Tag

#bahia

2665 notícia(s) encontrada(s)
Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso em Valença Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 56 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.

Segundo as apurações realizadas pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA intervém para garantir transferência segura de idosos de abrigo em Belmonte Foto: Divulgação/PMB

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Belmonte, emitiu uma recomendação formal ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Assistência Social exigindo medidas urgentes para a proteção da população idosa local. O documento publicado nesta sexta-feira (26) e recebido pelo site Achei Sudoeste alerta para a fragilidade da rede de proteção social do município e foca na necessidade de uma transição planejada e segura para os idosos acolhidos em uma instituição de longa permanência que corre o risco de fechar as portas de maneira abrupta.

A intervenção da promotoria decorre do acompanhamento das condições de funcionamento de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na região: o Abrigo Casa Feliz da Silvana e o Abrigo São Vicente de Paula. Inspeções realizadas pelo órgão técnico do Ministério Público apontaram que a sede da Casa Feliz da Silvana precisaria mudar de imóvel. Diante disso, a gestão municipal sugeriu o encerramento das atividades da entidade. Contudo, o MP-BA ressalta que o fechamento não pode ocorrer de forma desamparada, o que violaria os direitos fundamentais dos residentes.

Entre as principais determinações estipuladas pelo promotor substituto Matheus Daibert Duarte Silva, o município tem o prazo de até 60 dias para elaborar e implementar uma Política Municipal de Proteção à Pessoa Idosa voltada especificamente para o acolhimento institucional de longa permanência. Além disso, a prefeitura deverá apresentar um cronograma detalhado de transferência dos idosos para o Abrigo São Vicente de Paula, garantindo o custeio integral de alimentação, medicamentos e despesas operacionais da Casa Feliz da Silvana até que o processo de transição seja totalmente concluído.

A prefeitura de Belmonte recebeu o prazo de 15 dias para informar oficialmente se acatará ou não os termos da recomendação ministerial. O Ministério Público advertiu expressamente as autoridades locais de que o descumprimento injustificado das medidas solicitadas poderá resultar no ajuizamento de uma Ação Civil Pública para a tutela dos idosos e na responsabilização legal dos agentes públicos competentes. Para avaliar as condições de recepção dos novos moradores, uma vistoria técnica in loco também foi solicitada no Abrigo São Vicente de Paula.   

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São Pedro em Brumado promete sacudir a Praça Coronel Zeca Leite com grandes atrações

A contagem regressiva para o São Pedro dos Olhos D’Água já começou e promete movimentar o coração da Bahia. Nos dias 26 e 27 de junho, a Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, será transformada em um grande e caloroso arraial para receber uma das festas juninas mais tradicionais e aguardadas da região. O evento, que celebra a cultura nordestina, promete unir música de qualidade, valorização das raízes locais e muita animação para moradores e turistas.

Com uma grade de programação diversificada, o festejo contará com apresentações de talentos da terra e de grandes nomes do cenário nacional e regional, garantindo duas noites de rastapé ininterrupto. A estrutura está sendo montada para acolher o público com segurança e o clima familiar característico do São Pedro brumadense.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, com o embalo de Jorginho dos Teclados, seguido pelo cantor Robson Aguiar às 21h30. O momento mais aguardado da noite será comandado pelo fenômeno Zezo, que sobe ao palco às 22h30 para embalar a praça com um show repleto de emoção, nostalgia e clássicos apaixonantes. Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, Lázaro Jacarine assume o comando à meia-noite, passando o bastão para a banda Página Virada às 1h30.

O sábado (27) não vai deixar ninguém parado, começando cedo com as apresentações de Celino e Banda, às 20h, e Serginho Cardoso, às 21h30. Às 23h, o termômetro da festa sobe com o show eletrizante da banda Rasta Chinela. Logo em seguida, já na madrugada de domingo, às 0h30, o consagrado Edigar Mão Branca assume o microfone para defender o autêntico forró pé de serra. O encerramento da grande festa ficará por conta do ritmo contagiante da Banda Me Leva, que se apresenta às 2h.

