fatal foi identificada como Jailton Neves de Carvalho, condutor da motocicleta, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O passageiro do veículo, identificado apenas como Gileno, é irmão de Jailton e foi socorrido às pressas. Ele foi levado por uma equipe de resgate para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde recebe atendimento médico. Os dois irmãos residiam na comunidade rural de Tanque do Caldeirão.

As circunstâncias exatas da colisão ainda estão sendo apuradas. Detalhes preliminares foram repassados pelo Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) ao site Achei Sudoeste. Após a constatação do óbito de Jailton, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico, encaminhando o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para a realização de exames periciais.

A Polícia Civil já tomou a frente do caso. Por meio da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), foi instaurada uma investigação para apurar as causas e as responsabilidades do trágico acidente que abalou os moradores da localidade.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidora pública de 22 anos morre um dia após ser baleada em Campo Alegre de Lourdes Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma servidora pública de 22 anos, identificada como Regiane Lacerda, morreu no sábado (20) após ser vítima de uma tentativa de feminicídio na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, município localizado no Vale do São Francisco, na Bahia. A vítima estava internada desde sexta-feira (19), quando foi baleada, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações da Polícia Militar, equipes da 25ª Companhia Independente (CIPM) foram acionadas após uma denúncia de tentativa de feminicídio em uma residência da zona rural do município. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a mulher ferida.

O suspeito do crime, um homem de 39 anos, foi localizado ainda no imóvel. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, além de um carregador e duas munições.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante e permanece custodiado, à disposição da Justiça. A identidade dele não foi divulgada pelas autoridades.

A morte de Regiane causou comoção em Campo Alegre de Lourdes. Ela atuava como servidora pública na Creche Eugenelino Dias. Em publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Tadeu Dias, lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho da jovem.

“Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que conforte seus corações”, escreveu em nota de pesar.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Na contramão do Brasil, Bahia amplia número de produtores orgânicos Foto: Divulgação/Lucas Gama

Enquanto o Brasil registra a primeira queda no número de produtores orgânicos desde o início da série histórica, em 2013, a Bahia aparece entre os estados que seguem expandindo a produção certificada. Dados do Observatório do Brasil Orgânico mostram que o estado ganhou 209 novas unidades produtivas em 2026, desempenho que o coloca entre os principais destaques nacionais do setor.

O avanço baiano ocorre em um cenário de retração nacional. Segundo o levantamento, o país passou de 25.178 para 23.728 unidades de produção orgânica certificadas, uma redução de 5,7%, equivalente à saída de 1.450 produtores do cadastro oficial. Trata-se da primeira diminuição registrada em 13 anos de monitoramento.

Apesar do resultado negativo no Brasil, a queda ficou concentrada principalmente no Pará e no Maranhão, estados que perderam juntos mais de 1.800 registros. De acordo com os pesquisadores, o movimento está relacionado à saída de grandes grupos de extrativistas ligados às cadeias do açaí e do babaçu, cujas certificações coletivas abrangiam centenas de produtores.

Na direção oposta, a Bahia reforçou sua posição como uma das principais forças da agricultura orgânica nacional. O crescimento foi impulsionado pela diversificação produtiva e pelo avanço de culturas como o algodão orgânico, além da expansão de modelos de certificação voltados à agricultura familiar.

O desempenho também consolida o estado entre os líderes brasileiros do setor. Atualmente, a Bahia figura entre os cinco estados com maior número de produtores orgânicos cadastrados, atrás apenas de Paraná e Rio Grande do Sul e à frente de importantes polos agrícolas do país (São Paulo e Pará).

Outro dado que chama atenção é a mudança no perfil da certificação. Pela primeira vez, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) superaram a certificação por auditoria em número de unidades produtivas. O modelo, bastante utilizado por pequenos agricultores organizados em associações e cooperativas, tem ganhado espaço por reduzir custos e facilitar a inserção de produtores no mercado de orgânicos.

Especialistas avaliam que os números indicam uma reorganização geográfica da produção orgânica brasileira. Enquanto estados do Norte enfrentam perdas ligadas ao extrativismo certificado, regiões do Nordeste vêm ampliando sua participação no setor e conquistando maior protagonismo na produção sustentável de alimentos e fibras.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM suspende novas contratações temporárias sem processo seletivo em Ibipitanga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão imediata de novas contratações temporárias sem a realização de processo seletivo simplificado na Prefeitura de Ibipitanga. A decisão cautelar recebida pelo site Achei Sudoeste e publicada no último sábado (20) foi proferida pelo conselheiro relator Nelson Pellegrino em 19 de junho de 2026, atende a um pedido da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP). O órgão técnico identificou indícios de graves irregularidades na admissão de servidores pela gestão do prefeito Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira durante o primeiro trimestre deste ano.

A auditoria da DAP, baseada em dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), revelou que o município celebrou 427 contratações temporárias entre janeiro e março de 2026 sem qualquer publicação de edital ou instrumento público equivalente. As admissões sem seleção abrangem diversas áreas da administração pública, incluindo funções essenciais como professores, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, motoristas, vigilantes e pessoal de apoio administrativo e de serviços gerais. Segundo o Tribunal, a falta de critérios objetivos viola frontalmente o artigo 37 da Constituição Federal e os princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e isonomia.

Ao fundamentar o perigo de dano, o relator destacou que a continuidade das contratações sem processo seletivo ampliaria o passivo financeiro e administrativo da prefeitura, consolidando vínculos potencialmente nulos. Contudo, em uma medida de modulação para evitar o colapso de serviços básicos, o conselheiro optou por preservar os 427 contratos que já estão em execução, uma vez que a rescisão imediata de profissionais da saúde e da educação traria prejuízos irreparáveis à população de Ibipitanga. O veto do TCM se aplica, portanto, estritamente à celebração de novos vínculos temporários nesses moldes.

O prefeito Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira foi formalmente notificado e tem o prazo de 20 dias para apresentar sua defesa e uma série de documentos exigidos pela Corte de Contas. Entre as exigências estão a cópia da lei municipal que autoriza as contratações, os atos que justificam a necessidade temporária de excepcional interesse público e, obrigatoriamente, um cronograma detalhado para a realização de um processo seletivo simplificado regular. Caso o gestor descumpra as determinações ou prazos de envio de dados ao sistema do Tribunal, poderá sofrer severas sanções administrativas e financeiras previstas no regimento do TCM-BA.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
29ª CIPM apreende imitação de revólver no São João em Souto Soares Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Militar apreendeu uma imitação de arma de fogo neste domingo (21), na zona urbana do município de Souto Soares, localizado na Chapada Diamantina. A ação foi realizada por uma guarnição da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) durante o patrulhamento no São João da cidade.

Os policiais militares foram acionados para conter uma briga que acontecia nas proximidades do circuito da festa. A denúncia inicial apontava que um dos homens envolvidos na confusão estava armado, o que mobilizou a equipe de segurança para evitar uma possível tragédia no local.

Ao chegarem ao endereço indicado, os agentes realizaram a abordagem dos suspeitos e encontraram um objeto com características idênticas às de uma arma real. No entanto, após uma análise detalhada, os militares constataram que se tratava de um simulacro de revólver.

Com o flagrante, todos os envolvidos na briga e o material apreendido foram encaminhados pela guarnição à Delegacia Territorial de Seabra, responsável pela região. A autoridade policial registrou a ocorrência e adotou as medidas cabíveis para o caso.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iniciativas da Sesab para o São João garantem prevenção e assistência na Bahia Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Com 21.213 testes rápidos para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados durante o período junino até este sábado (20), a Bahia tem se tornado destaque em levar este serviço para grandes festas. A iniciativa de montagem de postos de testagem faz parte das ações do Governo do Estado na área da saúde para o São João.

Nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha o serviço oferta exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, há distribuição de preservativos e oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP).

Do total de testes realizados, 234 tiveram resultados positivos, sendo 214 reagentes para sífilis, 6 para HIV, 7 para hepatite B e outros 7 para hepatite C.

Pra garantir a assistência para quem está aproveitando as festas em Salvador, o Governo do Estado montou dois postos para atendimento às urgências e emergências, com um em Paripe e outro no Pelourinho. Nos dois dias de funcionamento (sexta e sábado), foram registradas 44 entradas, sendo a maioria por conta de cefaleia (8) e dor abdominal (6).