O São Pedro dos Olhos D’Água é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e conta com o importante patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Turismo. O evento recebe ainda o apoio fundamental da Câmara de Vereadores de Brumado, consolidando uma forte parceria para fortalecer a economia local, o comércio e a rica tradição cultural do município.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM-BA barra repasses de 21 prefeituras a consórcio por suspeita de desvio de finalidade Foto: Divulgação/TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) determinou, nesta sexta-feira (26), a suspensão imediata de todos os repasses financeiros realizados por 21 prefeituras baianas ao Consórcio Nacional de Inovação e Eficiência Pública (CONEP). A decisão liminar, proferida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, recebida pelo site Achei Sudoeste, atende a um pedido cautelar das Diretorias de Controle Externo da Corte, que identificaram graves indícios de irregularidades fiscais e administrativas. Entre as medidas determinadas, está o bloqueio de um sistema de débito automático que retirava dinheiro diretamente das contas dos tesouros municipais, burlando as fases legais de empenho e liquidação de despesas públicas.

A investigação aponta que a entidade nasceu em 2014 sob o nome de Consórcio de Transparência na Gestão Pública Municipal (CTM), com o objetivo restrito de centralizar publicações oficiais. No entanto, o grupo permaneceu completamente inativo e sem prestar contas ao tribunal entre 2021 e abril de 2025. Sob o comando do prefeito de Ituberá, Reges Jonas Aragão Santos, uma assembleia extraordinária realizada no ano passado alterou radicalmente o estatuto da entidade, mudando seu nome para CONEP, ampliando sua atuação para nível nacional e assumindo a execução de serviços complexos como saúde, educação, saneamento e obras de infraestrutura.

A auditoria do TCM-BA identificou dois vícios fatais na transformação da entidade. O primeiro é de natureza material, uma vez que as prefeituras utilizaram leis municipais antigas de 2014 para justificar a nova estrutura, descumprindo a Lei Federal nº 11.107/2005, que exige novas leis específicas aprovadas pelas Câmaras de Vereadores para validar tais mudanças. O segundo vício é formal: a ata que reestruturou o consórcio foi assinada por apenas 10 prefeitos, enquanto as outras 11 assinaturas foram de assessores, consultores e chefes de gabinete que sequer tinham procuração legal para votar em nome dos municípios.

Além do drible na legislação, o novo estatuto do CONEP criou uma robusta estrutura de cargos administrativos com salários individuais que chegam a R$ 14 mil, gerando uma folha de pagamento mensal estimada em R$ 143 mil. Há ainda fortes indícios de que tais contratações foram feitas sob o regime celetista, sem a realização de concurso público. Mesmo sem possuir cadastro regular nos sistemas do TCM-BA (e-TCM e SIGA), o consórcio continuou recebendo verbas de forma contínua e mensal entre janeiro e maio deste ano, movimentando recursos por meio de contratos de rateio e de programa considerados nulos pelo órgão de controle.

Diante do risco iminente de dano irreparável aos cofres públicos, a decisão cautelar estabeleceu um prazo de 20 dias para que os prefeitos das 21 cidades baianas apresentem suas defesas escritas e enviem uma extensa lista de documentos. Os gestores terão que entregar extratos bancários detalhados das transferências feitas ao CONEP, notas de empenho, ordens de pagamento, cópias dos contratos celebrados e as procurações dos representantes que participaram da assembleia irregular. Até que o mérito do processo seja julgado, o cadastro do CONEP permanecerá bloqueado, e o sistema só aceitará o envio das prestações de contas atrasadas do período de inatividade.

Os municípios afetados pela ordem de bloqueio e que devem prestar esclarecimentos imediatos ao tribunal são: Ituberá, Amargosa, Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Itacaré, Itamari, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Maraú, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido por homicídio no Pará há mais de 20 anos é preso na rodoviária de Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 44 anos, investigado por homicídio qualificado, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na tarde desta quinta-feira (25), em Poções, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor, decorrente de crime ocorrido em 2003, em Belém, no estado do Pará. De acordo com as investigações, o suspeito, considerado foragido da Justiça, estaria fugindo para a Bahia.

As apurações apontam que o homem embarcou, na manhã desta quinta-feira, em um ônibus em Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista. Após o compartilhamento de informações entre as equipes policiais, ele foi interceptado e preso no terminal rodoviário de Poções, durante diligência realizada pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI).