Os hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado também estão preparados para ocorrências de maior complexidade. Na sexta (19) e no sábado (20) foram atendidas cinco pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e uma no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, por conta de ocorrências relacionadas às festas juninas.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Réu é condenado a 30 anos de prisão por homicídio qualificado ocorrido em Mirangaba em 2008 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal do Júri da Comarca de Jacobina condenou, nesta quinta-feira (18), Célio Ferreira da Cruz a 30 anos de reclusão, em regime fechado, pelo homicídio qualificado de sua companheira e mãe de seus três filhos, J.C.J.G. O crime ocorreu em 1º de abril de 2008, no povoado de Canabrava, município de Mirangaba. O réu também teve negado o direito de recorrer da sentença em liberdade.

De acordo com testemunhas e provas apresentadas durante o processo, o crime aconteceu por volta das 19 horas, na residência do casal. A ação foi presenciada pelos três filhos da vítima, que na época tinham 4, 8 e 9 anos de idade.

Depoimentos prestados pelas testemunhas apontaram que o acusado mantinha comportamento agressivo, controlador e autoritário, marcado por episódios recorrentes de violência doméstica, ameaças e agressões físicas. Segundo a mãe da vítima, o acusado a proibiu até de frequentar aulas em um curso de alfabetização de jovens e adultos para o qual ela havia se matriculado, por ciúmes.

A sentença destaca que a tentativa do réu de justificar o crime alegando ter flagrado a companheira com um vizinho revela “desrespeito absoluto à memória” da vítima. “A deturpação vil e a perversidade defensiva adotada no único intuito de eximir-se de suas responsabilidades indicam personalidade deformada, desprovida de qualquer freio ético ou empatia”, ressalta o documento.

Os impactos psicológicos sofridos pelos três filhos do casal, privados precocemente da convivência materna e submetidos ao trauma decorrente da violência presenciada, também foram levados em consideração na sentença. O julgamento integra a 3ª edição do Mais Júri, um dos projetos estruturantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) na gestão do Desembargador José Rotondano. A iniciativa tem como objetivos ampliar as sessões de Júri no estado e garantir celeridade na tramitação dos processos, sobretudo nos que envolvem crimes intencionais contra a vida.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil fortalece esquema de segurança para o São João nas regiões Oeste e Chapada Diamantina Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia intensificou suas ações durante os festejos juninos nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, que acontecem entre os dias 19 e 24 de junho, com o objetivo de garantir a segurança da população e proporcionar maior tranquilidade aos milhares de moradores e turistas que participam desta tradicional festa nordestina.

O planejamento estratégico elaborado pela instituição prevê o reforço do efetivo policial nas principais cidades que concentram grandes eventos de São João e São Pedro, ampliando a capacidade de atendimento ao público, o registro de ocorrências, a pronta resposta às demandas e a atuação investigativa durante todo o período festivo. Durante os festejos, as equipes da Polícia Civil permanecem à disposição da população para o registro de ocorrências, adoção de medidas investigativas e atendimento às demandas apresentadas, assegurando maior presença policial nas cidades com maior fluxo de pessoas.

Nas regiões contempladas pela operação, foram reforçadas as unidades localizadas em Irecê, Xique-Xique, Mulungu do Morro, Lapão, Seabra, Mucugê, Lençóis, Souto Soares, Boninal, Piatã, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Barra, Paratinga, Boquira, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa, municípios que tradicionalmente realizam grandes festejos juninos.

Além do aumento do efetivo, a Polícia Civil desenvolve ações preventivas e de conscientização junto à população, orientando sobre cuidados no manuseio de fogos de artifício, prevenção de furtos, roubos e outros delitos comuns em eventos de grande porte. Equipes especializadas também estão mobilizadas para garantir atendimento humanizado às vítimas de violência, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e dos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAM).

As ações contam ainda com o emprego de tecnologia e videomonitoramento, utilizados para a identificação e localização de pessoas com mandados de prisão em aberto, fortalecendo o trabalho integrado das forças de segurança e contribuindo para a retirada de criminosos de circulação.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Riacho de Santana ganha escola de tempo integral e terá novo complexo de R$ 30,9 milhões Foto: Mateus Pereira/SEC

O Governo da Bahia entregou, neste sábado (20), a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, em Riacho de Santana. Com um investimento de R$ 6,6 milhões, a unidade é a 151ª escola modernizada pelo Estado, beneficiando diretamente 873 estudantes do Território de Identidade do Velho Chico.