Após o cumprimento do mandado, expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Belém (TJPA), no estado do Pará, o investigado foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM contará com reforços para garantir a segurança nos festejos de São Pedro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contará com reforços para o cronograma de segurança do São Pedro em Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Ronivaldo Pontes informou que, além do patrulhamento a pé no circuito do evento, o policiamento será reforçado no entorno da festa. Nesses locais, policiais em viaturas irão circular durante o período do São Pedro para garantir a segurança dos lares e das famílias brumadenses.

Policiais da Rondesp e do TOR (Tático Ostensivo Operacional) também estarão nos principais acessos à cidade realizando abordagens e fiscalizações itinerantes. O objetivo, segundo o comandante, é aumentar a sensação de segurança. “Iremos atuar fortemente dentro e fora do circuito para coibir qualquer delito, brigas ou excessos. Se houver vamos prontamente intervir e aqueles que se excederem vão responder judicialmente”, salientou.

A festa acontece em circuito fechado na Praça Coronel Zeca Leite. As entradas dispõem de detector de metais a fim de evitar a presença de materiais proibidos na festa. Além disso, o circuito conta com câmeras de reconhecimento facial. O Tenente Coronel afirmou que os equipamentos têm auxiliado a PM a identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo um incremento a mais na segurança do evento.

O comandante adiantou que a meta da polícia é proporcionar um evento seguro e tranquilo para todos. “A população tem que fazer sua parte com ações de segurança. Nossa meta é trabalhar com zero ocorrências”, finalizou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jogador de futebol de 16 anos morre após batida entre carro e motocicleta em Aporá Foto: Reprodução/G1

Um jogador de futebol de 16 anos morreu após sofrer um acidente, na quarta-feira (24), na zona rural de Aporá, no interior da Bahia.

Conforme apurou a TV Bahia, Deivd Souza do Nascimento pilotava uma motocicleta quando se envolveu em uma batida com um carro.

Segundo a Polícia Civil (PC), o acidente aconteceu no distrito de Itamira, onde a vítima morava. O caso foi registrado na delegacia da cidade.

No entanto, não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente e nem se houve vítima no carro. Imagens da batida mostram que o veículo ficou parcialmente destruído.

Em nota, o Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, onde Deivd estudava, lamentou a morte do garoto e se solidarizou com familiares e amigos. Conforme detalhou a instituição, o adolescente estava no 1º ano do Ensino Médio.

"Neste momento de dor, nos solidarizamos, desejando força e conforto a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele", diz um trecho do comunicado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM de Brumado recebe tecnologia tática para reforçar a segurança na região Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Brumado, deu um passo importante na modernização de suas ações estratégicas na última semana. A unidade realizou a entrega oficial de um kit de aplicativo tático, enviado diretamente pelo Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO). A iniciativa reflete o avanço do uso de ferramentas digitais no combate à criminalidade e no planejamento operacional do interior da Bahia.

O material estratégico foi destinado ao Soldado Moreira, militar que se destacou na corporação por sua alta capacitação técnica e conhecimento especializado. O soldado passou por um treinamento específico e concluiu com êxito o curso necessário para operar a nova ferramenta, garantindo que a tecnologia seja utilizada com a máxima eficiência e precisão nas ações de policiamento da região.

O ato de entrega foi conduzido pelo Comandante do 24º BPM, Tenente-Coronel Pontes, acompanhado pelo Comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), Major Gentil. A presença dos oficiais de alto escalão reforça o compromisso das lideranças com a modernização da tropa e com o suporte técnico contínuo aos policiais que atuam diretamente na linha de frente.

O Tenente-Coronel Pontes destacou o impacto positivo da novidade para o dia a dia do batalhão, pontuando que equipar a tropa com tecnologia e capacitação é o caminho ideal para garantir uma segurança pública cada vez mais eficiente. Com a implementação do novo sistema, o 24º BPM fortalece sua capacidade de pronta resposta e consolida o uso da inteligência de dados em benefício da comunidade de Brumado e dos municípios vizinhos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Podcast 'A Bahia quer o quê?' aborda desafios e potencialidades de Feira de Santana Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A segunda temporada do podcast “A Bahia quer o quê?” segue com uma nova entrevista nesta quinta-feira (25). O convidado do episódio é o jornalista e radialista Dilton Coutinho, fundador e apresentador do portal Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.

Apresentado pelo jornalista Francis Juliano, o podcast tem como ponto de partida uma pergunta que dá nome à série: o que a Bahia deseja e precisa para avançar em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento regional?

Neste episódio, Dilton Coutinho analisa os principais desafios e as potencialidades da região de Feira de Santana, um dos mais importantes polos econômicos e logísticos do estado. Durante a conversa, são abordadas questões relacionadas ao crescimento urbano, mobilidade, desenvolvimento regional, serviços públicos e perspectivas para o futuro do território.

A proposta da segunda temporada é retratar a diversidade dos 417 municípios baianos por meio de entrevistas com comunicadores, blogueiros, analistas e observadores que acompanham de perto a realidade das diferentes regiões do estado.

Ao longo dos episódios, os convidados compartilham avaliações sobre demandas locais, oportunidades de desenvolvimento e desafios enfrentados pelas comunidades, contribuindo para a construção de um panorama amplo sobre a Bahia contemporânea.

Os episódios da nova temporada são publicados às terças e quintas-feiras, sempre por volta das 11h, nas plataformas do Bahia Notícias. A iniciativa busca aproximar o público das diferentes realidades do interior baiano e estimular o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento regional.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menina de 11 anos com autismo é vítima de estupro no sul da Bahia Foto: Reprodução/Amurc

Uma menina de 11 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), foi vítima de estupro em Buerarema, no sul da Bahia. O caso revoltou moradores do município.

Segundo informações do Correio 24h, a criança sofreu diversas lesões e recebeu atendimento médico. A família está abalada.

Suspeito de cometer o crime, um jovem de 19 anos foi conduzido à delegacia na segunda-feira (22) para prestar esclarecimentos. Ele não permaneceu preso.

Conforme informações repassadas à família, o suspeito teria transtornos psiquiátricos.

A ocorrência também foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que acompanha a situação da vítima e dos familiares.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescente de 14 anos grávida é esfaqueada oito vezes em Barreiras Foto: Divulgação/PMB

Uma adolescente de 14 anos grávida foi esfaqueada oito vezes no centro de Barreiras, no oeste da Bahia, na quarta-feira (24).

De acordo com a Polícia Militar de Barreiras, a garota estava com os amigos em uma tabacaria, quando foi golpeada por uma outra adolescente. O motivo da briga não foi informado.

Ela foi atingida no rosto, no abdômen, na perna e no braço. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e a vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dela é estável.

A polícia não detalhou se a adolescente suspeita de esfaquear a vítima foi apreendida ou não.

Também não foi informado se os ferimentos causaram alguma consequência a gestação da vítima.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por estuprar criança de 6 anos e ameaçar mãe da vítima em Firmino Alves Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em flagrante após estuprar uma criança de seis anos na cidade Firmino Alves, no sul da Bahia, na quarta-feira (24). O suspeito já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, após cometer o abuso o suspeito ameaçou a mãe da criança e uma vizinha que havia escutado os gritos da vítima.

Ao chegar no local, os policiais impediram os moradores de lincharem o suspeito.

Segundo o delegado de Firmino Alves, Cristiano Pereira, o suspeito foi encaminhado para o Complexo Policial de Itapetinga e segue à disposição da Justiça nesta quinta-feira (25).

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho de ex-vice-prefeito de Paulo Afonso é morto a tiros Foto: Reprodução/G1

Um homem de 30 anos foi morto a tiros na quarta-feira (24), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Gabriel de Araújo Lima era filho do ex-vice-prefeito do município, Flávio Henrique. As informações são do G1.

De acordo com a Polícia Civil, o crime é investigado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Paulo Afonso. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Nas redes sociais, o ex-vice-prefeito divulgou uma nota de pesar e informou que o enterro do filho foi marcado para a manhã desta quinta-feira (25), no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem morre após subir em carreta, se desequilibrar e ser atropelado em Jaguaquara Foto: Reprodução/G1

Um jovem de 22 anos morreu após subir em uma carreta, se desequilibrar e ser atropelado, na noite de segunda-feira (22), em Jaguaquara.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Geovane de Jesus Santos. O acidente aconteceu na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade.