A nova estrutura foi planejada para fortalecer o modelo de ensino em tempo integral. A unidade agora conta com 19 salas de aula climatizadas, restaurante estudantil para 100 pessoas, teatro com 200 lugares, subestação de energia e guarita. Durante a inauguração, animada pela sanfona do estudante João Harley Rocha Neves, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a ampliação do tempo na escola garante reforço escolar, alimentação de qualidade e atividades culturais e esportivas.

Riacho de Santana ganha escola de tempo integral e terá novo complexo de R$ 30,9 milhões Foto: Mateus Pereira/SEC

Entre as novidades da instituição está o Quiosque de Leitura Professora Rita Batista da Silva, um espaço ao ar livre projetado para aproximar os alunos do universo literário por meio de uma dinâmica que imita um “cardápio” de livros. O colégio também integra o Projeto de Agrofloresta, iniciativa que promove educação ambiental e produção agrícola sem agrotóxicos, voltada para a geração de renda familiar na região rural.

As ações fazem parte do Programa Bahia pela Paz, que utiliza a educação de tempo integral como ferramenta de inclusão social e prevenção à violência entre jovens em situação de vulnerabilidade. Consolidando os investimentos na região, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou ainda a construção de uma segunda escola no município, orçada em R$ 30,9 milhões, que contará com 24 salas de aula, laboratórios e complexo esportivo completo.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com dívida de R$ 27 milhões, Itaberaba tem cachês de São João barrados pelo TCM Foto: Divulgação/PMI

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou em decisão monocrática do conselheiro Nelson Pellegrino, a suspensão imediata de pagamentos superfaturados a atrações artísticas contratadas para o São João de Itaberaba, o “Arraiá de ITA”. A medida cautelar, publicada neste sábado (20) e recebida pelo site Achei Sudoeste, atende a uma representação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). O órgão identificou que a prefeitura, liderada pelo prefeito João Almeida Mascarenhas Filho, planejava gastar R$ 3,92 milhões dos cofres públicos com apenas cinco bandas, cujos cachês apresentaram reajustes abusivos e muito acima da inflação em relação ao ano anterior.

A investigação do Ministério Público baseou-se nas diretrizes da Nota Técnica Conjunta de 2026, que estabelece como teto para os contratos juninos a média dos valores cobrados pelos mesmos artistas em 2025, corrigida pelo IPCA acumulado de 4,39%. De acordo com o teto legal, o cantor Rey Vaqueiro, que deveria receber no máximo R$ 292 mil, foi contratado por R$ 500 mil — um aumento real de 71,06%. O show de Natanzinho Lima saltou para R$ 850 em 2026, ficando 33,48% acima do limite permitido. Outras atrações, como Eric Land (R$ 280 mil), Vitor Fernandes (R$ 300 mil) e a banda Xinela de Couro (R$ 90 mil), também apresentaram distorções financeiras significativas, sem qualquer justificativa de ganho de notoriedade ou detalhamento de custos de logística nos processos administrativos.

O que mais chamou a atenção da Corte de Contas foi o severo descompasso entre os gastos milionários com a festa de cinco dias e a crise financeira enfrentada pelo município baiano. A documentação anexada ao processo revela que a Prefeitura de Itaberaba possui obrigações fiscais atrasadas e precisou aderir a um Parcelamento Especial de Débitos junto à Receita Federal, acumulando um passivo declarado superior a R$ 27 milhões. Além disso, a administração municipal fechou o primeiro quadrimestre de 2026 com mais de R$ 6,7 milhões em despesas liquidadas e não pagas, além de quase R$ 2 milhões pendentes de pagamento na fonte de recursos ordinários, colocando em risco a prestação de serviços públicos essenciais de saúde e educação.

Diante do risco iminente de lesão ao erário, o conselheiro Nelson Pellegrino deferiu a liminar para obrigar o município a limitar os repasses financeiros aos valores médios de 2025 corrigidos pela inflação. Durante as negociações com o MPBA, a Procuradoria de Itaberaba informou que conseguiu reduzir o show da banda Xinela de Couro para R$ 76 mil e que buscava um abatimento com a produção de Rey Vaqueiro; contudo, a empresa responsável por Natanzinho Lima demonstrou inflexibilidade comercial, mantendo o alerta técnico ligado. O prefeito João Almeida Mascarenhas Filho e as cinco empresas produtoras foram notificados e têm o prazo de 20 dias para apresentar defesa formal e enviar a cópia integral dos processos de inexigibilidade de licitação ao tribunal.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil fiscaliza comércio de fogos de artifício em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (10ª Coorpin), realizou em conjunto com outros órgãos de segurança e fiscalização, uma ação em pontos comerciais de Vitória da Conquista, com o objetivo de reprimir, de forma qualificada e integrada, o comércio ilegal de fogos de artifício e artefatos explosivos clandestinos na cidade.