Segundo relatos apurados pela polícia, o jovem teria "pongado" em uma carreta que seguia em direção à BR-420. Em determinado momento, ele perdeu o equilíbrio, caiu do veículo e foi atropelado.

Ainda conforme a PM, a carreta não foi identificada. A suspeita é de que o motorista não tenha percebido que Geovane havia subido na parte traseira do caminhão e, por isso, seguiu viagem após o acidente.

Uma equipe da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito na região e isolar a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Segundo o DPT, o corpo já foi liberado para a família realizar o sepultamento. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. As informações são do G1.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem morre ao se queimar enquanto soltava espada em Sapeaçu Foto: Reprodução/G1

Um homem de 47 anos morreu na noite de terça-feira (23), véspera de São João, após se queimar enquanto soltava espadas juninas no município de Sapeaçu, no recôncavo baiano.

De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. O caso ocorreu no bairro da Jaqueira, na Rua Doutor José Alfredo de Melo.

Segundo a Polícia Militar, equipes da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com a informação de que um homem havia sido ferido por um artefato de fogos de artifício.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Tarcísio no local. A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.

A Delegacia Territorial (DT) de Sapeaçu investiga as circunstâncias do acidente. De acordo com a Polícia Civil, laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão auxiliar na apuração do caso.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Irrigantes fazem alerta de risco com aumento da vazão na Barragem de Ceraíma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Localizada no Distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a Barragem de Ceraíma registrou um aumento significativo na vazão de água.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marco Antônio Flagra, o Biludo, que está à frente da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, disse que o vazamento chega aos 300 mil litros de água. “Triplicou de uma hora pra outra. Ninguém sabe o que está acontecendo”, afirmou.

Biludo explicou que o vazamento existe de forma permanente há cerca de 10 anos, porém o mesmo se intensificou nos últimos sete dias. Ciente da situação na barragem, a Codevasf deu início a uma obra para reparação do problema, mas os trabalhos seguem paralisados no local.

A Barragem de Ceraíma foi construída em 1965, sendo bastante antiga. O vazamento encontra-se na galeria onde se localiza os tubos de irrigação. Segundo Flagra, como o vazamento aumentou drasticamente, há risco de a barragem colapsar. “Ninguém sabe o que pode acontecer”, alertou.

Os produtores do Perímetro Irrigado de Ceraíma estão bastante preocupados com a situação. Diante do impasse, Biludo informou que a cooperativa irá acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que a Codevasf possa solucionar a questão.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de homicídio foge por telhados e invade casas, mas acaba preso em Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar agiu de forma rápida nesta quarta-feira (24), resultando na prisão de um homem de 39 anos, principal suspeito de um homicídio que chocou o bairro Açude, em Poções, na noite anterior. A captura foi realizada por equipes da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que iniciaram uma caçada ininterrupta logo após tomarem conhecimento do crime. Com base em denúncias e informações de inteligência sobre a rota de fuga, as guarnições intensificaram o patrulhamento tático e o cerco na região para sufocar qualquer tentativa de escape.

A prisão, no entanto, foi marcada por momentos de grande tensão e correria nas ruas da cidade. Ao notar a aproximação da viatura em uma via pública, o suspeito ignorou as ordens de parada e iniciou uma fuga desesperada. Para tentar despistar os militares, o homem correu por diversas ruas, invadiu propriedades privadas e pulou muros de residências vizinhas, transformando a área urbana em um verdadeiro cenário de perseguição. Apesar dos esforços do indivíduo em se camuflar, o cerco policial foi implacável.

Após buscas minuciosas nos quarteirões afetados, os policiais conseguiram localizar o homem escondido no interior de uma residência de terceiros, onde foi rendido e algemado sem chance de reação. Seguindo os protocolos de direitos humanos e segurança, o detido foi levado inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local para a realização de exames clínicos que comprovassem sua integridade física. Posteriormente, ele foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça e responderá pelo crime de homicídio.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher morre atropelada durante São João de Elísio Medrado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma mulher morreu após ser atropelada na noite desta terça-feira (23), durante os festejos de São João de Elísio Medrado, no Recôncavo Baiano. A vítima, identificada como Ariane, teria sido prensada pelo veículo e não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, um carro perdeu o controle da direção e atingiu pedestres que estavam no local da festa. O marido da mulher também ficou ferido e recebeu atendimento médico após o acidente. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número total de pessoas atingidas ou o estado de saúde dos demais envolvidos.

Após o ocorrido, a Prefeitura de Elísio Medrado anunciou o cancelamento da programação do São João prevista para esta terça-feira (23), em respeito às vítimas e ao momento de luto vivido pela população. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menino de 12 anos é baleado acidentalmente por adolescente em Conceição do Coité Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um menino de 12 anos foi baleado acidentalmente na zona rural de Conceição do Coité, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (22), na Fazenda Balagão.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que três adolescentes encontraram uma arma artesanal dentro de uma residência. Um deles apontou a arma para o alto e acionou o gatilho, mas o equipamento falhou. Em seguida, ao abaixar a arma, ocorreu o disparo acidental, que atingiu o menino, que estava sentado em um sofá a cerca de 10 metros de distância.

Após o ocorrido, moradores prestaram socorro à vítima e a encaminharam para atendimento médico.

A criança foi atingida por um disparo na região do abdômen e da mão esquerda. O garoto recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Na manhã desta terça-feira (23), ele foi regulado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Ainda segundo a polícia, a arma pertenceria a um homem que atualmente mora em outro estado e havia deixado o artefato na casa da família. O proprietário da arma e o adolescente que manuseava o equipamento não foram localizados.

A arma artesanal foi apreendida e será encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cantor viraliza após se apresentar para duas pessoas em São João de Ubaitaba Foto: Reprodução/TV Bahia

Um vídeo que mostra um cantor em uma apresentação para apenas duas pessoas ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias. Apesar da situação inusitada, o artista afirmou que encarou o momento com naturalidade e realizou o show com a mesma dedicação que teria diante de uma grande plateia.

Segundo a TV Santa Cruz, o fato ocorreu na última quinta-feira (18) durante a abertura oficial do São João de Ubaitaba, no Sul da Bahia. Nas imagens aparecem duas mulheres acompanhando o show em frente ao palco. Após a viralização do vídeo, circularam informações de que as espectadoras presentes seriam a mãe e a tia do cantor. A versão foi rebatida pelo artista.

Segundo ele, as mulheres eram amigas e admiradoras do trabalho que compareceram ao evento para prestigiar a apresentação. Em vídeo enviado à emissora, o cantor Ronny Seresteiro afirmou acreditar que o horário do show tenha influenciado para a baixa presença de público.

Ainda de acordo com o artista, a apresentação teve início por volta das 20h, período em que muitos moradores ainda estavam encerrando o expediente de trabalho, fechando estabelecimentos comerciais ou se preparando para participar da programação junina.

Ronny frisou ainda que os músicos não têm autonomia para definir os horários das apresentações e que a responsabilidade dele era cumprir o compromisso firmado com a organização do evento. “O músico não escolhe o horário, quem escolhe é o contratante. Eu estava ali para cumprir o meu papel”, afirmou.

Além das duas mulheres que acompanhavam o show em frente ao palco, o cantor relatou que comerciantes que trabalhavam nas barracas do circuito da festa e uma moradora que assistia da sacada da residência também acompanharam a apresentação.

Com mais de 15 anos de carreira artística e atuando há 28 anos como agente comunitário de saúde, Ronny Seresteiro afirmou que sempre encarou a música como uma paixão e que não mede o valor de uma apresentação pela quantidade de pessoas presentes.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA aperta o cerco contra poluição sonora em Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Promotora de Justiça Michely Queiroz de Oliveira, emitiu uma recomendação expressa para combater e reprimir a poluição sonora nos municípios de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha. A medida, fundamentada no Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026, visa frear os abusos causados por estabelecimentos comerciais, residências e, principalmente, por sons automotivos conhecidos como “paredões”, que têm afetado a saúde e o sossego dos moradores da região.

No documento recebido pelo site Achei Sudoeste nesta segunda-feira (22), o Ministério Público enfatiza que o barulho excessivo vai além do mero incômodo, configurando-se como um grave problema de saúde pública capaz de provocar estresse, insônia, perda de concentração e até aumentar os riscos de infarto e derrame. O órgão também desmistificou o entendimento popular de que o som alto é permitido antes das 22h, lembrando que a perturbação do sossego e o crime ambiental de poluição sonora podem ser configurados a qualquer hora do dia ou da noite.