A ação faz parte da Operação Em Chamas, realizada em toda Bahia, voltada à prevenção de acidentes, à defesa dos direitos dos consumidores e à promoção de festejos juninos mais seguros para toda a população.

Em Vitória da Conquista, a fiscalização e conscientização foram realizadas em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria de Postura do município, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que visitaram estabelecimentos, lojas e pontos comerciais de fogos de artifício situados no centro e no bairro Brasil, vistoriando a comercialização e o armazenamento dos materiais.

“A medida preventiva tem a finalidade de inibir o comércio ilegal de fogos de artifício no período junino, promovendo a conscientização de comerciantes e da população sobre os riscos da venda e da utilização desses tipos de produtos, o que ajuda a reduzir os acidentes no período”, pontuou o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Neuberto Costa, sobre a ação.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem tenta jogar cocaína no chão ao ver a PM e acaba preso em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 49 anos foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (19), na região da Feira Livre de Brumado. A ação foi realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que efetuava policiamento ostensivo na localidade por volta de 8h.

Os policiais militares se aproximaram de um estabelecimento comercial já conhecido pela suposta comercialização de entorpecentes, quando notaram o comportamento suspeito do indivíduo. Ao perceber a presença da viatura, o homem demonstrou nervosismo e tentou se desfazer de vários invólucros, arremessando-os ao chão na tentativa de despistar a guarnição.

Durante a abordagem e a varredura no local, os policiais constataram que os pacotes dispensados continham uma substância em pó branca, com características análogas à cocaína. Ao todo, foram apreendidas 33 trouxinhas da droga. Além do entorpecente, a guarnição recolheu a quantia de R$ 860,00 em espécie que estava em posse do suspeito.

Diante das evidências, foi dada voz de prisão em flagrante. O homem, o dinheiro e o material ilícito foram encaminhados e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de 20 anos é preso com maconha e LSD em Itaberaba Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 20 anos, investigado por tráfico de drogas, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (19), no bairro São João, em Itaberaba, na Chapada Diamantina. Cerca de 600 gramas de maconha, seis porções de LSD e outros materiais relacionados à atividade criminosa foram encontrados em posse do suspeito.

As diligências foram realizadas por policiais civis da Delegacia Territorial de Iaçu, com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti), vinculado à 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Na ocasião, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário no âmbito de investigações iniciadas no ano passado pela DT de Iaçu. Durante as buscas, os policiais localizaram os entorpecentes e deram voz de prisão ao investigado. Além das drogas, foram apreendidos uma balança de precisão, materiais utilizados para o preparo e acondicionamento dos entorpecentes e três aparelhos celulares.

O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário. Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho esfaqueia o próprio pai de 70 anos após briga por herança em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma disputa por patrimônio familiar quase terminou em tragédia na tarde desta sexta-feira (19), no município de Brumado. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, um homem de 36 anos foi preso em flagrante após esfaquear o próprio pai, um idoso de 70 anos, durante uma violenta discussão na Praça João Romão, localizada no bairro Dr. Juracy.

A Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 13h50 para averiguar a briga. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados de que ambos já haviam sido socorridos e levados ao Hospital Municipal de Brumado devido aos ferimentos causados pelo confronto a facadas.

O autor das agressões recusou o atendimento médico e fugiu sem deixar pistas. Diante do cenário de tentativa de homicídio, o 24º BPM iniciou uma busca incansável por diferentes bairros da cidade para localizar o suspeito.

A caçada terminou por volta das 19h, após o setor de inteligência do batalhão mapear o paradeiro do agressor. Com as informações em mãos, a guarnição se deslocou até a Fazenda Lagoa do Facão, na zona rural de Brumado, onde localizou e deu voz de prisão ao homem. O indivíduo foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, onde permanece à disposição da Justiça para a adoção das medidas legais cabíveis.