A recomendação direciona ações específicas para diversos setores da administração pública e forças de segurança. Proprietários e condutores de veículos devem se abster de utilizar equipamentos que produzam som audível pelo lado externo nas vias públicas. Para garantir o cumprimento, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Serviço Municipal de Trânsito foram orientados a intensificar blitze, lavrar autos de infração, reter e apreender veículos irregulares, além de encaminhar os infratores às delegacias locais. O descumprimento pode resultar em prisão em flagrante e enquadramento na Lei de Crimes Ambientais, com penas de reclusão de até quatro anos.

Aos prefeitos de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha, o MPBA recomendou uma fiscalização rigorosa, especialmente nas proximidades de hospitais, postos de saúde e escolas. O documento destaca que a eventual concessão de licenças municipais para eventos de som automotivo deve, obrigatoriamente, ocorrer longe de zonas residenciais. Além disso, o órgão adverte que as autoridades locais têm um prazo de 10 dias úteis para informar sobre as providências adotadas, e que a negligência a partir desta notificação oficial passará a ser considerada conduta dolosa, sujeitando os envolvidos a severas punições judiciais.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Porto Seguro: Suspeito de lavagem de dinheiro é preso com R$ 700 mil em espécie Foto: Divulgação/PF

Um homem suspeito de lavagem de dinheiro foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (22), na cidade de Porto Seguro, destino turístico no extremo sul da Bahia.

A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF). Com o investigado, foram apreendidos R$ 700 mil em espécie. Uma foto divulgada pela corporação mostra o dinheiro separado em pacotes, por notas de R$ 100 e R$ 200.

Segundo a PF, a prisão é resultado de investigação em curso que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do suspeito não foi divulgado.

A investigação aponta que o montante encontrado com o homem teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras atualmente sob apuração.

Após o flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia da PF na cidade, onde foi autuado e segue à disposição da Justiça.

Em nota, a corporação pontuou que as investigações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bombeiros controlam incêndio em caldeira na zona rural de Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Policiais do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram acionados para combater um incêndio em uma caldeira localizada na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O incidente mobilizou a equipe para evitar que o fogo tomasse proporções maiores na região.

Ao chegarem ao endereço indicado, os bombeiros constataram que as chamas estavam concentradas no maquinário e ainda não haviam atingido a vegetação nativa ou as estruturas próximas. No entanto, o cenário apresentava um elevado risco de propagação rápida devido às características do ambiente.

A guarnição atuou de forma ágil no combate direto ao fogo, controlando a situação com segurança. A intervenção rápida evitou danos patrimoniais e ambientais mais graves, garantindo a total eliminação de novos focos de risco no local. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homens são presos por falta de pagamento de pensão em Palmas de Monte Alto e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cumpriu dois mandados de prisão por débito de pensão alimentícia na região do sudoeste baiano na última segunda-feira (22). As ações ocorreram nas cidades de Palmas de Monte Alto e Guanambi, resultando na detenção de dois homens que estavam com ordens judiciais em aberto.

A primeira prisão aconteceu no final da manhã, por volta das 11h45, no bairro Girassol, em Palmas de Monte Alto. Os policiais militares deslocaram-se até o estabelecimento comercial do alvo, um homem de 42 anos. Ao ser notificado sobre o mandado de prisão civil, o comerciante não ofereceu resistência à abordagem. Ele foi conduzido pelos agentes à Delegacia Territorial de Guanambi para o cumprimento das formalidades legais.

Mais tarde, por volta das 15h07, a mesma unidade policial foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para atender a uma ocorrência semelhante, desta vez no Residencial dos Pássaros, em Guanambi. No local, a mãe do próprio autor cooperou com a guarnição, autorizando a entrada dos militares na residência e indicando que o filho estava no quarto.

O homem foi localizado e preso pela equipe sem qualquer tipo de intercorrência. Assim como o primeiro capturado, ele foi levado diretamente para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde ambos permanecem à disposição da Justiça para a regularização de suas pendências financeiras e alimentares.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013