Anagé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São João 2026: Em emergência por seca, Anagé tem que reduzir cachês de bandas Foto: Manu Dias/GOVBA

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Justiça determinou, hoje, 19, que o Município de Anagé não realize pagamentos às bandas Magníficos e Cacau com Leite em valores superiores aos limites estabelecidos com base na média dos contratos celebrados pelos artistas em 2025, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A decisão atende a uma ação civil pública, ajuizada pelo promotor de Justiça Leandro Carvalho Duca Aguiar, em razão do excesso de gastos nas contratações para o festejo junino “Arraiá do Gaviões”, previsto para ocorrer entre os dias 21 e 23 de junho.

Segundo o documento, a Banda Magníficos foi contratada por R$ 413 mil, enquanto a Banda Cacau com Leite teve cachê fixado em R$ 160 mil. A apuração aponta que os valores superam, respectivamente, os montantes de R$ 332.556,27 e R$ 132.732,31, considerados parâmetros razoáveis com base na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, Tribunal de Contas do Estado da Bahia e Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.

Ficou decidido, também, que o Município de Anagé deposite judicialmente, no prazo de 24 horas, os valores excedentes dos contratos, totalizando R$ 107.711,42. Desse montante, R$ 80.443,73 correspondem à diferença verificada no contrato da Banda Magníficos e R$ 27.267,69 ao contrato da Banda Cacau com Leite. As justificativas apresentadas para os reajustes não demonstraram ganho significativo de notoriedade ou fatos novos capazes de justificar os aumentos relação ao ano anterior. Também foi considerado o contexto socioeconômico do município, que se encontra em situação de emergência decretada devido à estiagem prolongada que afeta a população rural.

O promotor de Justiça Leandro Aguiar ressalta que o objetivo do MP da Bahia não é impedir a realização dos festejos juninos nem das apresentações artísticas e que a decisão diz respeito ao controle dos gastos públicos e à preservação do patrimônio público municipal. “Em respeito à tradicionalidade da festa e da sociedade, busca-se apenas assegurar que tais contratações estejam de acordo aos princípios constitucionais da economicidade, eficiência e moralidade administrativa. Os recursos empregados nos festejos pertencem à coletividade e devem ser administrados com o mesmo rigor exigido para qualquer outra política pública”, afirmou.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidor municipal é preso por corrupção passiva em Ibicuí Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 40 anos, investigado pela prática de corrupção passiva, teve o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (18), pela Polícia Civil da Bahia, em Ibicuí. A ação aconteceu no curso da Operação Malhas da Lei, e é decorrente de inquérito policial que investiga um esquema de recebimento indevido de valores por parte de um servidor municipal.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Territorial local, revelaram que o investigado recebia quantias em dinheiro de um outro homem desde 2021, com promessa de favorecê-lo indevidamente. Segundo apurado, os repasses teriam sido suspensos há cerca de três meses, sendo a materialidade do crime comprovada por evidências em vídeo, nas quais a voz do suspeito é identificada ao realizar as cobranças ilícitas.

As medidas cautelares foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Iguaí e cumprida após diligências policiais que localizaram o investigado em sua residência, no município. Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade policial para adoção dos procedimentos legais de praxe e, permanece custodiado à disposição da Justiça.

“Além da prisão e da apreensão de possíveis elementos de prova durante as buscas, foi determinado o imediato afastamento do investigado de suas atividades de apoio. O servidor foi oficialmente devolvido à Prefeitura Municipal de Ibicuí, permitindo que a administração adote as providências administrativas e disciplinares cabíveis no âmbito de seu estatuto”, afirmou sobre o assunto o delegado titular de Ibicuí, Hiran Marcelo Viana Macedo.

Cândido Sales
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de estupro é detido após ser reconhecido por família de criança em Cândido Sales Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi detido por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na noite de quinta-feira (18), no município de Cândido Sales, sob a suspeita de envolvimento em um caso de estupro de vulnerável. Os policiais realizavam rondas ostensivas na região quando foram acionados por familiares de uma criança, que relataram ter flagrado o indivíduo em uma situação altamente suspeita com a vítima.

Imediatamente após receberem os relatos e as características físicas do suspeito, os militares iniciaram buscas e diligências por toda a localidade. Durante o patrulhamento em via pública, a equipe avistou um homem com o perfil compatível ao que havia sido descrito pela família, procedendo com a abordagem e a devida identificação do cidadão.

O homem foi submetido ao reconhecimento formal, sendo prontamente apontado pelos familiares da criança como o autor do ato denunciado. Diante dos fatos e da confirmação da identidade, os policiais conduziram o suspeito, juntamente com as testemunhas e os envolvidos, para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pela autoridade policial.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação São João terá uso de drones na fiscalização das rodovias federais Foto: Divulgação/PRF

Pela primeira vez, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia utilizará drones durante a Operação São João 2026, entre os dias 19 e 25 de junho. Os equipamentos serão empregados em pontos estratégicos das rodovias federais do estado com o objetivo de ampliar a fiscalização do trânsito e reforçar a segurança viária em um período marcado pelo aumento do fluxo de veículos em direção ao interior.

A operação integra o planejamento nacional da corporação e tem como foco a redução de acidentes e garantir viagens mais seguras durante os festejos juninos, quando tradicionalmente cresce a circulação de motoristas nas estradas baianas.

Segundo o inspetor Fábio Rocha, os drones funcionarão como ferramenta de apoio às equipes de fiscalização, permitindo o monitoramento de longos trechos das rodovias e a identificação, em tempo real, de condutas de risco. “O equipamento amplia a capacidade de observação das equipes e permite identificar infrações que muitas vezes não seriam percebidas no monitoramento convencional”, afirma.

O principal foco da tecnologia será a fiscalização de ultrapassagens em locais proibidos, infração diretamente associada a acidentes graves e colisões frontais. As imagens captadas pelos drones permitem acompanhar toda a dinâmica da manobra e auxiliam as equipes em solo na abordagem dos condutores infratores. Além disso, os equipamentos também serão utilizados para monitorar o fluxo de veículos e identificar situações que possam comprometer a segurança viária.

Durante o período junino, a PRF registra aumento de infrações que elevam o risco de acidentes, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, direção sob efeito de álcool, falta do cinto de segurança e uso do celular ao volante. As penalidades variam conforme a infração, podendo incluir multas elevadas, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em casos mais graves, enquadramento como crime de trânsito.

A corporação reforça que, apesar do aumento da fiscalização, a principal medida para reduzir acidentes continua sendo a conscientização dos motoristas. A orientação é que os condutores planejem a viagem com antecedência, façam revisão do veículo, respeitem os limites de velocidade, mantenham distância segura e evitem ultrapassagens em locais proibidos. O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, e crianças devem ser transportadas nos dispositivos adequados. A PRF também alerta que álcool e direção não combinam e para os riscos do uso do celular ao volante.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
IBGE abre seleções com quase mil vagas temporárias na Bahia e salários de até R$ 5,2 mil Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou os editais de dois processos seletivos simplificados para a contratação de profissionais temporários. Na Bahia, são oferecidas 969 vagas para atuação no 12º Censo Agropecuário e no Censo de População em Situação de Rua.

As oportunidades contemplam candidatos com níveis Médio e Superior, com remunerações que chegam a R$ 5.255,40, além de benefícios expressivos. Os contratos têm duração inicial de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

O maior volume de vagas é destinado ao Censo Agropecuário, com 876 oportunidades na Bahia (40 em Salvador e 836 distribuídas por 114 municípios do interior). Todas exigem Ensino Médio completo. Os salários variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, a depender da função, e três delas exigem CNH na categoria B. As inscrições já estão abertas e vão até 1º de julho, pelo site do IBFC, com taxa de R$ 53. A prova objetiva está prevista para setembro, e o resultado final sai em dezembro de 2026.

O segundo processo seletivo oferece 93 vagas em Salvador, divididas em duas funções: Analista Censitário (54 vagas): Exige Ensino Superior em áreas como agronomia, assistência social, ciências sociais, jornalismo ou TI. O salário é de R$ 5.255,40. Agente Censitário de Qualidade (39 vagas): Exige Ensino Médio completo e tem remuneração de R$ 2.932,00. As inscrições para essa segunda seleção começam às 10h desta quarta-feira (17) e vão até 15 de julho, pelo site do Instituto Avalia. As taxas custam R$ 37,50 para analista e R$ 41,76 para agente. A prova será em agosto, com resultado em novembro de 2026.

Independentemente do processo seletivo, todos os contratados receberão auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, além de auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais. Ambos os certames contam com reserva de vagas para pessoas com deficiência, pretas ou pardas, indígenas e quilombolas. Os editais completos estão disponíveis nos sites das bancas organizadoras e no portal do IBGE.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013